You are on page 1of 13

O trabalho do Servio Social nos servios substitutivos de sade mental*

Social Services practices in the substitutive mental health services


Conceio Maria Vaz Robaina**

Resumo: A histria da ateno loucura, no Brasil e no mundo, revela uma clara relao com os projetos societrios hegemnicos, seja atravs do processo de construo dos diversos paradigmas de cuidado, seja na prpria denio da loucura como doena mental. Este artigo busca identicar a relao destes paradigmas com a questo social e rearmar a pertinncia da sade mental como espao scio-ocupacional dos assistentes sociais. Problematiza a submisso da atuao do Servio Social neste campo aos saberes psi e indica eixos promissores para uma contribuio da prosso condizente com seu mandato social e com os princpios da reforma psiquitrica.
Palavras-chave: Servio Social. Reforma psiquitrica. Mandato social.

Abstract: The history of the attention to madness in Brazil and around the world shows a clear relationship with the hegemonic projects of society, either in building up the various paradigms of care, or in dening madness as a mental illness. This article tries to identify the relationship between these paradigms and the social issue and to reassure the relevance of mental health as the socio-occupational area of the social workers. It questions the submission of Social Services performance in this area to the psi knowledge, and it shows promising lines for a contribution consistent with the professions social mandate and the principles of psychiatric reform.
Keywords: Social Services. Psychiatric reform. Social mandate.

* Baseado em palestra proferida no Seminrio Nacional de Servio Social na Sade, promovido pelo CFESS em junho de 2009, em Olinda (Pe), na Plenria simultnea Poltica de Sade Mental e os Servios Substitutivos aos Hospitais Psiquitricos: a insero de assistentes sociais. ** Assistente social da Fiocruz, mestre em Servio Social pela Uerj Rio de Janeiro, Brasil, especialista em Servio Social e Sade pela Uerj e em Ativao de Processos de Mudana na Formao Superior de Prossionais de Sade pela Ensp/Fiocruz, professora adjunta da Frasce Faculdade de Reabilitao da Associao de Solidariedade Criana Excepcional Rio de Janeiro/RJ, Brasil. E-mail: konrobaina@yahoo.com.br.
Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

339

Apresentao

ste artigo resultante de reexes e investimento acadmico realizados ao longo de minha trajetria como assistente social na sade mental. Ele reproduz, de forma mais fundamentada, a palestra realizada no Seminrio Nacional de Sade, promovido pelo CFESS no ano de 2009, na cidade de Olinda (PE) e reete um momento em que a atuao do Servio Social na sade mental est em questo. O pressuposto da concepo sustentada nesta incurso acerca da insero do assistente social nos servios substitutivos de sade mental leva em conta que a contribuio da prosso ao campo deve estar orientada por seu mandato social e pelos fundamentos que amparam o projeto tico-poltico da prosso. Para dar sentido s premissas contidas neste texto, retomo alguns dos paradigmas de cuidado para com a loucura sob o olhar de sua intimidade com a questo social, objeto de nossa prosso.

Loucura e questo social: a construo dos paradigmas de cuidado


Nas sociedades pr-modernas a loucura era tratada de formas variveis, conforme a cultura local; ora como atributo de no humanos, ora como posse (do sujeito) pelos deuses ou demnios, ou transcendncia natureza humana (Amarante, 1996). O louco era, sobretudo, uma questo de natureza privativa da famlia.1 Ainda que tornado uma questo pblica com a criao do Hospital Geral,2 o louco era visto em sua diferena tal qual os demais segmentos sociais, posto que a humanidade era naturalmente diferente entre si. A psiquiatria surge na Frana com Pinel, como especialidade mdica, sob a vigncia da Revoluo Francesa. A nova ordem social, agora centrada no homem, descontextualizado do fato social, passa a ser guiada pelos preceitos de liberdade, igualdade e fraternidade. Contudo, os loucos desaam a universalidade desses preceitos. O princpio de liberdade est referido ao homem racional, livre para fazer
1. A este respeito ver Rosa (2002). 2. Segundo Amarante (1996), o Hospital Geral constitua-se num espao de assistncia pblica, acolhimento, correo e recluso.

