You are on page 1of 24

Condicionadores de Ar Split

CONCEPT
Unidade Interna / Unidade Externa / Moldura HI09F / HE09F / HP09 HI09R / HE09R / HP09 HI12F / HE12F / HP12 HI12R / HE12R / HP12

Manual do Usurio
Obrigado por escolher a Electrolux. Neste manual voc encontra todas as informaes para o uso adequado do seu Condicionador de Ar. Leia todas as instrues antes de utilizar o aparelho e guarde-as para futuras referncias. Em caso de qualquer dvida, ligue gratuitamente para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778).

ndice
Manual do Usurio.......................................... 2 Para sua Segurana........................................ 3 Cuidados.......................................................... 3 Descrio do Aparelho................................... 4 Modos de Operao........................................ 5 Indicadores da Unidade Interna..................... 5 Como Usar o Controle Remoto...................... 6 Teclas do Controle Remoto............................ 9 Indicadores do Display do Controle Remoto .......................................................... 10 Como Usar o Aparelho.................................. 11 Operao Manual.......................................... 13 Limpeza e Manuteno................................. 13 Dicas de Funcionamento.............................. 16 Soluo de Problemas.................................. 17 Especificaes Tcnicas.............................. 18 Certificado de Garantia................................. 22

ATENO
Siga rigorosamente as recomendaes dos Manuais de Instalao e Instruo. No instale, remova, conserte ou reinstale o aparelho sozinho. Este servio deve ser realizado por profissionais especializados e qualificados. Contate a rede de Servios Autorizados credenciada da Electrolux. O custo do servio de instalao no est includo no aparelho. A instalao incorreta pode causar vazamento de gua, choque eltrico ou fogo. Falhas decorrentes de uma instalao incorreta e manuseio inadequado no so acobertadas pela garantia. O aparelho deve ser instalado em uma rea de fcil acesso. A instalao no compreende servios de preparao do local (como rede eltrica, tomadas, alvenaria), pois so de responsabilidade do Consumidor.

Cuidado com Crianas

Evite acidentes. Aps desembalar o Condicionador de Ar, mantenha o material da embalagem fora do alcance de crianas. No permita que seu Condicionador de Ar seja manuseado por crianas, mesmo estando desligado.

Dicas Ambientais

O material da embalagem reciclvel. Procure selecionar plsticos, papel e papelo e envilos s companhias de reciclagem.

Para sua Segurana


Este aparelho no se destina utilizao por pessoas (inclusive crianas) com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experincia e conhecimento, a menos que tenham recebido instrues referentes utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de uma pessoa responsvel pela sua segurana. As crianas devem ser vigiadas para assegurar que elas no estejam brincando com o aparelho. Estas informaes devem ser seguidas, caso contrrio podero ocorrer ferimentos graves. A tenso do aparelho est indicada na etiqueta de identificao. Certifique-se de que a rede de alimentao onde ser conectado o aparelho a mesma que a especificada na etiqueta. No altere o comprimento do cabo eltrico de seu Condicionador de Ar. No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico e no tente consert-lo. Conecte o cabo eltrico a uma tomada devidamente aterrada para evitar choque eltrico. Se o cabo eltrico estiver danificado, este deve ser substitudo pelo Servio Autorizado Electrolux, a fim de evitar riscos. Ligue seu Condicionador de Ar a uma tomada exclusiva; no utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim). obrigatria a instalao de um disjuntor exclusivo no circuito de alimentao para o Condicionador de Ar. Desligue o aparelho e retire o cabo eltrico da tomada se ouvir rudos, se sentir odores estranhos ou se notar fumaa vindos do aparelho. Nunca desligue o Condicionador de Ar puxando o cabo eltrico da tomada, puxe sempre pelo plugue. Nunca opere o Condicionador de Ar com as mos molhadas ou se o local onde o aparelho est instalado estiver mido. Tenha cuidado para que as partes eltricas no entrem em contato com gua.

No beba gua proveniente do Condicionador de Ar, pois esta pode estar contaminada. No deixe o cabo eltrico prximo a fontes de calor ou produtos inflamveis, como gasolina, lcool, thinner, etc. No abra o aparelho quando este estiver em funcionamento. No desmonte ou modifique as caractersticas do Condicionador.

