You are on page 1of 24

Reflexes sobre as mudanas epistemiolgicas necessrias compreenso do direito no sculo XXI1

Lenice Silveira Moreira2

CCINCIA JURDICA E COMPLEXIDADE

Resumo Reflete-se sobre a crise da cincia jurdica no contexto da transio paradigmtica da cincia contempornea, vislumbrando a compreenso da fenomenologia jurdica conforme a epistemologia da complexidade proposta por Edgar Morin e outros pensadores da ps-modernidade. Considera-se que o modelo proposto pela cincia moderna produziu um razovel avano na sistematizao do direito, mas, por outro lado, negou a complexidade da vida, reduzindo-a a frieza dogmtica, representada pela estreiteza da concepo do direito enquanto norma. Palavras-chave: Direito. Cincia. Crise Paradigmtica. Epistemologia. Complexidade. LEGAL SCIENCE AND THE COMPLEXITY: reflexions upon the epistemological changes that are necessary to understand law in the 21ST century Abstract This study reflects upon the crisis on the legal science in the paradigmatic transition context of the contemporary science, having in mind the comprehension of the legal phenomenology according to the complexity epistemology proposed by Edgar Morin and other post-modern philosophers. The model proposed by modern science is considered to have produced reasonable advance in the systematization of law, but, on the other hand, it had denied the complexity of life, reducing it to dogmatic coldness, represented by the strictness of the law conception while norm Keywords: Law. Science. Paradigmatic Crisis. Epistemology. Complecity.

O contedo do artigo consta, em parte, das reflexes da tese: Sobre a Dignidade Humana: um preldio para uma abertura da Cincia Jurdica. 2 Docente do Curso de Direito FARN. E-mail: direito@farn.br.
1

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

27

1 CONSIDERAES PRELIMINARES: A CINCIA EM SUA CONCEPO CLSSICA Segundo concepo clssica, a Cincia se constitui num conjunto ordenado e sistematizado de conhecimentos objetivos, referentes ao estado passado, presente e futuro dos fenmenos naturais e sociais, voltado para formulao de concluses verdadeiras, lgicas e passveis de comprovao e verificao. Trata-se de conhecimento objetivo acerca do domnio da natureza, resultante do dilogo entre sujeito cognoscente e objeto a ser conhecido. Descartes (2004, p. 31-32) define sinteticamente, as quatro principais regras do mtodo cientfico:
1) Nunca aceitar como verdadeira nenhuma coisa que no se conhece evidentemente como tal, isto , evitar, com todo cuidado a preveno e a precipitao. 2) Dividir cada uma das dificuldades em tantas partes quanto possvel e necessrio para resolv-las. 3) Conduzir por ordem os pensamentos, iniciando pelos objetos mais simples e mais fceis de conhecer, para chegar, aos poucos, gradativamente, ao conhecimento dos mais compostos e supondo uma ordem de precedncia de uns em relao aos outros. 4) Fazer, para cada caso, enumeraes to completas e vises to gerais, que se possa ter certeza de no ter omitido nada.

A referida percepo da Cincia tornou-se universal e consolidou-se no sculo XIX, irradiando seus efeitos, ainda dominantes, nos sculos XX e XXI, no somente em relao s cincias naturais, como tambm no que se refere s cincias sociais. O positivismo cientfico, conforme idealizado por Comte (1973) como fruto do modelo cientfico simplificador reducionista, legou-nos a idia de que a histria da evoluo do conhecimento humano passava por trs estgios distintos: uma infncia mitolgica, uma adolescncia filosfica e uma maturidade cientfica. Num primeiro estgio (mitolgico) o homem encantaria o mundo, atribuindo realidade um aspecto divino, preenchendo o cosmos de deuses, de foras invisveis e de potncias incorpreas. Num segundo estgio (filosfico), o homem abandonaria a viso ingnua acerca da realidade e poria em questo os dados dos sentidos e as idias comuns acerca do funcionamento da realidade. A filosofia proRevista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

29

porcionaria, neste estgio, a ruptura do modelo mitolgico, entretanto no contribuiria suficientemente para evoluo do conhecimento, pois manteria uma srie de questionamentos infundados e dvidas metafsicas que no solucionariam os problemas da humanidade. Para os positivistas, a maturidade do conhecimento humano produziria a cincia, fundamentando-a com base em critrios de neutralidade, objetividade e exatido metodolgica. Nestes termos, a cincia superaria o estgio anterior do pensamento filosfico e produziria uma srie de recursos metodolgicos e aparatos tecnolgicos que poderiam, no apenas solucionar as questes mais importantes para a aventura humana, mas, substancialmente, fornecer ao homem o poder de prever e controlar a natureza, contribuindo, assim, para o aumento da felicidade e para a perfeio social. Tal paradigma epistemolgico, adequado realidade cientfica do sculo XIX, tornou-se fundamental para a formao do pensamento cientfico e contribuiu extraordinariamente para o avano da cincia e da tecnologia, proporcionando significativo bem estar para a humanidade. Por outro lado, torna-se mister reconhecer que esta concepo de cincia tambm produziu destruio e sofrimento humano jamais visto com a criao, por exemplo, da energia nuclear, bem como proporcionou grande desequilbrio ecolgico, que ameaa a vida do planeta, dentre outros males sociais e ticos, impossveis de serem apreciados neste pequeno ensaio. Logo, a mesma cincia que promove vida e produz desenvolvimento, torna-se mquina de destruio da vida planetria, gerando sofrimento e dor ... 2 A CINCIA EM CRISE PARADIGMTICA Constata-se que os fatos observados pela cincia tm escapado ao regime de isolamento proposto por Descartes, nas cincias naturais; e por Comte, nas cincias sociais. Os objetos da cincia tm circunscries cada vez menos definidas. So, reiteradas vezes, constitudos por conexes que se entrecruzam em encadeamentos circulares complexos com os demais objetos, de tal forma que tais objetos em si so menos reais que as relaes entre eles (SANTOS, 1987). Tal aprisionamento propugnado pelo positivismo cientfico, o qual, embora criticado pela academia, continua servindo de paradigma epistemolgico na prtica acadmica e cientfica.

