You are on page 1of 21

I-

PROVA DE ASSESSOR - REA DO DIREITO (Concurso Edital 211/2001)

II- Prova de Conhecimentos Especficos


1. Marque a afirmativa correta. (A) Aos autores de crime impossvel, cabvel a imposio de medida de segurana, desde que comprovada a periculosidade de seus agentes. (B) A ofensa por telefone dirigida a funcionrio pblico no exerccio de sua funo caracteriza o crime de desacato. (C) Os crimes omissivos prprios admitem a tentativa. (D) Mesmo que tenha decorrido o perodo de sua durao, a lei temporria aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. (E) A pena cumprida no estrangeiro no atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime. 2. Funcionrio pblico, lotado na Delegacia de Furtos de Salinas, no exerccio de suas funes, pediu, para si, a quantia de R$ 500,00 para no instaurar inqurito policial contra autor de crime de furto, com o que no concordou o acusado. O funcionrio pblico cometeu o crime de (A) concusso consumada. (B) corrupo passiva consumada. (C) corrupo ativa na forma tentada. (D) corrupo passiva na forma tentada. (E) prevaricao consumada. 3. Assinale a afirmativa correta. (A) A difamao e a calnia no admitem exceo da verdade. (B) A injria admite a retratao. (C) A difamao consiste na imputao falsa de fato definido como crime. (D) Os crimes contra a honra somente se procedem mediante representao do ofendido. (E) No constitui injria a ofensa irrogada em juzo, na discusso da causa, pelo autor da ao. 4. Assinale a afirmativa correta. (A) No crime continuado, a prescrio regula-se pela pena imposta na sentena, no se
Pg. 1

computando o acrscimo decorrente da continuao. (B) A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, comea a correr, nos crimes permanentes, a partir da data da realizao do comportamento. (C) A prescrio pela pena em perspectiva encontra guarida na legislao vigente. (D) A reincidncia no exerce qualquer influncia sobre o prazo de prescrio em curso. (E) O prazo prescricional da pretenso executria determinado pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime. 5. Assinale a afirmativa correta. (A) A anistia opera seus efeitos ex nunc. (B) O aborto provocado sem o consentimento da gestante considerado crime hediondo. (C) O erro de tipo pode decorrer de equivocada percepo dos fatos, como de falsa compreenso do direito, e exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo. (D) No erro in persona, h erro de representao e, neste caso, consideram-se as condies ou qualidades da vtima, para fins de aplicao da pena. (E) A graa um benefcio coletivo, concedido espontaneamente pelo Poder Pblico. 6. Andr e Marcos, pretendendo matar Carlos, colocam-se em local estratgico, sem um saber da inteno do outro. Andr e Marcos atiram com suas armas de fogo ante a aproximao de Carlos, que veio a falecer em virtude dos disparos que lhe atingiram regio vital. No foi possvel provar de que arma foram disparados os tiros que ocasionaram a morte de Carlos. Os agentes devero responder por (A) homicdio consumado. (B) homicdio na forma tentada. (C) homicdio culposo. (D) leso corporal seguida de morte. (E) homicdio consumado em co-autoria. 7. Armando, desejando matar Ado, dispara contra o mesmo um nico tiro de revlver de que dispunha. Erra o alvo, mas atinge Pedro, um desconhecido que passava pelas proximidades, ferindo-o, levemente, no brao esquerdo. Armando dever responder pelo crime de (A) homicdio na forma tentada. (B) homicdio tentado e leso corporal leve em concurso formal. (C) homicdio tentado e leso corporal leve em concurso material. (D) leso corporal leve.

Pg. 2

(E) leso corporal culposa. 8. A prtica de uma conduta previamente definida como tpica penalmente gera, para o Estado, o direito de punir, ou seja, o direito de aplicar uma sano prevista na norma penal. Tal pretenso punitiva, na ao penal pblica incondicionada, exercida pelo Ministrio Pblico. Esta situao retrata o princpio (A) da legalidade. (B) do devido processo legal. (C) da oficialidade. (D) da oportunidade. (E) da iniciativa da parte acusatria. 9. Questo anulada (Edital 227/2002).