Cuidados
Estas informaes devem ser seguidas, caso contrrio podem causar ferimentos ou danos propriedade. Tenha cuidado ao desembalar e instalar o aparelho, pois podem haver cantos afiados que causam ferimentos. Quando remover o filtro de ar no toque as partes metlicas da unidade interna para evitar ferimentos. Retire o cabo eltrico da tomada sempre que fizer limpeza para evitar choque eltrico. No utilize produtos como cera ou solventes para a limpeza do aparelho, pois podem alterar a cor ou riscar a superfcie externa. Utilize sempre um pano macio umedecido em gua. No coloque objetos pesados sobre o cabo eltrico para que no amasse. No direcione o fluxo de ar diretamente a pessoas, animais ou plantas. No obstrua as entradas e sadas de ar do Condicionador de Ar, para evitar falhas durante o funcionamento do aparelho. Mantenha o ambiente bem ventilado se o aparelho for instalado no mesmo local que um fogo (ou similares), para evitar falta de oxignio. No utilize este Condicionador de Ar para conservar aparelhos de preciso, alimentos, animais, plantas e objetos de arte, pois pode haver deteriorao e perda da qualidade. Retire o cabo eltrico da tomada quando no for utilizar o Condicionador de Ar por um longo perodo. Coloque sempre os filtros corretamente. Podem ocorrer falhas de funcionamento se o Condicionador de Ar for utilizado sem os filtros. No limpe o Condicionador de Ar com gua, pois isto pode danificar o isolamento do aparelho e causar choque eltrico. Se entrar gua dentro do aparelho, retire o cabo eltrico da tomada e entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux.
3

Descrio do Aparelho

IMPORTANTE
Este aparelho composto de 3 partes: 1 (uma) unidade interna 1 (uma) unidade externa 1 (uma) moldura plstica Verifique na etiqueta da embalagem/aparelho se os modelos indicados so referentes ao modelo adquirido e se as 3 partes esto de acordo com um dos conjuntos abaixo: HI09F / HE09F / HP09 HI09R / HE09R / HP09 HI12F / HE12F / HP12 HI12R / HE12R / HP12.

Dimenses da Moldura
(Largura x Profundidade x Altura): HP09F: 843 x 18 x 367 HP12F: 912 x 18 x 376 Medidas em milmetros. Demais informaes do produto esto no captulo Especificaes Tcnicas, na pgina 19.

1 Receptor do sinal do controle remoto 2 Display digital 3 Gabinete 4 Moldura transparente 5 Painel frontal 6 Aletas horizontais de ar 7 Aletas verticais de ar 8 Filtros de ar

9 10 11 12 13 14 15

Boto de controle manual Controle remoto Tubulao do gs refrigerante (no fornecida com o aparelho) Mangueira de drenagem (no fornecida com o aparelho) Cabo eltrico Rede eltrica de conexo das unidades (no fornecida com o aparelho) Vlvulas de servio

O desenho acima meramente ilustrativo, podendo diferir do seu Condicionador de Ar. Prevalece o modelo que voc adquiriu.
4

Modos de Operao
Os modos de operao so indicados na moldura transparente do produto. Automtico: O aparelho seleciona automaticamente entre as funes Resfriamento, Aquecimento (somente modelos HI09R/HI12R) e Ventilao para manter a temperatura ambiente prxima da temperatura desejada. A velocidade de ventilao selecionada automaticamente (no possvel o ajuste pelo controle remoto). Desumidificao: O aparelho alterna entre as funes Resfriamento e Ventilao para ajustar a temperatura. A velocidade de ventilao baixa ativada e o indicador de velocidade no controle remoto se apaga (no possvel o ajuste pelo controle remoto). Ventilao: O aparelho funciona como um ventilador sem alterar a temperatura do ar ambiente. No possvel o ajuste da temperatura pelo controle remoto). Resfriamento: O aparelho seleciona automaticamente entre as funes Resfriamento e Ventilao para manter a temperatura ambiente prxima da temperatura desejada. O modo Aquecimento no acionado. Aquecimento: (somente nos modelos HI09R/HI12R) O aparelho seleciona automaticamente entre as funes Aquecimento e Ventilao para manter a temperatura ambiente prxima da temperatura desejada. O modo Resfriamento no acionado.

Indicadores Unidade Interna

1 Defrost

Acende quando o condicionador de ar inicia o processo de degelo automaticamente e no incio da operao no modo Aquecimento (somente nos modelos HI09R / HI12R). Acende quando o timer estiver ligado. Exibe a temperatura programada e cdigos de erro quando o condicionador de ar est em funcionamento. O display exibe quando a funo Self Clean programada. Acende quando a funo Siga-me programada. Acende quando a funo Turbo programada para o modo Resfriamento ou Aquecimento. Acende quando a funo Economia de Energia programada

2 Timer

3 Temperatura

4 Siga-Me 5 Turbo 6 Eco

Como Usar o Controle Remoto


Como utilizar o Controle Remoto
P a r a p r o g r a m a r o Condicionador de Ar, aponte o controle remoto para o receptor de sinal da unidade interna. O 8m controle remoto opera o Condicionador de Ar at uma distncia de 8 m quando apontado para o receptor de sinal. Quando as baterias estiverem fracas, a distncia poder ser menor. Quando voc seleciona o horrio programado, o controle remoto transmite automaticamente um sinal unidade interna no horrio programado. Se voc deixar o controle remoto em uma posio que atrapalhe a transmisso do sinal, pode ocorrer um atraso de at 15 minutos no envio do sinal.

