You are on page 1of 110

1.

O QUE UM AEROPORTO Todo aerdromo pblico dotado de instalaes e facilidades para apoio de operaes de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e cargas. 2. DEFINIES BSICAS Para se obter um melhor conhecimento sobre a construo de aerdromos e sobre cada rea que compem o projeto do mesmo indispensvel conhecer primeiramente os rgos responsveis pela anlise e aprovao bem como os responsveis pela elaborao das normas referentes construo dos mesmos. O Comando da Aeronutica, principal rgo, tem como uma de suas finalidades apoiar controlar e desenvolver o transporte areo no Brasil. So diversos os componentes de sua estrutura que dispem de atividades especficas (CAER, 1987). ? ? ? ANAC Agncia Nacional de Aviao Civil; DECEA - Departamento de Controle do Espao Areo; DIRENG - Diretoria de Engenharia, regionalmente representada pelos Servios Regionais de Engenharia (SERENG);

COMAR - Comando Areo Regional (Figura 2.1)

Figura 2.1 Mapa Representativo das reas de jurisdio (CAER, 2005) De acordo com essas organizaes, a partir da dcada de setenta, a administrao aeroporturia foi atribuda empresa de economia mista INFRAERO, (Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroporturia), ou a rgos criados pelos Estados como o DAESP (Departamento Aerovirio do Estado de So Paulo) e o DAB (Departamento de Aviao da Bahia). No exterior, ditando normas e regulamentaes as quais o Brasil se orienta, tm-se as seguintes associaes: (CAER, 1987). ? ICAO - Organizao da Aviao Civil Internacional. Se discutem e

fixam direitos e deveres de seus membros, homogeneizando o transporte areo internacional. ? IATA - Associao Internacional do Transporte Areo. Definem tarifas

e condies de servio para os transportadores;

? ?

OACI - Conselho Internacional de Operadores de Aeroportos (A

INFRAERO a representante brasileira) FAA - Administrao Federal da Aviao. o rgo regulamentador

norte-americano cujos padres so reconhecidos internacionalmente. Segundo a Portaria 1141/GM-5/de 08/12/1987 do Comando da Aeronutica, a implantao de aerdromos exige sua aprovao pelo DECEA, (Departamento de controle do espao areo), DIRENG, (Diretoria de Engenharia) e ANAC, (Agncia Nacional de Aviao Civil). Se o aerdromo for pblico torna-se necessria sua homologao que autorizada pela ANAC. Sendo privado, ou seja de uso exclusivo de seu proprietrio ou por ele autorizado, torna -se necessrio seu registro que efetuado tambm pela ANAC. Para que um aerdromo se transforme num aeroporto, necessrio que o mesmo disponha de instalaes adequadas para passageiros, abastecimento etc.

2.1.

Definies de Termos, reas e Disposies Gerais As definies a seguir referem-se aos termos utilizados cotidianamente

para a elaborao de projetos, construo e regularizao de aerdromos (CAER, 1987). ?

Acostamento rea adjacente borda de um pavimento preparada de modo a oferecer uma transio entre o pavimento e a superfcie adjacente.

Aerdromo Uma rea definida em terra ou na gua (incluindo quaisquer construes, instalaes e equipamentos) com o propsito de ser utilizada, no todo ou em parte, para a chegada, partida e movimentao de aeronaves em sua superfcie.

? ? ?

Aerdromo Civil Aerdromo destinado, em princpio, ao uso de aeronaves civis. Aerdromo Militar Aerdromo destinado, em princpio, ao uso de aeronaves militares. Aerdromo Privado Aerdromo civil que s poder ser utilizado com permisso de seu proprietrio, sendo vedada sua explorao comercial.

? ?

Aerdromo Pblico Aerdromo civil destinado ao trfego de aeronaves em geral. Aeroporto - Todo aerdromo pblico dotado de instalaes e facilidades para apoio de operaes de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Alcance Visual de Pista (RVR) Alcance no qual o piloto de uma aerona ve no eixo da pista de pouso e decolagem pode ver a sinalizao horizontal na superfcie da pista ou as luzes que a delineiam ou que identificam seu eixo.

? ?

Altitude da Pista Altitude medida, em cada ponto, sobre o eixo da pista de pouso do aerdromo rea I rea do Plano de Zoneamento de Rudo, interior curva de nvel de rudo 1, onde o nvel de incmodo sonoro potencialmente nocivo aos circundantes, podendo ocasionar problemas fisiolgicos por causa das exposies prolongadas.

rea II rea do Plano de Zoneamento de Rudo, compreendida entre as curvas de nvel de rudo l e 2, onde so registrados nveis de incmodo sonoro moderados.

rea III rea do Plano de Zoneamento de Rudo, exterior curva de rudo de nvel 2, onde normalmente no so registrados nveis de incmodo sonoro significativos.

? ?

rea de manobras Parte do aerdromo utilizada para a decolagem, pouso e txi de aeronaves, excluindo-se os ptios de aeronaves. rea de movimento Parte do aerdromo a ser utilizada para a decolagem, pouso e txi de aeronaves, consistindo da rea de manobras e dos ptios de aeronaves.

? ?

rea de pouso Parte de uma rea de movimento para o pouso ou decolagem de aeronaves. rea de segurana de fim de pista (RESA) Uma rea simtrica ao longo do prolongamento do eixo da pista de pouso e decolagem e adjacente ao fim da faixa de pista, utilizada primordialmente para reduzir o risco de danos a aeronave que realizem o toque antes de alcanar a cabeceira o que ultrapassem acidentalmente o fim de pista.

?
?

rea de sinalizao Uma rea em um aerdromo utilizada para exibir sinalizao de solo. Auxlios luminosos de aproximao - So os sistemas de indicao visual de rampa de aproximao (VASIS), de indicao de preciso de rampa de aproximao (PAPI), de luzes de aproximao (ALS) e luzes de obstculos.

Aviao de Pequeno Porte Tipos de aviao onde operam no regularmente aeronaves equipadas com motores turbolice ou pisto, com peso mximo de decolagem inferior a 9.000kg (nove mil quilos).

Aviao Regular Aviao caracterizada por operaes de carter peridico das aeronaves pertencentes aos transportadores areos, com o objetivo de explorar as linhas que foram estabelecidas e aprovadas pela ANAC.

Aviao Regular de Grande Porte Tipo de aviao onde operam regularmente aeronaves equipadas com motores turbofan, turbo jato, jato puro ou turbolice, este com peso mximo de decolagem igual ou superior a 40.000 kg (quarenta mil quilos).

Aviao Regular de Mdio Porte Tipo de aviao onde operam regularmente aeronaves equipadas com motores turbolice ou pisto, com peso mximo de decolagem inferior a 40.000 (quarenta mil quilos).

Baia de espera Uma rea definida onde uma aeronave pode ser retida ou contornada, de modo a facilitar o movimento eficiente de aeronaves na superfcie.

? ?

Baliza Artifcio visual utilizado como meio auxiliar na sinalizao de obstculos. Barreta Trs ou mais luzes aeronuticas de solo, posicionadas prximas e numa linha transversal, de modo que, de certa distncia, paream ser uma pequena barra de luz.

? ?

Cabeceira da Pista Limite da pista utilizvel para pouso e decolagem, no seu sentido longitudinal. Cabeceira deslocada Cabeceira no localizada na extremidade de uma pista de pouso e decolagem.

Categoria I Pista de Aviao Regular de Grande Porte de Alta Densidade Pista na qual haja ou esteja prevista, num perodo de at 20 (vinte) anos, a operao de aeronaves da aviao regular de grande porte, cuja soma de pousos e decolagens, existente ou prevista, seja igual ou superior a 6.000 (seis mil) movimentos anuais ou que o nmero de operaes, no perodo noturno destes tipos de aviao, seja superior a 2 (dois) movimentos.

Categoria II Pista de Aviao Regular de Grande Porte de Mdia Densidade Pista na qual haja ou esteja prevista, num perodo de at 20 (vinte) anos, a operao de aeronaves da aviao regular de grande porte, cuja soma de pousos e decolagens , existente ou prevista, seja inferior a 6.000 (seis mil) movimentos anuais e que o nmero de operaes, no perodo noturno destes tipos de aviao, no seja superior a 2 (dois) movimentos ou cuja soma de pousos e decolagens, existente ou prevista, seja inferior a 3.600 (trs mil e seiscentos) movimentos anuais e que exista operao noturna, porm com o nmero de operaes deste tipo de aviao igual ou inferior a 2 (dois) movimentos.

Categoria III Pista de Aviao Regular de Grande Porte de Baixa Densidade Pista na qual haja prevista, num perodo de at 20 (vinte ) anos, a operao de aeronaves da aviao regular de grande porte, cuja soma de pousos e decolagens, existente ou prevista, seja inferior a 3.600 (trs mil e seiscentos) movimentos anuais, sem operao noturna destes tipos de aviao.

Categoria IV Pista de Aviao Regular de Mdio Porte de Alta Densidade Pista na qual haja ou esteja prevista, num perodo de at 20 (vinte) anos, a operao de aeronaves da aviao regular de mdio porte, cuja soma de pousos e decolagens, existente ou prevista, seja igual ou superior a 2.000 (dois mil) movimentos anuais ou em que o nmero de operaes, no perodo noturno deste tipo de aviao, seja superior a 4 (quatro) movimentos.

Categoria V Pista de Aviao Regular de Mdio Porte de Baixa Densidade Pista na qual haja ou esteja prevista, num perodo de at

20 (vinte) anos, a operao de aeronaves da aviao regular de mdio porte, cuja soma de pousos e decolagens, existente ou prevista, seja inferior a 2.000 (dois mil) movimentos anuais ou em que o nmero de operaes, no perodo noturno deste tipo de aviao, seja igual ou inferior a 4 (quatro) movimentos. ? Categoria VI Pista de Aviao de Pequeno Porte - Pista na qual haja ou esteja prevista, num perodo de at 20 (vinte) anos, somente a operao da aviao no regular de pequeno porte. ? Certificado do aerdromo Certificado emitido pela autoridade apropriada competente que regulamenta as operaes de um aerdromo. ? Comprimento bsico de pista O comprimento mnimo de pista necessrio para a decolagem com peso mximo de decolagem certificado, ao nvel do mar, em condies atmosfricas normais, ar parado e declividade nula de pista, conforme apresentado no manual de vo da aeronave determinado pela autoridade de certificao ou nas informaes equivalentes do fabricante da aeronave. Comprimento bsico de pista significa o comprimento balanceado de pista para aeronaves, se aplicvel, ou o comprimento de pista para decolagem, em outros casos. CLCULO DO COMPRIMENTO BSICO DA PISTA DE POUSO PARA A DETERMINAO DO CDIGO DA PISTA CBP = ____CRP________ (M+ 1) x (N+ 1) x (P+ 1) Ou CBP =_____________ _____________________ ( 0,07 x ELAD + 1) x {[ TRA - ( 15 6,5 x ELAD )] x 0,01+1} x (GRP x 0,1 +1) 300 Condio - (M+ 1) (N + 1) ? 1,35 1000 CRP

NOTA:

ELAD - Elevao do Aerdromo em Metros TRA - Temp. de Ref do Aerdromo em Graus Centigrados GRP - Gradiente da Pista em Percentagem, CRP - Comprimento Real da Pista em Metros CBP - Comprimento Bsico da Pista em Metros

M = 0,07 x ELAD 300

N = [ TRA - ( 15 - 6,5 x ELAD )] x 0,01................ 1000

P = GRP x 0,1 ?

Curva de Nvel de Rudo 1 Linha traada a partir dos pontos nos quais o nvel de incmodo sonoro igual a um valor predeterminado e especificado pelo Departamento de Aviao Civil DAC, em funo da utilizao prevista para o aerdromo. O nvel de incmodo sonoro representado por esta curva maior do que o representado pela Curva de nvel de Rudo 2.

Curva de Nvel de Rudo 2 Linha traada a partir dos pontos nos quais o nvel de incmodo sonoro igual a um valor predeterminado e especificado pelo Departamento de aviao Civil DAC, em funo da utilizao prevista para o aerdromo. O nvel de incmodo sonoro representado por esta curva menor do que o representado pela Curva de Nvel de Rudo 1.

? ?

Desnvel da Pista de Pouso do Aerdromo Diferena entre a elevao do aerdromo e a altitude da pista num determinado ponto. Distncias declaradas

Distncia de decolagem disponvel (TORA). Extenso de pista declarada como disponvel e adequada para a corrida no solo de uma aeronave decolando. Distncia de decolagem disponvel (TODA). Extenso da distncia de rolagem de decolagem disponvel mais a extenso da zona desimpedida (clearway), se houver. Distncia de acelerao-parada disponvel (ASDA). Extenso da distncia de rolagem de decolagem disponvel mais a extenso da zona de parada (stopway), se houver. Distncia de pouso disponvel (LDA). Extenso de pista que declarada como disponvel e adequada para a corrida no solo de uma aeronave pousando.

?? ?????? ??? ?????????? ???? ???? ???? ????? ????? ????? ???
??????? ????????

?????