10. noite, um indivduo, ao entrar em sua residncia portando cinco quilos de cocana em uma mochila, surpreendido por policiais, que o esperavam por terem sido informados da chegada da droga; entretanto, o traficante agilmente consegue refugiar-se em sua casa que, segundo a Constituio Federal, asilo inviolvel do indivduo. Ante o expendido, considere as afirmativas abaixo. I - Trata-se de situao caracterizada pela doutrina como hiptese de flagrante esperado. II - Trata-se de situao preparado. caracterizada pela doutrina como hiptese de flagrante

III - Os policiais, devero pleitear a priso preventiva do traficante para, de posse do competente mandado judicial, estarem legitimados a invadir a casa e efetuar a priso em flagrante. IV - Os policiais, estando legitimados pelo competente mandado de priso, devero esperar o dia clarear para invadir a casa e efetuar a priso em flagrante. V - Os policiais podero invadir a casa do traficante e prend-lo, porquanto caracterizada situao de flagrante. Quais delas so verdadeiras? (A) Apenas I e III. (B) Apenas I e IV. (C) Apenas II e III. (D) Apenas II e IV. (E) Apenas I e V.
Pg. 3

11. Considere as afirmativas abaixo. I A competncia ser determinada pela continncia quando a prova de uma infrao influir na prova de outra infrao. II No concurso de jurisdies de mesma categoria, quando as infraes forem da mesma gravidade, a competncia ser determinada pela preveno. III Cometido o crime durante o exerccio funcional, no prevalece a competncia especial por prerrogativa de funo aps a cessao daquele exerccio. IV Reconhecida inicialmente ao jri a competncia por conexo ou continncia, se o Tribunal do Jri vier a desclassificar a infrao, de maneira que exclua a competncia do Jri, o Juiz de Direito Presidente do Tribunal Popular dever remeter o processo ao juzo competente. V A conexo e a continncia importaro na unidade de processo e julgamento, salvo no concurso entre a jurisdio federal e a estadual. Quais delas esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II e III. (C) Apenas II e V. (D) Apenas III e V. (E) Apenas I , III e IV.

12. No processo comum, estando o ru preso, o prazo para oferecimento de defesa prvia de (A) um dia. (B) quarenta e oito horas. (C) trs dias. (D) setenta e duas horas. (E) cinco dias. 13. O Ministrio Pblico, inconformado com a absolvio de ru processado pela prtica de roubo, interpe recurso de apelao por termo nos autos; o Juiz sentenciante, apesar de receber a inconformidade, deixa de process-la, no abrindo vista para as razes. Qual a medida processual adequada para obter-se o regular andamento do apelo? (A) mandado de segurana (B) recurso em sentido estrito (C) reclamao perante o 2 grau
Pg. 4

(D) carta testemunhvel (E) embargos declaratrios 14. No que se refere ao juizado especial criminal, assinale a alternativa que faz uma afirmao INCORRETA. (A) A falta do interrogatrio do ru, logo aps o recebimento da denncia, hiptese de nulidade insanvel. (B) A composio dos danos civis obrigatoriamente dever ser reduzida a escrito. (C) O no-oferecimento da representao na audincia preliminar no implica decadncia desse direito. (D) A proposta de aplicao imediata de pena restritiva de direitos faculdade limitada do Ministrio Pblico, devendo ser devidamente fundamentada a negativa de apresentao de tal proposta. (E) O recurso de apelao somente poder ser interposto por petio. 15. Considere as seguintes afirmativas a respeito da posse. I So exemplos de posse indireta as do nu-proprietrio no usufruto e a do senhorio na locao, sendo que, diante de esbulho possessrio praticado por terceiros, tanto os possuidores indiretos quanto os possuidores diretos podem valer-se dos interditos possessrios reintegrao da posse. II Nos condomnios em edificaes, os proprietrios de unidades imobilirias exercem, sobre as dependncias de uso comum, a composse do tipo pro indiviso e permanente. III Se Joo, inquilino de Jos, adquire a propriedade do imvel locado a este, permanecendo a residir no respectivo imvel, est adquirindo a posse pelo modo derivado do constituto possessrio. IV Se Pedro invade, s ocultas, a propriedade imobiliria de Afonso, ainda que cessada a clandestinidade, o invasor (Pedro) no poder adquirir a posse, porquanto ausentes os requisitos do justo ttulo e da boa-f. V Jorge, motorista empregado de uma empresa de transporte coletivo, no exerce posse em relao ao nibus dessa empresa, encontrando-se na posio de servidor ou fmulo da posse. Quais esto corretas? (A) Apenas I, II e V. (B) Apenas I, III e V. (C) Apenas II e III. (D) Apenas I, II, IV e V.
Pg. 5

(E) Apenas II, III e IV. 16. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) O princpio do poluidor-pagador foi acolhido no direito ptrio, estando estabelecida, em lei, a imposio, ao poluidor, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados. (B) A omisso do exerccio do poder de polcia ambiental pela autoridade administrativa pode configurar tanto infrao administrativa quanto ato de improbidade administrativa. (C) Em matria de direito ambiental, aplica-se o princpio da responsabilidade objetiva, fundada no risco da atividade. (D) O evento danoso, para que se imponha o dever de reparao do dano ambiental, deve decorrer de uma atividade que diretamente cause a degradao do meio ambiente. (E) A responsabilidade do poluidor prescinde da licitude da atividade desenvolvida, e o dano preexistente no constitui motivo de exonerao da responsabilidade civil.

