You are on page 1of 124

Introduo

Objetivo Trabalhar com as principais tecnologias ligadas primpresso, atualizando os profissionais envolvidos com a mdia impressa a desenvolverem artes digitais. A quem se destina Profissionais ligados rea Grfica (mdia impressa), que tenham interesse em aperfeioar seus conhecimentos relacionados pr-impresso. Objetivo Principal Orientar sobre o envio correto de arquivos digitais para grfica, possibilitando, dessa maneira, um bom entendimento entre clientes e grfica, assim como melhorar a qualidade, evitando possveis erros.

ndice

1. Arquivos Digitais . . . . . . . . . . . . . . . . 07 2. Rip e Retculas . . . . . . . . . . . . . . . . . 11 3. Ajuste de Layout . . . . . . . . . . . . . . . . 15 4. Cores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 5. Imagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31 6. Ajuste de Registro . . . . . . . . . . . . . . . 39 7. Fontes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43 8. PDF/X . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47 9. Compactadores . . . . . . . . . . . . . . . . 51 10. Check List . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55 11. Transferncia de arquivo . . . . . . . . . . . 63 12. Impressoras . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67 13. Instalando impressora. . . . . . . . . . . . . 69 14. Gerando PS e PDF 14.1 Plataforma Windows . . . . . . . . . . 73 14.2 Plataforma Mac . . . . . . . . . . . . . 93 14.3 Acrobat Distiller . . . . . . . . . . . . 109

Informaes importantes

Alguns smbolos foram usados nesse manual para ajudar na identificao das informaes. So eles:

Ateno Contm informaes importantes que podero comprometer a execuo do procedimento com relao ao item em questo.

Informao Contm informaes complementares importantes sobre o item abordado.

Nota Contm informaes explicativas.

1. Arquivos Digitais
1.1 Arquivo Aberto O arquivo aberto aquele em seu programa de criao nativo, como por exemplo, CorelDRAW, PageMaker, Illustrator, etc. Esse arquivo dependente de todo o contedo usado na elaborao do projeto grfico, tal como, fontes, imagens (vnculos), ilustraes, etc. Esse tipo de arquivo definido como aberto por estes motivos, ou seja, um arquivo dependente de todas as partes que o compem, possibilitando, assim, que o bureau possa edit-lo sem nenhum problema. Em geral, esses arquivos so mais complexos para os mesmos (bureau), pois como eles so transferidos para outro sistema, mesmo sendo para o mesmo sistema como Windows/ Windows, por exemplo, correm um srio risco de sofrer algum tipo de alterao involuntria, sendo o mais comum deles o problema com fontes. A explicao para isso se d pelo fato de existirem inmeros fabricantes de fontes, sendo que desses fabricantes poucos so confiveis, o que ser visto com mais detalhes logo adiante. Um outro problema no que diz respeito aos vnculos do arquivo (tifs, eps, jpg, etc). O que ocorre freqentemente o esquecimento do envio dos mesmos, causando um transtorno, pois haver um atraso na execuo do material, sendo assim, o arquivo ficar parado at a chegada dos vnculos faltantes. Em outras palavras, um arquivo aberto todo aquele que pode ser manipulado, alterado e/ou modificado por estar no formato em que o mesmo foi criado. 1.2 Arquivo Fechado Entende-se por arquivo fechado os arquivos com extenses do tipo PRN, PS e EPS, que so arquivos gerados em uma linguagem de impressora muito avanada chamada Postscript (sero explicadas mais adiante), e possui em um nico arquivo digital todos os elementos e informaes necessrias para impresso remota, ou seja, informaes suficientes para gerar um fotolito ou uma impresso direto na chapa, por exemplo. Esses tipos de arquivos so chamados PostScript pelo fato de estarem totalmente fechados e protegidos de qualquer modificao no intencional por parte do Bureau, pois esses arquivos so escritos em uma linguagem de cdigos que somente os softwares especficos podem l-los, como o caso

Arquivos fechados so documentos contendo todos os dados necessrios para a impresso de um trabalho em um determinado dispositivo de sada, dados como: fontes, imagens e todas as informaes de vetor.

do RIP (Rasterizador e Processador de Imagem), tornando-os mais seguros, pois uma vez fechados fica impossibilitado qualquer problema de fontes ou vnculos, por exemplo. Porm, vale ressaltar que tudo gira em torno do modo em que foi fechado esse arquivo. Sendo assim, para quem se preocupa com segurana em seu arquivo digital e tem um conhecimento mais amplo sobre este assunto, pode-se afirmar que esse o melhor formato indicado. As nicas desvantagens em enviar um arquivo fechado para o Bureau pelo fato de no ser possvel a realizao de correes em textos e imagens, e o profissional que fechou o arquivo assume toda a responsabilidade sobre o material, j que o Bureau no esteve a par de todos os procedimentos usados para seu fechamento. Segundo levantamento feito, hoje no Brasil, apenas cerca de 20% dos arquivos digitais enviados aos Bureaus esto em regime fechado. As causas disso so: 1) Falta de conhecimento para gerar arquivo fechado; 2) Expectativa de que o Bureau corrija os problemas existentes; 3) Dificuldade em visualizar o arquivo aps seu fechamento; 4) Medo da responsabilidade de gerar tal arquivo; 5) Medo de que o Bureau no verifique o arquivo no *RIP da Imagesetter ou Platesetter; 6) Tamanho do arquivo fechado, j que este ocupa grande espao, entre outros. 1.2 Arquivo PDF O formato PDF (Portable Document Format), criado pelo Adobe Acrobat, vem se tornando o sucessor do arquivo fechado. No Brasil, ele est tomando seu espao rapidamente. Assim como o arquivo fechado, o PDF rene em um s arquivo digital todas as informaes e elementos (fontes, imagens, etc.) necessrios para impresso remota do mesmo. O PDF rene todas as vantagens dos arquivos fechados alm de acrescentar mais algumas: O PDF mantm toda diagramao, cores e fontes que estavam presentes no software de sua criao, sendo tambm um formato multiplataforma, ou seja, pode ser gerado na plataforma Macintosh e lido plenamente na plataforma Windows e vice-versa. Alm de multiplataforma, ele tambm pode ser importado pelos principais aplicativos, tais como:

Um arquivo PDF c o n t m a s informaes divididas em c a m a d a s , estando todas as informaes acessveis, porm cada uma delas colocada em uma c a m a d a individual.

InDesign, QuarkXPress, FreeHand e Illustrator, diferente do arquivo fechado, que no permite tal recurso. Em geral, um arquivo PDF possui cerca de 10% do tamanho de um arquivo fechado, graas a algortimos de compactao muito eficazes e confiveis acima de tudo, sendo vivel no s para quem o gera como tambm para o Bureau que diminui o fluxo interno em sua rede e servidores. O PDF, alm de tudo, pode ser editado para serem feitas pequenas alteraes e, para isso, usa-se o Adobe Acrobat. Este arquivo tambm precisa de cuidados no momento da impresso, pois ele s pode ser lido em software que j possuem Linguagem PostScript nvel 3. Assim, preciso certificar-se de que o Bureau possui um RIP que interprete PostScript nvel 3, podendo garantir o melhor resultado final do material. 1.4 Linguagem de Descrio de Pgina 1.4.1 PDL Todos os meios utilizados pelos dispositivos de sada para a reproduo das imagens geradas no computador tm sua linguagem de descrio de pgina PDL (Page Description Language). Em sua essncia, a linguagem constitui um conjunto de cdigos que possibilitam ao dispositivo desempenhar suas funes (centralizar a composio, trocar o tamanho do corpo, avanar o papel, etc). Quando as pginas so reunidas na estao de trabalho, a imagem na tela traduzida para a linguagem da impressora por meio de um driver/gerenciador de impressoras. Os printer drivers so programas especiais criados para estabelecer a comunicao entre o computador e as impressoras, traduzindo o mapa de bits (bitmap) das imagens armazenadas na memria para sua representao e visualizao correspondente nos diversos dispositivos de sada. O bitmap, ou mapa binrio, um agregado de informaes elementares dispostas sob forma de matriz de pixels, mediante a qual se forma um desenho, geralmente em preto-e-branco. O termo mapa de bits ou grfico de varredura (rasterizao) refere-se aos bits (binary digits/dgitos binrios ou algarismos), que as menores unidades de armazenamento de dados ou informaes digitais num computador.

PPD tem a funo de descrever para o driver e complement-lo, de maneira especfica, as caractersticas da impressora, tais como, resoluo mxima, formatos de impresso, etc. Uma impressora PostScript sempre necessita de um PPD (PostScript Printer Descrtiption). Os Drivers e PPDs so especficos para cada bureau, pois cada um possui equipamentos diferentes. Caso necessite de um PPD, pea ao bureau o recomendado.

Atualmente, a tendncia padronizar os PDLs para permitir que uma variedade de impressoras aceite a informao de um nico driver. 1.4.2 Postscript O PostScript, desenvolvido pela Adobe Systems norteamericana em 1985, foi a chave do sucesso da Apple Computers. Essa linguagem permite a elaborao de uma pgina que possa ser reproduzida tanto pelos vrios tipos de impressoras agregadas aos micro-computadores quanto pelos sistemas mais avanados, engajados na produo de filmes de seleo para mdia impressa. Os dispositivos de sada interpretam a definio da pgina na linguagem PostScript, adaptando-a para sua capacidade de resoluo. A pgina digitalizada na tela traduzida para um conjunto de instrues que compem o cdigo PostScript de definio de pgina. A seguir, essas instrues so decifradas e convertidas em uma imagem rasterizada por meio de um mapeamento que determina os pontos do gabarito que sero impressos e os que sero deixados em branco. Em suma, trata-se dos pontos que devero ser definidos um a um (aceso ou apagado) pelo feixe de raios laser. A densidade (pontos por polegada) da imagem depende do dispositivo de sada que ser utilizado. Podemos originar rascunhos de pginas numa impressora a laser de 300 dpi e ter confiana de que o filme negativo, produzido numa imagesetter de alta resoluo com 2.540 dpi, constitui-se- numa rplica fiel, em condies de mostrar detalhes ainda mais sutis. Portanto, pode-se afirmar que PostScript uma linguagem de programao assim como o BASIC, Fortran, ou C++. Mas, ao contrrio dessas outras linguagens aqui citadas, PostScript uma linguagem projetada para fazer uma coisa apenas: descrever de forma extremamente apurada todo o contedo de uma pgina.

10

2. Rip e Retculas
2.1 Retcula A reticulagem um processo que transforma imagens fotografias, por exemplo - em pontos para que sejam reproduzidas em offset de maneira perfeita, sendo essas divididas em trs grupos: AM (convncional), FM (estocstica) e Hbrida. 2.1.1 Retcula AM - Amplitude Mudulation Na retcula AM, os pontos esto alinhados regularmente, formando uma estrutura de distribuio uniforme, sendo a distncia entre os pontos de centro a centro constante para qualquer rea da imagem.

Para formar as tonalidades, os pontos variam em tamanho. Nas reas escuras, os pontos so de dimenses maiores e, nas reas claras, menores.

A resoluo da imagem reticulada expressa em linhas por polegadas - LPI (ou LPC). O termo linhas uma referncia distribuio regular da retcula e corresponde, exatamente, quantidade de pontos em uma unidade de comprimento linear da imagem. Desta maneira, quanto maior a lineatura empregada maior a quantidade dos pontos que formam a imagem sendo maior sua resoluo. Para uma impresso com as cores bsicas, fazem parte do processo a preta, cyan, magenta e amarela. Alm de reticulada, cada tonalidade possui uma inclinao especfica e, neste caso, de obrigatoriamente 30 de uma cor a outra, exceto o amarelo, que de 15. Quando se imprimem uma sobreposio de retculas, podem surgir manchas distribudas uniformemente, resultado da repetio de um padro de interferncia entre as linhas de retculas sobrepostas. Esse efeito conhecido como moir.

11

Os pontos de retcula podem variar ainda quanto forma: quadrados, elpticos ou redondos. A retcula mais clssica a de pontos quadrados. So utilizadas quando no existem necessidades particulares de impresso. Retculas de pontos elpticos tm a caracterstica de restituir melhor as transies progressivas nos tons mdios do que uma retcula de pontos quadrados. J as retculas de pontos redondos evitam a tendncia de acabamento ou suavidade da imagem, o que aumenta um pouco o contraste dos trabalhos. Lineatura 150 a 200 lpi 120 a 133 lpi 80 a 100 lpi papel/mquina papel couch em mquina plana; papel offset em mquina plana; papel jornal em mquina rotativa.

2.1.2 Retcula FM - Frequency Mudulation Tambm conhecida como retculas estocstica. Na retcula FM os pontos esto distribudos de forma aparentemente aleatria, sem nenhum tipo de alinhamento, e basicamente apresentam pontos de mesmo tamanho. A reproduo das tonalidades obtida pela variao na concentrao dos pontos por rea da imagem. A lineatura na retcula estocstica algo inexistente por causa de sua distribuio aleatria.

A variao das tonalidades d-se pela aglomerao ou no dos pontos, ao contrrio da AM em que se d pelo tamanho dos mesmos.

12

Com relao retcula AM, a retcula estocstica apresenta algumas vantagens, tais como: Elimina totalmente o moir; Equilbra as cores, principalmente de tons neutros; Melhora substancialmente a reproduo de detalhes. Porm, no possui somente vantagens, existem debilidades nessa retcula: Dificuldade em reproduzir sobre as matrizes de impresso; Os pontos so extremamente finos, o que caracteriza esse tipo de retcula; Dificuldade em imprim-los dentro de limites aceitveis de ganho de ponto. 2.1.3 Retcula Hbrida - Spekta Com o poder das novas tecnologias na rea grfica, foi possvel unir as melhores caracterstica das retculas AM/FM. Empresas como Screen e Agfa, lderes no mercado, investem pesado na melhoria da gerao de pontos para impresso, que conhecemos como retculas hbridas, Spekta e Sublima.

A retcula hbrida tem caracterstica AM/FM, fazendo tanto a disperso aleatria quanto a variao no tamanho dos pontos de retcula.

Destacar-se- a retcula hbrida Spekta da Screen. Vejamos suas caractersticas: Elimina o moir; Melhora a qualidade de impresso; Detalhe comparvel com resolues de 300 lpi ou maior, com relao s retculas convencionais; No necessita controles de impresso, normalmente associado com resolues mais altas, para retculas convencionais. A substituio dos pontos normais pelo Spekta, como retcula FM, significa o fim do problema com angulao; Spekta evita o moir que so o resultados de padres de interferncia entre ngulos e linhas;

13

Tambm elimina o moir de roseta que pode acontecer em reas de sombra; Melhores resultados em reas de meio tom: Spekta faz um trabalho melhor de tirar a interferncia nos meio tons para cores de pele e outras reas onde a cor verdadeira requerida. Reproduo superior de detalhes: Spekta demonstra sua superioridade reproduzindo bons detalhes. Melhoram a formao de linhas que so criadas em meio-tons, porque com 175lpi AM a retcula tende a deixar linhas claras coloridas, denteadas e quebradas. 2.2 RIP - Rasterizador e Processador de Imagem Toda linguagem de programao necessita de um processador para rodar ou executar o cdigo. No caso do PostScript, o processador uma combinao de Hardware e Software os quais tipicamente vivem em uma impressora e que chamamos de RIP - ou Rasterizador e Processador de Imagem. Um RIP recebe o cdigo PostScript e o transforma em pontos em uma pgina. Assim, uma impressora PostScript um equipamento que l e interpreta programas PostScript, produzindo informaes grficas, mais especificamente um Bitmap que pode chegar a 5000dpi, dependendo do equipamento, que so compostas em papel, filme ou chapas. Essa a funo de um RIP: ler, interpretar e transformar toda uma pgina PostScript em uma imagem em altssima resoluo. tambm atravs deste software que gerado todas as retculas, configuradas lineaturas desejadas, assim como camada, etc. O Grupo Corgraf conta com um workflow encarregado do fluxo CTP (Computer to Plate), tendo como uma de suas principais caractersticas a gerao do Ponto Spekta e todo o controle dos trabalhos executados pela empresa. Todo seu fluxo baseado em PDF, sendo os arquivos PostScript e EPS aceitos perfeitamente.