30

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

Morin (1998), com propriedade, observa que o paradigma simplificador cartesiano tem produzido, na cincia, a disjuno entre a cultura das humanidades e a cultura cientfica. Ocorre que a cultura humanista preconizada nos sculos XVII e XVIII pelo iluminismo, a cultura universal, a qual, atravs da filosofia, do ensaio, do romance, estimula nossa inteligncia geral, instigando as grandes interrogaes e a reflexo sobre o saber ao encontro do desenvolvimento da conscincia cientfica. Por outro lado, a cultura cientfica separa os campos do conhecimento, suscitando admirveis descobertas, teorias geniais, desenvolvimento tecnolgico, mas no a reflexo sobre o destino humano e sobre a aplicao da prpria cincia. Almeida (2003) enfatiza que a concepo desta forma reducionista de se perceber a produo do saber estendida a nossa prtica universitria, o que acaba por ensejar o distanciamento entre sociedade e universidade. Em sntese, a separao entre cultura cientfica e cultura humanstica que caracteriza a dinmica interna das estruturas universitrias se alarga na separao entre cincia e outras configuraes do saber, conforme expresso de Michel Foucault. Essa segunda separao opera no contrafluxo e na obstruo de uma ecologia das idias, porque distancia universidade e sociedade, intelectuais acadmicos e intelectuais da tradio no cientfica, cincia, arte e espiritualidade. (ALMEIDA, 2003). Lvi-Strauss (1982, p. 41) incita uma profunda reflexo sobre a inadequao da separao entre natureza e cultura para a compreenso da realidade. Ocorre que o homem um ser biolgico ao mesmo tempo em que um ser social, constituindo-se, portanto, produtor e produto da cultura, bem como resultado das manifestaes da natureza, intrnseca a sua estrutura biolgica e social. Assim, para compreenso do sujeito e da atividade humana, preciso a integrao entre as fontes biolgicas e culturais do seu comportamento. Embora seja impossvel, no contexto da realidade histrica, estabelecer-se uma linha divisria que determine onde acaba a natureza e comea a cultura,. Os socilogos modernos, segundo Lvi-Strauss (1982, p.47), tm admitido a distino entre natureza e cultura para fins de mtodo de anlise e observao emprica. Investigaes realizadas com os meninos-lobo, macacos e chimpanzs tm confirmado a idia de que, nenhuma anlise real, permite apreender o ponto de passagem entre os fatos da natureza e os fatos da cultura, alm do mecanismo da articulao deles. Se para compreender a realidade imprpria a separao entre natureza e cultura, da mesma forma imprpria a dicotomia entre cincias
Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

31

da natureza e cincias da cultura, a qual acaba por gerar uma Cincia mope, fragmentada e desconectada do real, incapaz de responder complexidade da vida. Observando a estrutura separatista da Cincia Moderna, Lvi-Strauss (1982, p.46) constata que a finalidade das cincias humanas no revelar o homem, mas dissolv-lo, Sobre esta grande fratura no interior da Cincia, Morin (1998) observa que tal disjuno entre a cincia e cultura humanstica gera a produo cientfica sem conscincia de si mesma e, nas cincias humanas, o desaparecimento do prprio homem. Assim, a cincia perde seu referencial humano e o prprio sentido histrico no contexto social. Em face disso, Morin (1998, p.30-31) observa de forma enftica que:
Evidentemente, podemos chegar s cincias em que a vida, o homem e a sociedade no existem. Chega-se a uma situao inteiramente oposta quela que reinava na cultura humanstica dos sculos XVII e XVIII [...], a qual permitia a reflexo e meditao. [...] A nova cultura cientfica se fundamenta cada vez mais sobre uma enorme quantidade de informaes e de conhecimentos que nenhum esprito humano poderia armazenar. impossvel poder ter uma viso sobre o homem, a sociedade, o universo acumulando esse material; tanto mais que esse material est fechado, compartimentado, esoterizado, visto que preciso entrar no vocabulrio, nos conceitos e no conhecimento especializado, matemtico, ele mesmo necessrio compreenso de tal ou qual formulao. Em outras palavras, eis um conhecimento que no se pode discutir, que no se pode refletir. Da uma situao cultural nova.

3 A CINCIA CONFORME O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE Por outro lado, Morin (2003a) revela que os experimentos e avanos da cosmologia, da microfsica, da biologia e da ciberntica foram os verdadeiros responsveis pela ruptura do paradigma cartesiano simplificador, fazendo emergir o paradigma da complexidade. Com base em tais verificaes cientficas, ainda sustenta o mtodo transdisciplinar da complexidade para a produo da cincia, buscando promover um profcuo dilogo entre as cincias sociais e as cincias naturais, a cultura humanstica e a cultu-

32

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

ra cientfica, colimando a unidade das cincias, de modo a proporcionar o nascimento de uma Cincia verdadeiramente humana, tica e responsvel. (MORIN, 2005)3. A fronteira entre o paradigma cartesiano simplificador e o paradigma sistmico da complexidade foi a descoberta, pela microfsica, de que a menor partcula da matria, que corresponderia o limite da materialidade, aparece tanto como onda (energia), quanto como corpsculo (matria), revelandose uma realidade paradoxal (MORIN, 1998). Tal descoberta, dentre outras, ensejou a formulao do princpio da incerteza e das verdades provisrias na cincia (POPPER, 1968). Assim, encontra-se no fim de um ciclo de hegemonia de uma ordem cientfica, que preconiza, no paradigma da cincia moderna, o avano do conhecimento pela especializao, de acordo com o racionalismo cartesiano. Neste iderio cientfico, o mtodo considerado tanto mais adequado, quanto mais restrita for a abordagem de anlise, promovendo uma ntida segregao do saber e, por conseguinte, uma compartimentalizao do conhecimento. Neste contexto, prope-se uma severa vigilncia nas fronteiras das disciplinas, com o intuito de reprimir o cientista que se atreva a transpor tais limites. Morin (2003a, p. 17-18) considera que no devemos eliminar a hiptese de um neo-obscurantismo generalizado, produzido pelo mesmo movimento das especializaes. Segundo ele, o prprio especialista torna-se ignorante de tudo aquilo que no concerne a sua disciplina, o que promove, por outro lado, a renncia, prematura, do no especialista, de refletir sobre o mundo, a vida e a sociedade, deixando esta tarefa aos especialistas. Tal realidade acaba por produzir situao paradoxal, em que o desenvolvimento do conhecimento instaura a resignao ignorncia e o da cincia significa o crescimento da inconscincia.

Uma comparao principiolgica entre a Cincia Clssica e Cincia Complexa nos conduziria aos seguintes postulados: I. Princpios Universais aplicveis cincia clssica: 1. Verdade cientfica. 2. Certeza cientfica. 3.Neutralidade. 4.Separao entre sujeito e objeto. 5. Separao entre cincias naturais e cincias humanas. 6. Fragmentao do objeto para o seu conhecimento. 7. Especializao do conhecimento. 8. Busca de leis universais. 9. Busca pelo domnio da natureza. 10. Busca de explicao dos fenmenos da natureza. II. Princpios aplicveis cincia complexa: 1.Verdades provisrias. 2.Incerteza. 3.Implicao do sujeito no objeto. 4.Impossibilidade de Separao entre sujeito e objeto 5.Religao entre os saberes da cultura cientfica (cincias naturais) e da cultura humanstica (cincias humanas). 6.Busca pela compreenso integral do objeto e em contexto com a realidade. Princpio hologramtico. 7.Religao dos Saberes (cincia, filosofia, arte, saberes da espiritualidade, saberes da tradio ect...). Transdisciplinaridade. 8.Busca pela compreenso no s da leis universais (ordem, previsibilidade), quanto das contingncias (desordem, acaso). 9.Busca pela harmonia e coexistncia com a natureza. 10.Busca da compreenso dos fenmenos da natureza.
3