Observaes: 1 Quando for necessria a substituio, no utilize pilhas velhas ou diferentes das especificadas. Isso poder prejudicar o funcionamento do controle remoto. 2 Se voc no for utilizar o aparelho por algumas semanas, retire as pilhas, pois o vazamento do cido das pilhas pode danificar o controle remoto. 3 A vida til de uma pilha, em condies normais de uso, de aproximadamente 6 meses. 4 Substitua as pilhas quando no houver sinal sonoro (bip) na unidade interna durante o uso do controle remoto ou se o indicador de transmisso estiver falhando.

Cuidados

Certifique-se de que no h obstculos (como cortinas e portas) entre o controle remoto e o receptor da unidade interna, pois, se houver, no ser possvel programar o Condicionador de Ar. No derrube o controle remoto, pois poder danificar o equipamento. Mantenha o controle remoto distante de lquidos. Proteja o controle remoto contra altas temperaturas e exposio ao sol. Se o receptor do sinal infravermelho na unidade interna exposto diretamente luz do sol, o Condicionador de Ar poder no funcionar corretamente. Utilize cortinas nas janelas para proteger o receptor. Se outros eletrodomsticos estiverem causando interferncia no funcionamento do controle remoto, troque-os de lugar.

Instalao/substituio das pilhas

Este controle remoto utiliza duas pilhas alcalinas pequenas (tamanho AAA) no inclusas. Para colocar ou substituir as pilhas, remova a tampa das pilhas e posicione as pilhas de acordo com as direes (+ e -) indicadas no controle remoto. Recoloque a tampa das pilhas no controle remoto. Depois de substituir as pilhas, ajuste o relgio do controle remoto.
6

Ajustando o Relgio

Antes de ligar o Condicionador de Ar, faa o ajuste do relgio do controle remoto de acordo com os procedimentos abaixo. O display do controle remoto exibe a hora do dia independentemente de o aparelho estar em funcionamento ou no. Ajuste do relgio: Assim que as pilhas so colocadas no controle remoto, o display do controle remoto exibe 0:00 e comea a piscar. 1 Pressione a tecla ou para ajustar o horrio. Cada vez que a tecla pressionada, o horrio aumenta ou diminui de um em um minuto. Mantendo a tecla pressionada a hora aumenta ou diminui de 10 em 10 minutos. 2 Depois de ajustar a hora certa, pressione a ou solte a tecla ou e aguarde 3 tecla segundos. O display pra de piscar e o relgio comea a funcionar. 3 Reajustando o relgio. por 3 segundos. Os Pressione a tecla dgitos no display do controle remoto comeam a piscar. Faa o novo ajuste seguindos os passos 1 e 2 acima.

ATENO
Eletricidade esttica ou outros fatores (em caso de alta tenso) podem fazer com que o controle remoto seja reiniciado. Neste caso, reajuste o relgio antes de ligar o aparelho.

Para ligar:
Certifique-se de que o aparelho est conectado rede de energia eltrica. O indicador de funcionamento no display do painel da unidade interna comea a piscar. 1 Pressione a tecla de operao. para selecionar o modo

ou para selecionar 2 Pressione a tecla a temperatura desejada (exceto no modo ventilao). 3 Pressione a tecla para selecionar a velocidade da ventilao (exceto nos modos Automtico e Desumidificao). 4 Quando o controle remoto estiver desligado, para ligar o Condicionador pressione a tecla de Ar.

Nota: o relgio deve ser ajustado antes da programao do horrio para ligar ou desligar o aparelho. * A preciso do relgio est dentro de 15 segundos por dia.

Exemplos de Programao do Timer


IMPORTANTE
O horrio ser registrado dentro de um perodo de 0,5 segundo (depois que a tecla ou pressionada). Por isso, voc deve continuar pressionando a tecla at que o horrio desejado tenha estabilizado. Caso contrrio, voc ter que repetir os passos.

Ligar Desligar (Desligado Ligado Desligado) Exemplo: Para ligar o Condicionador de Ar s 6:00 horas da manh seguinte e deslig-lo s 8:00 horas. 1 Pressione a tecla at que o indicador do timer (ligar) acenda e comece a piscar. 2 Use a tecla ou para selecionar 6:00 no display do controle remoto. 3 Pressione a tecla novamente para acender (desligar). o indicador do timer

Uso combinado do timer (para ligar e desligar o aparelho automaticamente): Desligar Ligar (Ligado Desligado Ligado) Exemplo: Voc quer que o Condicionador de Ar desligue s 23:00 e ligue novamente s 6:00 horas da manh seguinte. 1 Pressione a tecla at que o indicador (desligar) acenda e o horrio do timer programado comece a piscar. 2 Use a tecla ou para selecionar 23:00 no display do controle remoto. 3 Pressione a tecla novamente para acender o indicador do timer (ligar). 4 Use a tecla ou para selecionar 6:00 no display do controle remoto. 5 Aguarde 3 segundos. O horrio programado para de piscar e a funo acionada. O display volta a exibir a hora do dia.