14

3. Ajuste de Layout
3.1 Ajuste de pgina 1) Logicamente, seu material possui um formato. Digamos que seu trabalho seja um papel carta 21x29,7 cm, a pgina dever ser ajustada para esse tamanho. 2) A margem de segurana consiste em um espao entre a marca de corte e o incio ou final da arte propriamente dita. Isso ajuda no acabamento do material, uma vez que o corte varia, podendo, assim, cortar elementos muito prximos ao corte final. Para evitar tais problemas, recomenda-se deixar uma rea de 3 a 5mm. 3) Sangrias, ao contrrio das margens de segurana, so objetos (imagens, fios, molduras, etc) que, por medida de segurana, devem ultrapassar os limites da pgina para evitar possveis filetes brancos ao redor desses objetos. Para evitar tais problemas, recomenda-se deixar uma rea de 3 a 5mm. 4) As marcas de corte representam ao cortador o ponto real onde dever ser executado o corte, alm de permitir ao operador de pr-impresso uma melhor preciso na imposio no caso de arquivos fechados (ps, pdf ).

15

3.2 Ajuste de dobras Para arquivos com dobra, deve-se ter um cuidado extra, alm de todos os cuidados j citados: 1) Sempre colocar no arquivo indicao de dobra (linhas tracejadas), visando facilitar o acabamento; 2) Dever ser feito uma compensao das dobras para evitar que, no momento da dobra, no ocorra o que conhecemos comoencavalamento da ltima pgina . A figura abaixo ilustra uma situao: tem-se um folder com 2 dobras; a pgina da capa (1) dever ser igual segunda (2), sendo que a terceira (3) dever ter, pelo menos, 2mm menor que as demais (exemplo 1=100, 2=100 e 3=98);

3) O verso dever ser o oposto, visto que, na impresso do verso, h um espelhamento das dobras, ou seja, iniciar pela terceira, com relao parte da frente. 3.3 Facas Ao contrrio do que muitos profissionais imaginam, o processo de confeco de facas especiais , de certa forma, artesanal. A confeco das facas tradicionais, utilizadas para cortar a madeira da base, a serra Tico-Tico , o que d uma certa limitao em determinadas formas que a faca poder ter. As facas a laser utilizam uma tecnologia moderna com relao ao corte da base, possibilitando o corte de formas mais complexas. Apesar de poder optar por uma tecnologia ou outra, a confeco de facas especiais limitada no que diz respeito

16

montagem das lminas de corte, vincos e serrilhas, pois este processo s permite uma maneira de faz-lo: artesanalmente. Ento, surgem complicaes e limitaes na criao e construo das mesmas. Ao criar suas facas, tome alguns cuidados para no ter decepo ao receber seu trabalho pronto: Detalhes muito pequenos podero no ser reproduzidos na faca; Cortes muito prximos uns aos outros podero comprometer a qualidade da faca. 3.3.1 Faca Simples 1) Como padro adotado, a marcao de dobra do material dever ser assinalada com um fio tracejados, essa marcao entendida por todas as empresas que confeccionam facas especiais; 2) A marcao de corte ser representada por uma linha contnua; 3) A faca dever estar centralizada na arte e por sua vez, arte dever estar centralizada na pgina; 4) Marcaes de microserrilhas ou picote devero ser indicadas para no se confundir com os vincos (dobras). O padro para essa indicao so linhas pontilhadas;

3.3.2 Facas Complexas Muitas facas exigem um esforo extra, e os detalhes so cruciais ao criar um layout e sua faca. Muitos detalhes, as vezes, passam despercebidos, mas o resultado dessa distrao no so muito agradveis, e esses no passaro despercebidos. Um caso especial e que deve ser levado em conta so as facas com lombada, por exemplo, algumas pastas. Sempre quando usamos uma gramatura de papel maior do que a normal que

17

sero encartadas dentro de uma pasta ou outro tipo de material, temos que levar em considerao a espessura dessas lminas juntas. Isso ser refletido na maneira pela qual criaremos a faca. Quando fazemos uso dessa tcnica, temos que tomar cuidado com alguns detalhes: 1) Dever ser criada lombada sempre que existir uma quantidade relevante de folhas encartadas no layout, e a lombada, por sua vez, dever ter uma medida que no fuja muito da espessura da quantidade de lminas; 2) Quando houver uma lombada dentro de outra, como o caso de algumas pastas, a lombada interna dever ser menor que a externa. Isso deve ser feito para evitar que haja o que conhecemos comoencavalamento entre as dobras; 3) Caso haja abas de cola, estas devero ter de 1 a 1,5cm, dependendo do material.

3.4 Verniz Localizado 1) O arquivo do verniz dever ser feito a partir do arquivo finalizado; 2) A pgina dever ser mantida como a do documento original, sem haver deslocamento algum, evitando, assim, que o verniz saia descentralizado; 3) As cores que representaro o verniz devero ser chapadas, ou seja, tinta 100%; 4) As imagens que tiverem verniz localizado devero estar em grayscale 0. Qualquer valor acima ocasionar reticulagem do verniz, ou pode-se usar outro canal de cor CMYK 100% para represent-lo.

18

Caso o material venha a ter mais de um tipo de verniz(textura, aroma), esses devero ser feitos em mscaras separadas, ou seja, cada verniz necessita de uma mscara distinta.

3.5 Verniz Total 1) Para verniz UV Total, deve-se criar sangria como se fosse uma arte normal, pois, aps a aplicao do verniz, o material ser refilado, valendo a mesma regra do ajuste do layout; 2) Quando se aplica verniz em um material que ter dobras, deve-se reservar um espao de aproximadamente 3mm (1,5mm para cada lado da dobra). Esse espao conhecido como reserva e sua funo evitar que o verniz quebre-se ao dobrar.

3.6 Verniz Texturizado 1) Para verniz texturizado, deve-se eliminar a sangria e adicionar um degrad nas bordas e nas dobras para que no haja risco de quebrar ao cortar ou dobrar; 2) Esse degrad dever ter aproximadamente 5mm comeando em 100% at 0%.

1 - Degrad na borda da pgina 2 - Degrad nas dobras

19

3.7 Caderno para livro O perfect binding o que conhecemos como cadernos para livros. As pginas so montadas em cadernos de 8, 16, 32 ou mais, dispostos um sobre o outro onde os mesmos passaro por acabamento, tal como, costura, cola e/ou grampo. Para uma maior agilidade, as pginas do documento devem ser dispostas consecutivamente, incluindo as pginas em branco. A definio de casamento entre as pginas ser feita na grfica. Nunca envie pginas casadas, por exemplo, pgina 1 e 2, 3 e 4 e assim por diante, nem pginas casadas primeira com ltima, porque poder acarretar muitos transtornos no momento da montagem dos cadernos, j que pginas casadas limitaro o trabalho do imposicionador.

3.8 Caderno para revista O Saddle Stitching o que conhecemos como cadernos para revistas. As pginas so montadas em cadernos de 8, 16, 32 ou mais, dispostos um dentro do outro onde os mesmos passaro por acabamento, tal como, grampo a cavalo (grampo sobre a lombada central). Para uma maior agilidade, as pginas do documento, assim co m o n o p e r fe c t b i n d i n g, d e ve m s e r d i s p o s t a s consecutivamente, incluindo as pginas em branco. A definio de casamento entre as pginas ser definida na grfica.

20

A principal regra para esse tipo de material quanto ao nmero de pginas. Obrigatoriamente, dever ser mltiplo de quatro, pois s dessa forma ser possvel o acabamento com grampo a cavalo. O no seguimento dessa regra poder causar um problema que a intercalao de uma folha solta ao material.

3.9 Tabela de Formatos Ao planejar um material que ser impresso em uma grfica, muito importante ter em mente os formatos de papis existentes e a melhor forma de aproveitar esses formatos. Por que importante saber isso? Simples, a compra do papel pela grfica feita por peso, sendo assim, um material mal planejado acarretar num desperdcio de papel, tornando o custo do material impresso alto. Conhecendo os formatos, possvel fazer a melhor escolha quanto ao formato final do impresso, possibilitando menores custos e maior satisfao por parte do cliente final. A seguir, temos uma tabela contendo os principais formatos. Para melhor utilizao dos formatos, precisamos de alguns clculos. Temos, por exemplo, o papel 66x96 cm, que o mais usado na indstria grfica. Digamos que a impressora offset que imprimir o material ser uma meia folha (folha inteira / 2 ou F2). Ento, algumas margens devero ser descontadas desse papel, j que essas so de uso das impressoras, tais como, pina, sangrias e aberturas.

21

1) Para pina, devemos descontar do papel aproximadamente 1,5 cm, dependendo do caso, pois em alguns podem ir at 3 cm; 2) Para as aberturas, devemos descontar pelo menos 5 mm cada; 3) As sangrias devem ter de 3 a 5 mm para cada lado.

22

Sentido da fibra do papel

23

3.10 Tipos de Dobras mais comuns

Uma dobra Simples 4 pgs.

Duas dobras Zig-zag 6 pgs.

Duas dobras Carteira 6 pgs.

Duas dobras Cruzadas 8 pgs.

Trs dobras Zig-zag 8 pgs.

Duas dobras Paralelas 8 pgs.

Quatro dobras Carteira 10 pgs.

Quatro dobras Zig-zag 10 pgs.

Trs dobras Cruzadas 8 pgs.

Trs dobras Carteira 8 pgs.

4. Cores
4.1 O que Cor? A cor existe por causa de trs entidades: a luz, o objeto visualizado e o observador. Os fsicos j provaram que a luz branca composta pelos comprimentos de onda vermelha, verde e azul. O olho humano percebe as cores como sendo vrios comprimentos de onda do vermelho, do verde e do azul, que so absorvidas ou refletidas pelos objetos. Por exemplo, suponha que voc esteja fazendo um piquenique em um dia ensolarado, prestes a apanhar uma ma vermelha. A luz do sol brilha na ma e o comprimento de onda de vermelho da luz reflete-se da ma para seus olhos. Os comprimentos de onda do azul e do verde so absorvidos pela ma. Sensores em seus olhos reagem luz refletida, enviando uma mensagem que interpretada pelo seu crebro como sendo a cor vermelha. Sua percepo da cor vermelha depende da ma, da luz e de voc. Uma ma absorver mais verde e azul do que outra, assim a sua cor aparecer avermelhada. Se nuvens encobrirem o sol, o vermelho da ma aparecer mais escuro. Sua interpretao da ma tambm ser afetada por sua prpria fisiologia, por sua experincia em consumir essa fruta ou pelo fato de voc no ter comido nada naquele dia.

Para o artista grfico, pintor ou produtor de vdeo, a criao da cor perfeita essencial. Quando as cores no esto corretas, o conceito torna-se incompleto; a imagem talvez no consiga transmitir a informao; e a experincia artstica pode ser perdida.

Os comprimentos de onda do vermelho, do verde e do azul que lhe permitem enxergar a ma so a base para todas as cores da natureza. por isso que o vermelho, o verde e o azul so freqentemente chamados de cores primrias. Todas as cores do espectro so criadas por diferentes intensidades desses comprimentos de onda da luz. Quando as trs cores primrias

25

se sobrepem, elas criam as cores secundrias: ciana, magenta e amarelo. As primrias e secundrias so complementos umas das outras. As cores complementares so as cores que mais se diferem umas das outras. 4.2 Reproduo e visualizao de cores Um grande problema com relao reproduo de cores o fato de a exibio da mesma poder variar de um dispositivo para outro, como o caso dos monitores, que por mais calibrados que possam estar, sempre dependem de muitos fatores de interferncia. Por melhor que sejam os monitores atuais, eles jamais reproduziro corretamente as cores que sero visualizadas no impresso em uma grfica. Sendo assim, possvel afirmar que no h como ter um controle visual do material com relao ao monitor do produto final. A reproduo das cores tem sua limitao em relao ao meio fsico, tanto as cores aditivas quantos as subtrativas, ou seja, as cores que o olho humano capta tm uma gama muito maior do que as reproduzidas pelos impressos e fotografias; por exemplo, essas limitaes podem ser expressas por seusgamutsespecficos. 4.3 Diagrama de cromaticidade ou Gamuts So faixas de cores que podem ser realmente exibidas, visualizadas ou impressas por um sistema de cor. O olho humano tem a capacidade de visualizao muito mais ampla que os outros meios. A reproduo fotogrfica, pos sua vez, possui um gamut muito maior que o de um monitor RGB ou uma cmera digital. J o sistema de reproduo CMYK baseado em tintas compostas tem um menor nmero de cores possveis de serem reproduzidas que as demais. Quando se faz um planejamento grfico profissional, esses parmetros devem ser levados em considerao para que o resultado final no venha a surpreender nas diversas mdias, ou seja, a escolha da cor deve estar dentro de todos os gamuts para que no haja variaes finais.

No possvel reproduzir todas as cores visveis. Cada processo de reproduo abrange uma rea limitada de cores. A cor que vemos na natureza representa a mxima faixa da cores. No entanto, nenhum mtodo de reproduo de cores consegue mostrar essa gama de cores.

26

Mtodo Olho Humano Monitor Filme Impresso 4.4 Modelos de Cores 4.4.1 RGB

Gama de cor Bilhes 16 Milhes 10 a 15 Milhes 5 a 6 Mil

O modelo RGB (Red, Green, Blue) um modelo de cor aditivo, no qual so combinadas trs cores claras principais (RGB), em vrias intensidades, para produzir as demais cores. Duas cores principais, quando misturadas, produzem cores secundrias. considerado um modelo aditivo, porque, ao adicionar as trs cores primrias, cria o branco. Os modelos aditivos so utilizados em televiso, monitores de vdeo, digitalizadores, filmadoras e outros sistemas que geram cores por mistura de luz com comprimentos de onda diferentes. A tela do monitor revestida de pontos de fsforo vermelho, verde e azul. Cada ponto pode ter um brilho diferente. Como os pontos esto muito prximos, o efeito visual de um nico ponto com a mistura da luz desses trs pontos.