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

33

No que se refere crise da cincia, Balandier (1999, p.77) revela que a modernidade cientfica marcada pela cultura da fora tcnica dominadora da natureza, imputvel ao homem. O acontecimento, o acaso negligenciado em face da crena de que os excessos da modernidade cientfica sero finalmente eliminados pelos novos avanos, por mais cincia, mais tcnica, mais razo, corrigindo-os ou reduzindo seus efeitos nefastos. Por outro lado, cincia e tcnica associadas encontram-se a servio do poder, o que, pelo excesso, pode ensejar a completa desordem, ultrapassando os limites do racional. Observa-se a hipertrofia da cultura material midiatizada, que enaltece o mundo dos instrumentos, dos objetos, do mercado, gerando a atrofia da cultura subjetiva e a colonizao da sociedade pelos sistemas tcnicos e cientficos, a qual passa a submeter-se a potncias invisveis, que ocupam a vacncia dos sbios e deuses de antigamente. (BALANDIER, 1999, p. 78) A f tecnolgica mantm seu ardor apesar das contestaes crescentes. Tal racionalidade mecanicista atribuda ao homem gera uma espcie de objetivao do sujeito, o que implica em certa irresponsabilidade humana na produo cientfica, conferindo uma forma tcnica s potncias que governam o destino de cada um. (BALANDIER, 1999). O autor constata que a vida coletiva parece ser colocada progressivamente sob o controle de uma mquina poderosa, invisvel, representada pela tecnocincia: a panptica eletrnica, a qual parece ter ultrapassado a fico cientfica para o mundo dos poderes reais. A referida dominao mecanicista extrapola para o universo da cincia da vida, da biomdica e da biotecnologia. Toda nova descoberta e contribuio nesta rea torna-se objeto de lutas para a apropriao intelectual das patentes sobre a coisa viva recombinada. O ser vivo manipulado passa tambm a constituir-se mercadoria, sujeito a grandes investimentos de capital, o que banaliza o comrcio da vida progressivamente. Paradoxalmente, as cincias e as tcnicas fascinam e causam perplexidade, propiciando o surgimento de uma religio de substituio, a qual cria a devoo (tecnofilia) e a descrena ofensiva (tecnofobia). Por outro lado, de se considerar que a religio da cincia poderia se converter em religio encontrada pela cincia e alm da cincia, o que poderia contribuir para melhor situar o homem no cosmos. (BALANDIER, 1999, p.151) Em face deste cenrio de obscurantismo cientfico, entende-se, em consonncia com Almeida (2001), ser inadivel a necessidade de uma tomada

34

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

de conscincia dos limites, das carncias e das manchas cegas do conhecimento cientfico na busca de um:
Pensar aberto que implique em incorporar a autocrtica e a reflexividade, a ordem e a desordem, a interao e a desorganizao. Desse ato do conhecimento talvez emerja um sujeito trans-histrico cuja vivncia e liberdade possa ser aferida pelo acesso simultneo diversidade das formas de conhecimento de s e do mundo. (ALMEIDA, 2001, p.25)

4 O DIREITO E A CRISE PARADIGMTICA DA CINCIA 4.1 DIREITO COMO CINCIA E A CRISE DO PARADIGMA POSITIVISTA luz da concepo clssica de cincia, durante muito tempo questionou-se se o direito constitua-se uma cincia, j que no seria possvel submet-lo verificao objetiva da cincia e experimentao. Entretanto tal discusso encontra-se hoje superada, sendo incontestvel o carter cientfico do estudo do direito. Reale (1999) considera o direito como uma cincia tipolgica e cultural, fundada em estruturas normativas e modelos (leis, costumes, contratos e jurisprudncia), compondo uma unidade sistemtica e principiolgica . Por outro lado, ainda enfatiza em sua obra a concepo do direito como experincia jurdica, sociolgica e axiolgica, composta de fatos, normas e valores No mbito do direito, o modelo pugnado pela cincia moderna, se, por um lado produziu um razovel avano racional e sistemtico dos institutos jurdicos, por outro, negou a complexidade da vida, do fato social, reduzindo-o frieza dogmtica asfixiante, representada pela estreiteza da concepo do direito enquanto norma. Entretanto, este modelo positivista da cincia do direito precisa sujeitar-se transcendncia, para que a cincia jurdica da ps-modernidade redescubra o mundo filosfico, tico, sociolgico entre outros, em busca da prudncia aristotlica perdida pela modernidade. (NOGUEIRA, 2004) Talvez se possa constatar que jamais fomos modernos, conforme observado por Latour (1994), assim como jamais foi possvel a realizao da cincia pura do direito (KELSEN, 1979), j que a separao das leis da natureza exterior e das convenes sociais, bem como o processo de purificao dos hbridos proposto pela Constituio moderna(LATOUR, 1994), tratouRevista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

35

se de mera artificializao do mundo real, preconizada pela cincia moderna na busca do ilusrio domnio da natureza. Considerando-se este cenrio de cegueira cientfica na percepo do fenmeno jurdico, torna-se necessrio que o direito incorpore a prtica de um pensar aberto, que enseje a reflexo e a autocrtica concernentes aos limites do dogmatismo cientfico que tanto tem obstrudo a evoluo do pensamento jurdico. O positivismo filosfico, incorporado cincia do direito, como fruto do modelo cientfico simplificador reducionista, legou a idia de que a histria da evoluo do conhecimento humano passava por trs estgios distintos:4 uma infncia mitolgica, uma adolescncia filosfica e uma maturidade cientfica (COMTE, 1973), conforme j referido nas consideraes preliminares deste estudo. Tal paradigma epistemolgico e filosfico, adequado realidade cientfica do sculo XIX, tornou-se fundamental para a formao do pensamento jurdico e contribuiu significativamente para a transposio do jusnaturalismo como escola de filosofia do Direito preponderante no ocidente. Em substituio ao modelo jusnaturalista, emergiu o juspositivismo, ensejando a anacrnica reduo da fenomenologia do direito concepo da norma e da dogmtica jurdica, o que, segundo Capistrano (2005, p.45) cria uma identificao simbitica entre a prtica do direito e a interpretao (ou aplicao) da regra abstrata construda pelo legislador. Ocorre que os fatos observados pela cincia, especialmente do direito, tem escapado ao regime da fragmentao proposto por Descartes na criao do mtodo cientfico e consolidado por Kelsen na cincia do direito. Em realidade, o fenmeno jurdico insere em si dimenses sociolgicas, polticas, filosficas e ticas, de tal sorte que se torna impossvel isolar o objeto jurdico para fins de uma anlise puramente normativa. Entretanto, o aprisionamento normativo tem sido propugnado pelo positivismo jurdico, o qual, embora criticado pela academia, continua servindo de paradigma epistemolgico na prtica forense e no prprio ensino do direito.

