You are on page 1of 17

HISTRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAO NO BRASIL1

Prof. Dr. Jos Claudinei Lombardi Departamento de Filosofia e Histria da Educao, Faculdade de Educao/UNICAMP Coordenador Executivo do HISTEDBR - Histria, Sociedade e Educao no Brasil.

Resumo: O tema proposto para esta conversa encontra-se dividido em trs partes interrelacionadas: a primeira centrada sobre o significado da palavra histria e histria da educao; a segunda parte, em linhas gerais, trata da historiografia e historiografia da educao; na terceira parte, a discusso sobre a questo das fontes da pesquisa histrica e das fontes da pesquisa historiogrfica. Palavras-chave: histria e histria da educao, historiografia e historiografia da educao, fontes da pesquisa histrica e das fontes da pesquisa historiogrfica. 1. Histria e Histria da Educao O termo histria no tem uma nica e precisa definio. Por histria entendem-se os fatos ou acontecimentos; tambm, o campo de conhecimento que faz a narrao metdica desses mesmos fatos; ainda, para designar o conjunto de conhecimentos sobre as transformaes do passado; finalmente para referir-se ao conjunto das obras referentes histria. No preciso muito esforo para buscar os vrios sentidos que o termo histria implica, podendose para simples exerccio, buscar a definio num dicionrio, como o Dicionrio da Lngua Portuguesa, de Aurlio Buarque de Holanda Ferreira: Histria. [...]. S.f. 1. Narrao metdica dos fatos notveis ocorridos na vida dos povos, em particular e na vida da humanidade, em geral... 2. Conjunto de conhecimentos adquiridos atravs da tradio e ou por meio dos documentos, relativos evoluo, ao passado da humanidade. 3. Cincia e mtodo que permitem adquirir e transmitir aqueles conhecimentos. 4. O conjunto das obras referentes histria... O Dicionrio de Filosofia, de Nicola Abbagnano, que registra que o termo HISTRIA apresenta uma ambigidade fundamental: por um lado, significa o conhecimento dos fatos ou a cincia que estuda os acontecimentos no tempo, em latim historia rerum gestarum; de outro, o termo histria significa os prprios fatos ou a totalidade deles, em latim historia res gestae. Essa antiga ambigidade ainda sobrevive em todas as lnguas cultas modernas, inclusive o portugus.
Conferncia apresentada no III Colquio do Museu Pedaggico, 17/11/2003, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitria da Conquista BA.
1

Em nossa lngua buscou-se contornar a ambigidade grafando a historia rerum gestarum com H maisculo e a historia res gestae com o h minsculo. Evidentemente que tal procedimento no suficiente para diferenciar o fato histrico da cincia que o estuda, mas a discusso possibilita que se pense que o termo designa duas faces de uma mesma e nica moeda, mas permanecendo a ambigidade etimolgica da palavra. Ao fazer esta observao, no se pode deixar de registrar um outro aspecto: qualquer que seja a concepo de cincia (da histria) que se tenha e, tambm, qualquer que seja a opo do investigador quanto ao fazer cientifico (na Histria), no se pode desvincul-lo dos contraditrios interesses da sociedade e tempo histrico que vive. Em outras palavras, nenhum pesquisador neutro, nenhum procedimento cientfico assptico e, muito menos, o conhecimento produzido por ele dotado de neutralidade em relao s questes de seu tempo. Ao contrrio, todo conhecimento produzido implica e pressupe mtodos e teorias que embasam o processo e o resultado da construo do conhecimento cientifico, sendo estes, igualmente, produtos sociais e histricos. Mesmo quando os trabalhos no explicitam os mtodos e as teorias utilizadas, evidente que, apesar dessa dimenso ficar subjacente ao texto, no se deixa de adotar pressuposies ontolgicas e gnosiolgicas, posto que estas permeiam toda produo de conhecimentos, todo processo e resultado do pensar do homem. No d para tratar muito mais profundamente a questo. Vale a pena, entretanto, abrir parnteses para registrar que necessrio que se faam algumas distines fundamentais. necessrio, antes de tudo, que se entenda que nem todas as chamadas escolas filosficas e histricas que animam a produo da pesquisa educacional no Brasil possuem claras pressuposies paradigmticas que possibilitem a sua clara identificao. Tambm h elaboraes que recusam qualquer embasamento terico-metodolgico, mas, nesse caso, trata-se da penetrao velha e surrada matriz agnstica, irracionalista e ctica, em suas vrias vertentes. Para aprofundar essa discusso, tenho procurado diferenciar o que uma concepo, daquilo que tenho denominado como movimento. Uso o termo concepo para designar a comunidade cientfica dos que partilham dos mesmos pressupostos ontolgicos, gnosiolgicos e axiolgicos. Geralmente, uma concepo se desdobra em

