You are on page 1of 24

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA Ol, Antes de iniciar a nossa 5 aula, cujo

o tema ser estabilidade e garantia de emprego, farei um revisional das modalidades do contrato de trabalho, ou seja, os tipos do contrato de trabalho. Quero lembr-los que estou a disposio de vocs no frum para solucionar dvidas quanto s aulas e ao Direito do Trabalho. E, tambm, que esta participao muito importante para o nosso curso. Vamos ento dar incio ao revisional da aula passada! Aula 5 Da estabilidade e garantias provisrias de emprego: das formas de estabilidade; da despedida e da reintegrao de empregado estvel. 5.1. Revisional aula 4: Contrato de Trabalho (arts. 442/456 da CLT) Tipos do Contrato de Trabalho: O contrato de trabalho poder ser de prazo determinado ou de prazo indeterminado. O Contrato de Trabalho no se exaure em um nico ato, sendo um contrato de trato sucessivo ou dbito permanente, portanto a regra que ele seja pactuado por prazo indeterminado. Tal fato decorre do princpio da continuidade da relao do emprego, que um princpio basilar do Direito do Trabalho. O contrato de prazo determinado ou contrato a termo a exceo ao princpio da continuidade da relao de emprego e somente ser permitido nos casos previstos em lei. Assim, toda vez que no houver prova da forma como o ajuste foi celebrado, presumir-se- que o contrato foi celebrado por prazo indeterminado. E, tambm, quando no forem atendidas as exigncias da lei para a celebrao de um contrato por prazo determinado, a pactuao entre as partes ser considerada como um contrato de prazo indeterminado. Exemplificando: O art. 445 da CLT estabelece que o contrato de trabalho no poder ser pactuado por mais de 2 anos e um empregado e um empregador celebram um contrato de trabalho por prazo determinado com durao de 3 anos. Neste caso, o contrato ser considerado um contrato de prazo indeterminado. Os tipos de contrato por prazo determinado previstos em lei so: a) Art. 443, pargrafo 2 da CLT b) 0 contrato de experincia c) Lei 9601/98 d) Contrato por obra certa (lei 2.959/56) e) Contrato de Safra (Art. 14 da Lei 5.889/73 f) Contrato do Artista (Lei 6.533/78 www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA g) Contrato do Tcnico estrangeiro (Decreto-Lei 691/69) h) Contrato do Atleta (Lei 9.615/98) i) Contrato Temporrio (Lei 6.019/74) j) Empregados contratados ou transferidos para trabalho no exterior (Lei 7.064/82) a) Art. 443, pargrafo 2 da CLT: Art. 443 da CLT O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. 1 - Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. 2 - O contrato por prazo determinado s ser vlido em se tratando: a) de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; b) de atividades empresariais de carter transitrio; c) de contrato de experincia. Por servios cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo, devemos entender que a necessidade da mo-de-obra transitria para a empresa. Tal fato ocorrer quando houver excesso de demanda para substituio de pessoal ou para atender perodo transitrio da atividade. Exemplificando: O empregado que ser contratado para cobrir as frias ou a licena-mdica de outro empregado. Por atividade empresarial de carter transitrio devemos entender a transitoriedade da atividade da empresa que de tempos em tempos ficar paralisada e no a atividade do empregado. Exemplificando: Um restaurante de praia que somente funciona durante a poca de alta temporada. Outro exemplo fbricas de chocolates que somente funcionam na poca da pscoa ou tambm fbricas de panetones que somente funcionam durante o perodo natalino.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA b) 0 contrato de experincia: Contrato de experincia ou contrato de prova uma espcie do gnero contrato de trabalho por prazo determinado porque submetido a um termo. Este ser de no mximo 90 dias podendo ser celebrada apenas uma prorrogao dentro dos 90 dias. Exemplificando: Um empregado celebra um contrato de experincia com o seu empregador por 45 dias, sendo assim, caso haja inteno de prorrog-lo eles podero faz-lo por at mais 45 dias no mximo. importante ressaltar que caso eles celebrem inicialmente um contrato de experincia por 90 dias, este no poder ser prorrogado, uma vez que j foi celebrado no seu tempo mximo de durao permitido por lei c) Lei 9601/98: Esta lei criou uma modalidade de contrato por prazo determinado que poder ocorrer quando houver necessidade de acrscimo de mo-de-obra. Tal contratao dever ser autorizada por acordo ou conveno coletiva. O empregado poder ser contratado para qualquer atividade da empresa independente das restries do artigo 443, pargrafo segundo da CLT. Ser admitida vrias prorrogaes dentro do prazo mximo de validade de dois anos, no aplicando-se a regra do artigo 451 da CLT que ser analisado mais adiante. O art. 1, pargrafo 4 da referida lei admite dentro do prazo de validade do contrato a estabilidade do dirigente sindical, do cipeiro, da gestante e do acidentado. Os artigos 452 e 481 da CLT que sero estudados mais adiante aplicam-se a este tipo de contrato. d) Contrato por obra certa (lei 2.959/56): O contrato por obra certa uma espcie de contrato por prazo determinado celebrado com o construtor que exerce atividades em carter permanente. O construtor ser o empregador e realizar a sua atividade em carter permanente podendo contratar empregados por tempo certo. H doutrinadores que sustentam a derrogao desta Lei pelo art. 443, pargrafo 2 da CLT. e) Contrato de Safra (Art. 14 da Lei 5.889/73): O contrato de safra um tipo de contrato por prazo determinado sob a modalidade de termo incerto, uma vez que ele est sujeito s variaes sazonais da atividade agrria. Ele ter incio com o preparo e cultivo do solo e o seu trmino ser com a colheita.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA f) Contrato do Artista (Lei 6.533/78): O artista poder ser contratado por tempo determinado e pelo prazo mximo de dois anos, devendo o contrato celebrado ser escrito. g) Contrato do Tcnico estrangeiro (Decreto-Lei 691/69): O art. 10 desta lei autoriza que o tcnico estrangeiro domiciliado ou residente no exterior poder ser contratado por tempo determinado para a execuo de servios especializados de forma provisria no Brasil. h) Contrato do Atleta (Lei 9.615/98): O contrato de trabalho celebrado com um atleta dever ser por prazo determinado com durao de no mnimo 3 meses e no mximo 5 anos. i) Contrato Temporrio (Lei 6.019/74): Trata-se de uma espcie de contrato por prazo determinado, podendo ser celebrado em casos de substituio de pessoal regular e permanente do tomador ou o acrscimo de servio. j) Empregados contratados ou transferidos para trabalho no exterior (Lei 7.064/82): Esta lei regula a situao de trabalhadores contratados no Brasil e transferidos para o exterior. Ressalta-se que esta lei no ser aplicada aos trabalhadores contratados no Brasil e provisoriamente transferidos para o exterior por um perodo no superior a 90 dias, desde que o empregado tenha tomado cincia desta transitoriedade e recebido alm da s passagens de ida e de volta, dirias durante o perodo de trabalho no exterior, de natureza no salarial. Ateno: Art. 442 - Contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego.

