You are on page 1of 19

Nome da Instituio : SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC-SP CNPJ: Data: Nmero do Plano: rea do Plano: 03.709.

814/0001-98 31 de janeiro de 2001 24 Sade Subrea: Sade Visual

PLANO DE CURSO PARA:

01. Nome do curso: Carga Horria:

Habilitao Profissional de Tcnico em ptica 1.200 horas

02. Nome do curso: Carga Horria:

Qualificao Profissional de Surfaagista ptico 446 horas

03. Nome do curso: Carga Horria:

Qualificao Profissional em Montador de Lentes Oftlmicas 240 horas

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

1. Justificativa e objetivos 1.1. Justificativa A Habilitao Profissional de Tcnico em ptica pertence rea Profissional de Sade, Subrea: Sade Visual e tem como itinerrio obrigatrio a Qualificao Profissional em Surfaagem ptica e a Qualificao Profissional em Montagem de Lentes Oftlmicas. Esses cursos atendem ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - Lei Federal n 9394/96, no Decreto Federal n 2208/97, no Parecer CNE/CEB n 16/99, na Resoluo CNE/CEB n 04/99 na Indicao CEE/SP n 08/2000 e normas do Regimento das Unidades SENAC-SP Educao Profissional e Ensino Mdio. A demanda por profissionais do segmento ptico decorre de uma srie de fatores vinculados s necessidades da sociedade moderna, inegavelmente submetida a processos produtivos cada vez mais dependentes do refinamento qualitativo da viso. A evoluo crescente da cincia e tecnologia, das redes de informao e comunicao, da urbanizao, da expectativa maior de vida, dentre outros, fizeram com que o cidado passasse a requerer mais assistncia sade em geral e, em particular, sade visual . Assim, os avanos e as exigncias sociais tornaram o setor ptico altamente especializado, demandando profissionais adaptados s novas formas de organizao e gesto e ao emprego de tecnologias inovadoras do setor. Para atender a esse novo perfil, os currculos foram elaborados contemplando as competncias profissionais gerais da rea profissional : Sade e as competncias especficas da subrea: Sade Visual. Os currculos tm como foco o perfil profissional de concluso, prevendo situaes que levem o participante a aprender a pensar, a aprender a aprender, a mobilizar e articular com pertinncia conhecimentos, habilidades e valores em nveis crescentes de complexidade. Nesse sentido, a organizao do currculo contempla o estudo contextualizado e a interdisciplinaridade, agregando competncias relacionadas com novas tecnologias, trabalho em equipe e autonomia para enfrentar diferentes situaes com criatividade e flexibilidade. Para tanto, trs pontos essenciais foram contemplados na organizao curricular desses cursos : As competncias bsicas subjacentes aos comportamentos necessrios ao trabalho de carter elementar da rea Profissional de Sade; As competncias gerais necessrias a todos os profissionais da rea Profissional de Sade; As competncias especficas referentes ao Surfaagista ptico, ao Montador de Lentes Oftlmicas e ao Tcnico em ptica . A operacionalizao dessa proposta requer permanente atualizao e sintonia com as transformaes tecnolgicas e socioculturais do mundo do trabalho, comprometimento dos agentes educacionais , recursos atualizados e prticas pedaggicas operatrias e ativas , compatveis com
CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica 2

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

as caractersticas do processo produtivo dos profissionais da rea de Sade, especialmente do ramo de ptica. 1.2. Objetivos Ao oferecer esses cursos, o SENAC-SP tem objetivo atender s diretrizes norteadoras da Educao Profissional enunciados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educao Profissional de Nvel Tcnico. Oferecer condies para que o aluno desenvolva as competncias profissionais gerais, necessrias e comuns a todo profissional que atua na rea de Sade, de modo a favorecer o dilogo e a interao com os demais profissionais da rea, facilitar a navegabilidade na rea e ampliar sua esfera de atuao. Desenvolver as competncias profissionais especficas, relacionadas no perfil profissional de concluso da Habilitao Profissional de Tcnico em ptica e das Qualificaes Profissionais em Surfaagem ptica e em Montagem de Lentes Oftlmicas. Propiciar ao aluno a reflexo sobre seu papel profissional , preparando-o para ser catalisador de mudanas sociais, dentre elas a do sistema de sade, na direo apontada pelo paradigma holstico, e a de uma melhora da gesto dos servios de sade. Oferecer condies de continuidade de estudos em cursos afins, de atualizao, aperfeioamento e especializao. 2. Requisitos de acesso:

Habilitao Profissional - Mdulos I, II e III: Idade Mnima 17 anos completos e estar cursando a 3 srie do Ensino Mdio; Mdulo I - Qualificao Profissional em Surfaagem ptica : Idade Mnima 16 anos completos e estar cursando o Ensino Mdio; Mdulo II - Qualificao Profissional em Montagem de Lentes Oftlmicas: Idade mnima 16 anos completos e estar cursando o Ensino Mdio; Mdulo III Conclusivo para a Habilitao Profissional de Tcnico em ptica : Idade mnima 17 anos completos, estar cursando a 3 srie do Ensino Mdio e ter concludo os mdulos I e II.

