You are on page 1of 3

Manual de Direito Constitucional Tomo III

O Estado uma criao da vida jurdica, uma realidade historicamente situada. to s manifestao poltica que pode emergir em qualquer poca, lugar ou civilizao, por um tempo mais ou menos longo, com maiores ou menos alteraes. 3 elementos do Estado: povo, territrio e poder poltico. O Estado uma unidade de associao dotada de poder de domnio e formada por homens assentes num territrio. O poltico global; tudo aquilo que assume relevncia para toda uma sociedade pi um conjunto de sociedades, em centro tempo e lugar. O poltico possui uma estrutura dualista, na medida em que se analisa em comunidade e em poder, em participao e em sujeio a autoridade, em distino entre os membros da civitas e os que detm o governo. O Estado identifica-se com o poder, com a soberania, com o rei; a sociedade aparece margem do poltico e sem projeco sobre o poder. O Estado-comunidade apresenta-se como um unidade em razo do poder e da organizao, como uma s sociedade poltica. A sociedade civil apresenta-se como ambincia e feixe de classes, de estruturas, de grupos de natureza vria. Enquanto comunidade, o povo e cada um dos indivduos que o integram apresentamse como destinatrios de normas jurdicas e objecto de Direito. O povo s existe atravs do Estado no h povo sem organizao jurdica no subsiste em face da organizao e do poder do estado. o o o o o o Razo de ser do estado; Resulta da obra da colectividade; O poder poltico se define como poder em relao a um povo; O poder emerge sempre do povo; O poder poltico exerce por referncia ao povo; O territrio do Estado corresponde rea de fixao do povo.

O povo corresponde a um conceito jurdico e poltico; a populao a um conceito demogrfico e econmico. Uma nao uma comunidade cultural com vocao ou aspirao a comunidade poltica. Aparecem vinculadas por factores lingusticos, tnicos, religiosos, geogr+aficos e institucionais.

Proteco das minorias No basta evitar ou superar a discriminao, necessrio assegurar o respeito da identidade do grupo e propiciar-lhe os meios de preveno e de livre desenvolvimento. A cidadania a base pessoal do Estado. Todos os cidados tm a mesma dignidade social e ningum pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento a qualquer dever em razo da sua situao econmica ou da sua condio social. O provo abrange os destinatrios permanentes da ordem jurdica estatal. Os homens dividem-se em duas categorias: aqueles cuja vida social est toda submetida sua regulamentao; e aqueles que no esto em contacto com ela ou s em contacto acidental ou transitrio. A cidadania activa corresponde capacidade eleitoral. A cidadania apresenta-se como status e como objecto de um direito fundamental. Participar num Estado participar na vida jurdica e poltica que ele propicia e beneficiar da defesa e da promoo de direitos. Afirma a liberdade individual. O Estado pode atribuir a sua cidadania a pessoas que com ele tenha uma relao efectiva, sociolgica, sem formalismos ou artificialismos. A cidadania adquire-se por mero efeito da lei por virtude do nascimento. Pode dar-se a perda da cidadania nos casos e em termos previstos na lei; vedada a privao como fundamento em motivos polticos. A perda da cidadania portuguesa nunca definitiva ou irremedivel. A constituio ocupa-se dos portugueses residentes no estrangeiro: proteco e atribuio de todos os direitos e deveres, mas estes tm por limite a incompatibilidade do exerccio de certos direitos e da sujeio a certos deveres com a ausncia do pas. Portugueses no estrangeiro: o o Votam no presidente, regies autnomas e do poder local Referendo poltico vinculativo nacional

Dupla nacionalidade em Portugal s invocam a cidadania portuguesa, no so elegveis para presidncia da repblica. Os estrangeiros devem ter uma condio jurdica respeitadora da dignidade da pessoa humana, eles so livres e devem ser tratados como tal. Esto privados de direitos polticos ou pelo menos, de participao na formao das decises fundamentais do Estado.

Os estrangeiros residentes no territrio nacional, em condies de reciprocidade, tm capacidade eleitoral para a eleio dos titulares dos rgos das autarquias locais. A cidadania europeia declara um princpio de no discriminao entre cidados dos Estados membros e se consagra a liberdade de circulao dos trabalhadores. O poder poltico molda o Estado segundo uma ideia, um projecto, um fim de organizao.

You might also like