You are on page 1of 67

Manual de Padres de Medies de Petrleo

Captulo 17Medio Martima

Seo 2- Medio de Cargas a Bordo de Navios-Tanque Segmento de Upstream


SEGUNDA EDIO, MAIO DE 1999
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

INTRODUO
Com base na tecnologia atual, uma cuidadosa medio manual, uma medio da temperatura e amostragem constituem os mtodos em geral mais precisos para a medio dos volumes de carga, gua residual e quantidade a bordo (OBQ) e/ou remanescente a bordo (ROB) nas naviostanque martimas. A medio automtica pode ser to precisa quanto a medio manual para a medio de volumes gerais se as instrues do fabricante forem seguidas e o equipamento for calibrado e verificado periodicamente utilizando-se a medio manual como referncia. Os regulamentos de segurana e ambientais por parte de todos os nveis de governo e de outras agncias regulatrias em todo o mundo esto limitando e/ou proibindo a liberao de hidrocarbonetos para a atmosfera relativas s operaes de navios-tanque. Isto resultou na restrio e, em alguns casos, na proibio, dos mtodos tradicionais de obter medies de carga atravs de bocas de medio abertas. O objetivo desta publicao de propiciar um guia ao pessoal da embarcao e de terra sobre os mtodos geralmente aceitos de determinar as quantidades de carga a bordo de navios-tanque martimas utilizando mtodos abertos, fechados e restritos. A publicao sugere tcnicas e procedimentos para medir, calcular, relatar e manter registros das quantidades de produtos de leos brutos e de petrleo transportados em navios-tanque martimas. O padro no aborda em detalhes as tecnologias do equipamento utilizado. Este padro no visa ser usado com cargas pressurizadas ou refrigeradas, como gs liquefeito de petrleo (GLP) e gs natural lquido (GNL).
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

1.DEFINIES
1.1 Medio automtica do tanque (ATG): Um instrumento que mede e exibe automaticamente os nveis lquidos ou ullagens em um ou mais tanques de forma contnua, peridica ou sob demanda. (2) O nvel lquido em um tanque da forma medida utilizando um sistema automtico de medio de tanques.

1.2 Temperatura automtica do tanque (ATT): Um sistema que mede e exibe automaticamente as temperaturas de lquidos em um ou mais tanques de embarcaes, de forma contnua, peridica ou sob demanda.
1.3 Sistema de medio automtico de tanques de embarcaes: Um sistema que mede e exibe automaticamente os nveis lquidos ou a ullagem em um ou mais tanques de embarcaes de forma contnua, peridica ou sob demanda 1.4 Anlise do tanque de combustvel: A anlise realizada para determinar a quantidade e a qualidade dos tanques de combustvel adquiridos pela embarcao; ou o processo de contabilidade para as quantidades de tanques de combustvel na embarcao antes de carregar ou descarregar a fim de determinar se alguma carga foi desviada para os tanques de combustvel da embarcao durante as operaes de carga ou viagem. 1.5 Tabelas de capacidade (tabelas de calibragem, tabelas de espao cheio/ullagem): Essas tabelas desenvolvidas por mtodos reconhecidos do setor representam volumes em cada tanque de acordo com a medio do lquido (espao cheio) ou espao vazio (ullagem) do tanque. As tabelas so digitadas com medies lineares (isto , ps, polegadas, metros, centmetros) a fim de que sejam obtidos volumes calibrados (isto , barris, metros cbicos, ps cbicos).
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

1.DEFINIES
1.6 Sistema fechado: Para a finalidade deste documento, trata-se da existncia de um sistema fechado quando uma embarcao-tanque martima projetada de tal forma que nenhuma exposio direta e/ou liberao do contedo do seu tanque de carga para a atmosfera ocorre sob condies operacionais normais (veja sistema restrito). 1.7 Medio do sistema fechado (CSM): Medio de cargas de petrleo em uma embarcaotanque martima de sistema fechado realizada com o uso de dispositivos de medio fechados. [Veja medio de sistemas restritos (RSM).] 1.8 Dispositivos de medio de sistema fechado: Os dispositivos que penetram no tanque de carga, mas que fazem parte de um sistema fechado e impedem que a carga seja liberada, como sistemas de medio de flutuao, sondas eletrnicas, sondas magnticas, indicadores de tubo de borbulhamento e unidades vedadas portteis de medio ou amostragem de vapor/gs. (Veja dispositivos restritos de medio.) 1.9 Linha do calado: A profundidade de uma embarcao abaixo de sua linha dgua medida a partir do fundo da quilha at a superfcie da gua.

1.10 gua residual (FW): O volume dgua presente em um receptculo que no est em suspenso no lquido contido (leo) (veja texto).

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

1.DEFINIES
1.11 Inclinao (banda): A inclinao de uma embarcao expressa em graus de bombordo ou estibordo.

1.12 Correo da inclinao (banda): A correo aplicada medio ou volume observado quando uma embarcao est se inclinando, desde que o lquido esteja em contato com todas as anteparas no tanque. A correo da inclinao pode ser feita por referncia s tabelas de correo de inclinao da embarcao para cada tanque ou por meios matemticos.
1. 13 Medio aberta: Ocorre toda vez que as bocas de medio de uma embarcao devem ser abertas para determinar as medies apropriadas de nvel, amostras e/ou temperaturas. 1.14 Unidade porttil manual de amostragem (PSU): Dispositivo intrinsecamente seguro utilizado em conjuno com uma vlvula de controle de vapor para obter amostras de carga requeridas sob condies fechadas ou restritas do sistema. 1.15 Dispositivos de medio restrita: Dispositivos de medio restrita como PMUs e PSUs que penetram o tanque de carga mas que fazem parte de um sistema restrito que mantm os vapores da carga lanados na atmosfera a um mnimo (Veja dispositivos de medio de sistemas fechados).
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

SIMBOLOS E ABREVIAES

ATG ATT COW CSM FTG FW GOV GSV IMO HTG ISGOTT IGS ITG MCTM NIST NSV OBQ

Medidor automtico de tanque Sistema automtico de temperatura Lavagem de leo bruto Medio de sistema fechado Medio automtica de tanque operada por flutuao gua residual Volume bruto observado Volume bruto padro Organizao Martima Internacional Medio hidrosttica de tanque Guia Internacional de Segurana para Petroleiros e Terminais de Petrleo Sistema de gs inerte Medio indutiva de tanque Medio de transferncia de custdia martima Instituto Nacional de Padres e Tecnologia Volume padro lquido Quantidade a bordo

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

SIMBOLOS E ABREVIAES
OCIMF Frum Martimo Internacional das Empresas de Petrleo PET Termmetro eletrnico porttil PMU Unidade de medio porttil PSU Unidade de amostragem porttil P/V Vcuo de presso (vlvula) ROB Remanescente a bordo RSM Medio de sistema restrito RTG Medio de tanque por radar S&W Sedimentos e gua SOLAS Conveno Internacional para a Salva guarda da Vida Humana no Mar STG Medio automtica de tanque servo-operada TCV Volume calculado total TOV Volume observado total UTI Ullagem, temperatura, interface. (Tambm uma unidade porttil de medio capaz de medir esses trs parmetros) VEF Fator de experincia da embarcao VCV Vlvula de controle do vapor
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

3.PRECAUES DE SEGURANA
3.1 SEGURANA ELTRICA E OPERACIONAL Todo equipamento de medio martima deve ser projetado e instalado para atender aos cdigos e regulamentos nacionais e internacionais de segurana no mar que forem aplicveis. 3.2 MANUTENO Todo equipamento de medio martima deve ser mantido em condies operacionais seguras e de acordo com as instrues do fabricante. 3.3 VEDAO Todos ATGs e vlvulas de controle de vapor devem ser vedados para suportar a presso do lquido no tanque. Os ATGs e vlvulas de controle de vapor montados nas embarcaes com um sistema de gs inerte (IGS) devem ser projetados para suportar com segurana toda a gama de presses operacionais e, possivelmente, extremas, da vlvula de presso a vcuo (P/V) da embarcao. 3.4 INSTALAO DA VLVULA DE CONTROLE DO VAPOR A vlvula de controle do vapor dever ser instalada segundo as especificaes do design e da entidade governamental apropriada, isto , a Guarda Costeira dos EUA, a Sociedade de Classificaes, etc.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