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Documentos: Requerimento de matrcula ; Cdula de Identidade (fotocpia); Certido de Nascimento ou de Casamento (fotocpia); Documento que comprove a escolaridade mnima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocpia autenticada e fotocpia simples); Documento Militar para o sexo masculino, entre 18 e 45 anos (apresentao); Ttulo de Eleitor, com voto na ltima eleio, para maiores de 18 anos (apresentao); Inscrio, seleo e matrculas:

As inscries e as matrculas sero efetuadas de acordo com o cronograma estabelecido pela Unidade e com os termos regimentais. A critrio da Unidade poder ser admitido processo seletivo, nele incluindo avaliao de habilidades e conhecimentos especficos.

3. Perfil profissional de concluso 3.1 Perfil profissional de concluso da Qualificao Profissional Surfaagem ptica em

O Surfaagista ptico um profissional de sade que atua em laboratrios, confeccionando e procedendo aferio de lentes oftlmicas. Para isso, deve interpretar prescries e/ou ordens de servios, analisar a viabilidade tcnica, selecionar os blocos oftlmicos, realizar clculos definidores de espessura, dioptria e dimetro. Esse profissional deve integrar-se aos demais profissionais da rea e atuar, sob a orientao e superviso do Tcnico em ptica, com conhecimento das normas e dos procedimentos determinados pela legislao sanitria e do ramo ptico, com princpios ticos e alto padro de qualidade. Deve demonstrar, alm das competncias de carter tcnico-operacional, respeito ao cliente, habilidade para o trabalho em equipe, senso analtico e crtico e responsabilidade social . Deve estar, tambm, apto a buscar o seu aprimoramento profissional e pessoal, atravs da educao continuada, acompanhando no s a evoluo cientfica, mas tambm a dos aspectos polticos, econmicos e sociais que envolvem a rea. Portanto, o Surfaagista ptico, para atender ao perfil profissional proposto, dever desenvolver as seguintes competncias :

Identificar, interpretar e aplicar normas e procedimentos pertinentes Legislao Sanitria e do ramo ptico. Identificar as formas de organizao e relao de trabalho no laboratrio de surfaagem, suas interfaces com outras sees e setores e demais empresas do ramo ptico. Surfaar blocos oftlmicos a partir de prescrio oftalmolgica e/ou ordem de servio, mediante estudo de viabilidade tcnica, seleo do bloco adequado e aplicao de clculos definidores de espessura, dioptria e dimetro, utilizando os procedimentos de controle de qualidade em todas as etapas do trabalho. Proceder aferio e ao controle de qualidade das lentes. Identificar e atuar dentro dos limites de sua funo e responsabilidade, respeitando os membros da equipe de trabalho.
4

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Operar e realizar manuteno preventiva e corretiva em mquinas, equipamentos e em ferramentas, seguindo princpios e normas de segurana. Reconhecer, interpretar e utilizar terminologia cientfica e tcnica especficas. Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalaes e equipamentos. Utilizar sistemas e softwares aplicados ao trabalho nos laboratrios de surfaagem. Pesquisar tecnologias e novos lanamentos, adequando-os ao processo de produo de lentes oftlmicas. Embalar, identificar e encaminhar o produto acabado ao laboratrio de montagem e/ou loja. Classificar e correlacionar os diversos tipos de materiais, caractersticas de produo, uso e finalidades das lentes oftlmicas, identificando e aplicando as diferentes tcnicas de trabalho utilizadas em surfaagem. Agir com responsabilidade social, com conhecimento dos aspectos humanos envolvidos no trabalho em equipe, com princpios ticos, respeito ao cliente, alto padro de qualidade e responsabilidade social.

3.2 Perfil profissional de concluso da Qualificao Profissional Montagem de Lentes Oftlmicas

em

O Montador de Lentes Oftlmicas o profissional que atua no setor de montagem em laboratrios pticos, executando a aferio das lentes, a montagem e o ajuste dos culos. Para o desempenho de suas funes, esse profissional deve interpretar prescries mdicas, proceder ao estudo de viabilidade tcnica da montagem das lentes na armao, avaliando e aferindo a qualidade das lentes oftlmicas. Deve, ainda, realizar a montagem dos culos, selecionando e utilizando tcnicas de marcao, moldagem, triturao, facetamento e biselamento, compatibilizando as lentes com a armao e procedendo aferio final dos culos montados. Esse profissional, alm do conhecimento tcnico-operacional especfico, deve possuir conhecimento dos aspectos envolvidos no trabalho em equipe, agir com responsabilidade pessoal e social, com princpios ticos, estticos e perfeccionismo no acabamento do trabalho, com foco no detalhe. Deve estar, tambm, apto a buscar o seu aprimoramento profissional e pessoal , atravs da educao continuada, acompanhando no s a evoluo cientfica, mas tambm a dos aspectos polticos, econmicos e sociais que envolvem a rea. Portanto, o Montador de Lentes Oftlmicas, para atender ao perfil profissional proposto, dever desenvolver as seguintes competncias :