Costa (1999) aponta para o fato de que a lei dos trs estgios trata-se de iderio que, a despeito de ter sido apropriado e desenvolvido por Auguste Comte, j havia sido concebido de modo embrionrio por A. Turgot em 1750.
4

36

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

5 DIREITO, COMPLEXIDADE E PLURALISMO JURDICO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE NA CINCIA JURDICA Na cincia jurdica brasileira observa-se que a racionalizao cartesiana e positivista tem conduzido, paradoxalmente, ao excesso de regulao e inflao legislativa, sendo que, na maioria das vezes, quanto maior o aparato legal de positivao de conduta e coao, maior a incidncia da transgresso ordem jurdica, e conseqentemente, maior a ineficcia social deste acmulo de normatizao. Uma das causas deste descompasso entre a exacerbao legal e a prtica social est no descompromisso da produo legislativa com a conscincia de responsabilidade e adequao social. Isso se agrava no Brasil em face da utilizao excessiva de medidas provisrias como fonte de normatizao, o que representa a preponderncia da vontade unilateral do chefe do poder executivo, ainda que temporariamente, em afronta ao princpio democrtico, e sem considerar, muitas vezes, a necessidade da realizao da dignidade humana como princpio e fim do prprio direito. Quanto a ineficcia das normas jurdicas, Adeodato (1992, p.172) refere que:
[...] os representantes do Estado no parecem comprometidos com o cumprimento da lei e o povo fala dela como de vacinas contra a varola: umas pegam e outras no. Algumas normas jurdicas no so aplicadas porque no so levadas a srio. Exemplo disso so vrios dos artigos da legislao penal. Mas h aqueles que no so aplicados porque no podem s-lo, devido inviabilidade econmica, ausncia de coercitividade ou qualquer outro imperativo. o caso de muitos dos direito subjetivos listados nos incisos do artigo quinto da Constituio Federal em vigor .

Adeodato (1992, p.210-212), sobre a mesma temtica, observa, como uma das causas da ineficincia legislativa, a no participao dos destinatrios do ordenamento jurdico na sua produo. De certa forma, segundo ele, as leis lhes caem de cima, como pacotes, como fatos consumados. Assim, diante da ineficincia da ordem jurdica, pouco comprometida com sua funo social, surgem, naturalmente, procedimentos jurdicos marginais, embora limitados no espao e na eficcia. O que aparentemente pode revelar uma desordem, em realidade, se constitui na procura de uma ordem jurdica, que venha oferecer soluo para conflitos especficos e locais.
Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

37

A produo desenfreada de normas jurdicas, interpretadas pela dogmtica reducionista, muitas das vezes em desacordo com a realidade social, tem, invariavelmente, ignorando o homem para privilegiar o mercado, a economia, o interesse pblico, ou melhor, os interesses das classes dominantes que pleiteiam a manuteno no poder. Assim, urge transcender a monismo jurdico positivista para conceber a relao dialgica entre norma e fato social; entre direito e sociologia; hermenutica jurdica e tica da solidariedade; cincia jurdica e cincia poltica; direito e economia; direito e histria; direito e filosofia; direito e ecologia ... O produto desta anlise contextual universalizante do direito culminaria, dentre outras hipteses, na construo do pluralismo jurdico e de um novo paradigma de sustentabilidade social democrtica. Segundo Morin (1998, p.213), do pensamento complexo, que visa conectar as coisas separadas e compartimentadas, emerge a idia da tica da solidariedade, como uma tica que rene. A epistemologia da complexidade no se reduz nem a cincia, nem a filosofia, mas permite sua comunicao, tendo, igualmente, os seus prolongamentos existenciais que postulam a compreenso entre os humanos. Por outro lado, a adoo do princpio hologramtico, inerente inteligncia da complexidade, produz o comprometimento de cada indivduo com o todo social, em verdadeira comunho fraternal, ao considerar que no somente a parte est no todo, mas que o todo est inscrito na parte e que o indivduo compe a sociedade ao mesmo tempo em que a sociedade est presente em cada indivduo, atravs de sua cultura, linguagem e normas. (MORIN, 1998) Nessa perspectiva, vislumbra-se a seguir breve evoluo histrica do Direito ocidental, desde a gnese do monismo jurdico at a configurao de sua crise atual, contextualizando-o na sociedade e levando em considerao o modo de produo material, a conformao ideolgica, bem como a forma de organizao institucional de poder, o que abrange a anlise histrica da cincia jurdica em confluncia com seu aspecto social, econmico, filosfico e poltico, respectivamente. Como bem ensina Morin (2001), complexus significa o que foi tecido junto; de fato, presente est a epistemologia da complexidade quando elementos diferentes so inseparveis constitutivos do todo complexo. Na compreenso do fenmeno jurdico no h como dissociar os elementos poltico, econmico, ideolgico, filosfico, sociolgico, biolgico etc. H um tecido interdependente, interativo, dialgico, unindo o todo e as partes en-

38

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

tre si, por isso a complexidade pode ser concebida como a conjugao entre o todo, as partes, a unidade e a multiplicidade. (MORIN, 2003) Consoante pesquisado por Ehrlich (1986), no obstante tm-se singelas informaes sobre a conformao do Direito nas sociedades primitivas, tem-se notcia de que, neste perodo, no existia o Direito tal qual o concebe-se hoje, como Direito positivo, consistente em regras estabelecidas pela autoridade Estatal que se sobrepe ao indivduo, sujeito coao, que determina sua observncia. Em tal fase da histria do Direito, competia s associaes institurem o seu regramento jurdico especfico, suas normas de conduta, de forma independente ordem vigente em outras associaes. Entretanto, observa-se, que, muitas vezes, havia ordens de comportamento social muito semelhante entre os diversos agrupamentos. Tal fato ocorria em face da natural influncia recproca, sofrida pelas comunidades, o que revelava, de certo modo, a semelhana das condies de vida e de cultura entre essas mesmas sociedades. No entanto, tal semelhana na ordem social estabelecida se dava sem que houvesse qualquer imposio externa. Em considerao a tal realidade, Ehrlich (1986, p.29) constata a existncia, entre essas associaes primitivas, de um Direito geral, mas no comum. Os pilares do direito ocidental esto fixados no Direito Romano (753 ac. 565 dc) Foi a partir da construo do Estado romano que o Direito foi sistematizado, de forma fragmentada e particularizada, sendo cindido em dois grandes ramos: O direito pblico e o direito privado. Posteriormente, segundo Wolkmer (1997), com a dissoluo da hegemonia romana, de conformidade com as necessidades de cada feudo, cidade ou corporao, o direito passou a ser produto da comunidade local, o que revela os precedentes histricos da aplicao de um direito plural, particular, ou singular. No se pode olvidar, por outro lado, que o pluralismo jurdico teve o seu marco significativo no perodo feudal, embora no significasse a sua experincia originria. Coube organizao jurdica dos monarcas cuidar de substituir esses diversos ordenamentos jurdicos pela atuao exclusiva do Estado absolutista, em que o monarca detinha o poder exclusivo de dizer o Direito. Assim, foi instituda a doutrina da soberania do Estado, personalizada no monarca (WOLKMER, 1997). Mais tarde, com os iluministas, no sculo XVIII, o poder de legislar se transfere do monarca para o Estado, ento considerado moderno, que passa a deter a exclusividade dizer o Direito. Com isso, constri-se a base para a implantao da doutrina positivista, que reconhece como Direito somente
Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

