You are on page 1of 10

4 1.

INTRODUO Existentes em vrios pases do mundo, com intuitos benficos ou no, as usinas nucleares so sempre tidas como sinnimo de medos e preocupaes, porm mesmo temidas por seus resduos radioativos e sua capacidade de produzir artefatos de grande poder de destruio, elas ainda no so vistas como uma hiptese totalmente descartvel, uma vez que suas vantagens na produo de energia eltrica so bastante considerveis como mostram os tpicos abaixo: No contribui para o efeito estufa; No polui o ar com gases de enxofre, nitrognio, particulados, etc.; No utiliza grandes reas de terreno: a central requer pequenos espaos para sua instalao; No depende da sazonalidade climtica (nem das chuvas, nem dos ventos); Causa pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera; Grande disponibilidade de combustvel na natureza; a fonte mais concentrada de gerao de energia; A quantidade de resduos radioativos gerados extremamente pequena e compacta; A tecnologia do processo bastante conhecida; O risco no transporte do combustvel significativamente menor quando comparado ao gs e ao leo das termoeltricas. No necessita de armazenamento da energia produzida em baterias.

No Brasil, as centrais nucleares localizadas em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro geram energia utilizando istopos de urnio (U-235 e U-238) em processos chamados fisso nuclear, onde os ncleos dos elementos qumicos empregados so quebrados obtendose ento a energia. E devido presena destas em nosso pas e as diversas vantagens oferecidas por este meio de obteno de energia, que o presente trabalho traz como objetivo principal estudar os procedimentos utilizados atualmente e a viabilidade da utilizao de usinas nucleares na produo de energia eltrica no Brasil.

5 2. CONCEITOS GERAIS O Brasil atualmente conta com trs centrais nucleares localizadas na cidade de Angra dos Reis, protagonistas de inmeras discusses e divergncias de opinies, estas sempre foram vistas como indesejveis vils. Porm as operaes das usinas presentes no litoral brasileiro, no trazem apenas problemas, so diversos os benefcios existentes na produo de energia eltrica atravs desse mtodo. Quando comparado com outros meios de obteno de energia, as usinas nucleares dispensam atividades como a queima de materiais, alagamentos, e outros que contribuem para o aumento da poluio e grandes impactos ambientais. A facilidade de acesso ao urnio, principal matria-prima utilizada nos reatores, na natureza, tambm ponto relevante para seu uso, alm da enorme diferena entre as quantidades necessrias para produzir a mesma poro de energia a partir de outros elementos, como mostra a figura abaixo.

Figura 1: Materiais geradores de energia Fonte: (CARDOSO, pg. 15)

Desconsiderada as gritantes propores citadas, o urnio em sua forma primitiva, quando comparado com o gs e o leo usados nas termoeltricas, oferece riscos muito menores de acidentes no decorrer do transporte. J em relao ao seu processamento, durante a reao nuclear no h o desprendimento de gases nocivos sade, o que tambm tido como positivo, embora no seja possvel ignorar os perigos dos resduos radioativos provenientes do mesmo. Ainda assim, o nmero de vantagens supera os pontos crticos. Devido a esse fator o presente trabalho estudar a obteno de energia eltrica a partir de reaes nucleares.

6 3. COMPOSIO E FUNCIONAMENTO DO REATOR NUCLEAR Os reatores nucleares so compostos por: Varetas de combustvel: tubos compostos por uma liga de zircnio com quatro metros de comprimento e aproximadamente um cm de dimetro que tm as pontas fechadas aps a acomodao das pastilhas de urnio em seu interior. O conjunto desses tubos d origem ao elemento combustvel. Barras de controle: composta de cdmio, material capaz de absorver nutrons, essas barras deslizam entre os tubos do elemento combustvel, controlando dessa forma a reao em cadeia. Sua principal funo fazer cessar a fisso nuclear em caso de perigo. Vaso de presso: recipiente com paredes de ao que variam de vinte a trinta cm de espessura onde colocado o elemento combustvel. O vaso de presso do reator montado sobre uma estrutura de concreto de cinco metros de espessura. Pressurizador: responsvel pela pressurizao da gua que circula dentro do vaso de presso. Gerador de vapor: recipiente onde acomodada a gua que aps aquecida dar origem ao vapor que ser enviado s turbinas. Turbinas: recebem o vapor gerado e assim movimentam-se, dando incio produo de energia eltrica. Gerador eltrico: transforma o movimento das turbinas em energia eltrica Condensador: recebe o vapor aps ter passado pelas turbinas, resfriando-o e reenviando novamente para o gerador de vapor. Conteno: o prprio prdio do reator, constitudo por uma camada de aproximadamente quarenta cm de ao revestido por cerca de um metro de concreto e serve para conter possveis gases liberados protegendo ainda contra grandes impactos como choque de avies e exploses. Os componentes acima citados formam dois circuitos como mostra a figura abaixo.