Proceder ao estudo de viabilidade tcnica da montagem das lentes na armao, avaliando e aferindo a qualidade das lentes oftlmicas, utilizando e interpretando a prescrio para a verificao dos dados, como dioptria e eixo ptico. Realizar montagem das lentes, selecionando e utilizando tcnicas de marcao, moldagem, triturao, facetamento, biselamento, compatibilizando as lentes com a armao e procedendo aferio final dos culos montados. Planejar e organizar a produo: pedido das lentes, montagem, controle de qualidade, ajustes e encaminhamentos.
5

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Identificar as formas de organizao e relao de trabalho no laboratrio de montagem, suas interfaces com outras sees e setores e demais empresas do ramo ptico. Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalaes e equipamentos. Operar e realizar manuteno preventiva e corretiva em mquinas e equipamentos, seguindo princpios e normas de segurana. Reconhecer, interpretar e utilizar terminologia cientfica e tcnica especficas. Reconhecer os tipos de planejamento( estratgico, ttico e operacional) e seus inter relacionamentos. Agir com responsabilidade social, com conhecimento dos aspectos humanos envolvidos no trabalho em equipe, com princpios ticos, respeito ao cliente e alto padro de qualidade.

3.3 Perfil profissional de concluso da Habilitao Profissional de Tcnico em ptica O Tcnico em ptica o profissional responsvel pelo funcionamento legal dos estabelecimentos pticos, por isso dever planejar, organizar, coordenar, controlar e avaliar as atividades de sua rea de atuao. Deve integrar-se equipe multidisciplinar de sade em aes que visem promoo e manuteno da boa viso, reabilitao da sade visual e autogesto em questes gerais de sade. Esse profissional deve atender s demandas de sade visual dos clientes no que se refere necessidade de correo de ametropias, ou seja, na produo de lentes oftlmicas , confeco de culos, adaptao de lentes de contato ou, se necessrio, realizar a rastreabilidade em no conformidades e expedir parecer de acuidade visual para apoio ao diagnstico mdico. Pode, ainda, realizar a promoo, venda e ps-venda de produtos e servios pticos, com conhecimento de gesto empresarial e do inter-relacionamento das diferentes reas presentes em empresas de sade visual . No desempenho profissional, alm do conhecimento tcnico-operacional especfico, deve demonstrar conhecimento dos aspectos envolvidos no trabalho em equipe, responsabilidade pessoal e social, princpios ticos e qualidades pessoais, tais como: motricidade fina, senso esttico, iniciativa, criatividade e perfeccionismo no acabamento do trabalho, com foco no detalhe. Deve estar, tambm, apto a buscar o seu aprimoramento profissional e pessoal, atravs da educao continuada, acompanhando no s a evoluo cientfica, mas tambm a dos aspectos polticos, econmicos e sociais que envolvem a rea. Portanto, o Tcnico em ptica dever receber, para compor o perfil profissional de concluso, uma formao ampla constituda pelas competncias gerais necessrias a todos os profissionais da rea Profissional de Sade e pelas competncias especficas do Surfaagista ptico, do Montador de Lentes Oftlmicas e do Tcnico em ptica, ou seja:

Desempenhar as funes de Tcnico em ptica, com responsabilidade diante das questes de sade visual e com conhecimento do perfil de sade visual da populao de sua regio. Aplicar os conhecimentos de anatomia e patologia ocular para a identificao de ametropias.
6

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Realizar e registrar em pareceres os resultados e a avaliao dos testes de acuidade visual . Realizar a rastreabilidade em no conformidades nos campos de atuao e nos diversos momentos da prtica profissional. Participar da equipe multidisciplinar de sade em aes que visem promoo e manuteno da boa viso, reabilitao da sade visual e autogesto em questes gerais de sade. Agir com criatividade e iniciativa na resoluo de problemas inerentes sade visual, pautando seu trabalho em princpios ticos, tcnicos e cientficos. Identificar o processo de gesto empresarial da rea ptica, especialmente da rea de marketing ( promoo e venda de produtos e servios). Gerir empreendimento prprio. Selecionar e aplicar tecnologias disponveis na confeco de lentes oftlmicas, produo de culos e adaptao de lentes de contato.

4. Organizao curricular 4.1 Matriz da estrutura curricular Mdulos


MDULO I

Qualificao Profissional em Surfaagem ptica

Qualificao Profissional em Montagem de Lentes Oftlmicas

MDULO III

Conclusivo para a Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

Componentes Curriculares Elementos fundamentais da sade Processo de trabalho em surfaagem Surfaagem de lentes oftlmicas Desenvolvimento de projetos em Surfaagem subtotal Elementos fundamentais da sade Processo de trabalho em montagem Montagem de lentes oftlmicas Desenvolvimento de projetos em Montagem subtotal Elementos fundamentais da sade Processo de trabalho em ptica Gesto empresarial em ptica Verificao da acuidade visual e adaptao de lentes de contato Desenvolvimento de projetos em Contatologia subtotal Total Geral

CH 20 106 310 10 446 64 16 150 10 240 82 50 90 282 10 514 1200

MDULO II

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Mdulo I: Competncias Profissionais Elementos fundamentais da sade (20 horas)


Correlacionar a importncia poltica, social e psicolgica do trabalho com a vida e a sade do homem/sociedade. Reconhecer a legislao e normas de segurana e os princpios bsicos de preveno de acidentes de trabalho. Adotar postura tica na identificao, registro e comunicao de ocorrncias relativas sade e segurana no trabalho que envolvam a si prprio ou terceiros, facilitando as providncias no sentido de minimizar os danos e evitar novas ocorrncias. Desempenhar a funo de agente educativo nas questes relativas sade e segurana no trabalho, prestando informaes e esclarecimentos a outras categorias profissionais e populao em geral.

