You are on page 1of 5

CARTA-CIRCULAR N 2.

826 Divulga relao de operaes e situaes que podem configurar indicio de ocorrncia dos crimes previstos na Lei n. 9.613, de 03.03.98, e estabelece procedimentos para sua comunicao ao Banco Central do Brasil. A realizao das operaes ou a verificao das situaes abaixo descritas, considerando as partes envolvidas, os valores, as formas de realizao, os instrumentos utilizados ou a falta de fundamento econmico ou legal, podem configurar indicio de ocorrncia dos crimes previstos na Lei n. 9.613, de 03.03.98, tendo em vista o disposto nos arts. 2. , pargrafo nico, e 4. , "caput", da Circular n. 2.852, de 03.12.98: I - situaes relacionadas com operaes em espcie ou em cheques de viagem: a) movimentao de valores superiores ao limite estabelecido no art. 4. , inciso I, da Circular n. 2.852/98, ou de quantias inferiores que, por sua habitualidade e forma, configurem artifcio para a burla do referido limite; b) saques a descoberto, com cobertura no mesmo dia; c) movimentaes feitas por pessoa fsica ou jurdica cujas transaes ou negcios normalmente se efetivam por meio da utilizao de cheques ou outras formas de pagamento; d) aumentos substanciais no volume de depsitos de qualquer pessoa fsica ou jurdica, sem causa aparente, em especial se tais depsitos so posteriormente transferidos, dentro de curto perodo de tempo, a destino anteriormente no relacionado com o cliente; e) depsitos mediante numerosas entregas, de maneira que o total de cada deposito no e significativo, mas o conjunto de tais depsitos o e; f) troca de grandes quantidades de notas de pequeno valor por notas de grande valor; g) proposta de troca de grandes quantias em moeda nacional por moeda estrangeira e vice-versa; h) depsitos contendo notas falsas ou mediante utilizao de documentos falsificados; i) depsitos de grandes quantias mediante a utilizao de meios eletrnicos ou outros que evitem contato direto com o pessoal do banco; j) compras de cheques de viagem e cheques administrativos, ordens de pagamento ou outros instrumentos em grande quantidade - isoladamente ou em conjunto -, independentemente dos valores envolvidos, sem evidencias de propsito claro; Carta-Circular n 2.826, de 4 de dezembro de 1998.

l) movimentao de recursos em praas localizadas em fronteiras; II - situaes relacionadas com a manuteno de contas correntes: a) movimentao de recursos incompatvel com o patrimnio, a atividade econmica ou a ocupao profissional e a capacidade financeira presumida do cliente; b) resistncia em facilitar as informaes necessrias para a abertura de conta, oferecimento de informao falsa ou prestao de informao de difcil ou onerosa verificao; c) atuao, de forma contumaz, em nome de terceiros ou sem a revelao da verdadeira identidade do beneficirio; d) numerosas contas com vistas ao acolhimento de depsitos em nome de um mesmo cliente, cujos valores, somados, resultem em quantia significativa; e) contas que no demonstram ser resultado de atividades ou negcios normais, visto que utilizadas para recebimento ou pagamento de quantias significativas sem indicao clara de finalidade ou relao com o titular da conta ou seu negocio; f) existncia de processo regular de consolidao de recursos provenientes de contas mantidas em varias instituies financeiras em uma mesma localidade previamente as solicitaes das correspondentes transferncias; g) retirada de quantia significativa de conta ate ento pouco movimentada ou de conta que acolheu deposito inusitado; h) utilizao conjunta e simultnea de caixas separados para a realizao de grandes operaes em espcie ou de cambio; i) preferncia a utilizao de caixas-fortes, de pacotes cintados em depsitos ou retiradas ou de utilizao sistemtica de cofres de aluguel; j) dispensa da faculdade de utilizao de prerrogativas como recebimento de credito, de altos juros remuneratrios para grandes saldos ou, ainda, de outros servios bancrios especiais que, em circunstancias normais, seriam valiosas para qualquer cliente; l) mudana repentina e aparentemente injustificada na forma de movimentao de recursos e/ou nos tipos de transao utilizados; m) pagamento inusitado de emprstimo problemtico sem que haja explicao aparente para a origem dos recursos; n) solicitaes freqentes de elevao de limites para a realizao de operaes; o) atuao no sentido de induzir funcionrio da instituio a no manter, em arquivo, relatrios especficos sobre alguma operao realizada; Carta-Circular n 2.826, de 4 de dezembro de 1998.