39

aquele que emana do Estado. A partir de Kelsen, o Direito passou a ser identificado com o prprio Estado e com a norma jurdica emanada deste. (DOBROWOLSKI, 1992). O positivismo jurdico encontrou na dogmtica de Hans Kelsen sua estrutura fundante e fundamental, mediante a construo da teoria da Norma hipottica fundamental ou Teoria pura do direito, a qual propugna que s teria validade jurdica, a norma estribada nas estruturas legislativas do Estado, ainda que em desacordo com a realidade social, isto , carente de legitimidade. Por outro lado, Wolkmer (1997) acentua que a Idade Mdia teve, como marco de organizao social, a valorizao dos fenmenos coletivos e dos grupos sociais, os quais eram dotados de autonomia interna quanto instituio de fundaes polticas e jurdicas. No entanto, o feudalismo passou por crises freqentes desde o sculo XI ao XV, sobretudo em face do modo de produo de riqueza e da organizao poltico-institucional, o que, paulatinamente, provocou sua prpria desestruturao. Constatase que a forma de produo econmica agrria em sistema de domnio do senhor feudal entrou em colapso, dando ensejo ao surgimento da economia mercantil assalariada. Ocorre que o trabalho forado para um senhor feudal era muito menos produtivo que o trabalho livre, assalariado. Todavia, embora a necessidade de mudana no sistema produtivo fosse preeminente, alguns senhores feudais no estavam dispostos a renunciar poder e privilgios, no obstante a ocorrncia de um processo de urbanizao, ainda que lento. Registra-se, ademais, que a principal fora contrria a esse processo de transio foi a Igreja, a qual era detentora de grande poder e influncia, constituindo-se institucionalmente em estrutura organizacional de poder secular e religioso. O surgimento da peste negra, por outro lado, contribuiu para a desagregao do sistema feudal, libertando os camponeses do jugo dos senhores feudal. De fato, constata-se que na Inglaterra, Frana, Alemanha e pases baixos, a peste provocou a morte de cerca da metade da populao, o que ensejou a valorizao da mode-obra daqueles que sobreviveram. (HUBERMAN, 1977). Com a decadncia do feudalismo, emerge o fortalecimento da monarquia centralizadora, que no sistema feudal detinha poder meramente simblico. Gradativamente, h, tambm, a emergncia da burguesia como classe social; a construo das cidades em face da desintegrao dos feudos, ao mesmo tempo em que passa a florescer o sentimento

40

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

nacionalista, em meio reconquista do poder pelos reis e a consolidao da centralizao poltica, que encontra seu auge no advento da criao do Estado moderno. (HUBERMAN, 1977). Neste contexto, surge um novo regime, em substituio ao feudalismo, qual seja, capitalismo, ainda que de forma embrionria, representando um novo processo de desenvolvimento econmico-social. Desta forma, consolida-se a substituio do trabalho servil pela mo-de-obra assalariada, sendo que capitalismo mercantilista passa a desempenhar um papel cada vez mais importante na organizao scio-econmica. Com a instituio desta nova forma de produo e desenvolvimento, Wolkmer (1997) passa a questionar sobre qual seria o modelo de Direito a ser criado para servir de instrumento para a consolidao deste novo sistema de produo. Assim, com muita propriedade, Wolkmer (1997) associa o paradigma do monismo jurdico com o modelo de produo capitalista. Essa vinculao do monismo jurdico como instrumento do capitalismo ir preponderar desde o sculo XVI, que corresponde ao incio da era moderna at os dias atuais. O aludido autor considera que esta vinculao do dogmatismo monista ao capitalismo pode ser compreendida em quatro grandes ciclos, que corresponderiam formao, sistematizao, apogeu e crise do paradigma do monismo jurdico e os modos de produo capitalista (mercantil, concorrencial / industrial e monopolista). Desse modo, para Wolkmer (1997) o primeiro grande ciclo se desenvolve nos sculos XVI e XVII e compreende o advento do monismo jurdico, coincidindo com o surgimento e o prprio desenvolvimento do capitalismo mercantil. Por outro lado, o poder da aristocracia se fortaleceu, enquanto a Igreja declinou o seu poder, em um novo contexto histrico. O Direito, por seu turno, limita-se a concepo estatal normativa cogente. No segundo grande ciclo, configura-se o que Wolkmer (1997) chama de sistematizao do paradigma do monismo jurdico, o qual se estende desde a Revoluo Francesa at o sculo XIX, sendo marcado pela conformao das principais codificaes. Neste momento h um extraordinrio desenvolvimento do sistema capitalista, que provocou a ascenso social da burguesia, alicerada no liberalismo econmico, onde o mercado quem determina as diretrizes do desenvolvimento, abstraindo-se qualquer iniciativa de interveno do Estado. O liberalismo econmico e poltico, neste contexto, representam a exaltao do direito liberdade em todos os aspectos: social, econmico, poltico-jurdico e tico-filosfico. A concepo liberal serviu de fundamento ideolgico para a criao e consolidao do Estado de Direito,
Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

41

da doutrina da soberania popular, da separao dos poderes, da valorizao dos direito civis e polticos, num clima de exacerbado individualismo. Por seu turno, o pensamento jurdico deste perodo fundamenta-se na escola jusnaturalista, sob a influncia do liberalismo econmico e poltico e tem como pilares os princpios da legalidade, da igualdade, no sentido meramente formal, e da separao de poderes A construo do Estado de Direito legitimou a dominao de classe, j que, sob seu manto, o Estado reflete uma pretensa neutralidade, ocultando as contradies sociais. Wolkmer (1997) ressalta a necessidade, na busca da pacificao social, de aplicao do adgio romano que prega um tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais. Entretanto, a doutrina do Estado de Direito preconiza, de forma hipcrita, a igualdade de todos perante a lei. Desta forma o Direito capitalista revela seu comprometimento com a burguesia dominante, sob o disfarce da generalizao e da impessoalidade. Para isto, em muito contribuem sua estrutura formalista e suas regras tcnicas . Observa-se que o mito da neutralidade na cincia do direito se faz presente at hoje no exerccio da funo jurisdicional do Estado, sob o disfarce do princpio da imparcialidade do juiz. Entretanto, conforme bem observa Morin (1998, p. 155) no h nada menos neutro do que a cincia. O mito da neutralidade da cincia uma maneira de inocentar a conscincia. O que se pode atribuir cincia a qualidade de relativa objetividade, nunca neutralidade. Morin (1998), imbudo de sua ousadia libertria caracterstica, afasta qualquer possibilidade de se conceber a cincia como revelao meramente objetiva da realidade, desprovida de ideologia e carga axiolgica, quebrantando, definitivamente, o mito da neutralidade da cincia.5 Se as prprias cincias naturais, em realidade, so frutos do esprito humano que interpreta dados objetivos verificveis conforme sua ideologia e cultura, o que dizer das cincias sociais, como a jurdica, a respeito

