You are on page 1of 14

http://www.fontedosaber.com/artes/danca-de-salao-historia-e-caracteristicas.

html A dana de salo se refere a um conjunto de danas entre parceiros, que so apreciados tanto como recreao social como em competies em todo o mundo. Devido ao seu desempenho e os aspectos de entretenimento, a dana de salo tambm amplamente apreciada no palco, cinema e televiso. A dana de salo pode referir-se para quase qualquer tipo de dana entre parceiros. No entanto, nos tempos modernos, o termo passou a ser de mbito mais restrito. Ela normalmente se refere a um padro internacional de estilo de danas. Estes estilos foram desenvolvidos na Inglaterra, e so regulados pelo Conselho Mundial da Dana (WDC). H tambm uma srie de danas histricas, e as danas locais ou nacionais, que podem ser danadas nos sales.

Definies e histria Em tempos passados, a dana de salo estava mais para os privilegiados, deixando as danas folclricas para as classes mais baixas. Esses limites, desde ento, se confundem, e devem ser observados mesmo em tempos idos, quando vrios bailes eram compostos exclusivamente por danas folclricas. A definio de dana de salo tambm depende da poca: minueto, quadrilha, Polonaise, Pas de Gras, Mazurka, e outras danas populares so agora consideradas danas histricas.

Elementos de competio Em competies, os danarinos so julgados por diversos critrios, tais como equilbrio, o domnio do quadro a apresentar, postura, musicalidade e expresso, o tempo, o alinhamento do corpo e forma e apresentao. Julgar desempenho em um esporte orientado , inevitavelmente, de natureza subjetiva, polmica e reclamaes por parte dos concorrentes aos julgadores no so incomuns.

Danas Nos Estados Unidos e Canad, o estilo americano, tambm existe. A tcnica de dana utilizada para ambos os estilos internacionais e norte-americanos similar, mas a norma internacional s permite algumas posies de dana, enquanto a americana permite mais movimentos de dana sejam juntos ou separados. Alm disso, diferentes conjuntos de padres de dana so geralmente ensinados para os dois estilos. Outras danas por vezes, colocadas sob a alada da dana de salo so as danas disco como Lindy Hop, West Coast Swing, Two Step Nightclub, Hustle e Salsa e Merengue. A categorizao das danas como danas de salo foi sempre alterada, com novas danas ou danas folclricas sendo adicionadas e removidas do repertrio, de tempos em tempos. Dana de salo refere-se a diversos tipos de danas executadas por um par de danarinos. As danas de salo so praticadas socialmente, como forma de

entretenimento, integrao social e competitivamente como Desporto. Alguns dos tipos de dana de salo foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forr (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_de_sal%C3%A3o A Dana de Salo tem origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Lus XIV, na Frana.[carece de fontes] possvel que abrao lateral venha do fato de que, na poca, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como mostrado nas imagens de Il Ballarino, deFabrittio Caroso.[1] Tambm era evidente a postura clssica, ereta e com o torso fixo, como no bal, que tem a mesma origem.[2][3] A dana de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regies das Amricas, onde deu origem s muitas variedades, medida que se mesclava s formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.[carece de fontes] Nos Estados Unidos, o swing surgiu de grupos negros danando ao som de jazz no incio dos anos vinte. As primeiras danas criadas foram o charlestone o lindy hop. Essas deram origem a vrios outros tipos de danas americanas, como o jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.[4] No Brasil, oito ritmos so os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forr,lambada,zouk, salsa e tango, sendo que ainda podemos encontrar diversas variaes destes ritmos. O soltino pode ser considerado como uma verso brasileira semelhante ao swing chamada soltinho.[5] Internacionalmente, para fins de competio, o termo dana de salo se restringe a certas danas, de acordo com as categorias -- International Standard e International Latin -- definidas peloConselho Mundial de Dana (WDC, na sigla em ingls). As danas praticadas nesses estilos so: a valsa lenta (ou valsa inglesa), o tango internacional (diverso do tango argentino), a valsa(tambm chamada de valsa vienense), o foxtrote e o quickstep (International Standard); o samba (diferente das modalidades de samba brasileiro), o chachach, a rumba, o paso doble e o jive(International Latin).

http://www.soulzouk.com/pt/forum/18-outros-ritmos/270-historia-da-danca-de-salao As primeiras danas sociais, como eram chamadas as danas em casais, surgiram no sc. XIV. Eram a base dance (1350-1550) e o pavane (1450-1650), danadas exclusivamente por nobres e aristocratas. Nos scs. XIV e XVII a Inglaterra foi bero da contradanse, tambm s danada pela Corte. A popularizao das danas sociais deu-se em 1820 atravs do Minueto, desenvolvendo-se o cotillos e a quadrille. J no incio do sc. XIX ocorreram rpidas transformaes no estilo de danar. O minueto e a quadrille desapareceram e a Valsa comeou a ser introduzida nos sofisticados sales de baile. Logo, a polka e, no incio do