340

Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

escolhas leia-se livre para vender sua fora de trabalho no mercado. Portanto, o louco, considerado desprovido de razo, daquilo que dene a prpria humanidade, no humano, alienado (aliens), sendo excludo do prprio estatuto de cidado.3 Tambm no se aplica a ele o preceito de igualdade, posto que, no se ajustando ao modo de produo, no pode ser tido como modelo de homem. Resta-lhe to somente o princpio de fraternidade, que vai ser traduzido por cuidado, porm na tica da tutela. nesse caldo de cultura que se institui o hospital psiquitrico. Numa s cajadada, a sociedade se livra da convivncia com os loucos e rearma os preceitos da revoluo, necessrios sustentao da sociedade capitalista. O isolamento torna-se a tecnologia de cuidado loucura. Contudo, as correntes organicistas da medicina vm imprimir esforos para contrapor as teorias de Pinel, buscando encontrar causas anatomopatolgicas para a doena mental, dando incio ao Movimento Higienista na Psiquiatria. Com base na doutrina das degeneraes, que consistia em identicar em determinadas raas a degenerescncia hereditria, sustentava com fora de cincia a supremacia de uma raa sobre as outras, no aleatoriamente dos europeus sobre os colonizados (Amarante, 1996). No podendo ser tratada, a degenerescncia deve ser extinta. Tem-se ento a orescncia da eugenia na psiquiatria. A psiquiatria revela-se agora como instrumento de enfrentamento da questo social, nas particularidades de sua expresso. No Brasil, Reis (2000) nos aponta que esse movimento esteve articulado a construo de um ideal de nao, na perspectiva de um melhoramento da raa brasileira:
Em verdade, todos esses temas derivam daquele que a obsesso maior dos psiquiatras e mdicos brasileiros (como de resto de toda a intelectualidade) do perodo. Rero-me ao tema do melhoramento da raa brasileira, visto como fundamental para o propsito de transformar o Brasil numa autntica Nao [...] Isso ocorreria, segundo os defensores da ideia, devido boa seleo natural e social que tomaria para si a tarefa de fazer desaparecer a populao negra pura e ndia (pelo nmero de mortos elevados, taxa de reproduo baixa e misria fsica e moral), bem como pela superioridade biolgica dos brancos que em sucessivas geraes de cruzamentos com mestios no degenerados favorecia pouco a pouco a criao de mulatos superiores, arianos pelo carter e pela inteligncia. (Reis, 2000, p. 171)

3. A esse respeito, vale conferir o artigo Cidadania e loucura: um paradoxo?, de Bezerra Jr. (1992).
Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

341

Desta forma, a psiquiatria invade o campo social, ampliando seu espectro de interveno, antes restrito aos indivduos loucos. A tecnologia de cuidado inclui as intervenes qumicas (injees de terebentina, leite...) e fsicas (eletrochoque, lobotomia) e os psicofrmacos, mas ainda assim o projeto higienista no prescindiu do asilo. Ao contrrio, elegeu-o como espao de isolamento para preveno de uma contaminao da sociedade. nesse perodo tambm que registrado um grande contingente de assistentes sociais inseridos neste campo. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, intensicou-se a demanda por foras produtivas, frente ao grande nmero de homens economicamente ativos mortos ou mutilados pelos confrontos. No mundo, verica-se ento a possibilidade (e necessidade) de implementao de diversicadas iniciativas de humanizao dos hospcios e de programas de reabilitao dos loucos enquanto sujeitos da produo, das quais vale indicar: a Psicoterapia Institucional Francesa, a Comunidade Teraputica Inglesa4 e a Terapia de Famlia.5 Mais uma vez a psiquiatria chamada a socorrer o regime. Com o surgimento da psiquiatria comunitria procede-se um importante deslocamento: o objeto da psiquiatria desliza da doena mental para a sade mental. A psiquiatria assume um carter preventivista calcada no discurso da sade pblica, e o locus agora a comunidade. Na concepo de Birman e Costa (1994, p. 59):
o que ocorre nesta preveno, sem sustentao terica efetiva, uma forma abusiva de psiquiatrizao da vida social, com o nome de promoo de sade mental, j que a doena ou sua ameaa torna-se caracterizada como desadaptao social ou negativismo social. A teraputica ou a promoo da sade torna-se idntica realizao de prticas de ajustamento social.