4 Use a tecla ou para selecionar 8:00 no display do controle remoto. 5 Aguarde 3 segundos. O horrio programado pra de piscar e a funo acionada. O display volta a exibir a hora do dia.

ATENO
Quando voc programa o timer, o controle remoto transmite automaticamente o sinal para a unidade interna no horrio programado. Por isso, mantenha o controle remoto em um local onde ele possa transmitir o sinal adequadamente. O t e m p o m x i m o q u e p o d e s e r programado atravs do controle remoto 24 horas. Se voc deixar o controle remoto em uma posio que atrapalhe a transmisso do sinal, pode ocorrer um atraso de at 15 minutos no envio do sinal.

Teclas do Controle Remoto

Indicadores do Display do Controle Remoto


Display Eco Acende quando a funo Economia de Energia programada. Display Relgio Exibe o horrio programado para ligar/desligar o aparelho (de 0:00 a 23:50 horas) ou a hora do dia.

Display Timer Exibe quando programado um horrio para ligar o aparelho ou quando programado um horrio para desligar o aparelho. Quando so programados os dois horrios (ligar e desligar automaticamente), o display exibe Display Modos de Operao Exibe o modo de operao na seguinte sequncia: Automtico, Desumidificao, Ventilao, Resfriamento e Aquecimento (somente nos modelos reverso).

Display de Temperatura Exibe a temperatura ambiente. Quando qualquer tecla pressionada, exibe a temperatura programada e o smbolo por 2 segundos. Indicador de Umidade Exibe o valor percentual da umidade relativa no ambiente. Indicador de Transmisso Este indicador acende quando o controle remoto transmite os sinais para a unidade interna. Display Liga/Desliga Acende quando a tecla liga/desliga pressionada. Display de Velocidade do Ventilador: Exibe a velocidade do ventilador selecionada: ). Automtica, Baixa ( ), Mdia ( ) ou Alta ( Exibe quando estiver nos modos Automtico ou Desumidificao. Display Siga-Me Acende quando a funo Siga-Me programada.

10

Como Usar o Aparelho


Funes Especiais
Siga-me O controle remoto funciona como um termostato remoto, permitindo um controle de temperatura preciso da sua localizao. Para acionar a funo Siga-me, aponte o controle remoto para a unidade interna e pressione a tecla Siga-me. O controle remoto envia este sinal para o condicionador de ar a cada intervalo de 3 minutos, at que a tecla Siga-me seja pressionada novamente. Se a unidade interna no receber o sinal durante um intervalo de 7 minutos, o aparelho emitir um sinal sonoro indicando que o modo Siga-me foi finalizado. Modo Economia de Energia Quando voc pressiona a tecla no controle remoto durante os modos resfriamento, aquecimento (somente nos modelos reverso) ou automtico, o Condicionador de Ar ir aumentar (resfriamento) ou diminuir (aquecimento)

automaticamente 1C por hora durante as 2 primeiras horas e se mantm estvel nas prximas 5 horas. Depois disso, o aparelho desliga. Esta funo pode manter a temperatura mais agradvel e ajuda a economizar energia.

Temperaturas de Operao
Modo Temperatura Temperatura ambiente Temperatura externa Resfriamento 17C 17C a 43C Aquecimento 30C -7C a 24C Desumidificao <10C 11C a 43C

ATENO
1 Se voc utilizar o Condicionador de Ar fora das condies acima, alguns dispositivos de segurana podem ser acionados e e causar o mau funcionamento do aparelho. 2 Se o aparelho estiver funcionando em um local com umidade relativa do ar superior a 80%, as superfcies podem apresentar condensao (suor). Posicione as aletas do fluxo vertical no ngulo mximo (verticalmente ao piso) e selecione a velocidade mxima. 3 O melhor rendimento do aparelho ser obtido dentro destas temperaturas de operao

11

Para ajustar a direo do fluxo vertical (para cima/para baixo):


Pressione a tecla SWING ( ) no controle remoto para mover a aleta para a direo desejada. O ngulo de reajuste da aleta horizontal de 6o cada vez que a tecla pressionada. Observe a figura ao lado.

ATENO
No movimente as aletas horizontais manualmente, para no danificar o produto.

