You are on page 1of 1

Educao Comparada e Formao de Professores

25.mar.2013 Salo Nobre da FE-Unicamp

Dilogos

Educao comparada: panorama internacional e perspectivas


Os dois volumes desta obra discutem os debates e os trabalhos acadmicos que esto sendo desenvolvidos, ou que j foram concludos, na rea de estudo chamada educao comparada. Os volumes argumentam que aquilo que considerado boa educao comparada tem mudado ao longo do tempo. Analisam as agendas acadmicas mutveis, as perspectivas de ateno em transformao e as diferentes linguagens acadmicas utilizadas para construir educao comparada. Mostram as maneiras pelas quais a educao comparada responde s mutantes polticas e econmicas de eventos reais no mundo, assim como s correntes intelectuais que so fortes em tempos e locais especficos. Em consequncia, diversas educaes comparadas podem ser identificadas, tanto em um momento especfico quanto ao longo do tempo. Essa rea de conhecimento, como outras, est mudando com as novas leituras do mundo que emergem atualmente. Portanto, este um relato de como um campo de estudo foi, e est sendo considerado dentro das polticas de seu tempo. O Volume I analisa, principalmente, a construo de uma educao comparada nos sculos XIX e XX. O Volume 2 mostra quo vigoroso o campo hoje, dentro das novas polticas da atualidade. A primeira seo da obra sobre a histria do campo de estudos. As ltimas duas sees tratam do futuro. As sees intermedirias analisam a relao entre a educao e (a) formaes polticas, (b) industrializao e sistemas econmicos, (c) o global, o inter-nacional e o local, (d) o ps-colonialismo, (e) os padres culturais, conhecimento e pedagogias. Esta obra uma importante declarao da condio de um campo; no uma declarao por modismo. O futuro da educao comparada tratado, especialmente no Volume 2, sem a convico precipitada de que o futuro tem a ver com o choque de civilizaes; ou de que o futuro seja mais globalizado; ou de que necessrio apenas melhor entendimento de uma perspectiva intelectual. Este livro produzido em um momento crucial da histria dessa rea do conhecimento e deixa em aberto seu futuro, oferecendo uma ampla diversidade de maneiras para falar sobre esse futuro.

Convidados

Prof. Dr. Robert Cowen


Universidade de Londres

Prof. Dr. Andreas Kazamias


Universidade de Wisconsin

Prof. Dr. Robert Cowen


Professor Emrito da Universidade de Londres (Institute of Education), Pesquisador Snior da Universidade de Oxford, e ex-Presidente da Sociedade de Educao Comparada na Europa. Um dos maiores especialistas contemporneos em educao comparada e polticas de ensino superior, um acadmico, e pesquisador de renome internacional. Foi Professor Visitante em universidades de excelncia em diversos pases incluindo a Argentina, Austrlia, Blgica, Brasil, Canad, China, Egito, Espanha, Itlia, Japo e Estados Unidos. Tem sido conferencista principal em inmeros congressos internacionais em pases da Europa, Amrica do Norte, Amrica Latina e sia. Como Consultor, liderou projetos de pesquisa para a Unesco, o British Council e o Banco Mundial. Foi tambm consultor da Capes em projetos de avaliao da ps-graduao no Brasil. Com uma considervel produo cientfica, seus trabalhos incluem Late Modernity and the Rule of Chaos: an initial note on transitologies and rims; Performativity, Post-Modernity and the University; e o livro International Handbook of Comparative Education, em co-autoria com Andreas Kazamias.

Interlocutoras Profa. Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira


Grupo de Estudos e Pesquisas em Educao Superior (GEPES)

Profa. Dra. Dbora Jeffrey


Grupo de Estudos e Pesquisas em Educao de Jovens e Adultos (GEPEJA)

14h
Apresentao comentada do livro Educao Comparada: panorama internacional e perspectivas'', organizado por Robert Cowen e Andreas Kazamias

Prof. Dr. Andreas Kazamias


Professor Emrito em polticas educacionais na Universidade de Wisconsin, USA e em educao comparada na Universidade de Atenas. Foi membro fundador e Presidente da Sociedade de Educao Comparada e Internacional (EUA) e Membro Honorrio da Sociedade de Educao Comparada da Europa. Foi membro do comit editorial dos peridicos Harvard Educational Review e Comparative Education Review. Foi agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Bristol (Reino Unido) e Ioannina (Grcia). Tem publicado um grande nmero de livros e artigos nas reas de educao comparada e histria da educao, dentre as quais Politics, Society and Secondary Education in England e Education and the Quest for Modernity in Turkey.

15h
Mesa-redonda Conversando sobre Formao de Professores

Realizao: Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Educao da Unicamp, Secretaria de Pesquisa da FE/Unicamp, Instituto de Educao da Universidade de Londres, Capes e Unesco.

Faculdade de

Educao

You might also like