You are on page 1of 17

1

1.1

Introduo

Conectores usa-se para a designao para as palavras ou expresses que servem para conectar (ligar, unir) vrios segmentos lingusticos.A funo dos conectores so:Enumerar,sintetizar ,particularizar,explicar,inferir,substituir ,contrariar,dvidar,chamar a ateno,enfatizar,opinar,reafirmar,resumir

2.1 Conceitos Quando se trata do ato comunicativo, seja no mbito da oralidade, seja no mbito da escrita, um dos aspectos primordiais que o norteiam a clareza da mensagem. Dessa forma, em se tratando da linguagem escrita, o texto no deve ser concebido como um emaranhado de palavras soltas e desconexas, mas sim de ideias justapostas entre si, de modo a formar um todo compreensvel. Aqui nos referimos coeso, elemento bsico e indispensvel, o qual corrobora para que a compreenso se manifeste. Sendo assim, a coeso se constitui pelos recursos lingusticos responsveis pela ligao que se estabelece entre os termos de uma frase, entre as oraes de um perodo e que, consequentemente, colaboram para a formao de pargrafos harmonicamente bem construdos. Tais recursos so representados pelos conectivos, os quais se manifestam por intermdio das preposies (a, de, para, com), conjunes (que, enquanto, embora, mas, porm, todavia) pronomes (ele, ela, sua, este, aquele, o qual), advrbios e locues adverbiais (aqui, l, logo, antes, dessa maneira, aos poucos) e palavras denotativas (afinal, inclusive, seno, apenas, ento, entre outras). Partindo desses pressupostos, o presente artigo tem por finalidade analisar de forma criteriosa acerca de como funcionam esses elementos coesivos, de modo a faz-lo(a) compreender perfeitamente como se d todo o processo, a fim de que use tais elementos de forma consciente e adequada, sempre que necessrio for. Uma das dificuldades, para quem escreve, ligar uma ideia a outra, fazendo com que se amarre o texto anterior ao seguinte. Alguns dos conectivos aparecem com frequncia iniciando frases como se fossem uma espcie de ponte entre um pensamento e outro.Sendo assim, vejamos: * Alis, alm de tudo, alm do mais, alm disso Conferem mais credibilidade aos argumentos, reforando-os juntamente ideia final. Exemplos: O garoto um excelente aluno, alis, destaca-se entre os demais. Alm de tudo muito educado e gentil. * Ainda, afinal, por fim Incluem mais um elemento no conjunto de ideias retratadas, como tambm revelam mais um argumento a ttulo de concluso do assunto abordado. Note: No poderia permanecer calado, afinal, tratava-se de sua permanncia na diretoria, e ainda assim pensou muito. * Isto , ou seja, quer dizer, em outras palavras Revelam retificaes, esclarecimentos ao que j foi exposto anteriormente. Como podemos constatar em: Faa as devidas retificaes, isto , corrija as eventuais inadequaes, de modo a tornar o texto mais claro. * Assim, logo, portanto, pois, desse modo, dessa forma Exemplifica o que j foi expresso, com vistas a complementar ainda mais a argumentao. Como expresso por meio do exemplo a seguir: No obteve xito na sua apresentao. Dessa forma, o trabalho precisou ser refeito.