Processo de trabalho em surfaagem (106 horas)


Identificar funes e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho. Seguir as rotinas e protocolos de trabalho estabelecidos, conservando instalaes e equipamentos. Utilizar recursos tecnolgicos disponveis para a rea. Aplicar estratgias de administrao de conflitos e negociao no trabalho em equipe. Aplicar normas e procedimentos de descarte de resduos, visando conservao do meio ambiente. Reconhecer os conceitos bsicos de tica Geomtrica, relacionados produo de lentes oftlmicas. Identificar as leis de refrao e conhecer o ndice de refrao dos materiais utilizados em ptica. Identificar as leis de formao da imagem por: lentes, centro tico, vrtice, eixo tico, eixos secundrios, foco, relao objeto-imagem, aberraes cromticas, geomtricas e esfricas. Calcular o ndice de refrao dos diversos materiais usados em lentes.

Surfaagem de lentes oftlmicas (310 horas)


Identificar, caracterizar e classificar equipamentos e ferramentas utilizadas nas atividades de surfaagem. Pesquisar tecnologias e novos lanamentos, adequando-os ao processo de produo de lentes nos laboratrios pticos. Reconhecer e utilizar sistemas e softwares aplicados ao trabalho nos laboratrios de surfaagem. Classificar e correlacionar os diversos tipos de materiais, caractersticas de produo, uso e finalidades das lentes oftlmicas, identificando e aplicando as diferentes tcnicas de trabalho utilizadas em surfaagem. Identificar, classificar e correlacionar as superfcies oftlmicas quanto ao tipo, forma fsica, nmero de focos e material empregado. Identificar as unidades de medida utilizadas em tica: dioptria, raio de curvatura e foco. Programar e calcular foras meridionais e suas espessuras. Operar equipamentos e ferramentas utilizadas nos laboratrios de surfaagem, adequando o processo de produo dos laboratrios moderna tecnologia.
8

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Efetuar clculos de curvas e espessuras das lentes, respeitando os fatores de segurana e esttica das lentes. Confeccionar os diversos tipos de lentes, utilizando tcnicas e materiais especficos, executando clculos de adio e o processo de transposio.

Desenvolvimento de projetos em Surfaagem (10 horas)


Pesquisar, organizar e selecionar informaes, visando utilidade e a sua aplicao no mercado de trabalho; Concretizar, sistematizar e articular competncias definidas no perfil profissional de concluso do curso; Unir esforos para que um objetivo comum seja atingido, atravs da cooperao. Selecionar recursos visuais, auditivos ou audiovisuais adequados aos objetivos, ao contedo, ao local, s necessidades e interesse do pblico, nas apresentaes, demonstraes e exposies. Mdulo II: Competncias Profissionais

Elementos fundamentais da sade (64 horas)

Reconhecer como paradigmas, que respaldam o planejamento e a ao dos profissionais da rea de sade: o ser humano integral, os condicionantes e determinantes do processo de sade e doena, a qualidade no atendimento, a preservao do meio ambiente e o compromisso social com a populao. Reconhecer a estrutura e organizao do sistema de sade vigente no pas, de modo a identificar as diversas formas de trabalho e suas possibilidades de atuao na rea. Interpretar a legislao referente aos direitos do usurio dos servios de sade, utilizando-a como um dos balizadores na realizao de seu trabalho. Identificar princpios de cidadania e solidariedade no relacionamento entre o servio de sade e a comunidade. Reconhecer os princpios ticos de forma a adotar postura adequada no trato com o cliente/comunidade e com os outros profissionais da equipe de trabalho. Atuar como cidado na prestao de primeiros socorros a vtimas de acidente ou mal sbito, visando manter a vida e prevenir complicaes at a chegada de atendimento mdico. Identificar os recursos disponveis na comunidade de forma a viabilizar o atendimento de emergncia eficaz, o mais rapidamente possvel.

Processo de trabalho em montagem (16 horas)


Identificar, caracterizar e classificar equipamentos e ferramentas utilizadas nas atividades de montagem. Reconhecer e utilizar tcnicas de manuteno preventiva dos equipamentos de montagem. Identificar, caracterizar e classificar materiais de consumo utilizados nas atividades de montagem. Identificar, caracterizar e classificar lentes e armaes e as tcnicas utilizadas para montagem. Avaliar as condies das lixas e efetuar a troca, quando necessrio, utilizando tcnicas adequadas. Identificar procedimentos adequados de trabalho, respeitando as condies de higiene e segurana.
9

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Classificar globo ocular e seus principais componentes. Identificar e classificar as principais ametropias oculares. Identificar formas de correo, com culos, das principais ametropias.