Por efeito, permite-se a ampliao do leque de seus agentes: todos podem ser tcnicos em sade mental! Entretanto, a ampliao do raio de ao da psiquiatria para a comunidade no correspondeu ao abandono do hospital psiquitrico. Na dcada de 1970 surge na Itlia um movimento paradigmtico para o campo psiquitrico, cujo expoente Franco Basaglia. A partir de sua experincia no
4. Uma anlise crtica desses modelos de cuidado pode ser encontrado em Birman e Costa (1994). 5. Sugerimos uma consulta s produes de Rosa (2002), Melman (2001) e Mioto (1997) sobre como este paradigma torna a famlia objeto da psiquiatria, ao patologiz-la e culpabiliz-la pela gnese da doena mental.

342

Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

Hospital Psiquitrico de Gorizia inaugura o que vem a ser conhecido como psiquiatria democrtica. De inovador, esse modelo traz uma ruptura com o paradigma psiquitrico clssico, questionando as bases cientcas, culturais e polticas que o aliceram. Assim, Basaglia prope uma nova forma de compreender e lidar com a loucura, conforme nos arma Rosa (2002, p. 152): Entende que a questo a ser enfrentada a emancipao, a ampliao do poder de trocas do portador de transtorno mental, no a cura ou a reparao, mas a reproduo social dos portadores de transtorno mental e, consequentemente, a sua reinscrio no mundo social. Para tal, pressupe uma horizontalizao de poder entre os demais saberes que compem o campo, bem como entre tcnico e paciente. O paradigma da desinstitucionalizao prev a substituio do hospital psiquitrico por servios de base comunitria (ou servios substitutivos), mas articula dialeticamente tais mudanas s transformaes macrossocietrias.6 A tecnologia de cuidado passa a centrar-se nos prossionais. Ora, um modelo desta ordem s pode emergir em contextos de redemocratizao. Como nos prova a histria, as sucessivas reformas psiquitricas, das quais algumas foram aqui enumeradas, sempre estiveram associadas a exigncias societrias, numa ntida articulao com o embate entre os interesses das duas classes fundamentais da sociedade. Tais evidncias comprovam que o campo que vem sendo identicado como ateno psicossocial constitui-se em espao scio-ocupacional do assistente social, posto que ali se expressa a questo social nosso objeto. Mas note-se: o campo da ateno psicossocial aqui entendido como o plano que envolve as questes de assistncia, moradia, trabalho, cidadania... relativos aos usurios dos servios de sade mental, que no pode ser confundido com paradigma psicossocial onde atribuda ao assistente social a prtica de terapias. H que se distinguir o campo do modelo. Mas ento, que impactos a Reforma Psiquitrica brasileira, a partir do legado de Basaglia, produz sobre as prosses do campo? Vejamos: a recusa ao reducionismo que a psiquiatria imprimiu loucura, ao limit-la como doena, impe um movimento de reconstruo de sua complexidade, e os demais prossionais so chamados a contribuir com seus saberes. Assim a Reforma Psiquitrica se constitui
6. Muito haveria que se falar acerca da experincia basagliana e as disputas internas entre as correntes tericas que a inuenciaram, mas os limites deste artigo no permitiriam tal incurso, sob pena de desviarmos o foco.
Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