nosso sculo, o two-step, one-step, fox-trot e tango, tambm invadem os sales. A dana social passa ento a ser chamada de Ballroom Dancing. As primeiras documentaes sobre Ballroom Dancing foram editadas pela Imperial Society of Teachers of Dancing. Profissionais ingleses percorreram vrios pases para encontrar a sntese de cada ritmo, codificando a forma de dan-los e a maneira ideal de ensin-los. Foram os ingleses que criaram as primeiras competies, hoje populares mundialmente, com grandes presenas de duplas americanas, canadenses, alems, francesas, escandinavas e japonesas. No Brasil a dana de salo foi introduzida em 1914, quando a sua Louise Poas Leito, fugindo da I Guerra Mundial, aportou em So Paulo. Ensinando valsa, mazurca e outros ritmos tradicionais para a sociedade paulista, Madame Poas Leito no imaginava que iria criar uma tradio to forte, seguida por discpulos que continuariam a divulgar a dana de salo, entre elas o Ncleo de Dana Stella Aguiar. No Rio de Janeiro a dana de salo cresceu nas mos de Maria Antonietta, que, com vrias correntes de professores, fazem o nosso bolero, samba no p e samba de gafieira famosos no mundo todo.

http://todocomposto.wordpress.com/historia-da-danca-de-salao/ As primeiras danas aconteceram em rituais de misticismo. Com a movimentao ritmada do corpo e com o acompanhamento de instrumentos, um estado de transe era procurado. Estado que permitia vivenciar momentos msticos. Quando o homem chegou a outro estilo de vida, o de viver em sociedade, a sobrevivncia comum exigiu que tarefas como a caa, a triturao de razes, sementes, folhas etc. fossem organizadas e muitas delas eram realizadas e reguladas por marcaes rtmicas, como pancadas e gritos. Um dos grandes filsofos gregos, Scrates, acreditava que a dana poderia formar um cidado inteiramente, uma vez que apresentava as propores corretas ao corpo, ensinava uma fonte para ter boa sade e era vista como uma tima maneira de reflexo esttica e filosfica. O pensamento de Scrates ganhou espao na educao grega e foi reforado por essa civilizao, que no separava o corpo do esprito e acreditava no equilbrio entre ambos como caminho para o conhecimento e a sabedoria. Por muitos anos, a dana foi objeto de adorao, mas os tempos no foram s glria para essa arte: houve adversidades e tentativas de destru-la. Na primeira parte da Idade Mdia, a dana foi considerada pag pelo clero. Perdeu fora no sculo IV e foi banida no sculo XII. Apenas no renascimento voltou a aparecer e a ocupar lugar de destaque. Na segunda parte da Idade Mdia surgiram os mestres de danas, que acompanhavam os nobres e, muitas vezes, tinham cargos de confiana. Aos poucos, eles se converteram em professores de boas maneiras e a dana passou a fazer parte da educao dos cavalheiros. Depois que a dana foi inserida na educao da nobreza, por vrios perodos, danar foi privilgio apenas do sexo masculino. S muito mais tarde as mulheres foram iniciadas.

Com a participao das mulheres, vieram as danas ldicas, que eram expressas em festas e comemoraes. Assim, a dana comeou a fazer parte dos encontros da nobreza em seus sales, dando origem dana de salo. Genericamente conhecida como dana social, a dana de salo caracterizada pelo agrupamento em pares com papel masculino e feminino bem definido. O termo de salo veio pela necessidade de salas grandes, os sales, para que fosse possvel realizar as evolues das danas. A dana de salo apareceu pela primeira vez nas cortes italianas e depressa chegou at a Frana e a Inglaterra. Como uma prtica de excelncia e uma atividade de prestgio, foi estabelecida como parte da aristocracia da poca, que a diferenciava das classes mais pobres, praticantes somente das danas folclricas. Os ritmos mais danados eram os estilos mais clssicos e elegantes, como a dana medieval bsica, com passos pequenos e deslizantes. Nos sculos XV e XVI surgiram os ritmos mais rpidos, como a Sarabande, na qual os casais passavam entre filas de bailarinos. Em seguida, o Galliard e a rodopiante Volta.

Ainda na Europa, era possvel apreciar o delicado Minueto. A Valsa, originria de uma verso simplificada da dana austraca denominada Lnder, deu ao ano de 1776 o ttulo de marco fundamental para a histria das danas de salo. Nesse perodo, houve a primeira exibio de Valsa em Viena e foi tambm a primeira vez que os bailarinos se tocaram de maneira mais ntima ao danar. O contato fsico, necessrio ao danar, escandalizou muita gente. Quando a prtica da dana social comeou a ser levada a srio, teve incio a organizao da dana de salo. Alm das pessoas que danavam socialmente tambm existiam as que danavam com finalidade competitiva. A dana se dividiu entre social e de competio. Foram os ingleses os primeiros que percorreram vrios pases para

encontrar a sntese de cada ritmo, codificando a forma de dan-los para criarem as primeiras competies. [...] surge o profissionalismo [...] at ento, a dana era uma expresso livre; a partir deste momento, toma-se conscincia das possibilidades de expresso esttica do corpo humano e da utilidade das regras para explor-los. Alm disso, o profissionalismo caminha, sem dvida, no sentido de uma elevao do nvel tcnico. (BOUCIER, 1987) No Brasil, a dana de salo chegou no sculo XIX, com os professores de etiqueta e dana social da corte portuguesa, que vieram com dom Joo VI. O primeiro anncio de aulas de dana foi publicado em 13 de julho de 1811 na Gazeta do Rio de Janeiro. O anunciante foi Lus Lacombe, mestre de danas da casa real portuguesa e professor de dana de dom Pedro I. Com o passar o tempo, a dana de salo evoluiu e chegou ao sculo XXI com diversidade rtmica e variao de andamentos. A origem de cada dana, a postura, a forma de locomoo e a utilizao de espao so caractersticas especficas e passaram a definir a diviso da dana de salo entre danas clssicas e latinas. A Internacional DanceSport Federation (IDSF), rgo responsvel pelas danas de competio, assume que dez ritmos fazem parte de duas modalidades de dana, sendo eles:

Danas Clssicas: Valsa Inglesa, Valsa Vienense, Tango, Slowfox e Quickstep. Danas Latinas: Samba, Cha-Cha-Cha, Rumba, Paso Doble e Jive.