17. Considere as seguintes afirmativas sobre proteo ao consumidor e relaes de consumo. I O fornecedor responsvel pela boa qualidade do produto colocado disposio do mercado para consumo, salvo se estipulada clusula de exonerao. II O fornecedor de componentes defeituosos que venham a ser incorporados ao produto ou servio, concorrendo causao do dano, responsvel solidrio, sendo que o consumidor poder fazer valer seus direitos contra qualquer dos fornecedores do produto ou servio, no havendo benefcio de ordem. III Pode-se dizer que o Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor, ao dispor sobre a publicidade com relao a produtos ou servios oferecidos ou apresentados, adotou regras protetivas ao consumidor, as quais acolhem os princpios da vinculao e da represso eficiente aos abusos. IV Nas relaes de consumo, o Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor dispe que a imposio de multa convencional moratria no pode ser fixada para alm de 10% do valor da prestao. V So nulas de pleno direito as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produto e servios que possibilitem a renncia do direito de indenizao por benfeitorias necessrias e teis, podendo ser acordada a no-indenizao das benfeitorias volupturias. Quais esto corretas? (A) Apenas I, II e V. (B) Apenas I, III e V.

Pg. 6

(C) Apenas II e III. (D) Apenas II, III e V. (E) Apenas II, III e IV.

18. Considere as afirmativas abaixo sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente. I Na colocao em famlia substituta, mediante guarda, sempre que possvel, a criana ou o adolescente dever ser previamente ouvido e a sua opinio devidamente considerada. II No procedimento de perda do ptrio poder, diante de motivo grave, o juiz pode decretar, liminar ou incidentalmente, a perda do ptrio poder at o julgamento definitivo da causa. III de seis (6) meses o prazo mximo de internao do adolescente, por descumprimento reiterado e injustificvel de medida scio-educativa anteriormente imposta. IV Quando atender a uma criana que teve seu direito vida e sade violados, por conduta abusiva dos pais, dentre as medidas que o Conselho Tutelar pode aplicar imediatamente, encontra-se a da colocao da criana em famlia substituta. V Se um cnjuge adota o filho do outro, mantm-se os vnculos de filiao entre o adotado e o cnjuge do adotante e os respectivos parentes. Quais esto corretas? (A) Apenas I e V. (B) Apenas I, III e V. (C) Apenas I, IV e V. (D) Apenas II, IV e V. (E) Apenas II, III e IV.

19. Considere os dados seguintes: Joo e Maria tiveram os filhos Pedro e Eduarda; Pedro casou-se com Ana e tiveram os filhos Gabriel e Catharina; Catharina casou-se com Andr e tiveram o filho Moiss; Andr irmo de Paulo e Rafaela. Assinale a alternativa correta quanto ao parentesco. (A) Moiss parente, em linha reta, em terceiro grau, com relao a Joo; Catharina parente, por afinidade, em segundo grau, com relao a Paulo. (B) Moiss parente, em linha reta, em terceiro grau, com relao a Joo; Catharina parente, por afinidade, em primeiro grau, com relao a Paulo.
Pg. 7

(C) Moiss parente, em linha colateral, em segundo grau, com relao a Gabriel. (D) Eduarda tia-av de Moiss e sua parente, em linha colateral, em terceiro grau. (E) Catharina parente, em linha colateral, em terceiro grau, de Eduarda; Catharina no parente, por afinidade, de sua cunhada Rafaela, subsistindo tal vnculo s em relao a seus sogros.

20. Luiz vendeu um imvel urbano, situado em Canoas, para Carlos, firmando a escritura pblica de compra e venda em tabelionato de Porto Alegre, no dia 16.08.2001. O ttulo foi apresentado, protocolado e prenotado pelo Oficial do Registro Imobilirio em 29.08.2001. O oficial do registro imobilirio entendeu que havia exigncia a ser satisfeita. Carlos, o apresentante do ttulo, no se conformou. O oficial formalizou o procedimento de suscitao de dvida, julgada improcedente em 25.09.2001. Julgada improcedente a dvida pelo juiz, o oficial registrou o ttulo em 10.10.2001. Ao tempo em que firmaram a escritura pblica mencionada, bem como atualmente, Carlos e Luiz encontravam-se residentes e domiciliados em Porto Alegre. Ambas as mencionadas cidades so dotadas de Ofcio Imobilirio. Supondo-se que em todas as datas fornecidas tenha havido expediente normal em cartrios judicial e extrajudicial, quais so, respectivamente, a cidade onde foi transcrito (registrado) o ttulo de transmisso da propriedade imvel e a data de aquisio da propriedade imobiliria? (A) Porto Alegre - 10.10.2001 (B) Canoas - 16.08.2001 (C) Canoas - 29.08.2001 (D) Canoas - 25.09.2001 (E) Canoas - 10.10.2001