tendncias e que entendo como aquelas correntes (filosficas e cientficas) mais especficas que se configuram sistematizadamente, apresentando peculiaridades em relao a uma determinada concepo e diferenas significativas em relao s outras tendncias da mesma. No que diz respeito a essa classificao, considero muito instigante a anlise feita por Antonio Joaquim Severino que adotou uma posio semelhante para analisar a produo filosfica brasileira, conforme se pode constatar na citao abaixo. A diferena que ele adota o termo tradio, enquanto prefiro o uso do conceito concepo.
Ao falar de tradio, tomo o conceito num sentido mais geral, denotando o carter de comunidade, de permanncia e de continuidade, na durao histrica, de traos constitutivos de contedos filosficos que tiveram sua gnese e desenvolvimento no contexto da cultura ocidental. Essa filiao das tendncias s diversas tradies foi feita levando-se em conta critrios que se relacionam com suas temticas, com suas metodologias, com suas perspectivas de abordagem ou com seus pressupostos fundantes. J as tendncias foram entendidas como aquelas correntes filosficas mais especficas que se configuram sistematizadamente e que integram uma determinada tradio, mesmo apresentando peculiaridades em relao a essa tradio e diferenas significativas em relao s outras tendncias da mesma tradio. Falo de tendncia quando se trata de enfatizar mais a compreenso do contedo e de corrente quando se enfatiza sua extenso. Chamo de vertentes aquelas orientaes que, por sua vez, se inserem numa tendncia ou corrente, representando uma especificao da mesma; j as subvertentes so aquelas orientaes nas quais uma vertente pode-se dividir em decorrncia de especificidades particulares. (SEVERINO, 1997, p. 32).

Muitas vezes, nos defrontamos com posturas (e suas respectivas produes) ainda muito preliminares para responderem s questes relativas concepo que se tem do mundo existente, do tempo, do conhecimento, do homem, do prprio processo histrico e assim por diante. Por isso mesmo, entendo que essas posturas no podem ser caracterizadas pelo conceito de concepo. Tenho, provisoriamente, denominado esses posicionamentos como movimento, usado para me referir comunidade que se articula em torno de algumas grandes bandeiras, algumas palavras de ordem que colocam a reflexo ou a produo acadmica em conformidade com as modas dominantes em determinados momentos, mas que se esvaem assim que passam as motivaes. Tratam-se de ondas, modismos, caractersticos dos grupos sociais ao longo de toda a histria e que tambm impregnam grupos profissionalmente dedicados atividade filosfica e cientfica. Tratase, portanto, de movimentos produzidos no interior dessas formas de pensamento,

simplesmente colocando a filosofia e a cincia em conformidade com o mundo que as produziu. Creio que nos defrontamos com algumas poucas matrizes terico-metodolgicas no nosso campo de saber e com muitos movimentos que buscam dar direes e levantam algumas bandeiras que necessariamente no so vazias de sentido, mas NO passam de bandeiras que podem estar ou no embasadas em algumas das matrizes filosficas ou cientficas, historicamente caractersticas e socialmente produzidas. Entendo que ainda incidem muito fortemente no fazer cientifico do historiador as clssicas concepes: positivistas, fenomenolgicas e marxistas. De certa forma, so essas as concepes que animam a reflexo filosfica (e cientfica) brasileira, conforme concluiu Antonio Joaquim Severino em sua pesquisa sobre o assunto e na qual o autor tambm insere a tradio metafsica e que certamente ainda sobrevive na reflexo filosfica e suas interpenetraes com a produo cientfica. Apesar de longa, a citao do autor elucidativa quanto ao assunto:
[...] A prtica da filosofia no Brasil, enquanto esforo de reflexo sistematizada, se revela mediante linhagens de pensamento vinculadas a quatro grandes tradies, com presena diferenciada: [...] tradio metafsica, cuja presena se caracteriza pela marca da fora de resistncia: trata-se, com efeito, da tradio mais antiga, lastro de todas as demais tradies da filosofia ocidental. Seu /p./ elemento fundamental seu radical essencialismo. [...] no plano da elaborao terica sistemtica, ela ainda se faz presente nas produes ligadas ao pensamento neotomista bem como aquele implcito teologia catlica. Outra tradio com presena marcante no contexto filosfico nacional a tradio positivista [...] A tradio positivista, forjada no seio do projeto iluminista da poca moderna, se caracteriza pelo radical naturalismo no que concerne a sua concepo da realidade. Constitui-se atualmente de tendncias, vertentes e subvertentes cientificistas, neopositivistas e mesmo transpositivistas. [...] outra tradio tambm lastreada em paradigmas filosficos da modernidade, que designarei, numa abrangncia muito ampla, de tradio hermenutica, querendo identificar com essa denominao o conjunto das tendncias que tm em comum uma forte valorizao da subjetividade, da atividade simbolizadora do sujeito, podendo-se considerar seu elemento bsico o subjetivismo. Esta tradio se formou sob a inspirao do subjetivismo moderno, herdeira das contribuies de Descartes, Kant e Hegel. As principais tendncias que nela se manifestam so aquelas da fenomenologia, do culturalismo, do existencialismo, do antipositivismo e da arqueogenealogia. Finalmente, um quarto leque de expresses filosficas se vincula tradio dialtica, caracterizada pelo esforo de entendimento da realidade humana a partir de sua construo histrico-social e de sua atividade prtica. Seu elemento essencial o praxismo, ou seja, o homem visto como produzido pela sua histria da qual tambm o agente construtor. No mbito desta tradio, possvel identificar trs grandes tendncias: aquela que d continuidade dialtica hegeliana, aquela que se desenvolve na linha da dialtica marxista e aquela que se pode designar de dialtica negativa, diretamente associada Teoria Crtica da Escola de Frankfurt. (SEVERINO, 1997, p. 32-33).