* Mas, porm, todavia, contudo, entretanto, no entanto, no obstante Estabelecem oposio entre dois enunciados, ligando apenas elementos que no se opem entre si. Perfeitamente constatvel em: Esforou-se bastante, contudo no obteve sucesso no exame avaliativo. * At mesmo, ao menos, pelo menos, no mnimo Estabelecem uma noo gradativa entre os elementos do discurso. o que podemos constatar em: Espervamos, no mnimo, que ela pedisse desculpas. At mesmo porque a amizade dela muito importante para ns. * E, nem, como tambm, mas tambm Estabelecem uma relao de soma aos termos do discurso, desenvolvendo ainda mais a argumentao ora proferida. A ttulo de constatao, analisemos: No proferiu uma s palavra durante a reunio, mas tambm no questionou acerca das decises firmadas. 3.1 Tipos e conjuno A palavra conjuno provm de conjunto. Vejamos a definio do ltimo termo no dicionrio Aurlio: Conjunto: adj. 1. Junto simultaneamente. sm. 2 Reunio das partes dum todo. J o sufixo -o tem significado de resultado de uma ao. Logo, se associarmos as duas definies, temos que: conjuno a ao de juntar simultaneamente as partes de um todo. Com essa primeira definio, vejamos essa frase composta por trs verbos, ou seja, por trs oraes: Os dias passam, as prestaes chegam, a vida continua.Vamos acrescentar na frase citada as palavras e e mas:Os dias passam e as prestaes chegam, mas a vida continua. Notamos o seguinte: retiramos a vrgula e substitumos por palavras, e ao faz-lo ligamos uma orao outra, criamos um vnculo, uma unio. A palavra e est ligando as oraes 1 e 2 e a palavra mas est ligando as oraes 2 e 3. Portanto, as palavras e e mas que unem as frases so exemplos de conjuno. Agora, vejamos esse outro exemplo:Amor e carinho so sentimentos que esto em falta no nosso dia a dia. Observamos que as palavras amor e carinho tm a mesma funo na frase, a de sujeito da orao. O e est ligando essas duas palavras equivalentes, ou seja, de mesma funo na orao. A ao de unir simultaneamente as partes (amor, carinho) de um todo (sujeito) foi feita a partir da palavra e, a qual , portanto, uma conjuno. Conjuno a palavra invarivel que relaciona duas oraes ou dois termos que exercem a mesma funo sinttica. 3.2 Conjuno coordenada e subordinada As conjunes podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas, o que depender da relao que estabelecem entre as oraes. Vejamos essas duas frases: Maria caiu e torceu o tornozelo. Gostaria que voc fosse sincera.

No primeiro caso temos duas oraes independentes, j que separadamente elas tm sentido completo: Maria caiu e Maria torceu o tornozelo. O perodo composto por coordenao, pois as aes so sintaticamente completas em significado. No segundo caso, uma orao depende sintaticamente da outra. O verbo gostaria fica sem sentido se no h complemento, o que causa o questionamento seguinte: gostaria de qu?. Assim, a orao que voc fosse sincera complemento e, portanto, subordinada primeira orao Gostaria. A palavra que, ento, a conjuno subordinativa que une as duas oraes. 4.1 Locuo conjuntiva H ainda a locuo conjuntiva, que acontece quando duas ou mais palavras exercem a funo de conjuno. Alguns exemplos so: desde que, assim que, uma vez que, antes que, logo que, ainda que. Vejamos um exemplo: Ele ir te ajudar, desde que voc faa a sua parte. Temos duas oraes: Ele ir te ajudar e voc faa a sua parte, ligadas pela locuo conjuntiva desde que. 4.2 Conjunes coordenadas A conjuno a palavra que liga duas oraes ou termos de mesma funo na orao. Quando a conjuno exerce seu papel de ligar as oraes, estabelece entre elas uma relao de coordenao ou subordinao. As oraes coordenadas so independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjuno. Veja o exemplo: A lua surgiu e as estrelas inundaram o cu de luz. As duas oraes esto ligadas pela conjuno e e no tm relao de dependncia entre si. Ento, a primeira orao (A lua surgiu) tem sentido completo e independe da segunda (As estrelas inundaram o cu de luz) para t-lo; e assim tambm a segunda em relao primeira. Duas ou mais oraes que mantm independncia entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjuno que liga tais oraes denominada conjuno coordenativa. A conjuno coordenativa tambm ocorre quando duas palavras so ligadas na mesma orao. Veja o exemplo: Ele vender brinquedos ou revistas.Observe que a conjuno ou est ligando duas palavras: brinquedos e revistas, as quais exercem o mesmo papel de objeto direto na orao. Podemos classificar as conjunes coordenativas em: aditivas - exprimem ideia de adio, soma: e, no s, mas tambm, nem (= e no) etc.; Exemplos: Fui escola e joguei bola. No fui escola nem joguei bola. adversativas exprimem ideia de contraste, oposio: mas, porm, contudo, no entanto, entretanto, etc.; Exemplos: Fui escola, porm no levei meu caderno.