21. Joo Carlos invadiu, s ocultas, um imvel urbano particular de duzentos e quarenta metros quadrados, situado em Novo Hamburgo-RS, no dia 10.10.1981. Tornou pblica, ininterrupta e sem oposio a sua posse sobre esse imvel desde o dia seguinte ao da invaso, utilizando-a para sua moradia e de sua famlia, sendo que mantm arrendada a um cunhado pequena propriedade rural, situada em Serto-RS, de apenas trs hectares, que titula desde setembro de 1980. Pretendendo adquirir a propriedade, situada em Novo Hamburgo-RS, por meio da usucapio, qual a modalidade correta a ser empregada? (A) ordinria (B) especial de imvel urbano (C) especial coletiva de imvel urbano
Pg. 8

(D) extraordinria (E) concesso de uso especial, aps desapropriao judicial

22. So condies para propor ou contestar ao (A) interesse processual e legitimidade. (B) capacidade e direito subjetivo. (C) personalidade jurdica e competncia. (D) representao e reconhecimento do pedido. (E) pagamento das despesas e coisa litigiosa. 23. Assinale a afirmativa correta. (A) A funo jurisdicional exercida somente pelos juzes. (B) O processo se desenvolve por impulso oficial. (C) Nenhum procedimento pode ser iniciado de ofcio pelo juiz. (D) A jurisdio civil divide-se em constitucional e administrativa. (E) No juzo arbitral, necessria a homologao da sentena pelo Poder Judicirio. 24. Somente pode intervir como assistente o terceiro que tiver interesse jurdico em que uma das partes vena a ao. exemplo de interesse jurdico aquele (A) do credor, em ao condenatria promovida por terceiro contra o devedor. (B) do credor, em ao de usucapio movida contra o devedor. (C) do jurista, em ao na qual discuta tese que quer ver preponderar. (D) de entidade religiosa ou filosfica, para ver triunfar princpio moral ou tico que defende. (E) do sublocatrio, em ao de despejo movida contra o locatrio. 25. No exigem a interveno do Ministrio Pblico (A) processos em que haja interesse de incapaz. (B) aes que versem sobre o estado da pessoa. (C) litgios coletivos sobre posse de terra rural. (D) aes nas quais o usucapio argido como defesa. (E) as declaraes de ausncia.

Pg. 9

26. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) A sentena deve ser certa, ainda quando decida relao jurdica condicional. (B) Os requisitos essenciais da sentena so o relatrio, a fundamentao e o dispositivo. (C) Quando procedente o pedido, a sentena tem a mesma natureza da ao ajuizada. (D) O juiz no pode corrigir os erros materiais da sentena, aps sua publicao. (E) Coisa julgada formal a inimpugnabilidade da sentena no processo em que foi proferida. 27. O Tribunal, ao conhecer recurso erroneamente interposto, o faz com base no princpio (A) do duplo grau de jurisdio. (B) da taxatividade. (C) da fungibilidade. (D) da singularidade. (E) da proibio da reformatio in pejus.

28. No tocante ao civil pblica, de que trata a Lei n 7.347/85, considere as seguintes afirmativas. I - Admite-se o litisconsrcio facultativo entre os Ministrios Pblicos da Unio, do Distrito Federal e dos Estados. II - Pode ter por objeto a condenao em dinheiro ou o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer. III - A competncia se estabelece pelo domiclio do autor. IV - No pode ser proposta por sociedade de economia mista. V - A sentena civil far coisa julgada somente entre as partes. Quais delas esto corretas? (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e IV. (C) Apenas II e V. (D) Apenas II, III e IV. (E) Apenas II, III e V.

29. Segundo a Constituio Federal, a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo (A) por determinao judicial, hiptese em que a ordem pode ser cumprida inclusive
Pg. 10

durante a noite. (B) para cumprimento de diligncia investigatria urgente determinada por autoridade policial. (C) para prestar socorro. (D) para verificar a ocultao de foragido do sistema penitencirio, mediante ordem da autoridade militar. (E) por requisio de agente do Ministrio Pblico. 30. O controle de constitucionalidade de leis federais (A) pode ser realizado, pelas vias direta e difusa, apenas pelo Supremo Tribunal Federal.
(B) pode ser realizado, pela via difusa, por qualquer juiz (autoridade jurisdicional), estadual ou federal.

(C) pode ser realizado, pela via direta, pelo Superior Tribunal de Justia. (D) pode ser realizado, pela via direta, pelo Tribunal de Justia do Estado. (E) no pode ser realizado, por nenhuma via, no mbito da Justia Eleitoral e do Trabalho.

