You are on page 1of 12

COLGIO S.

TEOTNIO
Ano lectivo 2007/08

Grupo: 10
Andr Carvalho n4 Diogo Monteiro n11

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

Introduo;...........3

Histria da Tecnologia e da Cincia;.......................4, 5

Tecnocincia;.......6

Poder e Riscos da Tecnociencia.....7, 8, 9 e 10

Concluso.........................................................................................11

Bibliografia.......................................................................................12

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

O Homem , essencialmente, um ser social e cultural que vive integrado num mundo de valores. A cincia e a tcnica marcam

profundamente a nossa poca, manipulando e transformando a realidade, numa forma de poder do Homem sobre a natureza, poder que, progressivamente se voltou para os seres vivos, inclusive o prprio Homem. Teremos de perguntar se estes poderes manipuladores e transformadores que a cincia tem, ser sempre benfico. Por isso, a tica est presente nas mais diversas situaes da aco humana e a qualquer momento. na investigao cientfica e na sua aplicao, na vida profissional e no seu exerccio, na diversas aces que o homem tem perante o ambiente, (...) que se torna fundamental que a tica o acompanhe nas relaes que desempenha com tudo aquilo que o circunda. a tomada de conscincia das ameaas de extrema gravidade que pesam no s no nosso ambiente, mas tambm, sobre a humanidade inteira, que leva o Homem a reflectir e a questionar, ou seja, a "Repensar a tica" Definio: Tecnocincia um conceito amplamente utilizado na comunidade interdisciplinar de estudos de cincia e tecnologia para designar o contexto social e tecnolgico da cincia. O termo indica um reconhecimento comum de que o conhecimento cientfico no somente socialmente codificado e socialmente posicionado, mas sustentado e tornado durvel por redes materiais no-humanas. O termo "tecnocincia" foi criado pelo filsofo belga Gilbert Hottois em fins dos anos 1970.
Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

A cincia e a tcnica, desde o sculo XVII, permitiram humanidade realizar enormes progressos no controlo e explorao da Natureza.

Muitas das suas aplicaes foram benficas minorando o sofrimento humano e melhorando o seu mundo se forma a que o Homem se sentisse cada vez melhor.

Por outro lado, contriburam tambm para aumentar a capacidade destrutiva de aparelhos militares ou a degradao da vida na Terra.

O desenvolvimento cientfico e tecnolgico teve incio aps a deflagrao dos engenhos atmicos em Heroshima e Nagasaki.

Estes acontecimentos foram decisivos e despertaram a conscincia da comunidade mundial de cientistas, polticos, tcnicos e filsofos para o maior problema que a humanidade enfrenta no final do sculo XX:

O desenvolvimento tecnolgico

Irresponsvel e incontrolado.

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

Porm, no sculo XX, muitas descobertas e experincias levadas a cabo, mostram que no era possvel continuar a sustentar o princpio da neutralidade da cincia e a tcnica:

A cincia e a tcnica esto, nos dias de hoje, em muitos domnios, claramente ao servio de estratgias do poder de multinacionais;

As experincias cientficas realizadas durante a 2 Guerra Mundial, nos campos de concentrao alemes assumiram formas condenveis e esto longe de constiturem casos isolados.
A cincia e a tcnica so consideradas neutrais pois sustentam o princpio de que o cientista deve: Descobrir tudo o que pode ser descoberto. Experimentar tudo que pode ser experimentado. (Carlos Fontes)

> Etapa da ferramenta: Surgimento de auxlios de actividades humanas. Estas ferramentas necessitam de esforo intelectual para a sua criao, e de esforo fsico na sua aplicao. > Etapa da mquina e da energia: na mesma necessrio esforo intelectual para planificar e orientar as operaes, mas no necessrio esforo fsico, pois a mquina trabalha pelo homem. > Etapa da automao: Nesta etapa, tanto o esforo fsico como intelectual do homem excludo. Quando criada, a mquina trabalha como o homem e pelo homem. Nesta fase, em que vivemos, deu-se a revoluo informtica.

Evoluo da Tecnologia

Evoluo da Cincia

> No Renascimento, houve uma expanso da cincia como saber novo e revelador de progresso com a descoberta de mundos que tinham sido ignorados at data. > Na Modernidade, com a revoluo industrial o homem consegue dominar e controlar a natureza. > Com o Iluminismo (XVIII) e Positivismo (XIX), a cincia comeou a ser vista, no como saber, mas, como poder. Para alguns, era como uma religio e algo superior/inacessvel queles que no estavam ligados a ela. > As duas grandes Guerras Mundiais, comearam a mostrar os perigos e poder da cincia. Temos como exemplo, o uso de avies que antes simbolizava a liberdade humana, e que com as guerras se transformaram numa arma 5