Penso que, alm dessas concepes (ou tradies) enquanto tais, tambm historicamente foram e so produzidos, metodolgica e teoricamente, vrios ecletismos que, a rigor, so fuses ou articulaes as mais diversas entre concepes e autores diferenciados. Mas, ento, toda a produo cientfica no mbito da histria ou se encaixam nas matrizes clssicas ou constituem ecletismos? Isso correto apenas parcialmente. por isso que, alm de caracterizar a produo cientfica a partir de suas concepes fundantes, ou de seus paradigmas epistmicos, tambm introduzi a diferenciao entre concepo e movimento. Isso no significa que os movimentos no so importantes para alavancar, alm dos embates culturais e artsticos, o prprio fazer cientifico, inclusive do historiador. Um exemplo ajuda a esclarecer essa distino entre concepo e movimento: certamente todos os historiadores concordam quanto importncia do movimento de superao da histria positivista, levado a cabo a partir do final da dcada de 1920 pela Escola dos Annales. O grupo dos Annales no se constitui como uma escola que propugnava por um mtodo ou uma teoria da histria, mas como um movimento que encorajava vrias inovaes no mbito da Histria, que comportava vrias matrizes terico-metodolgicas em seu interior. Esse o entendimento de Peter Burke, no Prefcio de seu A Revoluo Francesa da Historiografia: a Escola dos Annales (1929-1989). Entende o autor que la nouvelle histoire ... o produto de um pequeno grupo associado revista Annales, criada em 1929 (BURKE, 1991, p. 11). Apesar de conhecida como Escola dos Annales, pois vista como um grupo monoltico, com uma prtica histrica uniforme, quantitativa no que concerne ao mtodo, determinista em suas concepes, hostil... poltica e aos eventos (Idem, ibidem), lembra Peter Burke que muitos de seus prprios membros negavam a existncia de uma escola, ressaltando as diferentes contribuies individuais. Em lugar de escola, o autor sugere o conceito de movimento para expressar a contribuio desse grupo de historiadores franceses: Talvez seja prefervel falar num movimento dos Annales, no numa escola (Idem, p. 12). Tambm dessa forma que tendo a caracterizar a chamada Nova Histria, como conhecida a Terceira Gerao dos Annales, com a aposentaria, em 1972, de Braudel, Le Goff tornou-se o Presidente da reorganizada cole des Hautes tudes em Sciences Sociales. Para Peter Burke, difcil traar um perfil dessa terceira gerao, pois nele

prevaleceu o policentrismo e as fronteiras da histria foram estendidas [...] de forma a permitir a incorporao da infncia, do sonho, do corpo e, mesmo, do odor. Outros solaparam o projeto pelo retorno histria poltica e a dos eventos. Alguns continuaram a praticar a histria quantitativa, outros reagiram contra ela (BURKE, 1991, p. 79). As observaes de Burke no deixam dvidas quanto s dificuldades em melhor caracterizar o grupo da Nova Histria. Certamente, ela no se caracteriza como uma concepo homognea em termos terico-metodolgicos, o que refora a anlise de que se trata de um movimento de renovao do fazer cientfico do historiador, que tem algumas grandes bandeiras em interior sintetizadas pelos chamamentos novidadeiros e no interior do qual se situam historiadores das mais diferentes posturas e ecletismos, desde os defensores de uma histria narrativa, at o delrio de uma meta-histria chamada de hipercrtica. Outra observao que gostaria de registrar a seguinte: alm da diferenciao acima delineada entre concepo e movimento, no se pode esquecer que toda construo ideolgica e nela estou incluindo tambm o fazer cientifico - permeada por concepes de mundo, de homem, de histria, de poltica, etc. isto por pressupostos ontolgicos, gnosiolgicos e, tambm, axiolgicos. Com isso, estou a afirmar que as posies assumidas pela ou na comunidade cientfica, alm de estarem direta ou indiretamente fundadas em mtodos e teorias, mesmo quando promovem o esvaziamento da discusso tericometodolgica, tambm esto a cumprir um papel poltico. Alm de todos os pesquisadores, de uma forma ou outra, partilharem as disputas de sua sociedade e do seu tempo, tambm trazem para o interior do prprio fazer cientifico, e para aquilo que denominamos de comunidade cientfica, a disputa poltica, a luta por hegemonia. Por dever de ofcio temos que convir que a comunidade cientifica , tambm ela, uma comunidade social e, como tal, tambm vivencia os embates e as disputas polticas pelo controle, real ou suposto, de poder poltico. desnecessrio ir alm dessas observaes quanto disputa por hegemonia, lembrando que o tema foi objeto de anlise de Franois Dosse, em sua Histria em Migalhas. Nesta discusso conceitual sobre a histria, ainda resta uma questo: como entender a Historia da Educao? Apesar de ser uma discusso que tambm exige a explicitao de parmetros, impossvel de se fazer nos limites deste texto, muitos de ns