Figura 2.2 Distncias Declaradas ? ? Elevao do Aerdromo Altitude do ponto mais elevado da pista de pouso e decolagem do aerdromo. Faixa de Pista Uma rea definida que inclui a pista de pouso e decolagem e a zona de parada (stopway), se houver,com o propsito de: a reduzir o risco de danos a aeronaves que saem da pista; e b proteger aeronaves que sobrevoam a pista durante operaes de pouso e decolagem. ? Faixa de Pista de Txi Uma rea que inclui uma pista de txi com o propsito de proteger uma aeronave em operao na pista de txi e reduzir o risco de danos a uma aeronave que saia acidentalmente da pista. ? ? ? Farol de aerdromo Farol aeronutico utilizado para indicar do ar, a localizao de um aerdromo. Gabarito Superfcies limitadoras de obstculos. Homologado - Termo utilizado para um aerdromo pblico quando o mesmo foi legalizado (obteve a portaria de homologao do Comando da Aeronutica). ? ? Heliponto - rea homologada ou registrada, ao nvel do solo ou elevada. utilizada para pouso e decolagens de helicpteros. Heliporto Helipontos pblicos dotados de instalaes e facilidades para apoio de helicpteros e de embarque e desembarque de pessoas, tais como: Ptrio de estacionamento, estao de passageiros, locais para abastecimento, equipamento para manuteno, etc. ? ? IFR (INSTRUMENT FLYING RULES) - Regras de vo por instrumento. Implantao de Natureza Perigosa Implantao que produza ou armazene material explosivo inflamvel ou cause perigosos reflexos, irradiaes ou emanaes que possam proporcionar riscos navegao area. ? Indicador de direo de pouso Um dispositivo para indicar visualmente, a cada momento, a direo designada para pouso e decolagem. (ex. biruta)

ndice Ponderado de Rudo Unidade de avaliao de incmodo sonoro calculada a partir dos dados operacionais do aerdromo e das aeronaves que o utilizam.

? ?

Nvel de Incmodo Sonoro Medida cumulativa do incmodo causado pelo rudo de aeronaves em IPR (ndice Ponderado de Rudo). Nmero de classificao de aeronaves (ACN) Um nmero que expressa o efeito relativo de uma aeronave sobre um pavimento para uma categoria padro de subleito especificada. Nota: O nmero de classificao de aeronaves calculado em relao localizao do centro de gravidade (CG) que fornece o carregamento

crtico sobre o trem de pouso crtico. Normalmente a posio mais r do CG, apropriada ao peso mximo de rampa, utilizada para calcular o ACN. Em casos excepcionais, a posio ? mais frente do CG pode resultar no carregamento do trem sendo o mais crtico.

dianteiro como

Objeto frangvel Um objeto de pouca massa designado a quebrar-se, distorcer-se ou ceder mediante impacto de modo a apresentar o menor risco aeronave.

Obstculo Todos os objetos fixos (temporrio ou permanente) e mveis, ou suas partes, que estejam localizados em uma rea prevista para a movimentao de aeronaves na superfcie ou que se estenda acima de uma superfcie definida com o propsito de proteger uma aeronave em vo.

Operao IFR NO-PRECISO

Operao de aeronaves em

aproximao sujeita s regras de vo por instrumento, que utilizam para orientao auxlios navegao de no-preciso, tais como: NDB, VOR, RECALADA e RADAR DE TERMINAL. ? Operao IFR- PRECISO - Operao de aeronaves em aproximao sujeita s regras de vo por instrumento, que utilizam para orientao informaes de azimute e rampa de planeio fornecidas por auxlios navegao de preciso, tais como: ILS, RADAR DE APROXIMAO DE PRECISO e MLS.

? ? ? ? ? ? ?

Operao VFR Operao de aeronaves sujeita s regras de vo visual. Parcelamento do Solo Subdiviso de gleba em lotes destinados a edificaes. Perodo Noturno Perodo compreendido entre 22:00 e 07:00h Pista de decolagem Uma pista exclusivamente para decolagens. Pista de no instrumento Pista de pouso e decolagem para a operao de aeronaves utilizando procedimentos de aproximao visual. Pista de pouso e decolagem Uma rea retangular definida em um aerdromo em terra preparada para pousos e decolagens de aeronaves. Pista de txi Uma trajetria definida em um aerdromo em terra, estabelecida para taxiamento de aeronaves e com funo de oferecer uma ligao entre as partes do aerdromo, incluindo: a Pista de txi de estacionamento de aeronaves. Uma parcela de um

ptio de manobra designada como uma pista de txi e com o propsito nico de oferecer acesso s posies de estacionamento. b Pista de txi de ptio de manobra. Uma parcela de um sistema de pistas de txi localizada em um ptio de manobras com a funo de oferecer uma circulao completa de taxiamento atravs do ptio. c Pista de txi de sada rpida. Uma pista de txi conectada a uma pista de pouso e decolagem em um ngulo agudo e designada para

permitir que aeronaves em pouso saiam da pista em velocidades mais alta do que em ocupao da ? outras pistas de sada e, dessa forma, minimizando o tempo de pista de pouso e decolagem.

Pista por instrumento Pista de pouso e decolagem habilitada para procedimento de aproximao por instrumento, podendo ser classificada da seguinte forma: a Pista de aproximao de no-preciso. Uma pista por instrumento provida de auxlios visuais e no visuais navegao, que fornecem, no mnimo, orientao direcional adequada para a aproximao direta. b Pista de aproximao de preciso, categoria I. Uma pista por instrumento provida de ILS e/ou MLS e auxlios visuais para operaes com uma altitude de deciso (ponto crtico) no inferior a 60m (200 ps)

e com visibilidade no inferior a 800m ou alcance visual de pista no inferior a 550m. (ver figura 2.3) c Pista de aproximao de preciso, categoria II. Uma pista por instrumentos provida de ILS e/ou MLS e auxlios visuais para operaes com uma altitude de deciso ( ponto crtico) inferior a 60m (200 ps) mas no inferior a 30m (100 ps) e alcance visual de pista no inferior a 350m. (ver figura 2.3) ? d Pista de aproximao de preciso, categoria III. Uma pista por instrumento provida de ILS e/o u MLS para a superfcie e ao longo da superfcie da pista e: A Prevista para operaes com uma altitude de deciso no inferior a 30m (100 ps) ou sem altitude de deiso e com alcance visual de pista no inferior a 200m. (ver figura 2.3)

B Prevista para operaes com uma altitude de deciso inferior a 15m (50 ? ps) ou sem altitude de deciso e com uma alcance visual de pista 200m, mas no inferior a 50m.

inferior a

C Prevista para operaes sem altitude de deciso e sem limitaes de alcance visual de pista.

INFLUNCIA DAS CONDIES METEOROLGICAS

Figura 2.3 Influncia das condies meteorolgicas ? Pista(s) principal(is) Pista(s) de pouso e decolagem utilizadas(s) preferencialmente s outras sempre que as condies permitirem.

Pistas quase paralelas Pistas de pouso e decolagem que no se interceptam e cujo prolongamento de seus eixos possuem um ngulo de convergncia/divergncia menor ou igual a 15 graus.

Plano Bsico de Zona de Proteo de Aerdromo Documento de aplicao genrica que estabelece as restries impostas ao

aproveitamento das propriedades dentro da Zona de Proteo de um aerdromo. ? Plano de Zona de Proteo de Auxlio Navegao Area Documento de carter definitivo que estabelece as restries impostas ao aproveitamento das propriedades dentro da Zona de Proteo de um auxlio navegao area. ? ? Plano Bsico de Zoneamento de Rudo Plano de Zoneamento de Rudo de aplicao genrica em aerdromos. Plano Especfico de Zona de Proteo de Aerdromos Documento de aplicao especfica que estabelece as restries impostas ao aproveitamento das propriedades dentro da Zona de um determinado aerdromo. ? Plano Especfico de Zoneamento de Rudo - Plano Bsico de Zoneamento de Rudo Plano de Zoneamento de Rudo de aplicao especfica a um determinado aerdromo. ? Plano de Zoneamento de Rudo Documento normativo do Ministrio da Aeronutica que estabelece as restries ao uso do solo nas reas I, II e III, definidas pelas Curvas de Nvel de Rudo 1 e 2. ? ? ? Ponto de refrncia de aerdromo Localizao geogrfica designada de um aerdromo. Posio de estacionamento de uma aeronave Uma rea em um ptio de manobras designada para se estacionar uma aeronave. Registrado - Termo utilizado para um aerdromo privado quando o mesmo foi legalizado (obteve a portaria de registro do Comando da Aeronutica) ? Rudo de Aeronaves Efeito sonoro emitido por aeronaves decorrente das operaes de circulao, aproximao, pouso, decolagem, subida, rolamento e teste de motores.

RVR (RUNWAY VISUAL RANGE) - Alcance Visual da Pista - a distncia at a qual o piloto de uma aeronave situada no eixo de uma pista de pouso, pode ver a sinalizao horizontal ou luminosa.

? ?

Sinalizao de identificao de um aerdromo Uma sinalizao situada em um aerdromo de forma a auxiliar sua identificao do ar. Sinalizao Horizontal Um smbolo ou conjunto de smbolos dispostos na superfcie da rea de movimento a fim de transmitir informaes aeronuticas.

? ?

Sinalizao Luminosa - o conjunto de luzes destinadas a prestar auxlio visual aos pilotos das aeronaves que utilizam os aerdromos. Sinalizao vertical - So painis, iluminados ou no, contendo letras, algarismos ou smbolos, combinados ou no, utilizados para transmitir ao piloto diversas informaes e orientaes durante o movimento da aeronave no solo. Sinalizao vertical de mensagem fixa. Uma sinalizao vertical que apresenta somente uma mensagem. Sinalizao vertical de mensagem varivel. Uma sinalizao vertical capaz de apresentar diversas mensagens predeterminadas ou nenhuma mensagem, se for o caso.

? ? ?

Uso de Solo Tipos de atividades urbanas ou rurais localizadas nas reas abrangidas pelos Planos referentes s Zonas de Proteo. VFR (VISUAL FLYING RULES) - Regras de vo visual. Zona Livre de Obstculos (Clearway) - rea retangular sobre o solo ou gua, sob controle de autoridade competente e selecionada ou preparada como rea disponvel sobre a qual uma aeronave possa efetuar parte de sua subida inicial, at uma altura especificada.

Zona de Parada (Stopway) rea retangular, definida no terreno, situada no prolongamento do eixo da pista no sentido da decolagem, destinada e preparada como zona adequada parada de aeronaves.

Zona de Toque A parte de uma pista de pouso e decolagem, alm da cabeceira, onde se espera que as aeronaves pousando faam o primeiro contato com o solo.

Zona de Proteo Conjunto de reas nas quais o aproveitamento e o uso do solo sofrem restries definidas pelos seguintes Planos: Plano Bsico de Zona de Proteo de Aerdromos, Plano Especfico de Zona de Proteo de Aerdromos, Planos de Zona de Proteo de Auxlio Navegao Area, Plano Bsico de Zona de Proteo de Helipontos, Plano Bsico de Zoneamento de Rudo e Plano Especfico de Zoneamento de Rudo.

Zoneamento de Rudo Delimitao de reas para indicao das atividades compatveis com os nveis de incmodo sonoro.

2.2.

Plano Bsico de Zona de Proteo de Aerdromos Para efeito do Plano Bsico de Zona de Proteo de Aerdromos, os

aerdromos so enquadrados, segundo o tipo de operao, em trs classes, a saber: VFR, IFR- NO PRECISO e IFR- PRECISO. O Tipo de Operao indica as operaes para as quais o aerdromo est homologado ou registrado. Os tipos possveis so:
?

VFR IFR - Operao VFR DIURNA e NOTURNA e IFR DIURNA e NOTURNA;

? ? ?

IFR - Operao VFR DIURNA e IFR DIURNA e NOTURNA; IFR DIURNA - Operao VFR DIURNA e IFR DIURNA. VFR IFR DIURNA - Operao VFR DIURNA e NOTURNA e IFR DIURNA;

VFR - Operao VFR DIURNA e NOTURNA.

(*) IFR = Instrument Flight Rule (Regras de Vos por Instrumentos) - Vo realizado sem referncias visuais externas. (*) VFR = Visual Flight Rule (Regras de Vos Visuais) - Vo realizado com referncias visuais externas. 2.2.1. Cdigos de pista Os projetos dos elementos de sinalizao so definidos a partir da classificao do aerdromo, que variam de acordo com as caractersticas das aeronaves (letra), conforme tabela 2.1, comprimento da pista (nmero), conforme tabela 2.2, e tipo de operao utilizada, conforme descrito abaixo e ilustrada na figura 02:

TIPO DE OPERAO

TIPO DE AERONAVE
LETRA ENVERGADUR A A inf. 15m (exclusive ) inf. a 4,5m (exclusive ) B 15 a 24m (exclusive ) 4,5 a 6m (exclusive ) C 24 a 36m (exclusive ) 6 a 9m (exclusive ) D 36 a 52m (exclusive ) 9 a 14m (exclusive ) E 52 a 65m (exclusive ) 9 a 14m (exclusive ) F 65 a 80m (exclusive ) 14 a 16m (exclusive )

DIST. EXTERNA TREM PRINCIPAL

Tabela 2.1 Tipos de Aeronaves As Classes destinadas esto divididas em cdigos, conforme a tabela a seguir:

CDIGO DA PISTA 1 2 3 4 COMPRIMENTO Menor De 800m at De 1.200m at 1.800m DA que 1.200m 1.800m ou PISTA 800m Exclusive Exclusive Maior Tabela 2.2 Cdigos de Pista Os comprimentos de pista definidos na tabela acima referem-se a uma situao ideal, considerando o aerdromo no nvel mdio do mar, a temperatura padro e o gradiente de pista nulo.