Montagem de lentes oftlmicas ( 150 horas)


Planejar a fabricao de culos; Identificar tcnicas de gerenciamento de controle de estoques dos produtos utilizados na montagem de lentes. Identificar e operacionalizar as diversas formas de entrega do produto acabado s lojas, laboratrios, atacados, clientes e usurios. Aplicar normas e procedimentos de descarte de resduos, visando conservao do meio ambiente. Pesquisar tecnologias e novos lanamentos, adequando-os ao processo de montagem de lentes oftlmicas. Ler e interpretar as prescries mdicas e ordens de servio, identificando-as como fonte de dados tcnicos para a montagem dos culos. Pesquisar e indicar alternativas quando no houver possibilidades de execuo do servio. Reconhecer os procedimentos de controle de qualidade nas suas diversas etapas da montagem. Reconhecer sistemas e softwares aplicados montagem de lentes. Classificar e correlacionar os diversos tipos de materiais, caractersticas de produo, uso e finalidades das lentes, armaes e acessrios em ptica. Identificar e aplicar as diversas tcnicas de trabalho utilizadas em montagem. Caracterizar e identificar nas lentes suas diversas regies pticas e centro ptico. Reconhecer cdigos e sinais utilizados em prescries, ordens de servios e manuais pertencentes atividade. Identificar as unidades de medida utilizadas em ptica: dioptria, DNP, DP, eixo e foco, para montagem dos diversos tipos de lentes. Executar a montagem de lentes e a fabricao de culos, de acordo com prescrio, utilizando os procedimentos de controle de qualidade em todas etapas do trabalho. Montar culos nos diversos materiais e modelos de armao.

Desenvolvimento de projetos em Montagem (10 horas)


Pesquisar, organizar e selecionar informaes visando a utilidade e a sua aplicao no mercado de trabalho; Concretizar, sistematizar e articular competncias definidas no perfil profissional de concluso do curso; Unir esforos para que um objetivo comum seja atingido, atravs da cooperao. Selecionar recursos visuais, auditivos ou audiovisuais adequados aos objetivos, ao contedo, ao local, s necessidades e interesse do pblico, nas apresentaes, demonstraes e exposies.

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

10

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Mdulo III : Competncias Profissionais Elementos fundamentais da sade (82 horas)


Manter condutas profissionais que no firam o direito de terceiros, ocasionando danos materiais e morais e aes correspondentes de ressarcimento. Manter condutas de relaes de trabalho condizentes com a legislao trabalhista. Manter condutas de relaes previdencirias condizentes com a legislao do sistema securitrio e de previdncia. Manter condutas profissionais que no firam o direito de terceiros, enquanto usurios e consumidores de servios de sade. Aplicar normas de profilaxia e de higiene pessoal e ambiental e de biossegurana na realizao do trabalho, para proteger a sua sade e a do cliente e preservar o meio ambiente. Identificar riscos devido a hbitos nocivos (tabagismo, etilismo, toxicomanias, sedentarismo, etc) e a automedicao. Adotar hbitos de vida saudveis na sua vida pessoal. Adotar e desenvolver posturas de relacionamento cooperativo e de liderana compartilhada, na sua vida pessoal e no trabalho. Reconhecer os riscos da automedicao ocular. Identificar os procedimentos de primeiros socorros em acidentes oculares.

Processo de trabalho em ptica (50 horas)


Reconhecer os protocolos de registro das prescries mdicas dos servios realizados. Realizar anamnese com os clientes e proceder aos devidos registros. Aviar e interpretar prescries mdicas. Identificar as necessidades tcnicas, estticas e de bem-estar do cliente. Reconhecer as diversas tcnicas de tomadas de medidas, necessrias para venda de culos, lentes de contato e acessrios. Caracterizar e classificar o uso de produtos para limpeza e manuteno de culos e lentes de contato, orientando o cliente sobre o uso e importncia dos mesmos. Proceder adaptao dos culos acabados anatomia facial. Considerar as patologias oculares e seu nvel de comprometimento quando da adaptao de culos. Reconhecer e aplicar linguagem tcnica no preenchimento de ordens de servios e registros necessrios. Proceder aos ajustes necessrios e acompanhamento de ps-venda. Planejar e desenvolver estratgias de marketing e promoo voltados para o pblico consumidor. Mapear e identificar clientes efetivos e em potencial da regio para realizar aes e promoes voltadas para venda. Reconhecer princpios de postura tica e profissional no relacionamento vendedor tcnico e cliente, enfatizando a sade visual, a esttica e o bem-estar pessoal do cliente. Avaliar a qualidade dos diversos produtos: lentes solares, lentes de receiturio e lentes de contato e suas conseqncias, em casos de produtos no conformes, para a sade visual.

