You are on page 1of 14

Avaliao da Formao

FICHA TCNICA

TITULO: AVALIAO DA FORMAO

ADPATAO: Olinda de Matos, Cristina Costa, Neusa Cassule

REVISO: Olinda de Matos, Cristina Costa, Neusa Cassule e Dora Cavaleiro.

CAPA E CONTRACAPA: Vicente Cardoso e Neusa Cassule

COORDENAO TCNICA: Olinda de Matos

PROPRIEDADE: CENTRO NACIONAL DE FORMAO DE FORMADORES / MAPESS

ANO: Dezembro / 2005

Avaliao da Formao

2 2.. N ND DIIC CE E
2. NDICE ..................................................................................................................... 2 3. Objectivos do Mdulo ............................................................................................... 3 4. Introduo ................................................................................................................ 3 5. Avaliao da Formao ........................................................................................... 5 6. Avaliao das Competncias .................................................................................. 6 7. As Variveis da Avaliao ....................................................................................... 7 8. As Funes da Avaliao ........................................................................................ 9 9. Fio Condutor para a Construo de um Dispositivo de Avaliao da Formao....10

Avaliao da Formao

3 3.. O Ob bjje ec cttiiv vo os sd do oM M d du ullo o


Pretende-se que cada formando, aps a frequncia do mdulo, esteja apto a:

o o

Distinguir diferentes nveis de avaliao dos resultados de formao; Construir e aplicar instrumentos de avaliao em funo dos objectivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficincia e eficcia da formao;

Identificar causas de subjectividade na avaliao.

4 4.. IIn nttr ro od du u o o


Os dois princpios da formao profissional - a eficcia e a eficincia -, implicam um processo continuo de avaliao. Podemos definir a avaliao como uma reflexo crtica sobre todos os momentos e factores que intervm na formao a fim de determinar quais podem ser, esto sendo ou foram, os resultados da mesma. Trata-se pois de um vasto e complexo processo que supe a necessidade de recolher informao de diferentes momentos tendo em vista melhoria dos dispositivos de formao. No processo podemos efectuar uma separao entre fase de concepo, obteno e tratamento da informao e a fase de interpretao desta mesma informao. O primeiro de natureza objectiva, sendo frequentemente baseado na apresentao de dados quantitativos, cujos critrios de validao so explicitamente referidos; o segundo caracterizado pela sua natureza valorativa ou subjectiva. Os momentos e factores que so objectos da avaliao dependem da finalidade da prpria avaliao. Ao longo dos anos tem variado bastante as temticas que so privilegiadas na avaliao. Em termos tradicionais a avaliao centrou-se quase que exclusivamente sobre os resultados da formao. Actualmente discute-se a difusa avaliao das competncias ou dos saberes adquiridos ao longo da vida.

Avaliao da Formao

importante ter-se em conta que a avaliao da formao, no se cinge apenas deteco das diferenas entre os objectivos esperados e resultados alcanados, mas acima de tudo um processo reflexivo sobre o prprio dispositivo de formao. Assim, pretende-se que o formando, com o correcto uso deste manual consiga: 1. Avaliar a formao, que compreende:

a. Proceder avaliao final da aprendizagem realizada pelos formandos; b. Avaliar o processo formativo; c. Reestruturar o plano de desenvolvimento da formao. 2. Ser capaz de avaliar a eficincia e eficcia da formao, o que envolve: a. Ser capaz de avaliar o processo formativo; b. Ser capaz de participar na avaliao do impacte da formao nos desempenhos profissionais.

Avaliao da Formao

5 5.. A Av va alliia a o od da aF Fo or rm ma a o o
Os dois princpios da formao profissional - a eficcia e a eficincia -, implicam um processo continuo de avaliao. Podemos definir a avaliao como:

Uma reflexo crtica sobre todos os momentos e factores que intervm na formao a fim de determinar quais podem ser, esto sendo ou foram, os resultados da mesma.

Trata-se, pois de um vasto e complexo processo que supe a necessidade de recolher informao de diferentes momentos tendo em vista melhoria dos dispositivos de formao. No processo podemos efectuar uma separao entre:

Fase de concepo, obteno tratamento da informao; Fase de interpretao desta mesma informao.