O Plano Bsico de Zona de Proteo de Aerdromos contm as seguintes reas: Faixa de Pista, reas de Aproximao, reas de Decolagem, reas de Transio, rea Horizontal Interna, rea Cnica e rea Horizontal Externa. (Figuras 2.4,2.5 e 2.6). PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO CLASSE VFR

Figura 2.4 Vista reas da Zona de Proteo (VFR)

PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO CLASSE IFR-NO PRECISO e IFR-PRECISO

Figura 2.5 Vista reas da Zona de Proteo (IFR- No Preciso e Preciso) No aerdromo onde haja mais de uma pista, aplica-se o Plano Bsico de Zona de Proteo separadamente, a cada uma delas. O gabarito da Faixa de Pista envolve a pista de pouso e tem, em cada ponto, a altitude do ponto mais prximo situado no eixo da pista ou no seu prolongamento. Sua configurao e medidas constam na Figura 2.6

PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO FAIXA DE PISTA

Figura 2.6 Faixa de Pista Ao comprimento da pista, para efeito do gabarito da Faixa de Pista, so acrescidas as Zonas de Parada. Na Faixa de Pista no so permitidos quaisquer aproveitamentos que ultrapassem seu gabarito, tais como, construes, instalaes e colocao de objetos de natureza temporria ou permanente, fixos ou mveis. Com exceo de: a) os auxlios navegao area que, obrigatoriamente, tenham de ser instalados nesta rea; b) os equipamentos necessrios manuteno e, ainda, aeronaves e veculos em servio, todos sujeitos aos limites de altura e afastamento do eixo da pista, estabelecidos pelas normas em vigor.

Os gabaritos das reas de Aproximao estendem-se em rampa, no sentido do prolongamento do eixo da pista, a partir da Faixa de Pista. Sua configurao e medidas constam na Figura 2.7. PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

Figura 2.7 rea de Aproximao

Os gabaritos das reas de Decolagem estendem-se em rampa, no sentido do prolongamento do eixo da pista, a partir da Faixa de Pista ou do final da Zona Livre de Obstculos (Clearway), caso exista. Sua configurao e medidas constam na Figura 2.8. PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO REA DE DECOLAGEM

Figura 2.8 rea de Decolagem

A altitude inicial da rea de Decolagem dever ser igual do mais alto ponto do terreno e no prolongamento da linha central da pista, entre a cabeceira deste e o incio da rea. No caso da existncia de Zona Livre de obstculos (Clearway), a altitude inicial da rea de Decolagem ser igual do mais alto ponto sob esta zona. Em nenhum caso, poder a altitude inicial da rea de decolagem ser inferior da cabeceira da pista. A Zona Livre de Obstculos no de existncia obrigatria. Sua adoo visa manter a capacidade de operao de determinadas aeronaves com relao ao cumprimento de pista disponvel. Caso haja opo por sua utilizao, devem ser respeitadas as seguintes dimenses e limites: 1- Sua origem deve coincidir com a cabeceira da pista. 2- Seu comprimento no deve exceder a 50% (cinqenta por cento) da extenso da pista de pouso. 3- A largura no deve ser menor do que 75m (setenta e cinco metros) para cada lado a partir do prolongamento do eixo da pista. 4- Os obstculos existentes no solo no devem ultrapassar uma rampa de 1,25% (um vrgula vinte e cinco por cento), medida a partir da cabeceira.

O gabarito das reas de Transio estende-se em rampa, a partir dos limites laterais da Faixa de Pista e da parte das reas de Aproximao, compreendidas entre seu incio e o ponto onde estas reas atingem o desnvel de 45m (quarenta e cinco metros) em relao elevao do aerdromo. Sua configurao e medidas constam na Figura 2.9.

PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO REA DE TRANSIO

Figura 2.9 rea de Transio A declividade da rampa das reas de transio medida sobre um plano vertical, perpendicular ao eixo da pista ou ao seu prolongamento. O limite superior do gabarito da rea de transio determi nado por um plano horizontal com 45m (quarenta e cinco metros) de altura em relao elevao do aerdromo. O gabarito da rea Horizontal Interna estende-se para fora dos limites dos gabaritos das reas de Aproximao e Transio, com desnvel de 45m (quarenta e cinco metros) em relao Elevao do Aerdromo, e seus limites externos so semicrculos, com centros nas cabeceiras das pistas. Sua configurao e medidas constam na Figura.2.10 PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO REA HORIZONTAL INTERNA

Figura 2.10 rea Horizontal Interna

O gabarito da rea Cnica estende-se em rampa de 1/20 (um vinte avos) para fora dos limites externos do gabarito da rea Horizontal Externa. Sua configurao e medidas constam na Figura 2.11. PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO REA CNICA CLASSE VFR

Figura 2.11 rea Cnica

Gabarito da rea Horizontal Externa estende-se para fora dos limites externos do gabarito da rea Cnica . Sua configurao e medidas constam nas Figuras 2.12 e 2.13. PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO REA HORIZONTAL EXTERNA CLASSE VFR

Figura 2.12 rea Horizontal externa

PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO REA HORIZONTAL EXTERNA CLASSE IFR-NO PRECISO E IFR-PRECISO

Figura 2.13 rea Horizontal externa

Nas reas de Aproximao, Decolagem e Transio no so permitidas implantaes de qualquer natureza que ultrapassem os seus gabaritos, salvo as torres de controle e os auxlios navegao area que, a critrio do DECEA, podero ser instalados nas reas de Transio mesmo que ultrapassem o gabarito desta rea. So permitidas, independentemente de autorizao ou consulta ao Comando Areo Regional COMAR, as implantaes que se elevem acima da superfcie do terreno em, no mximo, 8m (oito metros) na rea Horizontal Interna, 19m (dezenove metros) na rea Cnica e 30m (trinta metros) na rea Horizontal Externa, qualquer que seja o desnvel em relao Elevao do Aerdromo. Com exceo das instalaes ou construes de torres, redes de alta tenso, cabos areos, mastros, postes e outros objetos cuja configurao seja pouco visvel a distncia Qualquer aproveitamento que ultrapasse os gabaritos das reas Horizontal Interna, Cnica e Horizontal Externa, dever ser submetido autorizao do Comando Areo Regional COMAR. 2.3. Plano de Zoneamento de Rudo Para efeito de aplicao do Plano de Zoneamento de Rudo, as pistas de aerdromos so classificadas, em funo do movimento de aeronaves e do tipo de aviao, nas categorias I, II, III, IV, V e VI. O Departamento de Aviao Civil DAC fornecer os dados existentes ou previstos, referentes ao tipo de aviao, ao movimento de aeronaves e s dimenses de pistas e prestar a necessria assistncia e orientao tcnica s entidades pblicas e privadas envolvidas. Os parmetros para a Curva de Nvel de Rudo 1, para as pistas de categoria II, III, IV, V e VI, esto especificados na Figura 2.14.

CURVA DE NVEL DE RUDO 1

Figura 2.14 Curva de Nvel de Rudo 1 Os parmetros para a Curva de Nvel 2, para as pistas de categoria II, III, IV, V e VI, esto especificados na Figura 2.15. CURVA DE NVEL DE RUDO 2

Figura 2.15 Curva de Nvel de Rudo 2

A elaborao de um Plano Bsico de Zoneamento de Rudo, visando a um aerdromo que possua duas ou mais pistas, considerar a composio das curvas de nvel de rudo referentes a cada pista, de acordo com a Figura 2.16.

CURVA DE NVEL DE RUDO 1 E 2 EM MAIS DE UM AERDROMO

Figura 2.16 Curva de Nvel de Rudo 1 e 2 em mais de um aerdromo

Das Restries I- Produo e extrao de recursos naturais: 1- agricultura; 2- piscicultura; 3- silvicultura; 4- minerao; e 5- atividades equivalentes.

II- Servios Pblicos ou de Utilidade Pblica: 1- estao de tratamento de gua e esgoto; 2- reservatrio de gua; 3- cemitrio; e 4- equipamentos urbanos equivalentes.

III- Comercial: 1- depsito e armazenagem; 2- estacionamento e garagem para veculos; 3- feiras livres; e 4- equipamentos urbanos equivalentes.

IV- Recreao e la zer ao ar livre: 1- praas, parques, reas verdes; 2- campos de esporte; e 3- equipamentos urbanos e equivalentes.

V- Transporte: 1- rodovias; 2- ferrovias; 3- terminais de carga e passageiros; 4- auxlio navegao area; e 5- equipamentos urbanos equivalentes. VI - Industrial:

Na rea 1, as atividades, edificaes e os equipamentos j existentes e no relacionados neste Artigo no podero ser ampliados a partir da vigncia da portaria 1141/GM5 DE 08 de dezembro de 1987. A implantao, o uso e o desenvolvimento de atividades tratadas nos itens II nmeros 1 e 3, III nmeros 1 e 2 e V nmero 3 s podero ser permitidos quando atendidas as normas legais vigentes para tratamento acstico nos locais de permanncia de pblico e funcionrios, mediante aprovao prvia do Departamento de Aviao Civil (DAC). A implantao, o uso e o desenvolvimento de atividades tratadas nos itens I - nmero 5, II nmero 4, III nmero 4, IV nmero 3, V nmeros 1, 2 e 5 e VI s sero permitidos mediante aprovao prvia do Departamento de Aviao Civil DAC. No so permitidos a implantao, o uso e o desenvolvimento na rea 2 das seguintes atividades: I- Residencial;

II- Sade: 1- hospital e ambulatrio; 2- consultrio mdico; 3- asilo; e 4- equipamentos urbanos equivalentes.

III- Educacional: 1- escola; 2- creche; e 3- equipamentos urbanos equivalentes.

IV- Servios Pblicos ou de Utilizao Pblica: 1- hotel e motel; 2- edificaes para atividades religiosas; 3- centros comunitrios e profissionalizantes; e 4- equipamentos urbanos equivalentes.

V- Cultural:

1- biblioteca; 2- auditrio, cinema, teatro; e 2.4. Escolha do Local Para Implantao de um Aerdromo Para se escolher o local destinado construo de um aerdromo, muitas consideraes devero ser feitas objetivando uma srie de atendimentos, principalmente os relativos segurana das operaes, interesse da comunidade e dos usurios. Assim, consideraes sobre facilidades de acesso por superfcie ao local, nvel de rudo sobre a comunidade, condies de vento, interferncia no trfego areo local, alm de outras mais, devero ser cuidadosamente estudadas. Os aerdromos, devem ser localizados de maneira que o rudo dos avies, nas operaes de pousos e decolagens, no venha trazer incmodo coletividade vizinha, respeitados os limites sonoros estabelecidos na legislao municipal (CAER, 1987). 2.5. Caractersticas Gerais do Local Locais com topografia irregular, alm dos problemas normais de engenharia, podem trazer outros, como anormalidade de ventos, menor segurana nas operaes areas etc. Locais planos so indicados para a implantao de aerdromos.

2.6.

Condies Meteorolgicas As operaes de um avio so tanto mais fceis, quanto mais estvel

estiver o ar, devendo por isso serem evitadas zonas de turbulncia. Estas so encontradas, normalmente, em locais onde existem obstculos, como morros, etc. A situao e o traado do aerdromo devem ser tais que sejam mnimas as operaes com vento de lado ou a favor do vento. Os aerdromos tero sempre duas direes de aproximao, diametralmente opostas,

preferencialmente com uma das aproximaes orientada em sentido oposto aos ventos predominantes (CAER, 1987).

2.7.