4.4.2 CMYK O modelo de cor CMYK um modelo subtrativo. Esse sistema produz cor quando a luz refletida de um objeto ou de sua superfcie. A cor vista o resultado dessa luz refletida. A viso da luz branca ocorre quando o objeto est refletindo todos os comprimentos de onda de luz. Quando uma cor vermelha visualizada, significa que o objeto ou superfcie reflete o comprimento de onda correspondente ao vermelho e absorve todas as outras. As trs cores principais do modelo subtrativo

27

so cian, magenta e amarelo. Duas cores principais misturadas produzem cores secundrias verde, vermelho e azul (o oposto do RGB). A combinao dessas trs cores principais produz o preto. O Modelo CMYK utilizado em imagens para impresso profissional.
Devido s impurezas dos pigmentos utilizados na fabricao das tintas, o preto puro no pode ser conseguido, na natureza, pela mistura de percentagens iguais de cian (C), magenta (M), e amarelo (Y), como pode, teoricamente, em experimentos com a prpria luz. Para solucionar o problema, o preto puro (K) adicionado ao modelo de trs cores. No processo de impresso, o preto impresso como uma s cor separadamente.

4.5 Gerenciamento de cores Para gerao de mapas de cores para impresso (Desktop Mapping), oferecido inmeros modelos, tais como CMYK, RGB, HSB, HLS, etc. Quando se pretende usar um mapa de cores para visualizao em um monitor, a mais recomendada a paleta RGB, mas, para impresso, a mais recomendada a CMYK. Com a utilizao de paletas de fabricantes, possvel programar o cdigo da cor de fabricantes a ser utilizada na impresso, atravs de sistema de correspondncia de cores, implementados nos sistemas de edio de cartas. Quando valores so passados para as grficas, consegue-se reproduzir a cor escolhida e manter a cor em impresses futuras. Os bons produtos oferecem tabelas de correspondncia de cores que permitem gerar produtos com boa visualizao de tela e com boa programao visual na impresso. A reproduo das cores em muitos ambientes sero feitas com uma certa variao, j que tem que ser levado em conta as diferentes tecnologias de fabricao de tintas, pigmentos e equipamentos. Ento, faz-se necessrio o uso de perfis de cores especficos. 4.6 Perfil de dispositivo Antes da programao visual do produto, necessrio imprimir a paleta de cores e escolher as cores pela paleta impressa. Essa escolha s trar resultados vlidos para o dispositivo de sada

28

testado - uma determinada impressora, plotter jato de tinta, etc. Muitos sistemas oferecem recursos de gerenciamento de cores e facilitam o trabalho de calibragem do sistema. Antes de iniciar um trabalho, deve ser gerado um perfil de sistema para cada dispositivo de sada que ser utilizado na cadeia tcnica adotada. Os sistemas perifricos, como digitalizador, monitor de vdeo, dispositivos de impresso e plotagem, devem ter seu perfil levantado. 4.7 Sistemas de correspondncia de cores A utilizao de um sistema de correspondncia de cores de marca assegura o uso de padres. Os sistemas de correspondncia podem ser divididos em dois tipos: cores exatas; cores compostas. As cores exatas so criadas por fabricantes de tintas. Um exemplo o sistema de cores exatas Pantone. As cores compostas so bastante transparentes. Essa transparncia torna previsvel o efeito da mistura de tintas como ciano, amarelo, magenta e preto - CMYK. 4.8 Separao de cores Quando existe a necessidade de imprimir um material, o arquivo precisa sofrer uma separao de acordo com as respectivas cores existentes nele, pois cada cor ser impressa por uma tinta diferente. Sendo assim, cada cor ir gerar uma chapa independente contendo todas as informaes necessrias para a sua reproduo. Ao imprimirmos o material, estaremos colocando cada chapa uma sobre a outra, dando o efeito colorido que desejamos em nosso material. Toda essa separao feita pelo RIP, no tendo interferncia direta dos operadores. A grande importncia de compreender a separao de cores poder evitar alguns problemas relacionados com os modos de cores existentes e a forma com que eles sero separados, Por exemplo, uma imagem em RGB ter que sofrer uma transformao para que possa ser separada em chapas CMYK, sendo assim o resultado poder no ser o desejado. importante que todos os elementos estejam no modo de cor que ele ser reproduzido para evitar possveis transtornos, sendo o modo de cor RGB excludo de nosso trabalho.

29

4.9 O uso de cores pantones Muitas vezes utilizamos em nossos materiais cores exatas, sendo que a separao ser em cores compostas (CMYK). Isso poder causar transtornos, pois uma cor exata no ter a mesma representao visual quando impressa em CMYK. Para evitar aborrecimentos com relao converso das cores exatas: Use cores especiais somente se elas forem realmente necessrias em seu documento; Procure saber previamente como ser o resultado da cor convertida em CMYK, evitando assim surpresas ao receber o impresso final; Evite usar facas em cores especiais sobrepostas no arquivo, pois isso poder causar inconvenientes, tal como, por algum descuido, a faca ser convertida em CMYK e impressa junto com material; Quando utilizar somente cores especiais, procure verificar se algum objeto ainda esteja na cor CMYK para evitar que esse mesmo no seja ignorado na sada da chapa.

Converso

PANTONE 286C

CMYK

30

5. Imagens
5.1 Imagem Vetorial Uma imagem vetorial descrita por linhas plotadas num sistema de coordenadas cartesianas (equaes matemticas). Elas permitem redimensionamento em qualquer escala sem perda de qualidade, pois somente no momento da impresso ela convertida em um bitmap adequado s caractersticas do equipamento - impressoras jato de tintas, laser e outras imprimem bitmaps, porque imprimem seqncias de pontos dispostos em linhas e colunas, cuja freqncia, por sua vez, define a resoluo da impressora. A este processo de converso de vetorial para bitmap chamamos de rasterizao e executado por um RIP Raster Image Processor. 5.2 Imagem Bitmap ou Raster A imagem obtida por fotografia digital ou escaneada um bitmap, ou seja, mapeada por bits. Quer dizer que a imagem est organizada em uma srie de linhas e colunas formadas por pixels. Cada pixel (picture element) possui apenas uma cor e no possui uma dimenso fixa: o tamanho ser atribudo ao pixel no momento da impresso.

5.3 Mtodos de codificao de imagem Tambm conhecidos como modos da imagem, descrevem como os pixeis so organizados e representados dentro da memria do computador. RGB (24 bits): sistema que usa trs cores por pixel. Cada cor representada em 8 bits (1 byte), permitindo 256 nveis ou valores por cor. CMYK (32 bits): sistema que usa quatro cores por pixel. Cada cor representada em 8 bits, permitindo 256 nveis de cor. O sistema CMYK baseia-se na qualidade da luz absorvida por uma

31

tinta impressa sobre papel. Como o modo CMYK usa 4 bytes por pixel, ele ocupa 33% mais espao em memria e em disco do que o modo RGB. o modelo indicado para a indstria grfica. Escala de Cinza (8 bits): sistema que usa 256 nveis de cinza por pixel, ou um byte por pixel. Este modo o recomendado para armazenar imagens em preto e branco, guardando tons contnuos. Preto e Branco (1 bit): tambm conhecido como Bitmap, pois cada pixel representado por um nico bit. Programas de manipulao costumam oferecer 4 modos de converso para preto e branco: linha artstica (50% Threshold), ordenado, difuso de erro e meio-tom. Dentre todos os modos, o Bitmap o que resulta em imagem com menor tamanho. Este modo usado para dar sada em duas cores. Cor Indexada (de 1 a 8 bits): tambm conhecido como 256 cores. Neste modo, cada pixel assume um valor presente numa paleta de 256 cores. Existem vrios tipos de paletas. Programas de manipulao permitem customizar uma paleta e criar uma nova, fazendo uma amostragem da imagem a ser convertida. Este modo til para aplicaes multimdia e para publicar na Web. 5.4 Mtodos de compresso de dados So algoritmos matemticos (concretizados na forma de programas) que visam reduzir o tamanho original de uma imagem, usando alguma forma de codificao/decodificao. LZW (Lempel-Ziv-Welch): foi desenvolvido em 1984 para compactar dados em discos magnticos. Hoje em dia, mtodos como este tornaram-se populares pelo seu uso em programas de microcomputadores (Doublespace, Zip, etc). O LZW funciona muito bem com imagens grficas, em que a quantidade de cores discreta e em que existem muitas reas com tons constantes. Esse mtodo de compactao visa exclusivamente a qualidade. JPEG (Joint Photographic Experts Group): foi criado em 1990 pelo comit que deu o nome a este mtodo de compresso. O JPEG foi projetado para comprimir imagens de sujeitos reais (tais como fotos) tanto coloridas quanto em escala de cinza. O JPEG tem como caracterstica intrnseca a perda de qualidade da imagem, ou seja, uma imagem descomprimida no exatamente igual original. Por outro lado, permite taxas de compresso muito mais elevadas do que mtodos sem perda.

32

No JPEG, o grau de compresso pode ser controlado e quanto mais compresso menor o tamanho do arquivo. Porm, quanto maior a compresso maior ser a perda de informao. O JPEG muito eficiente em imagem de tons contnuos, tais como, fotografias, e menos eficiente em grficos ou line art, em que a quantidade de tons diferentes menor. 5.5 Formatos de Imagens Quando imagens so capturadas eletronicamente por cmaras digitais, scanners, etc, ou geradas por programas, elas so sempre transferidas para um computador, onde ficam armazenadas em arquivos. Diferentes fabricantes de equipamentos digitais e programas de computador desenvolveram uma grande quantidade de formatos de arquivos. Os formatos de arquivos descrevem como as imagens so organizadas dentro do disco ou da memria do computador. GIF (Graphics Interchange Format): , provavelmente, o formato de arquivos grficos mais popular. Foi criado pela Compuserve para a transmisso de imagens do tipo bitmap pela Internet. TIFF (Tagged Image File Format): um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padro para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para sadas de scanners e separao de cores. O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o mtodo LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. EPS (Encapsulated Postscript): Desenvolvido pela Adobe, o Postscript uma linguagem de descrio de pginas. Ao invs de definir pixeis, o Postscript composto por um conjunto de comandos que so interpretados por um dispositivo de sada (impressoras, por exemplo). Ele pode ser usado para armazenar grficos (vetores), imagens raster (bitmap) ou ambos. JPEG: Estritamente falando, o JPEG especifica apenas um mtodo de compactao de imagens. O mtodo de compresso usado pelo JPEG acarreta em perda da qualidade da imagem, ou seja, uma imagem comprimida em JPEG, quando descomprimida, nunca ser igual original. Por outro lado, o mtodo de compresso do JPEG permite taxas de compresso mais altas do que o LZW (usado pelo GIF e pelo

33

TIFF), usando um mecanismo que permite ao usurio alterar um nvel de qualidade. 5.6 Resoluo Resoluo pode significar duas coisas: 1. A capacidade que um sistema de captura/reproduo de imagens tem para reproduzir detalhes. Quanto maior a resoluo mais pormenores podem ser reproduzidos por um determinado sistema de captura da imagem: ccd, lentes, software, etc. 2. A segunda definio a que nos interessa. A resoluo de uma imagem o nmero de pixels impressos ou exibidos por unidade de medida, sendo a polegada utilizada com mais freqncia. A frmula da resoluo : Resoluo = pixels/largura de impresso. 5.7 Interpolao Quando possumos uma imagem com uma resoluo abaixo do ideal, podemos usar um recurso para aumentar sua resoluo, o que ameniza o serrilhado decorrente da pouca quantidade de pixel existente na imagem. A isso damos o nome de interpolao. O modo mais elegante de interpolao chama-se Bicbica, que feita de forma suave, em que o redimensionamento da imagem faz com que o software faa uma mdia dos pixels adjacentes, criando, assim, pixels intermedirios, dando uma amenizada nos degraus criados pela mudana no tamanho da imagem. Esse mtodo de interpolao o mais usado por sua qualidade, porm o mais custoso devido aos clculos realizados. J o mtodo Bilinear realiza a mdia apenas dos pixels vizinhos da vertical e horizontal, dando uma visvel diferena do mtodo anterior (para pior). A interpolao Nearest Neighbor o modo mais grosso e rpido de reduzir ou ampliar uma imagem. Esse mtodo no realiza qualquer clculo ou mdia, mas simplesmente repete a cor de pixel na borda do original. Ele pode ser de alguma utilidade apenas quando voc est aumentando o tamanho de uma imagem por uma proporo exata, como quatro vezes ou 16 vezes o tamanho original.

34

5.8 Melhor formato de imagem Com as tecnologias existentes hoje na rea grfica, existem inmeros formatos de imagem para escolher. Certamente, cada um se encaixar perfeitamente em um determinado trabalho, porm a melhor escolha dar ao seu material resultados mais satisfatrios: EPS: Utilizado quando tenho imagens em duotone (em cores especiais), por exemplo, e devo dar sada nas respectivas cores, pois esse formato aceita tal recurso. Geralmente, necessitam estar encapsulado em PostScript para poder dar sada. muito problemtico quando salvo usando a codificao JPG. Ento, recomenda-se a codificao binria. PSD: Empregado quando tenho que trabalhar com camadas (layers) ou fundo transparente. O uso desse formato nem sempre o mais satisfatrio em determinados softwares, principalmente quando tem que rotacion-los. JPG: Muito utilizado quando requer o uso de pouco espao em disco. Esse tipo de imagem no preza qualidade do seu arquivo, portanto sua utilizao deve ser limitada para alguns fins, por exemplo, envio pela internet. TIFF: Atualmente, esse formato de imagem est muito avanado e suas verses mais recentes j permitem o uso de camadas. muito confivel e pouqussimos problemas ocorrem com seu uso, sendo recomendado em quase todos os tipos de materiais. Ele suporta tambm mscaras (canal alfa) e clipping path, possibilitando, assim, que suas imagens sejam importadas com fundo transparente. 5.9 Quando usar Vetor e quando usar Bitmap 5.9.1 Usando Vetor Os grficos vetoriais so utilizados em impresses, arte para revistas, folders, web. Uma rea em que se utiliza muito as ferramentas vetoriais a da ilustrao, tanto para quadrinhos quanto para publicidade. Com a ferramenta de ilustrao vetorial, cria-se o croqui que mais tarde trabalhado em programas de edio bitmaps para aplicao de detalhes, ou seja, para dar vida. Para utilizar seus vetores com maior qualidade em programas de paginao, exporte-os em EPS, pois esse formato permite que todas as caractersticas de sua ilustrao ou grfico sejam mantidas inalteradas.

35

5.9.2 Usando Bitmap Os grficos bitmaps so amplamente utilizados na Web, impresses, cinema, TV, CD-ROMS, Games, etc. Usa-se imagens baseadas em pixels quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais vida para o usurio/observador. Usamos o bitmap em muitos casos, mas nem por isso o vetor deve ser banalizado, pois muitos ilustradores, com certeza, utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras, seja o croqui ou a arte final. Enfim, tanto os programas Vetoriais quanto os Bitmaps so importantssimos e, certamente, foram revolucionrios e responsveis pela exploso da arte digital nos dias de hoje. 5.10 Gerando imagem com cor especial do Photoshop 5.10.1 Duotone Certos materiais fazem necessrio o uso de cores especiais em suas imagens. Por exemplo, se temos uma imagem que ser impressa em duas cores especiais juntamente em um arquivo que contenha cores escalas (CMYK), isso lhe forar a convertlas (imagens) em cores especiais. Porm, a converso para esse modo cor no pode ser encarada de uma forma qualquer. muito importante seguir alguns prosseguimentos para que seu trabalho tenha o resultado desejado.

