You are on page 1of 3

I Depois de leres o texto atentamente, responde em frases completas. 1. O texto que leste uma fbula de Esopo.

. Quais so as suas personagens? 2. A histria passa-se (Assinala com um X o local correto) ___ Numa floresta. ___ Num pinhal. ___ Numa ratoeira. 3. Porque que o leo ficou furioso com o rato?

4. Para que o leo no o matasse, o rato disse-lhe que ainda lhe poderia ser til. O leo acreditou nas palavras do rato? Justifica a tua resposta. 5. Mais tarde, o leo caiu numa ratoeira. Quem tinha armado essa ratoeira? 6. O leo conseguiu sair da rede sem ajuda? Explica como foi. 7. O leo e o rato pensam e falam como se fossem pessoas, embora sejam animais. A este recurso expressivo chama-se (Risca a opo incorrecta) PERSONIFICAO / COMPARAO 8. Vais agora resumir a histria, ordenando com algarismos as frases que se seguem. A primeira j est assinalada. ___ O leo riu-se, mas deixou-o em paz. ___ Certo leo estava a dormir. ___ Ao ouvir os seus rugidos, o rato foi em seu auxlio. ___ E assim o rato salvou o leo duma morte certa. ___ Passou um rato que, involuntariamente, o acordou. ___ Mas o rato pediu perdo e disse que ainda poderia ser-lhe til. ___ Tentou libertar-se, mas no conseguiu e ps-se a rugir. ___ Pacientemente, foi roendo as malhas da rede e o leo acabou por sair. ___ Mais tarde, o leo caiu numa ratoeira. ___ O leo quis esmag-lo. II 1. Estudmos os nomes e a sua flexo. A esse respeito, preenche a seguinte grelha: SINGULAR anel covil guarda-chuva caador veres 2. Preenche agora esta grelha sobre os graus dos nomes, assinalando com um X as opes correctas: Nome ano andorinha casota casaro Normal Diminutivo Aumentativo PLURAL

caracis

3. Repara nestas frases e nos seus tipos e risca a hiptese incorreta. 3.1. O rato roeu a rede. Tipo declarativo / Tipo exclamativo. 3.2. O rato superior ao leo? Tipo exclamativo / Tipo interrogativo.

III

Segue-se uma composio sobre as fbulas que leste. Para a completares, basta escrever nos espaos em branco as palavras que te dou: passatempo / acreditar / verdade / moral / algum / precisamos / narrativas / fortes / importantes Eu li vrias fbulas que so __________________ com uma lio de _______________. Acho que so um bom __________________ e que tambm nos ensinam coisas _________________ para a nossa vida. Aprendi, por exemplo, que quando se mente, as pessoas deixam de ____________________ em ns, mesmo que digamos a ____________________. Com a tartaruga, aprendi que, com muito esforo, conseguiremos ser _______________________ na vida. E agora, com esta fbula, sei que os pequenos e fracos tambm podem ser teis aos ________________________ e fortes. Afinal, _________________ todos uns dos outros.

You might also like