ATENO
No deixe o Condicionador de Ar funcionando por muito tempo com a direo do fluxo de ar ajustada para baixo nos modos Resfriamento e Desumidificao, para evitar formao de gotas de gua na superfcie das aletas horizontais, que podero escorrer no piso ou nos mveis. Se as aletas no estiverem funcionando corretamente, desligue e religue o produto. O ngulo de abertura das aletas horizontais no deve ser muito pequeno, pois o desempenho da refrigerao ou do aquecimento pode ser prejudicado devido rea limitada para a sada do fluxo do ar. No opere o Condicionador de Ar com as aletas horizontais fechadas. Quando o Condicionador de Ar conectado energia eltrica, as aletas horizontais podem gerar rudos por 10 segundos, o que normal.

Para ajustar a direo do fluxo horizontal (esquerda/direita):

Quando o Condicionador de Ar estiver em funcionamento, mantenha as aletas horizontais paradas em uma posio especfica e desloque lateralmente a alavanca na base da aleta. Tenha cuidado para no prender os dedos no ventilador e nas aletas horizontais e para no danificar as aletas verticais.

12

Operao Manual
A operao manual pode ser utilizada temporariamente caso voc no encontre o controle remoto ou se as pilhas do controle estiverem fracas. 1 Levante o painel frontal e use o apoio lateral para manter o painel aberto. 2 Pressione o boto (AUTO/COOL) uma vez para ligar o aparelho no modo automtico. Pressione novamente para ativar o modo resfriamento e mais uma vez para o modo automtico (a temperatura programada de 24C). 3 Solte o apoio e feche o painel, deixando-o na sua posio original.

Limpeza e Manuteno
ATENO
preciso desligar o Condicionador de Ar e desligar o fornecimento de energia eltrica antes de efetuar a limpeza.

Limpando a Unidade Interna e o Controle Remoto

Use um pano seco para limpar a unidade interna, a moldura transparente e o controle remoto. Se a unidade interna estiver muito suja, utilize um pano umedecido com gua para limp-la. No utilize escovas, lixas ou polidores. No utilize benzina, thinner, gasolina, querosene, solventes ou produtos abrasivos para efetuar a limpeza.

Limpando a Moldura Transparente

1 Para retirar a moldura transparente, primeiro puxe a parte superior para a frente para desencaix-la das travas. Depois puxe a moldura para frente para retir-la.
1

Retirada da moldura transparente

2 Utilize um pano umedecido com gua para limpar a moldura e um pano seco e macio para sec-la. No utilize alvejante ou produtos abrasivos para a limpeza. 3 Para instalar a moldura aps a limpeza, encaixe-a na unidade interna e fixe primeiro a parte inferior da moldura. Em seguida, empurre a parte superior da moldura at que as quatro travas estejam fixadas unidade interna (veja ilustrao a seguir).

13

3 Retire os filtros de ar da unidade interna. Retire o filtro de carvo ativado (branco/preto) e o Ultra Filter (verde/branco) dos seus suportes.

Instalao da moldura transparente

Limpando os Filtros de Ar
O sistema de filtragem composto por trs filtros: Ultra Filter: retm at 99% das bactrias. Filtros de ar: filtra o ar retirando a poeira e outras partculas slidas. Filtro de carvo ativado: elimina os odores do ar que passa por ele. Quando os filtros de ar ficam sujos, reduzem o desempenho do produto, por isso, limpe-os uma vez por ms ou com mais freqncia se necessrio. Limpe-os uma vez por ms ou mais para manter o desempenho do produto. 1 Levante o painel frontal e use o apoio lateral para manter o painel aberto.
Ultra Filter

4 Limpe os filtros de ar com um aspirador de p ou lave-os em gua corrente e deixe-os secar ao ar livre. Deixe o filtro de carvo ativado exposto ao sol por 6 a 8 horas.

ATENO
Os filtros de carvo ativado e Ultra Filter no podem ser lavados com gua; limpe-os utilizando um aspirador de p ou substitua-os. Limpe os filtros de carvo ativado e Ultra Filter, pelo menos, uma vez por ms e troque-os por novos a cada 4 ou 5 meses. 5 Instale o filtro de carvo ativado e o Ultra Filter nos seus suportes.

2 Segure no puxador do filtro de ar e levante-o um pouco para desencaix-lo do suporte do filtro.

14

6 Instale os filtros de ar na unidade interna. Coloque a parte superior do filtro de ar no seu local, cuidando para que os lados direito e esquerdo fiquem perfeitamente alinhados. 7 Feche o painel frontal depois de colocar os filtros.

Verificaes a serem feitas antes de reutilizar o Condicionador de Ar

Cuidados

No toque nas partes de metal da unidade interna quando estiver removendo o filtro, pois podem causar ferimentos. No utilize gua para limpar dentro do Condicionador de Ar. Exposio gua pode comprometer a isolao, resultando em choque eltrico. Nunca ligue o Condicionador de Ar sem os filtros de ar.