Siga os seguintes passos: 1) Converta a imagem em Grayscale (Image>>mode>>grayscale); 2) Em Image>>mode escolha duotone; 3) Na janela duotone options, escolha duotone; 4) Defina os pantones clicando sobre as indicaes de cores; 5) Clique sobre a opo curvas para ajust-la; 6)V ao menu image>>mode e escolha multichannel . 5.10.2 CMYK com cor especial Determinadas imagens necessitamos criar juntamente com os canais CMYK um quinto canal PANTONE. Para executar essa tarefa no Photoshop veja os procedimentos a seguir: 1) Abra a janela Channels; 2) Abra o sub-menu e escolha a opo New Spot Channel;

36

3) Escolha a cor especial que ser usada na imagem;

Para o PageMaker a exteno PSD no tem o mesmo resultado, o melhor formato neste caso o EPS DCS2.

5.10.3 Salvando imagens com cores epeciais Aps a imagem ser criada, precisamos escolher o melhor formato e sua configurao para podermos salvar essa imagem. O formato PSD o que melhor se adapta a essa caracterstica de trabalho, visto que ele importvel por todos os softwares, alm de aceitar, obviamente, esse recurso, alm de permitir salvar a imagem com fundo transparente. 5.11 Comparativo entre os formatos Formato PSD Caractersticas Suporta camadas Textos Editveis Compresso PDF Suporta camadas Textos Editveis Compresso Zip Compresso Jpeg JPEG No suporta camadas Textos no editveis Compresso com perda de qualidade TIFF Suporta camadas Textos editveis Compresso EPS No suporta camadas Textos no editveis Exige impressora PS (JPEG) 60% menor (ASCII) >178% maior (BINRIO) 14% maior 66% a 90% menor 40% a 11% menor % com Rel. ao TIFF 100 % maior

37

5.12 Convertendo imagem de RGB para CMYK A converso de uma imagem do mode de cor RGB para CMYK, sempre um processo delicado. Dependendo do modo como realizada essa converso o resultado final na impresso pode no ser o esperado. Para realizar tal converso de forma mais satisfatria, siga os seguintes passos: 1) V ao menu Edit>>Color settings; 2) No campo Working Spaces, selecione Custom CMYK; 3) Em Black Generation escolha Light.

Modelo 1
C M Y K

Modelo 2
C M Y K

38

No modelo 1 todas as cores esto desenhado a imagem deixando a mesma com mais contraste. No modelo 2 s o black est fazendo o desenho, deixando as outras cores saturadas,sendo assim a imagem fica sem desenho nos outros canais, criando uma barreira quando as cores chegam no black, dependendo da imagem falta at cores, ocasionando e resultado ruim na impresso.

5.13 Recorte de imagem Todo o recorte de imagem depende de alguns truques para que o resultado seja satisfatrio no final. O recorte realizado com a utilizao da ferramenta MAGIC WAND (varinha mgica) deixar a imagem com as bordas toda serrilhada, como imagem abaixo.

Siga o seguintes passos para realizar o recorte:


1) Selecione a ferramenta Pen Tool e recorte a imagem; 2) Na aba Paths clique sobre o recorte; 3) No sub-menu da aba Paths, selecione a opo Make Selection; 4) Em Feather Radius defina 1 pixel e marque a opco Antialiased.

A imagem recortada com Paths e utilizando a opo Make Selection deixa o recorte mais suave.

5.14 Canal Alpha Essa tcnica usada para aplicar fundo transparente em imagens, principalmente para usurios do CorelDraw. Siga os passos a seguir:
1) Recorte a imagem utilizando a ferramenta Pen Tool; 2) Na aba Paths clique sobre o recorte; 3) No sub-menu da aba Paths, selecione a opo Make Selection; 4) Em Feather Radius defina 1 pixel e marque a opco Antialiased; 5) No menu Select escolha a opo Save selection; 6) Salvar a imagem em TIFF com opo ALPHA CHANNELS ativada.

Quando utilizamos a ferramenta forma no CorelDraw, em imagens com Canal Alpha e no aparamos o a sobra da imagem, corremos o srio risco de que a mesma saia cortada na impresso.

5.15 Sangrias em imagens Para realizar sangrias em imagens nem sempre uma tarefa fcil. Dependendo da complexidade da mesma podemos gastar muito tempo para realizar essa tarefa. Para criar sangrias mais facilmente em diveros tipos de imagem siga os passos a seguir:
1) V ao menu Image e selecione Canvas Size, e aumente a imagem em 1cm, ficando assim a imagem com 5mm a mais para cada lado; Ex: 10x20 ficar 11x21 A imagem ficar com uma borda branca ao redor.

2) Copiar parte da imagem em uma das extremidades e criar um novo Layer para a margem que ser sangrada;

3) V ao menu Edit>>Free Transform, clique com boto direito do mouse no Windows ou comand+clique no System X, em seguida escolha a opo Flip (Horizontal ou vertical)

4) Distorcer a imagem para os lados ou para baixo, somente nos layers da sangra, dependendo da posio da mesma.

6. Ajustes de Registro
6.1 Overprint Quando temos uma sobreposio de um objeto com relao a outro, damos o nome deoverprint . Essa tcnica utilizada largamente, por ser de grande valia para os impressores, pois auxiliam nos inconvenientes e esforos para registro de determinadas cores. Um padro da indstria grfica a sobreposio (overprint) por default da tinta preta (black). Levando-se em conta a densidade da cor, pode-se configur-la perfeitamente para sobrepor todas as outras, salvo algumas excees. Em reas e textos pretos muito grandes, onde a cor sobrepe apenas em uma parte de um outro objeto, aconselha-se a no usar overprint, evitando efeitos indesejados, tal como, parte do objeto ou texto preto com uma tonalidade da cor preta diferente do restante. Outra utilizao muito freqente do overprint no que se refere a sombras. A sobreposio nesses efeitos ajudam a evitar sombras esbranquiadas, assim como em fios muito finos e textos muito pequenos.

6.2 Knockout Ao contrrio do overprint, quando temos uma reserva dos objetos ou textos com relao ao fundo, damos o nome de knockout(vazar, furar). Em determinadas situaes, o overprint no uma boa escolha, por exemplo, imagine um layuot qualquer onde sua metade vertical seja coberta por um retngulo laranja e a outra parte pela cor branca (papel), agora imagine um texto preto no corpo 50 em bold, ultrapassando de uma extremidade a outra do layout (da parte branca at a laranja). A parte onde o preto cair sobreposto no branco do fundo ficar um preto 100%, enquanto a outra metade cair sobre o laranja, dando um aspecto preto alaranjado por adicionar ao preto o laranja do fundo.

39

Esse problema comumente encontrado em inmeros trabalhos impressos, sendo possvel sua correo se verificado a tempo. Em casos como esse que devemos usar o recurso Knockout e no o overprint.

6.3 Trapping Muitas vezes, deparamo-nos com problemas de filetes brancos em materiais impressos, problemas esses denominados de registro de impresso. Ao longo da evoluo dos softwares de editorao grfica, muito foi feito com relao a esse problema. Hoje, todos os programas possuem recursos para corrigir esse problema de encaixe. Existem at programas especficos para trabalhar com isso. Para corrigir tal problema, usamos a tcnica conhecida como trapping , que consiste em invadir os contornos das cores de primeiro plano sobre as cores de segundo plano, causando uma pequena sobre-impresso, evitando, assim, o problema citado acima. Quando usamos a tcnica knockout, quase sempre devemos utilizar o trapping, salvo alguns casos. O trapping tambm pode ajudar quando usamos um texto vazado sobre uma superfcie preta calada. Isso evita que surjam sombras nos textos por causa do registro. Essa tcnica consiste em reservar uma rea ao redor do texto onde o cian do calo no possa avanar, ou seja, em um contorno ao redor do texto somente a cor preta se faz presente. O exemplo mostra um objeto sem o trapping, podendo ser visto claramente o filete por falta de registro na impresso.

40

A segunda figura mostra o mesmo objeto com trapping aplicado.

Texto vazado em uma superfcie preta sem trapping.

Texto vazado em uma superfcie preta com trapping.

6.4 Calo Na indstria grfica, algumas tcnicas so empregadas para que o resultado final de um material impresso seja o melhor possvel. O calo nada mais que uma dessas tcnicas empregadas. Quando uma arte possui uma superfcie muito grande, coberta pela cor preta 100%, devemos ter alguns cuidados quanto a isso. No momento da impresso, essa superfcie tem que sofrer uma presso muito maior para haver uma cobertura total, mas isso muitas vezes no possvel, visto que poder conter na pgina algumas porcentagens da cor que, ao forar o preto 100%, poder influenciar diretamente nelas. Por exemplo, um preto 90%, ao forar o chapado (100%), poder haver um ganho de ponto e entupimento da retcula. Sendo assim, o recurso para corrigir esse problema e deixar o preto com uma aparncia mais intensa o calo, Como usar essa tcnica? Simples, em toda a superfcie 100% de preto, adicione 30% a 40% de cian, 1% de magenta e 1% de amarelo.

41

Essas porcentagens so usadas pelo seguinte motivo: ao adicionar cian, a impresso de que o preto fique com uma intensidade muito maior, dando um poder de cobertura tambm maior do que somente a cor mencionada. J as cores magenta e amarela tendo 1% pelo fato de que, na indstria grfica, a cor preta, por padro, dever ser sobreposta (overprint). Dessa forma, quando um objeto preto cair sobre um objeto vermelho, por exemplo, poder haver uma marcao na superfcie, deixando a rea de sobreposio mais escura, mesmo tendo cian como calo.

42

7. Fontes
7.1 O que so Fontes Fontes so arquivos que contm informaes para que o servidor grfico exiba o texto na tela e para que o servidor de impresso imprima o seu texto. Cada arquivo de fonte contm, portanto, uma famlia tipogrfica inteira (maisculas, minsculas, algarismos, pontuao, alguns smbolos e letras acentuadas). 7.2 Fontes Bitmap (Raster) Tambm conhecidas como mapa de bits, trata-se de um tipo de imagem formada pela alternncia entre pontos iluminados (branco) e escuros (preto). Em uma fonte do tipo bitmap, cada u m d o s c a ra c te re s co r re s p o n d e a u m a i m a g e m monocromtica. Para cada tamanho de letra, necessrio um conjunto completo de caracteres. Para economizar espao no sistema de arquivos, as fontes bitmap contm s os tamanhos mais usados. O que gera o principal problema destas fontes: quando se tenta usar um tamanho inexistente no arquivo, o tamanho imediatamente menor esticado , produzindo imperfeies. Apesar da desvantagem, as fontes bitmap ainda so teis porque seu uso implica em ganho de performance do sistema: elas consomem menos memria que as fontes vetoriais. 7.3 Fontes Vetoriais Enquanto uma imagem raster contm uma alternncia de pontos pretos e brancos, uma imagem vetorial no formada por pontos, mas por frmulas matemticas que descrevem a localizao e o formato das retas e curvas do desenho. O processo de exibio destas fontes (renderizao) mais lento, mas a qualidade grfica melhor, j que as fontes do tipo vetorial podem ser ampliadas em qualquer tamanho sem apresentarem deformaes. 7.4 Fontes PostScript Criado pela Adobe nos anos 80, as fontes so compostas por dois arquivos: um para visualizao na tela (bitmap) e outro que vai para a impressora (outline). Os dois precisam estar instalados juntos para funcionarem corretamente. As fontes Postscript merecem destaque devido sua qualidade. D preferncia a elas, pois consomem menos

43

memria e imprimem melhor. H vrios tipos de fontes Postscript, mas o formato Type1 o mais usado, a ponto de ter se tornado, praticamente, sinnimo das fontes da Adobe. As fontes OpenType so tambm baseadas na tecnologia Postscript. Uma fonte Type1 consiste em um arquivo que contm a fonte propriamente dita (outline), outro contendo as medidas (metrics) e outras instrues destinadas a facilitar a exibio da fonte na tela. O arquivo de fonte pode ser um arquivo de texto com a extenso pfa (Postscript Font ASCII) ou um binrio, nesse caso com a extenso pfb (Postscript Font Binary). O arquivo de mtrica um arquivo texto com a extenso afm (ASCII Font Metrics). 7.5 Fontes TrueType Formato criado em conjunto pela Apple e Microsoft para driblar os custos (carssimos) de licenciamento do padro PostScript, o objetivo era oferecer aos seus sistemas operacionais (Macintosh e Windows) fontes escalonveis sem terem que pagar uma fortuna pelo licenciamento da tecnologia da Adobe. Existem dois tipos distintos, o de PC (com extenso TTF) e o de Mac . Antigamente, as fontes TTF de PC no funcionavam no Mac e vice-versa. Mas o OS X aceita qualquer fonte TTF de Windows. Os PCs ainda no conseguem usar TrueType de Mac sem converso. A principal vantagem das fontes TrueType que todos os dados esto armazenados em um nico arquivo, de extenso *.ttf. A principal desvantagem apresentada pelo sistema TrueType que ele oferece menos detalhes sobre cada glifo, tridimensional em Postscript e bidimensional em TrueType, e por causa disso no imprimem to bem. 7.6 Fontes OpenType Padro criado pela Microsoft e Adobe, combinando caractersticas dos dois anteriores. multiplataforma: os mesmos arquivos funcionam no Mac e no Windows. Vem se difundindo ligeiramente por estas caractersticas. 7.7 Problemas com as fontes Um dos maiores obstculos para pr-impresso, hoje em dia,

44

com certeza, so as fontes. A proliferao de fontes customizadas e no padro tem sido uma ddiva para os designers e uma maldio para os operadores de primpresso [Publish A sutileza da fonte]. Fontes problemticas tm provocado cada vez mais dor de cabea para muitos profissionais. Embora muitos pensem que a fonte que est usando perfeitamente saudvel , enganamse e muito. Com o nmero de fontes disponveis no mercado hoje, sem o mnimo de controle de qualidade, aumentam as estatsticas de erros causados pelas fontes problemticas. Muitas vezes tais problemas s so vistos ao final de todo o processo (impresso propriamente dita). Podemos definir como sendo grandes problemas os seguintes: 1) Arquivos de fontes corrompidos, principalmente fontes PostScript, por terem arquivos para visualizao e impresso separados. A falta de um deles acarretar srios problemas; 2) Fontes sem procedncia: no espere muita coisa adquirindo um cd de fontes na banca da esquina. Fontes de qualidade e com padro custam caro, mas ajudam seu material a custar mais barato; 3) Por mais absurdo que possa parecer, as fontes apodrecem com o tempo, e ningum sabe explicar o porqu. como se o Windows ou o Macintosh OS cansassem das fontes instaladas e passassem a substitu-las por outras, ou at mesmo por nenhuma, dando, assim, srios problemas de impresso. Para isso, deve-se, de tempo em tempo, desinstalar e instalar as fontes novamente; 4) Evite usar fontes iguais de padres diferentes, ou seja, uma fonte PostScript com uma TrueType ou OpenType. Isso poder gerar conflitos entre elas, ocasionando muitos problemas, como por exemplo, textos normais ficarem itlicos, ou at mesmo no aparecerem na tela e nem na impresso; 5) Evite usar mais de um gerenciador, o que, com certeza, poder gerar conflitos; 6) Ao instalar uma fonte, tome o cuidado de verificar se toda a famlia foi instalada corretamente. Muitos aplicativos tm a caracterstica de italizar ou negritar as fontes, mesmo se essas no estejam com a famlia completa. Nas impressoras a jato de tinta e laser, podero ser impressas normalmente, mas, em impressoras profissionais, elas sairo normais de acordo como esto instaladas;

45

7) No Macintosh, evite jogar as fontes diretamente no diretrio fonts do sistema, pois poder gerar alguns problemas, j que elas no esto tendo gerenciamento algum; 8) Evite usar o boldfique e o italize pelas paletas de controles ou menus. Use sempre as fontes que contenham esse estilo em sua famlia. 9) Por mais prtico que possa ser, evite usar muitas fontes instaladas em seu sistema, por mais que isso possa facilitar sua vida, porque, por outro lado, pode complic-la. O recomendado ter, no mximo, dezenas. No Windows, isso pode chegar at 400 fontes sem ter muitos riscos. No Macintosh, um pouco menos, lembrando que o recomendado seria dezenas e no centenas. Voc pode ter milhares de fontes disponveis em seu computador, mas no instadas. Faa isso apenas quando for us-las; 10) No Windows, quando o nmero de fontes ultrapassarem as 400, procure desinstalar todas, se possvel at mesmo deletar os atalhos que se encontram na pasta fontes do painel de controle, mas cuidado para no deletar as fontes de sistema.

