You are on page 1of 12

www.nead.unama.

br

Universidade da Amaznia

O Liberato

de Artur Azevedo

NEAD NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA


Av. Alcindo Cacela, 287 Umarizal CEP: 66060-902 Belm Par Fones: (91) 210-3196 / 210-3181 www.nead.unama.br E-mail: uvb@unama.br

www.nead.unama.br

O Liberato
de Artur Azevedo

Comdia Oferecida ao Excelentssimo Senhor Doutor Joaquim Nabuco

Representada pela primeira vez no Teatro Lucinda do Rio de Janeiro, em 16 de setembro de 1881. Personagens: Gonalo Doutor Lopes Ramiro Moreira Dona Perptua Rosinha A cena passa-se na cidade do Rio de Janeiro, em 1880. O teatro representa uma sala. Duas janelas ao fundo, duas portas de cada lado, quatro cadeiras e uma poltrona, consolos.

Cena I Rosinha, debruada a uma das janelas; Dona Perptua, entrando da esquerda, primeiro plano; logo depois Gonalo , da direita, segundo plano. Dona Perptua (Entrando de muito mau humor, com um vergalho na mo.) Ora valha-me Deus! No me faltava mais nada!... Rosinha e Gonalo (Descendo ao proscnio.) O que foi? Dona Perptua O diabo do negro Deus me perdoe! agora que se lembrou de cair doente! Como at estas horas no saa do quarto, fui busc-lo preparada com este vergalho, e encontrei-o ardendo em febre. Desavergonhado! Gonalo (Timidamente.) O Liberato? Dona Perptua O Liberato, sim senhor Pois quem havia de ser? surdo? Que inferno! Esta s a mim acontece! Rosinha coisa de cuidado? Dona Perptua Um negro nunca tem coisa de cuidado! E este diabo, se no fosse valer uns oitocentos mil ris... Gonalo Vou chamar o mdico? Dona Perptua V, homem de Deus, v! Mexa-se, com todos os demnios! Parece estar a dormir! Gonalo (Vai buscar o seu chapu sobre o consolo que deve estar entre as duas janelas, e dirige-se para a esquerda, segundo plano. A Rosinha, que se dirige porta da esquerda, primeiro plano.) Onde vai? Rosinha (Naturalmente.) Vou ver o Liberato;

www.nead.unama.br

Dona Perptua (Com autoridade.) Fique! (Rosinha volta e vai para a janela.) Por causa destas e de outras confianas, que o demnio do negro... Gonalo (Quase a sair, parando.) Adoeceu? Dona Perptua Cale-se. (Gonalo desaparece) Agora v l ficar o dia inteiro, como seu costume! Que marido! (Sai pela direita, segundo plano.)

Cena II Rosinha, s [Rosinha] ( janela. Ouvindo dar horas tem um gesto de impacincia e desce ao proscnio.) Duas horas, e primo Ramiro nada de aparecer! A que ser devida esta demora? o primeiro domingo em que no aparece logo depois do meio dia! Estar doente? (Aplicando o ouvido.) Parece que sobem a escada... Deve ser ele... ele, , no me engano... (Aparece Moreira da esquerda, segundo plano. Vendo-o, despeitada.) Ora!

