You are on page 1of 2

ADOO (FILIAO NA FAMLIA DE DEUS) Na regenerao Deus nos d uma nova vida espiritual interior.

Na justificao d-nos o direito legal de estar diante dele. Mas na adoo Deus nos faz membros de sua famlia. Portanto, o ensino bblico sobre a adoo concentra-se muito mais na comunho pessoal com Deus e com o seu povo que a salvao nos d.

A. EVIDNCIAS BBLICAS DA ADOO Podemos definir adoo da seguinte maneira: adoo um ato de Deus por meio do qual ele nos faz membros de sua famlia. Joo menciona a adoo no comeo do seu evangelho, em que diz: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crem no seu nome (Jo 1.12). Em contraste com isso, aqueles que no crem em Cristo no so filhos de Deus nem adotados na sua famlia, mas so filhos da ira (Ef 2.3) e filhos da desobedincia (Ef 2.2; 5.6).

B. A ADOO SEGUE A CONVERSO E RESULTADO DA F SALVFICA Podemos inicialmente pensar que nos tornaramos filhos de Deus pela regenerao, visto que a imagem de ser nascido de novo na regenerao faz-nos pensar a respeito de filhos nascidos numa famlia humana. Mas o Novo Testamento nunca associa a adoo com a regenerao: de fato a idia de adoo oposta idia de ser nascido em uma famlia!

C. A ADOO ALGO DISTINTO DA JUSTIFICAO Embora a adoo seja um privilgio que vem a ns ao mesmo tempo em que nos tornamos cristos (Jo 1.12; Gl 3.26; 1Jo 3.1-2) , contudo, um privilgio distinto da justificao e da regenerao. Na regenerao tornamo-nos espiritualmente vivos, capazes de falar com Deus em orao e adorao e capazes de ouvir sua Palavra com corao receptivo. Porm, possvel que Deus tenha criaturas espiritualmente vivas e que, contudo, no so membros de sua famlia e no compartilham os privilgios especiais de membros da famlia os anjos, por exemplo,

aparentemente se enquadram nessa categoria. 3 Portanto, teria sido possvel para Deus decidir dar-nos regenerao sem o grande privilgio da adoo na sua famlia.

D. OS PRIVILGIOS DA ADOO Os benefcios ou privilgios que acompanham a adoo so vistos primeiramente no modo como Deus se refere a ns e tambm no modo como ns nos referimos uns aos outros como irmos e irms na famlia de Deus. Um dos maiores privilgios da nossa adoo a possibilidade de falar com Deus e de nos referirmos a ele como um Pai bom e amoroso. Ns oramos: Pai nosso, que ests nos cus (Mt 6.9), e compreendemos que j no somos escravos, porm filhos (Gl 6.7). Portanto, agora dirigimo-nos a Deus no como um escravo se dirige ao senhor de escravos, mas como um filho se dirige ao pai. De fato, Deus nos d um testemunho interno oriundo do Esprito Santo que faz com que instintivamente chamemos Deus de nosso Pai. Mas recebestes o esprito de adoo, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

You might also like