Viabilidade Para Implantao de um Aerdromo Antes da construo propriamente dita dever ser verificado a possvel

interferncia de obstculos na faixa de pista, reas de transio e nas rampas de aproximao do aerdromo, pois caso seja constatado a existncia de algum obstculo que interfira nas reas de segurana supracitadas o mesmo no poder ser construdo, pois o Comando da Aeronutica no expedir a Portaria de registro ou homologao do mesmo, haja vista as discrepncias constatadas (CAER, 1987). 2.8. Caractersticas Fsicas de Uma Pista de Pouso

2.8.1. Tipos de piso de uma pista de pouso Os tipos de pisos mais utilizados e as abreviaturas de suas nomeclaturas so: AO - ao CIN - cinza MTAL - metlico ARE - areia CONC - concreto PAR - paraleleppedo ARG - argila GRASS - grama PI - piarra ASPH - asfalto ou concreto asfltico GRVL - cascalho SAI - saibro MAC - macadame SIL - slica BAR - barro MAD - madeira TER - terra TIJ tijolo

2.8.2. Resistncia do piso de uma pista de pouso A resistncia do piso dos aerdromos destinados a aeronaves com peso at 5.700 Kg (12.500lb) notificada atravs do peso mximo admissvel (peso

mximo de decolagem) da aeronave e da presso mxima admissvel dos pneus da aeronave. Exemplo: 4000 Kg/0.50 MPa. A resistncia do piso dos aerdromos destinados a aeronaves com peso superior a 5.700 Kg (12.500 lb) ser notificada pelo mtodo do Nmero de Classificao de Aeronaves Nmero de Classificao de Pavimentos (ACN PCN). Exemplo: 78a) / R b) / A c) / W d) / T e) ACN (Nmero de Classificao de Aeronaves). um nmero que exprime o efeito relativo de uma aeronave sobre um pavimento, para determinada resistncia. PCN (Nmero de Classificao do Pavimento). um nmero que indica a resistncia de um pavimento para operaes sem restries. O PCN notificado indica que as aeronaves com ACN igual ou inferior ao PCN, podem operar sem restries sobre o pavimento, obedecidas as limitaes relativas presso dos pneus. Podero ser autorizadas operaes de aeronaves com ACN igual ou superior ao PCN notificado para pavimento desde que obedecidos os critrios estabelecidos na AIC 09/01 - Resistncia de Pavimentos dos Aerdromos e contida no MCA 53-1 - Manual do Especialista em Informao Aeronutica. Notificam-se as seguintes informaes: a) nmero de classificao do pavimento (PCN); b) tipo do pavimento para determinar o valor ACN - PCN; c) resistncia do subleito; d) presso mxima admissvel dos pneus; e e) mtodo de avaliao. A informao sobre o tipo de piso para determinar o ACN -PCN, ser divulgada no ROTAER (manual de rotas areas) utilizando-se as classes seguintes: a) nmero de classificao do pavimento (PCN); b) tipo de pavimento: R - concreto cimento F - asfalto c) resistncia do subleito:

A - resistncia alta B - resistncia mdia C - resistncia baixa D - resistncia ultra-baixa d) presso mxima admissvel dos pneus: W - alta (sem limite de presso) X - mdia (at 1,50MPa) Y - baixa (at 1,00MPa) Z - muito baixa (at 0,50MPa) e) mtodo de avaliao: T - tcnica: Consiste no estudo especfico das caractersticas do pavimento e na aplicao da tecnologia do comportamento dos pavimentos. U - prtica: Consiste na utilizao do conhecimento do tipo e peso de aeronaves que, em condies normais de emprego, o pavimento resiste satisfatoriamente. Exemplo: Notificao publicada: 80/R/B/W/T Interpretao: Resistncia do piso 80; Tipo de piso: rgido; Resistncia do subleito: mdia; Presso mxima dos pneus: sem limite de presso; e Mtodo de avaliao: tcnica. 2.8.3. Nmero e orientao de pistas de pouso Toda pista de pouso possuir um nmero em cada cabeceira, tambm chamados designativos de pista . Esses nmeros so dado em funo do azimute em relao ao eixo da pista. Muitos fatores afetam a determi nao da orientao, da localizao e do nmero de pistas de pouso e decolagem. Um fator importante o fator de utilizao, determinado pela distribuio do vento. Outro fator importante o alinhamento da pista para facilitar a proviso de aproximaes.

2.8.4. Localizao de cabeceira A cabeceira de uma pista dever, normalmente, estar localizada na extremidade da pista de pouso e decolagem, a menos que condies operacionais justifiquem a escolha da cabeceira em outra localizao. 2.8.5. Largura de pistas de pouso e decolagem A largura de uma pista de pouso e decolagem no dever ser inferior dimenso apropriada especificada na tabela 2.3 Nmero de Cdigo A 1 2 3 4 B Letra de Cdigo C D E F -

18m 18m 23m 23m 23m 30m

30m 30m 30m 45m -

45m 45m 45m 60m

Tabela 2.3 Largura de pistas de pouso e decolagem 2.8.6. Distncia mnima entre pistas de pouso e decolagem paralelas Onde pistas paralelas de no-instrumento forem utilizadas simultaneamente, as distncias mnimas entre seus eixos devero ser: ? ? ? 210m onde o maior nmero de cdigo for 3 ou 4; 150m onde o maior nmero de cdigo for 2; 120m onde o maior nmero de cdigo for 1.

2.8.7. Declividades em pistas de pouso e decolagem A declividade longitudinal calculada dividindo-se a diferena entre a elevao mxima e mnima ao longo do eixo da pista pelo comprimento da pista o qual no dever exceder: 1% onde o nmero de cdigo for 3 ou 4; e 2% onde o nmero de cdigo for 1 ou 2. A declividade transversal dever ser de preferncia: 1,5% onde a letra de cdigo for C, D E ou F; e 2% onde a letra de cdigo for A ou B.

2.8.8. Larguras de pistas de txi As partes retilneas da pista de txi no devero ter largura inferior s larguras apresentadas na tabela 2.4

Letra de Cdigo A B C 18m.

Largura da pista de txi

7,5m 10,5m 15m se a pista de txi for destinada a aeronaves com base menor que 18m se a pista de txi for destinada a aeronaves com base maior que 18m

18m se a pista de txi for destinada a aeronaves com distncia entre as rodas externas do trem de pouso principal menor que 9m 23m se a pista de txi for destinada a aeronaves com distncia entre as rodas externas do trem de pouso principal igual ou maior que 9m

E F

23m 25m

Tabela 2.4 Largura de pistas de txi 2.9. Sinalizao Horizontal A sinalizao horizontal consiste de pintura de faixas, letras, algarismos e smbolos demarcados sobre o pavimento do aerdromo com a finalidade de prestar auxlio visual operao das aeronaves. A cor empregada na pista de pouso de superfcie escura a branca, porm, se o pavimento for claro a sinalizao deve ser contornada por uma faixa na cor preta para que se obtenha maior contraste. A cor amarela empregada nas pistas de rolamento. 2.9.1. Normas utilizadas na execuo de uma sinalizao horizontal A) ORGANIZAO DE AVIAO CIVIL (OACI OU ICAO): ? ? ? Anexo 14 da ICAO, Volume I Aerdromos, cap. 5 e 7; Manual de Projetos de Aerdromos parte IV; e Anexo 14 da ICAO, Volume II Helipontos, cap. 5.

B) COMAER:

? ? ? ?

NSMA 85-2 - Normas de Infra-Estrutura da DIRENG, de 11.10.1979; Portaria no 18/GM5, de 14.02.1974 (Helipontos); Portaria no 1.141/GM5, de 08.12.1987; e IAC 154-1002 Localizao de Indicador Visual de Condies de Vento em Aerdromos, de 21 ABR 2005, do DAC.

C) ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT): ? ? ? ? NBR 6.831 - Sinalizao Horizontal Viria - Microesferas de Vidro Requisitos; NBR 8.169 - Tinta para Sinalizao Horizontal de Pistas e Ptios em Aeroportos; NBR 8.348 - Execuo de Sinalizao Horizontal de Pistas e Ptios em Aeroportos; NBR 8.349 - Inspeo, Fiscalizao e Avaliao da Sinalizao Horizontal em Aeroportos; ? ? NBR 10.855 - Sinalizao Horizontal de Pistas e Ptios em Aeroportos; NBR 12.970 - Amostragem e Inspeo Visual para Recebimento de Tintas para Sinalizao Horizontal em Aeroportos; ? ? NBR 13.731 Aeroportos Tinta base de resina acrlica emulsionada em gua Requisitos e Mtodos de Ensaio;

2.9.2. Tipos de sinalizao de pista de pouso 2.9.2.1. Sinalizao designadora ou de identificao

Consiste de um nmero de dois algarismos e no caso das pistas paralelas tambm includa uma letra, sendo utilizada nas cabeceiras das pistas pavimentadas de acordo com a quantidade de pistas, conforme mostrado na figura 2.17: 1) duas pistas paralelas: L R; 2) trs pistas paralelas: L C R; 3) quatro pistas paralelas: L R L R;

4) cinco pistas paralelas: L C R L R - ou L R L C R; 5) seis pistas paralelas: L C R L C R. As letras e os nmeros devem ter as dimenses indicadas na figura 2.18.

EXEMPLOS DE IDENTIFICAO DE PISTA

Figura 2.17 Sinalizao designadora ou de identificao

FORMAS E PROPORES DOS NMEROS E LETRAS DE IDENTIFICAO DE PISTA DE POUSO

Figura 2.18 Sinalizao designadora ou de identificao

2.9.2.2.

Sinalizao de cabeceira

Deve ser utilizada nas cabeceiras das pistas pavimentadas, consistindo de uma srie de faixas longitudinais, simetricamente espaadas em relao ao eixo da pista de pouso, distando 6m de seus extremos. Seu dimensionamento dever ser feito de acordo com a tabela 2.5. As faixas devem estender-se lateralmente at, no mximo, 3m das bordas da pista ou at 27m para cada lado do eixo. O comprimento de cada faixa de 30m e a largura de aproximadamente 1,80m, usando-se um espao duplo entre as faixas centrais, conforme indicado na figura 2.19. Nos casos de cabeceira deslocada, ou quando o extremo da pista no formar um ngulo reto com o eixo da pista, utiliza-se uma faixa transversal com 1,80m de largura e comprimento igual largura da pista. Quando a cabeceira for deslocada temporariamente para pouso, e a rea anterior puder ser utilizada para decolagem, as marcas anteriores cabeceira devem ser cobertas, com exceo das faixas de eixo, que devem ser transformadas em flechas, conforme indicado na figura 2.20. Quando a cabeceira for deslocada permanentemente para pouso, e a rea anterior puder ser utilizada para decolagem, devero ser seguidas as marcaes indicadas na figura 2.20. Quando a pista de pouso estiver interditada devero ser feitas marcaes em forma de X, conforme indicado na figura 2.21.

FAIXA DE CABECEIRA Largura da pista Nmero de faixas 18 m 23 m 30 m 45m 60m 4 6 8 12 16

Tabela 2.5 Faixa de cabeceira

SINALIZAO DE CABECEIRA DE PISTA

Figura 2.19 Cabeceiras de pista de pouso

SINALIZAO DE CABECEIRA RECUADA

Figura 2.20 Cabeceiras de pista de pouso

SINALIZAO DE REA IMPRPRIA PARA USO

Figura 2.21 Cabeceiras de pista de pouso 2.9.2.3. Sinalizao de eixo de pista

Toda pista pavimentada deve ter sinalizao de eixo, que uma linha de traos uniformemente espaados, sobre o eixo longitudinal da pista, localizados entre as duas sinalizaes designadoras de pista, conforme figuras 2.19 e 2.22. O somatrio do comprimento de cada trao mais o intervalo deve estar compreendido entre 50m e 75m, e o comprimento de cada trao deve ser de no mnimo 30m e pelo menos igual, ou maior, ao comprimento do intervalo. Sua largura depende do tipo de operao do aerdromo: 1) 90cm em pista para aproximao de preciso CAT II ou CAT III; 2) 45cm em pistas para aproximao de preciso CAT I ou em pistas para aproximaes que no sejam de preciso, cujo cdigo de pista seja 3 ou 4; 3) 30 cm nos demais casos.

EIXO DE PISTA

Figura 2.22 Eixo de pista

2.9.2.4.

Sinalizao de Ponto de visada

utilizada prximo s cabeceiras, em pistas pavimentadas de vo por instrumento, cujo cdigo de pista seja 2, 3 ou 4. Consiste de duas faixas retangulares, uma de cada lado do eixo longitudinal da pista e, a distncia entre seus lados internos e suas dimenses so variveis, conforme tabela 2.6 e figura 2.22. Havendo sinalizao de zona de contato, a separao lateral entre estes dois tipos de sinalizao deve ser a mesma. LOCALIZAO E DIMENSES Localizao e Dimenses D < 800 m Distncia da cabeceira ao incio da faixa Comprimento da faixa Largura da faixa Espao lateral entre os lados internos das faixas 4m 6m 6m 9m 6-10m 18-22,5m 6-10m 18-22,5m 150m Distncia entre cabeceiras (D) 800 m = D < 1.200m = D < 1.200m 250m 2.400 m 300m 2.400m = D 400m

30-45m

30-45m

45-60m

45-60m

Tabela 2.6 Localizao e dimenses de ponto de visada 2.9.2.5. Sinalizao de zona de contato

utilizada prxima s cabeceiras, em pistas pavimentadas de vo por instrumento de preciso cdigo de pista seja 2, 3 ou 4. Consiste de pares de faixas retangulares, a cada lado do eixo longitudinal, existindo uma configurao bsica e outra com codificao de distncia, conforme figura 2.22. Na configurao bsica o comprimento mnimo de 22,5m e a largura mnima de 3m, na outra, o comprimento mnimo tambm de 22,5m, e a largura mnima de 1,8m, com separao entre faixas adjacentes de 1,5m. O espaamento lateral entre os lados internos dos retngulos deve ser o mesmo

utilizado para a sinalizao de ponto de visada. Os pares de faixas sero dispostos com intervalos longitudinais de 150m a partir da cabeceira, sendo omitidos quando estes pares coincidirem com a sinalizao de ponto de visada ou estiverem situados a menos de 50m desta. A quantidade de pares utilizada ser funo da distncia entre cabeceiras, conforme tabela 2.7. QUANTIDADE DE PARES DE FAIXAS Distncia entre cabeceiras pares de faixas menos de 900m 1 900 a 1200m (exclusive) 1200 a 1500m (exclusive) 1500 a 2400m (exclusive) 2400m ou mais 2 3 4 6

Tabela 2.7 Zona de contato 2.9.2.6. Sinalizao de Borda de pista

utilizada em todas as pistas de aproximao de preciso e nas pavimentadas, onde no houver contraste entre as bordas da pista e o terreno ou pavimento adjacente. Consiste de duas faixas, dispostas uma de cada lado do eixo de pista, ao longo de suas bordas, exceto no caso das pistas com mais de 60m de largura quando as bordas externas das faixas devem coincidir com a distncia de 30m em relao ao eixo da pista. A largura das faixas ser de 0,90m, no mnimo, para as pistas com 30m de largura ou mais e, de 0,45m para as pistas com largura inferior a 30m conforme figuras 2.22. e 2.23. Na interseo de duas ou mais pistas, deve ser conservada a sinalizao horizontal da pista mais importante, interrompendo-se das demais. A sinalizao de borda da pista de pouso mais importante pode ser mantida ou interrompida. A ordem de importncia das pistas para efeito de conservao de sinalizao horizontal a seguinte: 1) pista de aproximao de preciso (CAT I, CAT II ou CAT III); 2) pista de aproximao que no seja de preciso; 3) pista de pouso visual;

4) pista de rolamento.