31. Sobre as matrias da competncia legislativa privativa da Unio (art. 22 da Constituio Federal), os Estados
(A) podero legislar sobre questes especficas, desde que autorizados por lei complementar.

(B) podero suplementar a legislao federal, para atender peculiaridade regional, independentemente de qualquer autorizao. (C) podero, apenas atravs da Constituio Estadual, regrar o mesmo mbito de modo contrrio legislao federal. (D) podero, apenas atravs de convnio, legislar. (E) no podero, em nenhuma hiptese, legislar.

32. funo institucional do Ministrio Pblico promover, privativamente, a ao penal pblica, exceto (A) na hiptese de necessidade de representao do ofendido. (B) na hiptese de necessidade de requisio ministerial. (C) na hiptese de ao penal privada subsidiria. (D) em caso de estado de stio. (E) em caso de estado de defesa.

Pg. 11

33. Entre as matrias elencadas como clusulas ptreas pela Constituio Federal, inclui-se (A) o sistema tributrio. (B) a separao dos Poderes. (C) a ordem econmica. (D) o regime previdencirio. (E) o sistema eleitoral proporcional.

34. Em caso de processo administrativo disciplinar, o afastamento preventivo do servidor pblico estadual (A) somente poder ser determinado pela autoridade judiciria. (B) poder ser determinado pela autoridade instauradora do processo administrativo disciplinar apenas se a infrao tambm constituir crime. (C) poder ser determinado pela autoridade instauradora do processo administrativo disciplinar pelo prazo improrrogvel de 60 dias.
(D) poder ser determinado pela autoridade instauradora do processo administrativo, para impedir que o servidor influa na apurao da irregularidade.

(E) implicar a perda da remunerao durante o perodo de afastamento. 35. De acordo com o regime jurdico estabelecido pela Lei Complementar Estadual n. 10.098/94, no constitui direito do servidor pblico (A) o gozo de frias, com acrscimo de 1/3 da remunerao. (B) o recebimento de gratificao por servio noturno. (C) o recebimento de gratificao por exerccio de funo de chefia ou de assessoramento. (D) o recebimento de abono familiar. (E) o fundo de garantia do tempo de servio. 36. O ato atravs do qual se inclui um bem de uso comum do povo na categoria de bem dominical, com o objetivo de alien-lo, chamado de (A) cassao. (B) desafetao. (C) empenho. (D) retrocesso.
Pg. 12

(E) reverso. 37. Integram a Administrao Pblica Indireta do Estado (A) o Tribunal de Justia e a Assemblia Legislativa. (B) o Ministrio Pblico e o Tribunal de Contas. (C) as empresas pblicas e as secretarias de Estado. (D) as fundaes institudas por particulares. (E) as sociedades de economia mista e as autarquias. 38. Da prerrogativa do Poder Pblico de impor obrigaes a terceiros, independentemente de sua concordncia, decorre, para os atos administrativos, o atributo da (A) auto-executoriedade. (B) presuno de legitimidade. (C) tipicidade. (D) motivao. (E) imperatividade. 39. De acordo com a Lei n. 8.429/92, correto afirmar que
(A) a posse de agente pblico fica condicionada apresentao de declarao de bens e valores que compem o seu patrimnio pessoal.

(B) os atos de improbidade administrativa no apresentam a mesma definio nos mbitos federal, estadual e municipal. (C) para a configurao de ato de improbidade, indispensvel que tenha havido prejuzo ao Errio ou enriquecimento ilcito do agente. (D) os titulares de mandato eletivo no se sujeitam s sanes por prtica de ato de improbidade. (E) compete, privativamente, ao Ministrio Pblico propor ao por prtica de ato de improbidade administrativa. 40. Questo anulada (Edital 227/2002).

IIIIV-Prova de Lngua Portuguesa


Instruo: As questes de 41 a 50 referem-se ao texto que segue.
A histria vista de baixo, sob a tica das estratgias populares para driblar ou mesmo
Pg. 13