4.PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM ABERTA


4.1 EQUIPAMENTO DE AMOSTRAGEM ABERTA - GERAL O equipamento de amostragem deve estar em bom estado, ser seguro e ser feito de um material tal que nenhuma interao entre o receptculo e a carga afete a integridade de nenhum deles. Deve-se dar uma considerao adicional sobre como a amostra ser utilizada. Cada dispositivo ser usado da forma prescrita por seu fabricante. Para dados tcnicos adicionais sobre o equipamento de amostragem manual aberta, veja o Captulo 8.1 do API. A)H vrios receptculos (receptores) que so utilizados para obter amostras da carga. Os tipos mais comuns em uso atualmente so a garrafa de vidro compensada, o saca-amostras.de bquer e o amostrador de zona. Quando o mtodo da garrafa de vidro compensada usado, cada amostra pode ser armazenada na garrafa em que foi retirada. Isto minimiza o risco de perda das extremidades leves e da introduo acidental de gua. Veja os exemplos nas Figuras de 1 a 3 dos conjuntos tpicos de receptculos de amostragem por garrafa e amostradores de zona e fundo. B) O uso de um bquer ou saca-amostras para obter uma amostra de um tanque pode correr o risco de perda da qualidade da amostra atravs de contaminao, perda das extremidades leves, introduo de gua, etc. Este risco em potencial resulta da necessidade de transferir a amostra do bquer para outro receptculo para transporte para o laboratrio. Durante a transferncia a partir do bquer, as extremidades leves sero perdidas e a umidade externa poder ser introduzida. Ademais, o uso do mesmo bquer para obter amostras de mais de um tanque pode fazer com que um elemento contaminante seja introduzido em uma amostra no contaminada.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

4.PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM ABERTA


Figura 1 Conjuntos tpicos de Receptculos para Amostragem por Garrafa.

Figura 1A Conjuntos de Receptculos Tpicos para Amostragem do Bquer.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

4.PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM ABERTA


4.2 gua Residual Equipamento de Amostragem Aberto Como ocorre com a amostragem de carga, h vrios receptculos que podem ser utilizados para tirar amostras da gua residual do fundo dos tanques das embarcaes, sendo os mais comuns o amostrador de fundo (receptculo de tubo), garrafa de vidro ou saca-amostras. Se o nvel da gua residual for mais alto que 30 cm, uma garrafa compensada pode ser usada. De outra forma, o amostrador de fundo ou saca-amostras deve ser usado. Amostradores de fundo ou saca-amostras , normalmente so utilizados para amostrar gua residual sob uma carga. Um amostrador tpico de fundo tem uma haste de projeo em uma vareta da vlvula que abre duas vlvulas automaticamente quando a haste bate no fundo do tanque. A amostra ingressa no receptculo atravs da vlvula do fundo e ar liberado simultaneamente atravs da vlvula superior. As vlvulas fecham quando o amostrador levantado . 4.3 Sedimentos Equipamento de Amostragem Aberto Um amostrador tipo garrafa utilizado para tirar amostras de sedimentos no fundo de tanques de embarcaes que no so cobertos por um lquido (veja a Figura 4).

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

4.PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM ABERTA


4.4 Receptculos de Amostras Receptculos utilizados para amostras retiradas dos tanques da embarcao so normalmente garrafas de vidro claro ou marrom, garrafas de plstico ou latas de metal. Apenas as latas que tm as costuras soldadas na superfcie externa devem ser usadas com um fluxo de breu limpo e solvente apropriado. Se a amostra da carga for sensvel luz, garrafas marrons devem ser utilizadas. Para minimizar a perda das extremidades leves, rolhas ou fixadores, batoques ou fechos rosqueados apropriados, limpos e de alta qualidade devem ser utilizados para vedar o receptculo de amostras. Fixadores de borracha nunca devem ser usados. Nota: O fabricante deve ser consultado se houver alguma dvida sobre a aceitao da manufatura ou tipo de material de um receptculo ou tampa. 4.5 Inspeo do Equipamento de Amostragem Antes de usar, todo equipamento de amostragem (incluindo receptculos e cordas ou correntes) deve ser inspecionado para assegurar que esteja limpo, seco e livre de todas as substncias que possam contaminar a amostra. O uso de cordas ou fitas sujas de amostragem deve ser evitado devido possibilidade de que a amostra seja contaminada. Ademais, algumas cargas podem requerer precaues especiais ao se preparar o equipamento de amostragem (isto , purgao por nitrognio de receptculos de amostra para assegurar que estejam secos). Os chefes envolvidos devem ser consultados se houver qualquer dvida, como com qualquer equipamento especial necessrio. (veja a Figura 4).
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

4.PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM ABERTA


FIGURA 2 3A 3B 4

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


5.1 MEDIO MANUAL ABERTA A medio manual aberta envolve o uso de fita e prumo atravs da boca de medio do tanque de abertura para obter os nveis do lquido nos tanques utilizando os mtodos de ullagem ou espao cheio. Esta seo descreve o equipamento e os procedimentos a serem utilizados para realizar esta tarefa. 5.2 Equipamento de Medio Manual Aberta Todo equipamento utilizado para a medio manual deve ser seguro para uso com o material a ser medido, deve ser verificado quanto sua preciso e estar em bom estado. Os nveis de lquido escuro so em geral lidos facilmente nas fitas, enquanto que os nveis dos lquidos de colorao clara devem requerer o uso de pastas indicadoras. O Captulo 3.1A do MPMS do API contm uma descrio tcnica completa do equipamento manual de medio e procedimentos de verificao da preciso. 5.3 Equipamento de Espao Cheio/Ullagem Aberto Uma fita de espao cheio somente deve ser usada com um prumo apropriado de espao cheio. Uma fita de ullagem somente deve ser usada com um prumo de ullagem. As unidades de medio no equipamento de espao cheio/ullagem utilizado devem ser consistentes com as unidades de medio nas tabelas de capacidade da embarcao, isto , o equipamento deve ser graduado em incrementos de 1 mm, 1/g-pol. ou 0,01-p (veja a Figura 5).
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


5.4 Pasta Indicadora (Produto/gua) As pastas indicadoras podem ser usadas para determinar os nveis dgua em um tanque ou para ajudar na leitura dos nveis dos produtos. As pastas devem ser aplicadas e usadas de acordo com as especificaes do fabricante e sua vida de prateleira deve ser assinalada antes de cada uso. 5.5 Inspeo do Equipamento de Espao Cheio/Ulagem Antes de ser usada, uma fita deve ser checada para se ter certeza de que no haja quebras, dobraduras e marcaes ilegveis. O gancho da fita deve ser inspecionado para se garantir que no esteja desgastado e distorcido. Os prumos do espao cheio/interface da fita devem ser medidos para se determinar sua preciso. Se essas inspees indicarem qualquer impreciso, o equipamento no deve ser usado. 5.6 Tabelas de Capacidade dos Tanques As tabelas de capacidade dos tanques mostram o volume correspondente a cada espao cheio ou ullagem medida. As medies devem ser feitas nas mesmas unidades usadas nas tabelas de capacidade.Quando as tabelas das capacidades dos tanques no so calculadas segundo as graduaes mnimas prescritas (1/g pol., 1 mm ou 0,01 p) e quando as leituras de medio incidem nos valores nas tabelas, a interpolao ser necessria. A altura de referncia observada deve ser comparada altura de referncia fornecida nas tabelas e registradas.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