Verifique se a rede eltrica no est danificada ou desconectada. Verifique se o filtro de ar est limpo e instalado. Verifique se as entradas e sadas de ar no esto obstrudas. Isto pode ocorrer depois que o Condicionador de Ar no foi utilizado por um longo perodo de tempo.

IMPORTANTE
A unidade externa precisa de manuteno e limpeza peridicas. Para isso, chame o Servio Autorizado Electrolux; no tente fazer a manuteno sozinho. Este servio no coberto pela Garantia do aparelho.

Para Obter o Melhor Desempenho

Para completar os ajustes, observe o seguinte: Ajuste a direo do fluxo de ar corretamente de modo que no fique diretamente nas pessoas. Ajuste a temperatura para conseguir o conforto trmico. No ajuste o aparelho para nveis excessivos de temperatura. Feche portas e janelas quando estiver usando os modos resfriamento ou aquecimento. Utilize a tecla no controle remoto para selecionar o tempo desejado para incio e trmino do funcionamento. No coloque qualquer objeto prximo das entradas e sadas de ar. Limpe os filtros periodicamente. No opere o Condicionador de Ar com as aletas horizontais fechadas.

Condicionador de Ar Desligado por um Longo Perodo

Se voc precisar deixar o Condicionador de Ar desligado por um longo perodo de tempo, proceda conforme segue: 1 Faa o ventilador funcionar (sem refrigerar) por 3-4 horas para secar o interior da unidade. 2 Desligue o Condicionador de Ar e retire o cabo eltrico da tomada. Retire as pilhas do controle remoto.

15

Dicas de Funcionamento
Durante o funcionamento normal do aparelho, podem ocorrer as seguintes situaes:

uma maior sada de ar e selecione a velocidade alta de ventilao.

6 Sem ventilao de ar frio (somente nos modelos HI09R / HI12R)


O Condicionador de Ar foi projetado para no ventilar ar frio no modo aquecimento, quando o trocador de calor interno estiver em uma das trs situaes a seguir e a temperatura programada ainda no foi alcanada: - Quando o aquecimento est comeando; - Durante o degelo; - Baixa temperatura de aquecimento. Os ventiladores interno e externo param de funcionar durante o degelo.

1 Proteo do Condicionador de Ar
Proteo do compressor: O compressor no liga por 3 minutos depois que parou de funcionar. Degelo (somente nos modelos HI019R / HI12R) Pode formar gelo na unidade externa durante o ciclo de aquecimento quando a temperatura externa baixa e a umidade alta, resultando em uma menor capacidade de aquecimento do Condicionador de Ar. Durante esta condio, o Condicionador de Ar pra a operao de aquecimento e comea o degelo automaticamente (acende o cone ). O tempo de degelo pode variar de 4 a 10 minutos, dependendo da temperatura externa e da quantidade de gelo formada na unidade externa.

7 O Condicionador de Ar muda do modo Resfriamento ou Aquecimento para o modo Ventilao

2 Nvoa branca saindo da unidade interna


Esta nvoa pode ser formada devido grande diferena de temperatura entre a entrada e a sada de ar no modo Resfriamento ou em um ambiente que tenha a umidade relativa alta. Tambm pode ser formada devido umidade gerada no processo de degelo, quando o Condicionador de Ar reinicia no modo Aquecimento depois do degelo.

Quando a temperatura interna atinge a temperatura programada no Condicionador de Ar, o compressor pra automaticamente e a funo muda para o modo Ventilao. O compressor ir ligar novamente quando a temperatura interna aumentar (no modo Resfriamento ou diminuir (no modo Aquecimento) do ponto programado.

8 Modo Aquecimento (somente nos modelos HI09R / HI12R)

3 Rudos normais de operao

Voc pode ouvir um clic causado pelo ventilador ou pelo compressor quando estes esto ligando ou desligando. A contrao e dilatao dos componentes plsticos pode gerar pequenos estalos, devido variao de temperatura. normal ouvir um rudo de gua. Este rudo causado pela expanso do gs refrigerante no sistema.

Durante o aquecimento, o Condicionador de Ar retira o calor da unidade externa e libera-o atravs da unidade interna. Quando a temperatura externa abaixa, consequentemente o calor retirado do Condicionador diminui. Ao mesmo tempo, a carga de calor do Condicionador de Ar aumenta devido grande diferena entre as temperaturas interna e externa. Se o aparelho no conseguir atingir uma temperatura confortvel, sugerimos que voc utilize uma fonte complementar de aquecimento.

9 Funo reincio automtico

4 Poeira saindo da unidade interna

Quando ocorre queda de energia durante o funcionamento, o aparelho para completamente e, quando a energia retorna, o aparelho religa automaticamente com todas as programaes feitas anteriormente preservadas na memria.