As teorias cientficas so construes do esprito; no so reflexos do real - so tradues do real numa linguagem que a nossa, ou seja, aquela de uma dada cultura, num dado tempo. De um lado, as teorias cientficas so produzidas pelo esprito humano; portanto, elas so subjetivas. De outro, esto fundamentadas em dados verificveis e, portanto, objetivos. Logo, as cincias fsicas so cincias do esprito, ainda que se acredite estar estudando fenmenos fsicos, materiais, pois so produto de operaes intelectuais e, sobretudo, de elaborao de um sistema de idias. Nesse sentido, a teoria cientfica tambm produto da ideologia. [...] As teorias cientficas so espirituais porque so produes do esprito humano e sociais porque emanam de atividades sociais. O fato de querer negar que as cincias fsicas sejam sociais, humanas, um empreendimento obscurantista. (MORIN, 1998, p. 38-39).
5

42

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

do dogma da neutralidade? Em realidade, esta construo dogmtica da neutralidade do direito, enquanto cincia, serve de manto para encobrir as ideologias subjacentes ao texto legal, a servio das classes dominantes, ao mesmo tempo em que anestesia os impulsos reflexivos a respeito da funo social do Direito. Wolkmer (1997) considera que o terceiro dos quatro grandes ciclos teve o seu apogeu entre os anos vinte/ trinta e cinqenta/ sessenta do sculo passado, sob a influncia da Escola de Viena, representada, especialmente, pela doutrina de Hans Kelsen, em especial, pela sua Teoria Pura do Direito, a qual se adequava plenamente s exigncias do formalismo dogmtico. Segundo Kelsen (1979) o Direito revelaria um mundo monista, com ordenamentos em graus hierrquicos, a partir de um ordenamento internacional at ao Estado.6 No perodo do ps-guerra, marcado pela depresso econmica e crise do capitalismo, constata-se o reconhecimento dos direitos sociais, como fruto da construo do Estado do bem estar social, considerando-se que, no sculo XVIII, se havia preconizado o desenvolvimento das liberdades e direitos civis individuais, passando-se a promover, agora, a expanso dos direitos polticos da cidadania e do sufrgio. Tal realidade, de certa forma, contribui para a crise do paradigama monista positivista do direito, que inaugura o quarto grande ciclo do monismo jurdico, conforme explicita Wolkmer (1997, p.52-53), nos seguintes termos:
O quarto grande ciclo encontra-se situado a partir dos anos 60/70. Correlaciona-se com o capitalismo avanado e com o enfraquecimento do Welfare State (crise fiscal e ingovernabilidade do Estado). Os princpios e os objetivos que sedimentaram o estatuto epistemolgico da legalidade ocidental,

Seguindo este iderio, Kelsen (1979) considera que: [...] a norma fundamental determina to s o fundamento de validade, no o contedo de validade do Direito positivo. A questo de saber se o contedo Jurdico definido atravs do processo de Direito positivo justo ou injusto nada importa para a sua validade. Conforme idealizado por Kelsen e aplicado at hoje de forma significativa no estudo e na prtica do direito, o objeto da cincia jurdica compreende as normas postas pelas autoridades competentes [...] devendo ser observado o princpio metodolgico fundamental, ou seja, excludos do mbito de interesse do cientista jurdico os aspectos sociais, econmicos, culturais, morais ou polticos interferentes na produo da norma e tambm os valores prestigiados em sua edio. Esclarece, contudo, Kelsen, que as condutas humanas, enquanto determinadas por normas jurdicas, so igualmente objeto do conhecimento do direito. (COELHO, 1995, p. 55)
6

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

43

comeam a no mais responder eficazmente s novas demandas poltico-econmicas, ao aumento dos conflitos entre grupos e classes sociais e ao surgimento de complexas contradies culturais e materiais de vida, inerentes sociedade de massa. Isso significa que, embora a dogmtica jurdica estatal se revele, teoricamente, resguardada pelo invlucro da cientificidade, competncia, certeza e segurana, na prtica, intensifica-se a gradual perda de sua funcionalidade e de sua eficcia.

Por outro lado, de se observar que este quarto ciclo do monismo jurdico contemplado, na realidade atual, em face de um capitalismo que emerge de transformaes, implementadas no contexto de um capitalismo avanado, tais como reduo da produo e do nmero de trabalhadores, desenvolvimento tecnolgico extraordinrio, exigncia de multi-habilidades no mercado de trabalho, tudo isso culminando no aumento do desemprego. Segundo dados atualizados, somente 2/3 da faixa etria economicamente ativa da populao mundial est empregada e aumentou o fosso salarial entre a mo-de-obra especializada e a grande maioria da populao. (MELO, 2001, p.34) No paradigma jurdico vigente, que encontra na dogmtica jurdica monista sua consagrao, constata-se os seguintes pressupostos epistemolgicos: a estatalidade, a unicidade, a positivao, a neutralidade e a racionalizao. Segundo Reale (1979), somente pode-se considerar como Direito Positivo o sistema legal produzido pelo Estado. Assim, o Direito vivenciado pela sociedade moderna se constitui em um sistema nico, representado por um determinado ordenamento jurdico, o qual revela o principio da unicidade. No obstante sejam admitidas outras fontes jurdicas, a lei emanada do poder estatal se constitui na autoridade mxima do poder jurisdicional do Estado-nao. Logo, a positividade do Direito sustenta-se na estabilidade das relaes jurdicas e no primado da legalidade e da igualdade formal, o que enseja a unidade do Direito e exclui a possibilidade de exerccio do pluralismo jurdico. Faria (1996) assinala que a experincia histrica do Estado liberal procurou privilegiar a racionalidade formal. Conforme este iderio, as normas so identificadas e qualificadas como jurdicas pela maneira como so concebidas e no por seu contedo material, abstraindose qualquer aferio de sua adequao realidade social. Esta racionalizao do direito positivo tem como pressuposto a presuno de

44

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

universalidade e de neutralidade das regras jurdicas. (WOLKMER, 1997, p.53-55)7 Com base em tal anlise, no mbito da cincia jurdica, pode-se inferir que a racionalidade formal, em verdade, corresponde na estratgia de mera racionalizao artificial da fenomenologia jurdica, em busca da ordem jurdica abstrata, mesmo que em desacordo com a realidade social, produzindo verdadeiro engessamento do direito, enquanto cincia, na medida em que ignora os dilogos necessrios com a desordem social, a violncia, a marginalidade. Isso revela no campo do direito, o que Morin (2003a, p.99-101) denomina de cegueira do conhecimento unidimensional. Ocorre que o pensamento jurdico, assim como o sociolgico, no tem conseguido ultrapassar os modelos da cincia mecanicista, cartesiana, positivista do sculo XIX. Enquanto as cincias naturais, especialmente a microfsica, a biologia, a ecologia, a ciberntica etc., reconhecem a complexidade da fenomenologia cientfica e buscam a compreenso dialgica das contradies, do paradoxo verificvel em suas experincias, como na descoberta de que a menor partcula da matria ao mesmo tempo, onda e corpsculo; as cincias sociais esforam-se para desprezar o singular, o acaso, o peculiar, a desordem, a incerteza cientfica, apegadas a dados estatsticos objetivos, onde reina, no o real, mas a probabilidade, tudo isso com o intuito de obter o certificado de cientificidade (MORIN, 2003b, p.245).8 preciso, urgentemente, humanizar as cincias sociais, humanizar o Direito, preso ao dogmatismo positivista do sculo XIX, o qual no reconhece a dignidade da pessoa humana como princpio fundamental a ser implementado e exclui a realizao da justia social do objeto da cincia jurdica.