Cena III Rosinha, Moreira Moreira (Entrando.) Licena para um. (Dirigindo-se a Rosinha, com muita amabilidade.) Como tem passado, Dona Rosinha? Tem passado bem? Rosinha (Secamente.) Bem, obrigada. Moreira (Sentando-se na poltrona. Tem deixado o seu chapu sobre o consolo que estar entre as duas portas da esquerda.) Eu vou indo conforme Deus servido. (Tomando uma pitada de tabaco, movimento este que repete quatro ou cinco vezes durante a pea.) Mame est boa? Rosinha Boa, obrigada. (Vai janela, a ver se chega o primo.) Moreira No lhe pergunto por papai, porque o encontrei ali na esquina. Disse-me que ia chamar o mdico para ver o negro, que caiu doente. Isto de negros, pem-se finos com duas lambadas. L na fazenda, tenho o Doutor Bacalhau que faz milagres! Rosinha (Voltando da janela.) O senhor viu por a primo Ramiro? Moreira (Muito srio.) Vi, minha senhora, e tambm vi seu tio! Rosinha (Interessada.) Onde? Moreira Na tal conferncia! Rosinha Que conferncia? Moreira Pois no sabe que se trama entre ns uma grande conspirao contra a propriedade particular? Rosinha Uma grande conspirao? Moreira Que meia dzia de rapazolas inconseqentes, que nada tem que perder, que no possui um moleque ou uma negrinha para remdio, arvorou-se em defender a emancipao dos escravos, empunhando o facho da discrdia, e anda a proclamar urbi et orbi pelos botequins, pelas gazetas e at pelos teatros a dilapidao da fortuna particular?! Rosinha Deveras? Moreira Em outra qualquer parte que no fosse o Rio de Janeiro, isto seria uma quadrilha de ladres; aqui chama-se a isto o Partido Abolicionista! (Erguendo-se percorrendo a cena, de muito mau humor.) Pois no! Uma gente sem eira nem beira, nem ramo de figueira: uns pobres diabos, carregados de esteiras velhas, que se

www.nead.unama.br

ralam de inveja, quando vm um cidado prestante como eu, que possuo cinqenta escravos, ganhos com o suor do meu rosto! (Surpreendendo um sorriso de Rosinha.) Sim, senhora: ganhei-os com o suor do meu rosto, a trabalhar, (Gesto como se tirasse suor da testa com o polegar.) e no a dizer baboseiras no teatro... Rosinha E foi no teatro que se encontrou com primo Ramiro? Moreira No teatro, sim, senhora: agora h comdias tambm de dia. E seu primo dava palmas e gritava: Bravo! quela caterva de desmiolados que desejam a runa do pas! Rosinha Oh! Moreira Do pas, sim, que depositou na grande lavoura as suas esperanas. E seu tio, o Doutor Lopes, um homem formado, que deve ter juzo, nem sequer repreendia o filho! Rosinha Modere-se, Senhor Moreira! Moreira (Esbravejando.) A runa do pas ainda no nada!... Mas o aniquilamento da riqueza particular? E o meu dinheiro? Rosinha Vejo que o senhor um patriota... Moreira Patriotismo isto (Bate no ventre.) e isto. (Sinal de dinheiro.) J no bastava a famosa lei de 28 de setembro, que me obriga a educar moleques que no so meus filhos, e que, se so meus filhos, no so meus escravos! Canalha! (Muito exaltado, e ameaando, com os punhos cerrados, a porta da rua.) Canalhas! Rosinha Modere-se. Moreira Tem razo; o melhor no dar-lhes importncia. (Pe-se de novo a passear pela sala, proferindo frases entrecortadas. Acalma-se pouco a pouco. Rosinha, durante este passeio, vai de novo janela ver se chega o primo, e volta. Pausa.) Rosinha Com que ento, o senhor tem cinqenta escravos, hein? Moreira (Muito amvel, pegando-lhe na mo.) Cinqenta escravos que sero seus no dia em que consentir que eu pea a seus pais esta mozinha. Rosinha (Admirada.) Que a pea? Mas... para quem? Moreira Para mim mesmo; pois para quem h de ser? Rosinha (Retirando-lhe a mo, sorrindo.) Neste caso, desconfio, meu caro senhor, que os seus escravos nunca sero meus. Moreira (Desabridamente.) Veremos. Rosinha Hein? Moreira Pois no to bom possuir cinqenta escravos? Cinqenta e um, porque eu serei o mais humilde, o mais cativo de todos os seus cativos. Rosinha Se julga que os meus pais disponham de mim com a mesma facilidade com que o senhor pode dispor de seus escravos... Moreira Mas, Dona Rosinha... Rosinha O senhor bem sabe que meu corao j est dado, e vamos e venhamos muito bem dado. Moreira Ora o seu corao! Sei que a namora o tal primo Ramiro; mas entre o namoro de um rapaz estabanado, que vai dar palmas a discursos de demagogos de meia tigela, e o amor calmo e refletido de um homem de senso prtico, deputado provincial, proprietrio agrcola e senhor de cinqenta escravos, no me parece que haja hesitao possvel! Rosinha ( parte.) divertido! Moreira E depois, nunca ouviu falar das desastrosas conseqncias de matrimnios entre parentes consangneos? Quer ter filhos idiotas? Rosinha (Baixando os olhos.) Senhor Moreira..