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

A tecnologia est cada vez mais presente e poderosa nas nossas vidas, tornando-nos muito dependentes dela. Esta tem contribudo para o desenvolvimento da nossa civilizao em como para o seu bem estar e qualidade devida. Neste momento no nos conseguimos imaginar a viver sem ela. Aps o impacto das bombas atmicas de Hiroshima e Nagasaki, a comunidade cientfica deparou-se com a necessidade de distinguir cincia e tecnologia.
A cincia consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si, de modo a fornecer um sistema coerente. Permite que o Homem tenha um conhecimento objectivo da realidade. O Homem aplica esse conhecimento para tornar mais eficiente todas as inovaes materiais, e essa aplicao constitui a tecnologia.

A tecnologia contrasta com a tcnica que se refere a outros recursos no informados pelo conhecimento cientfico, que o Homem utiliza para resolver problemas prticos.

Por um lado, a cincia constitui a fonte da tecnologia e fornece-lhe as formas e o saber que iro permitir criar tecnologias, por outro lado ela dependente dessas tecnologias.

Como podemos ver, a cincia e a tecnologia esto intimamente interligadas, embora seja possvel fazer a sua distino. O seu desenvolvimento e progresso assentam na sua cooperao mtua, da o conceito de Tecnocincia.

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

De entre a reflexo sobre a cincia e a tcnica avulta naturalmente a discusso sobre o poder e os riscos da tecnocincia.

A sociedade contempornea pode caracterizar-se pelo seu avano tecnolgicocientfico, presente nas mais insignificantes actividades do dia-a-dia. Porm, os riscos do progresso cientfico so inmeros. As profundas transformaes sociais, culturais e cientficas das nossas sociedades colocaram novos problemas ticos, o que levou a que se colocasse a questo de saber "se tudo o que tecnicamente se pode fazer, se deve eticamente realizar"; isto , at que limites dever avanar o conhecimento e as aplicaes tecnolgicas?

Contudo, no nos podemos esquecer que as vantagens da cincia so imensas. O poder que a cincia e a tcnica puseram nas nossas mos permite-nos realizar muitos dos nossos sonhos. Hoje o avano cientfico alcanou um nvel que nos permite resolver problemas que a humanidade tem vindo a sofrer ao longo de muitos anos, como por exemplo, a eliminao da pobreza e da misria assim como a cura de doenas e da morte prematura. E, da mesma forma que podemos mudar a nossa realidade presente, podemos tambm projectar e construir o nosso futuro. No parecem existir limites para o desenvolvimento da cincia e da tcnica. Aquilo que era antes impensvel tornou-se hoje banal: manipulaes genticas, clonagem de seres, inseminao artificial, morte assistida, etc. importante alertar para a responsabilidade dos cientistas e para os limites da sua actividade. Hoje, podemos comprovar que a cincia pode dar-nos bem-estar, mas tambm pode trazer consigo violncia, destruio, morte, etc. Exemplo disto, so as duas grandes guerras mundiais.

O imenso poder alcanado pelo homem atravs da cincia pode lev-lo ao triunfo ou sua destruio. Outras consequncias negativas do enorme poder da cincia so: a degradao do ambiente e a produo industrial desenfreada. A produo industrial 7

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

levou a tais excessos que hoje vrias espcies esto extintas e o equilbrio global do planeta azul est posto em causa pela interveno desenfreada do homem.

A reflexo crtica sobre a orientao e controle tico da cincia e da tcnica hoje uma necessidade reconhecida. Exige-se uma reflexo urgente que determine cdigos de moral da cincia e que oriente o desenvolvimento tecnolgico para metas socialmente aceites, e que a sociedade considere prioritrias. Esta reflexo no poder ser no sentido de limitar o direito ao conhecimento e pesquisa cientfica, mas no poder deixar de apelar necessidade da existncia de cdigos ticos que garantam o respeito pelo ser humano, a vida e a diversidade de espcies do planeta. H uma forte ligao da cincia e da tecnologia com a poltica e a economia. O grau de desenvolvimento tecnolgico de uma sociedade depende do grau de riqueza dessa sociedade. A evoluo da cincia obedece a estratgias de ordem poltica e social. o Estado, em ltima anlise, que incentiva ou impede o trabalho do cientista, que estabelece um plano prioritrio de investigao cientfica.

Os maus usos da cincia e os perigos dalgumas aplicaes trouxeram para a ordem do dia um ar de desconfiana e um certo receio alarmista quanto ao papel da cincia. A conscincia dos riscos e dos perigos das ms aplicaes tecnolgicas no pode, porm, levar a uma posio irracionalista e anticientfica, que no avalia o papel fundamental da cincia nos nossos dias.