Fui escola, no entanto, no prestei ateno nas explicaes. alternativas exprimem ideia de alternncia ou excluso: ou, ou...ou, ora...ora, etc.; Exemplos: Ou estudo para a prova, ou tiro nota baixa. Ora como fastfood, ora me alimento bem. conclusivas exprimem ideia de concluso: pois, logo, portanto, por isso, etc.; Exemplos: Pratiquei exerccios fsicos, por isso me senti muito melhor. Aquele medicamento tarja preta, logo, deve ser vendido somente com receita. explicativas exprimem ideia de explicao: porque, que, etc.. Exemplos: Ele deve ter sado da escola, pois no veio mais. No quero mais comer, porque estou satisfeito. 4.3 Conjunes subordinadas A conjuno a palavra que une oraes ou termos de uma orao que possuem mesma funo. Essa relao estabelecida entre as oraes pode ser independente, quando se trata de oraes coordenadas; ou dependente, quando se trata de subordinadas. Quando a conjuno exerce seu papel de ligar as oraes, e estabelece entre elas uma relao de dependncia sinttica, temos subordinao. Veja o exemplo:Maria confirmou que no esteve em casa hoje. As duas oraes esto ligadas pela conjuno que e tm relao de dependncia entre si, uma vez que na primeira orao (Maria confirmou) o verbo confirmou no tem por si s sentido completo e depende da segunda (que no esteve em casa hoje) para t-lo. No entanto, a segunda orao a subordinada, j que est sujeita primeira, com funo de complemento do verbo. Assim temos a orao principal: Maria confirmou, e a orao subordinada: que no esteve em casa hoje, ligadas pela conjuno integrante que, a qual subordinativa, pelo fato de estar unindo a orao subordinada orao principal. Podemos classificar as conjunes subordinativas em: integrantes so introdutrias de oraes subordinadas substantivas: que, se, como, etc.; Exemplo: No sei dizer se ele chegou. causais exprimem causa: porque, como, uma vez que, j que, etc.; Exemplo: Eu sou feliz porque tenho uma famlia. concessivas exprimem concesso: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.; Exemplos: Quando fui dormir ainda estava claro, ainda que passasse das sete da noite. Apesar de estarmos refletindo mais sobre a economia do pas, os juros s tem aumentado. condicionais exprimem condio ou hiptese: se, desde que, contanto que, caso, se, etc.; Exemplo: Avise-me caso eles j saibam da nova lei. conformativas exprimem conformidade: conforme, segundo, como, consoante.; Exemplo: Conforme ia passando o tempo, meu corpo cansava cada vez

mais. comparativas estabelecem comparao: como, mais...do que, menos...do que, etc.; Exemplo: Estou mais feliz hoje do que ontem. Ele chorou como quem tivesse perdido algo de muito valor sentimental. consecutivas exprimem consequncia: de forma que, de sorte que, que, etc.; Exemplo: Estudou tanto que adormeceu. finais exprimem finalidade: a fim de que, que, porque, para que, etc.; Exemplo: Vamos embora a fim de que possamos assistir ao filme. proporcionais - estabelecem proporo: medida que, proporo que, ao passo que, etc.; Exemplo: medida que estudo todos os dias, minha memria se torna melhor. temporais indicam tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, etc.. Exemplo: Desde que voc foi embora, meu corao gerou expectativa para que voltasse. 5.1 Pronomes Pronome a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma. Exemplos: A moa era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos![substituio do nome] A moa que morava nos meus sonhos era mesmo bonita![referncia ao nome] Essa moa morava nos meus sonhos![qualificao do nome] Grande parte dos pronomes no possuem significados fixos, isto , essas palavras s adquirem significao dentro de um contexto, o qual nos permite recuperar a referncia exata daquilo que est sendo colocado por meio dos pronomes no ato da comunicao. Com exceo dos pronomes interrogativos e indefinidos, os demais pronomes tm por funo principal apontar para as pessoas do discurso ou a elas se relacionar, indicandolhes sua situao no tempo ou no espao. Em virtude dessa caracterstica, os pronomes apresentam uma forma especfica para cada pessoa do discurso. Exemplos: Minha carteira estava vazia quando eu fui assaltada.[minha/eu: pronomes de 1 pessoa = aquele que fala] Tua carteira estava vazia quando tu foste assaltada?[tua/tu: pronomes de 2 pessoa = aquele a quem se fala] A carteira dela estava vazia quando ela foi assaltada.[dela/ela: pronomes de 3 pessoa = aquele de quem se fala] Em termos morfolgicos, os pronomes so palavras variveis em gnero (masculino ou feminino) e em nmero (singular ou plural). Assim, esperase que a referncia atravs do pronome seja coerente em termos de gnero e nmero (fenmeno da concordncia) com o seu objeto, mesmo quando este se apresenta ausente no enunciado.

