You are on page 1of 18

Efsios

Carl Ballard, 2000 1:1-23 Toda Sorte de Bno Espiritual 2:1-22 Aproximados pelo Sangue de Cristo 3:1-21 O Mistrio de Cristo 4:1-24 H Somente Um Corpo 4:25 - 5:21 "Provando Sempre o que Agradvel ao Senhor" 5:22 - 6:9 Sujeitai-vos Uns aos Outros 6:10-24 Revesti-vos da Armadura de Deus

Estudo Textual: Efsios 1:1-23

Toda Sorte de Bno Espiritual


Em Cristo (1:1-3). Depois de saudar os irmos, Paulo agradece a Deus pelas suas bnos espirituais em Cristo. Observe que Paulo d graas pelas bnos espirituais "nas regies celestiais", e no por bnos fsicas. Cristo morreu para tornar os homens ricos espiritualmente, no fisicamente. As bnos espirituais so encontradas "em Cristo"e no no mundo, na igreja ou no pastor. Fora de Cristo, realmente no h bnos, somente bens fsicos, que perecero quando morrermos. As bnos espirituais (1:4-14). Paulo comea a listar algumas das bnos:

"Nos escolheu nele" (1:4). Deus selecionou um povo especial em Cristo, justamente como selecionou a nao especial dos judeus, em Abrao (veja xodo 19:5-6 e 1 Pedro 2:9). Em sua sabedoria, Deus planejou salvar o homem em Cristo "antes da fundao do mundo", mesmo antes que o homem tivesse cometido o primeiro pecado. Ele nos selecionou com uma meta: "para sermos santos e irrepreensveis". Aqueles que esto em Cristo foram perdoados de seus pecados e devero viver de tal modo que no pequem mais. "Em amor nos predestinou para ele, para a adoo dos filhos" (1:45). Os cristos so filhos de Deus por adoo. A adoo sempre questo de escolha pessoal, enquanto o filho que vem pela natureza tem que ser aceito quando vem. Deus "predestinou" alguns deles para adoo. Ele determinou desde antes do comeo do mundo que adotaria todos os que esto em Cristo. A adoo por Deus no apenas uma adoo por acaso. uma escolha feita "por meio de Jesus Cristo". Se respondemos em obedincia ao evangelho de seu Filho, Deus nos adota.

"Temos redeno, pelo seu sangue, a remisso dos pecados" (1:7). Deus perdoa os pecados dos filhos adotados porque Jesus morreu para sofrer o castigo por eles. "Desvendando-nos o mistrio da sua vontade" (1:9). Ningum pode conhecer a mente de Deus a menos que ele resolva revelar seus pensamentos (veja 1 Corntios 2:9-13). Em Cristo sua vontade revelada. "No qual tambm fomos feitos herana" (1:11). Os filhos adotados recebero a mesma herana que Cristo, o filho legtimo e primognito (veja Romanos 8:15-17). "Fostes selados com o Santo Esprito da promessa" (1:13). Aqueles que ouvem e respondem com f "palavra da verdade", recebem o "selo" do Esprito Santo de Deus, mostrando quais ele escolheu para adotar (veja 2 Timteo 2:19 e Apocalipse 7:3).

Cristo a plenitude (1:15-23). Paulo ora para que eles cresam "no pleno conhecimento dele" (1:17). Se no conhecemos Cristo, como podemos esperar receber as bnos espirituais que ele nos oferece? Ressuscitando Cristo, Deus mostrou seu extremo poder para abenoar aqueles que crem. Finalmente, Deus fez Cristo o cabea da igreja, o qual o seu corpo (1:22-23). Procurar outra sede fora do cu, onde Cristo est, negar a autoridade de Cristo. Perguntas para mais estudo:

Pelo que devemos orar quando pedimos bnos reais em Cristo? Dinheiro? Sade? Amor? Alguma outra coisa? Como as pessoas so "predestinadas" em Cristo? Quem, e onde est, o cabea da igreja?

- por Carl Ballard

Estudo Textual: Efsios 2:1-22

Aproximados pelo Sangue de Cristo


"Pela graa sois salvos"(2:1-10). O castigo pelo pecado tem sido sempre a morte (veja Gnesis 2:17; Romanos 6:23). Aqueles que pecam andam "segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe da potestade do ar" (2:2). O caminho deste mundo o caminho de Satans, que conduz ao pecado e morte. Desde a primeira vez que pecamos, somos separados de Deus (veja Isaas 59:1-2), e somos incapazes de escapar do castigo da morte. Mas Deus, cheio de graa e misericrdia, enviou seu Filho para sofrer o castigo da morte que ns merecamos por nossos pecados (2:4-5). Pela graa de Deus, aqueles que esto "em Cristo" foram ressuscitados de seus pecados junto com ele, e lhes foi dada vida junto com ele. Aqueles que esto "em Cristo" no pertencem mais a este mundo de pecado, mas foram