Esses ritmos estabelecem um padro considerado integralmente apenas em competies. No mbito social, tambm existem as mesmas modalidades de dana, clssicas e latinas, mas nelas no aparecem todos os dez ritmos estabelecidos pela IDSF. Em uma escola de dana de salo, por exemplo, a grade pode variar. H a constncia de alguns ritmos, a ausncia de outros e a insero de muitos que, por terem surgido mais recentemente, ainda no entraram na classificao oficial de competio. Danar, em uma escola, uma atividade social e permite flexibilidade para determinar quais ritmos iro compor a grade do curso de dana de salo de acordo com a cultura, preferncia e procura do pblico.

http://www.sempretops.com/cultura/danca-de-salao-origem-competicoes-e-estilos/ A dana de salo nasceu na Europa e concretizou-se na corte do Rei Luiz XIV na Frana. possvel que o abrao lateral venha por causa dos soldados que carregavam a espada no lado esquerdo. Tambm era evidente a postura clssica, ereta e com o torso fixo como no bal que tem a mesma origem. A forma de dana em casal foi levada pelos colonizadores a Amrica, aonde deu origem s muitas variedades a medida que se mesclava s formas populares locais: tango na Argentina, o maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos como a salsa, o bolero, a rumba.

Nos EUA o swing surgiu de grupos negros danando ao som de jazz no incio dos anos vinte. Aqui no Brasil, 7 ritmos so os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: Bolero, Soltinho, Samba, Forr, Lambada/Zouk, Salsa e Tango.

http://claudioeizasantos.webnode.com.br/historia%20da%20dan%C3%A7a%20de%20s al%C3%A3o/historia%20da%20dan%C3%A7a%20de%20sal%C3%A3o/ RITMOS MAIS ENSINADOS NAS ESCOLAS DE DANA DE SALO BOLERO Consta que seu nome deriva da palavra espanhola volero (de volar = voar) ou das bolinhas que eram usadas presas nos vestidos das danarinas ciganas (boleras), que pareciam voar enquanto danavam. Quanto dana, sua origem discutida: uma verso diz que se surgiu na Inglaterra passando pela Frana e Espanha com nomes variados (dana e contradana); outra verso, diz que veio do fandango - dana espanhola de origem rabe - muito popular, desde o sculo XVII e que fez sucesso no Brasil entre os sculos XVIII e XIX. H, ainda, autores que apontam o bailarino espanhol Sebastian Cerezo como seu criador, em 1780, inspirado numa dana tpica dos ciganos, fez uma variao baseada nas Seguidillas. O bolero, a princpio, era executado com acompanhamento de castanholas, violo e pandeiro, tal qual o fandango, enquanto o casal danava sem se tocar, com sensuais movimentos de aproximao e afastamento. Assim como o bolero influenciou o Mambo, Ch-Ch-Ch e Salsa e ele tambm recebeu influncia de outros ritmos como o Tango e apenas no Brasil, ele danado da forma como o conhecemos nos dias atuais com figuraes, passos de efeito e dos muitos giros. Na maioria dos pases latino-americanos ele danado de forma simples e lenta, sem muitas variaes. Portanto quando voc ouvir a expresso "dois pra l, dois pra c", com certeza estaro falando do bolero, pois essa a base para se danar esse ritmo que se desenvolveu, principalmente, em Cuba e outros pases da Amrica Central, Mxico, Repblica Dominicana, Porto Rico. Na Europa ele mais conhecido como rumba lenta. O Bolero uma dana agradvel e elegante com msica romntica com letras sentimentais e por isso permanece at nossos dias. SAMBA O samba uma dana popular originada de ritmos, danas sociais e religiosas dos negros africanos que se fundiu s danas e cantos sagrados dos indgenas brasileiros e que foi levado para a Bahia pelos escravos enviados para trabalhar nas plantaes de acar. SAMBA DE GAFIEIRA Dana popular e gnero musical derivado de ritmos e melodias de razes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia acompanhada de msica em compasso binrio e ritmo sincopado. Tradicionalmente, tocado por cordas (cavaquinho e vrios tipos de violo) e variados instrumentos de percusso. Por influncia das orquestras americanas em voga a partir da segunda guerra mundial, passaram a ser utilizados tambm instrumentos como trombones e trompetes, e, por influncia do Choro, flauta e

