You are on page 1of 5

27/03/13

Modelos de Desenvolvimento de Software: resumo | felipelirarocha

Modelos de Desenvolvimento de Software: resumo


Publicado em abril 15, 2012 Este artigo explica alguns dos principais modelos de desenvolvimento adotados pelo mercado. Vou explicar os modelos de desenvolvimento Queda dgua (Cascata / Waterfall), Prototipao, Iterativo e Espiral. Explicarei de forma resumida as principais caractersticas de cada um. Caro leitor, faa bom proveito Independente do modelo de desenvolvimento adotado, temos algumas fases de desenvolvimento presentes em praticamente todos modelos. Mesmo no explicitas em alguns modelos, podemos achar atividades equivalentes. So elas: Fase de definio: Anlise/Definio do Sistema (fronteiras do sistema, incluindo hardware, pessoas, etc), Planejamento do Projeto (riscos, recursos, custos), Analise de Requisitos. Fase de desenvolvimento: Projeto de software (analise tcnica, UML, arquitetura), Codificao, Testes Fase de manuteno: Manuteno Corretiva (bugs), Manuteno Adaptativa (adaptar software a mudanas de ambiente: hardware, SO, atualizao de componentes), Manuteno Perfectiva (melhorias) Agora falando sobre os modelos propriamente ditos, segue abaixo os modelos mais comuns no mercado. Modelo Queda dgua (Cascata / Waterfall) Dispensa apresentaes. o mais conhecido e mais simples/intuitivo. Todas atividades do projeto executas em srie, ou seja, cada etapa s inicia aps a concluso da anterior.

felipelirarocha.wordpress.com/2012/04/15/diversos-modelos-de-desenvolvimento-de-software-resumo/

1/5

27/03/13

Modelos de Desenvolvimento de Software: resumo | felipelirarocha

Modelo de desenv olv im ento Waterfall (cascata)

Engenharia de Sistemas (planejamento): adquirir uma viso geral do sistema a ser desenvolvido, incluindo hardware, software, equipamentos, pessoas envolvidas, etc). uma fase de planejamento, mas chamei esta etapa de Engenharia de Sistemas pois mencionado assim por muitos autores. Anlise de Requisitos: definio dos requisitos de software (detalhamento das funcionalidades que ele vai possuir). Define O QUE ser desenvolvido, sem definir exatamente como. Este trabalho de suma importncia para as demais etapas (por motivos bvios: antes de desenvolver cdigo/programao necessrio saber em detalhes o que desenvolver). Se voc no entendeu, pense que podemos definir que o cliente dever fazer um cadastro com Nome, CPF e Telefone, mas no vamos definir aqui se ser um formulrio usando a tecnologia X ou Y nem se isso ser salvo em um Banco Oracle, MySQL, etc. So regras de negcio / necessidades do mundo real onde devemos tentar abstrair a parte tecnolgica e mapear os detalhes de cada necessidade. Projeto: definio de como os requisitos da etapa anterior sero construdos. Aqui definimos quais tecnologia usaremos (Java, ASP.Net, Oracle, MySQL), quais frameworks (Spring, Struts, etc), qual arquitetura (MVC, etc) e demais questes tcnicas antes de comear o desenvolvimento. Obviamente alguns projetos j nascem com algumas destas questes mapeadas (o cliente pode pedir Java por exemplo, por que j tem outros projetos nesta linha). Mesmo assim esta etapa deve formalizar todas estas questes. Codificao: o desenvolvimento / programao. Nas etapas anteriores ocorreram somente atividades de planejamento ou especificao. Aqui o software construdo de fato. Esta atividade engloba destes o desenho das telas (design e criao do HTML) at a programao na linguagem nos moldes definidos na etapa
felipelirarocha.wordpress.com/2012/04/15/diversos-modelos-de-desenvolvimento-de-software-resumo/ 2/5