www.nead.unama.br

Moreira E eu... como no sou seu primo... Rosinha No meu primo... (Rindo-se.) mas podia ser meu av... Moreira No exagere: eu tenho apenas cinqenta anos. Rosinha Justamente o nmero de escravos. Nada: prefiro ter filhos idiotas a ter um marido velho. Demais, Deus bom e misericordioso: no h de permitir que eu seja me de idiotas. Moreira Se tiver filhos perfeitos, onde ir buscar meios para educ-los? Seu primo um simples praticante de secretaria... Rosinha Amanuense, alis. Moreira Ou isso. Eu tenho talvez o dobro da idade dele, no nego; mas gozo de uma posio social definida. Tenho influncia poltica... No sou amanuense. Ser lavrador tudo... Rosinha (Atalhando.) ... neste pas essencialmente agrcola, j sei... Vou prevenir mame de sua visita... (Vai a sair pela direita, segundo plano, e volta-se.) Diga-me c, Senhor Moreira: seus pais eram primos? Ah! Ah! Ah!... (Sai)

Cena IV Moreira, s [Moreira ] Ri-te, ri-te, minha sirigaita. Eu c farei a cama a teu primo, que o nico obstculo que se levanta entre ns. Era o que me faltava ver! Ser vencido por amanuense, eu, que sou senhor de trinta escravos...sim, porque, c entre ns, s tenho trinta escravos. Ao pai j falei... Mas o Gonalo nada resolve por si... Felizmente a velha no morre de amores pelo tal priminho... Hei de falar-lhe hoje mesmo... (Depois de uma pequena pausa.) Ah, Major Gaudncio! Major Gaudncio! voc que a causa destas declaraes inoportunas de um amor que no sinto. O caso este; o Major Gaudncio, o padrinho desta pequena, um velho octogenrio, que quebrou relaes com o compadre por via das impertinncias da comadre, e retirou-se para Maric. Ora, aqui h coisa de ms e meio, o Major Gaudncio disse-me em confiana que fizera o seu testamento e, no tendo parentes, institura a afilhada herdeira universal de todos os seus bens, que ho de orar por trinta ou quarenta contos. Estou, por conseguinte, empregando meios e modos para apanhar esta sorte grande... O diabo que isto de primos...

Cena V Moreira, Rosinha, depois Gonalo Rosinha (Da direita, segundo plano.) Mame pede-lhe que faa o favor de ir ter com ela; espera-o na sala de jantar. Moreira L vou. (Vai saindo pela direita, segundo plano, e para.) Reflita bem: com seu primo, a misria dos amanuenses; comigo, uma bela fazenda de caf, cinqenta escravos, meia dzia de aplices de conto de ris e, quando quiser, um ttulo de baronesa. (Sai.) Rosinha (S.) Nem todo o ouro da terra, nem todos os ttulos do mundo me fazem esquecer do meu Ramiro. (Aplicando o ouvido.) Sobem a escada... Oh! desta vez no pode deixar de ser ele! (Vendo entrar o pai da esquerda, segundo plano, despeitada.) Ora! Gonalo J chamei o mdico. Onde est mame?

www.nead.unama.br

Rosinha L dentro, na sala de jantar. (Gonalo vai saindo.) Est l tambm o Senhor Moreira. Gonalo (Parando.) Ah, est l o Moreira? (Coando a cabea.) Este Moreira... (Resolutamente, depois de uma pequena pausa.) Olha, minha filha, tu sabes como tua me... Se ela quiser, no queiras! Rosinha O qu? Gonalo No queiras seno teu primo. Bate-lhe o p! Se eu estiver do lado da tua me, no faas caso: bate-me o p tambm a mim... Rosinha Mas... Gonalo A vem teu primo. Amem-se vontade. (Sai.) Rosinha Ele! Finalmente!... (Corre ao encontro de Ramiro, que entra como um raio, pela esquerda, segundo plano, e conserva o chapu na cabea.)

