You are on page 1of 8

Faculdade Anhanguera de Ribeiro Preto Curso: Engenharia de Produo Disciplina: Clculo

Nome: Daniel Galhardo Grizante | | | | | | | | | | | |

| Nota: |

Entrega Parcial de Atividades Prticas Supervisionadas de Fsica. * Etapa 1 Passo 1. * Etapa2 Passos 1,2,3 e 4.

Ribeiro Preto, 02 de Outubro de 2011. Sumrio ETAPA 1 Passo 1 3 Etapa 2 6 Passo 1. Passo 2 8 Passo 3 8 Passo 4 9 BIBLIOGRAFIA UTILIZADA Livros: 9 Sites 9 9 9 6 3

Programa

PASSOS Passo 1 - Pesquisar o aplicativo Graphmatica que ser utilizado para as simulaes necessrias durante o estudo. O aplicativo est disponvel no site original em http://www.graphmatica.com/ que apresenta quais so as verses disponveis, inclusive em portugus.

Passo 2 - Realizar um estudo sobre a operao bsica do software e desenvolver um manual mnimo que apresente informaes necessrias para um usurio que o acesse pela primeira vez. A Figura 1 (extrada do site do fabricante) apresenta uma tela comum do aplicativo. No manual devero:

Especificar a funcionalidade de cada item da barra de ferramenta.

Menu do Graphmatica

Abre um novo arquivo para ser criado. Abre um arquivo j editado e do qual j foi salvo pelo usurio. Salva o arquivo que o usurio gerar. Ou salva novamente um arquivo aberto e reeditado. Imprime o documento editado. Permite ao usurio transferir o grfico para um local desejado. Desenha o grfico que est sendo editado. Pausa durante o desenho dos grficos. Ferramenta parecida com o lpis que desenha, mas est permite que voc visualize todos grficos editados. Oferece a opo de apagar os grficos das funes desenhadas. Esconde o grfico. Apaga o grfico. Amplia o grfico. Reduz o grfico. A configurao padro do programa no eixo x e y de 2 a 2. Assim quando voc clicar neste cone voltar a configurao inicial. Esta opo fornece a localizao exata do cursor e para isso basta pressionar o boto esquerdo do mouse no cone e percorrer, com o ponteiro do mouse, a tela do Graphmatica. Voc ir visualizar as diferentes coordenadas enquanto voc percorrer a tela do Graphmatica. Permite encontrar a derivada da funo que est no campo de edio. Pressione este cone com o boto esquerdo do mouse e pronto, voc ir visualizar o grfico da derivada da funo que est descrita no Graphmatica. Esta opo permite ao usurio encontrar a reta tangente a uma curva num ponto. Permite calcular a integral da funo no intervalo escolhido (integral definida). Apresenta uma tabela com caractersticas do grfico(equao,

coordenadas). Possibilita ao usurio plotar um conjunto de pontos no plano cartesiano. Alm disso, permite que o usurio ajuste uma curva (ou uma reta) a este conjunto de dados.

Descrever o contedo de cada item do menu. Explicar o que apresentado em cada espao de dados de entrada/sada.

Ficheiros:

Novo abre uma nova pgina para ser editada. Abrir abre um documento gravado. Guardar salva o documento com um nome especfico. Guardar info arranque salva a configurao da pgina. Configurao de pgina permite a configurao da pgina (folha, orientao e impresso). Imprimir Imprime o documento.

Editar:

Undo grind range: Esta opo desfaz a ltima mudana que voc fez na escala da grade, usando a opo GRID RANGE, ZOOM IN ou ZOOM OUT. Copiar grficos BMP: - copia o grfico em cores. copia o grfico sem cores (preto e branco). Copiar grficos EMF: Copia os grficos de maneira que se possa edit-los no Word. Uma vez copiado para o word, d um duplo clique no grfico e configure como desejar. Copiar equao: Copia a equao dogrfico inserido no Graphmatica. Colar dados de regresso: Abre a janela parainsero de dados (x,y). Lembrando que cada par ordenado (x,y) representa um nico ponto no grfico. Esconder grfico: Uma vez clicado, ele oculta as funes. Apagar todos os grficos: Deleta todos os grficos inseridos no Graphmatica. Uma vez deletados, ser impossvel recuper-los. Anotaes: Permite inserir uma caixa de texto no Graphmatica. D um clique neste

item do menu e, na janela do Graphmatica clique no ponto desejado. Lembrando que: caso voc queira mudar a anotao para outro local basta arrast-lo, com o mouse, para o local desejado.