tendemos a pensar a Historia da Educao como uma disciplina com status cientfico, estando muito alm de constituir-se em mera disciplina curricular e acadmica. No meu entendimento, a Histria da Educao s pode se constituir uma disciplina diferenciada, isto , um campo de conhecimento prprio e que se reivindica cientfico, na perspectiva de ampliao e aprofundamento da concepo e classificao de cincia caracterstica matriz positivista e suas variantes. Nessa perspectiva, admissvel a especializao do conhecimento, comportando a defesa de disciplinas altamente especializadas em que a prpria denominao da disciplina se confunda com o seu objeto de investigao. Creio que o mais adequado considerar que a Histria da Educao est indicando o estudo do objeto de investigao - a educao -, a partir dos mtodos e teorias prprias pesquisa e investigao da Cincia da Histria. 2. Historiografia e Historiografia da Educao O segundo conceito que necessrio discutir historiografia. O termo foi cunhado para tentar-se resolver a ambigidade do termo histria, passando-se a us-lo para designar o conhecimento histrico. Vejamos o que o Dicionrio da lngua portuguesa define pelo termo historiografia: Historiografia. [Do gr. Historiographa.]. 1. Arte de escrever a histria... 2. Estudo histrico e crtico acerca da histria ou dos historiadores. Informa-nos Nicola Abbagnano, no Dicionrio de Filosofia, que a etimologia de historiografia resulta da composio de dois termos: graphia e historia, mais propriamente podendo ser traduzido como escritas da histria na lngua portuguesa. Foi cunhado por Campanella, em 1638, para designar uma parte de sua obra Philosophiae Rationalis, como forma diferenciada da histria e com o significado de arte de escrever corretamente a histria. O termo mudou de significado com Croce que passou a us-lo num novo sentido: por historiografia designava o conjunto dos conhecimentos histricos em geral, ou o complexo das cincias histricas. O termo era desconhecido at os albores da modernidade, sendo sua utilizao relativamente recente: foi cunhado por Campanella (em 1638), para designar uma parte de sua obra Philosophiae Rationalis, como forma diferenciada da histria e com o significado de arte de escrever corretamente a histria, como a busca por estabelecer um conhecimento verdadeiro do que se passou, sobre como os fatos efetivamente ocorreram. Para

Campanella, o termo histria era dedicado aos acontecimentos ocorridos e historiografia era o termo designativo do conhecimento histrico. Com esse significado, o termo historiografia foi usado at que Croce, o pai do presentismo, enquanto teoria da histria, passou a us-lo num novo sentido: por historiografia designava o conjunto dos conhecimentos histricos em geral, ou o complexo das cincias histricas. Diferentemente de Campanella, para quem historiografia era designativo de Cincia Histrica, para Croce se tratava de um campo da prpria Histria, dedicava ao estudo dos conhecimentos histricos. Pelo contedo que o termo foi assumindo, entendo que tambm ele comporta encaminhamentos analticos diferenciados e que decorrem das opes tericometodolgicas dos historigrafos. No meu entendimento, as anlises mais esclarecedoras tendem a se distanciar da nfase na narrativa da produo histrico-educacional para o terico-metodolgico que embasam as pesquisas. Ambas abordagens so ensejadas pelo termo historiografia: na primeira, a nfase colocada sobre os aspectos formais da pesquisa ou da produo histrica; pela outra, para alm dos aspectos formais, a produo intelectual dissecada pela anlise dos fundamentos mesmos da pesquisa cientfica e que dizem respeito aos mtodos e teorias que, explicitados ou no pelos pesquisadores em seus projetos e / ou obras, embasam o fazer cientfico do pesquisador. Em outras palavras, por um caminho, a produo cientfica classificada e descrita a partir das delimitaes e opes formais dos pesquisadores (tema, perodo, fontes, etc.); pelo outro, prevalece a fundamentao ontolgica e gnosiolgica que d sustentao s opes dos pesquisadores, colocando-se nfase no que se convencionou chamar de problemtica dos paradigmas epistemolgicos. Tal como observado para a Histria, tambm a historiografia implica e pressupe o uso de mtodos e teorias que aliceram o processo e o resultado da construo do conhecimento historiogrfico. Em linhas gerais, acho que existem no mbito da pesquisa historiogrfica as mesmas concepes e tendncias que incidem no fazer cientifico do historiador, ou sejam: positivistas - com suas tendncias cientificistas, neopositivistas e mesmo transpositivistas; fenomenolgicas sendo suas principais tendncias a prpria fenomenologia, a hermenutica, o culturalismo, o existencialismo, o antipositivismo e a arqueogenealogia; dialticas e suas trs grandes tendncias: a continuidade da dialtica