transformar em lucro as situaes adversas, o sentido que percorre "A Ressaca da Marujada Recrutamento e Disciplina na Armada Imperial", livro que pretende levantar os antecedentes, na Marinha, da Revolta da Chibata, ocorrida no perodo republicano, em 1910. Usando como fontes boletins policiais e processos submetidos ao Conselho de Guerra da Armada, seu autor conclui que a rebelio comandada pelo marinheiro de primeira classe Joo Cndido Felisberto no foi um acontecimento isolado. Ao contrrio, ela foi precedida de um clima de inquietao constante entre a marujada, na poca do Imprio, e de, pelo menos, trs rebelies em navios de guerra depois de 1889. As fontes usadas desvendam a mistura de atrao e de repulsa exercida pelo servio militar nos marinheiros, que naquela poca vinham dos estratos mais desfavorecidos da sociedade - ex-escravos, filhos de escravos e uma minoria de brancos muito pobres. Ao mesmo tempo em que eram submetidos, na Armada, a um regime draconiano de disciplina, com castigos corporais constantes, esses homens viam no alistamento ou no recrutamento forado (usado pela polcia para "limpar" as cidades de desempregados e de infratores) caminhos para conquistarem suas liberdades. O servio militar era considerado um castigo, mas, em muitos casos, os homens presos por "arruaa" optavam pelo alistamento, para escapar da cadeia. Uma vez em servio, eles no abriam mo, mesmo sob punio fsica, dos valores e costumes construdos nas ruas - a turma, as mulheres, a bebida -, o que os levava a infringir as regras da oficialidade. "Ressaca da Marujada" est dividida em duas partes. Na primeira parte, o historiador descreve a prtica do "tribunal de convs". Numa analogia com o que chamaria hoje de "tribunal do camburo", mostra como, nos navios do Brasil imperial, os oficiais julgavam e puniam, passando por cima dos cdigos escritos da Justia. Num caso que ele considera atpico, um oficial foi levado a julgamento (e absolvido) por submeter um marinheiro a 500 chibatadas de uma s vez, quando o mximo permitido eram 25 chibatadas por dia. Em sua defesa, o oficial perguntou: "Ser lgico e justo que eu responda por aquilo que j encontrei como praxe a bordo dos navios de guerra?" Na ltima parte do livro, dedicada aos tempos conturbados que marcaram a Abolio e a transio para a Repblica, feita a descrio de como os marujos usaram o "privilgio" da farda para acertar contas, nas ruas do Rio, com policiais repressores. O historiador ressalta que os marinheiros no se movimentaram em prol da monarquia, apesar de a corrente majoritria da historiografia destacar a simpatia dos negros pela famlia imperial. Eufricos, no segundo dia da Repblica, com o decreto que aboliu os castigos corporais na Armada, os marujos logo se sentiram trados por uma medida que, cinco meses depois, restabeleceu essas punies. Portadores de uma nova conscincia poltica, eles deram incio a uma srie de motins, culminando com a revolta liderada pelo "almirante negro". Nela, os marinheiros no reclamavam somente o fim da chibata, mas "os direitos sagrados que as leis da Repblica nos facultam" que, por sinal, ainda so devidos a muitos de seus cidados.

Adaptado de: ANTUNES, Cludia. Os antecedentes da Revolta da Chibata. Folha de So Paulo, 9 de fevereiro de 2002. 41. De acordo com o texto, (A) os documentos consultados pelo historiador denunciam que o alistamento dos marinheiros na Armada se dava mediante ameaa de castigos fsicos.
Pg. 14

(B) devido ao fato de serem os marinheiros, em sua maioria, infratores que se alistaram para no cumprir pena nas cadeias, o emprego de punio fsica para faltas graves impunha-se para a manuteno da ordem na Armada. (C) a atmosfera que antecedeu a Revolta da Chibata era mais catica do que se supunha, pois ocorreram, alm de motins, duas rebelies que a precederam, calcadas na insegurana reinante poca. (D) a Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, originou-se do fato de que os marinheiros no aceitavam mais, em tempos republicanos, os resqucios de regime escravocrata que vigoravam na Marinha. (E) os marinheiros, quando ascendiam na escala militar, acertavam contas com seus companheiros com uma violncia ainda maior do que a prevista pelos cdigos disciplinares escritos, como mostra o episdio do julgamento do oficial. 42 . Ao apresentar o livro A Ressaca da Marujada Recrutamento e Disciplina na Armada Imperial, a articulista pretende (A) confirmar a importncia de fontes documentais consideradas marginais para a elucidao dos fatos histricos. (B) comparar, por oposio, a verso do pesquisador com a verso da corrente majoritria da historiografia sobre os meios utilizados no recrutamento de marujos depois de 1899. (C) dar autoridade e credibilidade s opinies do pesquisador a respeito das causas da rebelio da marujada. (D) condenar a discriminao racial na sociedade republicana e demonstrar que os problemas decorrentes do racismo no Brasil ainda continuam nos dias de hoje. (E) comentar a pesquisa do historiador sobre os antecedentes da Revolta da Chibata, mostrando que, poca, a violao aos direitos legais era uma prtica vigente na Armada. 43. O vocbulo que mais adequadamente substitui draconiano (l.15) no contexto em que se encontra (A) cruel. (B) severo. (C) rigoroso. (D) austero. (E) espartano. 44. Na linha 27, os parnteses foram utilizados para (A) identificar uma transcrio literal do texto resenhado.
Pg. 15

(B) introduzir uma justificativa para a qualificao de "atpico" atribuda ao caso mencionado na frase. (C) sustentar, atravs de informao externa ao livro resenhado, a tese da prtica do "tribunal de convs". (D) documentar a resenha com um exemplo para sustentar a apreciao positiva do livro resenhado. (E) acrescentar uma considerao de ordem secundria frase, sem romper com a estrutura desta. 45. Assinale a alternativa correta sobre o emprego de palavras e expresses no texto.