ESPAO CHEIO ESCALA ZERO ESPAO VAZIO GUA

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


5. 7 Procedimentos para a Medio Manual Aberta
A medio manual consiste seja da medio do espao cheio, seja do nvel de lquido com equipamento de medio apropriado. Consideraes sobre determinar se espaos cheios ou ullagens devem ser extrados consistem em saber se as tabelas de capacidade so apresentadas no formado de espao cheio ou de ullagem, a quantidade de lquido nos tanques e a natureza do material. Medidas devem ser tomadas nas unidades em que as tabelas da capacidade do tanque so apresentadas. Ao tomar as medidas de transferncia de custdia, todos os tanques de carga, tanques de lastro, tanques de combustvel, espaos vazios e compartimentos estanques devem ser inspecionados e/ou medidos como apropriado. Medidas devem ser sempre tiradas nos pontos de referncia assinalados nas tabelas de capacidade. A altura de referncia deve ser marcada com estncil ou marcada permanentemente de outra forma perto do ponto de medio. A altura de referncia observada deve igualar a altura de referncia do tanque. Se houver espuma presente na superfcie do lquido, nenhuma medio deve ser feita at que a espuma tenha diminudo ou retirada da superfcie do lquido abaixo da boca de medio. Antes que um tanque seja medido, deve-se dar tempo para que o leo se libere do ar, gs e gua entranhados. Quando a superfcie do leo est em descanso, pelo menos duas leituras idnticas devem ser obtidas antes que uma medio seja registrada. No entanto, a preciso normalmente obtida quando o leo est parado nos tanques. Os procedimentos de medio a serem seguidos quando o lquido no tanque estiver em movimento, como ocorre quando uma embarcao est oscilando e se inclinando, so descritos em outro procedimento descrito
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


5.8 Procedimento Aberto de Ullagem A medio da ullagem consiste em determinar a distncia a partir do ponto de medio at a superfcie do material que est sendo medido. Isto pode ser feito utilizando-se a fita de ullagem ou a combinao de espao cheio e prumo. 5.9 Usando Uma Fita de Ullagem e Prumo A medio da ullagem usando equipamento de ullagem deve ser realizada como segue: a. Obtenha a ullagem aproximada do tanque usando o ATG da embarcao ou outro mtodo. b. Aps colocar a fita com segurana e abrir a boca de medio, abaixe lentamente a fita e o prumo no tanque at que o prumo apenas toque a superfcie do lquido (veja a Figura 6). c. Aps o prumo parar de balanar, abaixe a fita lentamente at que uma pequena parte do prumo esteja no lquido e uma graduao igual de polegada, centmetro ou centsimo de p na fita esteja no ponto de medio de referncia. d. Registre a gravao da fita no ponto de referncia. e. Retire a fita do tanque e leia a escala do prumo de ullagem na graduao do lquido e registre a leitura. Deve-se ter cuidado durante o procedimento de retirada para assegurar que a fita e o prumo no voltem a entrar no lquido, o que proporcionaria uma falsa leitura. f. A soma das leituras da fita no ponto de medio de referncia com a leitura do prumo de ullagem na graduao constitui a medio da ullagem .
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


5.10 Usando Uma Fita de Espao Cheio e Prumo Quando o equipamento de espao cheio empregado para tomar uma ullagem, o procedimento na seo anterior deve ser seguido, exceto que a leitura do prumo deve ser subtrada da leitura da fita.. 5.12 Procedimento Alternativo de Ullagem Uma medio do espao cheio deve ser convertida para uma medio da ullagem subtraindo-se o espao cheio da altura de referncia mostrada na tabela da capacidade.

5.13 Procedimento Aberto de Espao Cheio A medio do espao cheio constituda da determinao da altura do lquido no tanque. Isto pode ser realizado utilizando-se a ullagem ou a combinao da trena do espao cheio e do prumo, podendo ser uma leitura direta ou um valor calculado.
5.14 Usando Uma Fita de Espao Cheio e Prumo Quando o equipamento de espao cheio empregado para tomar uma ullagem, o procedimento na seo anterior deve ser seguido, exceto que a leitura do prumo deve ser subtrada da leitura da fita.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


5.14 Procedimento Aberto de Espao Cheio A medio do espao cheio constituda da determinao da altura do lquido no tanque. Isto pode ser realizado utilizando-se a ullagem ou a combinao da trena do espao cheio e do prumo, podendo ser uma leitura direta ou um valor calculado. 5.15 Usando uma Fita de Espao Cheio e Prumo. a. Aps o aterramento de segurana, uma fita de espao cheio e o prumo devem ser baixados no tanque at que o prumo esteja a uma curta distncia do fundo, conforme determinado pela leitura da fita no ponto de referncia (veja a Figura 6). b. A fita deve ento ser desenrolada lentamente at que a ponta do prumo apenas toque o fundo ou a placa do tanque. Se a fita for baixada em demasia, o prumo ir inclinar-se e uma medio incorreta ser obtida. c. A leitura da fita no ponto de referncia deve ser registrada, bem como qualquer variao a partir da altura de referncia. d. A graduao lquida na fita deve ser lida e registrada como espao cheio. (Uma pasta ou graxa apropriada indicadora de leo pode se usada para facilitar a leitura da graduao. O uso de giz ou talco no recomendado, j que o leo ou o produto tem a tendncia de infiltrar-se numa fita marcada com giz).

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


5.16 Procedimento Alternativo do Espao Cheio Uma medio de ullagem pode ser convertida em uma medio de espao cheio subtraindo-se a ullagem da altura de referncia mostrada nas tabelas de capacidade.

5.17 Medio Aberta da gua Residual O uso da pasta indicadora de gua em conjunto com os procedimentos de espao cheio ou ullagem proporciona uma medida da gua residual nos tanques de uma embarcao. O procedimento recomendado para a medio da gua residual pelo mtodo de espao cheio. Se o nvel da gua que est sendo medida for alto o suficiente para mostrar uma diviso no clipe da fita ou acima deste, uma trena de medio maior deve ser usada. No entanto, se as condies de medio assim o determinarem, pode ser necessrio utilizar o mtodo de ullagem ou outros mtodos da forma aprovada por todas as partes. Os tanques da embarcao devem ser medidos quanto gua residual utilizando a pasta indicadora de gua ou outro equipamento autorizado pelas partes envolvidas. As medies devem ser tomadas independentemente de quaisquer outras medies de espao cheio ou ullagem e devem ser registradas adequadamente. Nota: A gua residual deve ser medida tanto no porto de carga como no de descarga.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


5.18 Usando uma Trena de Espao cheio e Prumo para Medir a gua Residual. a. Aplique a pasta de encontrar gua no prumo ou barra num ponto suficientemente alto para medir o nvel antecipado de gua . b. Aps o aterramento, a trena do espao cheio e o prumo devem ser baixados no tanque at que o prumo esteja a uma curta distncia do fundo, da forma determinada pela leitura da trena no ponto de referncia . c. A fita deve ento ser desenrolada lentamente at que a ponta do prumo apenas toque o fundo ou a placa do datum. Se a fita for baixada em demasia, o prumo ir inclinar-se e uma aferio incorreta ser obtida. d. Uma vez que o prumo toque o fundo, mantenha-o l por tempo suficiente para que a pasta reaja gua . e. Retire a trena e leia e registre a graduao da gua mais elevada e definida claramente.

f. Repita as etapas de a a e at que duas leituras idnticas sejam obtidas.


g. Registre a graduao como claramente definida, manchada ou ligeiramente descolorida.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