clarineta. Apesar de mais conhecido atualmente como expresso musical urbana carioca, o samba existe em todo o Brasil sob a forma de diversos ritmos e danas populares regionais que se originaram do Batuque. Manifesta-se especialmente no Maranho, Bahia, Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais. Como gnero musical urbano, o Samba nasceu e desenvolveu-se no Rio de Janeiro nas primeiras dcadas do sculo XX. Em sua origem uma forma de dana, acompanhada de pequenas frases meldicas e refres de criao annima, foi divulgado pelos negros que migraram da Bahia na segunda metade do sculo XIX e instalaram-se nos bairros cariocas da Sade e da Gamboa. A dana incorporou outros gneros cultivados na cidade, como Polca, Maxixe, Lundu, Xote etc., e originou o samba carioca urbano e carnavalesco. Surgiu nessa poca o Partido Alto, expresso coloquial que designava alta qualidade e conhecimento especial, cultivado apenas por antigos conhecedores das formas antigas do samba. Em 1917 foi gravado em disco o primeiro Samba, Pelo telefone, de autoria reivindicada por Donga (Ernesto dos Santos). A propriedade musical gerou brigas e disputas, pois habitualmente a composio se fazia por um processo coletivo e annimo. Pelo telefone, por exemplo, teria sido criado numa roda de partido alto, da qual participavam tambm Mauro de Almeida, Sinh e outros. A comercializao fez com que um samba passasse a pertencer a quem o registrasse primeiro. O novo ritmo firmou-se no mercado fonogrfico e, a partir da inaugurao do rdio em 1922, chegou s casas da classe mdia. Os grandes compositores do perodo inicial foram Sinh (Jos Barbosa da Silva), Caninha (Jos Lus Morais), Pixinguinha (Alfredo da Rocha Viana) e Joo da Baiana (Joo Machado Guedes). Variaes surgiram no final da dcada de 1920 e comeo da dcada de 1930: o Samba-Enredo, criado sobre um tema histrico ou outro previamente escolhido pelos dirigentes da escola para servir de enredo ao desfile no carnaval; o Samba-Choro, de maior complexidade meldica e harmnica, derivado do choro instrumental; e o Samba-Cano, de melodia elaborada, temtica sentimental e andamento lento, que teve como primeiro grande sucesso Ai, ioi, de Henrique Vogeler, Marques Porto e Lus Peixoto, gravado em 1929 pela cantora Araci Cortes. Tambm nessa fase nasceu o samba dos blocos carnavalescos dos bairros do Estcio e Osvaldo Cruz, e dos morros da Mangueira, Salgueiro e So Carlos, com inovaes rtmicas que ainda perduram. Nessa transio, ligada ao surgimento das escolas de samba, destacaram-se os compositores Ismael Silva, Nilton Bastos, Cartola (Angenor de Oliveira) e Heitor dos Prazeres. Em 1933, este ltimo lanou o samba Eu choro e o termo "breque" (do ingls break, ento popularizado com referncia ao freio instantneo dos novos automveis), que designava uma parada brusca durante a msica para que o cantor fizesse uma interveno falada. O Samba-de-Breque atingiu toda sua fora cmica nas interpretaes de Moreira da Silva, cantor ainda ativo na dcada de 1990, que imortalizou a figura maliciosa do sambista malandro. O Samba-Cano, tambm conhecido como samba de meio do ano, conheceu o apogeu nas dcadas de 1930 e 1940. Seus mais famosos compositores foram Noel Rosa, Ari Barroso, Lamartine Babo, Braguinha (Joo de Barro) e Ataulfo Alves. Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, gravada por Francisco Alves em 1939, foi o primeiro sucesso do gnero Samba-Exaltao, de melodia extensa e versos patriticos. A partir de meados da dcada de 1940 e ao longo da dcada de 1950, o samba sofreu nova influncia de ritmos latinos e americanos: surgiu o Samba de Gafieira, mais propriamente uma forma de tocar -- geralmente instrumental, influenciada pelas orquestras americanas, adequada para danas aos pares praticadas em sales pblicos, gafieiras e cabars -- do que um novo gnero. Em meados da dcada de 1950, os