idealista (hegeliana), a dialtica marxista e a dialtica negativa (da Escola de Frankfurt). Seguramente, destaque especial merece os vrios ecletismos produzidos no mbito da pesquisa histrica e historiogrfica no Brasil. Antes de encerrar a incurso deste item, cabe perguntar o que se deve entender por historiografia da EDUCAAO? Entendo que recaem sobre o historigrafo da educao as mesmas observaes feitas em relao historiografia. Como um tema sobre o qual tenho escrito e publicado desde 1993, gostaria de salientar que a historiografia da educao um campo de estudo que tem por objeto de investigao as produes histricas e por objeto de estudo o educacional. Apesar de ser um campo recente, a historiografia da educao praticamente reproduziu as caractersticas da produo historiogrfica, com trabalhos onde a produo no campo da histria educacional de carter descritivo, com nfase nos aspectos formais da produo (tema, perodo, fontes, etc.); mas tambm possuindo alguns trabalhos que fazem uma anlise dessa mesma produo a partir de seus pressupostos metodolgicos e tericos. Certamente cabe e necessria a pesquisa historiogrfica que analise a produo sobre as instituies educacionais. No poderia fechar estes rpidos apontamentos sobre a historiografia, sem retomar as observaes feitas h quase 30 anos por Carlos Guilherme Motta e que, referindo-se produo historiogrfica brasileira dos anos de 1930 a meados da dcada de 1970, ainda guardam lamentvel atualidade, quer diga respeito produo histrica e historiogrfica, quer pesquisa educacional brasileira: 1) A produo cientfica no Brasil elitizante e justificadora da ao poltica do momento. [...] No ser difcil afirmar que a historiografia brasileira altamente elitizante [...] servindo no mais das vezes para recompor a saga das oligarquias em crise, ou justificar a ao poltica da hora (MOTA, 1975, p. 2). 2) O oficialismo esterilizou a produo intelectual, resultando numa elaborao cortes e, em termos de atmosfera pouco oxigenada, como sob a Ditadura Militar, no xodo de crebros para centros de investigao livre e critica: [...] O oficialismo esterilizou em no poucas oportunidades o trabalho intelectual, propiciando o surgimento de uma historiografia cortes que, diga-se de passagem, no foi privilgio do Brasil. Portugal, por exemplo, foi um dos pases que mais alto pagou o preo da esterilizao cultural, acompanhada do xodo de crebros para outros centros de investigao livre e critica.(MOTA, 1975, p. 2). 3) Referindo-se herana universitria brasileira, referindo-se ao regime de ctedras, entende que esse engessou e burocratizou a produo acadmica. Mudaram-se a estrutura e organizao universitrias, mas continuam profundas as marcas apontadas por ele: baixa criatividade, poucos projetos articulados, forte hegemonizao da pesquisa por grupos de

interesse. ... marcas profundas nas formas de organizao e convvio universitrio, que se manifestam no baixo teor de criatividade, na inexistncia de projetos articulados e sistemticos de pesquisa, na dificuldade atvica de cooperao interdisciplinar.(MOTA, 1975, p. 3). 4) A pesquisa histrica atende exigncias meramente acadmicas, desvinculadas dos grandes problemas da poca: [...] O trabalho permanece orientado para a elaborao de monogrficas relativamente desimportantes e desarticuladas de problemas maiores, problemas que estimulam a investigao terica e emprica em centros de pesquisa de outros pases.[...] (MOTA, 1975, p. 3-4). 5) H produo de grande quantidade de trabalhos, mas esses, alm de no analisarem os grandes problemas e temas contemporneos, resultam de um empirismo rstico e que inibe o debate crtico: [...] Os grandes problemas e temas contemporneos ficam, na melhor das hipteses, soterrados sob uma grande quantidade de trabalhos inspirados na maior parte por um empirismo rstico, cultivado tanto na universidade como fora dela. Esse empirismo inibe o pesquisador / docente para o debate crtico com seus orientados, cada vez mais entorpecidos pelos poderosos princpios da cultura de massas. [...] (MOTA, 1975, p. 4). 3. Fontes Histricas e Fontes Historiogrficas Outro aspecto a discutir a questo das fontes histricas. Uma primeira observao que as fontes histricas guardam o sentido etimolgico do termo. O Dicionrio da lngua portuguesa registra quinze (15) sentidos para a palavra latina fonte que etimologicamente significa nascente ou bica de gua. Mantendo a etimologia, contemporaneamente tem sido usada em diversos campos de conhecimento. Fonte. [Do lat. fonte.] S. f 1. Nascente de gua. 2. Bica de onde corre gua potvel para uso domstico, etc.; chafariz. 3. O depsito para onde corre. [Dim. irreg.: fontainha, fontcula]. 4. Pia batismal. 5. Fig. Aquilo que origina ou produz; origem, causa: a fonte do mal; ... 6. Fig. Procedncia, provenincia, origem: ... O Dicionrio Filosfico, de Abbagnano, traz uma discusso mais ampla e profunda sobre as fontes histricas.
FONTES HISTRICAS. (INGL. Historical Sources; fr. Souces historiques...). Com esta expresso se indica, comumente, o material da pesquisa historiogrfica. As fontes Histricas costumam ser dividas em remanescentes e tradies. Os remanescentes so: 1) os restos das obras produzidas pelo homem (casas, pontes, teatros, utenslios, etc.); 2) os modos de vida das comunidades (usos, costumes, ordenamentos jurdicos, polticos, etc.); 3) as obras literrias e filosficas; 4) os documentos em geral. Os restos produzidos com a inteno de transmitir uma recordao se chamam monumentos. Tais so os documentos que tiveram a finalidade de testemunhar, no futuro, a concluso de um fato e tais so as inscries, as medalhas, as moedas, etc.

