You are on page 1of 4

Cdigos e termos tcnicos

APA Aposento e Pequeno-almoo / BB / HD AP Aposento / HA PA Pequeno-almoo/ D MP Meia penso / HB PC Penso completa / FB DR Daily Rate (preo dirio) Tipos de reservas 1x1 ou 1/- quarto de uma cama individual 1x2 ou 1/= quarto de duas camas 1x3 ou 1_= quarto de 3 camas 1X C ou 1/c quarto com cama de casal +1 cama extra 1xs Suite Single quarto com cama individual Twin quarto com 2 camas gmeas Double quarto com cama de casal Preos MIN mnimo MED Mdio MAX Mximo RACK Preo de Balco BAR Best Available Rate Termos utilizados VIP Very Important Person Cliente especial, importante e com direito a atenes especiais. (Categoria oficial ou qualquer outra razo) (Flores, vinho, fruta, champanhe, etc) Check-in- Time Hora a partir da qual o quarto pode ser ocupado (normalmente s 14.00h)

Check-out- Time Hora at qual o quarto deve ser deixado livre pelo cliente (normalmente s 12.00h) Advance Booking Reservas feitas com alguma antecedncia. Overbooking Quando so aceites mais reservas do que os quartos que tem disponvel. No Show Reservas que no se concretizam Allotment um sistema de reservas em bloco, mediante contrato entre o Hotel e o Tour Operador, em que o hotel fica com a garantia do pagamento dos quartos reservados, mesmo que no sejam ocupados por motivo de desistncia ltima hora. Release Period Perodo estabelecido entre hotel e agncia ou operador para avisar da ocupao dos quartos em allotment. Podem ser dias (1, 2 ou 3) ou semanas (1, 2 ou 3) dependendo da poca do ano e do tipo de hotel. Com este aviso o hotel pode cancelar o allotment e vender livremente os quartos. O operador no ter de pagar por eles. Package (Forfait) um tipo de servios de viagem muito utilizado, no qual est includo no s o preo de alojamento mas tambm outros servios contratados pelos clientes. Transfers o transporte do cliente com ou sem acompanhamento de guia ou motorista, do aeroporto, estao ou outro local, at ao hotel. City Tours Visita guiada pela cidade normalmente por perodos de 1 ou meio-dia. Free Sale Venda Livre. Refere-se possibilidade dada pelo hotel a uma central de reservas, representante do hotel, tour Operador, etc, de vender ou reservar o hotel livremente, sem limite de quartos e sem prvia consulta. Closed Sales ou Black-out Dates Perodo para o qual as vendas j se encontram fechadas. J no existem quartos disponveis para venda. Daily rate o preo por cliente e por dia. Preo Net ou Net Rate Preo / tarifa sem comisses.

Hora Limite Hora at qual se garante uma reserva, normalmente s 18.00h Dead Line Prazo limite para a confirmao de uma reserva (dias). Site Inspeccion Visita s instalaes do hotel, normalmente feita por um potencial cliente ou seu representante. Normalmente feita por 1 ou 2 pessoas e da iniciativa do cliente. FAM TRIP Visita de familiarizao a um hotel, cidade ou pas. Normalmente feita por um grupo de (entre 8 e 15 pessoas) que so convidados para vir conhecer um determinado destino. Rooming List Lista a enviar ao hotel, pela entidade que faz a reservam, com a informao por ordem cronolgica ou alfabtica dos clientes a chegar, com todas as referncias como: Nome Tipo de quarto Data de entrada Data de Sada Tipo de alojamento Forma de pagamento Observaes (se aplica) Night-Stops Por razes imprevistas e de responsabilidade da companhia area, o alojamento dos passageiros feito num hotel. Day Use Quarto utilizado apenas durante algumas horas do dia. WalkIn Cliente que vem ao hotel com a inteno de se alojar embora no tenha efectuado nenhuma reserva antecipadamente. Passantes Clientes que se deslocam ao hotel para usufruir dos seu servios (restaurante, spa, ginsio, cabeleireiro, etc), sem utilizarem os servios de alojamento. Walk-out Cliente que sai do hotel sem passar pela recepo e sem anunciar a sua sada. Voucher Documento atravs do qual as agencias de viagem indicam um cliente a um determinado hotel.

Tipos de Voucher Voucher de Estadia Garante ao hotel, por parte da agncia, o pagamento de todos os servios contratados pelo cliente. Deve detalhar todas as informaes necessrias. A agncia paga ao hotel contra a apresentao do original. Voucher de Depsito Cobre um determinado nmero de noite para garantir ao hotel a vinda do cliente e a este ltimo, a certeza de encontrar um quarto quando chegar. Voucher de Recomendao Este tipo de voucher, pouco vulgar, serve apenas para recomendar um cliente ao hotel e vice-versa. No entanto a agencia tem direito habitual comisso. Voucher de Full crdit Crdito ilimitado embora raro, pois representa uma grande responsabilidade para a agncia, quase sempre concedido a pessoas que merecem a inteira confiana da agncia. Emisso de Vouchers 1. 2. 3. 4. Original para o cliente Cpia para o hotel Uma cpia para a contabilidade da agencia Uma cpia para a contabilidade do hotel

O original do voucher indica os servios a fornecer, sem mencionar, sem mencionar os detalhes de preos e comisses acordadas entre o hotel e a agncia os quais dizem respeito somente a eles. Nos vouchers de depsito, os preos e condies acordados entre o cliente a agencia so mencionados nos mesmos, isto alm da quantia entregue pelo cliente como depsito. Aquando do check-in a recepo deve pedir o original do Voucher.

You might also like