Cena VI Rosinha, Ramiro Ramiro Prima! Rosinha Por que no vieste h mais tempo? Ramiro Hoje quase morri! Rosinha Credo! Ramiro De entusiasmo! Rosinha Respiro. Ramiro Que talentos! que idias! que eloqncia! que mocidade! Rosinha Nunca te vi assim! Ramiro Pudera! Se eu nasci hoje! At agora, tu, s tu enchias o meu corao; doravante tens uma rival: a liberdade! que nunca me lembrei de que um milho e meio de homens amargam neste pas a sorte mais brbara, o mais horrvel destino! (Passando.) Oh! viva a liberdade, formosa deusa que ilumina o mundo! Rosinha Que entusiasmo! No me faas tu ter cime da liberdade! Ramiro Onde est teu pai! Rosinha Est l dentro, mas dize-me... Ramiro Onde est tua me? Rosinha L dentro. Mas... o que tens tu? Ramiro E o Liberato? Rosinha Est doente. Ramiro Vai chamar teu pai, vai chamar tua me, vai chamar o Liberato! Rosinha Mas se te acabo de dizer que o Liberato est doente? Ramiro (Com piedade.) Doente! doente!... (Outro tom.) Quero aqui reunido um conselho de famlia! Rosinha Um conselho de famlia! Mas o que ser, meu Deus! Ramiro Vai, Rosinha, vai... Trago no corao um peso enorme! Meu pai no pode tardar a. A sua presena tambm indispensvel. Rosinha Mas como ests hoje! Tira o chapu, d c a bengala. (Ramiro obedece. Triste.) Nem sequer me perguntaste como passei. Ramiro (Tomando-lhe as mos.) Perdoa, Rosinha, perdoa. Amo-te muito, muito, muito! s um anjo, e eu s me considerarei digno de ti, depois deste conselho de famlia! vai chamar teus pais.

www.nead.unama.br

Rosinha Vou j. (Sai pela direita, segundo plano, depois de ter posto a um canto a bengala e o chapu do primo. Ramiro vai ao encontro de Lopes, que entra da esquerda, segundo plano.)

Cena VII Ramiro, Doutor Lopes Ramiro Ah, meu pai! Chega em boa ocasio! Mas por que no veio comigo? Lopes Tinha que ir casa consultar a lei e arranjar os quinhentos mil ris. (Batendo na cabea.) C est a lei (Batendo na algibeira do peito.) e c est o dinheiro. Ramiro Compreendo: o peclio do escravo. Lopes J lhes falaste? Ramiro Ainda no. Convoquei-os a um conselho de famlia, aqui na sala. Lopes Entusiasmou-me o teu entusiasmo, e a tua humanitria lembrana me encheu de orgulho de ser teu pai. s o homem que eu sonhava, quando te acalentava ao colo. No perodo abolicionista que atravessamos, ser escravagista j no mau nem absurdo: ser ridculo. Ramiro (Olhando para a porta da direita, segundo plano.) Eles a vem... Eles e... e o Moreira, se no me engano. Lopes O Moreira? M notcia.

Cena VIII Ramiro, Lopes, Rosinha, Dona Perptua, Moreira, Gonalo Dona Perptua (Com impertinente volubilidade, enquanto Rosinha toma a beno a Lopes, e Gonalo e Moreira, cumprimentam Lopes e Ramiro.) Viva l, senhor meu sobrinho! Ento Vossa Excelncia no se quis dar ao trabalho de entrar? Se nos queria falar, por que no foi l ter, senhor fidalgo? Quem tem a dor de dentes que vai ao barbeiro. To longe era de c l como de l c! (Vendo o Doutor Lopes) Ol! tambm a est, senhor meu mano? Viva! Como vai de sade o senhor advogado? H de fazer o favor de me explicar que farsa esta de conselho de famlia, que a Rosinha no soube dizer. Estamos todos reunidos. Diga l o que pretende, senhor meu sobrinho das dzias! Lopes ( parte.) uma mquina Marinoni a falar! Moreira Perdo, mas ao que parece, sou aqui demais. Lopes (Com desembarao.) Na realidade, uma vez que se trata de um conselho de famlia... Ramiro (Idem) E no pertencendo o senhor Moreira famlia... Lopes (Idem) Que nos conste... Dona Perptua No pertence famlia, mas... quem sabe? O mundo d tantas voltas... Moreira Isso verdade, minha senhora: as voltas que o mundo d! (Indo buscar o seu chapu esquerda.) Dona Perptua Fique. (Toma-lhe o chapu, e coloca-o onde estava.) O Senhor Moreira pessoa de nossa amizade; pode assistir ao conselho; pode mesmo tomar parte dele.