46

8. PDF/X
8.1 Introduo Porttil, o formato PDF (Portable Document Format) uma evoluo do formato PostScript desenvolvido pela Adobe Systems Incorporated no incio da dcada de 80 e, provavelmente, ser o seu sucessor no fluxo de trabalho digital da indstria grfica. Graas sua estabilidade, confiabilidade e tamanho compacto, o PDF hoje o formato mais moderno, prtico e eficiente para envio de arquivos eletrnicos para uso grfico, um padro adotado pela maioria dos sistemas de fluxo de trabalho dos principais fabricantes mundiais. O PDF traz todas as informaes de pgina contidas no PostScript. Mas, ao contrrio deste, pode ser aberto e visualizado para conferncia e at mesmo sofrer pequenas edies e modificaes sem que seja necessrio recorrer ao aplicativo original. Alm disso, o PDF independe do sistema operacional no qual foi gerado (Mac, PC, Unix, etc), inclui todos os elementos vetoriais, imagens e fontes usados no documento e um formato extremamente compacto. Na sua evoluo, o PDF incorporou recursos especficos para uso grfico profissional e diversos aplicativos novos surgiram para aproveitar e estender sua funcionalidade. Existem diversas maneiras de produzir arquivos PDF. As verses mais modernas dos aplicativos de editorao eletrnica oferecem a opo salvar ou exportar as pginas em PDF. H ainda sistemas baseados em impressoras virtuais que possuem o recurso de imprimir para arquivo (print to file) no formato PDF. Esses sistemas, no entanto, no apresentam a confiabilidade e a preciso necessrias para a criao de um arquivo PDF destinado ao uso grfico profissional. Tambm, dada a sua versatilidade de uso, o PDF tem capacidade de incorporar elementos multimdia (sons, filmes, animaes, etc), funes de formulrios (menus automticos, campos para preenchimento, etc.), recursos de internet e bancos de dados (hiperlinks e catalogao automtica), sem contar anotaes e comentrios de reviso. Todas essas ferramentas so desnecessrias em um PDF destinado impresso e podem causar erros no processamento dos arquivos. Por isso, foram definidos alguns padres restritivos (subsets), especficos para uso grfico (conhecidos como PDF/X), no qual esses recursos so eliminados e os arquivos so construdos conforme normas rgidas.

47

O subset PDF/X-1a um desses padres internacionais, normalizado pela ISO. No momento, o Organismo de Normalizao Setorial de Tecnologia Grfica, ONS27, no mbito da Associao Brasileira de Tecnologia Grfica, est preparando a traduo da norma para sua aprovao no Brasil. O padro PDF/X-1a prev arquivos seguros e confiveis, montados a partir de informaes genricas e universais, permitindo seu uso por todos os sistemas de fluxo de trabalho grfico que suportam o formato PDF, independente do aplicativo e da plataforma em que os documentos originais foram criados. O objetivo final garantir um intercmbio de arquivos no modo conhecido como troca cega (blind exchange): O criador do arquivo no precisa obter nenhuma informao sobre o sistema de trabalho do fornecedor destinatrio (bureau de servios, grfica, editora, etc), e este tambm no necessita de informaes adicionais sobre o processo de gerao do arquivo PDF/X-1a. 8.2 Criao de arquivos PDF-X/1a Para que possam ser adequadamente convertidos para PDF/X1a, os arquivos PostScript necessariamente devem possuir algumas caractersticas particulares. As informaes abaixo so genricas. Eventualmente, alguns valores podem ser modificados conforme instrues especficas do fornecedor destinatrio do arquivo (bureau de servios, grfica, editora, etc). 8.2.1 Caractersticas que os arquivos Postscript devem ter 1) Devem ser do tipo composto (composite). 2) Devem ser criados usando a descrio de impressora (PPD) do Acrobat Distiller, verso 4 ou 5, do tipo genrico (no vinculado a dispositivo). 3) Documentos com mais de uma pgina podem ser salvos em arquivos individuais para cada pgina, ou em um nico arquivo PostScript, com as mltiplas pginas includas na seqncia direta da numerao. No segundo caso, as pginas em branco (blank pages) devem ser colocadas no documento de paginao da obra e includas no arquivo PostScript. 4) Todos os elementos das pginas (inclusive imagens e ilustraes) devem utilizar somente cores CMYK. 5) Verses definitivas de alta resoluo (hires) das imagens devem ser incorporadas integralmente aos arquivos PS.

48

6) As marcas de corte (crop marks ou trim marks) devem necessariamente ser incorporadas no arquivo. Em programas que ofeream opo de personalizao das marcas, elas devem estar posicionadas, no mnimo, 10 pontos tipogrficos (3,5 mm) da borda do documento. 7) O formato do papel (paper size ou media size), definido na sada do PostScript, deve ter, no mnimo, uma polegada (2,54 cm) maior que o tamanho de corte do documento nas duas dimenses a fim de abrir espao para as marcas de corte e informaes de pgina. Por exemplo: documentos com 21 X 28 cm podem ser fechados em papis 23,54 X 30,54 cm ou maiores. O documento e as marcas de corte devem estar centralizados no papel (horizontal e verticalmente). 8) Elementos grficos posicionados junto s bordas do documento devem possuir sangria (bleed) de, no mnimo, 3mm para alm da linha de corte. Nos aplicativos em que a extenso da sangria precisa ser definida no fechamento do arquivo, a mesma deve ser acertada para, no mnimo, 3mm. 9) Os documentos devem ser fechados com marcas de corte completas nos quatro cantos, sem o uso de pginas faceadas (spreads). 10) Todas as fontes tipogrficas utilizadas no documento preferencialmente do padro PostScript Nvel 1 devem ser incorporadas no arquivo PostScript. Fontes especiais (True Type, Open Type, etc) podem ser convertidas para curvas ou incorporadas ao PostScript conforme instrues do fornecedor. 8.2.2 Caractersticas que os arquivos Postscript no podem ter 1) Separao prvia de cores (PostScript pr-separado). 2) Descries de impressora (PPD) de dispositivos especficos (imagesetters, platesetters ou RIPs). 3) Elementos com cores RGB, CIE-Lab ou cores indexadas (indexed colors), como as encontradas em imagens do tipo GIF. Essas imagens devem ser convertidas para CMYK antes do fechamento. 4) Cores especiais (spot colors) ou cores Pantone, ainda que na forma de cores adicionais ao CMYK (quinta cor). 5) Imagens do tipo duotone, criadas no Photoshop, com uso de cores especiais. Duotones elaborados com uso de cores CMYK so aceitos desde que criados em Photoshop verso 5.5 ou mais recente.

Os ajustes de encaixe entre as tintas (trapping), definidos nos aplicativos de paginao, so desconsiderados na gerao do PDF do tipo composto (composite). No entanto, as informaes de sobreposio de cor (overprint) so preservadas e devem ser especificadas pelo criador do arquivo.

49

6) Imagens pr-separadas, salvas no formato EPS DCS 1 ou DCS 2. 7) Imagens de baixa resoluo para posterior substituio em sistemas de OPI. 8) Perfis de cor (ICC Profiles) incorporados. Tanto as imagens CMYK includas no documento quanto o prprio arquivo PS no devem possuir perfis incorporados (embeded). 9) Diviso de pginas em mltiplas folhas de papel. A opo de uso de ladrilhos (tiling) deve ser desabilitada no fechamento. 10) Pginas posicionadas lado a lado (facing pages) unidas numa nica folha (spread), exceto se o material for destinado montagem em formato revista ou a ser impresso explicitamente dessa maneira. 11) Marcas de sangria (bleed marks) junto das marcas de corte. Nos aplicativos que oferecem essa opo no fechamento, as marcas de sangria no devem ser incorporadas. 12) Fontes tipogrficas padro PostScript Tipo 3, mesmo que incorporadas ao PS. (Textos Retirado do Guia Como produzir arquivos PDF/X-1a da revista Professional Publish.)

Comparao PDF/X-1a x PDF/X-3


Caracterstica Arquivo construdo como arquivotroca cega Arquivo baseado em PDF 1.3 Todas as fontes e imagens embutidas Todo os elementos coloridos codificados como CMYK, spot color ou DeviceN MediaBox,TrimBox e ArtBox definidos Indicao se o arquivo tem ou no trapping aplicado Inteno de impresso definida Elementos CMYK ou baseado em perfil ICC Transparncias Imagens com mscara Layers sim sim sim no no no no sim sim sim sim sim sim sim PDF/X-1a sim sim sim sim PDF/X-3 sim sim sim suporta

50

9. Compactadores
9.1 O que so compactadores Os compactadores so programas que usam algortimos capazes de reduzir o tamanho de um determinado arquivo consideravelmente. Isso muito importante quando nos deparamos com uma situao em que devemos enviar nossos arquivos pela internet, por exemplo, e-mail ou FTP. Alm do mais, conseguimos, atravs desses programas, organizar todos os arquivos que compem nosso trabalho, tais como, fontes, links e o prprio documento em um s arquivo. Os sistemas operacionais, como o Windows e o System X da Apple, possuem utilitrios para que possamos compactar nossos arquivos. sempre importante darmos aos nossos arquivos compactados uma nomenclatura clara para, assim, ser mais facilmente identificado pelo bureau, caso esse venha ser enviado pela internet. Para isso, sempre renomeie seus arquivos da seguinte forma: TipoNomeTrabalhoCliente.zip, que ficaria da seguinte forma: FolhetoGralhaAzulAgenciaX.zip. Procure enviar seus arquivos apenas nessas extenes. Ao comprimir seus arquivos, atente a uma questo: o algoritimo de compactao. Por exemplo, em Windows, aceitamos arquivos com extenes .ZIP ou .JAR, j no System X, aceitamos as .SIT e .ZIP. 9.2 Compactando no Windows Como realizar esse procedimento no Windows: 1) Clique sobre o aquivo com o boto direito do mouse; 2) V at a opo: Enviar para>Pasta compactada; 3) Ao comprimir o documento, renomeie-o.

51

Alguns aplicativos so mais rpidos para compactar e descompactar que o utilitrio do prprio Windows, como o caso do Winzip,WinRar e FilZip, por exemplo. O FilZip um compactador gratuito que muito utilizado. Ele permite compactar seus arquivos em .Zip, .Jar, .Tar, etc. Para executar esse procedimento utilizando esse aplicativo, siga os passos: 1) Abra o FilZip; 2) Clique no menuArquivo; 3) V ao submenuNovo Arquivo; 4) D o nome para o arquivo; 5) Ao Abrir a janela de adio, inclua todos os arquivos desejados e conclua a operao.

52

9.3 Compactando no System X O sistema operacional da Apple, o X, tambm possui utilitrio para realizar compactao de arquivos em .Zip. Para comprimir um arquivo, bem simples:
Sempre procure usar a nomenclatura especificada para agilizar a identificao do arquivo.

1)Selecione o arquivo ou diretrio que deseja compactar; 2)V at o menu Arquivo do Finder; 3)Escolha o submenu Criar Arquivamento de arquivo . possvel realizar compactao utilizando um aplicativo chamado DropStuff, pois ele cria arquivos .sit, que tambm largamente utilizado e o bureau est apto a receber esse tipo de arquivo. Para realizar a compactao dos arquivos ou diretrios, muito simples: 1)Clique sobre o menuIr; 2)Escolha o submenuAplicativos; 3)Abra a pastautilitrios; 4)D dois cliques sobre o aplicativo DropStuff; 5)Ao abrir o programa, arraste seu arquivo ou diretrio sobre a janela indicada Drag your files here .

