You are on page 1of 3

INTERNET

Definio de internet: A definio de internet um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possvel e interligao entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fcil acesso e capacidade de assimilao do que buscado. Em maro de 2007 foi feito um senso que divulgou que cerca de 16,9% da populao mundial utiliza internet, ou seja, cerca de 1,1 bilho de pessoas, hoje este valor deve ser maior devido grande taxa de crescimento da internet no ano de 2008. Para que serve: A internet serve como um dos principais meios de comunicao inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados longa distncia faz com que a internet tenha milhes de adeptos dirios. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vdeos, fazer ligaes por voz ou vdeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.

INTRANET
As empresas esto cada vez mais necessitando de centralizao das informaes, mtodos de comunicao interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a prpria internet dispe. Porm a principal diferena entre ambas que a intranet restrita a um certo pblico. H restrio de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usurio e senha devidamente especificados pela coordenao da empresa. A intranet ainda possibilita voc a utilizar mais protocolos de comunicao, no somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da lngua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na prpria empresa. Definio de intranet: A intranet um espao restrito a determinado pblico utilizado para compartilhamento de informaes restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

EXTRANET
A extranet seria uma extenso da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porm sua principal caracterstica a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo voc pode acessar os dados de sua empresa. A idia de uma extranet melhorar a comunicao entre os funcionrios e parceiros alm de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionrios a criar novas solues. Extranet rede privada que utliza modem, linha telefnica e os protocolos da Internet, mas se dirige a um grupo restrito de pessoas. Por exemplo, a comunicao entre vrias intranets Comparativo entre as tecnologias: Acesso restrito Comunicao instantnea Comunicao externa Compartilhamento de impressoras Compartilhamento de dados Rede local (LAN) Autor Oficina da net. INTERNET INTRANET EXTRANET sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim sim

REDES
Uma boa definio de Rede de Computadores' : Uma rede de computadores um conjunto de dois ou mais dispositivos (tambm chamados de ns) que usam um conjunto de regras (protocolo) em comum para compartilhar recursos (hardware, troca de mensagens) entre si, atravs de uma rede. Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma mquina de teletipo para enviar instrues para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelo mesmo meio

WEB
A World Wide Web (que em portugus significa, "Rede de alcance mundial"; tambm conhecida como Web e WWW) um sistema de documentos emhipermdia que so interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vdeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informao, pode-se usar um programa de computador chamadonavegador para descarregar informaes (chamadas "documentos" ou "pginas") de servidores web (ou "stios") e mostr-los na tela do usurio. O usurio pode ento seguir as hiperligaes na pgina para outros documentos ou mesmo enviar informaes de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligaes , comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.

As ideias por trs da Web podem ser identificadas ainda em 1980, no CERNOrganizao Europeia para a Investigao Nuclear (Frana[1]), quando Tim Berners-Lee construiu o ENQUIRE. Ainda que diferente da Web atualmente, o projeto continha algumas das mesmas ideias primordiais, e tambm algumas ideias da web semntica. Seu intento original do sistema foi tornar mais fcil o compartilhamento de documentos de pesquisas entre os colegas. ENRIQUE: PROJETO DE ARMAZEM]NAMENTO DE INFORMAES Em maro de 1989, Tim Berners-Lee escreveu uma proposta de gerenciamento de informao[2], que referenciava o ENQUIRE e descrevia um sistema de informao mais elaborado. Com a ajuda de Robert Cailliau, ele publicou uma proposta[3] mais formal para a World Wide Web no final de 1990.

You might also like