Por ltimo, as fontes da tradio so aquelas pelas quais se transmitiu a memria dos fatos passados e podem ser orais e escritas [...].

Ora, da mesma forma que impossvel pressupormos a Cincia da Histria sem que ela tenha objeto de investigao, no possvel o entendimento dos objetos de investigao sem as fontes e essas, por sua vez, como o material que fundamenta e embasa a prpria pesquisa histrica. As fontes resultam da ao histrica do homem e, apesar de nem sempre terem sido produzidas com a intencionalidade de registrar a vida e o mundo dos homens, acabam sendo testemunhos dessas dimenses. Apesar das fontes serem produtos histricos do homem, nem sempre se encontram facilmente disponveis para que o homem torne inteligveis suas aes no tempo e no espao. De certa forma, acontece com a fonte histrica algo semelhante ao uso da fonte de gua pelo homem. Na natureza, algumas vezes os veios de gua afloram ... Na maioria das vezes, porm, esse produto s se torna acessvel depois de muito trabalho e ao do homem, tornando possvel ao precioso lquido jorrar pela bica, pela fonte. De uma forma ou de outra, o homem no poderia satisfazer sua sede se a gua no existisse e no acabasse estando disponvel. Certamente que nem todas as aes histricas ficaram registradas para a posteridade. So, pois, vivncias sociais que, apesar de terem existido, no foram de alguma forma registradas, no podendo ser recuperadas e contadas. Apesar da impossibilidade de se recuperar muitos acontecimentos, experincias e vivncias do ser humano, tambm temos que convir que desde tempos imemoriais os homens produziram (e ainda produzem) artefatos, documentos, testemunhos... que tornam possvel o entendimento do homem sobre sua prpria trajetria. So exatamente esses registros histricos que constituem os documentos, os testemunhos usados pelo historiador para se aproximar e tornar inteligvel seu objeto de estudo. Ao tratar do assunto, no se pode deixar de registrar, tambm, que muitos documentos foram produzidos com o fim de falsear os dados ou registros, sendo um tipo de fonte que permite estudar, no como as coisas se passaram na realidade, mas como os interesses permeiam a produo de documentos. Estes aspectos sobre as fontes re-colocam em relevo outro aspecto fundamental na discusso terico-metodolgica quanto ao fazer cientfico: a questo da verdade... Essa diz respeito tanto s fontes, como ao conhecimento produzido. outra questo que exigiria

espao para discusso e, como no o temos, gostaria de simplesmente registrar que no se trata de uma questo metafsica, meramente nominativa, mas que diz respeito prtica cientfica e aos mtodos de investigao. Voltemos discusso da busca das fontes. Nem sempre os documentos afloram de forma a se tornarem conhecidos e utilizveis pelo homem. Assim, no resta outra alternativa ao historiador: preciso definir claramente o que se deseja estudar, recortando e delimitando o objeto de investigao. Feita(s) a(s) escolha(s) necessrio buscar todo tipo de documento que ajude a reconstruir (em pensamento) o objeto de investigao delimitado. s vezes existe o problema das fontes serem lacunares, parciais, escassas, raras ou dispersas. Assim, preciso usar as informaes iniciais, para que essas nos levem a novos dados, lendo nas linhas e entrelinhas e atentos aos indcios que levam a novas perguntas e a novas fontes formando, dessa forma, uma rede de informaes. Importa no recorrer a uma nica fonte, mas sim confrontar vrias fontes que dialoguem com o problema de investigao e possibilitem (ou no) que se d conta de explicar e analisar o objeto investigado. Considerando-se que so as fontes que possibilitam o entendimento do mundo e da vida dos homens, todos os tipos de fontes so vlidas: material ltico e cermico, documentos escritos, testemunhos orais, produes iconogrficas, audiovisuais, eletrnicas... Para alm dos documentos escritos, to caros aos positivistas, foram os fundadores da revista Annales dhistorie conomique et sociale (1929), Lucien FEBVRE e Marc BLOCH, que alertaram para a necessidade de ampliao da noo e utilizao de documento. Desde ento se passou a adotar uma perspectiva mais ampla do que se deve considerar como documento, no somente no que diz respeito ao seu uso pelo investigador, mas tambm para efeitos de conservao.
[...] o documento qualquer elemento grfico, iconogrfico, plstico ou fnico pelo qual o homem se expressa. o livro, o artigo de revista ou jornal, o relatrio, o processo, o dossi, a correspondncia, a legislao, a estampa, a tela, a escultura, a fotografia, o filme, o disco, a fita magntica, o objeto utilitrio, etc... enfim, tudo que seja produzido por razes funcionais, jurdicas, cientficas, culturais ou artsticas pela atividade humana. (BELLOTTO, 1984:34).