343

num campo interdisciplinar onde as especialidades so essenciais para, no tensionamento de suas interfaces, reconstituir dialeticamente o objeto. Alm disto, est posto o desao de construir uma verso de desinstitucionalizao que negue sua vertente de desospitalizao como desassistncia,7 tendo em vista que na formao social brasileira no h vigncia do Estado de Bem-Estar Social, o que a diferencia da experincia italiana. Contudo, o que se tem observado no Brasil uma tendncia hegemonia dos saberes psi, identicveis inclusive nas nomenclaturas dos dispositivos do campo como grupos teraputicos, ocinas teraputicas, Centro de Ateno Psicossocial... o prprio processo de cuidado ao usurio parte do que chamado de projeto teraputico. Outro indicador dessa hegemonia a direo proposta ao trabalho realizado nos servios substitutivos, em que os supervisores de equipe so majoritariamente psiclogos ou psiquiatras com formao psicanaltica. Tal evidncia pode ser explicada em virtude de um forte apelo da Reforma para a ateno subjetividade em contraposio massicao/padronizao do modelo asilar. No menos importante a questo da estratgia de nanciamento dos CAPs regulados por procedimentos, com valores desnivelados entre eles, que, no limite, impem o risco da lgica produtivista, alm de forjar uma exigncia institucional de priorizao de determinadas atividades, como as ocinas teraputicas, a todos os prossionais. Em consequncia, verica-se um deslizamento do modelo psiquitrico para um modelo psicolgico, que interessa ao recorte neoliberal na medida em que as questes do campo podem ser tratadas como exclusividade da dimenso individual. Obviamente, esta armao no tem o propsito de desqualicar a matria de que se ocupa as prosses do campo psi, mas de problematizar essa abrangncia, bem como o quanto de perspectiva emancipatria pode estar contida no trato de uma dimenso das relaes sociais esvaziada de seus determinantes macrossocietrios. Desta forma, que expectativas de atuao podem estar dirigidas aos assistentes sociais na sade mental? Historicamente, os assistentes sociais no Brasil vm participando da trajetria da psiquiatria e de suas sucessivas reformas, com maior ou menor expresso e contingente. As perspectivas terico-metodolgicas foram se conformando em consonncia com as mudanas societrias e com o processo de amadurecimento da prpria prosso, do qual as mudanas do prprio Cdigo de tica so exemplos. No atual estgio de desenvolvimento da prosso e da Refor7. Esta qualicao est presente em Amarante (1996).

344

Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

ma Psiquitrica, o que cabe ao Servio Social? Tentar satisfazer a esta pergunta nos remete necessariamente ao mandato social da prosso.

O Servio Social e sua insero nos servios substitutivos


Uma prosso se legitima frente sociedade a partir de um processo de insero histrica na diviso sociotcnica do trabalho. o conjunto de sua produo terica e de seus instrumentos operativos que lhe garantem reconhecimento e um mandato social o que justica a existncia do Servio Social como especialidade no mundo do trabalho a questo social. desse lugar que o assistente social est legitimado frente ao empregador e aos usurios de seu servio. No entanto, vericam-se na rea da sade mental duas matrizes de atuao do assistente social: uma, identicada com a atividade clnica, se subordina homogeneizao dos saberes psi e por isso trai o mandato social da prosso, trai o projeto tico-poltico e deixa uma lacuna histrica no projeto da Reforma Psiquitrica. Tal adeso parece advir de certa crise de identidade do assistente social numa rea em que maciamente as demais categorias prossionais so formadas para a clnica, alm, claro, dos constrangimentos objetivos e subjetivos da fora hegemnica, j citados anteriormente. Assim, o Servio Social vem privando o campo da sade mental da riqueza de seu saber prprio, frtil de contribuies para que a Reforma Psiquitrica alcance o seu projeto tico-poltico: uma sociedade igualitria, que comporte as diferenas! No se trata aqui de negar que as aes do assistente social no trato com os usurios e familiares produzam impactos subjetivos o que se est colocando em questo o fato de o assistente social tomar por objeto esta subjetividade! Uma outra perspectiva vigente refere-se quela atuao que preserva a identidade prossional e sua autonomia tcnica, sem negar a interdisciplinaridade, buscando contribuir no campo terico-prtico para a identicao dos determinantes sociais, das particularidades de como a questo social se expressa naquele mbito. Neste particular, a ofensiva neoliberal e a forma como essas foras tm se apropriado da Reforma Psiquitrica brasileira ao materializ-la enquanto poltica social tm colocado enormes desaos contribuio do Servio Social. Porm, antes de enumerar alguns desses desaos, creio que caiba uma observao relevante: escapar aos constrangimentos da hegemonia psi no signica
Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