Figura 2: Funcionamento do reator nuclear Fonte: http://static.hsw.com.br/gif/usina-nuclear-angra-3.gif

O circuito primrio compreendido pelo vaso de presso, o elemento combustvel e a gua pressurizada que circula em seu interior. Essa gua que extremamente aquecida pela reao nuclear passa por um sistema fechado que adentra ao gerador de vapor transmitindo assim calor gua l existente. J no circuito secundrio, a gua transforma-se em vapor movimentando as turbinas e o gerador obtendo-se ento a energia eltrica. Aps alimentar as turbinas, o vapor condensado por um sistema de refrigerao e rebombeado para o gerador de vapor, e assim completa-se o ciclo total do reator nuclear.

4. PROCESSAMENTO E REAO DO URNIO Os reatores nucleares existentes nas usinas de Angra dos Reis, so do tipo PWR (reator de gua pressurizada) e utilizam na produo de energia, uma mistura de istopos de urnio (235 e 238), ou seja, tomos do mesmo elemento qumico com massas diferentes, alm do boro e do cdmio. Todos os elementos utilizados encontram-se na natureza e so obtidos atravs da minerao, porm o urnio 235 extremamente escasso (a cada 1000 tomos de urnio 238 apenas sete so de urnio 235), por isso necessrio que este seja submetido a um processo de enriquecimento para que se possa aumentar e controlar a concentrao do mesmo na reao nuclear.

8 Esse processo ocorre na quarta etapa do tratamento do urnio para a utilizao na usina nuclear, e consiste na separao dos tomos.

A primeira etapa do ciclo do combustvel nuclear consiste na retirada do minrio da rocha. Aps sua retirada o minrio preparado de forma a ficar apropriado para participar de reaes qumicas. Na segunda etapa feito o tratamento e concentrao do minrio, onde o urnio concentrado em um p amarelo (yellow cake), o qual contm 70% a 90% de xido de urnio. So removidas as impurezas at chegar a um xido laranja. A terceira etapa consiste na refinao do xido laranja e converso para o composto hexafluoreto de urnio. A quarta etapa consiste no enriquecimento que objetiva elevar a concentrao do istopo do urnio 235 no composto hexafluoreto de urnio. A quinta etapa trata da fabricao dos elementos de combustvel, transformando o hexafluoreto de urnio em urnio metlico, na forma de pastilhas. 1

No momento do enriquecimento, o urnio encontra-se no estado gasoso de hexafluoreto que colocado em um cilindro giratrio e atravs da ultra centrifugao os istopos so separados devido aos diferentes pesos de suas massas.

Figura 3: Esquema de Ultra centrifugao Fonte: (SILVA e MARQUES, pg. 2)

Graas a esse processo possvel manter constantemente dentro do reator nuclear a concentrao da mistura de urnio 235 e 238 numa proporo de 3,2% para 96,8%, pois a alta concentrao de urnio 235 na reao faz com que grande quantidade de energia seja liberada em um curto espao de tempo provocando um super aquecimento que pode gerar uma

Trecho extrado do artigo Fontes de armazenagem e tratamento de resduos nucleares, disponvel no site http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/A2005_S01/32_2005/html/rejeitos2.htm. Acessado em 23/05/2009.

9 exploso. Esse tipo de reao causada pelo excesso de urnio 235 o que ocorre na bomba atmica. Tendo-se realizado esses processos consegue-se enfim produzir a energia e para isso utilizada a fisso nuclear, que pode ser explicada da seguinte forma: Os tomos so compostos de prtons e nutrons e eltrons. Os prtons presentes no ncleo do tomo possuem carga positiva e tenderiam a repelir-se, porm isso no ocorre, pois estes se encontram unidos por uma forte energia existente. A fisso nuclear se d com o arremesso de um nutron em direo ao tomo dividindo-o em partes, nesta diviso os prtons so separados e a energia que os une liberada, esta energia a energia nuclear. Na ruptura desse tomo so liberados alm da energia, alguns nutrons de seu ncleo e estes acabam atingindo outros tomos presentes no reator nuclear, dando-se assim a chamada reao em cadeia.