www.nead.unama.br

Moreira Nesse caso, peo licena para representar aqui o Major Gaudncio, que um quase parente. Dona Perptua Bem lembrado: representa o compadre Gaudncio. (Moreira senta-se.) Lopes A falar no Major Gaudncio. Aqui tem, mano Gonalo, uma carta de Maric... Entregou-ma o carteiro, no corredor, quando eu subia. Dona Perptua (Tomando a carta que ia ser entregue ao marido.) D c. Nesta casa sou eu que abro as cartas. Lerei logo mais, no tenho aqui meus culos. (Fica com a carta fechada na mo.) Moreira (Passando perto de Rosinha.) Este mundo d tantas voltas! Ramiro (Que observou.) O que lhe diria ele? Lopes Bem, sentemo-nos. (Colocando a poltrona no centro da cena.) Este o ligar de honra; deve ficar aqui o dono da casa, para presidir o conselho. Dona Perptua (Sentando-se na poltrona.) O dono da casa sou eu. Lopes Perdo, mana, mas a casa de Gonalo. Dona Perptua (Repoltreada.) Por isso mesmo. Lopes A... mana manda mais que o galo. Dona Perptua (Erguendo-se de um salto.) Observo-lhe, senhor meu mano, que eu no sou galinha. Lopes Bem! No valzangar-se. (Colocando duas cadeiras de cada lado da poltrona.) Senta-te aqui Ramiro. (F-lo sentar-se na primeira cadeira a comear da esquerda.) Rosinha, tu aqui. (Na segunda.) O Senhor Moreira ali. (Na quarta.) e eu aqui. (Na terceira. Esto todos sentados na seguinte ordem, a comear da esquerda: Ramiro, Rosinha, Dona Perptua, Lopes, Moreira.) Gonalo (De p.) E eu? Dona Perptua Fica onde quiseres. Enquanto deliberamos, vai l dentro, pega numa agulha e cose. (Gonalo procura com a vista uma cadeira, e, no a encontrando, vai debruar-se na sacada ao fundo, ficando de frente para a cena.) Dona Perptua Est aberto o conselho de famlia. Ramiro (Erguendo-se.) Tomo a palavra. Reuni-os para comunicar-lhes uma idia grandiosa que h duas horas me anda danando no crebro. Lopes (A uma cara de Dona Perptua.) No se assuste com essa coreografia, mana. Ramiro Ns possumos um escravo. Dona Perptua Um s, infelizmente. Meu pai, teu tio, morreu sem testamento. Lopes Ab intestato. Dona Perptua Deixou por nica herana um escravo. (Lopes ergue-se. Ramiro senta-se.) Lopes No houve composio entre os herdeiros: o escravo no foi praa... Como o negro, apesar de ser coisa, no era coisa que se dividisse, sim, porque afinal de contas, eu no podia ficar com a cabea, ali a mana com uma perna, etc., resolvemos fazer o que em direito se chama uma partilha amigvel. O escravo veio prestar servios mana, sem deixar, ipso facto de nos pertencer a todos. (Senta-se. Ramiro levanta-se.) Ramiro Muito bem. Este pobre Liberato, que assim se chama o escravo... Lopes Paradoxo batismal; Ramiro Esse pobre Liberato h vinte anos que nos presta muito bons servios. Dona Perptua (Erguendo-se.) Muito bons servios? Ora, sou sua criada, senhor meu sobrinho! Muito bons servios! Um desavergonhado! Um preguioso! Um beberro!