345

abster-se do campo ou assumir uma perspectiva assistencialista instrumental. Se a tarefa histrica do Servio Social na sade mental no ater-se subjetividade, tambm no restringir-se assistncia social. E aqui vale exemplicar o caso da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro com a experincia do Simas Sistema Municipal de Assistncia Social , que retirou todos os assistentes sociais das demais secretarias, subordinando-os Secretaria de Assistncia Social, com metas e programas especcos daquela poltica a serem cumpridos no mbito das demais. A sade mental uma subrea da poltica de sade, com diretrizes, princpios e estratgias prprias, que nos diz respeito enquanto trabalhadores sociais. Posto isto, a ttulo de ilustrao, penso ser pertinente elencar alguns temas desaantes para o Servio Social frente s requisies da Reforma Psiquitrica. Tradicionalmente na sade mental, vem sendo dirigidos aos assistentes sociais o trabalho com famlias. Embora esse tipo de trabalho no seja atribuio exclusiva do Servio Social, nem mesmo como objeto de estudo, seguro armar que entre as categorias prossionais tpicas da equipe de sade mental, esta prosso quem tem o maior lastro de conhecimento e trato nessa rea. Dessa forma, urgente que se promova um tensionamento no cotidiano dos servios acerca do conceito de famlia: o conceito freudiano de funo pai/funo me, associadas s guras de homem e mulher, fundamento para o modelo de famlia nuclear burguesa, se ajusta ao perl das famlias atendidas no servio? A propsito, qual o perl das famlias usurias daquele equipamento, no que diz respeito a gnero, renda, insero no mercado de trabalho, rede de apoio? Que polticas sociais podem ser acionadas para suportes desses grupos? Que modelo de ateno s famlias est disponvel no servio no que se refere, por exemplo, ao seu papel: ela coadjuvante no tratamento ou objeto de ateno? Os horrios de realizao dos grupos de familiares so compatveis com suas inseres no mercado de trabalho?8 Como o servio compartilha o cuidado contnuo dos usurios? As aes no servio atendem s demandas materiais dessas famlias? O perl e as preocupaes das famlias so requisitos para a formulao dos programas e projetos? Uma outra noo cara Reforma a de territrio. Est inscrita na cultura do Servio Social uma atividade reconhecida como levantamento de recursos comunitrios. Mas a noo de territrio mais abrangente uma requisio aos servios substitutivos sua integrao orgnica com seu entorno, posto que o servi8. A observao emprica aponta que os grupos de familiares so realizados, em sua maioria, em dias teis, durante o horrio comercial.

346

Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

o deve ser o centro convergente e irradiador das questes de sade mental naquele espao geopoltico. O Servio Social tem acmulo terico operativo para realizar o mapeamento e a articulao com as tradies culturais locais, lideranas comunitrias, equipamentos comunitrios, relaes de vizinhana, intervenes no imaginrio social sobre a loucura, entre outros. No campo da gerao de renda e trabalho, h enormes espaos para a discusso das relaes de trabalho, das potencialidades e limitaes da legislao, do uso do dinheiro, do valor de uso e de troca do produto das ocinas, dos nichos de mercado, capacitao, e mais um sem-nmero de questes correlatas. No mbito do controle social, temos larga estrada. No nvel dos CAPs temos por desao problematizar a natureza da atividade denominada assembleia, para alm de sua funo teraputica, para al-la participao na gesto. Na esfera mais geral, alm do estmulo organizao local e no movimento de usurios e familiares, cabe provocar articulaes com as instncias organizativas da sade em geral, como os conselhos e conferncias. Mas h na sade mental uma particularidade que merece ateno: ela diz respeito autonomia poltica da organizao dos usurios e familiares. Historicamente, por razes de fcil compreenso, a organizao de usurios e familiares tem sido mediada por trabalhadores de sade mental; estas questes tm sido objeto de discusso permanente entre esses atores, e o movimento tem buscado sadas criativas para lidar com esses limitadores. Mas h uma peculiaridade sobre a qual devemos nos debruar. Ela surge no cruzamento de algumas concepes tericas com as feies do modelo neoliberal: rero-me ao fato de que tem se expandido as experincias em que entidades organizativas desses segmentos assumem, sob a identidade de ONG, a execuo de projetos de assistncia ou residncias teraputicas. Elas so possveis por meio de repasse de verbas da instncia estatal para contratao de prossionais, aluguel de imvel, despesas com material etc., onde a ONG assume a funo de administradora de recursos. Alm de precarizar os vnculos trabalhistas dos prossionais, tais medidas colocam em risco a prpria condio de sujeito poltico do controle social, pois se aos usurios cabe a execuo da poltica, a quem cabe o controle social? Ao Estado? Caberiam aqui inmeros outros tpicos, como a garantia de acesso aos benefcios, mas tambm uma anlise crtica quanto aos seus critrios,9 a contratualidade nos espaos de moradia, os direitos polticos, o direito comunicao e informa9. O acesso a alguns direitos ainda est condicionado interdio civil dos usurios.
Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

347

o, a justia como instrumento, os direitos da mulher, o lazer etc., mas isto exigiria um espao mais amplo.