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

11

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Gesto empresarial em ptica ( 90 horas)

Identificar as diferentes reas de atuao do tcnico em ptica: surfaagem, montagem, contatologia, venda tcnica, representao comercial, indstria , prestao de servios e treinamento/docncia. Identificar princpios de administrao geral na gesto de empresas pticas. Gerenciar a compra de materiais e produtos, seguindo tcnicas de controle de estoques. Estabelecer polticas e prticas administrativas e gerenciais em estabelecimentos do setor ptico. Planejar e desenvolver treinamentos de atualizao tecnolgica para funcionrios do estabelecimento, visando ao planejamento e implantao de novos processos de trabalho. Projetar planos de crescimento e desenvolvimento empresarial compatvel com o crescimento do mercado e as expectativas do setor. Reconhecer a legislao de ptica, legislao trabalhista, legislao previdenciria e sindical. Aplicar clculos financeiros para estabelecer custo/preo de servios e produtos. Identificar princpios e aplicar tcnicas de gerenciamento de recursos humanos. Exercer prticas administrativas e gerenciais em seu campo de atuao. Adequar os modelos de administrao e marketing s caractersticas e necessidades do setor ptico e da empresa.

Verificao da acuidade visual e adaptao de lentes de contato (282 horas)


Reconhecer as diversas estruturas que compem o sistema visual humano. Caracterizar e identificar os processos de formao de imagens no sistema visual. Reconhecer a fisiologia dos rgos e estruturas que compem o sistema ocular em relao a: crnea, retina, humor aquoso, cristalino e lgrima. Relacionar a fisiologia do sistema ocular s funes de outros rgos do corpo humano. Reconhecer e aplicar procedimentos para a realizao de testes de acuidade visual, testes bicromticos e suas formas de mensurao. Operar os equipamentos para a realizao dos testes de acuidade visual. Identificar os procedimentos de orientao e/ou encaminhamento aps a realizao dos testes e da anlise dos resultados. Encaminhar ou informar o cliente, aps a realizao dos testes e da anlise dos resultados, a conduta a seguir. Reconhecer e identificar anomalias de eixo visual (estrabismo), sinais posturais e comportamentais Correlacionar as caractersticas das ametropias visuais com as principais queixas relatadas. Aplicar procedimentos adequados de limpeza e assepsia dos equipamentos e ferramentas utilizadas no teste de acuidade visual. Identificar prteses oculares. Classificar, identificar e reconhecer as ametropias, anomalias, disfunes, m formao anatmica. Reconhecer indicaes e contra-indicaes do uso de lentes de contato e/ou culos, nas diferentes patologias oculares. Identificar efeitos na qualidade visual causados por doenas, disfunes ou causas emocionais.
12

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

Pesquisar tecnologias e novos lanamentos, adequando-os ao processo de adaptao de lentes de contato. Identificar e reconhecer as ordens de servio e/ou prescries mdicas, como fonte da converso para adaptao de lentes de contato. Classificar e correlacionar os diversos tipos de materiais, caractersticas de produo, uso e finalidades das lentes de contato e solues para lentes de contato. Identificar as diversas tcnicas de trabalho utilizadas em adaptao de lentes de contato. Reconhecer patologias oculares, suas caractersticas de apresentao, sinais, sintomas e cuidados, e o nvel de comprometimento na adaptao de lentes de contato. Classificar, identificar e reconhecer sinais e sintomas referentes s afeces do globo ocular que interferem na adaptao de lentes de contato. Identificar depsitos ou danos em lentes de contato. Identificar tcnicas de retocagem em lentes de contato. Identificar tecnicamente as caractersticas corneanas para adaptaes especiais de lentes de contato. Reconhecer equipamentos e tcnicas para adaptao de lentes de contato especiais. Analisar e mensurar os resultados dos testes realizados nos equipamentos para a adequada seleo das lentes de contato. Identificar materiais, tcnicas de fabricao, caractersticas de adaptabilidade, composio qumica e teor aquoso das lentes utilizadas em casos especiais. Identificar as patologias oculares que requerem adaptaes especiais de lentes de contato, aplicando tcnicas especficas.

Desenvolvimento de projetos em Contatologia (10 horas)


Pesquisar, organizar e selecionar informaes visando utilidade e a sua aplicao no mercado de trabalho; Concretizar, sistematizar e articular competncias definidas no perfil profissional de concluso do curso; Unir esforos para que um objetivo comum seja atingido, atravs da cooperao. Selecionar recursos visuais, auditivos ou audiovisuais adequados aos objetivos, ao contedo, ao local, s necessidades e interesse do pblico, nas apresentaes, demonstraes e exposies.

4.2. Indicaes Metodolgicas A aquisio das competncias profissionais previstas nas Qualificaes Profissionais em Surfaagem ptica e em Montagem de Lentes Oftlmicas obrigatria para compor o perfil profissional de concluso da Habilitao Profissional de Tcnico em ptica . Os componentes curriculares organizam o ensino e a aprendizagem atravs de bases tecnolgicas e cientficas integradas e significativas. As cargas horrias recomendadas para cada componente curricular podem ser aumentadas face s necessidades de aprendizagem dos alunos frente ao perfil profissional de concluso. As bases tecnolgicas e cientficas dos componentes curriculares sero especificadas no plano de trabalho dos docentes, elaborado sob a coordenao da
CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica 13

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

rea Tcnica e sero registradas nos Dirios de Classe ou documento anlogo, de forma sinttica, na medida e na seqncia em que forem desenvolvidas. As estratgias de ensino e de aprendizagem devero abranger situaes diversificadas que favoream a transposio de conhecimentos, focalizem o contexto de trabalho, mobilizem conhecimentos, estimulem a percepo analtica, o raciocnio hipottico, a soluo sistemtica de problemas e a construo de novos conhecimentos, visando a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser. Nesse sentido, nos procedimentos metodolgicos devem estar presentes o trabalho sistemtico nos laboratrios, a anlise e soluo de problemas, estudo de casos, workshops, oficinas, seminrios, palestras, trabalho em equipe, visitas tcnicas, pesquisas, elaborao de projetos e o exerccio de habilidades, atravs de prticas profissionais, nos componentes curriculares que contemplem a Surfaagem, Montagem e a Contatologia.

