You are on page 1of 14

DETERMINAO DA FORA CRTICA DE FLAMBAGEM DE TUBOS CILNDRICOS DE PAREDES FINAS

Thiago Pereira Braal1, Renato Bertolino Junior2


1 2

Aluno de Graduao, Curso de Engenharia Civil, UNESP-Campus de Ilha Solteira Prof. Titular, Depto de Engenharia Civil, UNESP-Campus de Ilha Solteira

Resumo - O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento


de tubos cilndricos de paredes finas submetidas a uma fora axial de compresso, determinando a sua fora crtica de flambagem e o seu comportamento ps-crtico, considerando a no linearidade geomtrica. A determinao do valor da fora critica foi efetuada atravs da analise numrica utilizando-se o programa computacional ANSYS, e tambm atravs de ensaio de compresso axial efetuado no Laboratrio de Engenharia Civil. O corpo de prova, tanto para a anlise numrica como para o ensaio de laboratrio, foi obtido atravs de latas de alumnio vendidas comercialmente, considerando uma espessura de 0,104 mm e dimetro e altura variveis. Compararam-se os valores obtidos das anlises numricas e dos ensaios de laboratrios e tambm com os respectivos valores tericos da fora critica de flambagem.

1 - Introduo
A flambagem um fenmeno que ocorre em peas esbeltas quando submetidas a um carregamento de compresso axial, e considerado um fenmeno de instabilidade. Deste modo, a pea pode perder sua estabilidade sem atingir a tenso de escoamento. Estruturas de cascas finas so amplamente utilizadas na engenharia moderna, tal como em aeronaves, torres de resfriamento, reatores nucleares, silos e tanques de ao para armazenamento de slidos e lquidos a granel. Essas estruturas sofrem muito com o efeito de flambagem devido esbeltez de sua parede, isto , a relao largura/espessura. Deste modo, para minimizar tal efeito muito importante o estudo do comportamento dessas estruturas.
1

A maneira como a flambagem ocorre depende do modo como estrutura carregada e de suas propriedades geomtricas e materiais. O conceito de estabilidade est diretamente ligado ao conceito de equilbrio de uma estrutura, que caracterizada pelos valores dos deslocamentos dos seus ns. O surgimento da instabilidade caracterizado por uma bifurcao de equilbrio (instabilidade bifurcacional) ou pela ocorrncia de um ponto limite (instabilidade por snap-through). A instabilidade por snap-through ocorre quando a carga crtica alcanada e mantida sobre a estrutura, dessa forma a estrutura se deforma e entra em colapso instantaneamente. Elementos do tipo casca, como calotes esfricos e arcos podem possuir um estado no linear de pr-encurvadura caracterizado por deslocamentos e rotaes, estando tenso crtica de bifurcao associada ocorrncia simultnea de dois modos de instabilidade: o modo axissimtrico - caracterizado pela no existncia de semi-ondas circunfernciais - e o assimtrico - caracterizado pela existncia de semi-ondas longitudinais e circunferenciais, de acordo com o mostrado na figura 1.

Figura 1 Modo de Instabilidade Axissimtrico e Assimtrico respectivamente [Ref. 2].

Segundo Bushnel (1989, p 20) o problema de flambagem de cascas cilndricas finas submetidas compresso axial recebeu muita ateno em relao maioria dos problemas na mecnica estrutural por causa das discrepncias que havia entre os testes e a teoria. Durante um teste, constatou-se que um cilindro entrou em colapso com tenso consideravelmente menor do que o valor previsto pela teoria. Experimentos feitos em cilindros sujeitos a compresso axial demonstraram que quanto maior a razo entre raio e espessura do cilindro, mais
2

dispersos ficam os valores de tenso de flambagem do material, como mostrado na figura 2.

Figura 2 Comparao entre valor terico da carga de flambagem e experimental [Ref. 1].