OJ 199 da SDI-1 do TST JOGO DO BICHO. CONTRATO DE TRABALHO. NULIDADE. OBJETO ILCITO.
Pargrafo nico - Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, no existe vnculo empregatcio entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de servios daquela.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA

importante explicar que para que uma cooperativa de trabalho seja considerada lcita ser necessrio ocorrer uma adeso voluntria do cooperado, bem como a dupla qualidade (na qual o cooperado dever ao mesmo tempo ser cooperado e cliente, a cooperativa dever prestar servios ao associado) e a concesso de vantagens (o cooperado dever receber uma retribuio pessoal). Quando os requisitos acima descritos no forem atendidos a cooperativa ser considerada fraudulenta, sendo o contrato celebrado entre a empresa tomadora ou cliente e a cooperativa, nulo de pleno direito (art. 9 da CLT) e o vnculo empregatcio ir formar-se com o tomador de servios, empregador real. Art. 445 - O contrato de trabalho por prazo determinado no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451. Pargrafo nico - O contrato de experincia no poder exceder de 90 (noventa) dias. Smula 188 do TST O contrato de experincia pode ser prorrogado, respeitado o limite mximo de 90 (noventa) dias.

Art. 450 - Ao empregado chamado a ocupar, em comisso, interinamente, ou em substituio eventual ou temporria, cargo diverso do que exercer na empresa, sero garantidas a contagem do tempo naquele servio, bem como volta ao caso anterior. Smula 269 do TST O empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, no se computando o tempo de servio desse perodo, salvo se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA A seguir comentarei cinco questes de prova, que julgo ser um bom material de estudo e treinamento da parte doutrinria da matria, referentes aos temas das aulas passadas. Questes de Prova: ______ 1. (UnB/CESPE TRT 5.a Regio/ Juiz do Trabalho/2006) Paulo trabalhador porturio avulso, na funo de estivador, registrado no rgo gestor de mo-de-obra porturia (OGMP), do porto organizado de Alfa. O operador porturio Beta contratou o OGMP de Alfa para fornecimento de quinze trabalhadores avulsos para desembarcarem mercadorias de uma embarcao, tendo sido Paulo um dos designados para prestar esse servio. Paulo, durante a prestao desse servio, foi encontrado duas vezes, sem estar utilizando os equipamentos de proteo individual, transgredindo norma prevista em conveno coletiva de trabalho de sua categoria e, por isso, recebeu repreenso verbal disciplinar do OGMP. Alguns meses aps esse fato, Paulo e outros vinte trabalhadores avulsos constituram sociedade cooperativa de mode-obra. A aludida sociedade cooperativa requereu sua pr-qualificao como operadora porturia, perante a administrao porturia, que deferiu o pedido. Com base nessa situao hipottica e na legislao trabalhista vigente, assinale a opo correta. A) A prestao de servios de Paulo para a operadora porturia Beta fundamenta-se em uma relao jurdica angularizada, na qual so partes Paulo, Beta e o OGMP de Alfa, que se consubstancia, na parte que vincula Paulo a Beta, em relao de emprego. B) A aplicao da penalidade de repreenso verbal pelo OGMP contra Paulo revela a existncia do poder disciplinar, um dos elementos que evidencia e caracteriza a subordinao jurdica, implicando a configurao de vnculo empregatcio entre Paulo e o OGMP. C) Constitui contrato de equipe a avena celebrada entre o operador porturio Beta e o OGMP de Alfa. D) Tanto no trabalho avulso como no trabalho temporrio inexiste subordinao jurdica. E) Inexistindo qualquer irregularidade na aludida sociedade cooperativa de que Paulo participa ou na forma em que se d a prestao de servio, correto concluir que no haver vnculo empregatcio entre ela e seus associados e, igualmente, entre estes e os tomadores de servios da cooperativa. Comentrios: Letra E A) Incorreta. Paulo no tem relao de emprego com a operadora porturia Beta. O operador porturio a pessoa jurdica que exerce a www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA operao porturia na rea do porto por concesso pblica . Cada operador porturio constituir um rgo gestor de mo-de-obra para gerir e treinar os porturios e tambm para administrar o fornecimento de mo-de-obra avulsa, em sistema de rodzio. H o trabalhador porturio avulso e o trabalhador porturio empregado. oportuno fazer a distino entre eles: o primeiro no ter vnculo de emprego nem com o rgo gestor de mo-de-obra e nem com o operador porturio (art. 20 da Lei 8.630/93). Ao passo que o segundo ter vnculo de emprego com o operador porturio (art. 26 d Lei 8630/93). B) Incorreta. No h vnculo empregatcio entre o rgo Gestor de Mo-de-obra e o trabalhador avulso. C) Incorreta. O contrato de equipe caracteriza-se por ser um feixe de contratos individuais, no sendo portanto um contrato de equipe o contrato celebrado entre o operador porturio e o rgo gestor de Mode-obra. D) Incorreta. H subordinao jurdica no trabalho temporrio. O art. 2 da Lei 6019/74 conceitua o trabalho temporrio como aquele prestado por uma pessoa fsica a uma empresa, para atender a necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio. E) Correta. O vnculo entre os cooperados e a cooperativa e entre eles e os tomadores de servio somente ir formar-se quando a cooperativa for fraudulenta. 2. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho/2006) Acerca das hipteses de suspenso e interrupo do contrato de trabalho, assinale a opo correta. a) O afastamento previdencirio por motivo de acidente do trabalho a partir do 16 dia considerado caso de suspenso do contrato de trabalho, mas o afastamento, tambm a partir do 16 dia, por motivo de doena, hiptese de interrupo. b) A aposentadoria por invalidez suspende o contrato de trabalho pelo prazo de cinco anos, aps os quais h converso irretratvel em aposentadoria definitiva, causa ento motivadora do rompimento do pacto at ento suspenso. c) Os depsitos de FGTS (Fundo de Garantia do tempo de Servio) so devidos no caso de licena por acidente do trabalho, mas apenas at o 15 dia.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA d) De um modo geral, nas interrupes chamadas de sustaes provisrias por alguns fica atingida apenas a clusula de prestao obreira de servios, tanto que persiste a obrigao principal do empregador, consistente no pagamento do salrio. e) Na suspenso do contrato de trabalho em virtude de doena, que assim se considera a partir do 16 dia de afastamento, como h ampla sustao das recprocas obrigaes contratuais, ento no h cmputo do perodo para fins de contagem do perodo aquisitivo de frias. Comentrios: Letra a. b) O erro desta assertiva que no h converso irretratvel em aposentadoria por invalidez, tendo o empregado o direito de retornar ao emprego quando a aposentadoria for cancelada, conforme estabelece a Smula 160 do TST. Smula 160 do TST Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo aps cinco anos, o trabalhador ter direito de retornar ao emprego, facultado, porm, ao empregador, indeniz-lo na forma da lei. c) O erro desta assertiva que o empregador dever depositar o FGTS conforme estabelece o art. 28 do Decreto 99.684/90. d) Em que pese o fato da banca ter considerado esta assertiva incorreta, eu a considero correta uma vez que de fato na interrupo no ocorrer a prestao de trabalho mas o empregado receber o salrio. e) Incorreta, uma vez que ir contar o perodo de afastamento para o perodo aquisitivo de frias de acordo com o art. 133 da CLT que diz que no ter o direito s frias o empregado que no curso do perodo aquisitivo tiver recebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou auxlio-doena por mais de 6 meses embora descontnuos. Assim, no est correto afirmar que no h cmputo deste perodo para fins de contagem do perodo aquisitivo de frias. 3. (XIV Concurso Procurador do Trabalho) Segundo Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, o contrato de trabalho celebrado entre o bicheiro e o apontador do jogo do bicho nulo, porque o objeto ilcito, por traduzir contraveno penal. Comentrios: Correta (OJ 199 da SDI -1 do TST) OJ 199 JOGO DO BICHO. CONTRATO DE TRABALHO. NULIDADE. OBJETO ILCITO.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA 4. (XIV Concurso Procurador do Trabalho) O entendimento do Tribunal Superior do Trabalho no sentido de que a contratao de servidor pblico, aps a Constituio da Repblica de 1988, sem prvia aprovao em concurso pblico e para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico nula, razo pela qual, o trabalhador s ter direito ao pagamento da contraprestao pactuada em relao ao nmero de horas trabalhadas e dos valores referentes aos depsitos do FGTS. Comentrios: Correta (Smula 363 do TST) Smula 363 do TST A contratao de servidor pblico, aps a CF/1988, sem prvia aprovao em concurso pblico, encontra bice no respectivo art. 37, II e 2, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestao pactuada, em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes aos depsitos do FGTS. 5. (Procurador do Trabalho) Quanto suspenso e interrupo do contrato de trabalho, CORRETO afirmar: a) a interrupo do contrato de trabalho por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa dispensa sem justa causa do empregado; b) durante o perodo em que a empregada estiver afastada do trabalho, recebendo licena-maternidade, deve o empregador recolher o FGTS; c) restar suspenso o contrato de trabalho, nos dias em que o empregado estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular, para ingresso em estabelecimento de ensino superior; d) no ocorre suspenso do contrato de trabalho do empregado que for aposentado por invalidez; Comentrios: Letra B a) O art. 474 da CLT fala em a suspenso disciplinar do empregado por mais de 30 dias importa na resciso injusta do contrato de trabalho. c) a hiptese prevista no art. 473, VII da CLT, sendo hiptese de interrupo do contrato de trabalho. d) A aposentadoria por invalides suspende o contrato de trabalho. Smula 160 do TST Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo aps cinco anos, o trabalhador ter direito de retornar ao emprego, facultado, porm, ao empregador, indeniz-lo na forma da lei.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA

5.1. Da Estabilidade: 3.5 Da Estabilidade e Garantia Provisria de Emprego: Estabilidade uma espcie do gnero garantia de emprego que ocorre quando o empregador est temporariamente ou definitivamente impedido de dispensar o empregado. H doutrinadores que consideram a garantia de emprego como uma poltica scio-econmica e a estabilidade um direito do empregado. Na garantia de emprego esto abrangidas a restrio ao direito potestativo de dispensa (estabilidade), a instituio de mecanismos de recolocao de mo-de-obra, o incentivo admisso, dentre outros. a) Estabilidade Definitiva: Art. 492 da CLT Decenal. Art. 41 da CRFB. Art. 19 da ADCT. b) Estabilidade Provisria: Estabilidade Provisria: Dirigente sindical. Empregados eleitos membros da Cipa. Gestante. Acidentado. Membros do Conselho Nacional de Previdncia Social. Empregados eleitos diretores de Sociedade Cooperativas. Empregados eleitos membros de Comisso de Conciliao Prvia. Empregados Membros do Conselho Curador do FGTS. 5.2. Das Formas de estabilidade: A Estabilidade uma espcie do gnero garantia de emprego que ocorre quando o empregador est temporariamente ou definitivamente impedido de dispensar o empregado. Ela poder ser de dois tipos: a) Estabilidade Definitiva: a1) Art. 492 da CLT Decenal: Trata-se da estabilidade daquele empregado que tinha mais de dez anos de efetivo exerccio antes da CF/88 e que por isso tinha o direito a estabilidade definitiva, mais conhecida como estabilidade decenal. Remeterei vocs para os comentrios no decorrer desta aula.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA a2) Art. 41 da CRFB: a estabilidade do servidor pblico que adquirida atravs do efetivo exerccio aps 3 anos, a3) Art. 19 da ADCT: Este artigo garante estabilidade ao empregado pblico aps cinco anos de prestao de servios contnuos a estes rgos, antes da vigncia da CF/88. Esta estabilidade abosluta, personalssima, definitiva e ope judicis. b) Estabilidade Provisria: Esta a estabilidade que mais cobrada em provas de concursos pblicos. importante o estudo das Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST referentes a este tema. b1) Dirigente sindical (art. 543, pargrafo 3 da CLT) Art. 543 da CLT O empregado eleito para cargo de administrao sindical ou representao profissional, inclusive junto a rgo de deliberao coletiva, no poder ser impedido do exerccio de suas funes, nem transferido para lugar ou mister que lhe dificulte ou torne impossvel o desempenho das suas atribuies sindicais. 3 - Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direo ou representao de entidade sindical ou de associao profissional, at 1 (um) ano aps o final do seu mandato, caso seja eleito, inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidao. 5 - Para os fins deste artigo, a entidade sindical comunicar por escrito empresa, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, o dia e a hora do registro da candidatura do seu empregado e, em igual prazo, sua eleio e posse, fornecendo, outrossim, a este, comprovante no mesmo sentido. O Ministrio do Trabalho far no mesmo prazo a comunicao no caso da designao referida no final do 4. Smula 369 do TST I - indispensvel a comunicao, pela entidade sindical, ao empregador, na forma do 5 do art. 543 da CLT. II - O art. 522 da CLT, que limita a sete o nmero de dirigentes sindicais, foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA III- O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical s goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. IV - Havendo extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicato, no h razo para subsistir a estabilidade. V - O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio, ainda que indenizado, no lhe assegura a estabilidade, visto que inaplicvel a regra do 3 do art. 543 da Consolidao das Leis do Trabalho. Smula 379 do TST O dirigente sindical somente poder ser dispensado por falta grave mediante a apurao em inqurito judicial, inteligncia dos arts. 494 e 543, 3, da CLT. OJ 369 da SDI-1 do TST O delegado sindical no beneficirio da estabilidade provisria prevista no art. 8, VIII, da CF/1988, a qual dirigida, exclusivamente, queles que exeram ou ocupem cargos de direo nos sindicatos, submetidos a processo eletivo. OJ 365 do TST Membro de conselho fiscal de sindicato no tem direito estabilidade prevista nos arts. 543, 3, da CLT e 8, VIII, da CF/1988, porquanto no representa ou atua na defesa de direitos da categoria respectiva, tendo sua competncia limitada fiscalizao da gesto financeira do sindicato (art. 522, 2, da CLT). B2) Empregados eleitos membros da Comisso Interna de Preveno de acidentes de trabalho (CIPA) art. 10 da ADCT e 165 da CLT Os empregados eleitos membros da CIPA que so os representantes dos empregados e no os designados pelo empregador, tero assegurados tanto o suplentes quanto os efetivos uma estabilidade provisria desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato. O artigo 165 da CLT estabelece que o empregado eleito membro da CIPA poder ser dispensado por razes de ordem tcnica, econmico-financeira ou disciplinar (justa causa) devidamente comprovada. CIPA - Smula 339 do TST I - O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no art. 10, II, "a", do ADCT a partir da promulgao da Constituio Federal de 1988. II - A estabilidade provisria do cipeiro no constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razo de ser quando em atividade www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA a empresa. Extinto o estabelecimento, no se verifica a despedida arbitrria, sendo impossvel a reintegrao e indevida a indenizao do perodo estabilitrio. B3) Gestante (art. 10, II, b da ADCT CF/88) GESTANTE - Smula 244 do TST I - O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. III - No h direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia, visto que a extino da relao de emprego, em face do trmino do prazo, no constitui dispensa arbitrria ou sem justa causa. B4) Acidentado (art. 118 da Lei 8213/91) Smula 378 do TST I - constitucional o artigo 118 da Lei n 8.213/1991 que assegura o direito estabilidade provisria por perodo de 12 meses aps a cessao do auxlio-doena ao empregado acidentado. II - So pressupostos para a concesso da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e a conseqente percepo do auxliodoena acidentrio, salvo se constatada, aps a despedida, doena profissional que guarde relao de causalidade com a execuo do contrato de emprego. B5) Membros do Conselho Nacional de Previdncia Social (art. 3, pargrafo 7 da lei 8213/91). Os representantes dos empregados que tiverem em atividade sejam titulares ou suplentes no Conselho Nacional de Previdncia Social tero direito estabilidade desde a nomeao at um ano aps o trmino do mandato de representao somente podendo ser dispensados por motivo de falta grave regularmente comprovada por inqurito. B6) Empregados eleitos diretores de Sociedade Cooperativa (art. 55 da Lei 5.764/71). Os empregados eleitos diretores de cooperativas esto abrangidos pelas mesma estabilidade provisria do art. 543, ou seja, desde o registro da candidatura at um ano aps o trmino do mandato. H doutrinadores que defendem a aplicao da sumula 379 e do art. 522 da CLT que limita a 7 o nmero mximo de diretores. www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA OJ 253 da SDI-1 do TST O art. 55 da Lei n 5.764/71 assegura a garantia de emprego apenas aos empregados eleitos diretores de Cooperativas, no abrangendo os membros suplentes. B7) Empregados eleitos membros de Comisso de Conciliao Prvia (CCP)- art. 625 B CLT O art. 625-B pargrafo 1 da CLT probe a dispensa dos representantes dos empregados eleitos das comisses de conciliao prvia institudas no mbito das empresas, titulares e suplentes salvo quando houver a prtica de justa causa. Sua estabilidade estende-se aos titulares e suplentes e inicia-se com a eleio, terminando dentro de uma no aps o final do mandato. Ser permitida uma reeleio. Trata-se de uma estabilidade absoluta, ope iuris, provisria e altrusta. B8) Empregados Membros do Conselho Curador do FGTS art. 3, pargrafo 9 da Lei 8036/90. Os representantes dos empregados no Conselho Curador do FGTS efetivos e suplentes tem direito estabilidade desde a nomeao at uma no aps o trmino do mandato. Ateno: importante falar de um tema muito discutido na doutrina que o direito ou no estabilidade do empregado portador do vrus da AIDS. Em relao ao portador do virus da AIDS no h legislao que fale, mas a jurisprudncia dos Tribunais, no estou falando das sumulas e OJs, ora no sentido de garantir ora no sentido de negar. O portador do vrus da AIDS no tem direito a estabilidade pelo simples fato de estar acometido por esta doena. Norma coletiva ou regulamento empresarial podero criar este direito para este trabalhador ser abrangido pela estabilidade. 5.3. Da Despedida e da reintegrao do empregado estvel: A reintegrao o retorno do empregado estvel ao emprego na mesma funo que exercia em face da dispensa patronal arbitrria ou sem justa causa. Ocorrer com todos os ressarcimentos e vantagens. (arts. 494 e 496 da CLT)

