You are on page 1of 8

ESCOLA SECUNRIA DO MONTE DA CAPARICA CURSO PROFISSIONAL TCNICO DE ANLISE LABORATORIAL NVEL 4 2012/2013

DESTILAO FRACIONADA

Jssica Fernandes N10 12G Disciplina: Tecnologia Qumica 2-Maro-2013 Avaliao:______________________

Jssica Fernandes

Sumrio
Objetivo:....................................................................................................................................... 2 Fundamento Terico .................................................................................................................. 2 Materiais ...................................................................................................................................... 3 Reagente ...................................................................................................................................... 3 Procedimento Experimental ..................................................................................................... 3 Registo de resultado................................................................................................................... 4 Questes ps-laboratoriais ........................................................................................................ 4 Concluso/discusso .................................................................................................................. 7 Bibliografia .................................................................................................................................. 7

Jssica Fernandes

Objetivo:
Destilar o lcool etlico da mistura problema e verificar se a mistura contm lcool metlico.

Fundamento Terico
A destilao uma operao que tem por objetivo a separao, por ebulio e condensao, de dois constituintes de uma mistura lquida. Ao separar os dois lquidos de diferentes pontos de ebulio, que se encontram misturados em volumes idnticos, utilizando um aparelho de destilao simples, verificamos que a temperatura inicial da ebulio um pouco superior da substncia do menor ponto de ebulio e um pouco inferior da substncia do ponto de ebulio mais elevado. Assim as fraes do destilado so misturas dos dois lquidos iniciais e no conseguimos obter qualquer dos dois componentes isolados. Logo na destilao de uma mistura de lquidos miscveis, ambos esto no destilado e consequentemente em maior proporo o que tiver ponto de ebulio mais baixo. Fazendo, seguidamente, destilao da frao condensada obter-se-ia uma destilao ainda mais rica no componente da mistura com menor ponto de ebulio. Este processo obrigaria a uma srie de destilaes sucessivas, o que constitui desvantagem. Utilizando uma coluna de destilao fracionada possvel, obter separao da mistura lquida em melhores condies. Para que uma separao por destilao seja possvel, o vapor obtido por ebulio tem que ser mais rico no constituinte mais voltil que a mistura de que se partiu; simultaneamente a concentrao do constituinte menos voltil deve aumentar no resduo lquido. A coluna fracionada apresenta uma superfcie de contato extensa, entre o vapor e o lquido condensado, em cada nvel de temperatura. A temperatura ser maior na base da coluna, ode se procede ao aquecimento pelo que na parte superior da coluna, obter-se- um condensador mais rico no componente mais voltil (de menor ponto de ebulio) da mistura. A separao da mistura ser tanto melhor quanto mais alta for a coluna. Os vapores desprendidos por aquecimento do balo vo ascendendo ao longo da coluna.

Jssica Fernandes

A parte menos voltil, condensa-se e flui atravs do enchimento da coluna. Novos vapores procedentes do balo de destilao sobem atravs do lquido condensado que desce, havendo troca de calor, pois o vapor condensa-se; assim, os equilbrios lquidovapor tm lugar ao longo da coluna fracionada e o vapor que passa pelo refrigerante est consideravelmente enriquecido no componente mais voltil enquanto que o condensador que reflui para o balo de destilao est empobrecido no constituinte mais voltil e enriquecendo no constituinte de mais elevado ponto de ebulio. Para obter bons resultados indispensvel uma ebulio lenta e constante que permita um perfeito equilbrio calorfico entre o lquido e o vapor na coluna. O poder de separao na coluna aumenta com o calor de vaporizao dos lquidos a tratar.

Materiais
Termmetro Adaptador Condensador Alonga Coluna de fracionamento Suporte universal Garra Erlenmeyer Balo de destilao Manta de aquecimento Mangueiras Tripe Rolhas Cacos de porcelana Vareta de vidro

Reagente
Mistura mistrio

Procedimento Experimental
1. Fazer a montagem da destilao fracionada 2. Agitar a mistura com uma vareta e introduzir dentro do balo de destilao com os cacos de porcelana 3. Proceder a destilao fracionada da mistura que realizou recebendo os destilados em um Erlenmeyer.

