You are on page 1of 6

Anhanguera Educacional Faculdade de Negcios e Tecnologias da Informao Bacharelado em Sistemas de Informao

Atividades Prticas Supervisionadas Relatrio da Etapa <X> <Nome do Relatrio>


Disciplina: <Nome da Disciplina> Professor: Rodrigo Amorim Porto Semestre: <Semestre> Grupo: <Nmero do Grupo> (Consultar a lista de Grupos no Moodle) RA Nome <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> <RA do(a) Aluno(a)> <Nome do(a) aluno(a)> Braslia DF

<data: DD/MM/AAAA>

Anhanguera Educacional FACNET Sistemas de Informao ATPS

Prezados Alunos, solicito a leitura atenta das instrues/orientaes abaixo. A correo do relatrio levar em considerao o pleno atendimento aos requisitos abaixo apresentados.
AUTORIA DO CONTEDO COMUNICADO APRESENTADO A TODOS OS GRUPOS Prezados Alunos, Comunico que o contedo extrado de livros, artigo e pginas da internet, bem como de qualquer outra fonte, deve ser corretamente citado, conforme normas ABNT vigentes, ou seja, deve ser preservada a autoria do contedo. Contedo apresentado na ntegra, mesmo que seja um pargrafo ou frase, sem meno da fonte original e do seu respectivo autor, caracterizado como plgio, tendo como consequncia, a atribuio da nota 0,0 (zero) aos alunos do grupo na referida etapa da ATPS. Tambm destaco que o registro de uma pgina da Internet nas referncias, no permite a cpia, na ntegra, do contedo. Neste caso, tambm fica caracterizado o plgio. Assim, oriento que os alunos revisem todo o contedo do relatrio, a fim de corrigir eventuais inconsistncias nas citaes ou mesmo esquecimentos. Tambm obrigatrio o registro, na seo Referncias (final do relatrio), das fontes consultadas. Por fim, comunico que o processo de correo do relatrio tambm prev a consulta das fontes referenciadas e citadas e a sua correta apresentao no artigo. Ao entregar o relatrio para avaliao, os alunos do grupo sinalizam a sua concordncia e cincia com os termos acima apresentados. Atenciosamente, Rodrigo Porto REVISO DO ARTIGO RESPONSABILIDADE DO ALUNO Prezado(a) Orientando(a), Os itens abaixo apresentados representam parte dos elementos que sero analisados e avaliados e que participaro da atribuio da nota final do artigo. A verificao e ajuste destes elementos no contedo do artigo de exclusiva responsabilidade do aluno, autor do artigo. 1. Contedo 1.1. Siglas: Na primeira ocorrncia deve ser apresentado o significado. As posteriores podem referenciar somente a sigla. Exemplos: Internet Protocol (IP) e Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). 1.2. Palavras estrangeiras: Devem estar em itlico. 1.3. Acentuao, Concordncia e Plural: Devem estar de acordo com as normas regentes na Lngua Portuguesa. 1.4. Tempo verbal: Utilizar presente ou passado, visto que o relatrio representa o extrato de um trabalho que j foi realizado, ou que ainda est acontecendo. Evitar o tempo verbal futuro. 1.5. Texto contnuo: O contedo do relatrio deve ser escrito em texto contnuo, a partir da Introduo at o final (referncias, apndices ou anexos). Portanto, no devem existir quebra de pgina ou quebra de seo, inseridas no editor de texto. 2. Estrutura 2.1. Legenda Tabelas e Quadros: A numerao deve ser sequencial por tipo de elemento. Em tabelas e quadros, a legenda deve ser apresentada acima do elemento, com fonte Arial tamanho 10 e centralizado na linha.

Anhanguera Educacional FACNET Sistemas de Informao ATPS

2.2. Legenda Figuras: A numerao deve ser sequencial. A legenda deve ser apresentada abaixo da figura, com fonte Arial tamanho 10 e centralizado na linha. A fim de facilitar a visualizao, aconselha-se a incluso de borda nas figuras, para delimitar a sua rea. 2.3. Nota de Rodap: Tem como objetivo fornecer informaes complementares, evitando interrupes no texto e facilitando o acesso s informaes. So apresentadas no rodap da pgina, com espao simples, na mesma fonte do contedo, porm em tamanho menor. Podem ser: (i) Explicativas, indicadas por um asterisco; (ii) Bibliogrficas, numeradas sequencialmente. 4. Citaes e Referncias 4.1. Citao Direta Inserida no texto (at 3 linhas): Ocupa at 3 linhas e apresenta aspas. Deve ser apresentada entre aspas, dentro do pargrafo e no mesmo padro do texto. Atentar para a classificao da citao para a sua correta apresentao. 4.2. Citao Direta Destacada do texto (mais de 3 linhas): Ocupa mais de 3 linhas. Pargrafo distinto, sem aspas e com 4 cm de recuo da margem esquerda, em fonte menor e com espao simples. Atentar para a classificao da citao para a sua correta apresentao. 4.3. Citao indireta: Tambm exige a apresentao da fonte consultada. Consiste na reproduo da ideia do autor consultado, mantendo o seu significado original. 4.4. Referncias: Todas as fontes consultadas devem estar relacionadas nas referncias, por ordem alfabtica. As referncias devem estar corretamente apresentadas, de acordo com a norma ABNT NBR-6023 e o tipo do material consultado. Importante: Todas as citaes realizadas no relatrio devem se relacionar a uma referncia presente na seo Referncias.

REFERNCIAS Abaixo apresentada uma sugesto da estrutura de tpicos para o relatrio. O grupo pode utilizar a estrutura abaixo ou ajustar o contedo do relatrio conforme necessidade. No entanto, a seo Referncias obrigatria.

1 INTRODUO

Texto.

1.1 Formulao do problema

Texto.

Anhanguera Educacional FACNET Sistemas de Informao ATPS

2 REFERENCIAL TERICO

Texto.

3 METODOLOGIA

Texto.

4 DISCUSSO DOS RESULTADOS

Texto.

5 CONSIDERAES FINAIS

Texto.

REFERNCIAS

REFERNCIAS Todas as fontes consultadas e citadas no relatrio devem ser apresentadas nesta seo, atentando para o padro previsto na norma ABNT NBR 6023,2002. Destaco que cada tipo de fonte utilizada (livro, artigo, site, revista, etc) possui uma forma diferente de apresentao. Abaixo esto alguns exemplos:

BARBOSA, Simone Diniz Junqueira. Interao humano-computador. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. PACHECO, Marco; VELLASC, Marley. Sistemas Inteligentes de Apoio a Deciso . 1 ed. So Paulo: Intercincia, 2007.

Anhanguera Educacional FACNET Sistemas de Informao ATPS

LAUDON, Jane P.; LAUDON, Kenneth. Sistema de Informao Gerenciais. 1 ed. So Paulo: Pearson, 2009.

CONTANDRIOPOULOS, A.-P.; CHAMPAGNE, F.; POTVIN, L.; DENIS, J.-L. BOYLE, P. Saber preparar uma pesquisa. So Paulo: Hucitec-Abrasco, 1994. ZANELLA, L. C. H. Metodologia da pesquisa. Apostila elaborada para o curso de administrao na modalidade a distncia. Braslia: UnB, 2009.

Anhanguera Educacional FACNET Sistemas de Informao ATPS

You might also like