SINALIZAO DE BORDA DE PISTA

Figura 2.23 Borda de pista

2.9.3. Tipos de sinalizao de pista de rolamento 2.9.3.1. Sinalizao de eixo

Deve ser utilizada em toda pista de rolamento pavimentada e reas de giro. Consiste de um trao contnuo com 0,15m de largura, no mnimo, o qual s interrompido ao encontrar a sinalizao de ponto de espera. Nas curvas conserva, em relao borda externa, a mesma distncia que tinha na parte retilnea, em relao s bordas. Nas intersees com as pistas de pouso, o eixo dever formar uma curva para unir-se com eixo da pista, prolongando-se paralelamente, por 60m (se o cdigo de pista for 3 ou 4) ou por 30m (se o cdigo de pista for 1 ou 2), alm do ponto de tangncia, mantendo uma separao, entre os centros das faixas, de 0,90m, conforme figuras 2.19 e 2.23. 2.9.3.2. Sinalizao de borda

Deve ser utilizada nas pistas de rolamento pavimentadas e reas de giro, quando seu acostamento apresentar o mesmo aspecto e no possuir, no entanto, a mesma capacidade de suporte da pista de rolamento. Consiste de duas faixas duplas, dispostas uma de cada lado do eixo de pista, ao longo de suas bordas. A faixa dupla composta por dois traos contnuos paralelos, cada uma com 0,15m de largura, com 0,15m de distncia entre suas bordas internas. O limite lateral externo das faixas deve coincidir com a borda da pista de rolamento, como indica a figuras 2.19 e 2.23. Com a finalidade de evitar confuso com o eixo de pista de , so utilizadas faixas transversais, no incio e no final das curvas e nos pontos intermedirios dos trechos retos. Estas faixas devem ter 0,90m de largura e seu comprimento deve ser de 7,5m ou a largura do acostamento menos 1,5m, utilizando-se a que for menor, e os intervalos, em cada ponto de tangncia, no deve exceder 15m e em pequenos trechos retos, tais intervalos no devem exceder 30m. 2.9.3.3. Sinalizao de ponto de espera

utilizada sempre que houver a interseo de uma pista de rolamento pavimentada com uma pista de pouso. Sua distncia em relao ao eixo da

pista de pouso varia de acordo com a classificao do aerdromo, conforme indicado na tabela 2.8 e figura 2.24.

Tipo de aproximao 1 Aproximao visual Aproximao de no preciso Aproximao de preciso Categoria I Aproximao de preciso Categoria II e III Decolagem

Cdigo de pista 2 3 4

40m 40m 75m 75m 40m 40m 75m 75m 60m 60m 90m 90m 90m 90m

30m 40m 75m 75m

Tabela 2.8 Distncias entre o eixo da pista de pouso e um ponto de espera

SINALIZAO DE PONTO DE ESPERA

2.9.3.4.

Figura 2.24 Ponto de espera Sinalizao de posio de estacionamento

Deve ser utilizada para indicar as posies de estacionamento nos ptios pavimentados, proporcionando, pelo menos, a separao mnima entre as aeronaves, e entre estas e edificaes ou objetos adjacentes. Essa separao depende da classificao do aerdromo e das caractersticas da aeronave conforme tabela 2.9 e figura 2.25. A sinalizao de posio de estacionamento consiste nos seguintes elementos: identificao de posio (letra, algarismo ou uma combinao de ambos, conforme figura 2.27), linha de entrada, barra de virada, barra de alinhamento, barra de parada e linha de sada, de acordo com a configurao do estacionamento, podendo ser omitidos alguns elementos, conforme o caso.Quando em uma posio de

estacionamento houver superposio de duas ou mais sinalizaes, a que for destinada aeronave mais crtica deve ser contnua e as demais descontnuas. As linhas de entrada, de virada e de sada devem ser contnuas, com largura de 0,15m, no mnimo, com raios adequados s aeronaves com maiores exigncias. Havendo necessidade de manter o movimento em um nico sentido, devem ser includas setas indicativas nas linhas de entrada e de sada. As barras de virada so utilizadas nos pontos em que seja desejado o incio da curva da aeronave. Esta barra deve formar um ngulo reto com a linha de entrada, sendo colocada de forma mais visvel do lado esquerdo da cabine de pilotagem,com 6m de comprimento e 0,15m de largura. As barras de alinhamento devem ter 15m de comprimento e 0,15m de largura, localizadas na direo final de alinhamento da aeronave. Para que a aeronave pare no ponto desejado, devem ser utilizadas barras de parada com o mesmo critrio para colocao e dimenses da barra de virada conforme figura 2.26. Pode-se utilizar tambm a pintura de um T na posio de parada das aeronaves, conforme figuras 2.28 e 2.29.

ESPAAMENTO DE SEGURANA ENTRE AS EXTREMIDADES DAS AERONAVES Classificao (letra) A B C D E F Espaamento 3m 3m 4,5m 7,5m 7,5m 7,5m

Tabela 2.9 Espaamento de segurana entre as extremidades das aeronaves

Figura 2.25 Posies de estacionamento

Figura 2.26 Posies de estacionamento - detalhe

INALIZAO DOS NMEROS INDICADORES DE POSIO

Figura 2.27 Nmeros indicadores de posio

SINALIZAO DE T DE ESTACIONAMENTO

Figura 2.28 T de estacionamento

SINALIZAO DE POSIES DE ESTACIONAMENTO

Figura 2.29 Posies de estacionamento - detalhe

2.9.3.5.

Sinalizao de reas de servio

Deve ser utilizada em ptios de estacionamento pavimentados, de acordo com o tipo de configurao do estacionamento e das instalaes terrestres. Devem definir reas para veculos terrestres, equipamentos de servio e passageiros, com a finalidade de manter a segurana nas reas operacionais. A sinalizao das reas de servio deve incluir os seguintes elementos: linha de limite da ponta da asa da aeronave crtica, linhas de limite de pistas de servio (para veculos), linhas de limite de trnsito de passageiros. As linhas de segurana devem ter, no mnimo, 0,10m de largura, sendo contnuas e de cor diferente de usada na sinalizao do ptio de estacionamento de aeronaves. As reas destinadas a passageiros podem incluir tambm faixas transversais. 2.10. Sinalizao Luminosa A sinalizao luminosa consiste na colocao de LUZES

AERONUTICAS, isto , luzes com cores, intensidades e aberturas de fachos luminosos adequados, de acordo com a configurao desejada. 2.10.1. ? ? ? ? ? ? ? Normas utilizadas para execuo da sinalizao luminosa

A) ORGANIZAO DE AVIAO CIVIL (OACI OU ICAO): Anexo 14 da ICAO, Volume I Aerdromos, cap. 5 e 8; Manual de Projetos de Aerdromos parte IV; e Anexo 14 da ICAO, Volume II Helipontos, cap. 5.

B) COMAER: NSMA 85-2 - Normas de Infra-Estrutura da DIRENG, de 11.10.1979; Portaria no 18/GM5, de 14.02.1974 (Helipontos); e Portaria no 1.141/GM5, de 08.12.1987. e IAC 154-1002 Localizao de Indicador Visual de Condies de Vento em Aerdromos, de 21 ABR 2005, do DAC. C) ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT): ? ? NBR 7.732 - Cabos Eltricos para Auxlios Luminosos em Aeroportos; NBR 7.733 Aeroportos Execuo de Instalao de Cabos Eltricos Subterrneos para Auxlios Luminosos;

? ? ? ?

NBR 11.482 - Vidros para Auxlios Visuais Luminosos de Uso Aeronutico; NBR 12.647 - Indicador Visual de Condies do Vento de Superfcie em Aerdromos e Helipontos (BIRUTA); NBR 12.801 - Auto Transformador Regulador de Corrente para Auxlios Luminosos em Aeroportos; e NBR 12.971 Emprego de Sistema de Aterramento para Proteo de Auxlios Luminosos em Aeroportos.

2.10.2. 2.10.2.1.

Tipos de sinalizao de pista de pouso Luzes de borda de pista

Devem ser utilizadas nas pistas de pouso destinadas ao uso noturno ou s operaes de aproximao de preciso diurnos e noturnos. So utilizadas luzes fixas de cor branca, ao longo das bordas da pista, a uma distncia que no exceda 3m, formando duas filas paralelas e eqidistantes em relao ao eixo da pista, conforme figura 2.30. O espaamento longitudinal, entre luzes, no deve exceder 60m em pistas de pouso que operam por instrumentos (recomenda-se que seja utilizado espaamento de 50m em pistas de pouso que operam por instrumento de preciso CAT I, II e III, de modo a permitir que esses aeroportos operem VFR caso haja pane em um dos circuitos de pista) e 100m em pistas de pouso visual. As luzes devem ser colocadas em uma mesma perpendicular em relao ao eixo da pista. Nas intersees com outras pistas podem ser omitidas algumas luzes, porm, dever haver uma luz em cada ponto de tangncia e uma frontal s sadas de aeronaves. Nos ltimos 600m de pista, no sentido do pouso, ou no tero final, caso o comprimento da pista seja menor que 1.800m, recomenda-se que as luzes sejam de cor amarela. Nas pistas com operao IFR de preciso, as luzes sero de alta intensidade, alimentadas por circuito duplo e, nas pistas com operao IFR sem preciso e VFR, as luzes sero de mdia intensidade.

POSICIONAMENTO DE LUZES DE BORDA DE PISTA

Figura 2.30 Luzes de borda de pista

2.10.2.2.

Luzes de cabeceira

Devem ser utilizadas em pistas de pouso equipadas com luzes de borda, exceto nos casos de pistas de pouso visual ou que no sejam de preciso, quando a cabeceira estiver deslocada e dispuser de luzes de barra lateral. Quando a cabeceira estiver no extremo da pista de pouso, as luzes devem ser localizadas em uma fila perpendicular ao seu eixo, distante at 3m da extremidade da pista. Quando a cabeceira estiver deslocada, as luzes devem ser localizadas em uma fila perpendicular ao eixo da pista, coincidindo com a cabeceira. No caso de pista de pouso visual ou de aproximao que no seja de preciso devem ser utilizadas pelo menos 6 luzes. No caso de pista de aproximao de preciso categoria I deve ser utilizada a quantidade de luzes que seria necessria caso as luzes fossem uniformemente espaadas, a intervalos de 3m, entre as duas filas de luzes de borda de pista. No caso de pista de aproximao de preciso categoria II ou III, as luzes devem ser uniformemente espaadas a intervalos de 3m, no mximo, entre as filas de luzes de borda de pista. Para as pistas de pouso visual, de aproximao que no seja de preciso ou de preciso categoria I, as luzes podem ser uniformemente distribudas em dois grupos simtricos em relao ao eixo da pista, com um intervalo entre estes grupos, no mximo, igual metade da distncia entre as filas de luzes de borda de pista de pouso ou distncia entre as luzes internas dos conjuntos de luzes da zona de contato, quando existirem. Estas luzes so fixas, verdes e visveis somente na direo de aproximao, conforme figuras 2.30 e 2.31. Nas pistas com operao IFR de preciso, as luzes sero de alta intensidade, alimentadas por circuito duplo e, nas pistas com operao IFR sem preciso e VFR, as luzes sero de mdia intensidade.

POSICIONAMENTO DE LUZES DE CABECEIRA DE PISTA

Figura 2.31 Luzes de cabeceira

2.10.2.3.

Luzes de barra lateral

Devem ser utilizadas quando a cabeceira estiver deslocada. Devem ser dispostas na cabeceira em dois conjuntos, um de cada lado da pista de pouso. Cada barra lateral formada por, no mnimo, 5 luzes, estendendo-se por 10m da fila de luzes de borda de pista de pouso, perpendicularmente ao eixo da pista. Estas luzes devem ser unidirecionais, de cor verde, visveis na direo de aproximao. Recomenda-se que sejam utilizadas, na mesma luminria porm no sentido oposto, luzes vermelhas, significando fim de pista para aeronave que decola da cabeceira oposta, conforme figura 2.32. Nas pistas com operao IFR de preciso, as luzes sero de alta intensidade, alimentadas por circuito duplo e, nas pistas com operao IFR sem preciso e VFR, as luzes sero de mdia intensidade. POSICIONAMENTO DE LUZES DE BARRA LATERAL

Figura 2.32 Luzes de barra lateral

2.10.2.4.