Nota 1: H muitas marcas de pastas indicadoras de gua disponveis que mudam a cor em contato com a gua residual. Entretanto, deve-se assinalar que nem todas as marcas podero reagir da mesma forma na presena de gua. Assim sendo, as seguintes qualidades devem ser conhecidas antes que uma pasta dgua seja selecionada:

a.Claridade da mudana de cor / b. Habilidade de soltar leo / c. Vida na prateleira / d. Facilidade de aplicao rgua e habilidade de prender a rgua / e. Densa o suficiente para no esmaecer quando passa pelo leo.
Nota 2: Recomenda-se que duas diferentes pastas sejam aplicadas na rgua de cada medio do espao cheio da gua residual no incio da medio. Aps haver sido estabelecido qual pasta rende a graduao de gua clara mais elevada e contnua, a outra pode ser descontinuada. Ao aplicar as duas pastas na rgua, cubra um pouco menos da metade de toda a superfcie da rgua redonda com cada pasta. Certifique-se de que a escala da medio permanea livre da pasta. O revestimento da pasta na rgua deve ser fino, porm opaco. Nota 3: Deixe a rgua revestida de pasta na posio de medio por no mnimo dez segundos para gasolina, querosene e produtos leves similares, e entre um a cinco minutos para produtos pesados e viscosos (ou da forma especificada pelo fabricante). Este espao de tempo necessrio para que o petrleo que adere pasta se solte. Em petrleo pesado viscoso, aplique uma camada por igual de leo lubrificante leve pela pasta a fim de facilitar a soltura do petrleo da pasta.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA


Nota 4: Quando o prumo ou rgua for removido para a leitura da graduao da gua, no sopre nem passe um pano para retirar o petrleo da pasta, j que isto poder distorcer a clareza da graduao da gua. Se a graduao da gua for obscurecida pelo petrleo (leos negros), lave a superfcie da pasta com um solvente adequado. O solvente deve ser despejado ou aspergido levemente sobre a rgua coberta de pasta bem acima da graduao antecipada e deixar que escorra pela rea da graduao. Despejar diretamente na pasta poder distorcer a claridade da graduao da gua. Nota 5: Enxugue a rgua com um pano aps medir cada tanque e reaplique a pasta antes de medir os tanques subseqentes. Nota 6: Se a pasta em um lado estiver manchada ou mais baixa que a outra, registre a leitura de nvel mais alto como medida oficial do nvel da gua residual. A adeso de leo pode causar leituras baixas, mas no ir causar leituras altas. Manchas podem indicar uma camada de leo emulsificado e gua ou que o produto no soltou a pasta completamente. Se as graduaes da gua indicarem que uma camada de emulso possa estar presente, leia e registre tanto a graduao clara quanto a altura da medida da mancha.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

5.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

6.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA OBQ / ROB


6.1 Medio Aberta de OBQ/ROB
Os volumes de OBQ e ROB podem ser determinados seja pelo espao cheio, seja pelo mtodo de ullagem. O material lquido normalmente colocado no espao cheio. O material slido deve receber o tratamento de ullagem. O ROB deve ser medido aps as linhas (mangueiras) terem sido drenadas para dentro da embarcao. Ao drenar as linhas (mangueiras) para um nico tanque pequeno, o ROB pode ser medido mais precisamente. Quando uma embarcao est fora de trim, algumas quantidades de OBQ e ROB podem no ser mensurveis nos pontos de medio apropriados. Nessas circunstncias, mtodos mais extensos de determinao do volume podem ser necessrios e medies adicionais normalmente sero requeridas. Consideraes de segurana e operacionais devem sempre ser fatores na determinao de quais aes podem ser adotadas, porm, em todas as situaes, as condies existentes e as aes especficas tomadas para medir o ROB e o OBQ devem ser anotadas no relatrio. A carga lquida somente deve ter o trim e/ou inclinao corrigida se o lquido estiver em contato com todas as anteparas. Quando o lquido no estiver em contato com todas as anteparas, uma correo de cunha deve ser aplicada. Em todas as circunstncias, os documentos da carga devem incluir a inclinao e trim da embarcao. A natureza do material no tanque deve ser descrita em detalhe e as condies de medio e outras informaes pertinentes devem ser anotadas. Para o clculo de quantidades pequenas, consulte o Captulo 17.4 do MPMS do API. Nota: As correes da cunha, trim e inclinao normalmente no se aplicam aos sedimentos e lama, mas podem aplicar-se carga solidificada (no lquida) .Ademais, quando a frmula da cunha ou as tabelas da cunha so usadas, deve-se tomar muito cuidado para assegurar que a cunha exista, que o material medido no seja apenas uma poa sob a boca de medio e que a frmula empregada seja aplicvel ao formato real do tanque (isto , que responda pela curva da gua estagnada no poro). As medidas a serem adotadas em tal caso devem incluir embora incluam outras - a adoo de medidas do ROB em mais de um ponto no tanque. Isto verificaria a existncia de uma cunha e a extenso da solidificao da carga.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

7.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA DE TEMPERATURA


7.1 DETERMINAO ABERTA DA TEMPERATURA A temperatura da carga que est sendo medida constitui um dos elementos mais importantes necessrios para determinar precisamente seu volume. Esta seo descreve plenamente o equipamento e os procedimentos que devem ser empregados para se obter manualmente a temperatura da carga. 7.2 EQUIPAMENTO DE MEDIO ABERTA DE TEMPERATURA Todo equipamento de temperatura deve ser seguro para uso com o material cuja temperatura deva ser obtida. O mtodo preferido de obter temperaturas do lquido nos tanques de uma embarcao consiste em utilizar um termmetro eletrnico porttil (PET). Alternativamente, um termmetro de mercrio em vidro com uma face graduada em vidro pode ser usado. Os termmetros usados para a transferncia de custdia devem ser calibrados apropriadamente e sua preciso deve ser verificvel e rastrevel para um termmetro padro NIST, alm de atender aos requerimentos especificados no Captulo 7 do MPMS do API .

7.3 TERMMETROS Os termmetros so instrumentos de preciso e devem ser manuseados com cuidado. Para uma descrio tcnica dos detalhes de cada tipo, veja a Figura 8 e consulte o Captulo 7 do MPMS do API.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

7.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA DE TEMPERATURA


7.4 Verificao em Campo do Equipamento de Temperatura Todos os termmetros usados para medies de transferncia de custdia devem ser verificados quanto sua preciso antes do uso inicial e pelo menos uma vez por ano a partir de ento. Ademais, antes de cada uso ou uma vez ao dia (o que for menos freqente), o termmetro deve ser verificado no local. Para detalhes completos sobre a verificao do termmetro, consulte o Captulo 7.1 do MPMS do API. 7.5 Termmetros de Mercrio em Vidro Os termmetros com haste de vidro devem ser verificados quanto sua preciso antes do uso inicial e pelo menos uma vez por ano a partir de ento. Ademais, antes de cada uso ou uma vez ao dia (o que for menos freqente), o termmetro deve ser verificado em campo, observando-se visualmente o capilar no vidro para constatar possvel quebra e separao da coluna de mercrio. Os termmetros com haste de vidro com faces desgastadas anormalmente ou com a coluna de mercrio quebrada no devem ser usados. Se a coluna for rejuntada, ela poder ser usada desde que passe por uma inspeo de bancada. Para detalhes tcnicos adicionais, veja o Captulo 7.1 do MPMS do API. 7.6 Termmetros Eletrnicos Portteis (PETs) Antes do uso inicial e pelo menos uma vez ao ano a partir de ento, todos os termmetros eletrnicos devem ser repadronizados em um laboratrio ou em outras instalaes qualificadas. Para detalhes completos, veja o Captulo 7.3 do MPMS do API. Ademais, antes de cada uso, ou uma vez ao dia (o que for menos freqente), os PETs devem ser verificados no local comparando-se a leitura ambiente contra um termmetro de haste de vidro ASTM em lquido. Se as leituras diferirem em mais de 1F ou 0,5C, o PET deve ser repadronizado antes de ser usado para transferncia de custdia. Para detalhes sobre a verificao do PET, veja o Captulo 7.3 do MPMS do API.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