Existem seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos. 5.2 Pronomes Pessoais So aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou ns, usa os pronomes tu, vs, voc ou vocs para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referncia pessoa ou s pessoas de quem fala. Os pronomes pessoais variam de acordo com as funes que exercem nas oraes, podendo ser do caso reto ou do caso oblquo. Pronome pessoal do caso reto aquele que, na sentena, exerce a funo de sujeito ou predicativo do sujeito. Por exemplo:Ns lhe ofertamos flores. Os pronomes retos apresentam flexo de nmero, gnero (apenas na 3 pessoa) e pessoa, sendo essa ltima a principal flexo, uma vez que marca a pessoa do discurso. Dessa forma, o quadro dos pronomes retos assim configurado: - 1 pessoa do singular: eu - 2 pessoa do singular: tu - 3 pessoa do singular: ele, ela - 1 pessoa do plural: ns - 2 pessoa do plural: vs - 3 pessoa do plural: eles, elas Ateno: esses pronomes no costumam ser usados como complementos verbais na lngua-padro. Frases como "Vi ele na rua" , "Encontrei ela na praa", "Trouxeram eu at aqui", comuns na lngua oral cotidiana, devem ser evitadas na lngua formal escrita ou falada. Na lngua formal, devem ser usados os pronomes oblquos correspondentes: "Vi-o na rua", "Encontrei-a na praa", "Trouxeram-me at aqui". Por exemplo:Fizemos boa viagem. (Ns) Pronome pessoal do caso oblquo aquele que, na sentena, exerce a funo de complemento verbal (objeto direto ou indireto) ou complemento nominal . Por exemplo: Ofertaram-nos flores. (objeto indireto) Obs: em verdade, o pronome oblquo uma forma variante do pronome pessoal do caso reto. Essa variao indica a funo diversa que eles desempenham na orao: pronome reto marca o sujeito da orao; pronome oblquo marca o complemento da orao. Os pronomes oblquos sofrem variao de acordo com a acentuao tnica que possuem, podendo ser tonos ou tnicos. So chamados tonos os pronomes oblquos que no so precedidos de preposio.Possuem acentuao tnica fraca. Por exemplo: Ele me deu um presente. O quadro dos pronomes oblquos tonos assim configurado: - 1 pessoa do singular (eu): me - 2 pessoa do singular (tu): te

- 3 pessoa do singular (ele, ela): o, a, lhe - 1 pessoa do plural (ns): nos - 2 pessoa do plural (vs): vos - 3 pessoa do plural (eles, elas): os, as, lhes Observaes: O lhe o nico pronome oblquo tono que j se apresenta na forma contrada, ou seja, houve a unio entre o pronome o ou a e preposio a ou para. Por acompanhar diretamente uma preposio, o pronome lhe exerce sempre a funo de objeto indireto na orao. Os pronomes me, te, nos e vos podem tanto ser objetos diretos como objetos indiretos. Os pronomes o, as, os e as atuam exclusivamente como objetos diretos. Os pronomes me, te, lhe, nos, vos e lhes podem combinar-se com os pronomes o, os, a, as, dando origem a formas como mo, mos, ma, mas; to, tos, ta, tas; lho, lhos, lha, lhas; no-lo, no-los, no-la, no-las, vo-lo, vo-los, vo-la, vo-las. Ateno: Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminaes verbais. Quando o verbo termina em -z, -s ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ao mesmo tempo que a terminao verbal suprimida. Por exemplo: fiz + o = fi-lo fazeis + o = fazei-lo dizer + a = diz-la Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas no, nos, na, nas. Por exemplo: viram + o: viram-no repe + os = repe-nos retm + a: retm-na tem + as = tem-nas Pronome Oblquo Tnico Os pronomes oblquos tnicos so sempre precedidos por preposies, em geral as preposies a, para, de e com. Por esse motivo, os pronomes tnicos exercem a funo de objeto indireto da orao. Possuem acentuao tnica forte. O quadro dos pronomes oblquos tnicos assim configurado: - 1 pessoa do singular (eu): mim, comigo - 2 pessoa do singular (tu): ti, contigo - 3 pessoa do singular (ele, ela): ele, ela - 1 pessoa do plural (ns): ns, conosco - 2 pessoa do plural (vs): vs, convosco - 3 pessoa do plural (eles, elas): eles, elas - A combinao da preposio "com" e alguns pronomes originou as formas especiais comigo, contigo, consigo, conosco e convosco. Tais pronomes oblquos tnicos frequentemente exercem a funo de adjunto adverbial de companhia. Por exemplo: Ele carregava o documento consigo. - As formas "conosco" e "convosco" so substitudas por "com ns" e

