You are on page 1of 2

UFCD_3290_Crianas com necessidades especficas de educao (NEE)

Atividade prtica
Em grupos de 4 elementos, assinalem o carater verdadeiro (V) ou falso (F) das seguintes frases, justificando as vossas respostas:

1 Em Portugal, o primeiro Instituto Oficial de Ensino Especial a ser criado foi o Instituto das crianas com deficincias mentais. 2 Apenas no sculo XX que se verificou a criao de Asilos e Institutos para apoio s crianas com necessidades especficas de educao. 3 Em 1997 so criadas as classes especiais nas escolas secundrias. 4 A criao da Associao de Deficientes das Foras Armadas foi criada aps o 25 de abril. 5 O princpio da escola para todos entrou em vigor em Portugal a partir dos anos 90. 6 Este princpio permitiu, a nvel legislativo, adaptaes curriculares no processo de ensino-aprendizagem e eliminao de barreiras. 7 A educao especial uma modalidade normal de educao. 8 O princpio da escola inclusiva foi devidamente aplicado sem se verificarem quaisquer dificuldades. 9 O fraco conhecimento acerca da deficincia constitui um entrave escola inclusiva.
Tcnico/a de Aco Educativa

UFCD_3290_Crianas com necessidades especficas de educao (NEE)

10 As crianas com deficincias apresentam em mdia, altos nveis de escolaridade. 11 A educao era encarada como um problema das prprias crianas, diretamente causado por doena, mas nunca por acidente. 12 A sociedade encarou sempre da mesma forma a problemtica das crianas com necessidades especficas de educao.

Bom trabalho! O formador Diogo Lima 2012 novembro de

Tcnico/a de Aco Educativa

You might also like