Luzes de fim de pista

So utilizadas em pistas de pouso equipadas com luzes de borda. Devem ser utilizadas seis luzes, no mnimo, uniformemente distanciadas, entre as duas filas de luzes de borda de pista de pouso ou, em dois conjuntos, cada qual com as luzes uniformemente dispostas, com uma distncia central que no deve exceder a metade da distncia entre as filas de luzes de borda. Devem ser luzes de cor vermelha, visveis no sentido da decolagem e localizadas a uma distncia que no exceda 3m em relao de extremo da pista de pouso, conforme figuras 2.30 e 2.31. Nas pistas de aproximao de preciso CAT III, a distncia entre as luzes de fim de pista no deve exceder 6m, exceto entre as luzes mais internas, quando utilizados 2 conjuntos de luzes. Nas pistas com operao IFR de preciso, as luzes sero de alta intensidade, alimentadas por circuito duplo e, nas pistas com operao IFR sem preciso e VFR, as luzes sero de mdia intensidade. 2.10.2.5. Luzes de eixo de pista

Devem ser utilizadas em pistas de aproximao de preciso categoria II ou III e o espaamento entre luzes devem ser de 30m e 15m, respectivamente. As luzes devem ser embutidas, de cor branca, situadas desde a cabeceira at 900m da extremidade da pista; alternadas brancas e vermelhas, de 900m at 300m da extremidade da pista; e vermelhas nos 300m finais, conforme indicado nas figura 2.33, exceto: 1) quando a distncia entre as luzes de eixo for de 7,5m devero ser utilizados alternadamente pares de luzes de cores vermelha e branca ente os 900m e os 300m da extremidade da pista; 2) no caso de pistas de comprimento inferior a 1.800m, as luzes alternadas de cores vermelha e branca devem se estender de metade da pista de pouso utilizvel para a aterrissagem at os 300m do e xtremo da pista.

POSICIONAMENTO DE LUZES DE EIXO DE PISTA

Figura 2.33 Luzes de eixo de pista

2.10.2.6.

Luzes de zona de contato

Devem ser utilizadas nas zonas de contato, em pistas de aproximao de preciso de categoria II ou III. As luzes so embutidas, unidirecionais e de cor branca. Devem ser instaladas desde a cabeceira em at uma distncia de 900m, exceto nas pistas de comprimento inferior a 1.800m, neste caso, o sistema no deve ultrapassar a metade da pista de pouso. As luzes devem ser dispostas em forma de pares de barras transversais, simtricas em relao ao eixo da pista de pouso. Cada barra transversal deve ser formada, no mnimo, por 3 luzes distanciadas, no mximo, de 1,5m. a distncia entre as luzes internas de cada par de barras deve ser a mesma de sinalizao horizontal de zona de contato e a distncia longitudinal entre os pares de barras deve ser de 60m (CAT II) e 30m (CATIII), conforme indicado nas figura 2.34.

POSICIONAMENTO DE LUZES DE ZONA DE CONTATO

Figura 2.34 Luzes de zona de contato

2.10.2.7.

Luzes de zona de parada

Devem ser utilizadas em todas as zonas de parada de pista de pouso que possuam sinalizao luminosa. As luzes devem ser unidirecionais, de cor vermelha, visveis no sentido da decolagem. Devem ser instaladas ao longo de todo o contorno da zona de parada e, em nenhum caso devem ficar a mais de 3m das bordas, conforme indicado na figura 2.32. 2.10.3. 2.10.3.1. Tipos de sinalizao de pista de rolamento Luzes de bordas

So utilizadas nas bordas das pistas de rolamento onde as pistas de pouso possurem sinalizao luminosa. As luzes devem ser de cor azul e visveis em todos os azimutes e at 30o, no mnimo, acima da horizontal. As luzes devem ser uniformemente espaadas, no mximo, de 60m, nos trechos retilneos sendo colocadas na mesma perpendicular e eqidistantes em relao ao eixo. Nas curvas as distncias devem ser reduzidas para que proporcionem uma indicao clara da mesma, conforme indicado nas figuras 2.35, 2.36 e 2.37. A instalao das luzes deve ser feita a uma distncia que no exceda 3m das bordas das pistas.

POSICIONAMENTO DE LUZES DE BORDAS

Figura 2.35 Luzes de bordas

POSICIONAMENTO DE LUZES EM CURVAS

Figura 2.36 Luzes de bordas - detalhe

CLCULO PARA O NMERO DE LUMINRIAS EM UMA CURVA

Figura 2.37 Clculo nmero de luzes em uma curva

2.10.3.2.

Luzes de eixo

Devem ser utilizadas em pistas de rolamento destinadas s operaes em condies de alcance visual inferiores a 350m (CAT II e III). Nas pistas de rolamento, que no sejam utilizadas como sada de pista de pouso, as luzes devem ser embutidas, de cor verde, visveis apenas pelos pilotos das aeronaves que estejam nas pistas de rolamento ou suas adjacncias. Nas pistas de rolamento utilizadas como sada da pista de pouso, as luzes devem ser alternadamente, de cor verde e amarela, desde seu comeo, na pista de pouso, at a borda inferior da superfcie de transio interna e, a partir da, todas as luzes devem ser de cor verde. Nos trechos retilneos o espaamento entre luzes deve ser de 30m, exceto quanto: 1) as condies meteorolgicas predominantes forem tais que permitam um espaamento, de at, 60m; 2) existirem pequenos trechos retilneos o que poder tornar necessrio o uso de espaamentos inferiores; 3) nas pistas de rolamento destinadas operao com condies de alcance visual da ordem de 350m, o espaamento no dever exceder 15m. Nas pistas de rolamento destinadas operao com condies de alcance visual inferiores a 350m, as luzes, nas curvas, devem ter um espaamento mximo de 15m porm, se o raio da curva for inferior a 400m o espaamento deve ser de 7,5m. Tais espaamentos devem ser mantidos numa extenso de 60m antes e depois da curva. Nas pistas de rolamento de sada rpida, devem comear em um ponto a pelo menos 60m antes do incio da curva e prolongar-se at 60m aps o final da curva. O espaamento deve ser de 15m exceto se no forem utilizadas luzes de eixo de pista de pouso, neste caso usa-se 30m, no mximo. Nas pistas de rolamento de sada normal, devem ser colocadas luzes a partir do ponto em que se inicia a curva da sinalizao horizontal de eixo de pista de rolamento, com um espaamento de 7,5m, separando-se lateralmente das luzes de eixo de pista de pouso de 0,60m, ver figuras 2.38, 2.38 e 2.40.

POSICIONAMENTO DE LUZES DE EIXO DE PISTA

Figura 2.38 Luzes de eixo de pista - 1

POSICIONAMENTO DE LUZES DE EIXO DE PISTA

Figura 2.39 Luzes de eixo de pista - 2

LUMINRIAS EMBUTIDAS, DETALHE DE POSICIONAMENTO NA PISTA DE POUSO

Figura 2.40 Luminrias embutidas de eixo de pista 2.10.3.3. Luzes de barra de parada (ponto de espera)

Devem ser utilizadas quando for desejado realar a posio do ponto de espera, quando a m visibilidade prejudicar a indicao daquela sinalizao horizontal. Estas luzes devem ser sempre instaladas nos pontos de espera das pistas de aproximao de preciso CAT II e III. As luzes so instaladas transversalmente ao eixo da pista de rolamento. Devem ser embutidas, unidirecionais, de cor vermelha, e visveis somente na pista de rolamento. So espaadas de 3m e o circuito eltrico deve ser projetado de tal forma que acenda as luzes para deter as aeronaves e as apague para liber-las, ver figura 2.38. 2.10.3.4. Luzes de barra decruzamento (ponto de interseo)

Devem ser instaladas nos pontos de espera das pistas de aproximao de preciso CAT II e III. Consiste de trs luzes embutidas, unidirecionais, de cor amarela, visveis no sentido da aproximao de aeronave. As luzes devem ser dispostas

simetricamente em relao ao eixo da pista de rolamento, com uma separao de 1,5m, ver figura 2.38. 2.10.4. 2.10.4.1. Equipamentos de auxlio a navegao Farol de aerdromo

Deve ser instalado em todo aerdromo destinado ao uso noturno, ou diurno com operao por instrumento, sendo localizado na rea do aerdromo ou em uma das adjacncias de tal modo que no seja encoberto por nenhum obstculo, nas principais direes de aproximao, e no ofusque o piloto nem os operadores da torre de controle. O farol dever situar-se a uma altura de aproximadamente 15m, fixado sobre a torre de controle, poste ou a edificao mais alta do aerdromo, conforme mostrado na figura 2.41. O farol de aerdromo terrestre deve emitir fachos luminosos na cor branca e na cor verde, nos aquticos o facho colorido deve ser de cor amarela, na freqncia de 20 a 30 flashes por minuto e nos helipontos nas cores branca, amarela e verde. MODELO DE FAROL ROTATIVO

Figura 2.41 Farol de aerdromo 2.10.4.2. Indicador de direo de vento - biruta

Num aerdromo, deve ser instalado, pelo menos um indicador de direo do vento, em local que seja visvel pelos pilotos das aeronaves em vo ou em movimento no solo. Esta localizao deve ser tal que a BIRUTA no seja afetada por perturbaes do ar causadas por objetos adjacentes. Deve ter um formato tronco-cnico, com comprimento de 2,40m ou 3,60m, um dimetro na base maior de 0,60m e 0,90m, respectivamente, e um dimetro no bocal de sada que permita a total extenso do cone com um vento de 5m/s. A cor deve ser tal que permita a sua identificao a, no mnimo, 300m de altura, considerando-se o fundo sobre o qual ser visto. Deve ser usatilizado cone com uma nica cor (branca, amarela, alaranjada, vermelha ou preta), mas havendo a necessidade do uso de mais de uma cor, para melhorar o contraste com o fundo, devero ser utilizadas 5 faixas, com as combinaes de branco e uma das cores relacionadas acima, com as faixas da cor mais escura nas extremidades. Para os aerdromos com operao noturna, a BIRUTA dever receber um iluminamento mnimo de 25 luxes sobre qua lquer ponto do crculo contido no plano horizontal, descrito pela rotao completa do cone estendido, conforme figura 2.42.

MODELO DE BIRUTA ILUMINADA

Figura 2.42 Indicador de direo de vento - biruta 2.10.5. Caractersticas dos equipamentos ,Tipos de Balizamento

A) GENERALIDADES As luzes de sinalizao luminosa so normalmente alimentadas atravs de circuito srie, em corrente alternada, de 6,6 A. O circuito srie tem a vantagem de diminuir a queda de tenso e manter a uniformidade do brilho das luzes. Todos os equipamentos so aterrados atravs de cordoalha de cobre n e hastes de cobre, instalados em poos de aterramento, a cada 300m, conforme figura 2.43. A torre ou sala de controle do aerdromo deve receber o comando remoto das luzes de sinalizao luminosa, do farol de aerdromo e da Biruta Iluminada. Nas pistas com operao IFR de preciso, as luzes sero de alta intensidade, alimentadas por circuito duplo e, nas pistas com operao IFR sem preciso e VFR, as luzes sero de mdia intensidade. Nos aeroportos com operao IFR de preciso CAT I, com aproximao sem preciso ou visual, as luminrias da pista de pouso e das luzes de obstculo devero ser ligados a uma fonte de emergncia com capacidade de atender a carga, em caso de falta de energia, no mximo em 15 seg.

Nos aeroportos com operao IFR de preciso CAT II e III, este tempo dever ser de no mximo 1 segundo, exceto para a pista de rolamento principal, cujo tempo de atendimento poder ser de 15 segundos. B) EQUIPAMENTOS (figuras 2.43 e 2.44 a 2.70) 1) RCC (Regulador de Corrente Constante) Localizado na subestao, recebe alimentao em corrente alternada de baixa tenso e gera corrente constante com derivaes nas faixas de 2,8 a 6,6A, visando ajustar o brilho adequado das luzes de sinalizao luminosa. A diferena de potencial entre os terminais de sada de alta tenso pode chegar a 5000V. 2) TCC (Transformador de Corrente Constante) Localizado na subestao, recebe alimentao em corrente alternada de baixa tenso e gera corrente constante em 6,6A. A diferena de potencial entre os terminais de sada de alta tenso pode chegar a 5000V. 3) ATRC ou ATRB (Auto -transformador Regulador de Corrente) Somente pode ser utilizado acoplado ao TCC. Localizado na subestao, recebe alimentao em corrente constante de 6,6A, em alta tenso, e possui derivaes de sada nas faixas de 2,8 a 6,6A. A diferena de potencial entre os terminais de sada de alta tenso pode chegar a 5000V e, acoplado ao TCC, tem a mesma funo do RCC. 4) CABO DE COBRE, seo 10mm2, isolamento de 3,6/6kV - chamado de cabo de pista e utilizado na interligao dos equipamentos de pista subestao. 5) TRANSFORMADOR DE ISOLAMENTO pode ser de 30/45W; 100W; 200W; 300W 6,6A Possuem internamente dois circuitos, um de alta e outro de baixa tenso. Sua principal funo isolar cada luminria do circuito srie, impedindo que todo o sistema se apague quando uma lmpada queimada. Varia de acordo com a potncia da lmpada.