53

10. Check List


10.1 CorelDraw 1) Verificar sempre os textos em pargrafos, pois estes podem se omitir atrs da moldura; 2) Verificar sangrias; 3) Verificar se existem imagens com crop (corte) do prprio Corel, que pode implicar em problemas serssimos no momento do fechamento do arquivo, como por exemplo, imagens faltando pedaos, etc; 4) Checar os copy/paste, no Corel. Eles tambm tm grande importncia no fechamento de arquivo, e objetos incorporados de outros programas atravs do copiar e colar podem apresentar certos problemas, sendo um deles a no impressocorreta do objeto em questo; 5) Verificar a resoluo das imagens. Dependendo do tipo e detalhamento da imagem, at 220 DPI tolervel; 6) Checar as imegens e verificar se alguma possa estar em RGB (ou em outra paleta diferente da CMYK ou GRAYSCALE). Assim como qualquer outro software grfico, o Corel tambm pode vir a apresentar resultados indesejveis no momento da converso para CMYK. Um exemplo disso que, algumas vezes, as imagens podem sair lavadas, sem vida, em outros casos pode at vir a sair P/B; 7) Cuidado ao converter textos em curvas. Bloco de textos muito grande, quando convertido em curvas, gera um nmero de pontos demasiadamente grande, tendo problemas no momento em que o arquivo PostScript enviado para o RIP, problemas estes que podem ocasionar linhas indesejveis, por exemplo; 8) Lentes, quando falamos em lentes, devemos ter muito cuidado. Alm de deixar o arquivo quase que impossvel de se trabalhar, elas causam problemas srios quando aplicadas sobre textos, por exemplo, podendo vir a deixar os textos serrilhados. Nas quatro cores, tal conseqcia deve-se ao fato de que a lente converte tudo o que est por baixo em uma imagem; 9) Cuidado com as Sombras, procure sempre colocar um calo nas sombras em preto (C 50, M 50,Y 50, K 100), evitando, assim, que elas fiquem esbranquiadas, dando um aspecto plido ao material;

55

10) Degrads, o Corel no trabalha muito bem com degrads, possivelmente esse efeito criado no Corel pode apresentar estrias no material impresso; 11) Cuidado com PSD (exteno do Adobe PhotoShop), imagens com essa exteno, com fundo transparente e rotacionadas no Corel, podem sofrer srios problemas, tais como, apresentar detalhes serrilados e faltar pedaos da imagem so os mais comuns; 12) Cuidado tambm com Overprint (impresso sobreposta). Ela muito til quando bem usada, porm, ao contrrio, pode causar danos gigantescos. Por exemplo, um objeto ou um texto configurado com overprint de contorno ou preenchimento tende a sobrepor a tudo o que est por baixo. Agora, imagine que o objeto que est por cima esteja na cor banca com overprint e por baixo esteja um objeto na cor preta; quando o objeto branco sobrepor o preto, ele desaparecer, por isso todo o cuidado pouco com essa opo; 13) Procurar sempre calar com cian uma superfcie muito grande que esteja em preto (C 40, M 1,Y 1, K 100), pois, na grfica, o preto puro pode ficar um pouco lavado sem o calo. Assim, se o preto estiver caindo por cima de um objeto com outra cor, ele poder marcar na impresso; 14) Cuidado com o uso de texturas e padro duas cores, pois esses efeitos no podem ser considerados nem bitmap nem vetor. Na realidade, eles misturam as caractersticas de ambos (bitmap e vetor), por isso seu resultado final nem sempre so os desejados e esperados; 10.1.1Corrigindo problemas 1) Comumente, quando se usa texto em pargrafo do Corel e posteriormente acrescentado mais textos ou feito algumas correes, ele algumas vezes se omite atrs da moldura. Isso possvel verificar no prprio bloco de texto, pois a parte inferior fica marcada em preto com uma seta indicando que h mais texto para baixo, e basta puxar a parte vermelha para baixo que o texto ir aparecer novamente;

2) Deixar de 3 mm a 5 mm de sangria, pois esta evita filetes brancos nas bordas do material;

56

3) O problema do crop pode ser resolvido de duas maneira: uma delas converter a imagem em um bitmap e a outra aparar a rea da imagem que est cortada;

4) O copy/paste pode ser facilmente resolvido. Para evitar transtornos com esse recurso, podemos utilizar um recurso similar, o colar especial, que nos permite especificar qual o melhor modo que o arquivo copiado dever ser includo no Corel. Para isso, v at o menu editar e no sub-menu colar especial e cole como meta arquivo avanado; 5) Para uma sada a 175 lpi (lineatura offset normal), uma resoluo de 220 dpi tolervel. Imagens com uma resoluo inferior podero vir a apresentar uma definio no muito boa, alm de comear a aparecer quadrados na imagem conhecidos como pixel. Quando a imagem encontrar-se em baixa resoluo, no haver muito o que fazer. Ento, poderemos usar a interpolao para aumentar o nmero de pixel e posteriormente aplicar o filtro do Photoshop conhecido como UnSharpMask, restaurando, assim, um pouco do contraste. 6) Para evitar problemas com imagens em uma outra paleta que no as recomendadas para a reproduo em offset, podemos usar o recurso de converter em bitmap do prprio Corel (o recomendado converter no PhotoShop), obedecendo algumas regras: a) manter a mesma resoluo da imagem original; b) ativar a opo Apply ICC Profile somente se a imagem estiver em RGB.

Isso evitar problemas, como por exemplo, imagens coloridas tornarem grayscale no momento da sada para fotolito ou chapa.

57

10.2 PageMaker 1) Verifique, primeiramente, os links (imagens, figuras inclusas no arquivo) e certifique-se de que todos esto vinculados corretamente; 2) Verifique se as imagens, assim como os textos, no esto em RGB (modo de cor do monitor), pois, se estiverem, o resultado final poder no ser o esperado; 3) Nunca use o copy/paste de um programa para outro. Isso vale tambm para o PageMaker, da mesma forma que uma imagem sem vnculo a maneira que ir se comportar os arquivos de um outro Software colados no PageMaker. No momento da impresso para arquivo (fechamento de arquivo) no haver informaes para ger-lo corretamente.

Para verificar esses itens, v at o menu Arquivo>gerenciador de vnculos. Com a janela aberta, possvel verificar todos os objetos externos usados no arquivo, tendo um total controle do modo de cor e localizao dos mesmos. Assim, possvel corrigir alguns problemas antes do fechamento de arquivo. Os arquivos que esto marcados com ? , no lado direito ou esquerdo ou em ambos, significa que o mesmo no foi localizado pelo PageMaker. Dessa forma, no momento em que estiver sendo gerado o arquivo de descrio de pgina, (PostScript) ele no ter informaes suficientes para gerar o arquivo fechado corretamente. Imagens marcadas na coluna TIPO com uma paleta de cor diferente de CMYK ou GRAYSCALE, tal como RGB ou LAB, implicar na sada de uma imagem P/B. Por isso, muita ateno nesse detalhe. Se os arquivos estiverem na coluna TIPO especificados como NA , significa que o arquivo foi copiado de um outro programa e colado no PageMaker e pode dar problema no momento do fechamento de arquivo.

58

4) Verifique as sangrias do documento e procure deixar uma sangria considervel com aproximadamente 5mm; 5) Verifique as margens do documento. No deixe textos ou outros objetos muito prximos margem de corte, pois pode causar alguns males indesejveis, sendo um deles o degolamento de textos, por exemplo; 6) Procure no usar EPS do PhotoShop codificao JPG. No momento da decodificao no RIP, pode ocorrer imprevistos, como por exemplo, o RIP no conseguir realizar tal tarefa, implicando, assim, na sada de uma imagem P/B ou at mesmo com falhas. Aconselha-se usar codificao Binria. 7) Fique atento nos materiais em que podero ocorrer filetes indesejados nos encaixes de objetos e textos. 10.2.1Corrigindo problemas 1) Para no haver problema com os links, procure deix-los no mesmo diretrio em que se encontra o arquivo do PageMaker; 2) Abra as imagens no PhotoShop, configure corretamente a opo de converso e a converta para CMYK. J os textos de um duplo clique sobre a cor na paleta de cor e no campo Tipo, escolha escala e em Modelo CMYK;

3) Quanto ao copy/paste, s existe uma alternativa: exportar o arquivo como EPS. Todos os programas de editorao tm essa opo, mas, se por uma eventualidade, o objeto estiver no Word, por exemplo, copie e cole especial no Corel e repita o procedimento de export-lo; 4) Se por um acaso existir imagens a serem sagradas, procure criar seu layout j pensando se h possibilidade de sangria nos objetos que nela contm;

59

5) As margens so importantssimas na hora do acabamento (refile), pois uma margem pequena no d segurana suficiente ao cortador, at porque a guilhotina mecnica e no tem uma grande preciso; 6) mais aconselhvel usar TIFF para construo do arquivo. Porm, visando economizar espao em disco, alguns preferem salvar imagens com exteno EPS. Se essa for a escolha, procure salvar com a codificao Binria. Como dito acima, alguns softwares no conseguem decodificar corretamente, causando alguns erros, sendo o mais comum a sada P/B da imagem; 7) possvel corrigir os filetes indesejados nos encaixes dos objetos da pgina. Para isso, basta ir at o menu Arquivo>> preferncias>> trapping e ajustar como est especificado na janela ao lado.

10.3 InDesign e Illustrator 1) Imagens EPS devero ser salvas com codificao Binria e no em JPG; 2) Evitar o uso de PSD no documento: embora na tela fique correto, quando gerado arquivo PostScript, extremamente problemtico, podendo ocorrer problemas, tais como, filites sobre as imagens de fundo. Para contornar esse problema, tente fazer toda a fuso no PhotoShop e envie para o software somente o TIFF ou EPS; 3) No importar arquivos .AI no InDesign. Assim como o .PSD , os documentos .AI , mesmo sendo compatveis com o InDesgin, no so apropriados para tal fim. Para isso, salve-os em EPS;

60

4) Evitar o uso de imagens muito grandes (em tamanho e resoluo) sem necessidade. Isso dar ao arquivo maior probabilidade de erro na gerao do PostScript ou PDF, alm do tempo de processamento ser maior; 5) Tomar muito cuidado com as fontes. Antes de salvar o arquivo, certifique-se de que esto todas instaladas e que as fontes instaladas esto corretas, evitando, assim, problemas como substituio indesejada no momento em que for aberto o arquivo no bureau; 6) Cuidado com Overprint, s utilize este recurso caso tenha certeza do que est fazendo. muito comum objetos importados de outros aplicativos estarem com Overprint. Certifique-se de que todos os objetos importados estejam sem essa opo ativada (incluindo arquivos do Illustrator); 7) Spot Colors: quando fizer uso de tal paleta de cor, procure certificar-se de que todas a cores iguais esto usando a mesma cor da paleta. Muitas vezes, existem duas cores com nomes similares, pantone 130C e pantone 130CV, por exemplo, causando grande confuso na finalizao e sada, podendo at mesmo ser ignorada alguma das cores; Quando utilizar o Swatches para criar suas cores padronizadas, e essas cores forem especiais, ouro, prata, etc, por exemplo, no se esquea de configurar o New Colour Swatch como colour type Spot. 8) Transparncias: evite us-las. As transparncias so extremamente complexas. Sendo assim, abre uma possibilidade extra de problemas com seu arquivo. Procure trabalhar com porcentagens para realizar alterao nas tonalidades das cores, o que lhe garante uma maior confiabilidade no arquivo a ser finalizado. 9) Verifique as sangrias, muito importante que elas estejam prontas no documento. 10) Um outro problema so imagens PSD sobre fundo usando cores especiais (Spot colors). Toda a cor especial tende a transformar-se em CMYK, ou at mesmo desaparecer, quando gerado o arquivo PostScript. Quando usar imagens com fundo transparente, procure salv-las em EPS com clipping path.

61

10.3 Check List para envio de arquivos abertos O envio de arquivos abertos ainda muito comum, porm sempre preciso tomar alguns cuidados para no ter nenhum transtorno quando esse arquivo for aberto no bureau de servios. Geralmente, alguns problemas esto relacionados com esse tipo de arquivo, problemas esses que, s vezes, podem comprometer a qualidade do impresso final, assim como o prazo de entrega do mesmo. Para evitar certos aborrecimentos, sempre importante fazer uma pr-checagem em seu arquivo para tentar minimizar as chances de ter algum problema futuro. Para isso, siga o checklist de verificao da tabela abaixo. Alguns itens mais crticos foram abordados: 1) Pginas em ordem seqencial lgica? 2) Tamanho do documento correto? 3) Sangrias de 3 a 5 mm? 4) Nenhum objeto copy/paste? 5) Todas as fontes instaladas esto ok? 6) Todas as imagens esto includas? 7) Todas as imagens esto em CMYK nas extenses TIFF ou EPS? 8) Todas as imagens esto com resoluo acima de 220 dpi? 9) Existem objetos em RGB? 10) Existem textos em preto RGB? 11) Existem lentes sobre textos? 12) Todas as fontes foram copiadas para o diretrio do arquivo? 13) Existem imagens com fundo transparente sobre textos? 14) O nmero de cores do documento est certo? 15) Existem imagens com fundo transparente sobre pantones? 16) Existem sobras sobre cores especiais?

62

11. Transferncia de Arquivo


O Grupo Corgraf conta com recursos para envio de arquivo pela internet. Esses recursos agiliazam todo o processo de recebimento de arquivo dos clientes pelo setor de primpresso. Existem trs maneiras de enviar os arquivos para a grfica. So eles: e-mail, FTP e Upload. Todos esses recursos esto disponveis no site da empresa: www.grupocorgraf.com.br link Envio.

11.1 E-mail O e-mail pode ser utilizado para o envio de arquivos pequenos at 10MB. Todos os arquivos enviados por e-mail devem ser comprimidos, tanto os de MAC quanto os do PC. Geralmente, os e-mails podem ter problemas ocasionais, tais como: 1)Arquivos muito grandes apresentam uma certa lentido na transferncia; 2)Falta de segurana no envio dos arquivos; 3)Arquivos Mac requerem proteo quando trafegados por sistemas de e-mail, porque consistem em duas partes: uma de dados e outra de recursos. Sendo assim, muito importante que eles estejam compactados para evitar transtornos, como arquivos corrompidos, por exemplo; 4)Caixa postal cheia, impossibilitando o recebimento de arquivos grandes. Para enviar seus arquivos por e-mail, nossa caixa postal : arquivo@grupocorgraf.com.br

63

11.2 FTP A sigla FTP quer dizer: File Transfer Protocol e nada mais do que um protocolo (conjunto de regras) para que se transfira arquivos de uma mquina para outra, via internet. Sendo que, para maior aproveitamento na transferncia do arquivo, h necessidade que os dois computadores que esto fazendo a troca do mesmo tenham a mesma taxa de transferncia, caso contrrio a transferncia ser limitada por aquele que tem a menor taxa. Como enviar seu arquivo via FTP: Para evitar desperdcio no uso de recurso para transferncia, compacte os arquivos antes de envi-los; 1) Clique sobre o menu FTP; 2) Ao abrir a janela, crie um diretrio (pasta) dentro da pasta em questo onde ser copiado o arquivo; 3) Arraste o arquivo para dentro do diretrio criado. Obs.: O arquivo ser copiado para o servidor da empresa e o tempo de transferncia depender da taxa de ambos os servidores, alm do prprio tamanho do arquivo.

Caso o uso de um cliente FTP seja necessrio, as informaes para a coneco so as seguintes: ftp.grupocorgraf.com.br user: cliente

64

password: 4heffe

11.3 Upload O recurso upload consiste em transferir um determinado arquivo utilizando o protocolo http (internet). Em alguns casos, no possvel a coneco do cliente com o nosso servidor FTP. Assim, esse recurso torna-se indispensvel. No existe limitao quanto ao tamanho do arquivo a ser enviado, porm aconselh-se o envio de arquivos menores que 100Megabytes. Como enviar: 1 - Compacte o arquivo; 2 - Clique sobre o menu upload; 3 - Em seguida, clique no boto Procurar... e selecione o arquivo desejado; 4 Para enviar o arquivo selecionado, clique no boto upload; 5 - Aguarde que o sistema avisar se o arquivo foi enviado com sucesso ou se ocorreu algum problema.

65

12. Impressoras
12.1 Impressoras O Grupo Corgraf conta com duas impressoras de grande formato para gerar suas provas, so elas: Epson Stylus Pro 9600, podendo gerar impresses com at 110cm de boca.

Epson Stylus Pro 7800, podendo gerar impresses com at 61cm de boca.

Epson Stylus Pro 7600, podendo gerar impresses com at 61cm de boca.

67

13. Provas
13.1 Provas Aps serem checados e imposicionados, todos os trabalhos passam pelo sistema de provas, onde essas esto divididas em quatro categorias: imposio, printer, eletrosttica e contratual. 13.1.1 Prova de Imposio So geradas pela impressora Epson Stylus Pro 9600, tendo por finalidade a conferncia da imposio, aps o material ter sido aprovado pelo cliente. Contm informaes, tais como, marcao da chapa, do papel, aberturas, etc. Essa prova tambm pode ser usada para verificao de cadernos, quando o trabalho for do tipo livros e revistas, por exemplo.