Ainda segundo Bushnel, essa tendncia fornece o indcio de que a discrepncia de resultados surge a partir da extrema sensibilidade da carga crtica s imperfeies iniciais. Um dos pioneiros no estudo da influncia das imperfeies geomtricas iniciais carga critica de flambagem foi Donnell e Wan [Ref. 1]. Contudo, foi teoria de Koiter, que durante a apresentao de sua tese de doutoramento, em 1945, apresentou os fundamentos da Teoria No Linear da Estabilidade Elstica (Teoria da Ps-Encurvadura de sistemas estruturais contnuos em regime elstico) forneceu a prova irrefutvel que as imperfeies geomtricas influenciavam as cargas crticas. A tenso de colapso das cascas cilndricas pode ser consideravelmente menor correspondente tenso crtica, devido o fato do comportamento inicial de ps-encurvadura das cascas cilndricas serem extremamente instvel, o que implica uma grande sensibilidade s imperfeies geomtricas (REIS e CAMOTIM, 2001, p. 2, citado por Fonseca, et al.).

Figura 3 Diagrama Carga-Deformao Mostrando Limite de Carga e Ponto de Bifurcao [Ref. 4].

A carga crtica de flambagem de cilindros de paredes muito finas (R/t > 250) pode ser estimada, de acordo com os mtodos clssicos, pela seguinte expresso:

Sendo: E: mdulo de elasticidade do material : coeficiente de poison, que para materiais comum, t: espessura da parede do cilindro R: raio do cilindro

Segundo Timoshenko (1961), esses valores da tenso de compresso no cilindro correspondem a situaes de equilbrio onde a parede do mesmo pode apresentar deflexes laterais muito pequenas e tais deflexes laterais so admitidas como tendo uma forma senoidal, apresentada na figura 3.

Figura 4 Forma das Ondas Admitidas na Teoria Clssica [Ref. 5].

Sem esquecer que a rigidez da parede fina muito maior quando trabalhada como membrana (rigidez proporcional a rea, ou a t) do que em seu trabalho flexo (rigidez proporcional a t, com t pequeno), e no se deve estranhar que o resultado expresso por (1) seja bastante superior aos resultados experimentais. As experincias mostram que o cilindro atinge o colapso em um tempo muito pequeno, partindo-se de um cilindro sujeito apenas compresso simples, e chegando-se a uma forma polidrica constituda por faces triangulares que se compem em losangos (Ricardo, 1963). Assim, pode-se concluir que, alm da compresso simples, existe outra maneira de absorver as deflexes axiais, que corresponde superfcie polidrica, que requer uma energia de deformao baixa, haja vista que as tenses de deformao so pequenas, exigindo assim uma menor carga axial.

2 - Material e Mtodo
O material a ser utilizado na determinao da fora critica de flambagem terica, experimental e numrica, ter como referncia as geometrias das latas de alumnio, vendidas comercialmente, com as suas dimenses indicadas na tabela 1.

Tabela 1 Dimenses da lata de alumnio Descrio Pequena Mdia Grande Mdia Comprimento (mm) 122,00 122,81 157,44 Dimetro (mm) 56,85 65,65 65,00 62,50 Espessura (mm) 0,104 0,104 0,104 0,104

O valor terico da tenso critica de flambagem tomando-se o dimetro mdio igual a 62,50 mm e a espessura igual a 0,104 mm, atravs da expresso 1, tem-se cr = 14,82 N/mm

2.1 - Preparo dos corpos-de-prova


Inicialmente, fez-se necessrio o lixamento de uma pequena rea da superfcie da lata de alumnio com uma inclinao de 45 em relao ao eixo longitudinal da lata, em dois sentidos diferentes, para que fosse conferida uma maior aderncia entre a superfcie da lata e a cola do extensmetro eltrico utilizado. Posteriormente foi feita a limpeza do local com acetona comum para a retirada do material particulado resultante do processo de lixamento. Aps a limpeza da superfcie, procedeu-se com a colagem dos extensmetros ao corpo-de-prova. Foi necessrio que as latas estivessem completamente cheias e fechadas para que os extensmetros fossem colados, pois qualquer presso que fosse aplicado superfcie da lata no instante da colagem poderia ocasionar uma deformao, mesmo que pequena, ao corpo-de-prova e isso acarretaria em uma leitura equivocada da carga crtica do material, pois como j foi dito anteriormente, as chapas metlicas esbeltas sofrem muito com as imperfeies geomtricas iniciais. Em seguida foi feita a soldagem dos fios do sistema de aquisio de dados nos terminais dos extensmetros.

