You are on page 1of 5

10 DICAS PARA FAZER UMA CARTA DE APRESENTAO por Camila Micheletti Voc est procura de emprego e de repente descobre

e que, justamente aquele anncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentao junto com o currculo. E agora, o que fazer? Redigir uma carta de apresentao mais fcil do que aparenta. s seguir algumas regras bsicas para no se perder no meio do caminho: 1. A carta de apresentao serve, principalmente, para currculos enviados pelo correio, quando h necessidade de informar a pretenso salarial. Cabe tambm para apresentar o profissional - no caso de uma indicao, por exemplo. 2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem voc vai enviar a carta. 3. Ao contrrio do currculo, que no deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final. 4. A primeira impresso sempre a que fica. Portanto, tenha ateno redobrada para o vocabulrio e o tom que voc vai adotar no texto. 5. No esquea de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele est correto). Isso mostra que voc sabe com quem est falando. 6. Redija a carta colocando caractersticas profissionais e pessoais que faam com que o leitor o considere para a posio pretendida. 7. No mencione aspectos negativos ou que no tenham relao com o cargo. 8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informaes foram colocadas em uma ordem lgica. 9. A carta no pode passar de uma pgina e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade. 10. O papel deve ser branco ou de cor suave. No use papis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.

De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seo Executivos da Career Center, a carta de apresentao "o espao que voc tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem voc, ressaltar suas experincias e qualidades que podem fazer a diferena na empresa".

Modelos de Carta de Apresentao Modelo 1 Prezado(a) Senhor(a), De acordo com a indicao do Sr. Joo da Silva, envio meu currculo para apreciao. H cinco anos atuo na rea de divulgao e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na rea educacional e tambm na organizao de eventos em diversos segmentos empresariais. Neste momento, busco uma efetivao no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos. Agradeo a ateno e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal. Rosana Lemos

Modelo 2 Prezados Senhores, Em busca de nova proposta de trabalho na rea Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currculo anexo. Entre minhas caractersticas bsicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigncia, dedicao ao trabalho e bom relacionamento em geral.

Informo ainda que estou disponvel para viagens, de acordo com a necessidade da organizao. No aguardo de contato de sua parte, coloco-me disposio para prestar-lhes mais esclarecimentos. Atenciosamente,awwkekrrjrrrkrkr,krrk.,eeekeekieuejehejeeetehekejemekejmeiejeueekkeee [

Modelo 3

Prezados Senhores, Estou a procura de novos desafios profissionais na rea de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificaes. Sou graduada em Comunicao Social e Histria, com ps-graduao em Administrao. Atuo na rea de Recursos Humanos h nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenao de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificao ISO-9001. Envio anexo o meu currculo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me disposio para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informaes sobre minha experincia profissional. Cordialmente, Amlia Machado

Modelo 4 Sr. Augusto Valente Diretor Interforma Assessoria Empresarial Ltda. Av. Luis Alcntara, 768 - sala 56 - So Paulo - SP Prezado Sr. Augusto, Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicao Empresarial com carreira em escritrios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri slida experincia em relaes com a imprensa, clientes, rgos de defesa do consumidor, gesto de produtos, suporte a desenvolvimento de agncias e postos de servios, anlise de concorrncia, formao e liderana de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartes de crdito e reas administrativas. Graduado em Cincias Jurdicas e Sociais, tenho ps- graduao em Jornalismo.

Visando posies em empresas suas clientes, encaminho meu currculo e estarei sua disposio para um contato pessoal e informaes adicionais sobre minha carreira Atenciosamente, Jonas Pereira Caetano Fonte:

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/elaborar/apres_ca rta4.shtm

You might also like