ressuscitados para nos fazer "assentar nos lugares celestiais" (2:6). Observe a importncia de estar "em Cristo" para receber a graa de Deus. "Porque pela graa sois salvos, mediante a f" (2:8). A graa de Deus exige algo de ns: nossa fiel obedincia ao seu Filho (veja Tito 2:11-15). Nossa obedincia no de acordo com as obras que desejamos fazer, mas de acordo com as "boas obras, as quais Deus de antemo preparou para que andssemos nelas" (2:10). nas Escrituras que aprendemos sobre estas "boas obras" que Cristo criou para ns (veja 2 Timteo 3:16-17). Se desejamos receber a graa de Deus que est "em Cristo", precisamos obedecer fielmente aos mandamentos de Cristo. Ele a nossa paz (2:11-18). Houve um tempo quando somente a nao de Israel, de acordo com a Lei de Moiss, tinha acesso presena de Deus em seu templo, em Jerusalm. Os estrangeiros e os imundos tinham que ficar fora dos muros do templo, "separados da comunidade de Israel e estranhos s alianas da promessa" (2:12). Mas"em Cristo Jesus...fostes aproximados" (2:13). Em Cristo, Deus aproxima as pessoas de dois modos importantes. Primeiro, ele rene judeus e gentios um ao outro "em um s corpo com Deus" (2:16). Segundo, ele aproxima as pessoas de Deus, dandolhes "acesso ao Pai em um Esprito" (2:18). Em Cristo, no h mais separao de Deus, de suas promessas, ou de seu povo. O edifcio de Deus (2:19-22). Agora, aqueles que foram reunidos como uma famlia em Cristo esto sendo edificados como um edifcio espiritual para Deus. O edifcio est fundado no ensinamento dos "apstolos e profetas", que seguem o modelo de Cristo, "a pedra angular" (2:20). Qualquer ensinamento que no se alinha com o ensinamento de Cristo e de seus apstolos e profetas no faz parte dos planos para o edifcio de Deus! Este edifcio est sendo construdo para ser um "santurio dedicado ao Senhor... para habitao de Deus no Esprito" (2:21-22). Este o novo templo de Deus. Neste templo, todos que esto em Cristo tm acesso a Deus, no Esprito. Perguntas para mais estudo:

Como uma pessoa salva pela graa de Deus? A "graa" significa que no temos nada a fazer para sermos salvos? Jesus morreu para juntar as pessoas, ou para juntar as "igrejas", num s corpo? Uma pessoa que adora segundo as doutrinas dos homens pode ainda fazer parte do edifcio espiritual de Deus?

- por Carl Ballard

Estudo Textual: Efsios 3:1-21

O Mistrio de Cristo

"O Mistrio Revelado" (3:1-7). Paulo estava na priso porque os judeus levantaram um clamor por causa do seu trabalho com os gentios, crendo que ele at os tinha levado ao templo (veja Atos 21:27-33). Mas Paulo estava simplesmente completando uma obra que lhe tinha sido confiada por Deus. Ele chama esta obra a revelao de um mistrio (3:3). Observe o processo desta revelao:

Deus planejou o que estava oculto em Cristo antes da fundao do mundo (lembre-se de Efsios 1:3-6). O mistrio foi revelado a Paulo e a outros apstolos e profetas por Cristo, atravs do Esprito Santo (3:5; veja tambm Joo 14:25-26; 16:12-13). Os apstolos e profetas escreveram o que foi revelado (3:3-4). Entendemos quando lemos (3:4).

O mistrio de Cristo foi revelado para ser entendido. A verdade foi revelada e a entendemos lendo. No por sentimento, nem por vises, nem pelo que a igreja ou o pastor ou pregador diz! O mistrio de Cristo que judeus e gentios so reunidos como um s, no corpo de Cristo, a igreja (veja 1:21-22). "A Multiforme Sabedoria de Deus" (3:8-13). Paulo via a pregao como uma grande graa de Deus, que lhe permitia manifestar riquezas espirituais que tinham estado ocultas desde o comeo dos tempos (3:8-9). Quando a vontade de Deus pregada, sua grande sabedoria mostrada atravs do que ele cumpriu em Cristo. Ele rene todas as pessoas salvas, sejam judeus ou gentios, em um s corpo, exatamente como ele planejou desde o comeo dos tempos! (3:11) Quando pregadores pregam sua prpria vontade, as pessoas no so salvas nem reunidas num s corpo, mas so perdidas e divididas em denominaes (3:12-13). "Infinitamente Mais" (3:14-21). Veja como Paulo ora diligentemente para que os irmos de feso cresam em Cristo:

Ele ora ao Pai por todas as famlias da terra (3:14-15). Todos os salvos so seus filhos, numa famlia espiritual. Ele ora para que sejam to fortes como Deus glorioso! (3:16) Em Cristo recebemos o poder de Deus. No h necessidade de nos sentirmos fracos e nos rendermos s tentaes. Ele ora para que Cristo esteja nos coraes deles (3:17). Geralmente, ele ora para que eles estejam "em Cristo", mas agora ele ora para que Cristo esteja neles e lhes d fora espiritual, e os fixe no amor. Ele ora pelo pleno entendimento, por eles, do amor de Cristo, "para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus" (3:18-19). Somente quando crescemos no amor de Cristo receberemos a plenitude de Deus!

Paulo ora com confiana porque sabe que Deus tem poder para atender s oraes de modo infinitamente mais completo do que podemos pedir ou sequer

imaginar (3:20-21). Precisamos de confiana quando oramos de acordo com a vontade de Deus! Perguntas para mais estudo:

Como Deus planejou para que entendamos o que ele revelou? (3:4-5) O que mostrado quando a revelao de Deus pregada? (3:9-10) O que Deus capaz de fazer por aqueles que so fortalecidos nele? (3:20-21)

