You are on page 1of 2

Casos de dengue registram aumento de 10% em Manaus, segundo dados da Semsa

16 Fev 2013 . 08:00 h . Lilian Portela . portal@d24am.com As zonas leste e norte so as regies geogrficas de Manaus que apresentam maior risco de transmisso da dengue. Foram registradas 2.371 notificaes da doena.

[i] Manaus - Crescem os casos de dengue em Manaus por conta do uso de gua guardada em reservatrios (como tanques e cambures) que criam condies para a proliferao do mosquito transmissor da doena. O velho problema existente no sistema de abastecimento de gua da cidade leva a populao a recorrer dessa prtica irregular, disse o titular da Secretaria Municipal de Sade (Semsa), Evandro Melo. Segundo o secretrio, os casos de dengue registraram um aumento de 10% de janeiro at a primeira quinzena de fevereiro em relao ao mesmo perodo do ano passado. De janeiro primeira quinzena de fevereiro, foram 2.371 notificaes da doena, contra 2.153 no mesmo perodo de 2012. As zonas leste e norte so as regies geogrficas de Manaus que apresentam maior risco de transmisso da dengue. Isso devido ao problema de abastecimento de gua. As pessoas que moram nessas zonas utilizam vrios reservatrios de gua, como cambures e tanques para consumo prprio. E isso aumenta a possibilidade do mosquito se reproduzir, disse o secretrio Evandro Melo. Ele acrescenta que o controle do mosquito transmissor fica difcil porque so reservatrios que no se pode eliminar.

Segundo dados da Fundao de Vigilncia em Sade (FVS), o ano de 2012 fechou com 3.173 casos de dengue em todo o Amazonas. J os casos de malria tiveram uma reduo de 55% - foram 1.520 de janeiro primeira quinzena de fevereiro do ano passado, chegando a 686 no mesmo perodo deste ano. A dona de casa Maria Jos Mota, 58, que mora h quase dez anos na ltima rua do bairro Aliana com Deus, zona norte, e vizinha da Reserva Ducke, disse que pelo menos uma pessoa de cada casa j pegou dengue ou malria. Eu j tive, minha nora tambm, o vizinho. Antigamente, tinha fumac, mas nunca mais tivemos nada aqui, disse. O vigilante Joo Marinho, 31, que mora no bairro Cidade do Leste, zona leste, diz que j pegou dengue. s vezes, voc cuida do seu quintal, mas o vizinho no. Aqui todo mundo usa cambures e tanques para armazenar gua, disse. Segundo Melo, o mosquito da dengue urbano, onde a fmea se alimenta de dia, diferente do mosquito da malria, que silvestre e da noite. Ele disse que a rea urbana de Manaus no apresenta riscos de abrigar o mosquito da malria. S nas periurbanas, como o ramal do Brasileirinho, Puraquequara, Tarum. Mas com a expanso da cidade, o mosquito fica mais prximo. Segundo Melo, a preocupao com os condomnios em reas florestais. A sim, h o risco de pegar malria. A Semsa intensificou o controle da dengue e pede a colaborao da populao.

You might also like