Ver:

Limpar o ecran: Uma vez clicado, ele oculta o(s) grfico(s). Ampliao: Aproxima o grfico (visualiza-se a diminuio do grfico e o aumento dos valores das coordenadas). Reduo: Afasta o grfico (visualiza-se o aumento do grfico e a diminuio dos valores das coordenadas). Intervalo de grelha: Fornece as coordenadas da funo inserida. Encontrar todos os grficos: ver os grficos editados. Tabela de pontos: Fornece as coordenadas da funo inserida. Editor grfico de dados: Insere pontos no Graphmatica (conforme visto anteriormente). Barras de rolamento: Habilita a barra de rolagem. Ttulos e Etiquetas: Possibilita visualizar o titulo.

Opes:

Papel do grfico: Possibilita configurar o tipo de exibio do grfico. O estilo do grfico(polar, logaritmo..), tipo de cor, c/s grade, escalas, coordenadas, etc.

- Permite a escolha da base da funo logaritmo(loga, logb..). - apresenta as seguintes opes - bod plot (somente em x), semilog (somente em y) e log-log (ambos).] Intervalo de teta: Oferece ao usurio a opo de configurar o intervalo de espaamento de x e y. Ex: 0, 2 ,4 ,6... Desenhar automaticamente: Permite inserir o titulo e adicionar caracteres para as coordenadas. Grelha quadrada: Possibilita configurar a cor do grfico. Clique em grid elements, colour e preview e configure conforme desejado.

Ferramentas:

Calcular: Esta opo permite obter valores de x ou de y ( insira o valor de x para obter o de y e vice-versa). Interseco: Fornece o ponto de interseco dos grficos editados no Graphmatica. Funes: O usurio edita aqui a funo que ir utilizar. Cursor coordenadas: Permite que o usurio observe as coordenadas de um ponto. Deslize o cursor sobre a janela do Graphmatica ou sobre a curva descrita e voc poder observar os diversos valores das coordenadas do ponto sobre o qual o cursor est. Especificar valores iniciais: Esta opo possibilita ao usurio editar valores de inicio. Especificar domnio: Esta opo possibilita ao usurio restringir o intervalo de domnio da funo descrita na janela do programa. Para isso d um clique em set domain e, com o mouse, selecione o intervalo pretendido. Aparecer ao lado da equao o intervalo selecionado. Pressione a tecla Enter para que esta restrio tenha efeito.

Calculos:

Encontrar derivada: Descreve o grfico da derivada da funo que est no campo deedio. Selecione a equao do grfico na barra de equaes e, em seguida, pressione com o boto esquerdo do mouse no item Encontrar derivada. Desenhar tangente: Descreve o grfico da reta tangente em um ponto da curva e determina o coeficiente angular e a equao desta reta. Basta pressionar o boto esquerdo do mouse sobre o item desenhar tangente e escolher um ponto, sobre a curva, onde voc quer determinar a reta tangente. Integrar: Possibilita a integrao da funo. Clique em um ponto sobre a curva e arraste o mouse para selecionar a regio a ser integrada. Encontrar zeros e extremos: Encontra os pontos de mximo e de mnimo e os zeros da funo.

Ajuda:

Contedo: informa ao usurio descrio do programa, contatos por web e uma ajuda bsica no funcionamento do programa. Tabela de operadores: Aqui o usurio v como utilizar cada ao no graphmtica, muito til.

Procurar: Procurar algo no programa. Graphmat Homepage:Te leva ao site do graphmatica. Acerca: Sobre o programa. Seus desenvolvedores.

ETAPA _ 2

_ Aula-tema: Funes Esta atividade fundamental para estudar e compreender o grfico da funo dada, utilizando o aplicativo Graphmatica. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos. PASSOS Passo 1 - Fazer o grfico da funo P(q) = 3q2 utilizando o aplicativo Graphmatica e especificar o domnio. Utilizar os seguintes intervalos para q: 3q3 O grfico para y=3*x^2 {-3,3}

Onde seu conjunto domnio : X={-3,-2,-1,0,1,2 e 3 } O ponto Maximo (3,27), mnimo (0,0), o intervalo de crescimento que vai do ponto (0,0) at o ponto (3,27), o intervalo de decrescimento que vai do ponto (-3,27) at o ponto (0,0) e mostra onde a linha do grfico toca no eixo X.