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA Art. 494 - O empregado acusado de falta grave poder ser suspenso de suas funes, mas a sua despedida s se tornar efetiva aps o inqurito e que se verifique a procedncia da acusao. Pargrafo nico - A suspenso, no caso deste artigo, perdurar at a deciso final do processo. Art. 496 - Quando a reintegrao do empregado estvel for desaconselhvel, dado o grau de incompatibilidade resultante do dissdio, especialmente quando for o empregador pessoa fsica, o tribunal do trabalho poder converter aquela obrigao em indenizao devida nos termos do artigo seguinte. A Smula 396 do TST estabelece que exaurido o perodo de estabilidade, so devidos ao empregado apenas os salrios do perodo compreendido entre a data da despedida e o final do perodo de estabilidade, no lhe sendo assegurada a reintegrao no emprego. A Smula 396 do TST estabelece que no haver nulidade por julgamento extra petita da deciso que deferir salrio quando o pedido for de reintegrao, dados os termos do art. 496 da CLT. Smula 396 do TST I - Exaurido o perodo de estabilidade, so devidos ao empregado apenas os salrios do perodo compreendido entre a data da despedida e o final do perodo de estabilidade, no lhe sendo assegurada a reintegrao no emprego. II - No h nulidade por julgamento extra petita da deciso que deferir salrio quando o pedido for de reintegrao, dados os termos do art. 496 da CLT. 5.4. Comentrios aos artigos da CLT (Arts. 492/500 da CLT): Art. 492 - O empregado que contar mais de 10 (dez) anos de servio na mesma empresa no poder ser despedido seno por motivo de falta grave ou circunstncia de fora maior, devidamente comprovadas. Pargrafo nico - Considera-se como de servio todo o tempo em que o empregado esteja disposio do empregador. www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA Com o advento da Constituio Federal de 1988 ocorreu a revogao da estabilidade decenal definitiva para os trabalhadores admitidos aps aquela data. Permaneceu apenas o direito adquirido daqueles que j haviam atingido a estabilidade definitiva e no haviam optado pelo FGTS. A transao da estabilidade foi permitida pela lei que criou o FGTS mediante o pagamento de uma indenizao de 60%, antes de 1988, quando o regime do FGTS tornou-se obrigatrio para todos os empregados urbanos e rurais. importante destacar que somente a partir de 1988 que o empregado rural passou a ter direito ao FGTS e o empregado domstico possui direito ao FGTS por opo do empregador, sendo uma faculdade do empregador inscrever ou no o seu empregado domstico no regime do FGTS. Art. 493 - Constitui falta grave a prtica de qualquer dos fatos a que se refere o art. 482, quando por sua repetio ou natureza representem sria violao dos deveres e obrigaes do empregado. O artigo acima descrito informa que existindo justa causa ou falta grave praticada pelos empregados estveis eles podero ser dispensados sem quaisquer nus para o empregador. H uma distino entre justa causa e falta grave. Alguns doutrinadores ressaltam que falta grave seria uma justa causa de superior intensidade. Tal distino, no prospera na prtica, uma vez que o art. 493 da CLT remeteu as hipteses de falta grave para as hipteses de justa causa prevista no art. 482 da CLT. Art. 494 - O empregado acusado de falta grave poder ser suspenso de suas funes, mas a sua despedida s se tornar efetiva aps o inqurito e que se verifique a procedncia da acusao. Pargrafo nico - A suspenso, no caso deste artigo, perdurar at a deciso final do processo. Este artigo fala poder configurando assim mera faculdade do empregador a suspenso do empregado de suas funes, no sendo, portanto obrigatria.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA O art. 853 da CLT traz o prazo de 30 dias para o ajuizamento do inqurito que um prazo de decadncia e no de prescrio, podendo ser interrompido e suspenso. A Smula 379 do TST estabelece a obrigatoriedade apurao atravs de inqurito da falta cometida, para que o dirigente sindical seja dispensado por justa causa. Smula 379 do TST O dirigente sindical somente poder ser dispensado por falta grave mediante a apurao em inqurito judicial, inteligncia dos arts. 494 e 543, 3, da CLT. Os dispositivos legais abaixo elencados trata dos efeitos terminao do contrato por justa causa e por extino estabelecimento, das hipteses de reintegrao, bem como indenizao que ser devida. da do da