- por Carl Ballard

Estudo Textual: Efsios 4:1-24

H Somente Um Corpo
Depois de ter escrito extensamente sobre a unidade dos judeus e dos gentios em Cristo, Paulo descreve como manter essa unidade: "Somente um..." (4:1-6). Para mantermos a unidade como filhos adotados por Deus (veja 1:5), precisamos ser humildes, mansos, longnimos, clementes (4:2), e entregar-nos diligentemente ao trabalho da unidade (4:3). importante entender as bases da unidade crist: um corpo. A Bblia no ensina muitas denominaes, mas um corpo, o corpo de Cristo, a igreja (veja 1:22-23). um esprito. Todos temos acesso a Deus, atravs do Esprito Santo (veja 2:17-18). uma esperana. Nossa esperana estar no cu com Jesus (veja Joo 14:13). Todas as outras esperanas -- reencarnao, purgatrio, um paraso terrestre, riquezas nesta vida -- dividem em vez de unir. um Senhor. Temos somente uma autori-dade para nosso servio a Deus. No a lei de Moiss, no a da igreja, no a do pastor, mas somente a de Cristo, o Senhor (veja Mateus 28:18-20). uma f. No h muitos caminhos de f para o cu, mas somente um. Temos que obedecer a f que Cristo nos entregou no Novo Testamento (veja Judas 3), ou seremos perdidos para sempre. um batismo. H somente um batismo que ligado com a salvao: o batismo nas guas (veja 1 Pedro 3:20-21). O batismo no Esprito Santo no "o batismo" para a salvao! Aqueles que no so salvos no podem ser unidos com aqueles que so. um Deus. Somos unidos sob um nico Deus, que nos criou iguais, deu-nos vida igualmente, e nos julgar igualmente, de acordo com o que fizermos com nossas vidas (veja 2 Corntios 5:10). "Com vistas ao aperfeioamento" (4:7-16). Pela graa de Deus, muitas "ddivas" so dadas queles que participam da vitria da salvao (4:7-11). As ddivas que Cristo d so as pessoas que ajudam os cristos enquanto crescem no Senhor. Os "apstolos" e os "profetas" completaram a obra do Senhor revelando toda a vontade de Deus (veja Joo 14:26 e 2 Pedro 1:3). Os

"evangelistas" espalham a boa nova do evangelho atravs do mundo, ensinando todas as coisas que Cristo manda (veja Mateus 28:20). "Pastores e mestres" cuidam das necessidades dos cristos nas congre-gaes locais, das quais eles tambm so membros (veja 1 Pedro 5:1-4). Todos estes homens servem para preparar outros cris-tos no trabalho de "edificao do corpo de Cristo" (4:12). Uma igreja que est traba-lhando bem esfora-se pela "unidade da f" (4:13), segue "a verdade em amor" para que possa crescer em Cristo (4:15), e tem todos os membros trabalhando juntos (4:16). "Revestindo-nos do novo homem" (4:17-24). Os cristos tm que caminhar segundo "a verdade em Cristo", como a receberam da Bblia (4:17-21). O cristo "despe" a velha vida e "veste" uma nova (4:22-24). Perguntas para mais estudo:

Todas as denominaes esto unidas em Cristo, de acordo com as Escrituras? Quanto da vontade de Deus foi revelada pelos apstolos e profetas de Cristo? H necessidade de mais revelao para os santos serem perfeitos? Tendo em vista que Deus amoroso e clemente, possvel ser cristo sem uma mudana de vida? -por Carl Ballard

Estudo Textual: Efsios 4:25 - 5:21

"Provando Sempre o que Agradvel ao Senhor"


Paulo tem ensinado sobre o servio geral do cristo. Agora, ele incentiva aplicaes pessoais especficas. "Imitadores de Deus" (4:25 - 5:2). O arrependimento verdadeiro no somente pra de praticar as coisas erradas, mas exige comportamento novo e diferente. Ns no vivemos num vcuo espiritual. Quando os atos errados so removidos, atos bons tm que tomar o lugar deles. Quando paramos de mentir, temos que falar a verdade (4:25). Quando sentimos ira, temos que procurar a reconciliao e no a vingana (4:26-27). Quando paramos de furtar, comeamos a trabalhar para dar aos outros (4:28). Ao invs de usar linguagem obscena, falamos o que edifica e transmite graa (4:29). Deixamos as coisas ms que entristecem o Esprito Santo e agimos com compaixo e perdo, como Deus mesmo faz (4:30-32). Quando deixamos de andar como filhos de Satans, temos que comear a andar como filhos amados de Deus, observando e imitando nosso Pai e nos entregando como Cristo o fez (5:1-2). "Provando sempre..." (5:3-14). Para imitar a Deus, temos que ser absolutamente puros, pois ele puro (veja 1 Pedro 1:14-16). Filhos de Deus que no aprendem a deixar a impureza para praticar a justia so desobedientes e no tero nenhuma herana no reino dele (5:3-6).

Os verdadeiros filhos de Deus no par-ticipam mais das obras da desobedincia e das trevas, porque andam como filhos da luz no Senhor (5:78). Andando como filhos da luz quer dizer "provando sempre o que agradvel ao Senhor" (5:10). Se seguirmos os nossos prprios desejos e fizermos o que achamos agradvel ao Senhor, no andamos como filhos da luz. Se quisermos agradar ao Senhor, temos que ler, entender e fazer o que ele revelou na Palavra. Nossa nica "prova" do que agrada ao Senhor o que ele diz ser agradvel a ele (veja 3:4). Quando praticamos o que foi revelado, andamos na luz de Cristo e deixamos a luz brilhar em ns, despertando outros da escurido do pecado (5:11-14). "Vede como andais" (5:15-21). Uma vez que sabemos o que agrada ao Senhor, devemos andar de acordo com esse entendimento, utilizando bem o nosso tempo (5:15-16). Muitos gastam tempo e energia fazendo obras que Deus no autorizou, ao invs de compreender e praticar a vontade dele (5:17; veja Mateus 7:21-23). Se gastarmos nosso tempo tentando "servir ao Senhor" de acordo com os nossos planos e no segundo a revelao dele, nos tornamos insensatos. Devemos deixar as coisas carnais, que se dissolvem, e nos encher com o Esprito, que eterno (5:18). Para fazer isso, devemos falar uns aos outros com salmos, louvar de corao ao Senhor, dar graas a Deus por tudo em nome de Jesus, e nos submeter uns aos outros (servindo uns aos outros) no temor de Cristo (5:19-21). Perguntas para mais estudo:

O que devemos fazer depois de parar de pecar? Voc realmente se arrependeu? Como sabemos o que agrada ao Senhor? (Veja 3:4; 5:10,17.) O que devemos fazer para nos encher com o Esprito?

- por Carl Ballard

DEUS AMA O PECADOR

"Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inteis. No h quem faa o bem, no h nem um s." (Romanos 3:12) NO H QUEM FAA O BEM. NO H NENHUM SEQUER. O seu veredito sobre a humanidade est no texto que acabamos de ler: "... No h quem faa o bem, no h nem um s." Isso significa que no h excees, no h nenhuma exceo.