Figura 5 Extensmetros colados nas latas de alumnio juntamente com os seus respectivos fios soldados nos terminais de aquisio de dados.

2.2 - Execuo do Ensaio de Compresso Simples


O ensaio de compresso simples consiste na aplicao de uma carga centrada no corpo de prova, que tende a provocar um encurtamento do mesmo, com o intuito de obter a sua resistncia ltima. Nos materiais metlicos essa resistncia ltima consiste na determinao da carga crtica de flambagem do material. A estrutura de reao foi composta por um prtico metlico e pela laje de reao do Ncleo de Ensino e Pesquisa da Alvenaria Estrutural (NEPAE), do Departamento de Engenharia Civil. Para a execuo do ensaio de compresso simples utilizou-se um atuador hidrulico, disponvel no NEPAE, sendo acoplada uma clula de carga de 10 tf para a medio da intensidade das foras. Sobre as latas foi colocado um molde de PVC para que as cargas aplicadas pudessem se deslocar de maneira uniforme para a lata.

Com o corpo-de-prova devidamente ajustado e centralizado nos apoios do atuador hidrulico e com os cabos devidamente ligados ao sistema de aquisio de dados, iniciou-se um carregamento constante sobre a lata de alumnio, de tal maneira a garantir que a lata no viesse a sofrer com um carregamento muito rpido.

Figura 6 (a) e (b) Visualizao dos corpos-de-prova nos apoios do macaco hidrulico, antes do carregamento; (c) e (d) corpos-de-prova durante o carregamento, atingindo a carga crtica de flambagem, com a visualizao do fenmeno de flambagem local.

2.3 - Modelo Numrico


Neste tpico so apresentadas as etapas de desenvolvimento dos modelos numricos analisados com a utilizao do software comercial ANSYS (verso 12.0.1), com observaes quanto s peculiaridades e consideraes adotadas na realizao das anlises e nas hipteses simplificadoras. Utilizaram-se modelos
8

tridimensionais com o objetivo de se obter resultados que possam ser comparados com aqueles obtidos na fase experimental realizada. A montagem dos modelos numricos foi realizada de acordo com as seguintes fases: Montagem da geometria do modelo no Software AutoCad 2010; Escolha do tipo de elemento finito a ser utilizado; Definio das caractersticas do material envolvido; Preparao da malha de elementos finitos na geometria; Definio das condies de contorno do modelo; e Aplicao do carregamento.

Dentre todas essas fases, ressalta-se a importncia da montagem da geometria, na obteno de um modelo to prximo quanto possvel da realidade para a execuo da malha de elementos finitos e, conseqentemente para anlise dos resultados. Utilizou-se o software AutoCad para a confeco do modelo unifilar do corpo-de-prova (figura 7) devido a facilidade para a elaborao do desenho e a preciso alcanada com o mesmo em relao ao software ANSYS.

Figura 7 Modelo unifilar em 2D da lata de alumnio no AutoCad (dimenses em mm).

Em seguida o modelo 2D foi exportado para o software ANSYS para que pudesse ser feito o modelo tridimensional (figura 8) da lata de alumnio e
9

posteriormente a confeco das malhas, as restries dos deslocamentos e a aplicao das cargas para a anlise numrica.

Figura 8 Modelo tridimensional da lata de alumnio no ANSYS.

2.4 - Elemento Finito Utilizado


O tipo de elemento finito adotado na preparao do modelo numrico foi determinado por tentativa e erro, at encontrar um modelo de elemento que melhor se adaptasse a determinadas caractersticas geomtricas do modelo, que conseguisse representar de forma mais fiel o comportamento do material e que conseguisse otimizar o esforo computacional nas anlises numricas. Assim sendo, o modelo do elemento escolhido foi o SHELL 281 (figura 9). Este modelo caracterizado por possuir 8 ns, e cada n possui seis graus de liberdade (translaes em X,Y,Z e rotaes sobre X,Y e Z), este elemento apropriado para fazer anlise em estruturas de cascas com paredes finas.