6) CABO DE COBRE N, seo 10mm2 Utilizado como cordoalha de aterramento na interligao dos poos de aterramento aos equipamentos e subestao. Maio de 2005 23 de 81 7) CABO DE CONTROLE 12 x 2,5mm2 ou 12 x 1,5mm2 Utilizado para interligao do painel remoto ao RCC. 8) QUADRO DE PROTEO E COMANDO Utilizado para proteo e controle dos equipamentos de sinalizao luminosa, localizado na subestao. 9) LUMINRIA ELEVADA Luminria fixada acima do solo (at uma altura mxima de 25 cm), com junta quebrvel, utiliza globos de diferentes cores, podendo ser de alta intensidade (SN-06) 200W/6,6A (utilizada nos aeroportos de operao por instrumento de preciso CAT I, II e III) ou de mdia intensidade (SN-05) 30W/6,6A ou 45W/6,6 (utilizada nos aeroportos de operao visual e de operao por instrumento sem preciso). 10) LUMINRIA EMBUTIDA Luminria fixada ao nvel do solo. Utiliza globos de diferentes cores, podendo ser de alta intensidade (200W/6,6A) e mdia intensidade mdia intensidade (100W/6,6A). 11) BASE METLICA (ou cilndrica) caixa metlica com o objetivo de abrigar o transformador de isolamento e sustentar a luminria. C) OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA (figuras 2.71 e 2.72) 1) REDES E LINHAS DE DUTOS Executadas em eletrodutos/tubos, preferivelmente envelopados, com dimetro mnimo de 75 mm, utilizadas para encaminhamento dos cabos de pista e de controle. 2) CAIXA DE CONCRETO Envolve a base metlica visando dar-lhe maior proteo e estabilidade. Executada em concreto. 3) MACIO DE CONCRETO Utilizado para suportar a luminria atravs de uma curva de raio longo, quando se deseja suprimir a base metlica. Executado em concreto. 4) CAIXA DE PASSAGEM Caixa em concreto ou alvenaria, utilizada para interligar redes de dutos nas derivaes ou em trechos retos superiores a 60m.

5) CAIXA DE INSPEO Caixa em concreto ou alvenaria, executada prxima a cada luminria de pista, interligando-a a linha/rede de dutos, ver figura figura 2.72 e 2.73 6) POO DE ATERRAMENTO Constitudo por uma caixa em concreto ou alvenaria, destinada a abrigar a haste de aterramento e tambm permitir a sua interligao cordoalha de aterramento. Executado a intervalos de no mximo 300m. Deve ter resistncia mxima de 10 ohms.

DETALHES DA SINALIZAO LUMINOSA DE UMA PISTA

Figura 2.43 Sinalizao luminosa - detalhes

Tipos de Balizamento O Balizamento de um aerdromo um sistema de iluminao instalado ao redor da pista de pouso, do txi e estacionamento para avies e helicpteros. um sistema de luzes que permite ao piloto de um avio em vo noturno com visibilidade reduzida, distinguir de grandes distncias, a localizao do aerdromo. As cores de lmpadas distribudas ao redor da pista faz o mesmo se sobressair em relao s construes existentes nas adjacncias do mesmo e indicam tambm ao piloto o posicionamento da aeronave durante o deslocamento sobre o mesmo, e as distintas reas de taxiamento e estacionamento da aeronave. As instalaes dos balizamentos so executadas com circuito em srie ou com circuito em paralelo sendo o primeiro de um custo bem mais elevado que o circuito em paralelo. Todos os componentes do sistema de balizamento de pista de pouso so fabricados de acordo com as Normas Brasileiras (NBRs) da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) e com as Normas internacionais da FAA (Federation Aviation and Administration) (OACI, 1995). Composio bsica para circuito srie Regulador de Corrente Constante com seleo de trs ou cinco brilhos; Painel de Controle remoto. Unidade de comando distncia com trs ou cinco nveis de brilho; Aparelho de iluminao. Constituda de: ? ? ? ? ? ? Corpo de luminria; Cabo conector duplo; Frangvel; Soquete; Lmpada incandescente de 30/45 W e Globo prismtico nas cores: azul (utilizada nos taxiamentos e ptio de estacionamento) mbar e mbar/branco (utilizada no entorno da pista) e verde/vermelho(cabeceiras de pista) ? ? Transformador de isolamento de 30/45 W; Abrigo metlico para suporte das luzes elevadas e abrigo do transformador de isolamento;

Abrigo metlico para trfego pesado e base para instalao das luzes embutidas da rea de toque, e abrigo do transformador de isolamento;

? ? ? ?

Kit conector SN-10, 5 KV - 20A, para conexo de cabos com seleo de 10 mm2; Kit conector secundrio, 750 V, para cabos at 4 mm2; Cabo de extenso duplo de 2 x 2,5 mm2, 750 V, 20 A e Curva longa de ao galvanizado para base luminria. (OACI,1995)

Principais caractersticas dos componentes Regulador de Corrente Constante Fonte de transformao de energia eltrica com Corrente Constante, controlada para estabelecer nveis.

(FAA-L-828) (PN 3-70-012 (5KW) Figura 2.44 Regulador de corrente constante (TECHNILUX, 2005) O Regulador de Corrente Constante (RCC) fabricado nas capacidades de 1,5 KW, 3 KW, 5 KW, 7,5 KW, 10 KW, 15 KW, e 20 KW. Para a configurao de um balizamento de 100 pontos de luz indicado um RCC de 5 KW. ? ? ? ? ? ? ? O RCC constitudo de um Transformador de Corrente Constante

(TCC) com regulagem seletiva de brilho, Circuitos de controle de sobrecarga, Ausncia de carga e curto-circuito, Medidores de tenso de entrada e de corrente de sada, Painel de Controle Local, Painel de rels e contactores, Circuitos impressos, barras de conexes, etc.

O RCC de 5 KW possui as dimenses aproximadas de 70 x 45 x 47,5 cm. ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? Tenso de alimentao Nmero de fases 2 220 v AC

Correntes de sada (para cinco brilhos): Nvel 1 ........................................ Nvel 2 ........................................ Nvel 3 ........................................ Nvel 4 ........................................ Nvel 5 ........................................ Freqncia ................................. Classe de isolamento ................. Classe de tenso ........................ Sistema de refrigerao .............. Tenso de comando ................... Acrscimo de temperatura ......... 2,8A 3,4A 4,2A 5,1A 6,6A 60 Hz A KV a leo 48 VDC 55C

Os reguladores de Corrente Constante so fabricados seguindo-se a especificao 07/EEL-STD-DEPV (hoje DECEA) que atende ao Aviso Circular 150/5345 - 10C da FAA (TECHNILUX, 2005).

Painel de controle local/remoto Painel de Controle para comando distncia do sistema Balizamento, com trs ou cinco nveis de brilho. (PN 3-30-017) Figura 2.45 Painel de Controle Remoto (TECHNILUX, 2005) O Sistema pode ser controlado do local de instalao ou remotamente. Para isso equipado com dois Painis de Controle; um diretamente acoplado ao R.C.C., geralmente usado para a manuteno e o outro operado distncia, em geral usado pelo operador do sistema e operado da Torre de Controle, na cor cinza claro. fabricado segundo a norma FAA, AC-150/5345-3C (TECHNILUX, 2005).

Aparelho de iluminao. Iluminao de Balizamento de Pista de mdia intensidade, para aeronaves em processo de pouso, decolagem e txi nas cores Azul, mbar.

(FAA-L-861) (PN 3-30-077) Figura 2.46 Aparelho de Balizamento de Pista (TECHNILUX, 2005) Constituda de: ? ? ? ? ? ? Corpo de luminria; Cabo conector duplo; Frangvel; Soquete; Lmpada incandescente de 30/45 W e Globo primrio nas cores: branca, azul, mbar, vermelha, verde, verde/vermelha e branca/mbar (TECHNILUX, 2005). Transformador de isolamento de 30/45 W: Transformador de 30/45W, classe de 6,6A/6,6A. Potncia (W) 30/45 100 Corrente Primrio (A) 6,6 6,6 Corrente Secundrio (A) 6,6 6,6 (FAA-L-830) (PN 3-30-052 (45 W)) Figura 2.47 Transformador de Isolamento (TECHNILUX, 2005) tenso de isolamento 5KV, 200 300 300 500 500 6,6 6,6 20 6,6 20 6,6 20 20 20 20

Trata-se

de

um

Transformador

de

Corrente,

com

relao

de

transformao de 1:1, de 6.6A/6.6A destinado alimentao individual das lmpadas do Sistema. So instalados em srie no circuito de distribuio de carga, separando eletricamente as lmpadas do seu circuito de alimentao; esta condio permite que a queima de uma ou mais lmpadas no prejudique o funcionamento do Sistema. Os Transformadores de Isolamento so encapsulados em um invlucro de borracha sinttica especial prova dgua, isolados para 5000 v e dotados de cabos conectores tambm moldados em borracha tambm moldados em borracha sinttica especial prova dgua isolados para 5000 v. Os Transformadores de Isolamento so fabricados segundo as especificaes 03 e 04/EEL-SDT-DEPV, para Cabos conectores e Transformadores,

respectivamente, atendendo aos Avisos Circulares 150/5345-26B e 150/534547 (TECHNILUX, 2005). Abrigo metlico Luzes Elevadas Base para instalao das luzes elevadas de mdia intensidade e abrigo do transformador de isolamento Luzes Embutidas Base para instalao das luzes embutidas de cabeceira de pista e abrigo do transformador, para trfego pesado. (FAA-L-867 B ou D) (FAA-L-868 A, B ou C). (PN 3-10-032 *) (PN 3-10-031 **) Figura 2.48 Abrigo para Luzes Elevadas / Embutidas (METROL, 2005) basicamente um cilindro de metal prova dgua, utilizado para abrigar os Transformadores de Isolamento, com as dimenses de dimetro externo 314 mm e altura total de 400 mm. Pode ser embutido em concreto ou enterrado diretamente no solo. Na sua parte inferior possui duas luvas de 50,8 mm para passagem dos cabos de alimentao. Possui ainda um conector para as ligaes de terra. fabricado atendendo a especificao 05/EEI-SDT-DEPV e Aviso Circular 150/5345-42A da FAA (METROL, 2005).

Abrigo metlico para trfego pesado basicamente um cilindro de metal prova dgua, utilizado como base para a instalao das luzes embutidas de cabeceira de pista e abrigar os Transformadores de Isolamento. Tem as dimenses de: dimetro externo 330 mm e altura total de: 410. mm. embutido em concreto ou enterrado diretamente no solo. Na sua parte inferior tem duas luvas de 50,8 mm para passagem dos cabos de alimentao. Possui ainda um conector para as ligaes de terra. fabricado atendendo especificao 05/EEI-SDT-DEPV e Aviso Circular 150/5345-42A da FAA (METROL, 2005).

Kit conector SN-10: Kit conector com plug e receptculo, isolamento de 5KV, 20A, para conexo de cabos com seo de 10mm2 e dimetro externo de 14 mm, para interligao com o primrio do transformador de isolamento. (FAA-L-823) (PN 3-30-074) Figura 2.49 Kit Conector SN-10 (METROL, 2005) Kit conector com plug e receptculo, isolamento de 5 KV - 20A, para conexo de cabos com seco de 10 mm2; para interligao com o primrio do transformador de isolamento. O Kit conector encapsulado em um invlucro de borracha sinttica especial prova dgua, isolado para 5000 v (METROL, 2005). Kit conector secundrio: Plug e Receptculo para conexo secundria para cabos de at 4mm2 isolamento 750 v, com capa de proteo. (FAA-L-823) (PN 3-30-075) Figura 2.50 Kit Conector Secundrio (METROL, 2005)

Plug e receptculo para conexo secundria para cabos at 4 mm2, isolamento de 750 V, com capa de proteo de borracha sinttica especial prova dgua, isolado para 5000 v (METROL, 2005).

Cabo de extenso duplo de 2 x 2,5mm2: Suporte da caixa tica do PAPI, com altura varivel para ajuste do centro tico da mesma. Sua parte frangvel favorece o cisalhamento em caso de impacto de aeronaves. (FAA-L-823) (PN 3-30-072) Figura 2.51 Cabo de Extenso Duplo 2 x 2,5mm2 (METROL, 2005)

Cabo de extenso duplo de 2 x 2,5 mm2, 750 V, 25 A, de comprimento varivel com plug e receptculo para conexes de circuitos secundrios de balizamento (METROL, 2005).

Kit conector simples de 2,5 mm2: Kit conector para cabo de 2,5 mm2, de comprimento varivel, isolamento de 5.000V, 25A, para conexes de cabos subterrneos e primrios de transformadores de isolamento. (FAA-L-823) (PN 3-30-075/076) Figura 2.52 Kit Conector Simples 2,5 mm2 (METROL, 2005) Kit conector para cabo de 2,5 mm2, de comprimento varivel, isolamento de 5KV, 25A, para conexes de cabos subterrneos e primrios de transformadores de isolamento (METROL, 2005).