www.nead.unama.br

Ramiro (Com violncia.) Desavergonhado! E quer que tenha vergonha um miservel escravo! Lopes (Idem.) Preguioso! E quer que seja ativo quem nunca viu a recompensa do seu trabalho! Ramiro (Idem.) Beberro! Nunca se constou que o Liberato bebesse! (Todos se erguem e falam ao mesmo tempo. Gonalo desce ao proscnio. Confuso geral.) Ramiro uma injustia! Sugar-lhe o sangue durante vinte anos, e, ao cabo, tratlo desta sorte! Isto brada aos cus! Lopes Com isto j contava eu! E ento quando a mana souber da idia do Ramiro! O melhor tratar j do depsito! Dona Perptua um preguioso, um beberro, repito! No presta para nada! No me tem dado seno desgostos o maldito do negro! Rosinha Mas, meu Deus! o que isto? Fale cada um por sua vez! Assim no se podem entender! Silncio! Moreira E ento! Estamos na Assemblia Provincial? Entendam-se! Gonalo Isto parece mais a Praia do Peixe! Silncio! Olhem os vizinhos! Ramiro (Conseguindo falar mais alto que os outros, que se calam.) H dez anos, em 1870, penetrou um ladro nesta casa. A senhora, minha tia, viu-o e deu um grito! O ladro avanou, e mat-la-ia com um punhal, se o Liberato, interpondo-se, no o tivesse subjugado. Lopes A mana deve a vida a esse desavergonhado, a esse beberro! Dona Perptua Grande coisa! Pois se o diabo tinha visto o ladro, e se me ouvira gritar, no fez mais que o seu dever, que era salvar sua senhora! Ramiro Em que cdigo est prescrito este dever? Dona Perptua E sabe Deus se o negro no se achava ali com as mesmas intenes do ladro... Ramiro Oh!... Dona Perptua Os negros so capazes de tudo! Lopes Voc, mana, um Clube da Lavoura... de saias... Dona Perptua E voc um malcriado! Ramiro Bem, j vejo que perco o meu latim! A minha proposta est prejudicada. Dona Perptua Mas o que nos queria propor este espirra-canivetes? Ramiro O qu? Oua, mas no desmaie! Lopes Tens razo. So necessrias certas precaues. Espera. (Batendo nas mos.) Um... dois... e.. Ramiro A liberdade do Liberato. Dona Perptua (Saltando.) O qu?... Ramiro e Lopes A liberdade do Liberato. Dona Perptua Isso nem resposta tem. Sabem que mais? No sejam tolos, seus pedaos dasnos! (Falam todos a um tempo. Confuso geral.) Dona Perptua Era o que me faltava! Alforriar o Liberato! mas por que cargas dgua, seus idiotas? Rosinha Mas que palavras so essas, mame? Veja que est aqui o Senhor Moreira. Ramiro e Lopes O que queremos justo, justssimo! Um pobre diabo que trabalha de graa h vinte anos, e no nos custou um real! Moreira (Caindo na poltrona, s gargalhadas.) Ah! Ah! Ah!... S esta agora me faria rir! Ora estes abolicionistas que querem abolir o que no seu! Ah! Ah! Ah! Gonalo ( parte.) Eles no arranjam nada como Dona Perptua. Oh! com quem se vieram meter! Logo com ela! Boas!...