Provocaes finais
As questes aqui apresentadas no so propostas a ttulo de divagaes tericas, mas se constituem elementos a ser tratados no interior dos dispositivos onde esto inseridos os assistentes sociais, nas reunies de equipe, nos grupos, nas ocinas com os usurios, nas supervises, da forma mais criativa que pudermos protagonizar. Para tanto, penso que temos que dar conta de algumas questes: a primeira mantermos uma permanente anlise crtica da poltica de sade mental e sua articulao com o projeto da Reforma Sanitria e os princpios inscritos no SUS, porque, para ser substitutivo, o acesso ao servio tem que ser universal, e o nmero reduzido de CAPs e sua distribuio desigual entre as regies esto longe de condenar morte o hospital psiquitrico; para ser integral, alm de funcionar 24 horas, os servios devem estar abertos pluralidade de saberes na sua conduo; para ser equnime, teremos que estreitar a relao com a poltica e equipamentos de sade em geral de forma a sustentar a oferta de servios de ateno bsica em sade mental, superando o foco na neurose e psicose grave, nos espaos dos postos de sade, assim como a emergncia psiquitrica em hospitais gerais. Alm disto, permanece outra questo: se os manicmios so depsitos do exrcito de sobrantes e os servios substitutivos passam a acolh-los, onde esto os portadores de sofrimento psquico da outra classe? Nas clnicas privadas de melhor hotelaria, mas sobre o paradigma da psiquiatria clssica? Ou segregados em seus quartos, vigiados por prossionais, em domiclio? Alm disto, se a crtica central da Reforma ao modelo psiquitrico clssico a reduo da loucura a sua dimenso de doena, imperioso corresponsabilizar as demais polticas sociais nos processos de ateno s pessoas acometidas pelo sofrimento psquico. Ou seja, instituir aes em rede intersetoriais passa a ser horizonte de interveno tambm para os assistentes sociais. Desta anlise da poltica no pode escapar os efeitos da sistemtica precarizao dos vnculos trabalhistas dos trabalhadores em sade mental. A multiplicidade de vnculos (servidores pblicos, terceirizados, contratados por ONGs, cooperativados, voluntrios...) compromete a organizao dos trabalhadores, 348
Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

impactando a equidade de direitos e a democratizao das relaes com ntidos reexos na perspectiva de constituio de prticas interdiscilplinares.10 A exibilizao dos direitos trabalhistas provoca um desnivelamento no que se refere estabilidade no emprego, carga horria, salrio, mobilidade na carreira como resultantes, pode-se apontar a rotatividade dos trabalhadores, acmulo de empregos, desinvestimento em educao continuada e na produo de novas tecnologias, entre outros. Agrava-se ainda o amplo movimento no cenrio nacional no sentido de desregulamentao das prosses, que encontra respaldo no surgimento de novas categorias e cargos genricos, oriundos de uma concepo de transdisciplinaridade que suprime as especialidades. Este fato afeta no apenas os direitos adquiridos historicamente pelas categorias na relao capital versus trabalho, mas ameaa a abordagem da loucura na perspectiva de complexidade (ou totalidade). Assim sendo, pode-se armar que a poltica de sade mental no Brasil, sob o atravessamento do neoliberalismo, imprimiu grande investimento na transformao da assistncia, sem equivalncia da proteo do trabalho. Se esta realidade devastadora em qualquer rea, na sade mental ela se torna plena de signicados, justicados por duas dimenses centrais. No mbito poltico, os antecedentes histricos da Reforma Psiquitrica brasileira (RPb) apontam o Movimento dos Trabalhadores de Sade Mental (MTSM) como o principal ator social que provocou o esgaramento do modelo segregacional e privatista psiquitrico e forjou as possibilidades para o surgimento do Movimento de Luta Antimanicomial, com as conquistas observveis nos dias de hoje. No esfera assistencial, segundo a perspectiva basagliana, a principal tecnologia de cuidado est centrada no prossional, conforme j destacamos. Desta forma, a precarizao do trabalho implica a precarizao da poltica social. Outra exigncia na qualicao do trabalho do Servio Social na sade mental utilizar a pesquisa como instrumento para construo de uma metodologia de interveno do Servio Social, a partir dos marcos legais da prosso, do projeto tico-Poltico e da Reforma Psiquitrica na sua raiz. A isso tenho chamado de fazer Servio Social na clnica. Artigo recebido em fev./2010