Nem mesmo o melhor de ns poder satisfazer a Deus. Assim, nenhum de ns, em nosso estado natural, jamais ser capaz de entrar na presena de Deus. Contudo, quase dois mil anos atrs, houve um homem que nunca fracassou em agradar a Deus. Esse foi o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, que desceu terra para tornar-se mediador entre Deus e os homens. Ningum que deseje entrar na eterna glria de Deus, pode contar com as suas prprias "BOAS OBRAS". O que lhe necessrio, em primeiro lugar, aproximar-se de Deus, consciente de sua prpria insuficincia, indignidade e imperfeio. Nessa atitude, ele poder compreender como Cristo realizou a obra de reconciliao em seu lugar. PESSOAS BOAS muito bom a gente conhecer. muito bom a gente conviver com pessoas boas. So pessoas que a companhia delas faz bem pra gente. So pessoas com quem voc pode at contar, no momento em que voc est passando por alguma dificuldade, voc est precisando de um apoio. muito bom. muito agradvel. muito gratificante conviver com pessoas boas. Mas precisamos entender porque que a pessoa boa.Qual a inteno da bondade dela? Ser que a bondade dela altrusta? Ser que ela boa apenas por ndole, apenas por bom carter, apenas por ser boa, enfim? Ou ser que ela esconde uma outra inteno por trs dessa aparente bondade? Por qu que eu disse aparente bondade? No estou com a menor inteno de ofender ningum ou duvidar da bondade de ningum. Eu apenas queria levar voc a refletir sobre o fato de que:

Existem muitas pessoas boas, se esforando para serem boas, com a inteno de conseguir, de conquistar a salvao da sua alma; Existem pessoas boas, com a inteno de convencer Deus de que elas, enquanto estiveram aqui na terra, foram muito boas, s praticaram o bem, s fizeram coisas boas e agradveis, e que, por isso, pelas boas obras que fizeram, pelas boas aes que fizeram, pela vida correta que viveram, elas tm "direito de ir morar com Deus, no cu".

Meu amigo, eu queria te dizer que muito bom ser bom. Ser bom atrai pessoas nossa volta. Ser bom faz com que a gente seja querido, faz com que sejamos at admirados pelas pessoas que nos rodeiam.

Mas a bondade, apenas um dos vrios frutos do Esprito, que esto registrados na carta de Paulo aos Glatas: "Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Contra estas coisas no h lei." (Glatas 5:22-23) Para voc ser salvo da perdio eterna, pra voc garantir um lugar com Deus, na eternidade, voc no pode depender de ser uma pessoa boa, voc no pode depender das boas obras que voc faz, porque elas no te garantem isso. Se fosse assim, no precisava Jesus ter passado por tudo que passou, no precisava Jesus ter sido crucificado e derramar at a Sua ltima gota de sangue em meu favor, em teu favor. Porque a nica maneira de ser limpo dos pecados, de ter a culpa remida, atravs do derramamento de sangue. Em Hebreus captulo 9 verso 22 diz: "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue no h remisso." O PECADO AFASTA O HOMEM DE DEUS "EIS que a mo do SENHOR no est encolhida, para que no possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para no poder ouvir. Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que no vos oua. Porque as vossas mos esto contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqidade; os vossos lbios falam falsidade, a vossa lngua pronuncia perversidade. Ningum h que clame pela justia, nem ningum que comparea em juzo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e do luz a iniqidade." (Isaas 59:1-4) DEUS AMA O PECADOR, MAS ELE ABOMINA E DETESTA O PECADO Enquanto voc tiver uma mcula de pecado que seja, na tua alma, voc no vai poder chegar diante de Deus, voc no vai poder viver a eternidade com Ele. Deus abomina tanto o pecado, que virou as costas ao Seu prprio Filho, quando estava pendurado na cruz com os nossos pecados cravados nEle. Deus, que a essncia do amor; Deus, que Joo diz que Ele Amor; um Pai amoroso; um Pai misericordioso; deu o Seu Filho amado, ali na cruz, transfigurado, desfigurado, pelo meu pecado, pelo teu pecado, pelos pecados de toda a humanidade. Meu amigo, se sem derramamento de sangue no h remisso de pecados, se, com seus pecados, voc no vai poder chegar diante de Deus, as boas obras que voc faz no vo adiantar nada para garantir o teu lugar na eternidade, com Deus. S TEM UMA SOLUO - S TEM UM JEITO - S TEM UM CAMINHO Que voc aceitar que, quando Jesus estava crucificado, os teus pecados estavam nEle. Voc precisa crer nisso. Porque, se voc crer que os teus pecados estavam EM JESUS, ento, aquele sangue que Ele derramou na cruz, serviu para a remisso dos teus pecados. No Antigo Testamento, o homem tinha que fazer as coisas. O homem tinha que procurar um animal puro, sem defeito, sem mcula, sem mancha, e oferecer ao sacerdote para que ele sacrificasse aquele animal, derramasse o sangue daquele animal, para purificao,

para remisso dos pecados, na poca da Lei mosaica, da Lei de Moiss. Agora, no Novo Testamento, o fundamental crer, o fundamental aceitar que, quando Jesus morreu, voc estava nEle, que quando Ele derramou o sangue dEle, a tua culpa, a tua expiao estava sendo consumada pelo derramamento do sangue do Cordeiro Imaculado, do Cordeiro Puro, do Cordeiro Perfeito, do Cordeiro Santo... JESUS, o Cordeiro de Deus "que tira o pecado do mundo". muito bom ser bom. muito bom pra mim mesmo. medida que eu sou bom, eu me sinto gratificado. Usando a bondade com as pessoas, eu estou produzindo um fruto do Esprito, eu estou sendo uma pessoa de acordo com a vontade de Deus, no meu relacionamento com as pessoas que esto minha volta. BOM SER BOM, PARA FAZER BEM AO PRXIMO Para cumprir o mandamento de Jesus, quando Ele resumiu os Dez Mandamentos em dois: "amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao prximo como a si mesmo". Amando o prximo como a mim mesmo, eu estarei sendo bom. Amando a Deus sobre todas as coisas, eu estarei cumprindo uma outra parte do mandamento de Jesus.

