You are on page 1of 4

CENTRO UNIVERSITRIO NEWTON PAIVA CURSO DE LETRAS SEMINRIOS INTEGRADORES

EDUCAO E CIDADANIA

BELO HORIZONTE Maro/2013

Educao e Cidadania
Segundo dados de 2002, havia uma grande concentrao de riqueza numa pequena parcela da populao brasileira, sendo que 1% mais rico dispunha da mesma renda que os 50% mais pobres.

O governo tem implementado nos ltimos anos polticas de distribuio de renda com o intuito de atenuar essas diferenas. No entanto, essas polticas de assistencialismo isoladas na maioria das vezes so insuficientes para reverter a tendncia de aumento das diferenas entre as classes sociais. O poder e os mecanismos, os instrumentos, a lei e o prprio Estado muitas vezes conivente com as diferenas sociais. Apesar de estabelecer polticas e diretrizes, no obstante o Estado se mostra ineficaz no cumprimento daquilo que se prope. Os investimentos acabam sendo direcionados de modo desproporcional entre as demandas de interesses pessoais daqueles que detm o poder (polticos, empresrios, partidrios, classes dominantes em geral) e os interesses da grande maioria populao que anseia por dias melhores.

Na mdia constantemente so divulgados nmeros que enfatizam o crescimento econmico do Brasil, despontando como a 6a economia mundial e considerado um dos grandes emergentes mundiais. No entanto, esse crescimento econmico infelizmente no reflete na mesma proporo quando se trata de qualidade de vida. Neste aspecto o Brasil se encontra atualmente em pssima posio e exemplo. Segundo o coeficiente de Gini, que trata de IDH (qualidade de vida e desenvolvimento humano), o Brasil figurava entre os 5 ltimos colocados em 2005 e as posies conquistadas nos ltimos anos no refletiram o crescimento da economia, o que significa que a riqueza cresceu e continua crescendo, porm concentrada ainda numa pequena minoria da populao.

Alguns dados podem maquiar a realidade. Quando se trata de renda, emprego e escolaridade evidente pelas pesquisas que houve melhora. Mas em alguns

aspectos as pesquisas so objetivas em nmeros, e extremamente subjetivas em tratando-se de qualidade. Um exemplo disso so os nmeros referentes educao, escolaridade e alfabetizao: em nmeros evolumos bastante no que diz respeito alfabetizao, ou seja, diminumos numericamente a quantidade de analfabetos do pas, mas uma pessoa que mal sabe escrever o nome no considerada analfabeta. Podemos ter diminudo significativamente em nmeros e pesquisas o analfabetismo, mas o analfabetismo funcional, ou seja, pessoas que teoricamente sabem ler, mas no tm condio de entender do que se trata o texto enorme. Esse tipo de analfabetismo ainda est longe de ser atenuado no Brasil.

Entramos ento no ponto chave da insero social que a educao. O Brasil nesse aspecto tem avanado timidamente. Se analisarmos historicamente a condio de outras naes que se tornaram potncias econmicas e slidas, podemos dizer que todas elas fundamentaram numa educao de qualidade elevada e acessvel a toda a populao, onde o Estado teve um papel fundamental atravs de uma poltica de priorizao da educao e fortssimo investimento na rea ao longo de dcadas. O que vemos, hoje, no Brasil est longe disso, pois a educao no est nos discursos dos polticos como prioridade, e quando est estes no so eleitos ou no so considerados importantes pelos eleitores. O discurso principal dos ltimos anos est na economia, na industrializao, na segurana, na legislao, no congresso nacional, nos partidos, na infra-estrutura, dentre outros, colocando a educao como questo secundria na poltica nacional.

Numa anlise mais objetiva, podemos dizer que todas as questes sociais de um pas esto diretamente relacionadas educao: atravs de uma educao mais forte so geradas mais oportunidades de trabalho, pois se criam mais empreendedores; com uma educao mais adequada so criadas melhores condies de sade para a populao, que passa a ser mais informada e atravs de procedimentos bsicos, no dia a dia, pode-se evitar muitos problemas de sade, desonerando o Estado em grande parte de remediar os respectivos problemas atravs do assistencialismo populao carente; com uma educao mais forte teremos evidentemente menos problemas de

segurana, pois medida em que se cria conhecimento e preparo para o trabalho, diminui-se concorrentemente marginalidade e a criminalidade; e da por diante uma srie de questes elementares do nosso pas encontram-se enraizadas numa cultura de desinformao, despreparo e falta de perspectiva de grande parte da populao.

Por outro lado, h uma melhoria do acesso informao. As condies de acesso tecnologia, informao e s comunicaes tm crescido exponencialmente. Ao mesmo tempo em que a informao est acessvel hoje qualquer um tem um acervo mundial ao alcance das mos dentro de sua prpria casa - existe uma enorme barreira que a falta de capacidade de uma grande maioria de tirar proveito desse acervo de forma adequada e objetiva para melhoria de sua qualidade de vida. Neste aspecto nos colocamos novamente diante da barreira e do desafio de melhorar a rea da educao, no somente em nmeros, mas de forma qualitativa e significativa para toda a populao.

Diante desse cenrio podemos destacar as mdias (TV, Internet, rdio, jornais, revistas, etc) que continuam se destacando cada vez mais fortemente, se diversificando em suas formas de distribuio e ainda exercendo papel relevante na vida das pessoas, mas sempre voltadas para o interesse de manuteno ou crescimento do quadro atual que representa o hiato entre as classes dominantes e as classes mais pobres do pas.

Algumas polticas de incluso social do governo tem se revelado perigosas e inconsistentes, com foco em diferenas raciais, por exemplo, quando o determinante para o acesso educao ou qualquer que seja o modo de incluso social deveria ser exclusivamente pela situao econmica, que o que mais evidencia a excluso social. claro que existem aspectos de diferenas entre as raas, porm a questo econmica mais relevante e o que afeta diretamente as pessoas. O fato que todos, independentemente de raa, credo, origem, posio territorial, deveriam ter os mesmos benefcios quando equiparados economicamente.

You might also like