Recomendo para vocs uma leitura atenta dos artigos e caso surjam dvidas na leitura literal dos mesmos, estarei a disposio de vocs no frum. No hesitem em participar uma vez que esta interao de suma importncia para o nosso crescimento, bem como para o melhor aproveitamento do nosso curso. Art. 495 - Reconhecida a inexistncia de falta grave praticada pelo empregado, fica o empregador obrigado a readmiti-lo no servio e a pagar-lhe os salrios a que teria direito no perodo da suspenso. Art. 496 - Quando a reintegrao do empregado estvel for desaconselhvel, dado o grau de incompatibilidade resultante do dissdio, especialmente quando for o empregador pessoa fsica, o tribunal do trabalho poder converter aquela obrigao em indenizao devida nos termos do artigo seguinte. Art. 497 - Extinguindo-se a empresa, sem a ocorrncia de motivo de fora maior, ao empregado estvel despedido garantida a indenizao por resciso do contrato por prazo indeterminado, paga em dobro. Art. 498 - Em caso de fechamento do estabelecimento, filial ou agncia, ou supresso necessria de atividade, sem ocorrncia de motivo de fora maior, assegurado aos empregados

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA estveis, que ali exeram suas funes, direito indenizao, na forma do artigo anterior. Art. 499 - No haver estabilidade no exerccio dos cargos de diretoria, gerncia ou outros de confiana imediata do empregador, ressalvado o cmputo do tempo de servio para todos os efeitos legais. 1 - Ao empregado garantido pela estabilidade que deixar de exercer cargo de confiana, assegurada, salvo no caso de falta grave, a reverso ao cargo efetivo que haja anteriormente ocupado. 2 - Ao empregado despedido sem justa causa, que s tenha exercido cargo de confiana e que contar mais de 10 (dez) anos de servio na mesma empresa, garantida a indenizao proporcional ao tempo de servio nos termos dos arts. 477 e 478. 3 - A despedida que se verificar com o fim de obstar ao empregado a aquisio de estabilidade sujeitar o empregador a pagamento em dobro da indenizao prescrita nos arts. 477 e 478. Art. 500 - O pedido de demisso do empregado estvel s ser vlido quando feito com a assistncia do respectivo Sindicato e, se no o houver, perante autoridade local competente do Ministrio do Trabalho ou da Justia do Trabalho. 5.5. Questes de Prova: 1. (ESAF - Tcnico Judicirio - TRT - 7 Regio 2003) Analise as proposies abaixo e assinale a opo correta. I. A jurisprudncia pacificada no mbito do Tribunal Superior do Trabalho considera indispensvel, para fins de reconhecimento das garantias asseguradas ao dirigente sindical, a comunicao ao empregador, pela entidade sindical, por escrito, no prazo de vinte e quatro horas, do dia e hora do registro da candidatura do seu empregado e, em igual prazo,de sua eleio e posse, fornecendo, outrossim, comprovante nesse sentido. II. O reconhecimento da garantia estabilitria consagrada pelo artigo 8, inciso VIII, da Constituio Federal circunscreve-se s pessoas que compem a diretoria do sindicato, ou seja, no mximo sete e no mnimo