O primeiro de natureza objectiva, sendo frequentemente baseado na apresentao de dados quantitativos, cujos critrios de validao so explicitamente referidos; o segundo caracterizado pela sua natureza valorativa ou subjectiva. Os momentos e factores que so objectos da avaliao dependem da finalidade da prpria avaliao. Ao longo dos anos tem variado bastante as temticas que so privilegiadas na avaliao. Em termos tradicionais a avaliao centrou-se quase que exclusivamente sobre os resultados da formao. Actualmente discute-se a difusa avaliao das competncias ou dos saberes adquiridos ao longo da vida.

Avaliao da Formao

Assim, a avaliao da formao procura obter vrios tipos de resultados:


As diferenas entre os objectivos fixados e os resultados alcanados; Os efeitos da formao nos postos de trabalho; Os factores que tero influenciado resultados aqum dos esperados, tais como: meios e mtodos inadequados; deficincias atribuveis aos formadores e s condies logsticas em que a aco decorreu; seleco inadequada dos formandos, etc.

importante ter-se em conta que a avaliao da formao, no se cinge apenas deteco das diferenas entre os objectivos esperados e resultados alcanados, mas acima de tudo um processo reflexivo sobre o prprio dispositivo de formao.

6 6.. A Av va alliia a o od da as sC Co om mp pe ett n nc ciia as s


A importncia crescente da avaliao das competncias decorre dos seguintes factores:

A constatao que no existe uma correspondncia necessria entre a aquisio de saberes e a capacidade para os mobilizar ou aplicar no contexto de trabalho. A posse do saber, no confere a capacidade de o usar nos vrios contextos laborais;

A desvalorizao dos certificados escolares em muitos domnios, por um efeito de massificao. Facto que se traduziu na procura por parte das entidades empregadoras de trabalhadores possuidores mais de competncias do que de credenciais escolares;

A mobilidade dos trabalhadores implicou tambm a valorizao das suas competncias profissionais, demonstradas em termos de percursos curriculares (porteflios). Factor que tem vindo a valorizar as competncias adquiridas em contextos laboral, sobretudo nos pases onde a maior parte da populao atingiu um elevado nvel de escolarizao.

Avaliao da Formao

7 7.. A As sV Va ar rii v ve eiis sd da aA Av va alliia a o o


Tendo sempre como objectivo essencial clarificar a questo da avaliao e de destacar aquilo que constitui a especificidade desta actividade de avaliao de formao, permite-nos distinguir nove grandes questes:

1. FORMAR? Esta questo pode ser encerrada na sua dimenso objectiva: quais so
as mudanas visadas, as transformaes esperadas? E tem tambm uma dimenso subjectiva: que significado tem para os formandos a aco de formao: recompensa, momento de escape, tempo forte numa avaliao pessoal?

2. AVALIAR? Qual a finalidade principal que se atribui aco de avaliar: informar,


regular, formar, etc.? Quais so os critrios e os indicadores que se devem ter em conta?

3. QUAL O OBJECTO? Sobre o mbito incidir a investigao: aco global, campo


especfico? Que tipo de efeitos pode apreender e apreciar? E como ter a certeza que os efeitos observados so mesmo consequncia da aco de formao?

4. COM QUE INSTRUMENTOS? Quais os instrumentos que teremos de utilizar para


produzir a informao e como devero ser postos em prtica? conveniente prever a utilizao de instrumentos especficos para diferentes tipos de aco?

5. QUEM AVALIAR? Que parte na avaliao caber: aos responsveis da formao,


aos formadores, aos formandos, aos especialistas exteriores, etc.?

6. QUANDO? Quais so os momentos oportunos para recolher informao: antes da


aco, durante a aco, pouco depois da aco, muito tempo depois da aco? Que peso atribuir informao recolhida em cada um destes momentos?

Avaliao da Formao

7. PARA QUEM? Quem receber e explorar a informao? 8. PARA TOMAR QUE GNERO DE DECISO? Quais so as bases da avaliao?
Em que dinmica se inscrevem? Quem tem o poder de decidir e em que domnio?