"com vs" quando os pronomes pessoais so reforados por palavras como outros, mesmos, prprios, todos, ambos ou algum numeral. 5.3 Pronome Reflexivo So pronomes pessoais oblquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da orao. Indicam que o sujeito pratica e recebe a ao expressa pelo verbo. O quadro dos pronomes reflexivos assim configurado: - 1 pessoa do singular (eu): me, mim. Por exemplo: Eu no me vanglorio disso. Olhei para mim no espelho e no gostei do que vi. - 2 pessoa do singular (tu): te, ti. Por exemplo: Assim tu te prejudicas. Conhece a ti mesmo. - 3 pessoa do singular (ele, ela): se, si, consigo. Por exemplo: Guilherme j se preparou. Ela deu a si um presente. Antnio conversou consigo mesmo. - 1 pessoa do plural (ns): nos. Por exemplo: Lavamo-nos no rio. - 2 pessoa do plural (vs): vos. Por exemplo: Vs vos beneficiastes com a esta conquista. Por exemplo: - 3 pessoa do plural (eles, elas): se, si, consigo. Por exemplo: Eles se conheceram. Elas deram a si um dia de folga. A chamada segunda pessoa indireta se manifesta quando utilizamos pronomes que, apesar de indicarem nosso interlocutor ( portanto, a segunda pessoa), utilizam o verbo na terceira pessoa. o caso dos chamados pronomes de tratamento. 5.4 Pronomes de Tratamento Vossa Alteza V. A. prncipes, duques Vossa Eminncia V. Ema.(s) cardeais Vossa Reverendssima V. Revma.(s) sacerdotes e bispos Vossa Excelncia V. Ex (s) altas autoridades e oficiais-generais Vossa Magnificncia V. Mag. (s) reitores de universidades Vossa Majestade V. M. reis e rainhas Vossa Majestade Imperial V. M. I. Imperadores Vossa Santidade V. S. Papa Vossa Senhoria V. S. (s) tratamento cerimonioso Vossa Onipotncia V. O. Deus