REAO NUCLEAR

REAO NUCLEAR EM CADEIA


Figura 4: Reao nuclear e reao nuclear em cadeia Fonte: Fisso Nuclear, p. 1 e 2

Para que a reao em cadeia no fuja ao controle causando acidentes que varetas de boro ou cdmio so dispostas entre as barras que contm as pastilhas de urnio. Esse tipo de elemento, como os citados acima possuem a capacidade de absorver nutrons liberados na diviso dos tomos de urnio e dessa forma acelerar ou retardar e at mesmo cessar a reao de obteno de energia atravs da introduo ou retirada das varetas durante o funcionamento do reator, como mostra a figura abaixo.

10

Figura 5: Interrupo de reao por varetas de cdmio Fonte: (CARDOSO, pg. 14)

Quando as varetas descem totalmente, a reao nuclear interrompida. Aps a fisso nuclear, resta no reator a poro de urnio e de todos os outros materiais utilizados na reao que no foram totalmente consumidos. 5. RESDUOS GERADOS Os resduos obtidos na reao nuclear so constitudos basicamente por urnio, boro e o cdmio, no consumidos totalmente no processo de obteno de energia. Esses elementos mesmo depois de utilizados no reator ainda possuem grande teor de radioatividade e representam grande risco s pessoas e ao meio ambiente. Atualmente a forma utilizada nas usinas de Angra dos Reis para lidar com o lixo radioativo a estocagem em piscinas de resfriamento construdas dentro da prpria usina, onde os resduos podem permanecer por muitos anos.

11

Figura 6: Piscinas com resduo radioativo em Angra 1 Fonte: Energia Nuclear, pg. 5

Outra forma a solidificao dos resduos em cilindros de vidro ou cermica revestidos por ao inoxidvel e concreto e depois enterrados no subsolo ou acomodados em profundas cavernas estruturalmente reforadas com espessas camadas de concreto e ao. Esse mtodo pode parecer seguro, porm existem grandes preocupaes em torno dele em relao a contaminao do solo, ar e lenol fretico em caso de vazamentos. O envio do material radioativo ao espao e at mesmo ao sol atravs de foguetes tambm j foi cogitado, porm ainda no se sabe quais poderiam ser as conseqncias desse ato. Uma opo aparentemente vivel o reaproveitamento dos resduos, uma vez que, quando retirado do reator o urnio ainda possui 85% da sua capacidade de produo de energia, e dessa forma poderia ser recombinado a um novo material fissionvel, tendo assim a possibilidade de consumir o restante de sua energia disponvel. Essa soluo poderia tornar a energia nuclear menos poluente e mais econmica, porm ainda se encontra em fase de estudos.

6. CONCLUSO A energia nuclear, hoje motivo de tamanhas polmicas no mundo todo, devido aos seus temidos resduos radioativo, apresenta em sua obteno seus pontos prs e contras.

12 Ao considerarmos que ainda no h uma forma suficientemente segura para os resduos gerados, esta pode ser vista como uma grande inimiga; j analisadas as quantidades de material utilizado e o impacto ambiental obtido para a produo de energia em relao a outros meios em funcionamento atualmente, as usinas nucleares podem ser consideradas enormes aliadas para o futuro. A facilidade na produo e as grandes vantagens oferecidas por esse mtodo, juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias, faz crescer o pensamento de investir na possibilidade de uma atividade maior deste tipo de usina. Baseado nesse crescimento e no estudo realizado possvel concluir ento que so vastas as chances de produzir energia eltrica, de forma segura e sem impactos ambientais a partir de reaes nucleares.

13

REFERNCIAS

CARDOSO, Eliezer de Moura. Apostila sobre energia nuclear. Disponvel em: http://www.ecen.com/eee54/eee54p/enriquec_uranio_brasil.htm. Acesso em 20/05/2009 Energia Nuclear. Disponvel http://www.eletronuclear.gov.br/tecnologia/index.php?idSecao=2&idCategoria=19. em: 21/05/2009. em: Acesso

Fisso nuclear. Disponvel em: http;//educaaodialogica-blogspot.com/2008/09tomo.html Acessado em: 24/05/2009. Fontes de armazenagem e tratamento de resduos nucleares e radioativos. Disponvel em: http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/A2005_S01/32_2005/html/rejeitos2.htm. Acesso em: 23/05/2009. http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear acessado em 05/05/2010 http://www.cnen.gov.br/ acessado em 28/04/2010 e em 17/05/2010 http://www.comciencia.br/reportagens/nuclear/nuclear03.htm acessado em 06/05/2010 http://ennuclear.blogspot.com/2008/05/urnio_08.html acessado em 15/05/2010 SILVA, Othon Luiz Pinheiro da & MARQUES, Andr Luiz Ferreira. Enriquecimento de urnio no Brasil. Disponvel em: http://www.ecen.com/eee54/eee54p/enriquec_uranio_brasil.htm. Acesso em: 21/05/2009.

You might also like