msicos dessas orquestras profissionais incorporaram elementos da msica americana e criaram o Sambalano. O partido alto ressurgiu entre os compositores das escolas de samba dos morros cariocas, j no mais ligado dana, mas sob a forma de improvisaes cantadas feitas individualmente, alternadas com estribilhos conhecidos cantados pela assistncia. Destacaram-se os compositores Joo de Barro, Dorival Caymmi, Lcio Alves, Ataulfo Alves, Herivelto Martins, Wilson Batista e Geraldo Pereira. Com a Bossa Nova, que surgiu no final da dcada de 1950, o samba afastou-se ainda mais de suas razes populares. A influncia do Jazz aprofundou-se e foram incorporadas tcnicas musicais eruditas. O movimento, que nasceu na zona sul do Rio de Janeiro, modificou a acentuao rtmica original e inaugurou um estilo diferente de cantar, intimista e suave. A partir de um festival no Carnegie Hall de Nova York, em 1962, a bossa nova alcanou sucesso mundial. O retorno batida tradicional do samba ocorreu no final da dcada de 1960 e ao longo da dcada de 1970 e foi brilhantemente defendido por Chico Buarque de Holanda, Billy Blanco e Paulinho da Viola e pelos veteranos Z Kti, Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia e Martinho da Vila. Na dcada de 1980, o Samba consolidou sua posio no mercado fonogrfico e compositores urbanos da nova gerao ousaram novas combinaes, como o paulista Itamar Assuno, que incorporou a batida do Samba ao Funk e ao Reggae em seu trabalho de cunho experimental. O Pagode, que apresenta caractersticas do Choro e um andamento de fcil execuo para os danarinos, encheu os sales e tornou-se um fenmeno comercial na dcada de 1990. SOLTINHO No sabemos ao certo como e quando o Soltinho apareceu aqui no Brasil. Em nossa pesquisa encontramos a dana como uma variao do Eastern Country Swing Americano, com a diferena do Soltinho ter a marcao do passo bsico para os dois lados. Tambm foi chamado em algumas fontes de swing ou rock brasileiro. uma dana que junta a ginga e o improvisao brasileira ao rock e o swing dos EUA. O primeiro ponto a ser esclarecido que, diferente da maioria dos outros ritmos (como o samba, o tango ou o rock), o Soltinho apenas dana, no tendo msica caracterstica. No se pode afirmar: esta msica um Soltinho, e sim, esta msica pode ser danada como Soltinho. E que msicas so essas? Todas as que tenham balano, que normalmente eram danadas separadas. Experimente entrar em uma loja de CDs e pedir um de Soltinho. Se o vendedor for honesto dir que no sabe o que , pois o termo conhecido apenas no mundo da dana de salo. No Rio de Janeiro o Soltinho comeou a ser danado a partir da dcada de 80. Nos sales paulistanos ele comeou a ser danado no incio da dcada de 90, pegando carona com o sucesso do samba de gafieira e do bolero vindos do Rio de Janeiro. O ritmo contagiante pela sua relativa facilidade no aprendizado, pelos giros e alegria dos passos e pela improvisao no estilo. Alm disso o Soltinho pode substituir outras danas: pode se danar um swing, um rock lento ou mesmo um fox-trot. ROCK Termo originrio do ingls rock('n'roll) designao de uma dana muito movimentada, de origem norte-americana, que surgiu na dcada de 50. Do ponto de vista musical, o

rock surgiu da fuso da msica country, e do rhythm and blues. Inicialmente de msica muito simples, era um estilo de forte ritmo danante. SALSA O nome salsa se refere ao tempero, a algo picante, o que caracteriza efetivamente o ritmo. A salsa cada vez mais se incorpora s danas tradicionais de salo no Brasil, mas teve seu auge na dcada de 60. CHA-CHA-CHA Segundo alguns autores uma dana derivada da rumba e ligada ao mambo. Seu nome devido ao som produzido pelos danarinos nas pistas de dana. Nas msicas h um predomnio de instrumentos de sopro. MERENGUE Tem sua origem na Republica Dominicana e seu nome derivado do apelido dado aos invasores franceses no sculo XVII (merengue). Tem ritmo veloz e malicioso. A caracterstica principal do merengue o quadril que se move horizontalmente de um lado para o outro. TANGO O Tango nasceu nos fins do sculo XIX derivado das misturas entre as formas musicais dos imigrantes italianos e espanhis, dos crioulos descendentes dos conquistadores espanhis que j habitavam os pampas e de um tipo de batuque dos negros chamado "Candombe". H indcios de influncia da "Habanera" cubana e do "Tango Andaluz". O Tango nasceu como expresso folclrica das populaes pobres, oriundas de todas aquelas origens, que se misturavam nos subrbios da crescente Buenos Aires. Nasceu como um amlgama de batuques por suposto, o ritmo dos negros africanos, dos imigrantes e dos crioulos descendentes dos primeiros colonizadores. As teorias so muitas, algumas controversas, mas estudiosos tendem a concordar que as palavras tango e milonga tm origem africana a primeira seria usada tanto para designar o espao dentro de casa onde se podia danar, as prprias danas africanas e at o tocar de um instrumento. A etimologia da segunda pode significar tanto baderna e confuso como um feitio de amor, o milongo. Enfim, em castelhano, o termo milonga comeou a indicar os locais onde negros e mestios se reuniam para danar. O tango surgiria em meio a comunidades mais pobres, nos subrbios perto do porto de Buenos Aires, na Argentina. Inicialmente, em pblico, homens danavam com homens contam alguns estudiosos que, poca, considerava-se indecente um homem e uma mulher danarem juntos. Segundo outros leitores do assunto, porm, isso se devia ao fato de a populao feminina ser pequena em uma regio com intensa imigrao de trabalhadores. Assim, era nos bordis que se concentrava o baile de mulheres com homens nessas casas, alis, os passos e a msica foram descobertos pelas classes mais prsperas. No incio do sculo 20, a msica e a dana chegaram a Paris, na Frana, causando tremendo sucesso. De 1913 em diante, o tango tomou o mundo, encantado com o ritmo vindo da ento rica e glamurosa Argentina, forte parceira de uma Inglaterra ainda imponente. Essa popularidade mudou as letras da msica, antes mais lascivas. Nascia assim, j na transio dos anos 20 aos 30, o tango-cano, mais romntico, embora conservando um qu de lamento. Os cantores ganharam fama. O principal deles quase