SER BOM NO BASTA. PRECISO CRER!!! preciso aceitar Jesus Cristo como Senhor e Salvador da minha vida. preciso transferir para o Cordeiro de Deus a minha culpa e aceitar o sacrifcio dEle como sendo "um sacrifcio de substituio a mim". A partir do momento que eu crer nisso, a partir do momento que eu aceitar isso, eu estarei apto. Atravs da santificao, pelo sangue do Cordeiro Santo, eu vou poder chegar diante de Deus, eu vou poder viver uma eternidade com Deus. No por mrito meu. No por mrito prprio. No pelas obras que eu fiz. A Bblia diz claramente: "Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie." (Efsios 2:8-9)

Voc no vai poder chegar diante de Deus e exigir a sua salvao pelo que voc tenha feito. Voc s poder chegar diante de Deus, lavado, remido, purificado "pelo sangue do Cordeiro Santo" que Deus enviou para que o mundo fosse salvo por dEle e apenas atravs dEle. No h nenhuma outra alternativa. Qualquer outra coisa que voc faa, qualquer outra coisa que voc creia, para salvao, para remisso dos seus pecados, para perdo das suas culpas, que no seja o sacrifcio de Jesus na cruz do Calvrio, que no seja Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, ser perda de tempo. Voc vai estar trilhando o caminho errado e voc no vai chegar aonde 'pensa que est

indo'. Salvao = s atravs DE JESUS. Caminho pra Deus, caminho para o cu, s JESUS. Porque, citando um versculo muito conhecido que est registrado em Joo 14:6: "Disse Jesus: eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ningum vem ao Pai a no ser por mim." E ainda, em Joo 3:17: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, no para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." Que voc continue sendo uma pessoa boa, agradvel e til s pessoas sua volta. Mas, que voc busque, atravs DE JESUS, do sacrifcio DELE, aceit-lo como Senhor e Salvador da sua vida. Que Deus tenha falado ao seu corao.

A PRESENA E O CONHECIMENTO DE DEUS

Nesta lio, falaremos sobre a presena e o conhecimento de Deus. A Bblia Sagrada ensina que Deus onipresente. Este apenas um jeito complicado de dizer que Deus est em todo lugar. Este fato uma maravilha alm da nossa capacidade de compreender, mas fcil de acreditar e de provar. Deus uma pessoa, e na sua presena pessoal Deus o Pai est no cu. Da mesma maneira, Jesus, Deus o Filho, estava na terra e agora est no cu, mas mesmo assim ele vive em cada crente e ele prometeu que onde dois ou trs estiverem reunidos no seu nome, ali estar Ele no meio deles. Mesmo que estas coisas sejam maravilhosas demais para nossa mente natural compreender, o crente ver que elas esto declaradas nas pginas da Bblia Sagrada. Deixe-me mostrar a voc esta verdade da palavra de Deus. Eu sei que estas declaraes parecem inacreditveis. Se Jesus Cristo fosse apenas um homem, ns no poderamos acreditar nestas coisas. Mas Jesus Cristo, na verdade, o Deus-homem. Ele o Criador. Em Colossenses 1:27, a Bblia diz sobre Jesus Cristo que, Aos quais Deus quis fazer conhecer quais so as riquezas da glria deste mistrio entre os gentios, que Cristo em vs esperana da glria. Quando uma pessoa nasce de novo, ao confiar no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, a Bblia diz que, naquele momento, o Filho de Deus realmente vem para habitar dentro do crente. Ningum precisa entender como que isso ocorre. Deus pede apenas que voc creia. Em Mateus 18:20, Jesus d esta promessa aos seus: Porque, onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, a estou eu no meio deles. Oh, bendito seja o convidado invisvel. impressionante pensar que a pessoa invisvel do Senhor Jesus Cristo est presente junto conosco!

O Esprito Santo veio a terra para cumprir um propsito especial no dia de Pentecostes, em Atos captulo 2. Jesus mesmo vem viver dentro do crente na pessoa do Esprito Santo. Deus e as coisas que ele criou no so parte um do outro. Isso se aplica a Deus e a todas as outras coisas criadas. Deus no as rvores, a grama, o ar, o cu, os pssaros, ou os animais. Estas coisas no so Deus. Estas so coisas que Deus fez e elas so distintas de Deus. Uma pintura no o artista. Um livro no o autor. Deus est presente neste universo no sentido de que ele v tudo, sabe tudo, sustenta tudo, e, at onde haja submisso sua vontade, ele dirige tudo. Ele no habita, de forma alguma, nos coraes dos que no so salvos. Se voc nunca recebeu o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, Deus no habita em voc. O homem no possui a vida de Deus, a menos que ele nasa de novo; e nenhuma outra coisa criada tem a vida de Deus. Vamos observar trs verdades relacionadas presena e ao conhecimento de Deus. 1. Deus est presente, pessoalmente, no cu. A Bblia diz, Assim resplandea a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que est nos cus. (Mateus 5:16). Disse-lhe Jesus: No me detenhas, porque ainda no subi para meu Pai, mas vai para meus irmos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. (Joo 20:17). Em Atos 7, Estevo tinha acabado de pregar seu grande sermo para os lderes religiosos da nao de Israel. Ele havia dito a eles, de forma clara e direta, que o Senhor Jesus Cristo era, de fato, o Messias prometido. Ele proclamou que o Salvador do mundo, que deveria vir, havia vindo. Ele os acusou de terem matado o Salvador, antes de anunciar que ele havia ressuscitado. Estevo diz em Atos 7:55-56, Mas ele, estando cheio do Esprito Santo, fixando os olhos no cu, viu a glria de Deus, e Jesus, que estava direita de Deus; E disse: Eis que vejo os cus abertos, e o Filho do homem, que est em p mo direita de Deus. Ento, nmero um, a presena pessoal de Deus no cu. 2. Deus est em todo lugar, atravs de sua prpria presena e a das suas agncias. Vamos deixar a Bblia explicar esta declarao. Jeremias 23:23-24 diz, Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e no tambm Deus de longe? Esconder-se-ia algum em esconderijos, de modo que eu no o veja? diz o Senhor. Porventura no encho eu os cus e a terra? diz o Senhor. Deus faz uma pergunta e Ele mesmo a responde. Esta questo vlida hoje. Deus est perto ou est longe? A resposta que no existe um lugar secreto onde voc possa se esconder, onde Deus no possa te ver. No existe lugar no cu ou na terra onde voc possa ir para evitar que Deus veja voc.