27/03/13

Modelos de Desenvolvimento de Software: resumo | felipelirarocha

de Projeto. Testes e Integrao: onde o programa obtido ser submetido a uma bateria de testes para verificar e corrigir. Esta etapa envolve alguma codificao em funo dos eventuais bugs descobertos que sero corrigidos aqui. Operao e Manuteno: onde o software esta em produo sendo utilizado pelos usurios. Em funo do surgimento de novas necessidades ou atualizaes tecnolgicas poder ser necessrio dar manuteno, o que envolve a realizao de Codificao neste etapa. Ateno para o fato de cada empresa pode definir o seu processo de desenvolvimento de software. Portanto este modelo Modelo Queda dgua (Cascata / Waterfall) pode sofrer variaes e ainda ser chamado de Modelo Queda dgua, pois a principal caracterstica deste modelo a execuo sequencial das atividades. Modelo de Prototipao um conceito diferente. Cria um prottipo que simula o software final funcionando com base nos requisitos bsicos do sistema. Busca contornar algumas das limitaes existentes no modelo Queda dgua (como por exemplo descobrir durante a Codificao que um requisito mapeado anteriormente na fase de Analise de Requisitos invivel de construir). O cliente poder contemplar o prottipo e solicitar mudanas de escopo antes de desenvolver todo o software. Para isto, necessrio executar um miniprojeto antes do projeto, selecionado requisitos essenciais e executando as etapas de Analise de Requisitos, Projeto, Codificao e Testes para eles. Estas etapas podem ser executas de forma superficial durante o prottipo, pois o foco simular o software de forma bsica. normal o prottipo deixar a desejar, pois seus esforos so concentrados na interface do usurio.

Modelo de desenv olv im ento em Prottipo

Mode de Desenvolvimento Iterativo Cada incremento vai adicionando ao sistema novas capacidades funcionais, at a obteno do sistema final. Busca contornar algumas das limitaes existentes no modelo Queda dgua e tambm e combinar as vantagens do modelo Prototipao. como
felipelirarocha.wordpress.com/2012/04/15/diversos-modelos-de-desenvolvimento-de-software-resumo/ 3/5

27/03/13

Modelos de Desenvolvimento de Software: resumo | felipelirarocha

executar vrios miniprojetos onde cada um adiciona novas funcionalidades no software final at que o mesmo esteja completo. A metodologia mais conhecida no momento que segue deste modelo a SCRUM.

Modelo de Desenv olv im ento Iterativ o

Modelo Espiral Principais caractersticas so a anlise de risco e prototipagem. interativo, mas os primeiros ciclos so de planejamento, depois de especificao de requisitos, depois de especificao/projeto de software, e nos ciclos finais so de desenvolvimento. Problemas em um clico remetem a repetir o anterior. As interaes inicias do projeto so as mais baratas, permitindo que as tarefas de maior risco sejam levadas com o mnimo de custos. Este modelo complexo de executar e requer experincia.

Modelo de Desenv olv im ento Espiral


4/5

felipelirarocha.wordpress.com/2012/04/15/diversos-modelos-de-desenvolvimento-de-software-resumo/

27/03/13

Modelos de Desenvolvimento de Software: resumo | felipelirarocha

Codificao e Correo No documentado por muitos autores, pois no um modelo, emprico. Vai direto para desenvolvimento sem planejamento e analise resultando em novas codificaes para ajustes e correes. Mas precisa ser mencionado por de fato ocorre em muitas equipes de desenvolvimento Espero ter ajudado. Deixe comentrios! Feedbacks sempre so bem-vindos (seja a favor ou contra) e motivam ou autor a escrever mais
About these ads

Share this: Curtir isso:

Twitter

Facebook

Like
Be the first to like this.

Esse post foi publicado em Processos e marcado Cascata , Engenharia de Software , Espiral, Iterativo, Modelo Espiral, Prototipao, Queda d'gua , SCRUM, Waterfall por felipelirarocha . Guardar link permanente [http://felipelirarocha.wordpress.com/2012/04/15/diversos-modelos-dedesenvolvimento-de-software-resumo/] .

felipelirarocha.wordpress.com/2012/04/15/diversos-modelos-de-desenvolvimento-de-software-resumo/

5/5

You might also like