um clich, de to conhecido: Carlos Gardel, morto aos 45 anos em desastre de avio em 1935. Mas o auge ainda estava por vir os anos de ouro do tango (com sua riqueza de variedades da dana) so os das dcadas de 1940 e 1950. Destacam-se, nesse perodo, duas orquestras: a de Carlos Di Sarli, conhecido por um estilo mais lento e elegante, e a de Osvaldo Pugliese, sinnimo de inovao e habilidade em atrair os pares para o salo. Numa fase inicial era puramente danante. O povo se encarregava de improvisar letras picantes e bem humoradas para as musicas mais conhecidas, mas no eram, por assim dizer, letras oficiais, feitas especificamente para as msicas nem associadas definitivamente a elas. Em pblico, danavam homens com homens. Naqueles tempos era considerada obscena a dana entre homens e mulheres abraados, sendo este um dos aspectos do tango que o manteve circunscrito aos bordis, onde os homens utilizavam os passos que praticavam e criavam entre si nas horas de lazer mais familiar. Mais tarde, o tango se tornou uma dana tipicamente praticada nos bordis, principalmente depois que a industrializao transformou as reas dos subrbios em fbricas transferindo a misria e os bordis para o centro da cidade. Nessa fase haviam letras com temtica voltada para esses ambientes. So letras francamente obscenas e violentas. No final do sculo XIX nenhuma outra cidade latino-americana cresceu mais que Buenos Aires. Em 1869, a populao da Argentina era de apenas 2 milhes de habitantes. Entre 1880 e 1905, chegaram quele pas trs milhes de imigrantes europeus, a maioria italianos. Em 1900, um tero da populao da cidade de Buenos Aires era estrangeira. "A Prostituta do Prata", como eu chamo com carinho Buenos Aires, era um m que atraa imigrantes do mar exterior (o Atlntico), mas tambm do mar interior (o Pampa). A Lei Avellaneda, que repartiu as terras rurais levando especulao e concentrao fundirias no campo argentino, expulsou o gachos das estncias do Pampa mido. As estrelas guiaram ento o gacho para cidade, onde ele apenas descia do seu cavalo e j se perdia num beco portenho, em busca de uma vida melhor. Sem terra e sem companhia, os imigrantes gachos so os abandonados e desorientados das caladas de Buenos Aires. So rfos (alis, a palavra gaucho vem do araucano guacho: significa ilegtimo, sem pai, bastardo). A palavra di. Os gachos ento encontram os imigrantes europeus nos bares e nos prostbulos nas orillas flacas (baixos arredores) de Buenos Aires, s margens do Riachuelo. Cidade de homens solitrios, de homens sem mulher. Todos assim se reconhecem no tango, uma msica para imigrantes, para desenraizados, desarraigados, numa cidade de solido e de transio. Por volta de 1910 o Tango foi levado para Paris. Existem vrias verses de como isso aconteceu. A sociedade parisiense da poca em que as artes viviam o modernismo ansiava por novidades e exotismos. O tango virou uma febre em Paris e, como Paris era o carro chefe cultural de todo o mundo civilizado, logo o tango se espalhou pelo resto do mundo. A parcelas moralistas da sociedade condenavam o tango, assim como j haviam se colocado contra a valsa antes, por o considerarem uma dana imoral. A prpria alta sociedade Argentina desprezava o tango, que s passou a ser aceito nos sales de alta classe pela influncia indireta de Paris. Em 1917 comearam a surgir variantes formais do Tango. Uma delas, influenciada pela romana francesa, deu origem ao chamado Tango-cano. Tangos feitos para musicar uma letra. A letra passa a ser parte essencial do tango e conseqentemente, surgem os cantores de tango. O tango j no feito exclusivamente para danar. considerado o primeiro - ou pelo menos mais marcante nessa transio - Tango-cano o "Mi Noche Triste" com uma letra que Pascoal Contursi comps, em 1917, sobre uma msica mais