Em Provrbios 15:3 a Escritura diz, Os olhos do Senhor esto em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Todas aquelas vezes em que voc pensou que ningum viu, algum viu. Todos aqueles pecados que voc pensou que escapou ileso Algum observou todos eles. Aquelas coisas que voc fez bem escondido, estavam bem vista do seu Criador. Meu amigo, no existe lugar neste universo onde o olho de Deus no possa te ver. Deus pode ver cada ao, pode conhecer cada pensamento, e pode ouvir cada palavra. Em Salmos, lemos esta verdade escrita de maneira detalhada: Para onde me irei do teu esprito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao cu, l tu ests; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali ests tambm. Se tomar as asas da alva, se

habitar nas extremidades do mar, at ali a tua mo me guiar e a tua destra me suster. (Salmo 139:7-10). Tentar fugir de Deus no faz o menor sentido. Voc no tem como escapar. No faz sentido tentar esconder-se a si mesmo, esconder seus pensamentos e suas obras de Deus. Se voc soubesse o quanto ele ama e se importa com voc, voc pararia de correr. Se eu pudesse fazer voc saber o quanto maravilhoso ter uma vida de comunho com Deus, voc se arrependeria do seu pecado e viria a Ele de uma vez. A alegria toda comea quando voc se lana aos Seus ps e faz dEle o seu Salvador pessoal. Em Salmos 34:7, encontramos: O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Pode ser pelo Esprito Santo, ou simplesmente pelos olhos de Deus, ou pelos anjos de Deus, mas onde quer que voc esteja Deus est presente. Ele v e sabe.

3. O conhecimento de Deus infinito; no tem limites. Os nicos limites so aqueles que Deus colocou sobre si mesmo. A Bblia diz em J 37:16: Tens tu notcia do equilbrio das grossas nuvens e das maravilhas daquele que perfeito nos conhecimentos? O teu conhecimento perfeito? No. O meu conhecimento perfeito? No. Se todos os homens que j viveram tivessem seus conhecimentos somados, ainda assim no seria um conhecimento perfeito. Mas Deus tem conhecimento perfeito. Vamos analisar trs caractersticas do conhecimento de Deus. Primeiro: O seu conhecimento se estende para os confins do universo e vai at os mnimos detalhes. Citamos novamente do livro de Salmos, desta vez o Salmo 147:4: Conta o nmero das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes. Ora, isto fantstico. Muitos de vocs vivem em regies muito remotas. Embora os Estados Unidos seja uma nao muito povoada, eu tenho o privilgio de morar numa regio onde existem apenas 4 casas num trecho de quase 13 quilmetros de leste a oeste. Na direo do sul, h apenas uma casa num trecho de 24 quilmetros e eu nem sei h quantos quilmetros ao norte est a prxima casa. Quando eu saio noite, olho para cima, e s vezes na lua nova ou quando a lua no est visvel, o cu quase que parece branco. H tantas estrelas que parece que o cu na verdade uma cobertura contnua de branco brilhante. Eu no poderia contar todas elas numa noite, nem na minha vida inteira. Deus, porm, sabe o exato nmero delas, e, alm disso, este versculo diz que Ele tem um nome para cada uma delas e que Ele sabe este nome. Certamente o conhecimento de Deus no apenas se estende para os confins do universo, mas tambm para os mnimos detalhes. Ele prossegue no versculo 5, Grande o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento infinito. Em Mateus 10:29, encontramos uma maravilhosa declarao: No se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cair em terra sem a vontade de vosso Pai. Numa floresta, ou numa cidade gigantesca, ou em qualquer canto deste mundo, no h um passarinho caindo no cho sem que Deus saiba. Alguns filsofos bobos h muito tempo fazer a pergunta, Se uma rvore cai na floresta, e no h ningum ali para ouvir, ela produz algum som? Qual a resposta?