A ampliao da noo de fonte foi tambm acompanhada por uma guinada na tica do pesquisador que passou a considerar como documentos histricos dignos de conservao, transmisso e estudo, no somente aqueles referentes vida dos grandes homens, dos heris, dos grandes acontecimentos, das instituies como na perspectiva positivista. Com Engels e Marx, depois com Febvre e Bloch, aprendemos que a vida de todos os homens, todas as formas de relaes, todos os agrupamentos e classes sociais constituem objeto de estudo que interessam ao investigador. Considerando-se que todos os tipos de fontes podem ser vlidos para o entendimento do mundo e da vida dos homens, tem-se que convir que o tipo de fonte a ser utilizada decorre, em grande medida, do objeto de investigao. No h dvida que o testemunho oral uma fonte de informao, mas, nem sempre um recurso possvel. Assim, por exemplo, se o objeto de investigao a prtica educativa dos pedagogos da Grcia Antiga, mesmo que se considere muito elucidativo entrevistar ou tomar a histria de vida dos pedagogos, como ainda no possvel viajar pelo tnel do tempo, a fonte oral acaba sendo inadequada para o estudo desse objeto. Tambm com relao s fontes, preciso destacar que o historiador elege, organiza e interpreta suas fontes em conformidade com suas opes metodolgicas e tericas. Nesse aspecto, creio que, tanto ontem como hoje, o eleio de um nico tipo de fonte talvez no seja o caminho metodolgico mais adequado no fazer cientfico do historiador. Em outras palavras, no se deve em princpio excluir nenhum tipo de fonte, pois a diversificao pode revelar aspectos e caractersticas diferenciadas das relaes do homem, quer sejam com outros homens ou com o meio em que vive. Apesar de bvias, no custa registrar que as observaes que fui tecendo com relao s fontes da pesquisa histrica tinham, como pano-de-fundo, a investigao em educao. A ampliao dos conhecimentos histricos acompanhou, de modo geral, o acelerado aumento e diversificao (quantitativa e qualitativa) da pesquisa educacional no Brasil, resultado do oferecimento da ps-graduao e da formao de grupos de pesquisa a partir dela, assunto que ainda abordaremos. Ao lado dessa ampliao, foi significativa a introduo de um amplo arco de objetos educacionais, de perodos histricos, de problemas de investigao e necessariamente de FONTES.

Sem a preocupao de fazer um painel sobre o assunto, recente evento do nosso grupo de pesquisa, a II Jornada do HISTEDBR regio Sul, teve por tema A produo em Histria da Educao na Regio Sul do Brasil, os trabalhos foram organizados em trs eixos: 1) Fontes e Histria das Instituies Escolares; 2) Fontes e Histria das Polticas Educacionais; 3) Fontes e Historiografia Educacional Brasileira. As atividades acadmicas foram organizadas atravs de mesas-redondas e comunicaes cientficas, em torno desses trs eixos. Merece destaque que, apesar da diversidade de temas que animam a pesquisa da rea, grande parte dos trabalhos encontram-se centrados na discusso sobre a pesquisa das instituies educacionais no Brasil2. Centrado na discusso sobre as fontes, o evento registrou a ampliao e a diversidade com que essas tm sido utilizadas: documentos oficiais (de rgos nacionais e internacionais); arquivos, cartas e anotaes pessoais; legislao; dados estatsticos; literatura, inclusive a literatura de cordel; produo bibliogrfica; livros didticos; pintura e outras obras de arte; fotografia; arquivos institucionais pblicos e privados, inclusive os escolares; memria docente (entrevistas e histrias de vida); arquitetura. Alm das convencionais fontes encontrveis em bibliotecas, arquivos e centros de documentao, a pesquisa em histria da educao tem se beneficiado pelo uso das tecnologias de informtica e de comunicao. Esses novos instrumentos tornaram possvel a rpida consulta a sofisticados bancos de dados de bibliotecas, arquivos e centros de documentao de todo o mundo. Para alm da mera consulta, tambm possvel acessar (via Internet) uma grande quantidade de fontes (documentais, iconogrficas, audiovisuais, etc.) disponibilizadas por fidedignas instituies depositrias. Muitos sites esto possibilitando, gratuitamente ou com a cobrana de valores monetrios determinados, a transferncia (download) de arquivos digitais completos de obras e fontes diversas. No se objetiva, porm, mistificar e / ou superestimar o uso das novas tecnologias, mas indicar que so importantes (instrumentos) auxiliares do homem no desenvolvimento de seu trabalho, inclusive do cientista em sua faina de continuamente pesquisar os mais diferentes aspectos de tudo o que seja passvel de conhecimento, crescentemente otimizando a utilizao de suas foras fsicas, mentais e intelectuais.
2

Anais da II Jornada do HISTEDBR... realizada de 8 a 11 de outubro de 2002; organizadores: Jos Claudinei Lombardi, Dermeval Saviani. Campinas SP : FE/UNICAMP : HISTEDBR, 2002. CD-ROM.