www.nead.unama.br

Lopes (Dominando com sua voz as demais.) Bem, agora falo eu! A mana quer receber em dinheiro a parte que lhe toca e a sua mulher... Oh! quero dizer: a seu marido? (Moreira ergue-se.) Dona Perptua (Encarando-o com desdm e encolhendo os ombros.) Vou l dentro buscar os meus culos, para ler esta carta. (Sai pela direita, segundo plano, abrindo a carta. Rosinha vai para a janela.) Lopes (A Gonalo.) O que diz voc, mano Gonalo? Gonalo (Coando a cabea.) Eu?... Eu?.... Olhe, eu vou ver o Liberato... O mdico ainda no veio e... (Sai pela esquerda, primeiro plano.) Lopes (A Ramiro, enquanto Moreira vai conversar com Rosinha, janela.) Esta casa hoje a imagem perfeita do pas em que vivemos. Cada instituio tem hoje aqui o seu emblema. Ns somos os filantropos: a utopia, o direito; aquele fazendeiro pedante, a lavoura, uma fora; a mana e a Rosinha, a representao nacional: imposio, sofisma, sujeio; Gonalo, o povo, indiferena e pusilanimidade. Ramiro E l est o pobre Liberato, para simbolizar a escravatura. Lopes (Indo gritar porta, por onde saiu Dona Perptua.) Ah! assim que nos trata a mana? Pois uma questo de capricho! Daqui a uma hora o Liberato est livre! (Descendo ao proscnio.) Toma! Dona Perptua (Voltando, com a carta aberta na mo.) Hein? Como l isso? (A Moreira, que desce ao proscnio.) Nem me deram tempo de procurar os culos! Lopes isso mesmo! Lei nmero 2040 de 28 de setembro de 1871. Artigo quarto, pargrafo primeiro. peclio do escravo. Quinhentos mil ris! No lhe digo mais nada! (A Ramiro.) Vamos, meu filho, vamos buscar a guia ao juzo de rfos, para fazer o depsito no Tesouro. Ramiro Vamos! (Tomam os chapus, e saem, arrebatadamente, pela esquerda, segundo plano.)

Cena IX Dona Perptua, Moreira, Rosinha, janela Dona Perptua (Atnita, de braos cruzados, depois de uma pausa.) O que me diz a isto, Senhor Moreira? Moreira (Muito calmo.) Digo, Senhora Dona Perptua, que nunca vi coisa que me surpreendesse tanto! o resultado das tais conferncias abolicionistas! S servem para semear a discrdia no seio das famlias! Mas que o Senhor Ramiro tenhas estas idias, v; at certo ponto merece desculpa... Mas seu irmo, minha senhora, o Senhor Doutor Lopes, um homem que me parecia to bom, propor a alforria de um negro! Estou perplexo. Ter um negro, um s, e pretender libert-lo! Eu c, tenho sessenta e no liberto nem meio! (Aproximando-se muito dela e baixinho.) E ao Senhor Ramiro que vo dar a mo daquele anjo? (Aponta para Rosinha, que se tem conservado na janela.) Ao Senhor Ramiro?! Mas pelo amor de Deus, Senhora Dona Perptua! o procedimento de seu sobrinho autoriza-me a reiterar o pedido que formalmente lhe fiz ainda h pouco, l na sala de jantar. Dona Perptua (Muito alto.) sua a mo de minha filha, Senhor Moreira. (Rosinha volta-se subitamente e desce ao proscnio.) No h mais que discutir. (Com autoridade, a Rosinha.) Est ouvindo, menina? O Senhor Moreira vai ser teu marido. Rosinha (Naturalmente) Isso no comigo, mame. (Gesto de satisfao de Moreira.)

10

www.nead.unama.br

Dona Perptua Bem sei, comigo. Rosinha Tambm no com vossemec. Dona Perptua Queres dizer que com teu pai. Neste casa s se faz o que eu quero. Rosinha No duvido, mas eu no pretendo casar nesta casa e sim na igreja. Dona Perptua Menina! Moreira (A Rosinha.) Mas, minha senhora, se isto no com a senhora, nem com seu pai, nem com sua me, com quem ento? Rosinha com primo Ramiro. Dona Perptua e Moreira Hein? Rosinha Certamente. Eu dei o meu corao a primo Ramiro. Para d-lo a outro homem, preciso que ele mo restitua. Dona Perptua Pois tem o descoco de falar desse modo em presena de tua me? Rosinha Quero a minha liberdade. Parece-me que no sou o Liberato! (Vai de mau modo para a janela.) Dona Perptua No o Liberato! Senhor Moreira, segure-me, seno, deito-me a perder. Moreira (Segurando-a.) Minha rica senhora, o mundo est perdido. A liberdade anda agora como Salsaparrilha de Bristol. Dona Perptua Uma menina educada no colgio da Baronesa de Geslin! Moreira (Segurando-a sempre.) J ouvi dizer que o melhor colgio da corte! Rosinha (Voltando da janela.) Primo Ramiro a vem, Senhor Moreira. Pea-lhe que ceda o meu corao. Oferea luvas. (Vai encostar-se a um consolo da direita.)

