You are on page 1of 2

O PORTEIRO DO PROSTBULO

Geralmente as mudanas so vistas como adversidades. As adversidades podem ser bnos. As crises esto cheias de oportunidades. Se algum lhe bloquear a porta, no gaste energia com o confronto: procure as janelas!

No havia no povoado pior ofcio do que Porteiro do Prostbulo. Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem? O fato que nunca tinha aprendido a ler nem escrever, no tinha nenhuma outra atividade ou ofcio. Um dia, entrou como gerente do prostbulo um jovem cheio de idias, criativo e empreendedor, que decidiu modernizar o estabelecimento. Fez mudanas e chamou os funcionrios para as novas instrues. Ao porteiro disse: A partir de hoje, o senhor, alm de ficar na portaria, vai preparar um relatrio semanal onde registrar a quantidade de pessoas que entram e seus comentrios e reclamaes sobre os servios ao sarem. Eu adoraria fazer isso, senhor - balbuciou o porteiro mas eu no sei ler nem escrever! Ah! Quanto eu sinto! Mas se assim, j no poder seguir trabalhando aqui. Mas o senhor no pode me despedir! Eu trabalhei nisto a minha vida inteira, no sei fazer outra coisa!... Olhe, eu compreendo, mas no posso fazer nada pelo senhor. Vamos lhe dar uma boa indenizao e espero que encontre algo que fazer. Eu sinto muito e que tenha sorte. Sem mais nem menos, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu-se como se o mundo cedesse aos seus ps. Mas o que fazer? Lembrou que no prostbulo, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho. Pensou que esta poderia ser uma boa ocupao at conseguir um emprego. Mas s contava com alguns pregos enferrujados e um alicate mal conservado. Usaria ento o dinheiro da indenizao para comprar uma caixa de ferramentas completa. Como o povoado no tinha Casa de Ferragens, deveria viajar 2 dias em uma mula para ir ao povoado mais prximo para realizar a compra. E assim o fez. Ao regressar, um vizinho bateu sua porta e perguntou: Voc tem um martelo para me emprestar? Sim, acabo de compr-lo, mas eu preciso dele para trabalhar, j que... Mas eu o devolverei amanh bem cedo... Se assim, est bom. Na manh seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu porta e disse: Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque voc no o vende para mim? No, eu preciso dele para trabalhar e, alm disso, a casa de ferragens mais prxima est a 2 dias de viagem de mula...

Faamos um trato: - disse o vizinho eu pagarei os dias de ida e volta mais o preo do martelo, j que voc est sem trabalho no momento. Que lhe parece? Realmente, isto lhe daria trabalho por mais 2 dias. Aceitou. Voltou a montar na sua mula e viajou. No seu regresso, outro vizinho o esperava na porta de sua casa: Ol, vizinho! Fiquei sabendo que voc vendeu um martelo a nosso amigo... Eu preciso de algumas ferramentas. Estou disposto a pagar seus dias de viagem e mais um pouco para que voc as compre para mim, pois no tenho tempo para viajar e fazer compras. Que tal? O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho escolheu um alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira. Pagou e foi embora. E o ex-porteiro guardou as palavras que escutara: no tenho tempo para viajar e fazer compras. Se isto fosse certo, muita gente poderia necessitar que ele viajasse para trazer as ferramentas... Na viagem seguinte, arriscou um pouco mais do dinheiro que dispunha trazendo mais ferramentas do que as que havia vendido. De fato, poderia economizar algum tempo em viagens. A notcia comeou a se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viajem, faziam encomendas. Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por semana viajava e trazia o que precisavam seus clientes. Com o tempo, alugou um galpo para estocar as ferramentas e alguns meses depois comprou uma vitrine e um balco. Assim, transformou o galpo na primeira Loja de Ferragens do povoado. Todos estavam contentes e compravam dele. J no viajava, os fabricantes lhe enviavam seus pedidos. Ele era um bom cliente... Com o tempo, as pessoas dos povoados vizinhos preferiam comprar na sua Loja de Ferragens que gastar dias em viagens. Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeas dos martelos. E logo, por que no as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc.? Depois foram os pregos, os parafusos... Em poucos anos, nosso amigo se transformou, com seu trabalho, em um rico e prspero fabricante de ferramentas. Um dia decidiu doar uma escola ao povoado. Nela, alm de ler e escrever, as crianas aprendiam algum ofcio. No dia da inaugurao da escola, o prefeito lhe entregou a Chave da Cidade, o abraou e disse: com grande orgulho e gratido que lhe pedimos que nos conceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira pgina do Livro de Atas desta nova escola. A honra seria minha - disse o ex-porteiro. Assinar o Livro seria a coisa que mais me daria prazer, mas infelizmente eu no sei ler nem escrever. O senhor?!?! - disse o prefeito sem acreditar. O senhor construiu um imprio industrial sem saber ler nem escrever? Estou abismado!... O que teria sido ento o senhor se soubesse a ler e escrever? Isso eu posso responder - disse o homem com calma. Se eu soubesse ler e escrever, ainda seria o Porteiro do Prostbulo!

[Autor Desconhecido]

You might also like