You are on page 1of 10

Pblico Alvo: Apresentao: Atravs desse projeto podemos diversificar um tema abrangente, dito comum, porm pouco conhecido

do ponto de vista histrico, visando tornar notria na vida do educando o significado da Pscoa crist no Brasil e em outros pases.

Justificativa: Pretendemos com esse projeto, focar o sentido da Pscoa naquilo que realmente representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos aspectos que no o de explorao comercial, conduzindo desde cedo o educando descoberta das caractersticas morais e sociais presentes de forma to ampla o conhecimento dos educandos. Procurando com isso auxiliar o educando em sua formao moral e social que o far um indivduo mais humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade. Objetivo Geral: Proporcionar criana uma nova viso da celebrao da pscoa, fazendo comparaes entre a pscoa comercial e a pscoa crist, buscando assim propiciar momentos de reflexo e tomada de conscincia a fim de que, estando em contato com a cultura e a histria, atravs de atividades individuais e coletivas possam tambm assimilar e praticar valores como solidariedade, amor e piedade. Objetivos Especficos:

Conhecer o significado da Pscoa e seus smbolos; Vivenciar o sentido da Pscoa;

Perceber que muito bom praticar boas aes e que isso nos faz indivduos melhores; Ouvir histrias e textos relacionados ao tema; Realizar atividades que proporcionam integrao entre o grupo; Dramatizar; Confeccionar lembranas de Pscoa; Memorizar quadrinhas de coro falado e cantado; Cantar msicas referentes ao tema;

Realizar pesquisas; Trabalhar com material reciclvel; Confeccionar cartazes; Desenvolver o raciocnio a ateno e a percepo; Produzir textos individual e coletivamente; Desenvolver a imaginao e a criatividade; Desvencilhar o tema Pscoa do sentido comercial;

Socializar com o grupo participando ativamente das propostas de atividades em classe e fora dela; Adquirir o hbito de respeito mtuo de forma contnua e rotineira; Lngua Portuguesa: Leitura de textos, poesias e msicas que tratem sobre a Pscoa Produo textual Listagem de Palavras Acrsticos Coro Falado Slabas Classificao Silbica Completar e ampliar frases Adjetivos Caa Palavras 7 Erros Consultas ao dicionrio Decifrar cdigos Substantivo Abstrato Escrita de Frases Receita Matemtica Liga Pontos Resoluo de Problemas As quatro operaes Centena, dezena e unidade. Cores e Formas Cincias Tipos de Animais

Boa Alimentao Alimentao dos Animais Animais e o que nos fornecem Histria A Pscoa dos Judeus A Histria do Chocolate A Pscoa Comercial (Smbolos pagos) A celebrao da primeira pscoa Geografia Celebrao da Pscoa pelo mundo O Egito ( Filme O Prncipe do Egito) Eventos naturais que ocorreram no Dia da Morte de Jesus. Desenvolvimento e Estratgias 1 Etapa Fazer um levantamento junto aos alunos sobre a forma de celebrao da Pscoa em sua casa (rituais tradies). Question-los sobre o significado da Pscoa e expor os fatos descritos na histria crist (Fonte Wikpdia ou anexos Pscoa) Assistir O Prncipe do Egito e estudar os eventos que antecederam Pscoa do ponto de vista geogrfico. Analisar e fazer uma linha do tempo entre Pscoa - sada do Egito - passagem do Rio Vermelho. - morte e ressurreio de Jesus. Assistir vdeo infantil sobre morte e ressurreio de Jesus promovendo debates e explicando e esclarecendo fatos Explicar atravs de aula expositiva e explicativa a simbologia da pscoa crist e da pscoa comercial. 2 Etapa Professores devem confeccionar enfeites de porta tema cordeiro pascal, bem como cartaz (detalhes, cruz e cordeirinhos) com o tema voc sabia. O cartaz deve ser utilizado diariamente com uma curiosidade sobre a pscoa que ser discutida com os alunos e esclarecida atravs de aula ou roda de conversa ( importante que a curiosidade seja tema da aula do dia).

Cada turma deve criar um cartaz falando sobre a pscoa, enfeitando com os smbolos e seus significados (o cartaz pode ser preenchido com atividades realizadas pela turma). Professores devero confeccionar caixinhas com detalhes de Pscoa Crist onde sero colocados docinhos, pezinhos ou biscoitinhos ou promover oficina em que as crianas confeccionaro suas caixinhas e guardaro para ao final do projeto trocar em amigo secreto. No dia do amigo secreto disponibilizar mini pezinhos ou biscoitos caseiros pra que cada aluno encha sua caixa.