Curva longa de ao galvanizado para base de luminria de 2: Curva longa para suporte de luminria de balizamento, comprimento de 85 cm, raio de 221 mm, 93,5, com luvas de ao galvanizado de 2 (luva superior com conector terra para cabo de 4 mm2), com canopla e bucha de reduo de 2 x 11/2 anodizada, com tampa de proteo superior e arruelas de borracha (METROL, 2005). Curva longa para suporte de luminria de Balizamento, comprimento de 85 cm, raio 221 mm, 93.5 O, com luvas de ao galvanizado de 2" (luva superior com conector terra para cabo de 4 mm2), com canopla e bucha de reduo de 2" x 1 1/2" anodizada, com tampa de proteo superior e arruelas de borracha. (PN 3-30-078) Figura 2.53 Curva Longa de Ao Galvanizado de 2" (METROL, 2005) 2.11 - Acessrios e Componentes Para Instalao do PAPI PAPI - Unidade de Luz LU 400 Unidade de luz do sistema PAPI, composta de lentes planas convexas, lmpadas halgenas, refletores, filtros vermelhos, vidro protetor e vidro atenuador de calor, fornecem visualmente a posio vertical da aeronave com relao trajetria de planeio, a direo do vo e o ngulo de descida para o pouso da aeronave.

(FAA-L-880) (PN 3-20-003) Principais caractersticas:

Construda em chapa de alumnio liga 57S (liga naval), dimenses de 1000 x 500 x 250 mm, peso de 15 quilos. pintada nas cores preta e laranja solar. A caixa tica possui quatro bandejas com:
? ? ? ? ? ? ? ?

Dois Prensa-cabos; Dois reflectores metlicos; Duas lmpadas halgenas de 200 W; Um filtro atenuador de calor; Dois filtros ticos vermelhos; Quatro apoios ajustveis para clinmetro; Quatro lentes plano-convexas; e Um filtro de proteo das lentes

Figura 2.54 Unidade de Luz LU 400 (TECHNILUX, 2005).

Abrigo metlico para PAPI Base para abrigar os transformadores de isolamento de 200W e as conexes para interligao dos secundrios com as lmpadas, e os primrios com os cabos de AT.

(FAA-L-867 B ou D) (PN 3-20-003) Principais caractersticas:


? ? ?

Altura de 16 Tampa cega Sadas laterais para a linha de dutos e para o duto at a unidade de luz.

Figura 2.55 Abrigo Metlico para PAPI (TECHNILUX, 2005).

Regulador de corrente constante Fonte de transformao de energia eltrica com Corrente Constante, controlada para estabelecer nveis.

(FAA-L-828) (PN 3-70-012 (5KW)) Figura 2.56 Regulador de Corrente Constante (TECHNILUX, 2005).

Clinmetro Equipamento para ajuste do eixo tico das caixas ticas ao ngulo de elevao projetado.

(PN 3-20-010) Figura 2.57 Clinmetro (TECHNILUX, 2005).

Painel de controle remoto Painel de Controle para comando distncia do sistema PAPI, com cinco nveis de brilho. (PN 3-30-018) Figura 2.58 Painel de Controle Remoto (TECHNILUX, 2005).

Transformador de isolamento Transformador de 200W, classe de tenso de isolamento 5KV, 6,6A/6,6A. Potncia (W) 30/45 100 200 300 300 500 500 Corrente Primrio (A) (FAA-L-830) (PN 3-30-050 (200 W)) Figura 2.59 Transformador de Isolamento (TECHNILUX, 2005). Kit conector SN-10 Kit conector com plug e receptculo, isolamento de 5KV, 20A, para conexo de cabos com seo de 10mm2 e dimetro externo de 14 mm, para interligao com o primrio do transformador de isolamento. 6,6 6,6 6,6 6,6 20 6,6 6,6 20 20 6,6 20 20 20 Corrente Secundrio (A) 6,6

(FAA-L-823) (PN 3-30-074)

Figura 2.60 Kit Conector SN-10 (TECHNILUX, 2005). Kit Conector simples 2,5 mm2 Kit conector para cabo de 2,5 mm2 , de comprimento varivel, isolamento de 5.000V, 25A, para conexes de cabos subterrneos e primrios de transformadores de isolamento. (FAA-L-823) (PN 3-30-075/076) Figura 2.61 Kit Conector Simples 2,5 mm2 (TECHNILUX, 2005).

P frangvel Suporte da caixa tica do PAPI, com altura varivel para ajuste do centro tico da mesma. Sua parte frangvel favorece o cisalhamento em caso de impacto de aeronaves.

(PN 3-20-004) Figura 2.62 P Frangvel (TECHNILUX, 2005).

Cabo interligao superior Cabo de interligao 2 x 2,5 mm com plug secundrio e terminal de encaixe da lmpada, com extenso de 1,5 m. (PN 3-20-095) Figura 2.63 Cabo Interligao Superior (TECHNILUX, 2005).

2.12. - Composio Bsica Para Circuito Paralelo 120 ou 220 VCA Luminria perifrica Luminria para balizamento noturno de pista, completa com junta frangvel, braadeira em ao Inox, Soquete E-27, Lente em Policarbonato ou Vidro, Ambar, P/ Lamp. 40W, Padro Aeronutico SN-05.

(luminria. Perifrica)

Figura 2.64 Luminria Perifrica (AWLBRASIL, 2005). Biruta iluminada Indicador visual de condio de vento de superfcie - (biruta), estrutura em alumnio, cesto em inox, reclinvel, altura standard = 6 metros, cone em nylon resinado com passadores em lato, com ou sem iluminao e luz de obstculo. Figura 2.65 Biruta iluminada (AWLBRASIL, 2005).

Farol rotativo

Farol rotativo para heliponto, trs projetores com lamp. Halogena, 200.000 cd, 120 ou 220 VCA.

Figura 2.66 Farol rotativo (AWLBRASIL, 2005). Rdio controle Radio controle para operao distncia de sistema de balizamento noturno, com

decodificador para receber sinais e interpretar o numero de pulsos transmitidos para aeronave. Faixa de freqncia: fixa - 118.0 - 136 MHz. Alimentao 120VCA.

Figura 2.67 Rdio controle (AWLBRASIL, 2005).

Painel de comando de balizamento Painel de comando e controle de brilho, completo, com chave geral, disjuntor, chave seletora de brilho - 3 nveis, 120 ou 220 VCA, em caixa de ao carbono.

Figura 2.68 Painel de comando de balizamento (AWLBRASIL, 2005).

Kit conector macho/fmea Kit conectores rpido. macho/fmea de desengate

Figura 2.69 Kit conector macho/fmea (AWLBRASIL, 2005).

Figura 2.70 Equipamentos de sinalizao luminosa

DETALHE DAS CAIXAS DAS LUMINRIAS

Figura 2.71 Detalhe da caixa de concreto, inspeo e poo de aterramento

DETALHE DA CAIXA DE INSPEO E DE ATERRAMENTO

Figura 2.72 Detalhe do macio conc., caixa de inspeo, aterramento

MODELO DE UMA PLANTA DE SINALIZAO LUMINOSA

Figura 2.73 Detalhe da caixa de inspeo

2.11. Sinalizao Vertical A sinalizao vertical consiste na locao de painis com instrues e informaes contendo letras, algarismos ou smbolos, combinados ou no, sobre a rea de movimento com a finalidade de prestar auxlio visual operao das aeronaves. Estes painis podero ser iluminados ou no e localizados prximos s pistas. Devero possuir altura adequada para que se mantenha uma distncia de segurana em relao s hlices e motores de aeronaves a jato. Esta sinalizao utilizada em aerdromos pblicos com linhas regulares cujas aeronaves que dele faam uso possuam capacidade superior a 60 assentos. 2.11.1. ? B) COMAER ? NSMA 85-2, 11.10.1979. D) ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT): ? ? ? ? ? ? 2.11.2. NBR 7.732 - Cabos Eltricos para Auxlios Luminosos em Aeroportos; NBR 7.733 Aeroportos Execuo de Instalao de Cabos Eltricos Subterrneos para Auxlios Luminosos; NBR 12.801 - Auto Transformador Regulador de Corrente para Auxlios Luminosos em Aeroportos; e NBR 12.971 Emprego de Sistema de Aterramento para Proteo de Auxlios Luminosos em Aeroportos. Tipos de painis Normas de Infra-Estrutura da DIRENG, de Normas utilizadas para execuo da sinalizao vertical

A) ORGANIZAO DE AVIAO CIVIL (OACI OU ICAO): Anexo 14, Volume I Aerdromos, cap. 5 e 8.

A) PAINIS DE INSTRUES OBRIGATRIAS

Devem ser dispostos de modo a identificar um local alm do qual um veculo ou uma aeronave em rolamento no deve prosseguir, a menos que autorizado pela torre de controle do aerdromo. Os painis de instrues obrigatrias devem incluir designao de pistas de pouso e decolagem, posio de espera de categoria I, II ou III, posio de espera em pista, posio de espera em estrada e painis de PROIBIDA A ENTRADA, conforme figuras 2.74 e 2.75. Estes painis possuem como caracterstica as inscries em branco sobre o fundo vermelho. B) PAINIS INFORMATIVOS Um painel de informao deve ser utilizado onde haja necessidade operacional de identificar, por meio de um painel, uma informao sobre uma localizao especfica ou rota a seguir (direo ou destino). E devem incluir: painis de direo, painis de localizao, painis de destino, painis de sada de pista, painis de pista livre e painis de distncia disponvel para decolagem, conforme figura 2.76. Os painis de informao de localizao possuem como caracterstica as inscries em amarelo sobre o fundo preto e os painis de informao que no sejam de localizao possuem como caracterstica as inscries em preto sobre fundo amarelo. C) INFORMAES DE DESTINO NOMECLATURAS A inscrio em um painel de destino deve conter mensagens alfabticas, alfanumricas ou numricas identificando o destino, mais uma seta indicando a direo a seguir, como pode ser visto na figura 2.76. Os painis de destino devero possuir as seguintes abreviaturas: 1) RAMP ou APRON estacionamento de aeronaves em geral, reas de carga e servios. aceitvel a utilizao de APRON 1 e APRON 2 indicando a existncia de dois ptios de estacionamento. 2) PARK rea somente estacionamento de aeronaves. 3) CIVIL rea de estacionamento de aeronaves civis em um aerdromo compartilhado. 4) MIL rea de estacionamento de aeronaves militares em um aerdromo compartilhado. 5) CARGO rea somente de aeronaves de carga. 6) INTL rea internacional.

7) RUNUP rea de teste de motores. 8) VOR ponto de verificao de VOR. 9) FUEL rea de abastecimento ou de servios. 10) HGR hangares. Quando for necessrio identificar outras reas do aerdromo distintas das que foram citadas, dever ser selecionada uma palavra inglesa apropriada ou abreviatura desta palavra. Palavras com menos de cinco letras no devero ser abreviadas. DETALHES DE PAINIS DE INSTRUES OBRIGATRIAS

Figura 2.74 Painis de Instrues Obrigatrias

DETALHES DE PAINIS DE INSTRUES OBRIGATRIAS

Figura 2.75 Painis de Instrues Obrigatrias

DETALHES DE PAINIS INFORMATIVOS

Figura 2.76 Painis Informativos

2.11.3 Caractersticas dos painis A) ALIMENTAO ELTRICA A alimentao eltrica dos painis poder ser prevista em uma das situaes abaixo: 1) Utilizao do circuito da sinalizao luminosa existente: a alimentao dos painis inserida diretamente no circuito de pista. Nesse tipo de alimentao no deve ocorrer variao da intensidade de brilho nos painis quando se varia o brilho da sinalizao luminosa. 2) Utilizao de um circuito independente, na mesma rede de dutos dos circuitos de pista: A alimentao eltrica na subestao poder ser feita a partir de um transformador de corrente constante (TCC) - 6,6A - 220V/5.000V. 3) Utilizao de um circuito independente em uma rede de dutos tambm independente: a alimentao dos painis pode ser feita em 220V, bifsico, sem a utilizao de equipamentos na subestao. B) DETALHES CONSTRUTIVOS: Os painis devero possuir conexes frangveis e devero atender s exigncias de cor e nvel de iluminamento. Os aerdromos que operam com IFR e VFR cdigo de pista 3 ou 4 devero possuir painis iluminados e os que operam com VFR cdigo de pista 1 ou 2 podero utilizar-se de painis retrorefletivos.

ALTURA MNIMA DOS CARACTERES Cdigos de Instruo Informaes Sada de Pista Outros Pista Obrigatria

1 ou 2 3 ou 4

300 mm 400 mm

300 mm 400 mm

200 mm 300 mm

Tabela 2.10 Altura mnima dos caracteres

DIMENSO E DISTANCIAMENTO DOS PAINIS BORDA DE PISTA Cdigos Altura (mm) Distncia de Pista Perpendicular da Borda da Pista do Caractere Somente do Painel (min) 1 ou 2 1 ou 2 3 ou 4 3 ou 4 200 300 300 400 400 600 600 800 Total Lateral do Painel Pista de Pista de Pouso

Instalado Rolamento (max) 700 900 900 1.100 5 11m 5 11m 11 21m 11 21m

3 10m 3 10m 8 15m 8 15m

Tabela 2.11 Dimenso e distanciamento dos painis borda de pista

DISTANCIAMENTO DOS PAINIS PRXIMA SADA Cdigos Distncia em relao ao eixo Distncia em relao ao ponto de de Pista (mn.) tangncia (mn.)

1 ou 2 3 ou 4

Pista de Rolamento 40m 60m

Pista de Pouso 30m 60m

Tabela 2.12 Distanciamento dos painis prxima sada

You might also like