Tambm so pronomes de tratamento o senhor, a senhora e voc, vocs. "O senhor" e "a senhora" so empregados no tratamento cerimonioso; "voc" e "vocs", no tratamento familiar. Observaes: a) Vossa Excelncia X Sua Excelncia : os pronomes de tratamento que possuem"Vossa (s)" so empregados em relao pessoa com quem falamos. Por exemplo: Espero que V. Ex., Senhor Ministro, comparea a este encontro. Emprega-se "Sua (s)" quando se fala a respeito da pessoa. Por Exemplo: Todos os membros da C.P.I. afirmaram que Sua Excelncia, o Senhor Presidente da Repblica, agiu com propriedade. - Os pronomes de tratamento representam uma forma indireta de nos dirigirmos aos nossos interlocutores. Ao tratarmos um deputado por Vossa Excelncia, por exemplo, estamos nos endereando excelncia que esse deputado supostamente tem para poder ocupar o cargo que ocupa. b) 3 pessoa: embora os pronomes de tratamento se dirijam 2 pessoa, toda a concordncia deve ser feita com a 3 pessoa. Assim, os verbos, os pronomes possessivos e os pronomes oblquos empregados em relao a eles devem ficar na 3 pessoa. Por exemplo: Basta que V. Ex. cumpra a tera parte das suas promessas, para que seus eleitores lhe fiquem reconhecidos. c) Uniformidade de Tratamento: quando escrevemos ou nos dirigimos a algum, no permitido mudar, ao longo do texto, a pessoa do tratamento escolhida inicialmente. Assim, por exemplo, se comeamos a chamar algum de "voc", no poderemos usar "te" ou "teu". O uso correto exigir, ainda, verbo na terceira pessoa. Por exemplo: Quando voc vier, eu te abraarei e enrolar-me-ei nos teus cabelos. (errado) Quando voc vier, eu a abraarei e enrolar-me-ei nos seus cabelos. (correto) Quando tu vieres, eu te abraarei e enrolar-me-ei nos teus cabelos. (corrreto) 5.5 Pronomes Possessivos So palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a ideia de posse de algo (coisa possuda). Por exemplo: Este caderno meu. (meu = possuidor: 1 pessoa do singular) Observe o quadro: NMERO PESSOA PRONOME singular primeira meu(s), minha(s) singular segunda teu(s), tua(s) singular terceira seu(s), sua(s) plural primeira nosso(s), nossa(s)

11

plural segunda vosso(s), vossa(s) plural terceira seu(s), sua(s) Note que:A forma do possessivo depende da pessoa gramatical a que se refere; o gnero e o nmero concordam com o objeto possudo. Por exemplo:Ele trouxe seu apoio e sua contribuio naquele momento difcil. Observaes: 1 - A forma seu no um possessivo quando resultar da alterao fontica da palavra senhor. Por exemplo: - Muito obrigado, seu Jos. 2 - Os pronomes possessivos nem sempre indicam posse. Podem ter outros empregos, como: a) indicar afetividade. Por exemplo: - No faa isso, minha filha. b) indicar clculo aproximado. Por exemplo: Ele j deve ter seus 40 anos. c) atribuir valor indefinido ao substantivo. Por exemplo: Marisa tem l seus defeitos, mas eu gosto muito dela. 3- Em frases onde se usam pronomes de tratamento, o pronome possessivo fica na 3 pessoa. Por exemplo: Vossa Excelncia trouxe sua mensagem? 4- Referindo-se a mais de um substantivo, o possessivo concorda com o mais prximo. Por exemplo: Trouxe-me seus livros e anotaes. 5- Em algumas construes, os pronomes pessoais oblquos tonos assumem valor de possessivo. Por exemplo: Vou seguir-lhe os passos. (= Vou seguir seus passos.) 5.6 Pronomes Demonstrativos Os pronomes demonstrativos so utilizados para explicitar a posio de uma certa palavra em relao a outras ou ao contexto. Essa relao pode ocorrer em termos de espao, tempo ou discurso. No espao:Compro este carro (aqui). O pronome este indica que o carro est perto da pessoa que fala. Compro esse carro (a). O pronome esse indica que o carro est perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala. Compro aquele carro (l). O pronome aquele diz que o carro est afastado da pessoa que fala e daquela com quem falo. Ateno: em situaes de fala direta (tanto ao vivo quanto por meio de correspondncia, que uma modalidade escrita de fala), so particularmente importantes o este e o esse - o primeiro localiza os seres