0q3 O grfico para y=3*x^2 {0,3}

Onde seu conjunto domnio : {0,1,2 e 3} Esto indicados na imagem: o ponto Maximo(3,27), mnimo (0,0), o intervalo de crescimento que vai do ponto (0,0) at o ponto (3, 27) e mostra onde a linha do grfico toca no eixo X.

0q5

O grfico para y=3*x^2 {0,5}

Onde seu conjunto domnio :{0,1,2,3,4 e5} Esto indicados na imagem: o ponto Maximo(5, 75), mnimo (0,0), o intervalo de crescimento que vai do ponto (0,0) at o ponto(5,75) e mostra onde a linha do grfico toca no eixo X.

Passo 2 - Descrever o comportamento do grfico encontrado no passo anterior, identificando se existe e qual o ponto de mximo ou de mnimo, intervalos de crescimento e decrescimento, razes da funo e se h pontos de cruzamento com os eixos q e P, explicando o significado de cada um desses itens encontrados.

R:

ponto mnimo igual a 0 e seu mnimo igual 0 e ponto mximo foi de 95.

Os intervalos de crescimento: Funo crescente para x > x, e decrescente para x < xv. Trata-se de uma funo contnua, pois para pequenas variaes de x correspondem pequenas variaes de y. Nesses casos a raiz da funo vai ser sempre igual a 0,0, pois a raiz da funo dada quando o eixo Y intercepta o eixo X.

As raiz da funo = 0 possui uma raiz, porque a parbola intersecta o eixo x em nico ponto. Ponto mnimo 0. Ponto de cruzamento no houve.

Passo 3 - No caso especfico da situao problema que est sendo estudada, todos os intervalos analisados no passo 1 dessa etapa so vlidos? Por qu? R:

No. No so todos vlidos por se tratarem de um grfico de comportamento de uma indstria, o grfico com intervalo {-3,3} no tem como ser vlido, pois no existe capital investido negativo. Entretanto os outros dois tm uma proporcionalidade no crescimento, isso a caracterstica da situao problema, quanto maior for o capital investido ( varivel q, eixo X dos grficos), maior ser a produo de um determinado produto (varivel p, eixo Y dos grficos). Podemos observar que no grfico A, os pontos comeam negativos, teria de ser ignorado para que seja valido tambm para a situao problema, pois o mnimo de capital investido ou de

produo do produto teria de ser 0 (zero), ou seja, nada de capital ou produo, em outras palavras, no podemos ter nmeros negativos, pois no tem como uma pessoa investir em um numero negativo em dinheiro ou produzir 1 produto.

Passo 4 - A equipe dever documentar essa etapa de estudos apresentando quais as concluses que tiveram sobre a produtividade da indstria, cuja base tenha sido apenas a anlise do grfico do modelo. R: Tivemos a concluso que na maioria dos grficos demonstrados a indstria teve aumento tanto em produo quanto em milhares de reais. Pois o grfico informava crescimento em Y para X. Fazendo uma analise da produtividade da indstria mostrou que a produo cresce de acordo com o investimento, eles so diretamente proporcionais cada um com sua escala de crescimento, mais sempre que o capital aumentar a produo tambm aumentara, mesmo que seja uma quantidade insignificante, mas certo que haver uma melhora. Logicamente, o investimento tem que ser feito antes de ter um retorno em produo, mas com valor de produo tambm possvel achar o valor de capital investido, devido ao capital estar em funo da produo.

Bibliografia utilizada:

* Hughes-hallett,Gleason,McCallum ET AL./ Matemtica Aplicada/2004/Rio de janeiro/ Brasil

Sites:

* http://www.brasilescola.com/matematica/funcao-segundo-grau.htm * http://www.brasilescola.com/matematica/grafico-funcao.htm * http://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/funcao-2-grau.htm * http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm28/func/grgr.htm

You might also like