Figura 9 Elemento de rea SHELL 281 Fonte: ANSYS Help System Release 12.0.1

10

Na anlise numrica foi utilizado as constantes do material alumnio para que os resultados fossem coerentes com o experimento prtico e com os valores tericos de acordo com a equao 1, e esto listados seguir. Tabela 2 Coeficiente de Poison () e Mdulo de Elasticidade (E) Constantes Coeficiente de Poison do alumnio () Mdulo de Elasticidade do Alumnio (E) Valores 0,33 70000 MPa

Aps definido o tipo de elemento e as constantes a ser utilizada, confeccionou-se a malha no modelo, conforme a figura 10.

Figura 10 Modelo tridimensional da lata de alumnio com a malha de elementos finitos.

As condies de contorno quanto ao deslocamento foram adotadas em trs regies: Regies 1 e 2 foram restringidos os deslocamentos nas direes dos eixos X e Y. Regio 3 foi restringido os deslocamento das direes dos eixos X,Y e Z
11

O carregamento foi aplicado na borda superior do modelo com um valor unitrio de 1 (um) para baixo. Esse carregamento unitrio foi adotado, pois, o mtodo de anlise adotado foi o de Autovalor. A anlise da flambagem por Autovalor prev uma fora terica de flambagem de uma estrutura ideal elstica. Ele calcula os autovalores estruturais para a carga do sistema dado e as restries. Isto conhecido como Anlise de Flambagem Clssica de Euller.

3 Resultados e Discusses
No presente momento, o modelamento numrico se encontra num estgio mais avanado do que os ensaios de compresso, inclusive, o primeiro j apresenta resultados preliminares. Porm ambos ainda no foram totalmente concludos. Portanto, no foi possvel fazer a anlise comparativa definitiva do mtodo terico com a anlise computacional e prtica. Contudo, uma anlise prvia dos resultados do modelo numrico nos mostra certa discrepncia com o valor terico. Pois a equao 1 vlida para o caso de cilindros de paredes muito finas (R/t > 250) conforme a figura 4, e ao utilizar latas de alumnio, de modo a simplificar a anlise experimental, esta apresenta curvas que modificam o comportamento em relao ao tubo circular do modelo terico e esse comportamento ainda precisa ser melhor analisado. Tabela 3 Valores preliminares das cargas crticas de flambagem Corpo-de-prova Lata Mdia Lata Grande Valor Terico 14,82 N/mm. 14,82 N/mm. Valor Numrico 4,2 N/mm 4,34 N/mm

12

Figura 11 Esquema de flambagem das latas mdias e grandes, respectivamente.

13

4 - Bibliografia
[1] - Bushnell, D. (David), Computerized buckling analysis of shells. 1938 Kluwer Academic Publishers, 423 p. [2] - Fonseca, E. M. M.; Oliveira, C. A. M.; Melo, F. Q. Fenmenos de instabilidade em elementos tubulares submetidos compresso. 2005 - Revista de Mecnica Experimental. ISSN 1646-7078. 11 p. [3] - Hunt, G. W.; Lord, G. J.; Peletier, M. A. Cylindrical shell buckling: A characterization of localization and periodicity. 2003 - Disponvel em: < http://www.win.tue.nl/~mpeletie/Research/Papers/HuntLordPeletier03.pdf > Acesso em: 05 Ago. 2011. [4] Reis, A; Camotim, Dinar Estabilidade Estrutural. McGraw-Hill de Portugal, Ltda. 2000, 470. [5] - Ricardo, Octvio G. S. Um modelo simplificado para o estudo de flambagem em cilindros e cones de paredes muito finas. 1963 76 p. Tese de Doutorado. Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. [6] - Teng, J. G. Buckling of thin shells: Recent advances and trends. 1996 - Disponvel em: < http://pdffinder.net/Buckling-of-thin-shells:-Recent-advancesand-trends.html# > Acesso em: 19 Set. 2011. [7] - Timoshenko, Stephen,1878-1972. Teoria da Elasticidade - Teoria da elasticidade /S. P. Timoshenko, J. N. Goodier ; traduzido por Srgio Fernandes Villaa, Humberto Lima Soriano, Hiernimo Santos Souza.- Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1980, 545 p.

14

You might also like