Reflexo interessante trazida por Morin (2003a, p.229) sobre esta questo da racionalidade e racionalizao da cincia, a qual deve ser introduzida no debate jurdico a respeito: Racionalidade e racionalizao tm a mesma origem, a vontade de formular sistema de idias coerentes que possam ser aplicados ao universo. Porm, a racionalizao prende o universo num pelourinho abstrato que ela toma por realidade concreta, enquanto a verdadeira racionalidade dialoga com o irracionalizvel, com a incerteza, com o imprevisvel, com a desordem, em vez de anul-los. A racionalidade uma estratgia de conhecimento e de ao. Repito que dizer estratgia dizer dilogo, combate e cooperao com a desordem. 8 Quanto a isso, Morin (2003b, p.245) enftico ao observar que: Vtimas de um ponto de vista mecnicofsico hoje ultrapassado na fsica moderna, vtimas de um funcionalismo hoje ultrapassado na biologia moderna, as cincias humanas e sobretudo sociais esforam-se por expulsar o acontecimento [...] Ora, a verdadeira cincia moderna s poder comear com o reconhecimento do acontecimento, do peculiar, da contingncia, do sujeito [...]. Foi preciso haver a experincia, ou seja, a experimentao microfsica, as descobertas da biologia moderna, para reabilitar o acontecimento que s permanece ilegal nas cincias menos avanadas, as cincias sociais.
7

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

45

O Direito, neste contexto, precisa, antes, chegar no sculo XX, para conquistar o sculo XXI e, quem sabe, humanizar-se, voltar-se para a realidade social, religarse s reflexes sociolgicas e filosficas de seu tempo, afastar-se da fico; sim, a fico jurdica, que faz crer na segurana, na igualdade formal, na teoria pura do direito, na norma hipottica fundamental, na neutralidade, no monismo jurdico etc. e mantm os agentes do direito encastelados em seus suntuosos tribunais, palcios da justia, absolutamente afastados da realidade de suas comunidades, especialmente nos pases emergentes ou em desenvolvimento. Com base no princpio de que toda sociedade tem apenas um Direito, o qual ignora as particularidades, as diferenas, as singularidades, constri-se a iluso da segurana jurdica. Na relao dialgica entre estatalidade e a unicidade emerge a positividade do Direito, a qual fruto da conexo entre dados objetivos, lgicos e padres de controle hierarquizados, os quais excluem, artificialmente, o sujeito, as ideologias e juzos axiolgicos, reduzindo o Direito ordem vigente. Assim, o direito positivo constitui-se em produto de formulao genrica, abstrata, cuja validade e legitimidade dos seus postulados so aferidas objetiva e formalmente. Adeodato (1997, p.258-263), com base na teoria de Niklas Luhmann, assevera que a modernidade do Direito est relacionada sua positivao e dogmatizao, sendo necessrio, para tanto, a pretenso do Estado como nico detentor do poder de produzir normas jurdicas em geral; a desconsiderao das fontes no-estatais e espontneas do Direito e, finalmente, a emancipao da ordem jurdica em relao s outras ordens normativas. A proposio do pluralismo jurdico9 como uma das possveis alternativas crise do Direito contraria, frontalmente, a concepo do Direito segundo a modernidade cientfica positivista adotada no contexto atual, pois no se coaduna com os pressupostos bsicos na dogmatizao jurdica. Ocorre que o pluralismo afronta o monoplio por parte do Estado na produo das normas jurdicas, propugnando a valorizao das formas espontneas e extraestatais de Direito. Por outro lado, tal concepo do Direito busca o reconhecimento e participao de manifestaes plurais no nosso ordenamento jurdico. Ressalte-se que a concepo de pluralismo jurdico ora proposta, que transpe a idia do direito como norma positiva, no exclui o paradigma do

Conforme acentuado por Melo (2001, p.35) o pluralismo Jurdico se d, atravs no da massa difusa e desagregada, mas por meio dos movimentos sociais organizados, (agremiaes profissionais, de bairro, estudantis, partidrias, etc.).
9

46

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

monismo jurdico ora vigente. Na realidade preciso reconhecer tais concepes, no como contraditrias, em face de um raciocnio dialtico, mas comunicveis, com base no pensamento dialgico que prope uma relao de complentaridade entre monismo e pluralismo jurdico. Ocorre que um dos desafios da complexidade introduzir o pensamento organizacional na base da compreenso cientfica, de modo a conceber que a organizao dos fenmenos no se resume a alguns princpios de ordem, a algumas leis; a organizao pressupe um pensamento complexo extremamente elaborado. Segundo Morin (2003b, p.193):
Um pensamento de organizao que no inclua a relao auto-eco-organizadora, isto , a relao profunda e ntima com o meio ambiente, que no inclua a relao hologramtica entre as partes e o todo, que no inclua o princpio da recursividade, est condenado mediocridade, trivialidade, isto , ao erro.

O modelo de juridicidade vigente tem como raiz o princpio simplificador reducionista, proposto como paradigma dominante nas cincias clssicas da modernidade, o qual exclui a complexidade inerente realidade social. Morin (2003a, p.30) preleciona que os princpios ocultos da reduodisjuno que esclareceram a investigao cientfica clssica so os mesmos que nos tornam cegos para a natureza social e poltica da cincia, para a natureza ao mesmo tempo fsica, biolgica, cultural, social, histrica de tudo que humano. Na realidade, tais princpios mantm a grande disjuno entre natureza e cultura, entre objeto da cincia e o sujeito. Segundo Wolkmer (1997), a crise do positivismo jurdico tem como causa subjacente o excessivo apego legalidade formal, ao monoplio estatal na produo do Direito e uma certa indiferena com relao s prticas sociais das comunidades, associaes, etc. A crise do paradigma jurdico monista positivista assenta-se, sobremaneira, no fato de que tal modelo de cincia jurdica no leva em considerao os conflitos sociais que surgem a cada dia, as manifestaes extralegais; o desajustamento s formas emergentes e flexveis do sistema produtivo, fruto de um capitalismo avanado; o desprezo s contradies sociais, prprias das sociedades liberais-burguesas; alm da sua omisso quanto investigao interdisciplinar e transdisciplinar. Na realidade a investigao desejvel para a construo de uma cincia jurdica aberta deve ocorrer de forma meta-transdisciplinar. Tal expresso utilizada Almeida (2001, p.23) para designar a necessria ruptura da
Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