13.1.2 Prova printer So provas com uma qualidade melhor que a imposio. utilizada para conferncia de textos, grficos, etc, no contendo informaes de imposio. 13.1.3 Prova Eletrosttica So provas com qualidade superior, utilizadas para conferncia de textos, grficos, imagens, etc. Geralmente, so utilizadas quando o tipo de trabalho for impresso em materiais foscos, como offset ou reciclato, por exemplo. Pode reproduzir de forma aproximada o impresso final nesse substratos.

69

13.1.4 Prova Contratual BestColor Esse tipo de prova caracteriza-se pela sua qualidade de impresso, assim como sua proximidade de cores com relao s impresses feitas pela grfica. gerada pela impressora Epson Stylus Pro 7600, passando pelo que h de mais moderno em software de gerenciamento de cores para impressora: o BestColor Proof. Esse sistema baseado em perfil ICC, sendo esse responsvel pela reproduo aproximada de cores com relao prova e impresso. Toda a prova contratual gerada em papel especial, possibilitando uma maior qualidade de impresso, assim como maior fidelidade de cores. 13.1.5 Prova Contratual ChromeDot Com a evoluo dos hardwares e softwares a prova contratual ChromeDot alia o melhor das provas analgicas (retculas, angulaes, lineaturas, etc) com a rapidez e com melhor qualidade que as provas digitais. gerada pela impressora Epson Stylus Pro 7800, sendo gerada em papel especial, possibilitando uma maior qualidade de impresso, assim como maior fidelidade de cores. As principais caractersticas dessa prova so: Provas com a mesma tecnologia, integridade de pontos e retculas do RIP. Prova com pontos idnticos aos do CTP, com lineatura de at 200 linhas por polegada e com aproximao cromtica de at 99%.

Reproduo das cores Pantone com sua retculas em cores especiais. Aproximadamente 85% da tabela Pantone pode ser reproduzada com a mxima fidelidade. Provas frente e verso. Este novo recurso torna possvel a gerao de provas de imposio frente e verso atravs do controle na impressora.

70

13.1.6 :Delano WebApproval Para agilizar a aprovao de materiais, o Grupo Corgraf conta com um sistema de aprovao remota chamado WebApproval. Esse sistema permite que clientes em qualquer parte do mundo possa disponibilizar arquivos via internet, visualizar relatrios de preflight, fazer anotaes e aprovaes em seus materias que estejam na grfica. A integrao total entre cliente/grfica via aprovao remota, viabiliza o tempo decorrente do leva e trs de provas fsicas. Clientes que possuem monitores certificados SWOP, podero aprovar at mesmo cores, via WebApproval.

Portal para :ApogeeX Envio de arquivos - Web Upload Aprovao Remota (PDF) - Soft Proofing

Opo com StreamProof Acesso rpido s Provas de Alta Resoluo (TIFF) Anotaes de Colaborao em Tempo-Real

71

14. Instalando Impressora (Windows)


1) Pressione o boto iniciar, indo at configuraes/Impressoras.

2) D um duplo clique sobre o cone adicionar impressora.

3) Pressione o boto Avanar>.

4) Escolha a opo impressora local e clique sobre o boto avanar>.

69

5) Escolha a porta FILE.Pressione o boto Avanar>.

6) Selecione o fabricante, no lado esquerdo, e o modelo, no lado direito, que o Bureau lhe recomendou e pressione o boto Avanar>.

7) Escolha No para a opo de definir essa impressora como padro. Pressione o boto Avanar>;

70

8) Em compartilhamento de impressora, escolha a opo No compartilhar esta impressora. Pressione Avanar>;

9) Em Deseja imprimir uma pgina de teste? escolha a opo No;

10) A janela ao lado mostra todas as configuraes da mesma. Caso tenha

71

at a parte de escolher o fabricante e o modelo, e clique no boto Com disco... e localize o disco(local) onde est a impressora a ser instalada, repetindo todos os procedimento posteriores da instalao da impressora do Windows.

72

15. Gerando PS e PDF


A gerao de arquivos fechados e PDF no mgica. Para se ter um arquivo de confiana, basta seguir um procedimento que lhe garantir isso. O captulo, a seguir, mostrar todos os passos de como configurar seus aplicativos, tanto na plataforma PC quanto MAC, para que seu arquivo digital seja enviado para nosso setor de pr-impresso. 15.1 Plataforma Windows 15.1.1 Gerando PostScript no CorelDraw

Geral 1)Em Nome especifique a impressora a ser usada;

Layout 1)Marcar a opo Como no Documento; 2)Se possuir sangria, especificar em Limites de sangramento o tamanho desejado, de 3 a 5 mm; 3)As demais opes deixar destivadas;

73

Separaes 1)Desmarcar a opo Imprimir separaes. Conseqentemente, todas a opes sero desabilitadas (verifique com seu bureau qual a melhor maneira de enviar seu arquivo fechado, se em composio ou no).

Pr-impresso 1)Ativar a opo Imprimir marcas de registro, a fim de que as marcas de registro sejam impressas no documento; 2)Ativar a opo Barra de calibragem colorida para impresso das barras de calibragem e tambm a opo escalas de densitmetro; 3)Marcar a opo Cortar/dobrar marcas; 4)Marcar a opo Imprimir informaes do arquivo para, que sejam impressas as informaes da pgina, como por exemplo, cores, ngulos, etc.

PostScript 1)Em Compatibilidade, escolha Level 2. Geralmente, essa a opo mais usada, mas verifique com Bureau o melhor nvel; 2)Caso voc tenha total confiana sobre as fontes que esto instaladas em seu computador, mantenha as opes Carregar fontes Type 1 e Connverter True Type em Type 1, caso contrrio desative essas opes. Isso far com que, no momento da impresso, as fontes sejam convertidas em curva; 3)As demais opes, manter como da janela anterior; no so to relevantes quanto s duas citadas anteriormente;

74

Miscelnea 1)Ative a opo Aplicar perfil ICC; 2)Em Fountain steps ou etapas de gradiente, deixar com 256; 3)Marque as opes , Imprimir Vetores, Imprimir Bitmaps e Imprimir textos.

Geral propriedades 1)Volte a aba Geral; 2)Escolha a opo Propriedades; 3)Escola a opo Avanado. Geral propriedades avanadas 1)Escolher a opo Editar tamanho de papel.

Geral propriedades avanadas papel 1)Nos campos Largura e Altura, informe o tamanho do papel; 2) As demais opes deixar como a janela abaixo.

75

Questes Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. Analise de forma cautelosa cada informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

Em algumas impressoras, como o caso da Scitex Dolev 800, sempre a menor medida ter que ser a largura, e em layout deve ser mudado a orientao do papel para paisagem, pois, do contrrio, poder acarretar uma impresso indesejada, podendo at sair cortado o material.

76

15.1.2 Gerando PDF no CorelDraw


Salvar como PDF 1)No menu arquivo, escolha a opo Publicar em PDF; 2) Escolha o boto Configur...;

Geral 1)Em faixa de exportao, escolha Documento atual; 2) Em compatibilidade, escolha Acrobat 4.0;

Objetos 1)Em compactao do bitmap, escolha ZIP; 2) Reamostragem de bitmap determinar a resoluo que os bitmaps do documento sero exportados. Caso no seja desejado alterar a resoluo das imagens, desmarque essas opes; 3) Em Textos e fontes, por garantia de no haver alteraes das fontes, marque a opo Exportar todo o texto como curvas (essa opo sendo marcada no permitir que os textos sejam editados, nem no Adobe Acrobat). 4) Codificao escolha binrio, deixar o arquivo um pouco maior, porm garantir a compatibilidade com quase todos os software existentes no mercado.

77

Documento 1)Em documento, deixar como a janela ao lado;

Pr-impresso 1)Marque a opo incluir sangramento e defina uma sangria de 3 mm a 5 mm; 2) Em marcas de impresso, marque a opo Marcas de corte. Isso ajuda ao bureau saber precisamente aonde sero os cortes do documento; 3) Nas demais opes, deixe-as como os da janela ao lado.

Avanadas Deixe a aba Avanadas como a da figura ao lado, verificando o seguinte: 1) Caso seu documento possua cores especiais, deixe marcada a opo Preservar cores exatas; caso contrrio desmarque-a; 2) Em Sada de todos os objetos como: escolha CMYK; 3) Etapas de gradiente defina como 256.

Questes Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. An a l i s e d e fo r m a c a u te l o s a c a d a informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

78

15.1.3 Gerando PostScript no PageMaker


Document 1) Em Printer, escolha a que lhe foi recomendada pelo Bureau; 2) Em PPD, tambm escolha o que lhe foi indicado; 3) Checar a Orientao, ver se est correta; 4) As demais opes sero marcadas em ocasies especiais, como por exemplo, fechar pginas agrupadas (Readers spreads), etc. Paper 1) Marcar as opes Printers marks, Page Informations e Center page in print area; 2) Em Size, escolher Custom... e automaticamente o tamanho do trabalho, incluindo a sangria,ser configurado; 3) Source escolher OnlyOne; 4) Em Escale sempre, deixar 100%;

Options 1) No campo Send image data, escolher Normal; 2) Em Data encoding, escolher Send binary image data; 3) No campo Download fonts, escolher a opo PostScript and TrueType; 4) Marcar a opo Write PostScript to file; 5) Marcar a opo Normal; 6) Em Browse..., especifique o local aonde ser salvo o arquivo;

Color 1) Marque a opo composite ou verifique com o Bureau qual a melhor forma de fechamento de arquivo; 2) As demais opes deixar como as do exemplo ao lado;

79

Features Em algumas sadas, a opo Resolution ter que ser marcada com a resoluo da sada, por exemplo, 2400, 1200, etc. Em uma grande parte definindo como Padro da impressora, automaticamente o dispositivo interpretar como a sua resoluo padro.

15.1.4 Gerando PDF no PageMaker


Printer Styles 1) V at o menu File>>Printer Styles>>Define...; 2) Clique sobre o boto New... e d um nome para seu estilo; 3) Selecione seu estilo e Clique em Edit...; 4) Configure a janela de impresso exatamente como se fosse Gerar um PS, conforme citado anteriormente.

General 1) Clique no menu File>> Export...>>Adobe Pdf; 2) Em seguida, escolha em Job Name o Joboptions em que ser gerado o arquivo; 3) Em Style, escolha o estilo que foi criado anteriormente. As demais janelas, a seguir, no exigem configurao alguma. Portanto, continuaro com as configuraes padres.

Para gerar um arquivo PDF diretamente do PageMaker, necessrio ter instalado, em seu computador, o Acrobat Distiller.

80

15.1.5 Gerando PostScript no Illustrator


General 1) Em printer, selecione Adobe PostScrip File; 2) Em PPD, selecione o PPD recomendado; 3) Na rea correspondente Midia Size, escolha Custom (ao ser configurado as marcas de corte e sangrias, essa opo dever ser selecionada novamente para que o tamanho da midia seja alterado de acordo com as marcas de corte); 4) Em Midia Orientation, procure sempre deixar selecionado a orientao retrato; 5) Cuidado com o tamanho do arquivo. Nunca esquea de marcar a opo Do Not Scale, a menos que seu material deva ser redimencionado propositalmente.

Setup 1) Em Placement, deixe selecionado pelo meio.

81

Marks and Bleed 1) Marque apenas a opo Trim Marks; 2) Em Offset, configure para 5mm (determina a distncia da marca de corte com relao ao corte final do material); 3) Em Bleeds, configure todas com a medida 5mm.

Output 1) Em Mode, escolha Composite;

Graphics 1) Em Fonts Download, escolha Complete; 2) Para a opo Data Format, escolha Binary.

82

Color Management Deixar a configurao padro.

Advanced 1) Deixe a opo Overprints como Preserve; 2) Em Preset, escolha [High Resolution].

Summary Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. Analise de forma cautelosa cada informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

83

15.1.6 Gerando PDF no Illustrator


Save As PDF 1) V em menu File e escolha Save as; 2) Em Save as, escolha o tipo de arquivo PDF.

General 1) Escolha como padro a opo PDF/X3:2003 (Standard); 2) Em Compatibility, escolha Acrobat 4 (PDF 1.3).

Compression 1) Configure todos os tipos de imagem como Do Not Downsample para evitar que haja algum tipo de alterao na mesma; 2) Em Compression, escolha ZIP; 3) Marque a opo Compress Text and Line Art.

84

Marks and Bleeds 1) Marque apenas a opo Trim Marks; 2) Em Offset, configure para 5mm (determina a distncia da marca de corte com relao ao corte final do material); 3) Em Bleeds, configure todas com a medida de 5mm.

Output No alterar as configuraes padres.

Advanced 1) Em Fonts Subset fonts, ajustar para 100%. Security No alterar as configuraes padres.

85

Summary Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. Analise de forma cautelosa cada informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

15.1.7 Gerando PostScript no InDesign


General 1) Em printer, selecione Adobe PostScrip File; 2) Em PPD, selecione o PPD recomendado

Setup 1) Na rea correspondente a Paper Size, escolha Custom (ao ser configurado as marcas de corte e sangrias, essa opo dever ser selecionada novamente para que o tamanho da midia seja alterado de acordo com as marcas de corte); 2) Em Midia Orientation procure sempre deixar selecionada a orientao retrato; 3) Cuidado com o tamanho do arquivo. Nunca esquea de deixar Scale como 100% para largura e altura, a menos que seu material deva ser redimencionado propositalmente.;

86

Marks and Bleed 1) Marque apenas a opo Trim Marks; 2) Em Offset, configure para 5mm (determina a distncia da marca de corte com relao ao corte do material); 3) Desmarque a opo Use Document Bleed Settings e configure todas manualmente com a medida de 5mm.

Output 1) Em Colour, escolha Composite;

Graphics 1) Em Images Send Data, escolha All; 2) Em Fonts Download, escolha Complete; 3) Para a opo Data Format, escolha Binary.

87

Color Management Deixar a configurao padro.

Advanced 1) Desmarcar a opo OPI Image Replacement; 2) Em Preset, escolha [High Resolution].

Summary Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. Analise de forma cautelosa cada informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

88

15.1.8 Gerando PDF no InDesign


General 1) Escolha como padro a opo PDF/X3:2003 (Standard); 2) Em Compatibility, escolha Acrobat 4 (PDF 1.3).

Compression 1) Configure todos os tipos de imagem como Do Not Downsample para evitar que haja algum tipo de alterao na mesma; 2) Em Compression, escolha ZIP; 3) Marque a opo Compress Text and Line Art.

Marks and Bleeds 1) Marque apenas a opo Trim Marks; 2) Em Offset, configure para 5mm (determina a distncia da marca de corte com relao ao corte do material); 3) Em Bleeds, configure todas com a medida de 5mm.

89

Output No alterar as configuraes padres.

Advanced 1) Em Fonts Subset fonts, ajuste para 100%. 2) Escolha, para Preset, a opo [High Resolution].

Security No alterar as configuraes padres.

90

Summary Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. Analise de forma cautelosa cada informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

15.1.9 Gerando PS no FreeHand


Geral 1) Em Printer escolha a impressora recomendada; 2) Escolha, para Output, a opo Print to file; 3) Em Scale selecione Uniform 100%; 4) Clique sobre o boto Properties....