Isto pode ocorrer quando o Condicionador de Ar no vem sendo utilizado por um longo perodo. Neste caso, limpe o aparelho antes de utiliz-lo.

10 Interferncia

Relmpagos podem causar o mau funcionamento do Condicionador de Ar. Se isto ocorrer, desligue o aparelho e o disjuntor e reconecte-os novamente, (Liga/Desliga) no controle Pressione a tecla remoto para reiniciar o funcionamento

5 Pingando gua

Pode ocorrer pingamento de gua na superfcie da unidade interna quando estiver resfriando em locais com umidade relativa do ar alta (maior que 80%). Ajuste as aletas horizontais de forma que permitam
16

Soluo de Problemas
Assistncia ao Consumidor
Caso o seu condicionador de ar apresente algum problema de funcionamento, verifique as provveis causas e correes. Caso as correes sugeridas no sejam suficientes, chame o Servio Autorizado Electrolux, que estar a sua disposio.

Problema
O aparelho no funciona (no liga)

Provveis Causas
Falta de energia eltrica ou disjuntor desligado. Disjuntor desarmado.

Correes
Aguarde o retorno da energia ou ligue o disjuntor. R e a r m e o d i s j u n t o r. Ve j a a s especificaes do disjuntor adequado ao modelo do seu aparelho no Manual de Instalao. Troque as pilhas do controle remoto. Aguarde ou cancele a programao. Programe a temperatura corretamente. Limpe o filtro de ar. Feche as portas e janelas. Libere as entradas ou sadas de ar e reinicie o aparelho. Aguarde

As pilhas do controle remoto esto fracas. O tempo programado est incorreto. Aparelho no refrigera o ambiente satisfatoriamente A temperatura programada no apropriada. O filtro de ar est bloqueado. As portas ou janelas do ambiente esto abertas. As entradas ou sadas de ar da unidade interna ou externa esto obstrudas. A proteo do compressor de 3 minutos foi ativada

Problemas Relacionados ao Controle Remoto


O controle remoto s funciona a uma distncia mxima de 8 m da unidade interna. Verifique se as pilhas esto OK. Se necessrio, substitua-as. Verifique se as pilhas foram colocadas corretamente (terminais + e -)

Desligue o Condicionador de Ar imediatamente se ocorrer uma das seguintes falhas. Retire o cabo eltrico da tomada e entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux.
Um ou mais LEDs piscam continuamente (5 vezes por segundo) e permanecem piscando quando o cabo eltrico desconectado e conectado novamente na tomada. O fusvel queima ou o disjuntor desarma freqentemente. Objetos estranhos ou gua penetraram na unidade interna do Condicionador de Ar. Se um dos cdigos de erro a seguir est aparecendo no display da unida interna: E1, E4, E5, E6, E7, E8, E9 ou EA. O controle remoto no funciona ou funciona de forma anormal. Outras situaes anormais.

17

Especificaes Tcnicas
Modelo Unidade Interna Modelo Unidade Externa
Capacidade (BTU/h) Ciclo Tenso unidade interna (V) Tenso unidade externa (V) Faixa de tenso (V) Freqncia (Hz) Altura unidade interna s/ moldura (mm) Largura unidade interna s/ moldura (mm) Profundidade unid. interna s/ moldura (mm) Altura unidade interna c/ moldura (mm) Largura unidade interna c/ moldura (mm) Profundidade unid. interna c/ moldura (mm) Peso lquido unidade interna (kg) Altura unidade externa (mm) Largura unidade externa (mm) Profundidade unid. externa (mm) Peso lquido unid. externa (kg)

HI09F HE09F
9.000 Frio (ciclo de
refrigerao)

HI09R HE09R
9.000 Reverso
(ciclo reverso)

HI12F HE12F
12.000 Frio (ciclo de
refrigerao)

HI12R HE12R
12.000 Reverso
(ciclo reverso)

220 220 201 a 231 60 275 750 205 367 843 205 9,1 540 780 250 27,0

220 220 201 a 231 60 275 750 205 367 843 205 9,3 540 780 250 28,0

220 220 201 a 231 60 288 818 212 376 912 212 9,65 540 780 250 29,2

220 220 201 a 231 60 288 818 212 376 912 212 9,85 540 780 250 30,0

Para informaes tcnicas detalhadas (potncia, corrente, etc), veja etiqueta de identificao fixada nas laterais das unidades interna e externa. Nossos aparelhos esto em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo de nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica).

IMPORTANTE
Cada unidade interna dever conter uma moldura especfica: HP09 ou HP12.

ATENO
No tente consertar o aparelho sozinho. Sempre consulte o Servio Autorizado Electrolux ou ligue para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778).