47

estrutura de pensamento linear, fragmentado, especializante, na busca do exerccio inter e multidisciplinar, capaz de produzir a ecologia das idias na construo do conhecimento cientfico.10 Na cincia jurdica constata-se que o modo de investigao e produo cientfica especializante no Direito, o qual nega a transdisciplinareidade antropossocial, contribui para manuteno de todo o aparato ideolgico monista, o que torna nosso ordenamento jurdico obsoleto diante das constantes mutaes sociais. Em face disso, no se consegue mais harmonizar o individualismo caracterstico do paradigma dogmtico, com a natureza coletiva dos conflitos grupais e classistas, conferindo dinamismo e flexibilidade aos mecanismos jurdicos legais e extralegais. (WOLKMER, 1997, p.65-66) Perfazendo-se uma anlise da epistemologia jurdica atual, constata-se que o conhecimento jurdico precisa voltar-se para a complexidade, para a transposio dos dualismos natureza/cultura, observador/observado, coletivo/individual, pblico/privado etc. A epistemologia jurdica contempornea precisa contemplar as interconexes do complexo, do plural, do hbrido. O universo jurdico, neste contexto, muito mais do que apreender o objeto normativo cartesianamente determinado, volta-se para a interdependncia de objetos, de sujeitos, de temticas correlacionadas, onde o conhecimento jurdico torna-se comunicacional, conforme visualizado por Habermas (2001). Em face do que foi analisado, percebe-se a necessidade preemente de um novo mtodo para o pensamento jurdico, capaz de compreender e dar resposta aos conflitos complexos de uma sociedade pluralista, ampliando o objeto do conhecimento jurdico para abarcar concepes metajurdicas. Nesta perspectiva, possvel a concepo da cincia jurdica, no como instrumento de conservao social, mas como agente de transformao da sociedade.

Neste aspecto, a transdisciplinaridade proposta por Morin (2003b, p. 137-139) transcende a idia de interdisciplinaridade, j que esta controla tanto as disciplinas como a ONU controla as naes, no sentido de que cada disciplina pretende primeiro fazer reconhecer sua soberania territorial, e, custa de algumas magras trocas, as fronteiras confirmam-se em vez de se desmoronar. Morin prope a emergncia de uma cincia antropossocial, que abrangeria, inclusive, a cincia jurdica, como fruto da nova transdiciplinaridade. Deve-se ir do fsico ao social e tambm ao antropolgico, porque todo conhecimento depende das condies, possibilidades e limites do nosso entendimento, isto , de nosso esprito-crebro de homo sapiens. , portanto, necessrio enraizar o conhecimento fsico, e igualmente biolgico, numa cultura, numa sociedade, numa histria, numa humanidade. A partir da, cria-se a possibilidade de comunicao entre as cincias, e a cincia transdisciplinar a que poder desenvolverse apartir dessas comunicaes, dado que o antropossocial remete ao biolgico, que remete ao fsico, que remete ao antropossocial.
10

48

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

REFERNCIAS
ALMEIDA, Maria da Conceio de; KNOBBE, Margarida Maria. Ciclos e metamorfoses: uma experincia de reforma universitria. Porto Alegre: Sulina, 2003. ______. Complexidade e cosmologias da tradio. Belm: EDUEPA; UFRN/PPGCS, 2001. ______. A cincia como bifurcao: uma homenagem a Ilya Prigogine. Revista Famecos, Porto Alegre, Abr.2004. ATLAN, Henri. A cincia inumana? So Paulo: Cortez Editora, 2004. BALANDIER, George. O ddalo: para finalizar o sculo XXI. Rio de Janeiro: Bertrand, 1999. CAPISTRANO, Pablo. O pudor do mundo: Processo de codificao e as mitologias da sintaxe. Agora: Revista Jurdica da FAL, Natal, n. 1, 2005. COELHO, Fbio Ulhoa. Para entender Kelsen. So Paulo: Max Limonad, 1995. COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva. So Paulo: Abril, 1973. COSTA, Dilvanir Jos da. Curso de hermenutica jurdica. Belo Horizonte: Del Rey, 1997. DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. So Paulo: Martin Claret, 2004. DURKHEIM, Emile. As regras do mtodo sociolgico. So Paulo: Martin Claret, 2004. DOBROWOLSKI, Silvio. Pluralismo jurdico na Constituio de 1988. Revista de Informao Legislativa, Braslia, n. 115, 1992. EHRLICH, Eugen. Fundamentos da sociologia do direito. Braslia: Caderno da UNB, 1986. FARIA, Jos Eduardo. O Direito num cenrio em transformao. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 9a Regio, Curitiba, v. 21, n.1. 1996. HABERMAS, Jrgen. Teoria de la accin comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid: Ctedra. 2001. HUBERMAN, Leo. A histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

49

LVI-STRAUSS. Claude. As estruturas elementares do parentesco. Traduo de Mariano Ferreira. Petrpolis: Vozes, 1982. MELO, Raissa de Lima. Pluralismo jurdico. Campina Grande: EDUEP, 2001. MORIN, Edgar. Cincia com conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003a. ______. Educar na era plantria. So Paulo: Cortez. 2003b. ______. Inteligncia da complexidade. Rio de Janeiro: Petrpolis, 1998. ______. Mtodo 3: o conhecimento do conhecimento. So Paulo: Sulina. 2003. ______. Mtodo 6: tica. Porto Alegre: Sulina, 2005. ______. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez, 2001. NUNES, Rizzatto. Manual da monografia jurdica. So Paulo: Saraiva, 2002. NOGUEIRA, Roberto Wagner Lima. Justia tributria e epistemologia jurdica da ps-modernidade. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina>. Acesso em: 27 maio 2004. OLIVEIRA, Maria B. Aguiar. Monografia jurdica: orientaes metodolgicas para TCC. Porto Alegre: Sntese, 2003. POPPER, Karl. The logic of scientific discovery. New York: 1968. PRIGOGINE, Ilya. Cincia, razo e paixo. Belm: Universidade do Estado do Par, 2001. KELSEN, Hans. A justia e o direito natural. Coimbra: Armnio Amado, 1979. REALE, Miguel. Filosofia do direito. So Paulo: Saraiva, 1999. ______. Teoria tridimensional do direito. So Paulo: Saraiva, 1979. SANTOS, Boaventura de Souza. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2000. ______. Um discurso sobre as cincias na transio para uma cincia ps-moderna. Revista do Instituto de Estudos Avanados da Universidade de So Paulo, So Paulo, n.3, 2001. WOLKMER, Antnio Carlos. Pluralismo jurdico: o espao de prticas sociais participativa. Florianpolis, 1997. Mimeografado.

50

Revista da FARN, Natal, v.5, n. 1/2, p. 27-50, jan./dez. 2006

You might also like