3 Etapa Cada aluno ser responsvel por confeccionar 2 cordeirinhos pequenos cobertos com algodo colorido. Os cordeirinhos tero um carimbo especial usado pela professora para identificar os cordeiros da turma. Cada professor realizar a atividade Cordeirinho escondido ou haver um dia em que toda escola estar inserida no processo. Cordeirinhos Escondidos. Junta-se os cordeirinhos confeccionados pelos alunos e esconde-se em locais estratgicos dentro das salas de aula ou por toda escola. As crianas em um tempo determinado pelo professor sairo procura do cordeirinho individualmente ou em grupo. Cada cordeiro vale 10 pontos. Aps a brincadeira o professor far a contagem dos cordeiros e somar a fim de encontrar o campeo. Pode-se estipular nmero de pontos de cada cordeiro partindo das cores ( azul 20 pontos amarelo 15 pontos etc ...) desse modo o professor trabalha operaes com as turmas adiantadas. 4 Etapa Jogos de Sala * Procurando o cacho de uvas. O professor deve esconder um cacho de uvas de plstico ou cera em um ponto estratgico da sala e pedir que os alunos saiam em busca dele. Pode se fazer a brincadeira tipo quente e frio... O aluno que achar o cacho de uvas primeiro e sem fazer baguna ganha um brinde.

Uma outra forma pedir que os alunos encontrem o cacho de uva, mas apenas avise ao ouvido do professor que o encontrou, sem apontar e em silncio.

A cada dia seria interessante o professor esconder um smbolo da pscoa.

* Coma o po e no sorria Crianas em crculo. O professor deve entregar um po pra um aluno que dever tirar um pedao e olhar fixamente pra seu colega sem sorrir at ter mastigado e engolido pra passar pra seu colega que passar adiante do mesmo modo. Quem sorrir sai da brincadeira at que se tenha um ganhador.

* Campeonato Jogo da Memria Smbolos da Pscoa Desenvolve-se um campeonato de smbolos da pscoa eliminando os alunos que estaro divididos em grupos de 4 at que se chegue um campeo.

* Quebra Cabeas de Palito de Picol O professor disponibilizar as figuras sobre a ressurreio ou smbolos da pscoa e os alunos montaro os quebra cabeas e trocaro entre si como forma de integrao e gentileza.

5 Etapa: Culminncia: Festa Celebrao. Montagem de mesa com os smbolos da Pscoa. Montagem de uma segunda mesa com frutas pra degustao dos convidados e alunos. Exposio dos trabalhos realizados pelas turmas. Premiao de melhor cartaz montado Apresentao de coreografia montada pelas crianas com a msica. Sugestes de Msicas O Amor do Nosso Deus ( Diante do Trono) Chu- chua ( Diante do Trono)

No foi o coelhinho que morreu na Cruz Premiao de melhor coreografia e prmio por participao das outras turmas. Apresentao de grupo de coreografia (convidado). Troca de caixinhas recheadas atravs de amigo secreto. Entrega de lembrana elaborada pela escola. Avaliao: Ser realizada de forma contnua atravs das observaes dirias feitas pelo professor, bem como atravs de realizao de atividades individuais e em grupo.

Cronograma : O Projeto ter durao de 4 dias

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

TURMA: Maternal II REAS DE CONHECIMENTOS : Linguagem Oral, Linguagem Musical, Linguagem Plstica, Natureza e Sociedade. IJUSTIFICATIVA Este projeto tem por finalidade levar os alunos o conceito de Pscoa, e suas principais caractersticas e a importncia da mesma na vida de todos ns. Acredito na importncia de se valorizar as diversas manifestaes culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada atravs de um fazer, conhecer e reinterpretar atravs de desenhos, textos e expresses artsticas. Quando o aluno entra em contato com os contedos de forma dinmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crtico-reflexivo levantando hipteses em relao ao objeto de estudo. Optei pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestaes culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituio escolar abordar sobre a temtica acima, fornecendo informaes relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

II-

OBJETIVO GERAL Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da Pscoa. OBJETIVOS ESPECFICOS Levar os alunos : Conhecer o significado de Pscoa; Destacar os smbolos da Pscoa e o conceito de cada um; Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Pscoa em sua vida. Identificar semelhanas entre smbolos da pscoa em relao a forma e tamanho; Conhecer as cores utilizando os smbolos da Pscoa; Vivenciar personagens atravs de contos da Pscoa; Expressar -se e comunicar-se com o seu corpo atravs de cantigas e brincadeiras relacionado com o tema Pscoa. METODOLOGIA UTILIZADA Coletar os conhecimentos prvios dos alunos em relao ao tema em destaque. Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes smbolos da Pscoa atravs de fotos, msicas e vdeos. Realizar atividades em grupos e individuais atravs de recortes e colagem sobre o tema acima. Sero realizadas atividades envolvendo a confeco de cartazes com desenhos e mensagens, produo de textos e expresses artsticas sobre a Pscoa. RECURSOS UTILIZADOS Fotos, DVD, revistas, livros didticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincis, CDs, aparelho de som, televiso.

III

IV-

V-

VI-

DESENVOLVIMENTO ( etapas-provveis) Primeiramente, ser feito um levantamento dos conhecimentos prvios dos alunos em relao ao tema em destaque. Posteriormente, sero desenvolvidos vrios trabalhos didticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque. Sero desenvolvidas vrias atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: com os alunos tais como: colagem, pintura, cantigas, contos, brincadeiras etc. CULMINNCIA Os alunos finalizaro o projeto fazendo uma demonstrao de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula. AVALIAO

VII-

VIII-

A avaliao ser feita atravs de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Ser observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcanado, o senso crtico e a organizao dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala d

You might also like