7.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA DE TEMPERATURA


7.6 Termmetros Eletrnicos Portteis (PETs)
Antes do uso inicial e pelo menos uma vez ao ano a partir de ento, todos os termmetros eletrnicos devem ser repadronizados em um laboratrio ou em outras instalaes qualificadas. Para detalhes completos, veja o Captulo 7.3 do MPMS do API. Ademais, antes de cada uso, ou uma vez ao dia (o que for menos freqente), os PETs devem ser verificados no local comparando-se a leitura ambiente contra um termmetro de haste de vidro ASTM em lquido. Se as leituras diferirem em mais de 1F ou 0,5C, o PET deve ser repadronizado antes de ser usado para transferncia de custdia. Para detalhes sobre a verificao do PET, a. Prenda um aterramento eltrico entre o termmetro e o tanque antes que a boca de medio seja aberta. Verifique o aterramento para certificar-se de que esteja preso firmemente ao termmetro. b. Ajuste o seletor de variao da temperatura conforme apropriado. c. Abaixe a sonda sensora at o nvel predeterminado. d. Levante e abaixe a sonda 1 p (0,3 metro) acima e abaixo do nvel predeterminado para permitir uma rpida estabilizao. e. Aps a estabilizao, leia e registre as temperaturas individuais segundo as graduaes de 0,1F ou 0,1C mais prximas. f. Determine a temperatura mdia do tanque at um dcimo de grau. g. Faa o arredondamento e informe a temperatura mdia do tanque de acordo com o Captulo 7.3 da edio mais recente do MPMS do API (no momento da publicao deste documento arredonde e informe a temperatura mdia do tanque at 1F ou 0,5C mais prximo [arredonde 0,5F para cima]. As temperaturas podem ser relatadas em unidades inferiores a graus inteiros mediante acordo mtuo. Se a sonda for deixada estacionria, o contato com uma corrente convexa de leo mais frio ir causar leituras baixas.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

7.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA DE TEMPERATURA


7.7 Termmetros de Mercrio Alm das etapas descritas em 5.3.2, o procedimento a seguir recomendado para a medio de temperaturas com um termmetro de mercrio. a. Abaixe o conjunto do termmetro pela boca de medio at o nvel requerido. b. Levante e abaixe repetidamente o termmetro 1 p (0,3 metro) acima e abaixo do nvel requerido de forma que a temperatura de equilbrio seja atingida mais rapidamente. c. Retire o termmetro aps o tempo de imerso requerido. d. Arredonde e relate a temperatura mdia do tanque de acordo com a edio mais recente do Captulo 7.1 do MPMS do API (arredonde e relate a temperatura mdia do tanque para 1F ou 0,5C [arredonde 0,5F para cima]. As temperaturas podem ser relatadas em unidades inferiores a graus inteiros por acordo mtuo. e. Relate a temperatura pelo 1F ou 0,5C mais prximo. f. Repita os itens de a b e para cada tanque cuja temperatura seja tirada.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

7.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA DE TEMPERATURA


Tabela 4 Requisitos de Localizao da Medio da Temperatura Lquida para Termmetro Eletrnico Porttil

Tabela 5 Tempos recomendados de Imerso para Conjunto Proteo de Cuba com Caixa de Madeira

Estes tempos de imerso foram estabelecidos com base no procedimento de teste delineado no Apndice A do Captulo 17.1 do MPMS. O no-cumprimento destes tempos recomendados pode resultar em leituras de temperatura incorretas. Com uma sonda mvel, no entanto, o termmetro pode ser considerado estabilizado se a leitura variar em no mais do que 0,2F ), 1C) por 30 segundos.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

7.PROCEDIMENTOS DE MEDIO ABERTA DE TEMPERATURA


MADEIRA NOBRE METAL SENSOR AUTOMTICO

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

8.PROCEDIMENTOS DE MEDIO FECHADA


Uma sistema de medio fechada projetado para permitir que medies de carga sejam tomadas sem que vapores escapem para a atmosfera. Um sistema de medio restrito projetado para permitir que sejam adotadas medies com um mnimo de vapor sendo lanado na atmosfera. As duas categorias bsicas do equipamento de medio do sistema fechado ou restrito usado em navios-tanque martimas so manuais portteis e automticas fixas. O equipamento manual pode ser usado para obter nveis de carga e de gua residual, temperaturas da carga e amostras, enquanto que sistemas automticos so utilizados principalmente para obter os nveis e temperaturas apenas de cargas lquidas. Enquanto que qualquer tipo de equipamento possa ser usado para medies de transferncia de custdia, devese entender que nem todo equipamento automtico foi projetado e instalado em embarcaes para essa finalidade. Alguns sistemas foram projetados para serem usados apenas para fins operacionais a bordo (isto , para determinar o trim e estabilidade apropriados e o carregamento/descarregamento da carga). Assim sendo, as duas partes devem estar cientes das limitaes de qualquer sistema de medio a bordo e concordar sobre o mtodo de medio a ser usado para determinar os volumes de transferncia oficiais de custdia. 8.1 Equipamento Manual Fechado e Restrito O equipamento manual consiste de uma Unidade de Medio Porttil (PMU) que deve ser transportada de tanque a tanque para obter a medio apropriada atravs de uma Vlvula de Controle de Vapor (VCV) localizada em cada tanque. Em geral, PMUs e VCVs feitos pelo mesmo fabricante so projetados para serem usados juntos. No entanto, o equipamento feito por diferentes fabricantes pode ser usado em conjunto com um adaptador apropriado.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

8.PROCEDIMENTOS DE MEDIO FECHADA


8.2 Vlvula de Controle do Vapor
Essas vlvulas so geralmente encontradas em colunas montantes, flanges, bocas de medio de ullagem existentes, troncos de expanso ou fluxo instalado no convs da embarcao .

Essas vlvulas so projetadas para permitir a anexao da medio porttil ou dispositivo de amostragem usando um dispositivo ou adaptador para prender. Ao operar a VCV, de acordo com as instrues do fabricante, a sonda da PMU, trena de amostra e/ou amostrador pode ser baixada no tanque atravs da VCV, quer o sistema de gs inerte (IGS) da embarcao esteja fazendo presso positiva nos tanques, quer no. As vlvulas de controle do vapor so apresentadas em dimetros variados de 1 pol. (25,4 mm) a 4 pol. (101,6 mm). Os tamanhos e tipos de vlvulas so especificados pelo fabricante e pelo proprietrio da embarcao. No entanto, se a VCV for estreita demais, ela no permitir que uma amostragem adequada seja realizada.
O local e o tamanho da VCV so crticos para a habilidade de ser capaz de medir o contedo do tanque e tirar amostras suficientes. A fim de poder medir pequenas quantidades em um tanque quando a embarcao no estiver sem diferena de calado, uma VCV deve ser localizada to prxima quanto possvel da antepara situada na direo do trim e inclinao operacional normal da embarcao quando a embarcao est na condio de OBQ/ROB. Ao se instalar a VCV, deve-se tomar cuidado para assegurar que sua localizao no venha a fazer com que o equipamento de medio toque a antepara do tanque quando em uso.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

8.PROCEDIMENTOS DE MEDIO FECHADA Vlvulas de Controle de Vapor (VCVs) tpicas.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

8.PROCEDIMENTOS DE MEDIO FECHADA


Boca de medio Manual & Montagens Tpicas do Convs de Vlvulas de Controle de Vapor PMUs No Anexadas.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

8.PROCEDIMENTOS DE MEDIO FECHADA


Boca de medio Manual & Montagens Tpicas do Convs de Vlvulas de Controle de Vapor PMUs Anexadas.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