Aprovado em mar./2010

10. Lembremos que os modelos de trabalho em equipe traduzem as relaes de poder em seu interior.
Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

349

Referncias bibliogrficas
AMARANTE, P. Psiquiatria social e reforma psiquitrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. ______. Loucos pela vida: a trajetria da reforma psiquitrica no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995. ______. O homem e a serpente: outras histrias para a loucura e a psiquiatria. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. ALVES, D. S. Reestruturao da ateno em sade mental: situao atual, diretrizes e estratgias. In: AMARANTE, P. (Org.). Psiquiatria social e reforma psiquitrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. BASAGLIA, B. A instituio negada. Rio de Janeiro: Graal, 1985. ______. Consideraes sobre uma experincia comunitria. In: AMARANTE, P. (Org.). Psiquiatria social e reforma psiquitrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. BEZERRA JR., B. Cidadania e loucura: um paradoxo?. In: ______; AMARANTE, P. (Org.). Psiquiatria sem hospcio. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1992. ______. De mdico, de louco e de todo mundo um pouco: o campo psiquitrico nos anos oitenta. In: GUIMARES, R.; TAVARES, R. Sade e sociedade no Brasil anos 80. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994. BIRMAN, J.; COSTA, J. F. Organizao de instituies para uma psiquiatria comunitria. In: AMARANTE, P. (Org.). Psiquiatria social e reforma psiquitrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. BISNETO, J. A. Uma anlise da prtica do Servio Social em sade mental. Servio Social & Sociedade, So Paulo, n. 82, 2005. BRAVO, M. I. S. Gesto democrtica na sade: o potencial dos conselhos. In: ______; PEREIRA, P. A. P. (Org.). Poltica social e democracia. So Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Uerj, 2001. GOMES, V. O. O desao da desinstitucionalizao no contexto de polticas neoliberais: um estudo sobre a implantao de servios residenciais pblicos em sade mental. 2004. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. IAMAMOTO, M. V. A questo social no capitalismo. Temporalis, Braslia, n. 3, 2001.

350

Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

IAMAMOTO, M. V. Renovao e conservadorismo no Servio Social. So Paulo: Cortez, 1997. MELMAN, J. Famlia e doena mental: repensando a relao entre prossionais de sade e familiares. So Paulo: Escrituras, 2001. MIOTO, R. C. T. Famlia e Servio Social: contribuies para o debate. Servio Social & Sociedade, So Paulo, n. 55, 1997. NETTO, J. Cinco notas a propsito da questo social. Temporalis, Braslia, n. 3, 2001. OLIVEIRA, F. Neoliberalismo brasileira. In: SADER, E. S.; GENTILI, P. (Org.). Ps-neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. REIS, J. R. F. Raa, nao e psiquiatria: o projeto eugnico da Liga Brasileira de Higiene Mental. In: AMARANTE, P. (Org.). A loucura na histria. Rio de Janeiro: LAPS/ ENSP/Fiocruz, 2000. ROBAINA, C. M. V. Controle social: uma alternativa para a relao sade mental e sociedade? Um estudo da experincia do Centro Comunitrio CPPII. 2005. Dissertao (Mestrado em Servio Social) Uerj, Rio de Janeiro. RODRIGUES, M. P. Servio Social e reforma psiquitrica em tempos ps-modernos. Praia Vermelha: estudos de poltica e teoria social, Rio de Janeiro, n. 6, 2002. ROSA, L. C. S. Os saberes construdos sobre a famlia na rea da sade mental. Servio Social & Sociedade, So Paulo, n. 71, 2002. VASCONCELOS, E. M. Tipologia e desaos dos movimentos sociais e dispositivos participativos e de empoderamento de usurios, familiares e trabalhadores no campo da sade mental no Brasil recente. Rio de Janeiro: Escola de Servio Social da UFRJ, Projeto Transverses, 2004. (Verso provisria no publicada.)

Serv. Soc. Soc., So Paulo, n. 102, p. 339-351, abr./jun. 2010

351

You might also like