Existe sim Algum ali para ouvir. O Deus que fez a floresta, as rvores, e as ondas do som est presente. O texto vai adiante e diz em Mateus 10:30, E at mesmo os cabelos da vossa cabea esto todos contados. Deus no apenas sabe quantas pessoas h no mundo, Ele no apenas sabe onde elas esto, Ele no apenas sabe o que elas esto fazendo, pensando e dizendo. Ele no apenas sabe o motivo por trs das aes, mas Ele sabe a quantidade de cabelos em cada cabea. Eu posso te dizer, verdadeiramente nosso Deus infinito em seu conhecimento. Segundo: Vemos que Deus conhece no apenas as aes, mas tambm os pensamentos de cada indivduo. Em Provrbios 5:21, a Bblia diz: Eis que os caminhos do homem esto perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas. Deus v o que voc est fazendo, e Ele est prestando ateno. O Senhor est pesando tudo que voc faz, Sr. Homem. Em I Crnicas 28:9, est escrito: E tu, meu filho Salomo, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um corao perfeito e com uma alma voluntria; porque esquadrinha o SENHOR todos os coraes, e entende todas as imaginaes dos pensamentos; se o buscares, ser achado de ti; porm, se o deixares, rejeitar-te- para sempre. Sabe de uma coisa, Deus poderoso! Deus tremendo! Nenhum homem pode fazer isso. Nenhum lder religioso ou dolo pode fazer uma afirmao dessas. O Salmo 139:2 diz: Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Eu no sei se voc est em p ou sentado agora, mas Deus sabe. No sei se voc est descansando, ou se voc est trabalhando, ou se voc est abaixando-se, mas Deus sabe. No somente isso, mas Ele diz, de longe entendes o meu pensamento. Deus sabe o que voc est pensando neste exato momento. Ele conhece os seus pensamentos. Voc consegue realmente entender, que voc estar encarando um Deus como este no dia do juzo? Voc realmente pensa que um Deus - que conhece os seus pensamentos, que sabe se voc est em p ou sentado um Deus assim deixaria de perceber as suas transgresses? melhor voc se lanar aos ps do Senhor Jesus Cristo e ter seus pecados perdoados. Esta a nica chance que voc tem. Vamos ver mais um versculo sobre este tema: E ser que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei (Isaas 65:24). maravilhoso ter um Deus to sublime. Deus pode ouvir as oraes de milhes de pessoas ao mesmo tempo e pode responder estas oraes. Quando eu ainda era um recm-convertido, lembro de ter ouvido falar de um homem num pas africano, que acordava no meio da madrugada, bem antes de o galo cantar, para orar. Perguntaram para ele Por que voc acorda to cedo para orar? Ele respondeu Ora, a maioria das pessoas est dormindo a esta hora, assim eu posso ter mais ateno de Deus. um pensamento muito bonito, mas no horrio em que os crentes africanos esto dormindo, milhares de outros crentes esto ao meio-dia trabalhando do outro lado do mundo. melhor perceber que nosso Deus to grande, e

to poderoso, que no necessrio esperar para orarmos num horrio em que no haja muita gente invocando ao Senhor. Nosso Deus pode ouvir as oraes de todos os homens e mulheres na face da terra. Se todos orarem ao mesmo tempo, Ele pode ouvir, pode entender, pode compreender e pode responder corretamente, com justia, cada uma dessas oraes. Este o Deus da Bblia. Vrias vezes participei de encontros onde centenas de cristos se reuniram para orar. Alguns falavam, outros gritavam, outros choravam, outros sussurravam, e outros oravam em silncio. Sinceramente, eu no consigo nem pensar direito num ambiente desses. Minha mente fica distrada e confusa. E eu fico pensando como impressionante saber que Deus consegue ouvir todas as vozes, ponderar todas as peties, provar cada corao, considerar todas as consequncias e responder cada orao segundo o que melhor para cada um dos interessados. Deus poderoso. Em I Joo 5:14 Deus diz, E esta a confiana que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. Voc pode confiar, meu amigo, que se voc orar a Deus, Ele vai ouvir voc. O versculo 15 continua, E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcanamos as peties que lhe fizemos. Deus no apenas pode ouvir as oraes de todos os homens, como ele tambm pode responder as oraes de todos os homens. Terceiro: Deus pode esquecer-se ou lembrar-se de alguma coisa, segundo a vontade Dele. Se Deus, baseado em seu perfeito conhecimento, escolhe apagar de seu perfeito conhecimento alguma coisa que Ele quer esquecer, Ele tem poder para fazer isso. Voc um pecador. Eu sou um pecador. Todos os homens pecaram e destitudos esto da glria de Deus. Deus sabe dos pecados que voc cometeu em seus pensamentos, em suas aes. Ele sabe os pecados que voc cometeu todos os dias da sua vida. Ele viu todos eles. Entretanto, veja s esta maravilhosa verdade em Hebreus 8:12, Porque serei misericordioso para com suas iniqidades, E de seus pecados e de suas prevaricaes no me lembrarei mais. Novamente, em Isaas 49:14-16 lemos, Porm Sio diz: J me desamparou o Senhor, e o meu Senhor se esqueceu de mim. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que no se compadea dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu no me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mos eu te gravei; os teus muros esto continuamente diante de mim. Deus pode perdoar o que Ele quer perdoar e lembrar-se daquilo que Ele escolhe se lembrar. Quando que Deus vai esquecer-se de seus pecados? Quando voc vier a Ele e confessar que voc um pecador, com sincera tristeza e arrependimento, confiando na expiao do sangue de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, como sendo o sacrifcio definitivo em pagamento pelo seu pecado. A Bblia diz, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Visto que com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao. (Romanos 10:9-10). Se voc invocar o nome do Senhor Ele vai salvar voc e perdoar seus pecados e, tendo perdoado, Ele vai esquecer dos seus pecados. Deus no vai mais lembrar deles. Ele diz que, tendo-nos feito seus filhos, Ele jamais nos esquecer. Esquecer-se de

nossos pecados? Sim, ele esquece. Esquecer-se de ns? Graas a Deus, Ele nunca, nunca esquecer de ns. O conhecimento de Deus infinito e se estende aos limites do universo e aos mnimos detalhes. Ele conhece no apenas aes, mas tambm os pensamentos de cada indivduo. Deus conhece e at mesmo se antecipa a eles. Deus pode ouvir as oraes de milhes de pessoas ao mesmo instante e Ele responde essas oraes. Ele tambm pode esquecer-se ou lembrar-se das coisas conforme Ele quiser. Vamos encerrar o captulo com trs pontos para meditar. 1. Dar a qualquer criatura ou pessoa, at mesmo a um anjo ou a um esprito, a honra e glria que pertencem somente a Deus, um pecado terrvel. Ofende o prprio ser e a suficincia de Deus. Adorar uma imagem, mesmo que seja uma representao de Deus, um pecado grosseiro, uma imoralidade. 2. Deus auto-suficiente a ponto de conhecer nossas necessidades antes de pedirmos, e tem poder de suprir completamente todas elas. 3. A orao que se inicia em adorao e termina com peties racional e efetiva, quando conhecemos Deus como Ele . Oraes formais, repetio de palavras, e oraes memorizadas so absurdas. Deus uma pessoa. Ele nos ama. Ele se importa conosco. Ele quer nos ouvir falando com ele com nosso corao. Ele quer responder nossas oraes suprindo nossas necessidades e Ele quer receber nossa adorao. Amigo, voc deseja vir a Deus agora e dizer a Ele sobre sua necessidade de ter seus pecados perdoados? Oh, amigo, se voc fizer isso, Deus vai ouvir e vai atender sua orao. Ele vai lavar seus pecados no sangue de seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Ele te dar vida eterna. Ento voc comear a andar com Ele, falar com Ele, ter comunho com Ele, conhecer a Ele, amar a Ele e adorar a Ele