Consideraes finais: a Histria da Educao no Brasil: ps-graduao, coletivos de pesquisa e o HISTEDBR Feitas essas observaes mais gerais, conceituais, que objetivaram provocar o debate sobre questes terico-metodolgicas da histria e da historiografia da educao, bem como sobre as fontes da pesquisa histrica e historiogrfica, cabe tecer algumas consideraes sobre os percursos seguidos pela pesquisa histrica em educao no Brasil. Os estudos que objetivam discutir a constituio da Histria da Educao no Brasil, como disciplina ou campo de investigao, tm colocado grande nfase no surgimento da disciplina, o que se deu certamente com a instalao dos cursos normais no Brasil. Apesar de reconhecer a correo histrica de tal entendimento, minha hiptese de trabalho que a constituio da disciplina no se deu concomitantemente, nem conduziu necessariamente, pesquisa histrico-educacional. Foram processos que ocorreram paralelamente, por um lado, pela centralidade colocada na disciplina Filosofia e Histria da educao quando da conformao curricular dos cursos de formao de educadores; por outro, pela configurao da educao como campo de pesquisa histrica, o que ocorreu quando da formao do campo de pesquisa histrica, no qual foi de fundamental importncia a criao do Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil - IHGB. O campo de ensino e a pesquisa em histria da educao passaram a se constituir como um campo articulado de conhecimentos somente muito recentemente, com o surgimento da ps-graduao stricto sensu no Brasil. A configurao do campo histrico-educacional foi ocorrendo lentamente, acompanhando o prprio movimento de consolidao dos programas de ps-graduados em educao e, no interior deles, da pesquisa educacional. Resumida e esquematicamente penso que o processo de constituio do campo da histria da educao ocorreu com as seguintes caractersticas: quando da constituio dos diversos cursos voltados formao de professores, foi ocorrendo a constituio da disciplina que, articulada filosofia, deveria possibilitar slida formao moral dos educadores;
na formao do campo de pesquisa histrico no Brasil, com a produo dos pesquisadores estando articuladas em torno do IHGB, a constituio da educao como objeto de pesquisa histrica foi ocorrendo, ainda que a educao fosse um objeto secundrio de investigao.

a constituio do campo de ensino e pesquisa em histria da educao, como um campo articulado de conhecimentos, firmou-se recentemente acompanhando a construo da ps-graduao stricto sensu no Brasil.

A produo no campo da Histria da Educao em nosso pas acompanhou, em linhas gerais, a pesquisa em educao. Recentemente foi desenvolvido um amplo levantamento sobre a pesquisa educacional no Brasil, assumida institucionalmente pela ANPEd (Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao), financiada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico), e coordenada por Jacques Velloso 3. O levantamento quantificou e demonstrou o que era sobejamente conhecido e discutido: 90% ou mais da pesquisa em educao no Brasil, assim como em outras reas do conhecimento, concentravam-se nos programas de ps-graduao stricto sensu (VELLOSO, 1999, 10). Apesar de os programas de ps-graduao terem iniciado no final da dcada de 1960, foi a partir dos anos da dcada de 1990 que a produo, materializada em dissertaes e teses efetivamente concludas e defendidas, sofreu significativo incremento. Alguns dados possibilitam entender, um pouco melhor, a construo dessa produo junto aos programas de ps-graduao. Entre 1971 e 1996, a produo dos alunos dos programas de psgraduao em Educao constituiu um total de 8.416 trabalhos, sendo 7.609 (90,41%) dissertaes de mestrado e 807 (9,59%) teses de doutoramento. Desse total, a regio Sudeste participava com 65,2% das dissertaes defendidas no perodo, seguida das regies Sul (20,2%), Nordeste (9,1%), Centro-Oeste (5,2%) e Norte (0,3%). Os Estados de So Paulo e Rio de Janeiro respondiam por quase 60% da produo nacional (31,3% e 28,2%, respectivamente), seguidos do Estado do Rio Grande do Sul, com 14,8%. Sete instituies, tambm localizadas nesses trs estados, foram responsveis por mais da metade da produo nacional: PUC/SP (12,3%), UFRJ (8,7%), UNICAMP (6,5%), PUC/RJ (6,1%), UFRGS (6,0%), PUC/RS (5,9%) e UFF (5,4%). Ao lado das instituies pblicas, merece destaque a participao de trs universidades catlicas que, juntas responderam, no perodo (1971-96), por 24% da produo nacional.
3

O trabalho publicado um amplo diretrio com a produo de pesquisa na rea educacional, organizado em trs partes: 1) com os dados sobre os pesquisadores; 2) com os endereos eletrnicos dos docentes pesquisadores; relao das instituies a que pertencem, com os endereos dos programas de psgraduao. Na parte com os dados dos pesquisadores constam os projetos de pesquisa e as publicaes.

At 1974, essa produo pouco tinha ultrapassado o limite de 200 trabalhos, todos eles dissertaes de mestrado defendidas nos 15 programas ento existentes no Brasil. Somente no qinqnio entre 1990-94, ocorreu um salto quantitativo de tal ordem que 2.498 (87,43%) dissertaes e 359 (12,57%) teses foram defendidas, em 45 programas existentes no pas, 15 deles tambm oferecendo doutorado, totalizando 2.847 trabalhos produzidos. Produo Acadmica Discente Nacional - Educao 1971/1996 Produo Acadmica Discente
REGIO Sudeste Sul Nordeste Centro-Oeste Norte Total Dissertaes 4.959 1.535 696 399 20 7.609 % 65,2 20,2 9,1 5,2 0,3 100,0 807 Teses 746 59 2 100,0 % 92,4 7,3 0,2 Total 5.719 1.594 684 399 20 8.416 % 68,0 18,9 8,1 4,7 0,2 100,0

You might also like