Jssica Fernandes

4. No final da destilao desmonte a montagem que efetuou e coloque o material pra lavar, dentro do alguidar.

Registo de resultado
Destilado 1 2 Temperatura C 78.9 100

Questes ps-laboratoriais
1. Indique os cuidados que se deve ter durante a montagem da destilao fracionada. No partir os materiais de vidro Verificar se as mangueiras esto ligadas em condies e se a gua entra por baixo e sai por cima. Verificar se os materiais esto bem ligados se no estiverem tem que se utilizar um adaptador ou borrachas. Verificar se os materiais esto em boas condies para ser utilizados. Adicionar cacos de porcelana ao balo de destilao.

Jssica Fernandes

2. Indique o nome do material que utilizou na montagem desta destilao.

1- Termmetro 2- Adaptador 3- Garra + suporte universal 4- Coluna de fracionamento 5- Balo de destilao + cacos de porcelana 6- Manta de aquecimento 7- Mangueiras 8- Condensador 9- Alonga 10- Erlenmeyer

3. A que temperatura obteve o primeiro destilado? O primeiro destilado foi obtido a uma temperatura de 78,9 C

4. Indique justificando, o nome qumico do destilado mais voltil. Substncias lcool metlico lcool etlico gua Ponto de ebulio (C) 64.7 78.4 100

Jssica Fernandes

Como o primeiro destilado foi obtido a uma temperatura de 78,9 C ao comparar com a tabela pode-se verificar que corresponde ao lcool etlico, pois a temperatura do ponto de ebulio deste prximo do obtido. 5. Explique o motivo pelo qual utilizou uma destilao fracionada, para separar os componentes da mistura. Porque se fosse fazer uma destilao simples teria que se fazer vrias vezes pois a mistura tm a temperatura do ponto de ebulio prximo.

6. Durante a destilao manteve sempre a circulao de gua no condensador. Justifique esse procedimento. Manteve sempre a circulao de gua no condensador para condensar o vapor que se obtm ao aquecer a mistura para que este possa ser recolhido em estado lquido. 7. Quais so as mudanas de fase que observa durante a destilao? Indique onde se processam essas mudanas de fase Lquido para gasoso e depois novamente para lquido Balo de destilao passa de lquido para vapor Coluna de fracionamento passa de vapor para lquido Condensador passa de vapor para lquido 8. Indique o motivo pelo qual no deixou secar o lquido contido no balo de destilao. Para o balo de destilao no se partir.

9. Defina ponto de ebulio e explique como as impurezas podem afetar a sua determinao. O ponto de ebulio a temperatura em que uma substncia passa do estado lquido ao estado gasoso. Ao separar os dois lquidos de diferentes pontos de ebulio, que se encontram misturados em volumes idnticos, utilizando um aparelho de destilao simples, verificamos que a temperatura inicial da ebulio um pouco superior da substncia do menor ponto de ebulio e um pouco inferior da substncia do ponto de ebulio mais elevado.

10. Indique o nome de outra destilao que realizou nas aulas de laboratrio. Destilao simples

Jssica Fernandes

Concluso/discusso
Esta atividade experimental correu bem, a temperatura do ponto de ebulio do lcool etlico de 78,4C e na nossa experincia a temperatura foi de 78.9C isso tem haver com as impurezas envolvidas. Foi possvel concluir atravs da temperatura do ponto de ebulio que se obteve o primeiro e o segundo condensado que a mistura problema era constituda por lcool etlico e gua. A temperatura do ponto de ebulio do lcool metlico de 64,7 C e no havia este reagente na mistura.

Bibliografia
Apontamentos fornecidos pela professora Ficha de trabalho sobre destilao fracionada

You might also like