5. Critrios de aproveitamento de conhecimentos e experincias anteriores As competncias anteriormente adquiridas pelo aluno, desde que relacionadas com o perfil profissional de concluso do Tcnico em ptica, podero ser objeto de avaliao para aproveitamento de estudos, nos termos regimentais e da legislao vigente. Os conhecimentos e experincias adquiridos no ensino mdio que podero ser aproveitados so aqueles que constituem competncias gerais para o conjunto da rea da Sade e os relacionados s competncias requeridas na Qualificao Profissional em Surfaagem ptica e na Qualificao Profissional em Montagem de Lentes Oftlmicas. Os conhecimentos e competncias adquiridos em cursos de qualificao profissional e em etapas ou mdulos de nvel tcnico, concludos em escolas devidamente autorizadas devero ter comprovao pelo histrico escolar, e, se necessrio, pela avaliao do aluno. Os conhecimentos e experincias adquiridos em cursos de educao profissional de nvel bsico, no trabalho ou em outros meios informais sero aproveitados mediante avaliao do aluno. Podero ser aproveitados, ainda, os conhecimentos e experincias reconhecidos por processos formais de certificao profissional, mediante comprovao e se necessrio com avaliao. O aproveitamento de conhecimentos e experincias , em qualquer condio, dever ser requerido antes do incio do mdulo , em tempo hbil para o deferimento pela direo da Unidade e para a anlise por parte dos docentes, aos quais caber a avaliao de competncias e habilidades e a indicao de eventuais complementaes. Os docentes que procederem avaliao para aproveitamento de competncias apresentaro relatrio que ser arquivado no pronturio individual do aluno, juntamente com os documentos que instruram esse processo. O prazo entre a concluso do primeiro e do ltimo mdulo no poder exceder a cinco anos.
CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica 14

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

No ser concedida dispensa das atividades de projeto, por considerar-se que seu desenvolvimento tem funo integradora em relao ao conjunto de componentes previstos na organizao curricular. 6. Critrios de avaliao A avaliao do desempenho da clientela ser contnua e cumulativa, possibilitando o diagnstico sistemtico do processo ensino-aprendizagem, valorizando os aspectos qualitativos e os resultados obtidos ao longo do processo de aprendizagem. Devero ser priorizados procedimentos de avaliao integradores de contedos curriculares e estimuladores da autonomia na aprendizagem, que envolvam atividades realizadas individualmente e em grupo e forneam indicadores da aplicao no contexto profissional dos conhecimentos e habilidades aprendidos. Essas atividades devero ser essencialmente operatrias. O resultado do processo de avaliao ser expresso em menes: timo capaz de desempenhar, com destaque, todas as competncias exigidas pelo perfil profissional de concluso; Bom capaz de desempenhar, a contento, todas as competncias exigidas pelo perfil profissional de concluso; Suficiente capaz de desempenhar, no mnimo, as competncias essenciais exigidas pelo perfil profissional de concluso; Insuficiente no capaz de desempenhar, no mnimo, as competncias essenciais exigidas pelo perfil profissional de concluso. A freqncia mnima obrigatria s aulas de 75% do total de horas de efetivo trabalho escolar em cada mdulo, podendo haver compensao de ausncias, conforme critrios estabelecidos na proposta pedaggica da Unidade. Ser considerado aprovado aquele que obtiver, no mnimo, meno suficiente na sntese das avaliaes realizadas no processo de aprendizagem de cada componente curricular e frequncia mnima de 75% em cada mdulo. Ter-se- como reprovado aquele que :

obtiver meno insuficiente em quaisquer dos componentes curriculares mesmo aps recuperao contnua e reavaliao dos conhecimentos ; tiver freqncia inferior a 75% da carga horria estabelecida para cada mdulo.

A recuperao ser contnua, realizando-se concomitantemente ao desenvolvimento dos mdulos ou intensiva ao final dos mesmos, de acordo com as caractersticas de cada componente curricular e com as condies materiais e humanas existentes na Unidade. As estratgias utilizadas no processo de recuperao devem adequar-se aos contedos e competncias especficos de cada componente curricular e em consonncia com a proposta pedaggica da Unidade. Ter-se- como aprovado aps os estudos de recuperao aquele que obtiver meno timo, bom ou suficiente em cada componente curricular.
CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica 15