18

19

Anotaes

20

21

Certificado de Garantia
A fabricante Electrolux do Brasil S.A. concede garantia contra qualquer vcio de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1. O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da competente nota fiscal de venda ao consumidor correspondente ao aparelho a ser garantido, com identificao, obrigatoriamente, de modelo e caractersticas de aparelho. 2. O prazo de vigncia da garantia de 36 (trinta e seis) meses - 3 (trs) meses de garantia legal e 33 (trinta e trs) meses de garantia contratual, contados a partir da data de emisso da nota fiscal preenchida, conforme disposio do item 1 deste certificado, quando a instalao do produto for realizada por Servio Autorizado Electrolux. 2.1 O prazo de vigncia da garantia de 12 (doze) meses - 3 (trs) meses de garantia legal e 9 (nove) meses de garantia contratual, contados a partir da data de emisso da nota fiscal preenchida, conforme disposio do item 1 deste certificado, quando a instalao do produto NO for realizada por Servio Autorizado Electrolux. 3. A fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para aparelhos desacompanhados de nota fiscal de venda ao consumidor, ou aparelhos cuja nota fiscal esteja preenchida incorretamente (observar orientao do item 1 deste certificado). 4. Exclui-se da garantia mencionada no item 2 acima casos de corroso provocada por riscos, deformaes ou similares decorrentes da utilizao do aparelho, bem como eventos conseqentes da aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que provoquem eventos danosos qualidade do material componente. CONDIES DESTA GARANTIA: 5. Qualquer defeito que for constatado neste aparelho deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, cujo contato e endereo pode ser encontrado na relao que acompanha o aparelho, no site da fabricante (www.electrolux.com.br) ou informado pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 6. Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentarem vcios constatados como sendo de fabricao, alm da mo-de-obra utilizada no respectivo reparo. 7. Peas e componentes sujeitos a desgaste natural (filtros de ar, pintura, peas plsticas aparentes, etc.) so garantidos contra vcios de fabricao apenas pelo prazo legal de 90 (noventa) dias, contados a partir da emisso da nota fiscal de compra do aparelho. A GARANTIA PERDER A VALIDADE QUANDO: 8. Houver alterao e/ou remoo do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do aparelho. 9. O aparelho for instalado ou utilizado em desacordo com as recomendaes dos Manuais de Instalao e Instrues. 10. O aparelho for ligado em tenso diferente a qual foi destinado.
22

11. O aparelho tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela Fabricante Electrolux da Amaznia Ltda. 12. O defeito for causado por acidente e/ou m utilizao do aparelho pelo Consumidor. A GARANTIA CONTRATUAL (33 MESES) PERDER A VALIDADE QUANDO: 13. O equipamento for submetido manuteno, durante o perodo de garantia total (legal mais contratual) por pessoas ou entidades no credenciadas pela fabricante Electrolux da Amaznia Ltda. A GARANTIA CONCEDIDA NO COBRE: 14. Despesas com instalao do aparelho peas, acessrios e mo-de-obra. 15. Aparelhos ou peas danificadas por acidente de transporte ou manuseio, riscos, amassamentos ou atos e efeitos da natureza. 16. No funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica. 17. Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o aparelho (ex. rede eltrica, conexes eltricas, tomadas, alvenaria, aterramento, etc.). 18. Chamadas relacionadas unicamente orientao de uso constantes no Manual de Instrues/Instalao ou no prprio aparelho sero passveis de cobranas. 19. Troca de peas e componentes sujeitos a desgaste natural ou danos provocados por m utilizao, tais como filtros de ar, carga de gs refrigerante, pintura, leo, componentes no fornecidos com os aparelhos, mas necessrios para interligao das unidades e que se aplicam a prpria montagem do sistema. 20. Entupimento do dreno devido a instalao em no conformidade com o manual do aparelho ou contaminao por sujeira. OUTRAS DISPOSIES: 21. As despesas de deslocamento do Servio Autorizado, para atendimento de aparelhos instalados fora do municpio de sua sede, obedecero aos seguintes critrios: a) Para situaes existentes nos primeiros 90 (noventa) dias seguintes data de emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas pela fabricante. b) Para situaes existentes aps o 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. c) As despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas que no pertenam ao aparelho so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. d) Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para aparelhos vendidos e utilizados no territrio brasileiro, sendo que qualquer dvida sobre as disposies do mesmo deve ser esclarecida pelo manual de instrues, pelo site da fabricante ou pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. e) Para sua comodidade, preserve o Manual de Instrues, Manual de Instalao, Certificado de Garantia e a Nota Fiscal do Aparelho. Quando necessrio, consulte a nossa Rede de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.
23

Electrolux do Brasil S.A. - R. Ministro Gabriel Passos, 360 -Fone: 41 3371-7000 CEP 81520-900 - Curitiba - PR - Brasil. http://www.electrolux.com.br
69500223 Mai/12 Rev.01

You might also like