(A)A expresso histria vista de baixo (l.1) refere-se utilizao de fontes histricas
primrias, como boletins policiais e processos do Conselho de Guerra da Armada.

(B)O verbo sublinhado no trecho pretende levantar os antecedentes, na Marinha, da


Revolta da Chibata (l.4), deixa implcito que o livro no foi bem sucedido neste propsito.

(C)Pela

estrutura coesiva do texto podemos concluir que "almirante negro" (l. 41) refere-se a Joo Cndido Felisberto (l.8).

(D)A expresso "tribunal de convs" (l.24) designa as prticas que se constituem


revelia de qualquer cdigo de justia.

(E)As

aspas foram usadas em "privilgio" (l.33) pela mesma razo por que foram usadas em tribunal do camburo (l.25).

46. As ocorrncias sublinhadas no segmento apesar de a corrente majoritria da historiografia destacar a simpatia dos negros pela famlia imperial (l.35-36) evidenciam tipos possveis de relao entre preposio e artigo. A diferena entre estes dois casos se deve diferena de estrutura dos elementos regidos pela preposio. Sobre essas ocorrncias, so feitas as seguintes afirmaes. I - A contrao da preposio com o artigo tambm estaria correta no primeiro caso, por no ser oracional o constituinte regido pela preposio. II No primeiro caso, seria tambm correta a contrao da preposio com o artigo, pois em outro trecho do texto, sob a tica das estratgias populares para driblar ou mesmo transformar em lucro as situaes adversas (l.1-2), a estrutura do elemento regido pela preposio a mesma que na frase acima e ocorre a contrao. III - No segundo caso, a contrao facultativa, como se comprova com a leitura do trecho Portadores de uma nova conscincia poltica (l.40), de mesma estrutura e, no qual, a contrao no ocorre. Quais esto corretas?
Pg. 16

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) I, II e III. (E) Nenhuma est correta. 47. Leia as afirmaes abaixo, a respeito da concordncia nominal no trecho desvendam a mistura de atrao e de repulsa exercida pelo servio militar nos marinheiros (l.11-12), e depois assinale a alternativa correta. I - O particpio exercida poderia tambm aparecer com a forma exercidas. II - O autor preferiu a concordncia mais rara mais comum. III - Na forma em que se apresenta, o particpio exercida somente pode ser interpretado como determinante de mistura. (A) Apenas a afirmativa I est correta. (B) Apenas as afirmativas I e II esto corretas. (C) Apenas a afirmativa III est correta. (D) Apenas as afirmativas I e III esto corretas. (E) Todas as afirmativas esto corretas. 48. A alternativa que corresponde ao significado da frase, adaptada do texto, Os marinheiros, que vinham dos estratos mais desfavorecidos, mantinham-se fiis a seus valores anteriores., (A) Alguns marinheiros vinham dos estratos mais desfavorecidos e mantinham-se fiis a seus valores anteriores. (B) Todos os marinheiros vinham dos estratos mais desfavorecidos e mantinham-se fiis a seus valores anteriores. (C) Havia tambm marinheiros que mantinham-se fiis a seus valores mas que no vinham dos estratos mais desfavorecidos. (D) S os marinheiros que vinham dos estratos mais desfavorecidos mantinham se fiis a seus valores anteriores. (E) Uma parte dos marinheiros mantinha-se fiel a seus valores anteriores. 49. Se reescrevssemos o segmento Em sua defesa, o oficial perguntou: "Ser lgico e justo que eu responda por aquilo que j encontrei como praxe a bordo dos navios de guerra?" (l.29-30) em discurso indireto, teramos (A) Em sua defesa, o oficial perquiriu se era lgico e justo que ele respondesse por aquilo
Pg. 17

que j encontrava como praxe a bordo dos navios de guerra. (B) Em sua defesa, o oficial inquiriu se fora lgico e justo responder por aquilo que j se encontrava como praxe a bordo dos navios de guerra. (C) Em sua defesa, o oficial redargiu ser lgico e justo responder por aquilo que ele j encontrou como praxe a bordo dos navios de guerra. (D) Em sua defesa, o oficial questionou se seria lgico e justo que ele respondesse por aquilo que j encontrara como praxe a bordo dos navios de guerra. (E) Em sua defesa, o oficial retorquiu se era lgico e justo ele responder por aquilo que j encontrava como praxe a bordo dos navios de guerra.

