You are on page 1of 4

Destilao Simples

Objetivo: O objetivo desta prtica foi capacitar os alunos a manipular e montar corretamente o equipamento necessrio para destilar certa mistura, aprendendo a executar a tcnica correta, obtendo assim, resultados, fundamentos tericos e dados da prtica realizada em laboratrio. Introduo: A destilao uma tcnica muito utilizada para separar uma mistura de lquidos onde os componentes tm pontos de ebulio diferentes, ou quando um dos componentes no destila. Existem quatro tipos e uma delas a destilao simples. A destilao simples um processo de vaporizao de um lquido, o qual possui menor ponto de ebulio. No processo, o lquido mais voltil vaporado, seu vapor condensado e ao final do processo, coleta-se o condensado em um recipiente diferente. Materiais Utilizados: Balo de destilao com fundo redondo de 250 ml Cabea de destilao Condensador de Liebig Unha Termmetro de 0 a 250 C Prolas de vidro Provetas de 50 e 100 ml Mangueira de ltex Manta de aquecimento Trip Suporte universal Garra Mufa

Reagentes: Amostra de acetona e gua tendo a concentrao de 40% de acetona e 60% de HO Dados Tcnicos:

Procedimento:

Apoiamos a manta de aquecimento no trip e a ligamos. Com 150 ml da amostra acetona/HO no balo de 250 ml, inserimos 7 prolas de vidro ao balo e o colocamos na manta de aquecimento. Em seguida, Prendemos o balo com o auxilio de uma garra e uma mufa e encaixamos a cabea de destilao no mesmo. Na extremidade superior encaixamos o termmetro. Prendemos o condensador de Liebig, com mangueiras encaixadas em sua entrada e sada de gua fluindo de baixo para cima, no suporte universal com o auxilio de uma mufa e de uma garra. Encaixamos o condensador de Liebig na extremidade ao lado da cabea de destilao. Ao final do condensador, encaixamos a unha em direo proveta que iria recolher o lquido destilado. Para que a distncia percorrida pelo lquido, da unha at chegar a proveta, fosse menor, a apoiamos em uma bacia. A extremidade mais baixa do condensador a entrada de gua e a mais alta, a sada, sendo inserida no ralo e a primeira na vlvula de gua do laboratrio. Montada a aparelhagem, comeamos a aquecer vagarosamente o lquido, desprezando as dez primeiras gotas de destilado. Anotando posteriormente a temperatura de 58C representando o incio da destilao. Continuamos a destilao lentamente, registrando os valores de temperatura a cada 5 ml de substncia destilada recolhida, a qual a acetona. Resultados: A temperatura inicial da destilao da amostra foi de 58 C e, enquanto se executava a destilao completa da substncia mais voltil, anotamos as seguintes temperaturas a cada 5 ml de substncia destilada recolhida: 5 ml : 61 C 10 ml : 62 C 15 ml : 63 C 20 ml : 64 C 25 ml : 65 C 30 ml : 66 C 35 ml : 68 C 40 ml : 70C 45 ml : 79 C 50 ml : 95 C 55 ml : 99 C 60 ml : 100 C 65 ml : 100 C 70 ml : 100 C

Ao chegar aos 45 ml, trocamos a proveta de 50 para 100 ml repondo o lquido destilado recolhido, passando-o assim, para a proveta de 100 ml.

Discusso:

No processo observou-se que aps o incio da destilao, a temperatura aumenta lentamente, at que ao completar 35 ml a temperatura eleva rapidamente at que a acetona, que a substncia encontrada na amostra, ser totalmente destilada, por ser uma substncia mais voltil que a gua, contendo ponto de ebulio mais baixo. Ao chegar a temperatura de 100 C, percebe-se que a temperatura constante pois o ponto de ebulio da gua, comeando assim, sua destilao. Concluso A destilao um mtodo bastante utilizado na separao de lquidos em uma soluo, porm, impreciso na separao de lquidos com proximidades em seus pontos de ebulio, Para um processo adequado de vedao do sistema, so utilizados equipamentos contendo juntas esmerilhadas, proporcionando uma melhor vedao.

Questionrio 1) Por que a destilao simples no usada na separao de lquidos de pontos de ebulio relativamente prximos? Pois deste modo, um lquido interfere na destilao do mais voltil, sendo o com menor ponto de ebulio. 2) Por que, no incio da destilao, o balo deve estar cheio a dois tero de sua capacidade? Porque ao aquecer a substncia presente no balo, partculas da mesma comeam a se agitar sendo uma medida de segurana encher o balo com dois teros de sua capacidade evitando assim, a projeo de lquidos e a passagem de bolhas. 3) Por que perigoso aquecer um composto orgnico em uma aparelhagem totalmente fechada? Porque ao aquecer um composto orgnico em uma aparelhagem totalmente fechada, o vapor que se ir formar no ter sada e o mesmo exercer uma presso na aparelhagem acarretando em acidente e em uma possvel quebra da aparelhagem. 4) Qual a funo da pedra-pomes, porcelana porosa ou bolinhas de vidro em uma destilao?

Elas produzem um fluxo constante de pequenas bolhas de vapor quando aquecidas em um solvente, reduzindo as bolhas grandes dos gases do lquido e proporcionando tambm uma ebulio suave do mesmo. 5) Por que a gua do condensador deve fluir em sentido contrrio corrente dos vapores? Para que haja uma maior troca de calor entre eles, assim quando o vapor entra em contato com as paredes frias do condensador, se condensa imediatamente. 6) Em que casos se utilizam condensador refrigerado a ar? Quando o ponto de ebulio do(s) composto(s) que se quer separar so mais altos que o da gua. Se usar gua, obviamente ela vai entrar em ebulio.

Bibliografia: http://www.physicsofmatter.com/Edition2/Download/Tables/pdf/Tab09.pdf

You might also like