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

7. Instalaes e equipamentos Sala de aula convencional equipada com recursos didticos e audiovisuais. Laboratrio de Surfaagem , contendo: Generator, Blocadora ou maarico, Desblocadora ou freezer, Fitadeira (se blocado com alloy), Esmerilhadora ou esfrica manual, Polidora de lentes, Mquina cilndrica esmerilhadora, Mquina cilndrica para polimento, Lensmetro, Calibradores, Kit de ferramentas acessrios necessrios para surfaagem, Materiais de consumo, no mnimo : lixas, feltros, alloy ou lacre, breu ou cola, esmeris em diversas granas, Materiais para limpeza e conservao dos equipamentos, no mnimo: querosene, lcool, panos, pincis para limpeza, baldes Laboratrio de Montagem , contendo: Lixadeira, Diamantada, Lensmetro, Mquina de fio de nylon, Mquina de furar lentes, Ventilete ou caixa de areia, Box de triturao, Kit de ferramentas para Montagem, Materiais de consumo, no mnimo: lixas, pedras de limpeza de rebolo, brocas de furar lentes, Materiais de limpeza, no mnimo: lcool, panos, buchas de espuma, pincis e detergente. Laboratrio de Contatologia, contendo: Ceratmetro, Tabela de Optotipo, Caixa de prova de lentes com culos, Lmpada de Burton, Bic, Espelho, Lensmetro, Kit de ferramentas para Contatologia, Materiais de consumo, no mnimo: lcool, sabonetes, contraste para adaptao (fluorescena), cotonete, papel filtro para testes e lenos, Materiais de limpeza, no mnimo: lcool, panos e pincis . Observao: Os equipamentos e ferramentas utilizados nos laboratrios devem ser atualizados, acompanhando as inovaes existentes no mercado.

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

16

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC - SP Rua Doutor Vila Nova, 228 CEP 01222.903 So Paulo www.sp.senac.br

A quantidade de equipamento deve ser dimensionada de acordo com o nmero de alunos por turma. O espao fsico deve ser dimensionado para acomodar adequadamente o nmero de bancadas, cadeiras e lavabo para os trs laboratrios.

Acervo bibliogrfico contendo, no mnimo :


Literatura tcnica especializada e atualizada( livros e documentos normativos ) relativa rea de Sade e subrea de Sade Visual. Legislao sanitria e do setor ptico; Material bibliogrfico de Administrao de Empresas e , especialmente das reas: marketing e comercializao ; recursos humanos , financeira e contabilidade. Negcios e empreendimentos.

8. Pessoal docente e tcnico Corpo docente graduado, com licenciatura plena ou programa especial de formao e experincia profissional na rea ou no correspondente componente curricular. Para os componentes curriculares tcnicos especficos, necessria a formao de Tcnico em ptica, preferencialmente com experincia profissional na rea. Podero, ainda, ser admitidos para a docncia profissionais com habilitao diversa, com experincia profissional na rea e no componente especfico que for ministrar. Corpo tcnico com graduao e experincia profissional compatvel com as

necessidades do cargo.
9. Certificados e diplomas quele que concluir o Mdulo I ser conferido Certificado de Qualificao Profissional de Surfaagista ptico - rea Profissional : Sade, subrea - Sade Visual. quele que concluir o Mdulo II ser conferido Certificado de Qualificao Profissional de Montador de Lentes Oftlmicas - rea Profissional : Sade, subrea - Sade Visual. quele que concluir os Mdulos I, II, III e comprovar a concluso do ensino mdio ser conferido o Diploma da Habilitao Profissional de Tcnico em ptica rea Profissional : Sade, subrea - Sade Visual.

CNPJ = PC 03709814/0001-98 Habilitao Profissional de Tcnico em ptica

17

PORTARIA SENAC/GDE n 32/2001


A Gerncia de Desenvolvimento Educacional - GDE, rgo Supervisor do Departamento Regional do SENAC-SP, no uso das atribuies conferidas pela Resoluo SE n 30/81, de 19/02/81, CONSIDERANDO as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tcnico, institudas pela Resoluo CNE/CEB n 04/99 e Parecer CNE/CEB n 16/99; CONSIDERANDO a competncia atribuda pelo pargrafo nico do artigo 2 da Deliberao CEE n 01/99 Entidade, para autorizar o funcionamento de estabelecimentos e cursos; CONSIDERANDO o disposto no item 14 da Indicao CEE n 08/2000; RESOLVE: Artigo 1 - Aprovar o Plano de Curso da Habilitao Profissional de Tcnico em ptica - rea profissional de Sade, subrea Sade Visual, com carga horria de 1.200 horas, incluindo as Qualificaes Profissionais de: I. II. Qualificao Profissional de Sufaragista ptico, com carga horria de 446 horas. Qualificao Profissional de Montador de Lentes Oftlmicas, carga horria de 240 horas.

Artigo 2 - Autorizar o funcionamento deste curso na seguinte Unidade do SENAC no Estado de So Paulo: SENAC Centro de Educao em Sade, So Paulo Capital; SENAC Campinas Centro de Desenvolvimento Profissional Castro Mendes. Artigo 3 - Esta portaria entrar em vigor na data de sua publicao.

So Paulo, 24 de janeiro de 2001.

Rua Dr. Vila Nova, 228 CEP 01222-903 So Paulo SP Tel. (011) 236 2000 Fax (011) 236 2255

You might also like