8.PROCEDIMENTOS DE MEDIO FECHADA


8.3 Unidade de Medio Porttil (PMU) A unidade de medio porttil (PMU) projetada para medir nveis de leo, nveis de gua e/ou temperaturas de carga em um tanque. A unidade pode ser projetada para realizar uma, duas ou todas as trs funes acima. Unidades multifuncionais s vezes so chamadas de UTIs (Ullagem, Temperatura, Interface). A maioria das PMUs utiliza um dispositivo sensor eletrnico integrado a uma trena . Cada PMU deve ser dotada de um meio que proporcione uma vedao rgida na VCV. Para uma descrio detalhada dos sistemas, consulte as instrues do fabricante. Da mesma forma, antes de usar uma PMU, verifique sua capacidade de design e consulte as instrues do fabricante quanto ao uso apropriado e precises garantidas.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

8.PROCEDIMENTOS DE MEDIO FECHADA


Ademais, antes de realizar a medio, verifique se: a. Todas as operaes foram interrompidas e no h carga sendo transferida. b. A presso do IGS nos tanques de carga foi reduzida o suficiente para minimizar a perda de vapores. c. O equipamento de medio foi calibrado e o registro de calibragem/verificao foi analisado. d. O equipamento est livre de quebras, dobraduras e sinais de desgaste que pudessem afetar a preciso da medio. e. O equipamento est apropriadamente limpo para o produto a ser medido - todos os nmeros e graduaes na trena so legveis. f. As baterias esto carregadas (substitua se necessrio). Nota: Para uma melhor preciso, o trim e a inclinao devem ser eliminados. Quando as duas condies existirem, todo esforo deve ser feito para eliminar pelo menos uma condio, preferivelmente a inclinao. As condies do trim e da inclinao devem ser anotadas e correes devem ser realizadas para seu efeito sobre as medies e/ou volumes.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

8.PROCEDIMENTOS DE MEDIO FECHADA


Dois tipos de Unidades Portteis de Medio (PMUs)

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

9.PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM FECHADA


9.Equipamento Automtico de Amostragem A maior parte do equipamento automtico de amostragem usado para fins de medio de transferncia de custdia martima (MCTM) est localizada em terra. Enquanto que algumas embarcaes dispem de amostradores instalados permanentemente no convs, a maioria dos amostradores automticos usados a bordo das embarcaes so do tipo porttil fixados ao distribuidor das embarcaes no momento da conexo das mangueiras . Qualquer que seja o caso, o design e o desempenho de todo o equipamento automtico de amostragem deve estar de acordo com o Captulo 8.2 do MPMS do API. Veja a definio de amostrador automtico

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

10.AMOSTRAGEM E MANUSEIO DE AMOSTRAS (MANUAL)


A amostragem manual consiste da obteno de uma parte relativamente pequena de material do(s) tanque(s) de uma embarcao usando o equipamento de amostragem manual apropriado. Amostras manuais devem ser tiradas quando quantidades suficientes de lquido de petrleo, gua residual e/ou sedimentos estiverem presentes.

10.1 AMOSTRAGEM MANUAL DE LQUIDOS DE PETRLEO


Se o lquido no tanque for homogneo, uma amostra manual deve ser representativa de todo o contedo do tanque. Se o lquido no tanque no for homogneo ou estratificado, uma amostra manual aceitvel sob as seguintes condies: a.Tempo suficiente deve ter passado para que qualquer fase que no faa parte da carga (como gua residual ou lama) se separe da carga. b. O nvel de qualquer fase separada que no faa parte da carga seja mensurvel, de forma que nenhuma parte da mesma ser includa nas amostras manuais. c. Um procedimento apropriado de amostragem seja empregado para obter a melhor representao de cada componente em cada localizao ou localizaes de amostragem. Quando se sabe ou se suspeita que o lquido esteja contaminado, as partes envolvidas devem concordar sobre um procedimento aceitvel de amostragem.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

10.AMOSTRAGEM E MANUSEIO DE AMOSTRAS (MANUAL)


10.2 Amostras Superior, Mdia e Inferior (Amostras Locais) a. Uma amostra superior uma amostra do local tirada a meio ponto do tero superior do contedo do tanque . b. Uma amostra do meio uma amostra local tirada do meio do contedo do tanque (ponto que fica na metade entre os pontos de amostra superior e inferior. c. Uma amostra mais baixa uma amostra local tirada a meio ponto do tero inferior do contedo do tanque . d. Uma mistura proporcional de um tero de cada amostra superior, mdia e inferior normalmente vista como um composto representativo do contedo do compartimento que est sendo amostrado .

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

10.AMOSTRAGEM E MANUSEIO DE AMOSTRAS (MANUAL)


10.3 Uma amostragem do local pode ser tirada seja com uma garrafa de amostragem
compensada, seja com uma lata de amostras, seja com uma unidade de amostragem porttil (PSU).
a. Inspecione a limpeza da garrafa ou lata de amostragem ou PSU e do receptculo de amostras e use apenas equipamentos que estejam limpos e secos. b. Mea o nvel do lquido no tanque medindo ou lendo as medies automticas e determine os nveis de ullagem em que a(s) amostra(s) no local deve(m) ser tirada(s). c. Insira a rolha na garrafa de amostra ou feche a PSU. d. Prenda o peso garrafa ou coloque a garrafa em uma caixa de amostragem. e. Abaixe a garrafa ou lata aberta ou PSU at o nvel desejado. f. Ao nvel requerido, puxe o fixador com um forte puxo da linha de amostragem e aguarde at que o dispositivo de amostragem fique completamente cheio no local especfico. g.Retire o conjunto de amostragem e verifique se o dispositivo de amostragem est totalmente cheio. Se no estiver cheio, esvazie o dispositivo e repita as etapas d e e acima. h. Se amostras permanecerem na garrafa utilizada para amostragem, despeje 20% do contedo da garrafa para deixar um espao adequado para o vapor. i. Quando uma PSU ou outro dispositivo intermedirio for empregado para retirar amostras no local, despeje cada amostra do local em um receptculo limpo e seco e encha-o com at 70-85% de sua capacidade. Descarte a poro restante o dispositivo de amostragem local. j. Tampe, enxugue e rotule a garrafa segundo a seo de rotulagem.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

10.AMOSTRAGEM E MANUSEIO DE AMOSTRAS (MANUAL)


Nota: Quando uma amostra local ou uma amostra de todos os nveis tirada, certifique-se de que
o fixador no seja retirado acidentalmente do receptculo de amostra antes que atinja o nvel desejado. Quando amostras locais so tiradas, as amostras superiores devem ser tiradas primeiro e amostras sucessivas tiradas em cada nvel inferior seguinte, tirando-se a amostra inferior por ltimo a fim de causar o mnimo de perturbao e contaminao na coluna de leo que est sendo amostrada. Um mnimo de amostra superior, mdia e inferior deve ser tirado. Cargas suspeitas de estratificao ou contendo emulses iro exigir um nmero maior de amostras locais. Tais amostras adicionais devem ser tiradas a intervalos espaados regularmente, sendo que a amostra mais baixa tirada pelo menos um p acima de qualquer nvel medido de gua residual. Estude a descrio do fabricante do equipamento para determinar as capacidades e limitaes de design das unidades.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

10.AMOSTRAGEM E MANUSEIO DE AMOSTRAS (MANUAL)