p) recebimento de recursos com imediata compra de cheques de viagem, ordens de pagamento ou outros instrumentos para a realizao de pagamentos a terceiros; q) recebimento de depsitos em cheques e/ou em espcie, de varias localidades, com transferncia para terceiros; r) transaes envolvendo clientes no residentes; s) solicitao para facilitar a concesso de financiamento - particularmente de imveis - quando a fonte de renda do cliente no esta claramente identificada; t) abertura e/ou movimentao de conta por detentor de procurao ou qualquer outro tipo de mandato; u) abertura de conta em agencia bancaria localizada em estao de passageiros aeroporto, rodoviria ou porto - internacional ou pontos de atrao turstica, salvo se por proprietrio, scio ou empregado de empresa regularmente instalada nesses locais; v) proposta de abertura de conta corrente mediante apresentao de documentos de identificao e numero do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) emitidos em regio de fronteira ou por pessoa residente, domiciliada ou que tenha atividade econmica em paises fronteirios; x) movimentao de contas correntes que apresentem dbitos e crditos que, por sua habitualidade, valor e forma, configurem artifcio para burla da identificao dos responsveis pelos depsitos e dos beneficirios dos saques; III - situaes relacionadas com atividades internacionais: a) operao ou proposta no sentido de sua realizao, com vinculo direto ou indireto, em que a pessoa estrangeira seja residente, domiciliada ou tenha sede em regio considerada paraso fiscal, ou em locais onde e observada a pratica contumaz dos crimes previstos no art. 1. da Lei n. 9.613/98; b) solicitao de facilidades estranhas ou indevidas para negociao de moeda estrangeira; c) operaes de interesse de pessoa no tradicional no banco ou dele desconhecida que tenha relacionamento bancrio e financeiro em outra praa; d) pagamentos antecipados de importao e exportao por empresa sem tradio ou cuja avaliao financeira seja incompatvel com o montante negociado; e) negociao com ouro por pessoas no tradicionais no ramo; f) utilizao de carto de credito em valor no compatvel com a capacidade financeira do usurio;

Carta-Circular n 2.826, de 4 de dezembro de 1998.

g) transferncias unilaterais freqentes ou de valores elevados, especialmente a titulo de doao; IV - situaes relacionadas com empregados das instituies e seus representantes: a) alterao inusitada nos padres de vida e de comportamento do empregado ou representante; b) modificao inusitada do resultado operacional do empregado ou representante; c) qualquer negocio realizado por empregado ou representante - quando desconhecida a identidade do ultimo beneficirio -, contrariamente ao procedimento normal para o tipo de operao de que se trata. 2. A comunicao, nos termos do art. 4. da Circular n. 2.852/98, das situaes relacionadas nesta Carta-Circular, bem como de outras que, embora no mencionadas, tambm possam configurar a ocorrncia dos crimes previstos na Lei n. 9.613/98, devera ser realizada por meio de transao do Sistema de Informaes Banco Central - SISBACEN a ser oportunamente divulgada, ate o dia til seguinte aquele em que verificadas. Enquanto no divulgada mencionada transao, referida comunicao deve ser encaminhada ao Departamento de Fiscalizao (DEFIS), via transao PMSG750 daquele Sistema. 3. Com vistas ao atendimento do disposto no art. 1. , inciso III, da Circular n. 2.852/98: I - os dados relativos as operaes ali mencionadas devem ser mantidos a disposio do Banco Central do Brasil, compreendendo, no mnimo, o seguinte: a) tipo; b) valor em reais; c) data de realizao; d) numero do CPF ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) do titular; II - deve ser considerado o conjunto de movimentaes financeiras ativas e passivas realizadas no Pas, como, por exemplo: a) depsitos de qualquer espcie; b) colocao de ttulos de emisso prpria ou de quotas de fundos de investimento; c) venda de metais preciosos; d) venda de cheques administrativos ou de viagem; Carta-Circular n 2.826, de 4 de dezembro de 1998.

e) ordens de pagamento; f) pagamento ou amortizaes antecipadas de emprstimos; III - relativamente s operaes que envolvam transferncias internacionais, bem como aquelas relacionadas a pagamentos e recebimentos em decorrncia da utilizao de carto de credito de validade internacional, devem ser observados os procedimentos de registro no SISBACEN e de envio de informaes ao Banco Central do Brasil, estabelecidos nas normas cambiais em vigor. 4. Esta Carta-Circular entra em vigor na data de sua publicao, produzindo efeitos, relativamente a adoo dos procedimentos e das providencias de que tratam os itens 2 e 3, a partir de 01.03.99. Braslia, 04 de dezembro de 1998. DEPARTAMENTO DE CAMBIO DEPARTAMENTO DE FISCALIZAO. Jose Maria Ferreira de Carvalho Chefe Luiz Carlos Alvarez Chefe

DEPARTAMENTO DE NORMAS DO SISTEMA FINANCEIRO. Antonio Francisco Bernardes de Assis Chefe, em exerccio. Este texto no substitui o publicado no DOU de 15/12/1998, Seo 1, p. 57/58, e no Sisbacen.

Carta-Circular n 2.826, de 4 de dezembro de 1998.

You might also like