antiga chamada "Lita". Nos cabars de luxo da dcada de 1920, o tango sofreu importantes modificaes. Os executantes no eram mais os pequenos grupos que atuavam nos bordis, mas msicos profissionais que trouxeram o uso do piano e mais qualidade tcnica e meldica. Carlos Gardel nasceu Charles Romuald Gards no dia 11 de dezembro de 1890, em Toulouse, Frana. Filho de pai desconhecido, chegou a Buenos Aires com sua me quando tinha apenas 2 anos. Morou grande parte de sua vida no bairro portenho do Abasto. Teve uma infncia pobre e desde cedo viveu de pequenos bicos. Comeou a cantar aos 17 anos e em 1911 formou uma dupla com o cantor uruguaio Jos Razzano, quem o transformou no fenmeno musical da dcada. O reconhecimento veio em 1914, quando passou a se apresentar regularmente no cabar Armenonville, em Buenos Aires. Aps a separao da dupla comeam as primeiras viagens ao exterior. No ano 1925, Gardel j era popular em toda a Amrica espanhola. 1927 foi o ano da sua consagrao na Europa, alcanando grande sucesso em Paris. Logo viriam Estados Unidos e o cinema. Nos estdios da Paramount, em Nova York, atuou em vrios filmes que fizeram grande sucesso e estenderam ainda mais a sua lenda. No dia 24 de junho de 1935 morre num desastre areo, no auge da carreira e da fama, em Medelln, Colmbia Carlos Gardel j era um estrondoso sucesso em 1928. Sucesso que durou at 1935, quando faleceu vtima de um acidente de avio quando estava em pleno auge. Gardel cantava o tango em Paris, Nova York e muitas outras capitais do mundo, sempre atraindo multides, principalmente quando se apresentava na Amrica latina. Eram multides dignas de Elvis Presley e Beatles. Tambm foi responsvel pela popularizao do tango estrelando filmes musicais de tango produzidos em Hollywood. A dcada de 1940 considerada uma das mais felizes e produtivas do tango. Os profissionais que haviam comeado nas orquestras dos cabars de luxo da dcada de 1920 estavam no auge de seu potencial. Nessa poca as letras do tango passaram a ser mais lricas e sentimentais. A antiga temtica dos bordis e cabars, de violncia e obscenidades, era uma mera reminiscncia. A frmula ultra-romntica passa a caracterizar as letras: a chuva, a garoa, o cu, a tristeza do grande amor perdido. Muitos letristas eram poetas de renome e com slida formao cultural. A dcada de 1950 conta com a atuao revolucionria de Astor Piazzolla. Piazzolla rompe com o tradicional trazendo para complementar os recursos clssicos do tango influncias de Bach e Stravinsky por uma lado, e por outro lado do Cool Jazz. Astor Pantalen Piazzolla, nascido no dia 11 de maro de 1921 na cidade de Mar del Plata, passou a infncia entre Buenos Aires e Nova York - mais na segunda cidade que na primeira. Comeou a estudar msica aos 9 anos nos Estados Unidos, dando continuidade em Buenos Aires e na Europa. Em 1935 teve um encontro quase mstico com Carlos Gardel, ao participar como extra no filme El Da que me Quieras. Sua carreira comea verdadeiramente quando decide participar como bandoneonista na orquestra de Anbal Troilo. Em 1952 ganha uma bolsa do governo francs para estudar com a legendria Nadia Boulanger, quem o incentivou a seguir seu prprio estilo. Em 1955, de volta a casa, Astor forma o Octeto Buenos Aires. Sua seleo de msicos - em uma experincia similar jazzstica norte-americana de Gerry Mulligan - termina delineando arranjos atrevidos e timbres pouco habituais para o tango, como a introduo de guitarra. A presena de Astor gerou ao princpio receios, inveja e admirao entre a comunidade tangueira. Nos anos 60 Piazzolla teve que defender com unhas e dentes sua msica, abalada pelas fortes crticas. A controvrsia girava em torno de se sua msica era tango

ou no, a tal ponto que Astor teve que cham-la de "msica contempornea da cidade de Buenos Aires". Mas isso no era tudo: Astor provocava a todos com sua vestimenta informal, com sua pose para tocar o bandonen (tocava de p, quando a tradio era segurar o fole sentado) e com suas declaraes que mais pareciam desafios. A formao da primeira parte dos anos 60 foi, basicamente, o quinteto. Seu pblico era integrado por universitrios, jovens e pelo setor intelectual, se bem estava longe de ser massivo. Astor j tinha fama de duro e bravo, de lutador, estava em pleno perodo criativo e se rodeou dos melhores msicos. Com Adis NoninoEra quebrada a imagem de bailarino acrobtico., Decarsimo e Muerte de un ngel comeou a trilhar um caminho de sucesso que tera picos em seu concerto no Philarmonic Hall de Nova York e na musicalizao de poemas de Jorge Luis Borges. Em seus ltimos anos, Piazzolla preferiu apresentar-se em concertos como solista acompanhado por uma orquestra sinfnica com uma ou outra apresentao com seu quinteto. Foi assim que percorreu o mundo e ampliou a magnitude de seu pblico em cada continente pelo bem e a glria da msica de Buenos Aires. Astor Piazzolla faleceu em Buenos Aires no dia 4 de julho de 1992, mas deixou como legado sua inestimvel obra - que abrange uns cinquenta discos - e a enorme influncia de seu estilo. Na verdade, a produo cultural sobre Piazzolla parece no ter fim: se estende ao cinema e ao teatro, constantemente reeditada pelas discogrficas e ganha vida na Fundacin Piazzolla, liderada por sua viva, Laura Escalada. Nessa poca o tango passa a ser executado com alto grau de profissionalismo musical, mas no universo popular a dcada de 1950 v a invaso do Rock'Roll americano e as danas de salo passam a ser prtica apenas de grupos de amantes. Na dcada de 1960, uma lei de proteo msica nacional Argentina j est revogada, e o tango que era ouvido diariamente nas rdios vai sendo substitudos por outros ritmos estrangeiros, enquanto as gravadoras j no se interessam mais pelo tango. A juventude no s pra de praticar o tango no lazer cotidiano como passa a ridiculariz-lo como coisa fora de moda. Com o desinteresse comercial das gravadoras, poucos grandes tangos foram compostos. Tem sido mais comuns, as releituras de antigos sucessos e reinterpretaes modernizadas dos maiores sucessos dos primeiros tempos. Hoje a crtica Argentina detecta um retorno do tango, cada vez mais freqente em peas teatrais e cinematogrficas. Em 1983 se apresentou em Paris uma inovao relativa aos espetaculosa planejados para o exterior: os casais de profissionais que integravam o elenco provinham da "milonga portea".