Separations 1) Escolha, para Separations, a opo Composite.

91

Imaging 1) Em Labels & Marks marque a opo Crop marks; 2) Escolha, para Output Options, a opo Split complex paths, para Images selecione Binary (Cross Platform) e em Convert RGB to process deixe marcada.

Paper Setup 1) Em Paper size escolha Custom e defina o tamanho do papel em pontos; 2) Para Orientation marque a opo Automatic.

15.1.10 Gerando PDF no FreeHand


PDF Export Para gerar um arquivo PDF diretamente do FreeHand, v at o menu File/Export, ao abrir a janela clique em Setup e siga as configuraes abaixo: 1) Em Image Compression Color e Grayscale, defina como None; 2) Para Convert Colors to escolha a opo CMYK; 3) Em Compatibility defina como Acrobat 4; 4) Marque apenas as configuraes Compress text and graphics e Embed Fonts.

92

15.2 Plataforma Mac


15.2.1 Gerando PostScript no Illustrator
General 1) Em printer, selecione Adobe PostScrip File; 2) Em PPD, selecione o PPD recomendado; 3) Na rea correspondente Midia Size, escolha Custom (ao ser configurado as marcas de corte e sangrias, essa opo dever ser selecionada novamente); 4) Em Midia Orientation, procure sempre deixar selecionada a orientao retrato; 5) Cuidado com o tamanho do arquivo. Nunca esquea de marcar a opo Do Not Scale, a menos que seu material deva ser redimencionado propositalmente.

Setup 1) Em Placement, deixe selecionado pelo meio.

Marks and Bleed 1) Marque apenas a opo Trim Marks; 2) Em Offset, configure para 5mm (determina a distncia da marca de corte com relao ao corte final do material); 3) Em Bleeds, configure todas com a medida 5mm.

93

Output 1) Em Mode, escolha Composite;

Graphics 1) Em Fonts Download, escolha Complete; 2) Em Options PostScript, selecione LanguageLevel2; 3) Para a opo Data Format, escolha Binary.

Color Management Deixar a configurao padro.

94

Advanced 1) Deixe a opo Overprints como Preserve; 2) Em Preset, escolha [High Resolution].

Summary Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. Analise de forma cautelosa cada informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

15.2.2 Gerando PDF no Illustrator


General 1) Escolha como padro a opo PDF/X3:2003 (Standard); 2) Em Compatibility, escolha Acrobat 4 (PDF 1.3).

95

Compression 1) Configure todos os tipos de imagem como Do Not Downsample para evitar que haja algum tipo de alterao na mesma; 2) Em Compression, escolha ZIP ou CCITT Group 4; 3) Marque a opo Compress Text and Line Art.

Marks and Bleed 1) Marque apenas a opo Trim Marks; 2) Em Offset, configure para 5mm (determina a distncia da marca de corte com relao ao corte final do material); 3) Em Bleeds configure todas com a medida de 5mm.

Output No alterar as configuraes padres.

96

Advanced 1) Em Fonts Subset fonts, ajustar para 100%.

Security No alterar as configuraes padres.

Summary Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. Analise de forma cautelosa cada informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

97

15.2.3 Gerando PostScript no InDesign


General 1) Em printer, selecione Adobe PostScrip File; 2) Em PPD, selecione o PPD recomendado;

Setup 1) Na rea correspondente Paper Size, escolha Custom (ao ser configurado as marcas de corte e sangrias, essa opo dever ser selecionada novamente para que o tamanho da midia seja alterado de acordo com as marcas de corte); 2) Em Midia Orientation, procure sempre deixar selecionada a orientao retrato; 3) Cuidado com o tamanho do arquivo. Nunca esquea de deixar Scale com 100% para largura e altura, a menos que seu material deva ser redimencionado propositalmente; 4) Em Page Position, escolha Centred. Marks and Bleed 1) Marque apenas a opo Trim Marks; 2) Em Offset, configure para 5mm (determina a distncia da marca de corte com relao ao corte do material); 3) Desmarque a opo Use Document Bleed Settings e configure todas manualmente com a medida de 5mm.

98

Output 1) Em Colour, escolha Composite;

Graphics 1) Em Images Send Data, escolha All; 2) Em Fonts Download, escolha Complete; 3) Marque a opo Download PPD Fonts; 4) Em PostScript, escolha Level 2; 5) Para a opo Data Format, escolha Binary.

Colour Management Deixar a configurao padro.

99

Advanced 1) Desmarque a opo OPI Image Replacement; 2) Em Preset, escolha [High Resolution].

Summary Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. Analise de forma cautelosa cada informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

15.2.4 Gerando PDF no InDesign


General 1) Escolha como padro a opo PDF/X3:2003 (Standard); 2) Em Compatibility escolha Acrobat 4 (PDF 1.3).

100

Compression 1) Configure todos os tipos de imagem como Do Not Downsample para evitar que haja algum tipo de alterao na mesma; 2) Em Compression, escolha ZIP ou CCITT Group 4; 3) Marque a opo Compress Text and Line Art; 4) Marque a opo Crop Image Data to Frames.

Marks and Bleed 1) Marque apenas a opo Trim Marks; 2) Em Offset, configure para 5mm (determina a distncia da marca de corte com relao ao corte do material); 3) Em Bleeds, configure todas com a medida de 5mm.

Output No alterar as configuraes padres.

101

Advanced 1) Em Fonts Subset fonts, ajuste para 100%. 2) Escolha, para Preset, a opo [High Resolution].

Security No alterar as configuraes padres.

Summary Fique atento com essa opo, pois ela se torna muito importante quando se trata de fechamento de arquivo. Essa aba realiza testes de compatibilidade, verificando a situao do arquivo e lhe avisando de eventuais problemas que podero ocorrer. Analise de forma cautelosa cada informao que nela contiver, procurando resolver todos os problemas antes do envio do arquivo fechado ao Bureau.

102

15.2.5 Gerando PostScript no PageMaker


Documento 1) Em Impressora, escolha a que lhe foi recomendada pelo Bureau; 2) Em PPD, tambm escolha a que lhe foi indicada; 3) Cheque a Orientao e veja se est correta; 4) As demais opes sero marcadas em ocasies especiais, como por exemplo, fechar pginas agrupadas, etc. Papel 1) Marque as opes Marca de impresso, Informaes de pgina e Centralizar na rea de impresso; 2) Em Tamanho, escolha Personalizar e automaticamente o tamanho do trabalho, incluindo a sangria, sero configurados; 3) Segmentao, escolha Nenhuma; 4) Em Escala deixe 100%; Opes 1) No campo Enviar dados de imagens, escolha Normal; 2) Em Codificao de dados, escolha Enviar dados de imagem binrio; 3) No campo Incluir fontes no residentes, escolha a opo PostScript e TrueType; 4) Marque a opo Gravar PostScript em arquivo; 5) Marque a opo Normal; 6) Em Salvar como, especifique o local onde ser salvo o arquivo. Cor 1) Marque a opo Separaes ou verifique com o Bureau qual a melhor forma de fechamento de arquivo; 2)Para as demais opes, deixe como as do exemplo ao lado. Recursos 1) Use a opo: padro do dispositivo.

103

15.2.6 Gerando PostScript no QuarkXPress

Layout 1) Desmarque a opo Separations; 2) Caso seu arquivo possua pginas em branco, sendo essas no meio do seu documento, marque a opo Print Blank Pages; 3) Em Spreads, deixe marcado caso seu arquivo tenha pginas casadas; 4) Em Registration, escolha Center...; 5) Para Offset, determine o valor de 5mm ou 14,173pts. Setup 1) Em Printer Description, selecione o PPD recomendado; 2) Determine Paper Size como Custom; 3) Em Paper Width, informe a largura somando as reas de marcas (30mm maior); 4) Em Paper Height, deixe Automatic ou configure a largura manualmente; 5) Em Reduce or Enlarge, deixe em 100%; 6) Para Page Position, escolha Centrer; 7) Orientation deixe como retrato; Output 1) Em Print Colors, escolha a opo Composite CMYK; 2) Para as demais opes, deixe o padro, j que sero determinadas pelo RIP.

Options 1) Em Page Flip, mantenha como None; 2) Em Pictures Output, deixe como normal; 3) Configure Pictures Data como Binary; 4) Marque as opes Overprint EPS Black e Full Resolution TIFF Output.

104

Bleed 1) Para Bleed Type, escolha a opo Symmetric; 2) Determine, para Amount, a medida de 5mm; 3) Marque a opo Clip at Bleed Edge.

OPI 1) Desmarque a opo OPI Active

Preview Verifique se a pr-visualizao do material est correta. Caso esteja aparecendo uma rea vermelha na visualizao, indica que a rea configurada em Paper est menor que a do documento.

Printer... pgina 1) Em Printer Cpias e Pginas, determine o intervalo a ser fechado.

Printer... pgina 1) Em Printer Opes de sada, marque a opo Salvar como Arquivo e escolha para Formato a opo PostScript.

105

15.2.7 Gerando PDF no QuarkXPress


Layout Info 1) Caso queira, poder preencher os campos com as especificaes do arquivo (no necessrio).

Hyperlinks 1) Manter o padro todos desabilitados.

Job Options 1) Marque a opo Font Options Embed all fonts; 2) Marque a opo Subset fonts below e determine 100%; 3) Em Compression Options, configure todas para Compression ZIP; 4) Em Resolution, configure para Keep resolution; 5) Marque a opo Text and Line Art; 6) Desmarque a opo ASCII Format.

106

Output 1) Em Color Output Type, configure para Composite; 2) Para Print Colors, escolha CMYK; 3) Em Registration, configure para Centered; 4) Determine o valor de 5mm ou 14,173pts para Offset; 5) Configure Bleed Type para Symmetric; 6) Em Amount, configure para 5mm.

OPI 1) Desmarque a opo OPI active.

107

15.3 Acrobat Distiller


Principal possvel criar vrios Job Options de acordo com sua necessidade como, por exemplo, criar um PDF para edio na internet ou para sada de filmes em alta resoluo. Para isso, basta apenas ser configurado as opes para cada tipo de trabalho, salv-las e, posteriormente, ativadas para seu determinado trabalho, como ser visto neste captulo. As opes de trabalho (job options) do Acrobat Distiller so os ajustes mais importantes do aplicativo e definem a qualidade e a adequao dos PDFs para uso grfico. Para gerar um PDF/X-1a, o usurio dever ajustar essas opes conforme as instrues que se seguem. 1) No menu Settings, escolha Job Optios;

General 1) Em Compatibility, deve ser ajustada para PDF verso Acrobat 4.0 (PDF 1.3). Essa a verso do PDF usada no padro PDF/X-1a. Verses mais recentes possuem recursos que no so compreendidos pelos sistemas de fluxo de trabalho; 2) A resoluo deve ser igual a que ser usada no dispositivo de sada final (2400 dpi ou 2540 dpi, na maioria dos casos). 3) Em Bilding, configure para Left; 4) O ajuste de tamanho da pgina padro (Default PageSize) no tem importncia prtica.

109

Images Os ajustes de compresso tm relao direta com a qualidade das imagens e o tamanho final dos arquivos PDF. 1) Em Color Image Downsample, escolha Off; compression selecione ZIP; 2) Em Grayscale Downsample, escolha Off; compression selecione ZIP; 3) Em Monocrome Downsample, escolha Off; compression selecione ZIP (poderia tambm ser selecionada a opo CCITT Group 4 que um tipo especial de compactao para imagens de 1bit). Fonts 1) Todas as fontes usadas no documento devem ser incorporadas no PDF. Sendo assim, selecione a opo Embed All Fonts; 2) Marque a opo de subset, pois permite ao Distiller incluir no PDF apenas a parte da fonte que est sendo realmente utilizada. 3) No campo When Embedding Fails, escolha a opo Cancel Job. Caso a incluso das fontes no possa ser feita, ela cancela o trabalho;

Esse recurso (Subset Embedded), embora reduza ligeiramente o tamanho dos arquivos para pr-impresso, impede que o mesmo sofra alteraes de texto. Por isso, recomendvel que ele no seja habilitado.

110

Color 1) Em Adobe Color Settings, escolha None; 2) Em Color Management Policies escolha a opo Leave Color Unchanged (deixar as cores inalteradas); 3) Marque a opo Preserve Under Color Removal and black generation; 4) Eventuais curvas de transferncia do arquivo, preserve-as, marcando a opo When Transfer Functions are founds; 5)Informaes de meio-tons no devem ser includas no PDF, portanto desmarque a opo Preserve Halftone Information. Advanced 1) A permisso para que PostScript sobrescreva as instrues das opes de tarefa (Job Options) s tem utilidade em alguns aplicativos de paginao e dentro de fluxos de trabalho muito especficos. Deve ser desabilitada ou no; 2) Convert gradients to smooth shades, presente apenas no Distiller 5, evita o surgimento de faixas de transio visveis nos arquivos vetoriais, podendo ser marcada essa opo; 3) Preserve Level 2 Copypage Semantics deve ser mantida, garantindo que os PDFs gerados funcionem em um maior nmero de RIPs; 4) Marque a opo Preserve Overprint Settings; 5) A incluso de Job Tickets Portteis no arquivo PDF s tem utilidade em sistemas de trabalho que utilizem esse recurso, mas, por via das dvidas, deixe habilitada; 6) Use Prologue.ps and Epilogue.ps; deve ser habilitada; 7) As opes de convenes de estruturao dos documentos (DSC Document Structuring Conventions) no tm grande influncia no sistema de

111

gerao de PDF/X-1a, no qual no so utilizados sistemas de OPI e nem se permitem a gerao direta de PDFs a partir de arquivos EPS. Apenas a primeira (Processar DSC Process DSC comments) e a penltima (Preservar informao de documento DSC Preserve document information from DSC) das opes devem ser ativadas.

Standards possvel especificar como padro para o seu PDF, porm recomendamos que, para essas configuraes, a opo None seja a escolhida. Aps todas as configuraes terem sido feitas, pode-se salvar o Job Option, clicando sobre o boto Save as... Na pasta Settings, especifique um nome para o Job e clique no boto salvar.

Add PDF Settings Para adicionar um Joboption.

112

Elaborao
Marcio Corra Ribeiro
Superior em Tecnologia em Sistemas de Informao Faculdade Tecnolgica OPET Especialista em Tecnologia Grfica - Qualidade e Produtividade SENAI - So Paulo

Capa
Ponto Design

Diagramao
Gilson A. Camargo
Designer Grfico - PUCPR

Colaborao
Claudenir Lima

113

14.3 Referncias
ADOBE SYSTEMS, PostScript Language. USA Addison Wesley Publishing Company, 1985 HORIE, Ricardo Minoru, Preparao e Fechamento de Arquivos Para Biro. So Paulo: Livros rica Ed. Ltda, 2003 KEESE, Alexandre, Teoria das Cores, Desktop Publishing Guia Prtico: Como Produzir Arquivos PDF/X 1a - ABTG Apostila de Produo Grfica - SENAI-BH Revista Desktop Publishing Revista PhotoShop PR Manuais de Aplicativos: CorelDraw 12, InDesign CS2, Illustrator CS2, QuarkXPress 6.5, PageMaker 7. http://www.portaldasartesgraficas.com

115

You might also like