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA trs, alm dos respectivos suplentes, conforme jurisprudncia pacificada no Tribunal Superior do Trabalho. Comentrios: II e III- Corretas. Esto de acordo com a Smula 369 do TST. Smula 369 do TST I - indispensvel a comunicao, pela entidade sindical, ao empregador, na forma do 5 do art. 543 da CLT. II - O art. 522 da CLT, que limita a sete o nmero de dirigentes sindicais, foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988. III- O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical s goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. IV - Havendo extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicato, no h razo para subsistir a estabilidade. V - O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio, ainda que indenizado, no lhe assegura a estabilidade, visto que inaplicvel a regra do 3 do art. 543 da Consolidao das Leis do Trabalho. 2. (CESPE/Analista Judicirio/TRT/6/Regio/2002) Pedro, empregado contratado por prazo indeterminado, foi pr-avisado de sua dispensa em 2/5/2001. Em 16/05/2001, foi registrada a sua candidatura a cargo eletivo sindical, para a funo de diretor de assuntos legislativos. Todavia, em 18/5/2001, esse empregado se envolveu em incidente no ambiente de trabalho, e agrediu fisicamente o seu superior imediato, o que levou o empregador a cancelar o aviso prvio em curso e a proceder demisso motivada do empregado. A partir dessa situao hipottica, julgue os seguintes itens. 1- O registro de candidatura de Pedro para cargo eletivo sindical o tornou estvel, razo por que a sua demisso somente poderia ocorrer por justo motivo. 2- Se o incidente houvesse ocorrido fora do ambiente de trabalho, e Pedro houvesse se limitado a ofender verbalmente a honra de seu superior, ainda assim a sua dispensa seria juridicamente motivada. 3- No caso em tela, ante a dispensa motivada de Pedro, este no far jus ao levantamento de seus depsitos no FGTS, os quais sero, portanto restitudos ao seu ex-empregador.

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA 4- Se, em virtude do fato descrito, o Sindicato obreiro tivesse firmado com a referida empresa acordo disciplinando a comunicao dos avisos prvios dados aos empregados, no seria necessria a interveno do sindicato patronal, mas seria indispensvel a aprovao de assemblia sindical dos empregados da empresa. Comentrios: 1. Incorreta. Porque o registro da candidatura ocorreu aps a concesso do aviso prvio pelo empregador e segundo o entendimento sumulado do TST, o registro da candidatura durante o perodo do aviso prvio no assegura ao empregado a estabilidade sindical. Smula 369, V - O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio, ainda que indenizado, no lhe assegura a estabilidade, visto que inaplicvel a regra do 3 do art. 543 da Consolidao das Leis do Trabalho. 2. Correta. O dirigente sindical detentor de estabilidade provisria somente poder ser dispensado por justa causa e ainda assim, desde que precedida por inqurito judicial para apurao da falta grave. No caso em tela, a falta cometida por Pedro est tipificada no art. 482 da CLT e por ter ofendido verbalmente o seu empregador, ainda que fora do ambiente de trabalho, ele poder ser demitido por justa causa. 3. Incorreta. Na hiptese de dispensa por justa causa o empregado no far jus indenizao compensatria de 40% do FGTS e nem poder levant-lo, mas eles no sero restitudos ao empregador. 4. Correta. A assertiva est correta porque o art. 611, pargrafo 1 da CLT combinado com o art. 612 da CLT estabelecem faculta aos Sindicatos representativos de categorias profissionais (Sindicato de Empregados) celebrarem acordo coletivo com empresa ou grupo de empresas desde que haja deliberao em Assemblia geral convocada para este fim. 3. (FCC/Analista Executor de Mandados/TRT-16 Regio/2009) Considere as afirmativas abaixo a respeito da estabilidade da gestante. I. vedada a dispensa da empregada domstica grvida desde a confirmao da gravidez at 5 meses aps o parto. II. O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade. III. A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. IV. No h direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia. Est correto o que se afirma APENAS em (A) III e IV. (B) I, III e IV. (C) I, II e III. (D) II e IV. (E) I e III. Comentrios: Letra B I- Correta (Lei 5.859/72) II- Incorreta (Smula 244 do TST) III- Correta (Smula 244 do TST) IV- Correta (Smula 244 do TST) Smula 244 do TST I - O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. III - No h direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia, visto que a extino da relao de emprego, em face do trmino do prazo, no constitui dispensa arbitrria ou sem justa causa. 4. (FCC/ Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 2 Regio/2008) No que se refere estabilidade, analise: I. A estabilidade provisria do cipeiro constitui, alm de uma vantagem pessoal, uma garantia para as atividades dos membros da CIPA. II. O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical s goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. III. Havendo extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicato, no subsiste a estabilidade do dirigente sindical. IV. O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio, ainda que indenizado, no lhe assegura a estabilidade. De acordo com o entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, est correto o que consta APENAS em (A)II, III e IV. (B) I, II e III. (C) II e IV. (D) I, II e IV. (E) III e IV. Comentrios: Letra A I- Incorreta. (Smula 339, I do TST) www.pontodosconcursos.com.br 21

