You are on page 1of 2

HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W. (1944). Sobre a gnese da burrice. In. ______. Dialtica do esclarecimento; fragmentos filosficos.

Traduo Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985, pp. 239-240. [Notas do texto, p. 254.]

SOBRE A GNESE DA BURRICE O smbolo da inteligncia a antena do caracol com a viso tateante, graas qual, a acreditar em Mefistfeles,38 ele tambm capaz de cheirar. Diante de um obstculo, a antena imediatamente retirada para o abrigo protetor do corpo, ela se identifica de novo com o todo e s muito hesitantemente ousar sair de novo como um rgo independente. Se o perigo ainda estiver presente, ela desaparecer de novo, e a distncia at a repetio da tentativa aumentar. Em seus comeos, a vida intelectual infinitamente delicada. O sentido do caracol depende do msculo, e os msculos ficam frouxos quando se prejudica seu funcionamento. O corpo paralisado pelo ferimento fsico, o esprito pelo medo. Na origem, as duas coisas so inseparveis. Os animais mais evoludos devem o que so sua maior liberdade; sua existncia mostra que, outrora, suas antenas foram dirigidas em novas direes e no foram retiradas. Cada uma de suas espcies o monumento de inumerveis outras espcies cuja tentativa de evoluir se frustrou desde o incio; que sucumbiram ao medo to logo uma de suas antenas se moveu na direo de sua evoluo. A represso das possibilidades pela resistncia imediata da natureza ambiente prolongou-se interiormente, com o atrofiamento dos rgos pelo medo. Cada olhar de curiosidade que o animal lana anuncia uma forma nova dos seres vivos que poderia surgir da espcie determinada a que pertence o ser individual. No apenas seu carter determinado que o mantm sob a guarda de seu antigo ser; a fora que vem de encontro a esse olhar uma fora cuja existncia remonta a milhes de anos: foi ela que o fixou desde sempre em sua etapa evolutiva e impede, numa resistncia sempre renovada, toda tentativa de ultrapassar essa etapa. Esse primeiro olhar tateante sempre fcil de dobrar, ele tem por trs de si a boa vontade, a frgil esperana, mas nenhuma energia constante. Tendo sido definitivamente afugentado da direo que queria tomar, o animal torna-se tmido e burro.

[A numerao desta pgina corresponde ao texto original.]

239

HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W. (1944). Sobre a gnese da burrice. In. ______. Dialtica do esclarecimento; fragmentos filosficos. Traduo Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985, pp. 239-240. [Notas do texto, p. 254.]

A burrice uma cicatriz. Ela pode se referir a um tipo de desempenho entre outros, ou a todos, prticos e intelectuais. Toda burrice parcial de uma pessoa designa um lugar em que o jogo dos msculos foi, em vez de favorecido, inibido no momento do despertar. Com a inibio, teve incio a intil repetio de tentativas desorganizadas e desajeitadas. As perguntas sem fim da criana j so sinais de uma dor secreta, de uma primeira questo para a qual no encontrou resposta e que no sabe formular corretamente.39 A repetio lembra em parte a vontade ldica, por exemplo do co que salta sem parar em frente da porta que ainda no sabe abrir, para afinal desistir, quando o trinco est alto demais; em parte obedece a uma compulso desesperada, por exemplo, quando o leo em sua jaula no pra de ir e vir, e o neurtico repete a reao de defesa, que j se mostrara intil. Se as repeties j se reduziram na criana, ou se a inibio foi excessivamente brutal, a ateno pode se voltar numa outra direo, a criana ficou mais rica de experincias, como se diz, mas freqentemente, no lugar onde o desejo foi atingido, fica uma cicatriz imperceptvel, um pequeno enrijecimento, onde a superfcie ficou insensvel. Essas cicatrizes constituem deformaes. Elas podem criar caracteres, duros e capazes, podem tornar as pessoas burras no sentido de uma manifestao de deficincia, da cegueira e da impotncia, quando ficam apenas estagnadas, no sentido da maldade, da teimosia e do fanatismo, quando desenvolvem um cncer em seu interior. A violncia sofrida transforma a boa vontade em m. E no apenas a pergunta proibida, mas tambm a condenao da imitao, do choro, da brincadeira arriscada, pode provocar essas cicatrizes. Como as espcies da srie animal, assim tambm as etapas intelectuais no interior do gnero humano e at mesmo os pontos cegos no interior de um indivduo designam as etapas em que a esperana se imobilizou e que so o testemunho petrificado do fato de que todo ser vivo se encontra sob uma fora que domina.

[As notas do texto Sobre a gnese da burrice, encontram-se, no texto original, na pgina 254.]
38 39

Faust, 1. parte, verso 4068. Cf. Karl Landauer, lntelligenz und Dummheit, em: Das Psychoanalytische Volksbuch. Berna, 1939, p. 172.

[A numerao desta pgina corresponde ao texto original.]

240

You might also like