You are on page 1of 2

O que o Linux? Um sistema operacional, como assim?

? Muita gente s conhece o Windows e acha que para o computador funcionar, precisa do Windows. Os programas de internet, jogos, fotos, etc, rodam no Windows. Mas o Windows no o nico sistema que existe. O Linux, o Mac OS, o ReactOS, entre outros, tm a mesma funo: fazer o computador funcionar e lhe entregar uma tela pronta, onde por meio dela voc abrir seus programas, acessar a internet, ver suas fotos... possvel rodar Linux no mesmo computador com Windows. possvel at mesmo rodar Linux num computador sem HD!. Muita gente ouve falar por a que o linux uma tela preta cheia de comandos, sem interface grfica, sem desenhos, sem jogos, sem vdeos, etc. Linux no (s) isso:

Isso tudo no verdade (Ubuntu: distro mais popular hoje em dia) .

Assim como o Windows 7 normalmente mais bonito e tem mais recursos do que o 95, o Linux de hoje no o mesmo de antigamente. No mundo Linux existe diversas interfaces grficas. Voc escolhe a que gostar mais. No mundo Windows, apesar de ser possvel trocar temas e algumas vezes outras coisas, a interface essencial sempre a mesma. O Linux to modular que no precisa da interface grfica para funcionar. Muitos programas rodam no terminal, aquela tela normalmente preta onde tudo o que se v so textos puros.O terminal no morde. Para usar Linux no dia-a-dia, voc no precisar recorrer ao terminal. S em alguns casos especficos. Dependendo do ambiente e do sistema usado, tudo, ou quase

tudo, pode ser feito com o mouse, clicando em botes ou itens legveis. Linux um sistema open source (de cdigo aberto). Programadores independentes e empresas podem pegar o cdigo, alter-lo, compil-lo, us-lo como quiser e redistribui-lo. A licena da maioria dos componentes do Linux exige que o sistema seja sempre open source. Ningum pode pegar o Linux para si, uma vez que foi baseado no trabalho dos outros, nem fazer uma verso fechada e redistribuir sem o cdigo fonte. A Microsoft faz isso com o Windows porque foi criado por ela, assim como a Apple com o Mac.O cdigo fonte um texto puro, formado por expresses numa determinada linguagem de programao. Por meio da compilao, temos os programas gerados, prontos para uso. Os programas fechados tambm so escritos com cdigo fonte, com a diferena de que s os seus produtores tm acesso. J o Linux da comunidade. O Linux no e um S.O pesado pode ser executado como por exemplo no Ubuntu 10 com : Processador: Pentium 4 1GHZ, Memoria: 512MB, hd : 80 GB, placa de rede 10mbps, e ainda tem uma placa de vdeo de 128 mb. Caso queira testa-lo sem precisar mudar de sistema operacional poder baixar os links a seguir: VirtualBox (emulao de sistemas operacionais em mquinas virtuais): https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads Ubuntu (distro mais popular do Linux) : http://www.ubuntu.com/download, Com base nesses arquivos e um estudo simples sobre o Vbox vocs sero capazes de emular esse sistema operacional com grade facilidade.

Matheus Bueno

You might also like