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA II- Correta. (Smula 369, III do TST) III- Correta. (Smula 369, IV do TST) IV- Correta. (Smula 369, V do TST) Smula 339 do TST I - O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no art. 10, II, "a", do ADCT a partir da promulgao da Constituio Federal de 1988. II - A estabilidade provisria do cipeiro no constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razo de ser quando em atividade a empresa. Extinto o estabelecimento, no se verifica a despedida arbitrria, sendo impossvel a reintegrao e indevida a indenizao do perodo estabilitrio. 5. (FCC/Juiz do Trabalho TRT 23 Regio/2007) Desde que preenchidas as formalidades legais tm garantia provisria de emprego: I- O representante dos empregados membro da comisso de conciliao prvia titulares e suplentes; Correta (Art 625 H da CLT) II- os empregados de empresas que sejam eleitos diretores de sociedades cooperativas pelos mesmos criadas; Correta (art. 55 da Lei 5.764/71). importante lembrar que de acordo com a Orientao Jurisprudencial do TST a estabilidade no assegurada ao empregado suplente. OJ 253 da SDI-1 do TST O art. 55 da Lei n 5.764/71 assegura a garantia de emprego apenas aos empregados eleitos diretores de Cooperativas, no abrangendo os membros suplentes. III- os membros do Conselho nacional da Previdncia Social, representantes dos trabalhadores em atividade; Correta (art. 3, pargrafo 7 da lei 8213/91). Comentrios: As assertivas I, II e III esto corretas e os dispositivos legais pertinentes esto destacados em azul. 6. (FCC/ Anal. Judic. rea Adm./TRT/SP/2004) O empregado estvel que despedido imotivadamente tem direito:

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA a) b) c) d) e) readmisso, sem prejuzo do pagamento das verbas indenizatrias. reintegrao e ao pagamento dos salrios e demais vantagens do perodo de afastamento. reintegrao e ao pagamento das verbas indenizatrias. readmisso, sem prejuzo do pagamento das verbas rescisrias. Ao pagamento das verbas indenizatrias em dobro.

Comentrios: Letra B. (Arts. 404/496 da CLT) Art. 494 - O empregado acusado de falta grave poder ser suspenso de suas funes, mas a sua despedida s se tornar efetiva aps o inqurito e que se verifique a procedncia da acusao. Pargrafo nico - A suspenso, no caso deste artigo, perdurar at a deciso final do processo. Art. 495 - Reconhecida a inexistncia de falta grave praticada pelo empregado, fica o empregador obrigado a readmiti-lo no servio e a pagar-lhe os salrios a que teria direito no perodo da suspenso. Art. 496 - Quando a reintegrao do empregado estvel for desaconselhvel, dado o grau de incompatibilidade resultante do dissdio, especialmente quando for o empregador pessoa fsica, o tribunal do trabalho poder converter aquela obrigao em indenizao devida nos termos do artigo seguinte. 7. (IX Concurso Procurador do Trabalho) Assinale a alternativa CORRETA: Para os fins de garantia de emprego, prevista para os dirigentes sindicais, o nmero destes, como expresso no art. 522 da CL T, segundo a jurisprudncia majoritria: a) foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988; b) foi recepcionado pela na Carta, mas apenas para os dirigentes titulares; c) no foi recepcionado, pois a Constituio assegurou a autonomia da organizao sindical, sem interferncia do Estado; d) foi recepcionado pela Constituio, no podendo ser ampliado nem por negociao coletiva; e) foi recepcionado pela Constituio, mas poder ser ampliado por Sentena Normativa da Justia do Trabalho; www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO DO TRABALHO (TEORIA E EXERCCIOS) PROFESSORA: DBORAH PAIVA Comentrios: Letra D. Smula 369 do TST II - O art. 522 da CLT, que limita a sete o nmero de dirigentes sindicais, foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988. 8. (IX Concurso Procurador do Trabalho) Assinale a alternativa CORRETA: Quanto garantia de emprego da mulher gestante, segundo jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho: a) No devida se a gravidez era desconhecida pelo empregador; , b) devida, mesmo se ignorada pelo empregador, ao tempo da despedida, fato que no pode ser objeto de ajuste coletivo; c) indevida se a confirmao da gravidez se deu aps a despedida; d) ela assegurada mesmo se o estado gravdico era desconhecido pelo empregador, salvo previso contrria em norma coletiva; e) Poder ser ela reduzida, se isto for previsto no contrato individual de trabalho; Comentrios: Letra B. Smula 244 do TST I - O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. III - No h direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia, visto que a extino da relao de emprego, em face do trmino do prazo, no constitui dispensa arbitrria ou sem justa causa. ..................................................................................................... Chegamos ao final da nossa aula de hoje! Na prxima semana estaremos na nossa 6 aula na qual estudaremos as formas de terminao do contrato de trabalho. At l! Abs. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 24

You might also like