50. No segmento o que os levava a infringir as regras da oficialidade (l.21-22), o vocbulo sublinhado poder expressar, em contraste com infligir, uma paronmia. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta uma palavra que NO tenha um parnimo na lngua. (A) precedida (l.9) (B) estratos (l.12) (C) absolvido (l.27) (D) descrio (l.32) (E) privilgio (l.33)

V- Prova de Informtica
Instruo: As questes 51 a 53 referem-se planilha eletrnica EXCEL (Microsoft). 51. Questo anulada (Edital 227/2002). 52. Deseja-se formatar determinada clula para que o nmero nela constante fique ajustado pela esquerda e o mesmo fique no topo da clula. A seqncia para se chegar at a tela onde se especifica estas opes (A) Menu FORMATAR --> CLULAS --> guia NMERO. (B) Menu FORMATAR --> CLULAS --> guia FONTE. (C) Menu FORMATAR --> CLULAS --> guia BORDA. (D) Menu FORMATAR --> CLULAS --> guia PADRES. (E) Menu FORMATAR --> CLULAS --> guia ALINHAMENTO. 53. A funo AGORA( ) contm armazenada, na clula onde digitada,
Pg. 18

(A) a data do relgio do computador e mais o horrio do instante em que se fez a ltima atualizao de dados na planilha. (B) somente a data do relgio do computador correspondente ao dia de hoje. (C) somente o horrio do relgio do computador, correspondente ao instante em que se fez a ltima atualizao de dados na planilha. (D) o tempo decorrido desde que o arquivo foi aberto no EXCEL. (E) o tempo decorrido desde que o EXCEL foi aberto. Instruo: As questes 54 e 55 referem-se ao processador de textos WORD (Microsoft). 54. O recurso do WORD que permite organizar o texto em linhas e colunas alinhadas, com ou sem bordas, permitindo tambm a insero de grficos e nmeros (A) ESTILO. (B) CLASSIFICAR. (C) PINCEL. (D) TABELA. (E) FORMATAR --> ALINHAMENTO. 55. Para se especificar, para um ou mais pargrafos, tamanho e tipo de fonte, alinhamento horizontal de texto, margens e recuo de pargrafos, usa-se (A) FORMATAR --> PARGRAFO. (B) FORMATAR --> FONTE. (C) FORMATAR --> ESTILO. (D) FORMATAR --> DOCUMENTO. (E) FORMATAR --> MARCADORES E NUMERAO. 56. No caso de existir uma impressora diretamente conectada rede, qual das alternativas no verdadeira? (A) Um aplicativo pode enviar sua impresso diretamente para a impressora. (B) Pode existir um servidor que ordena todas as impresses e as envia para a impressora. (C) A impressora deve possuir um logon na rede. (D) O servidor pode bloquear/recusar impresses de acordo com o logon de usurio. (E) Mesmo que a impresso seja atravs de um servidor, o computador em que se
Pg. 19

encontra o aplicativo que usa a impressora deve possuir o driver correspondente.


57. A funo do utilitrio de desfragmentao de disco

(FFF)colocar todos os setores pertencentes ao mesmo arquivo de maneira contgua no disco rgido. (GGG)acelerar a cpia de aplicativos quando conectado Internet. (HHH)realizar cpia de segurana dos dados de usurio. (III) verificar os erros existentes no disco rgido. (JJJ)compactar a informao do disco com uma codificao que reduza o espao em disco utilizado. 58. Questo anulada (Edital 227/2002).
59. Para utilizao dos recursos mnimos de um navegador, absolutamente necessrio(a)

(A) uma conexo internet ativa. (B) uma rede local instalada. (C) um navegador instalado no disco rgido. (D) o logon em um provedor internet. (E) o compartilhamento de todas as pastas do disco rgido.
60. Na utilizao de um navegador, conexo segura significa que

(A) o utilizador conhece pessoalmente o administrador do stio que est sendo acessado. (B) existe um canal dedicado entre o navegador e o servidor em que se encontra a pgina que est sendo acessada. (C) todos os dados enviados so cifrados por mtodos criptogrficos. (D) obrigatoriamente o navegador realizou a autenticao (verificao de veracidade das informaes de identificao) do servidor. (E) todas as informaes so armazenadas na pasta de arquivos temporrios para posterior verificao.

Pg. 20

GABARITO EDITAL N 109/2002 (Publicado no DOE em 09/04/2002) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 D B E A C B A C


anulada

E B C D A A

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

D C A A C D A B E D D C A C B

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

A C B D E B E E A
anulada

D E A B C

46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

E A B D E
anulada

E A D C C A
anulada

C C

OBS: Questes anuladas pelo Edital 227/2002 (Publicado no DOE em 13/05/2002)

Pg. 21

You might also like