em relao ao emissor; o segundo, em relao ao destinatrio. Troc-los pode causar ambiguidade. Exemplos: Dirijo-me a essa universidade com o objetivo de solicitar informaes sobre o concurso vestibular. (trata-se da universidade destinatria). Reafirmamos a disposio desta universidade em participar no prximo Encontro de Jovens. (trata-se da universidade que envia a mensagem). No tempo:Este ano est sendo bom para ns. O pronome este refere-se ao ano presente. Esse ano que passou foi razovel.O pronome esse refere-se a um passado prximo. Aquele ano foi terrvel para todos.O pronome aquele est se referindo a um passado distante. -Os pronomes demonstrativos podem ser variveis ou invariveis, observe: Variveis: este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s). Invariveis: isto, isso, aquilo. - Tambm aparecem como pronomes demonstrativos:o (s), a (s): quando estiverem antecedendo o que e puderem ser substitudos por aquele(s), aquela(s), aquilo. Por exemplo: No ouvi o que disseste. (No ouvi aquilo que disseste.) Essa rua no a que te indiquei. (Esta rua no aquela que te indiquei.) mesmo (s), mesma (s).Por exemplo: Estas so as mesmas pessoas que o procuraram ontem. prprio (s), prpria (s). 5.7 Pronomes Indefinidos So palavras que se referem terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago (impreciso) ou expressando quantidade indeterminada. Por exemplo: Algum entrou no jardim e destruiu as mudas recmplantadas. No difcil peceber que "algum" indica uma pessoa de quem se fala (uma terceira pessoa, portanto) de forma imprecisa, vaga. uma palavra capaz de indicar um ser humano que seguramente existe, mas cuja identidade desconhecida ou no se quer revelar. Classificam-se em: Pronomes Indefinidos Substantivos: assumem o lugar do ser ou da quantidade aproximada de seres na frase. So eles: algo, algum, fulano, sicrano, beltrano, nada, ningum, outrem, quem, tudo. Por exemplo: Algo o incomoda? Quem avisa amigo . Pronomes Indefinidos Adjetivos: qualificam um ser expresso na frase, conferindo-lhe a noo de quantidade aproximada. So eles: cada, certo(s), certa(s). Por exemplo: Cada povo tem seus costumes.

13

Certas pessoas exercem vrias profisses. Note que:Ora so pronomes indefinidos substantivos, ora pronomes indefinidos adjetivos:algum, alguns, alguma(s), bastante(s) (= muito, muitos), demais, mais, menos, muito(s), muita(s), nenhum, nenhuns, nenhuma(s), outro(s), outra(s), pouco(s), pouca(s), qualquer, quaisquer, qual, que, quanto(s), quanta(s), tal, tais, tanto(s), tanta(s), todo(s), toda(s), um, uns, uma(s), vrios, vrias. Por exemplo: Menos palavras e mais aes. Alguns contentam-se pouco. Os pronomes indefinidos podem ser divididos em variveis e invariveis. Observe abaixo: Variveis:algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vrio, tanto, quanto, qualquer. Invariveis:algum, ningum, tudo, outrem, nada, cada, algo. 5.8 Pronomes Relativos So pronomes relativos aqueles que representam nomes j mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as oraes subordinadas adjetivas. Por exemplo: O racismo um sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros.(afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros = orao subordinada adjetiva). O pronome relativo "que" refere-se palavra "sistema" e introduz uma orao subordinada. Diz-se que a palavra "sistema" antecedente do pronome relativo que.O antecedente do pronome relativo pode ser o pronome demonstrativo o, a, os, as. Por exemplo:No sei o que voc est querendo dizer. s vezes, o antecedente do pronome relativo no vem expresso. Por exemplo: Quem casa, quer casa. a) O pronome que o relativo de mais largo emprego, sendo por isso chamado relativo universal. Pode ser substitudo por o qual, a qual, os quais, as quais, quando seu antecedente for um substantivo. Por exemplo: O trabalho que eu fiz refere-se corrupo. (= o qual) A cantora que acabou de se apresentar pssima. (= a qual) Os trabalhos que eu fiz referem-se corrupo. (= os quais) As cantoras que se apresentaram eram pssimas. (= as quais) b) O qual, os quais, a qual e as quais so exclusivamente pronomes relativos: por isso, so utilizados didaticamente para verificar se palavras como "que", "quem", "onde" (que podem ter vrias classificaes) so pronomes relativos. Todos eles so usados com referncia pessoa ou coisa por motivo de clareza ou depois de determinadas preposies: Por exemplo: Regressando de So Paulo, visitei o stio de minha tia, o qual me deixou encantado. (O uso de que neste caso geraria ambiguidade.) Essas so as concluses sobre as quais pairam muitas dvidas? (No se