9. QUAL A UTILIDADE? Como pr a avaliao ao servio de uma melhoria da


qualidade das aces de formao? Como fazer dela qualquer coisa de verdadeiramente eficaz? E em nome de que eficcia?

Este conjunto de questes organiza-se, aplicado a uma aco de formao, segundo o esquema seguinte, que tenta mostrar como as referidas questes se articulam. Mas o seu principal interesse o de deixar perceber que as questes de ordem metodolgica, por sua vez, se fundamentam em questes de sentido.

FORMAR?

AVALIAR?

SIGNIFICADO DA OPERAO

QUE UTILIDADE? QUE GNERO DE DECISO? PARA QUEM?

DE NOVO O SENTIDO

OBJECTO?

FORMAS E INSTRUMENTOS

QUANDO?

QUEM?

QUE INSTRUMENTOS?

Avaliao da Formao

AS FUNES DA AVALIAO

8 8.. A As sF Fu un n e es sd da aA Av va alliia a o o
A funo da avaliao da formao o papel desempenhado por esta actividade no conjunto das actividades ditas de aprendizagem. Podemos entender estas funes dos objectos possveis da avaliao da formao:

O primeiro objecto fazer um inventrio dos conhecimentos e das aquisies, medir as aprendizagens realizadas;

O segundo o diagnstico, servindo assim para situar a formao no processo de aprendizagem e para diagnosticar as lacunas e as suas dificuldades em relao aos saberes e ao saber fazer que deveriam ser adquiridos;

A avaliao da formao pode ter por fim uma funo prognstica, se permitir guiar a formao para melhorar desempenhos futuros.

FUNES DA AVALIAO, SEGUNDO O SEU PAPEL NA SEQUNCIA DA ACO DE FORMAO.

1 X

2
Sequncia ou aco de Formao

3 X

10

Avaliao da Formao

Em (1): ANTES DA ACO DE FORMAO

Em (2): DURANTE A ACO DE FORMAO

Em (3): DEPOIS DA ACO DE FORMAO

Avaliao: Diagnstica Prognstica Preditiva

Avaliao: Formativa Progressiva

Avaliao: Sumativa Terminal

Funo: Orientar Adaptar

Funo: Regular Facilitar

Funo: Verificar Certificar

(a aprendizagem)

Centrada: No produtor e nas suas caractersticas (Identificao)

Centrada: Nos processos Nas actividades

Centrada: Nos produtos

9 9.. F Fiio oC Co on nd du utto or rp pa ar ra aa aC Co on ns sttr ru u o od de eu um mD Diis sp po os siittiiv vo od de eA Av va alliia a o o d da aF Fo or rm ma a o o

Segue-se uma lista de operaes incontornveis: 1. QUESTIONAR-SE SOBRE O PROJECTO DE AVALIAO: Qual a inteno dominante do projecto de avaliao: Medir, apreciar, interpretar? Controlar, regular, compreender?

11

Avaliao da Formao

Que concepo dominante se tem da realidade avaliada (para que serve): Modelo de funcionamento privilegiado: De ensino ou de sistema de formao? Do indivduo em formao?

2. PRECISAR O PROJECTO DE FORMAO: Finalidades; Transformaes desejadas:

Que formas? Que nveis?

Tipo de expectativa fundamental em relao aos formandos: Competncias? Qualidades pessoais? Atitudes?

3. PREVER OS PROCEDIMENTOS: Determinar a informao til: POR QUE que nos vamos interessar (objecto)? Explicitar como recolhida a informao til: QUEM vai efectuar a recolha? QUANDO? Por meio de QUE INSTRUMENTOS?

Definir o quadro de interpretao dessa informao. A primeira condio para construir um dispositivo pertinente a de sabermos ter tempo para reflectir, para dizermos o que que a situao exige, onde nos encontramos concretamente e o que temos de avaliar.

12

Avaliao da Formao

Avaliar em funo de qu?

Tudo depende desta questo fundamental e primordial! A direco correcta aquela que vai das intenes aos instrumentos.

13

Avaliao da Formao

O material bibliogrfico utilizado para adaptao deste Mdulo, teve como fonte trabalhos similares desenvolvidos pela Formaconde e Finenterprise.

14

You might also like