A Tecnocincia cria necessidades, em vez de as satisfazer

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

Riscos Ecolgicos: A industrializao apresenta-se, na nossa cultura, como a via mais adequada para o crescimento e desenvolvimento econmicos das sociedades, crendo-se que confere s pessoas o acesso a uma existncia mais digna e a uma qualidade de vida superior. Porm, industrializar implica exploraes das riquezas naturais, o escoamento de recursos energticos, o abatimento das florestas, a reduo dos modos de vida agrcola, a desoxigenao ambiental e, consequentemente, o perigo do extermnio da vida na terra. Com este conflito, instala-se a dvida: industrializao e consequente inquietao ecolgica, ou primitivismo agrcola e subdesenvolvimento? Riscos da globalizao: A Internet e outros recursos tecnolgicos possibilitados pela informtica esto a provocar uma imensa revoluo, to radical como a que foi operada pela mquina na revoluo industrial. Com estas novas tecnologias o mundo tornou-se mais pequeno e ao alcance de todos. -nos possvel estar em todo o lado ao mesmo tempo. A esta viragem civilizacional anda ligado o fenmeno da globalizao.

A globalizao constitui-se, pois, como um problema na medida em que no acarreta apenas benefcios para a humanidade, mas tambm portadora de aspectos negativos. Um deles est a possvel perda das nossas razes culturais e da nossa identidade nacional. O sentimento nacional constitui, desde sempre, um valor incentivado e todos os cidados se orgulham da sua ptria. Mas as diferentes sociedades no podem viver isoladas e voltadas para si prprias. Elas so obrigadas a estabelecer acordos polticos, compromissos econmicos, intercmbios culturais que consideram vantajosos para a qualidade de vida dos cidados.

Muitas pessoas vem nestes acordos uma possibilidade de ingerncia em assuntos internos que consideram pr em risco a vida dos povos como entidades autnomas. Com este conflito tambm se instala a dvida: sim ou no industrializao? Entre ser cidado do mundo e pertencer aldeia global ou estar exilado numa ilha, ancorado na sua prpria cultura? O que ser prefervel?

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

Riscos Bioticos:

As questes relacionadas com a biotica so as mais difceis de responder pelo facto de estarem relacionadas com a vida humana e levantarem grandes problemas ticos. Com a revoluo tecnolgica, houve uma evoluo nas reas da:

Medicina da Reproduo; Engenharia Gentica; Biotecnologia; Entre outras.

Esta revoluo levou a uma diferente forma de lidar com o nascimento, o aborto, com a vida, a clonagem e prolongamento artificial da vida, e com a morte, eutansia.

Exemplo de um risco: Internet: A Internet foi um dos produtos da evoluo do conhecimento cientfico que impulsionou em larga escala a aplicao do conceito de sociedade em rede. Contudo, a dependncia deste meio acarreta tanto vantagens quanto riscos.

Desvantagens Falta de rigor e segurana da informao. Abuso da liberdade de expresso, que pode levar a difamao e manipulao errada de opinies. Plgio.

Vantagens Acesso mais rpido e fcil a todo o tipo de informao. Aproximao de povos, culturas. Oportunidade de usufruir de vrios programas associados (MSN, Google Earth, etc.) Possibilidade de viver numa sociedade em rede.

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

10

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

A Cincia , nos dias de hoje, detentora de um imenso poder que capaz de conhecer, controlar e intervir na Natureza, no Homem e na Sociedade em que vivemos.

Ela est interligada com a tcnica/ tecnologia e atravs dela que esta aplicada em diversas reas como a informao, os transportes, a robtica, etc.

A cincia tem evoludo ao longo dos tempos e tem trazido grandes benefcios, embora sejam tambm reconhecidos alguns riscos que esta comporta, com implicaes ticas.

Neste sentido, urgente que se tomem medidas e que os polticos e a comunidade cientfica estabeleam limites ticos a toda a evoluo desmedida da cincia, evitando o aparecimento de novos riscos e garantindo o conforto que esta nos tem proporcionado cada vez mais.

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

11

Filosofia. Grupo: n 10 Ano: 11 Turma: 1

o o o o o o o o

http://www.esic.pt/a-filosofia/Apresentacoes/11oC%20Diana%20M.pdf http://www.freewebs.com/tecnociencia/tecnocinciariscos.htm http://www.ufrgs.br/bioetica/biosubj.htm http://o-outro-universo.blogspot.com/2006/09/tica-e-os-perigos-da-tecnocincia.html http://www.biodiversidadla.org/content/view/full/10627 http://www.esic.pt/a-filosofia/Apresentacoes/11oC%20andre%20maia.pdf http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/riscos.html


www.fisica.uel.br/c&t/2004307.html - 8k

Colgio S. Teotnio Coimbra 2007/08

12

You might also like