10.4 Procedimento de Amostra Corrente
Uma amostra corrente pode ser tirada seja com uma garrafa de amostragem compensada, seja com uma unidade de amostragem porttil (PSU). Ao usar uma PSU para tirar uma amostra corrente, siga as instrues do fabricante sobre a abertura e fechamento da unidade durante o processo de amostragem e para determinar o nvel de enchimento quando for retirado do lquido. a. Inspecione a limpeza da garrafa de amostragem ou PSU e do receptculo de amostras e use apenas um equipamento limpo e seco. b. Prenda o peso garrafa ou coloque a garrafa em uma caixa de amostragem. c. Abaixe a garrafa ou lata ou PSU aberta apara um nvel situado a aproximadamente 1 p (0,3 metro) acima do nvel medido da gua residual e levante-a a uma velocidade tal que o dispositivo de amostragem esteja entre 7085% cheio emergir do lquido. d. Se o dispositivo de amostragem estiver mais do que 85% cheio, desconsidere a amostra e repita as etapas b e c acima. e. Uma rolha entalhada ou uma abertura restrita na garrafa ou lata ou uma PSU de amostra com uma abertura ajustvel pode ser requerida para obter amostras correntes menos de 85% cheia em lquidos muito leves ou compartimentos de carga muito profundos. f. Tampe, enxugue e rotule a garrafa segundo a seo de rotulagem. g. Despeje a amostra obtida usando a PSU no receptculo apropriado, feche e rotule. Nota: Uma amostra corrente ou uma amostra de todos os nveis no necessariamente representativa porque o volume do tanque pode no ser proporcional profundidade e porque o operador pode no ser capaz de levantar o amostrador velocidade requerida para um enchimento proporcional. A velocidade do enchimento proporcional raiz quadrada da profundidade da imerso.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

10.AMOSTRAGEM E MANUSEIO DE AMOSTRAS (MANUAL)


10.5 Outros Tipos de Amostras possvel que amostras de outros tipos de materiais tambm possam ser requeridas para que se verifique a qualidade do produto e para identificar as camadas de emulso de resduos, leo e gua, camadas de leo, camadas de lama e de tanques de combustvel. Alguns desses tipos de amostras rotineiramente requeridas so: 10.6 Camadas de Estratificao A estratificao pode existir em um tanque devido mistura das cargas, s diferenas de temperatura, densidade, ao ponto de fluidez, etc. Se tais condies existirem, uma amostragem adicional poder ser requerida dentro de cada camada. Quando amostras individuais para cada camada detectada so tiradas, cada uma deve ser mantida em separado at que o material amostrado tenha sido identificado. 10.7 Lama Se houver lama no tanque, sua espessura deve ser medida. Entretanto, difcil obter uma amostra representativa de lama, j que outras fases que existem acima dela iro interferir. Na maioria das circunstncias, a amostragem de lama pode ser feita de forma bastante parecida amostragem de sedimentos.

10.8 Tanques de Combustvel (Combustvel do Navio) Amostras dos tanques de combustvel so tiradas como parte da pesquisa dos tanques para fins de controle de perdas, compra, venda ou aprovisionamento para frete. Tais amostras devem ser tiradas como qualquer outra amostra descrita nas sees acima

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

11.AMOSTRAGEM E MANUSEIO DE AMOSTRAS (AUTOMTICOS)


11.1 Quando amostradores de bordo so usados no distribuidor do navio, o operador do amostrador e o imediato devem concordar com o uso do nmero mnimo de dutos do distribuidor em qualquer momento dado a fim de manter a velocidade de cada duto em uma gama superior.
a.Inspecione a integridade e limpeza do amostrador. Quando um amostrador for usado intermitentemente (como ocorre freqentemente com um amostrador porttil), a sonda de amostra, o extrator e o sensor de fluxo (especialmente no caso de uma sonda-piloto) devem ser limpos aps cada uso a fim de evitar seu entupimento. b. Verifique se a fonte de energia est ativada. c. Prepare o sistema de amostra para a transferncia, incluindo as seguintes etapas: d. Drene e limpe o(s) receptculo(s). e. Verifique se as vlvulas esto na posio apropriada. f.Verifique se os dutos da amostra esto drenados (os quais deveriam ter sido drenados ao fim dos ltimos exerccios de amostragem). g. Certifique-se de que o receptculo esteja firmemente fechado. h.Pendure o(s) receptculo(s), se necessrio. i.Vede o(s) receptculo(s) e registre os nmeros das vedaes se o receptor no tiver acompanhamento. j. Ajuste o controle. J que taxas de fluxo podem variar consideravelmente durante cargas/descargas de embarcaes martimas, uma amostragem proporcional ao tempo no apropriada; e um dispositivo de ritmo deve ser usado para assegurar uma amostragem proporcional ao fluxo.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

11.AMOSTRAGEM E MANUSEIO DE AMOSTRAS (AUTOMTICOS)


k. Presumindo que o sistema seja proporcional ao fluxo e equipado com um computador, verifique e/ou digite conforme apropriado no sistema as constantes e/ou variveis da configurao: l. Volume Esperado Total (TOV) a ser transferido, PVe. m. Tamanho esperado da captao do extrator (ml), b.

n. Volume esperado da amostra (normalmente 80% da capacidade do receptor), SVe.


o. Nmero esperado de captaes de amostra, n. p. Freqncia de amostragem, unidades de volume de transferncia por captao, B. Nota: O ajuste do amostrador extremamente importante, de forma que devemos ter um entendimento completo do sistema que est sendo usado.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

12.MANUSEIO DE AMOSTRAS
Apanhar amostras dos tanques por quaisquer meios constitui apenas parte do processo de amostragem. Uma vez que seja obtida, uma amostra deve ser protegida de contaminao ou alterao, como a perda das extremidades leves e de gua. Isto pode ser atingido fechando-se o receptculo de amostras imediatamente aps a amostra ser tirada. 12.1 ROTULAGEM DE AMOSTRAS Os receptculos de amostras devem ser rotulados imediatamente aps uma amostra ser obtida. As informaes a seguir devem ser includas no rtulo: a. Data, hora e local. b. Nome da pessoa que apanhou a amostra e de seu empregador. c. Identificao da embarcao. d. Nome ou grau do material amostrado. e. Identificao do tanque amostrado. f. Tipo de amostra (por exemplo, superior, mdia, inferior, todos os nveis, composta). g. Como a amostra foi tirada (tipo de equipamento usado).

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

13.COLETA DE DADOS
Os dados de medio devem ser colhidos e registrados de uma forma sistemtica e mantidos permanentemente em um livro de registros de campo apropriado. Uma lista de verificao das tarefas de medio a serem realizadas fornecida no Captulo 17.1 do MPMS do API. 13.1 TABELAS DE CORREO DE VOLUMES As tabelas de correo de volumes so necessrias para converter os volumes de carga observados que esto sendo medidos segundo os volumes padro e s temperaturas padro, como 60F ou 15C. Ao fazer essas converses, sempre certifique-se de usar as tabelas corretas de acordo com o contrato de vendas ou conforme for acordado de outra forma. Em geral, as Tabelas 6A, 2A e 54A devem ser usadas para leos brutos, 6B, 24B e 54B devem ser usadas para produtos e 6D, 24D e 54D devem ser usadas para leos lubrificantes. Entretanto, deve-se assinalar que nem todos os leos brutos e produtos incidem nas categorias comuns e que outras tabelas como as Tabela 6C, 24C e 54C podem proporcionar uma melhor adequao para fins de clculo. Se voc no estiver familiarizado com a carga especfica que est sendo medida, confirme com os superiores qual tabela deve ser aplicada.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

14.CLCULOS E MEDIES
14.1 OBSERVAES, MEDIES E CLCULOS Aps todas as observaes e medies mostradas na lista de verificao (veja o Captulo17.1 do MPMS do API) terem sido feitas, clculos de quantidade devem ser efetuados. Os volumes devem ser determinados de acordo com as etapas a seguir: Volume Observado Total (TOV) - gua Residual (FW) = Volume Bruto Observado (GOV) x Fator de Correo do Volume (VCF ou Ctl) = Volume Padro Bruto (GSV) - Sedimento e gua (S&W) = Volume Padro Lquido (NSV) Nota: As partes envolvidas devem concordar se calculam os volumes da embarcao para um volume final GSV ou NSV e quais valores devem ser usados para os clculos requeridos (isto , valores de navio ou terra S&W, FW, API, etc. Nota: Se a carga que est sendo medida no tiver um contedo de S&W (como o caso com a maioria dos produtos limpos), o GSV deve ento igualar o NSV da carga.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