Algumas pessoas tm maior facilidade de expressar o que est em seu interior, enquanto outras acham isto extremamente difcil. Neste estudo voc dever fazer uma orao usando suas prprias palavras. Converse com Deus fugindo de frases feitas e expondo os seus sentimentos. Isto evitar que a orao se tome uma simples formalidade. Ao orar com Ele, use palavras espontneas. Voc o ajudar pelo seu exemplo. A orao e a Palavra de Deus so inseparveis, pois atravs da Bblia Deus fala com voc e, em orao, voc fala com Deus. Como filho de Deus, voc precisa conversar com o Pai celeste. Mesmo que ache que no sabe ora, experimente Ele ter grande prazer em ouvir e responder a sua orao. 1. A quem devemos orar, segundo Mateus 6.9? A Deus. Exclusivamente a Ele. 2. Em nome de quem devemos orar, conforme Joo 14:13? Em nome de Jesus Cristo. 3. Conforme aprendemos em Romanos 8:26, quem nos auxilia em nossas oraes? O Esprito Santo. ORAR?! COMO? POR QU? H diversas maneira de orar. Convm seguir um estilo bem simples, no se prendendo a nenhum ritual. Deus o nosso Pai e est mais interessado na sinceridade do nosso corao do que na beleza das nossas palavras. H, tambm, vrios motivos pelos quais devemos orar. 4. Leia os textos abaixo e procure identificar os motivos de orao (descreva-os com poucas palavras. Se possvel, com apenas uma).

Tiago 5:16 - intercesso. A RESPOSTA ORAO Nesta seo importante explicar que Deus nem sempre responde nossa orao como ns queremos, mas segundo a sua vontade soberana, que sempre melhor por ns (Romanos 12:2). Deus no um "supermordomo", sempre pronto a atender os nossos caprichos. Ele exige f e submisso sua vontade na mesma medida, e se compromete a suprir as nossas necessidades (Filipenses 4:19). 5. Leia Lucas 22:39-42 e responda: Qual era o costume de Jesus (v. 39,41)? Ir ao Monte da Oliveiras para orar. O que aprendemos de fundamental atravs do v. 42? Que devemos submeter nossa vontade vontade de Deus. 6. Segundo Mateus 21:22, o que necessrio para recebermos o que pedimos em orao? F. 7. Alm da f, qual o outro requisito fundamental para recebermos os pedidos que fazemos a Deus, segundo 1 Joo 5:14-15? Pedirmos o que da vontade de Deus. 8. Leia 2 Corntios 12:7-10 Qual foi o pedido de Paulo? Que Deus afastasse dele o "espinho na carne". Por que Deus no atendeu? Porque a graa de Deus era suficiente para que Paulo, na sua fraqueza, suportasse aquela dificuldade. Como Paulo reagiu? Submeteu-se vontade de Deus e decidiu "gloriar-se nas fraquezas". Muitos estudiosos bblicos j tentaram explicar o que seria este "espinho na carne" de Paulo. Alguns crem que poderia ser uma enfermidade, outros que poderia ser uma fraqueza fsica, e outros ainda uma pessoa que continuamente lhe causava problemas e lhe movia perseguio. O prprio apstolo explicou que era um mensageiro de Satans para o esbofetear. Portanto, esta a melhor resposta que temos sobre o espinho na carne de Paulo e qualquer outra coisa que for dita sobre o assunto ser apenas especulao. O fato que podemos afirmar, atravs deste problema, que Paulo aprendeu a depender de Deus em todas as circunstncias, o que deve ocorrer tambm conosco. 9. Que promessa o Salmo 66:20 faz aos que oram com o corao puro? Que Deus no rejeita as suas oraes e nem afasta a sua graa. Neste estudo ns aprendemos que podemos falar com Deus em orao. E, atravs de uma orao simples podemos entregar nossa vida a Cristo, admitindo nossa necessidade de perdo, confessando nossos pecados a Deus e nos comprometendo a seguir a Jesus. Voc j fez isto? Se no, vamos orar agora? Ao chegar neste ponto, observe que a deciso por Cristo deve ser algo consciente, e no meramente emocional. Portanto, no queremos pression-lo a tomar uma deciso. Apenas iremos sugerir a orao final. Se voc se sentir preparado, poder fazer essa orao a mesmo onde est. Saiba que Deus estar ouvindo o que voc tem a dizer. Se no quiser fazer esta orao, o momento certo vir com naturalidade. Continue lendo os estudos e ponha-se disposio do Esprito Santo para que Ele agir em sua vida.

Salmo 61:1 - splica (ou petio). Salmo 51:1-4 - confisso de pecados. Colossenses 4:2 - Aes de graa (gratido).

Como voc pode ver, a orao fonte de conforto, fora e segurana para voc. Desenvolva o hbito de orar e estudar a Palavra diariamente. Voc experimentar um grande crescimento espiritual e o seu corao se encher de alegria da comunho com o Pai celestial. PARA SUA LEITURA DIRIA Ezequiel 36:26, 27; 1 Corntios 6:17-20; Joo 14:16-18; Atos 2:1-13; Efsios 5:18-21

You might also like