poderia usar que depois de sobre.) c) O relativo "que" s vezes equivale a o que, coisa que, e se refere a uma orao. Por exemplo: No chegou a ser padre, mas deixou de ser poeta, que era a sua vocao natural. d) O pronome "cujo" no concorda com o seu antecedente, mas com o consequente. Equivale a do qual, da qual, dos quais, das quais. Por exemplo: Este o caderno cujas folhas esto rasgadas. (antecedente) (consequente) No difcil perceber que os pronomes relativos so peas fundamentais boa articulao de frases e textos: sua capacidade de atuar como pronomes e conectivos simultaneamente favorece a sntese e evita a repetio de termos. 5.9 Pronomes Interrogativos So usados na formulao de perguntas, sejam elas diretas ou indiretas. Assim como os pronomes indefinidos, referem-se 3 pessoa do discurso de modo impreciso. So pronomes interrogativos: que, quem, qual (e variaes), quanto (e variaes). Por exemplo: Quem fez o almoo?/ Diga-me quem fez o almoo. Qual das bonecas preferes? / No sei qual das bonecas preferes. Quantos passageiros desembarcaram? / Pergunte quantos passageiros desembarcaram. Pronomes Substantivos so aqueles que substituem um substantivo ao qual se referem. Por exemplo: Nem tudo est perdido. (Nem todos os bens esto perdidos.) Aquilo me deixou alegre. Obs.: ao assumir para si as caractersticas do nome que substitui, o pronome seguir todas as demais concordncias (gnero - nmero pessoa do discurso - marca de sujeito inanimado - marca de situao no espao). Pronomes Adjetivos so aqueles que acompanham o substantivo com o qual se relacionam, juntando-lhe uma caracterstica. Por exemplo: Este moo meu irmo. Alguma coisa me deixou alegre. Observao: a classificao dos pronomes em substantivos ou adjetivos no exclui sua classificao especfica. Por exemplo: Muita gente no me entende. (muita = pronome adjetivo indefinido). Trouxe o meu ingresso e o teu. (meu = pronome adjetivo possessivo / teu = pronome substantivo possessivo). 6.1 Sinnimos

15

So palavras diferentes na forma, mas iguais ou semelhantes na significao. Os sinnimos podem ser: a) perfeitos b) imperfeitos Sinnimos Perfeitos Se a significao igual, o que raro. Ex:avaro avarento lxico vocabulrio falecer morrer escarradeira cuspideira lngua idioma morrer falecer avaro avarento escarradeira cuspideira lngua idioma catorze - quatorze aps depois bonito belo lxico vocabulrio Sinnimos Imperfeitos Seus semelhantes o mais comum. Ex: crrego riacho belo formoso gordo obeso crrego riacho belo formoso cidade - municpio feliz - alegre morrer falecer avaro avarento escarradeira cuspideira lngua idioma catorze - quatorze aps depois bonito belo lxico vocabulrio

7.1

Concluso

Quando se trata do ato comunicativo, seja no mbito da oralidade, seja no mbito da escrita, um dos aspectos primordiais que o norteiam a clareza da mensagem. Dessa forma, em se tratando da linguagem escrita, o texto no deve ser concebido como um emaranhado de palavras soltas e desconexas, mas sim de ideias justapostas entre si, de modo a formar um todo compreensvel. Aqui nos referimos coeso, elemento bsico e indispensvel, o qual corrobora para que a compreenso se manifeste. Sendo assim, a coeso se constitui pelos recursos lingusticos responsveis pela ligao que se estabelece entre os termos de uma frase, entre as oraes de um perodo e que, consequentemente, colaboram para a formao de pargrafos harmonicamente bem construdos. Tais recursos so representados pelos conectivos.

17

8.1

Referncias

CASTILHO, Ataliba T. de. Para o estudo das unidades discursivas no portugus falado.

FVERO, Leonor Lopes. Coeso e Coerncia textuais. So Paulo: tica, 2003.

FVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore.Lingustica textual: introduo. 4 ed. So Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, Ingedore. A coeso textual. So Paulo: Contexto, 2001. LEFFA, Vilson J. Aspectos da Leitura: uma perspectiva psicolingstica. Porto Alegre:Editora Sagra D.C. Luzzatto, 1996.

VIANA, Antonio Carlos (coord). Roteiro de Redao. p.54 e 55. So Paulo: Scipione, 1998.

You might also like