Cena X Dona Perptua, Moreira, Rosinha, Doutor Lopes, Ramiro Lopes (Entrando com Ramiro pela esquerda.) Sai, num estado de tal excitao que me no lembrei de que hoje domingo e o juzo de rfos no funciona. Moreira (Sorrindo.) Mesmos nos dias teis, a estas horas j deve estar encerrada a audincia. Ramiro Vimos ainda uma vez propor-lhes uma conciliao. Recebam os quinhentos mil ris. Dona Perptua (Vai como responder, mas arrepende-se.) Vou l dentro buscar os meus culos para ler esta carta. (Saindo.) Lopes A mesma impertinncia de ainda agora. Moreira No preciso incomodar-se, Senhora Dona Perptua: se me der licena, eu leio a carta. Dona Perptua Por favor. (Passa-lhe a carta e Ramiro vai ter com Rosinha.) Lopes (Passeando pela sala, parte.) Nunca vi homem mais metedio. Moreira (Depois de ler a assinatura.) A carta vem de Maric, mas no do Major Gaudncio. Dona Perptua De quem ento? Moreira do vigrio da freguesia. ( parte.) O que ser? Dona Perptua Ah! o vigrio conhecido velho de meu marido. Leia. Moreira (Lendo.) Amigo e Senhor Gonalo. Vou ter o pesar e ao mesmo tempo o prazer de dar a Vossa Senhoria duas notcias, uma boa e outra m. (Aproximam-se

11

www.nead.unama.br

todos com curiosidade. Grupo.) Deus foi servido chamar Sua presena o Senhor Major Gaudncio. E esta! Dona Perptua Pois morreu o compadre?! Todos (Consternados.) Ah! Moreira (Continuando a leitura.) Abri hoje mesmo o seu testamento. Deixou tudo quanto possui sua afilhada Dona Rosa, filha de Vossa Senhoria. Os escravos, porm, ficaram livres. Rosinha E se o no ficassem, eu libert-los-ia. Ramiro Muito bem, Rosinha! Dona Perptua Era o que havamos de ver! - Continue, Senhor Moreira. Moreira (Que tem lido para si o resto da carta, disfara, fecha-a e entrega-a a Dona Perptua.) s. Lopes (Que se acha ao lado do Moreira, e tem tambm lido.) Perdo, mas o senhor no leu tudo. (Toma a carta e abre-a.) Moreira Ah! verdade! Esquecia-me que tenho de jantar com um amigo poltico Rua de So Clemente. Minhas senhoras e senhores, passem bem! (Toma o chapu e sai.) Rosinha Na verdade, o Senhor Moreira era aqui demais: morreu meu padrinho, j no tinha a quem representar. Lopes (Que tem aberto a carta, lendo.) O testador imps apenas uma condio: Dona Rosa s poder aceitar a herana, casando com seu primo, o Senhor Ramiro Lopes.! Ramiro e Rosinha Ah! (Corre um para o outro.) Ramiro Minha tia, agora no peo: exijo a liberdade do Liberato. A felicidade de sua filha est nas minhas mos,

Cena XI Dona Perptua, Rosinha, Ramiro, Doutor Lopes e Gonalo Gonalo (Entrando, fora de si.) Sabem?... Sabem?... O Liberato... Todos O que tem?! Gonalo Morreu! Todos Morreu?! Gonalo De repente. Quando entrei no quarto, exalava o ltimo suspiro. Dona Perptua (Desabridamente, depois da muda estupefao geral.) E eu, que recusei os quinhentos mil ris!... Lopes Com esse dinheiro far-lhe-emos um enterro decente. (A Ramiro.) Disseste que o Liberato simbolizava a escravatura; vs? Decididamente a morte o nico meio eficaz de emancipao. [Cai o pano]

FIM 12

You might also like