VALSA - A Valsa, baseada em compassos ternrios, surgiu nas regies campestres da Alemanha e ustria, desenvolvendo-se a partir do Minueto e do Laendler (dana popular Austraca). Atualmente, se faz presente em ocasies especiais como casamentos, festas de debutantes e etc.

http://padreantoniovieira.wordpress.com/2011/05/20/a-historia-da-danca-de-salao/ Uma histria, passo a passo O termo danas de salo deriva do ingls ballroom dancing que, por sua vez, tem as

suas origens na palavra ball, uma derivao do latim ballare que s podia significar danar. Desde tempos imemoriais que o homem dana, ora para celebrar, ora para fazer o luto, mas s no sculo XV que o acto de danar, e em pares, ganha contornos de entretenimento e diverso. Experimentada pela primeira vez nas cortes italianas, a moda depressa danou at Frana e Inglaterra, onde os nobres no queriam outra coisa, alis, para pertencer ao jet set da altura, ou sabia danar ou no entrava! O ano de 1776 foi um marco fundamental na histria das danas de salo, com a exibio da primeira Valsa em Vienafoi ainda a primeira vez que um par de bailarinos se tocava de forma mais ntima ao danar! Mantidas dentro dos crculos sociais da classe alta europeia, como um segredo bem guardado, as danas de salo foram introduzidas ao resto da populao mundial a partir do sculo XX. A sua popularidade e massificao foi de tal ordem que sobreviveu a duas guerras mundiais, contribuiu para a motivao das pessoas, tornando-se ainda um passatempo predilecto e a melhor maneira de conhecer aquele homem ou mulher especial! Quando o mundo pensava que no voltaria a apaixonar-se por uma dana como aconteceu com a Valsa, eis que os Estados Unidos apresenta a Rag Time: um som cativante, com origens afro-americanas que, para alm de pr todos a mexer, impulsionou a criao de diversas danas originais, desde o Grizzly Bear, Turkey Trot, Bunny Hug, Shimmy, Black Bottom e Charleston digamos que foi um perodo de loucura total e de tudo vale na pista de dana. As danas sociais, como tambm so conhecidas, nunca mais seriam as mesmas e ficaram divididas em duas categorias: Danas Modernas e Danas Latino-Americanas. Danas Modernas Foi durante os loucos anos 20 e 30 que um grupo de britnicos especializados na matria desenvolveram aquelas que ainda hoje so grandes pilares das danas de salo: a Valsa Inglesa, o Foxtrot, a Quickstep e o Tango. Adequadas aos sales de baile de ento os famosos dance halls foram adaptadas msica que se ouvia na altura e pensadas para serem de fcil aprendizagem para o pblico em geral. Danas Latino-Americanas O mundo volta a render-se euforia da dana quando entre 1929 e 1930, um grupo de msicos cubanos apresenta, primeiro em Nova Iorque e depois em Londres e Paris, a Rumba Quadrada um ritmo afro-cubano contagiante e a primeira dana latinoamericana a fazer parte do rol das danas de salo praticadas na altura. O sucesso foi tal que depressa se seguiram muitas outras do gnero o Samba, o Jive, o Paso Doble, o Mambo, o Ch-Ch-Ch e a Rumba Cubana. Nomes e gneros que ainda hoje encantam quem pratica danas de salo e quem assiste a to bela exibio. Dana de competio A paixo pelas danas de salo, pelos seus movimentos, pela sua envolvncia e pelo ambiente que criam, leva muitos pares de bailarinos a experimentar os seus passos ao nvel da competio. Para alm da satisfao prpria que advm da dana, quem compete quer agradar ao pblico, aos outros bailarinos e aos juzes quer fazer parte de um espectculo ainda maior. Claro que na competio tudo avaliado: rigor tcnico, execuo da coreografia, interpretao da msica, guarda-roupa e caracterizao. Mantendo a diviso Danas Modernas e Danas Latino-Americanas, em provas e campeonatos de competio so dez as danas de salo que marcam presena: Valsa Inglesa, Quickstep, Foxtrot, Tango, Valsa Vienense, Rumba, Samba, Ch-Ch-Ch, Jive e Paso Doble.

Vestidos para danar Todas as danas de salo expressam uma histria, com sentimentos e paixes muito prprias, o que quer dizer que o par que executa, atravs da dana, essa histria, tem de estar vestido altura. Aqui tambm h uma distino: para as danas modernas, o homem veste um traje de cerimnia (lao branco e casaca) e cala sapatos de couro ou de verniz; enquanto a mulher enverga um vestido comprido e solto e sapatos clssicos de couro. Mais criativas e libertadoras, as danas latino-americanas so apresentadas por um bailarino vestido de calas justas, camisa fantasia e sapatos de camura; a bailarina, por sua vez, surpreende com vestidos normalmente curtos e extravagantes, calando sandlias de material sinttico, mas igualmente enfeitadas. A dana da sade Est mais que comprovado que as danas de salo renem o melhor do desporto e do convvio social, podendo ser praticadas por bailarinos dos 8 aos 80! um excelente passatempo, em torno do qual se pode reunir familiares e amigos. Para alm de exercitar o corpo por completo, um excelente exerccio cardiovascular (sim, queima calorias!), mas tambm uma boa forma de desenvolver a coordenao motora e mental, para no falar no aperfeioamento da sua postura. Danar tem ainda outros poderes impressionantes: libertam as endorfinas da felicidade, o que significa que nos sentimos mais confiantes, nas nuvens v l! Est convencido? Ento, agarre no seu par e faam-se pista!

You might also like