14.CLCULOS E MEDIES
Volume Calculado Total (TCV) = GSV+ FW da carga sendo medida a. Volume Observado Total (TOV):Determine o volume total observado digitando a tabela de capacidade apropriada para cada tanque da embarcao com as leituras medidas de espao cheio/ullagem e com as correes do trim e da inclinao (se houver) aplicadas de acordo com as instrues nas tabelas. Como alternativa, as correes do trim e da inclinao devem ser aplicadas como ajustes feitos para os volumes, com base nas medies observadas. As tabelas de capacidade iro indicar o mtodo correto de aplicar as correes do trim e da inclinao. b. gua Residual (FW): Determine os volumes da gua residual digitando as tabelas de capacidade, conforme descrito na etapa a usando as medies obtidas de percentagens de gua. c. Volume Observado Bruto (GOV):Subtraia o volume da percentagem de gua do volume observado total determinado nas etapas a e b para calcular o volume observado bruto. d. Volume Padro Bruto (GSV):Calcule o volume padro bruto multiplicando o volume observado bruto pelo fator de correo de volume. O fator de correo de volume obtido conforme apropriado do Captulo 11.1 do MPMS do API. e. Volume do Padro Lquido (NSV):Quando requerido, calcule o volume do NSV da carga subtraindo seu contedo de S&W do volume calculado do GSV. Portanto, se a carga no tiver S&W, o NSV da embarcao deve ser igual ao seu GSV. f. Volume Calculado Total (TCV): Acrescente qualquer gua residual (FW) que se determine estar a bordo ao volume padro bruto (GSV) calculado para calcular o volume calculado total (TCV).

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

14.CLCULOS E MEDIES
14.2 Determinao do Trim e da Inclinao a. O trim a diferena entre a linha de calado de vante e de r da embarcao. Diz-se que uma embarcao com um calado na popa mais fundo que o calado da proa est trimmed ou abaixado pela popa. Diz-se que uma embarcao com um calado na proa mais fundo que o calado da popa est trimmed pela proa ou abaixado pela proa. Um navio em operao normal est normalmente trimmed pela popa. b. A inclinao de um navio pode ser determinada precisamente de duas formas, isto : b.1 Lendo-se o clinmetro apropriado na linha de centro da embarcao ou, b.2 Lendo-se a diferena entre as linhas do calado de bordo e bombordo da embarcao e calculando-se a inclinao . 14.3 Correes do Trim e da Inclinao a. Quando uma embarcao no est sem diferena de calado por ocasio da medio, o trim ou a inclinao da embarcao deve ser levada em conta para determinar precisamente os volumes lquidos a bordo. Para tanto, as instrues encontradas nas tabelas do trim e inclinao da embarcao devem ser seguidas para que se faam os ajustes requeridos de qualquer trim ou inclinao observada. Se a embarcao no tiver tais tabelas, uma observao nesse sentido deve ser feita no relatrio de ulagem. b. Quando as tabelas do trim e da inclinao no estiverem disponveis, um ajuste calculado para as medies observadas do navio-tanque deve ser feito se as dimenses relativas da embarcao e dos tanques forem conhecidas
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

14.CLCULOS E MEDIES
Mtodo Imperial (Ingls) Ps e polegadas.

Sistema Mtrico Metros e Centmetros.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

NOTA DE SEGURANA
CARACTERSTICAS FSICAS E CONSIDERAES SOBRE INCNDIOS O pessoal envolvido no manuseio de substncias relacionadas com o petrleo (e outros materiais qumicos) deve estar familiarizado com suas caractersticas fsicas e qumicas, incluindo o potencial para incndio, exploso e reatividade, alm dos procedimentos de emergncia apropriados. Esses procedimentos devem atender s prticas operacionais de segurana da empresa, alm dos regulamentos municipais, estaduais e federais, incluindo os que cobrirem o uso de roupas protetoras e equipamentos apropriados. O pessoal deve estar alerta para evitar fontes potenciais de ignio e manter os receptculos dos materiais fechados quando no estiverem em uso. A Publication 2217 e Publication 2026 do API e quaisquer regulamentos aplicveis devem ser consultados quando a amostragem requerer o ingresso em espaos confinados. Informaes relativas aos materiais e condies especficas devem ser obtidas do empregador, do fabricante ou do fornecedor desses materiais ou da folha de dados de segurana dos materiais.
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
1.8 Para a aplicao de uma correo de equilbrio, quais das seguintes condies devem existir? a. A embarcao deve estar apopada. b. O lquido no deve estar em contato com a antepara de proa. c. O lquido deve entrar em contato com as quatro anteparas. d. Todas as opes anteriores.

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
Incrustao ... a. O volume cuneiforme de leo restante em um tanque aps a descarga b. O volume cuneiforme no-lquido de leo restante em um tanque aps a descarga c. A carga que adere s superfcies verticais internas de um tanque aps ele ter sido esvaziado

d. A capacidade de um lquido aderir superfcie interna de um continer


Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
Uma emulso ... a. Um lquido muito viscoso

b. Um lquido muito viscoso que contm uma grande quantidade de sedimento em si

c. facilmente

Uma mistura de leo e gua que no se separa

d. Uma camada de gua livre localizada em cima de um produto de petrleo muito viscoso

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
Ponto de fulgor ... a. A temperatura mxima na qual um produto deve ser aquecido para que os vapores liberados sejam inflamados pela presena de uma fonte de ignio b. A temperatura mnima na qual um produto deve ser aquecido para que os vapores liberados sejam inflamados pela presena de uma fonte de ignio c. aquecimento O ponto no qual um lquido evaporar quando sujeito a

d. O ponto no qual um lquido evaporar quando sujeito a uma mudana na presso ambiente
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
1.23 Uma polegada igual a quantos centmetros?

a.
b.

3,16
2,75

c.
d.

2,54
Nenhuma das opes anteriores

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
4.63 Usando o sistema de medidas ingls; qual o comprimento da escala de calado? a. 12 polegadas b. 9 polegadas c. 6 polegadas d. 3 polegadas

4.64 Usando o sistema de medidas ingls; a que distncia vo os nmeros da escala de calado? a. 12 polegadas b. 9 polegadas c. 6 polegadas d. 3 polegadas
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
2.39 navio b. gua c. navio d. A distncia da marca de flutuao at o convs A distncia da marca de flutuao at a base do A distncia do convs do navio at a superfcie da Calado definido como... a. A distncia da superfcie da gua at a quilha do

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
1.5 Se uma carga no contm S&W, o Volume bruto padro e o Volume lquido padro so o mesmo. a. b. Verdadeiro Falso

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
4.38 No Captulo 17.2 do MPMS do API, h alguma orientao sobre inspeo de embarcao no mau tempo? a. b. Sim No

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
4.42 A Altura de calibragem de referncia em um tanque da embarcao ...

a. desenhos

A altura total do tnel de expanso, referido nos

b. A distncia do fundo do tanque at o ponto de calibrao de referncia, conforme especificado na tabela de capacidade do tanque c. A distncia medida do fundo do tanque at o ponto de calibrao de referncia d. O ponto dentro do tanque onde as bias de medio automtica so instaladas
Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

QUESTES IFIA
6.17 Quando voc coletaria uma amostra de gua livre?

a.
b.

Quando solicitado pelo cliente


Elas no so necessrias

c. Imediatamente aps cada carregamento, exceto de produtos qumicos


d. Sempre que houver uma quantidade suficiente para amostragem

Federao Internacional das Agncias de Inspeo Americas Committee Inc.

You might also like