You are on page 1of 4

Instituio Toledo de Ensino Introduo ao Estudo do Direito Prof. Ms.

Jos Luiz Antiga Junior

AULA 2: ZETTICA E DOGMTICA JURDICA


1) EVOLUO DA CINCIA DO DIREITO Uma teoria uma explicao sobre alguma coisa, explicao essa que feita mediante um conjunto de proposies. Uma teoria da fsica ou at mesmo da qumica pode ser considerada ultrapassada na medida em que se descobre, com os estudos, que seus pressupostos ou concluses eram falsos. O mesmo no ocorre com a cincia do direito. No h teorias jurdicas verdadeiras ou falsas. H teorias jurdicas atuantes ou no atuantes. Isso porque as teorias jurdicas lidam com dados construdos pelo homem, e no dados fornecidos, prontos. O direito construdo, e no descoberto, encontrado. O que se estuda nas cincias jurdicas a possibilidade de determinadas teorias serem atuantes na sociedade em que se desenvolvem, bem como as conseqncias da atuao dessas teorias no convvio social. O fim pacificador do direito sempre verificado. sempre a finalidade do cientista do direito. No momento das anlises cientficas, o terico deve verificar se o direito estar cumprindo seu papel de regrar e possibilitar a vida harmoniosa em sociedade. A peculiaridade da cincia do direito se d em razo da comunicao das teorias. Expliquemos melhor: quando um terico estuda determinado assunto, ele se dispe a comunicar suas investigaes. Assim que, muitas vezes, uma teoria matemtica pode ser demonstrada mediante uma equao. Essa comunicao assume, sempre, um carter informativo. Em outras palavras, no exemplo da matemtica, formula-se uma equao com a finalidade apenas de comunicar a teoria, informando o que acontece. Exemplo: temos a teoria da adio, mediante a qual 30 + 50 = 80. H, simplesmente, uma descrio de como as coisas acontecem. Porm, com o direito no to simples assim. O direito tem o escopo de regrar a sociedade, direcionando os comportamentos dos seres que dela fazem parte. Isso indica a chamada funo diretiva da comunicao. A linguagem utilizada pela cincia do direito no somente busca informar sobre as teorias, mas tambm determinar como devem se dar os comportamentos humanos, qual o ideal, o correto. Em outras palavras, as proposies podem ter a funo de direcionar comportamentos, alm da funo de informar as teorias. Essa diferena muito bem explicada pelo grande jurista Trcio Sampaio Ferraz Jr:

2
Uma comunicao tem sentido informativo quando utiliza a linguagem para descrever certo estado das coisas. Por exemplo, esta mesa est quebrada. Tem sentido diretivo quando a lngua utilizada para dirigir o comportamento de algum, induzindo-o a adotar uma ao. Por exemplo, conserte a mesa. Ora, quando um fsico define o movimento, prepondera a funo informativa. Suas definies tericas superam-se medida que o estado de coisas referido muda, ou porque se descobrem novos aspectos relevantes, ou porque os aspectos antes tidos por relevantes no o so mais. J quando o jurista define a posse, mesclam-se as duas funes. Ele no informa apenas sobre como se entende a posse, mas tambm como ela deve ser entendida. Assim, suas definies tericas superam-se medida que deixam de ser guia para a ao. No caso do fsico, a definio superada porque se tornou falsa. No caso do jurista, porque deixou de ser atuante. Ou seja, as definies da fsica, em geral, so lexicais, as do jurista so redefinies. Nesse sentido, se diz tambm que a cincia jurdica no apenas informa, mas tambm conforma o fenmeno que estuda, faz parte dele. A posse no apenas o que sociamente, mas tambm como interpretada pela doutrina jurdica.1

Logo, importa que a cincia do direito lida com as funes informativa e diretiva da linguagem na comunicao de suas proposies.

2) ZETTICA E DOGMTICA Continuando o pensamento anterior possvel que um estudo do direito se d apenas no plano informativo. Dizendo de outra forma, possvel que as proposies de uma teoria tenham somente a tarefa de informar. Mas h tambm, como j demonstrado acima, a possibilidade de as proposies de uma teoria terem a funo de direcionar comportamentos. A que entra a distino proposta por Trcio Sampaio Ferraz Jr. entre enfoque zettico e enfoque dogmtico da cincia do direito. Ora, se o que se busca no estudo do direito privilegiar a funo informativa da linguagem dizemos que prepondera o enfoque zettico. Se, ao contrrio, se busca ressaltar a funo diretiva, temos o enfoque dogmtico do estudo do direito. Vejamos pormenorizadamente a distino entre ambos: Zettica deriva de zetein, que significa perquirir, questionar. Dogmtica advm de dokein, que significa ensinar, doutrinar. Ao longo do curso de direito muito se ouvir falar em dogmtica jurdica. Quase nada ouviro sobre zettica. Trcio Sampaio Ferraz Jr, ensina, com a maestria de sempre:
O enfoque dogmtico revela o ato de opinar e ressalva algumas das opinies. O zettico, ao contrrio, desintegra, dissolve as opinies, pondoas em dvida. Questes zetticas tm uma funo especulativa explcita e
1

Introduo ao estudo do direito, p. 39-40.

3
so infinitas. Questes dogmticas tm uma funo diretiva explcita e so finitas. Nas primeiras, o problema tematizado configurado como um ser (que algo?). Nas segundas, a situao nelas captada configura-se como um dever-ser (como deve ser algo?). Por isso, o enfoque zettico visa saber o que uma coisa. J o enfoque dogmtico preocupa-se em possibilitar uma deciso e orientar a ao.2

Latente, pois, que o enfoque zettico se relaciona com a funo informativa da linguagem, ao passo que o enfoque dogmtico se ocupa da funo diretiva. No enfoque zettico no se admitem como verdadeiras as premissas da investigao cientfica, isto , os questionamentos voltam-se inclusive s premissas. Ocorre o contrrio no enfoque dogmtico: se as premissas da investigao forem colocadas em dvida, haver prejuzo do aspecto diretivo do direito. Tomemos um exemplo: Quando um policial militar se depara com uma situao em que um sujeito tenha subtrado um objeto de outro, ele dever, imediatamente, prender aquele, pois ele praticou um crime (furto). Nesse exemplo no permitido ao policial colocar em dvida algumas premissas tais como o que significa crime, qual o motivo do furto, etc. O enfoque do policial dogmtico, pois visa, em ltimo caso, direcionar o comportamento das pessoas, informando-as de que furtar errado. Se, ao invs de efetuar a priso, o policial comea a questionar as premissas, seu enfoque ser zettico, pouco prtico, e o ladro fugir.

a) Disciplinas zetticas So chamadas disciplinas zetticas aquelas que no so jurdicas propriamente ditas, so gerais, mas que admitem o direito como objeto de estudo. Exemplo: sociologia (sociologia jurdica); filosofia (filosofia do direito); histria (do direito); antropologia (jurdica) etc.
Vamos partir de um exemplo. Suponhamos que o objeto de investigao seja a Constituio. Do ngulo zettico o fenmeno comporta pesquisa de ordem sociolgica, poltica, econmica, filosfica, histrica etc. Nessa perspectiva, o investigador preocupa-se em ampliar as dimenses do fenmeno, estudando-o em profundidade, sem limitar-se aos problemas relativos deciso dos conflitos sociais, polticos, econmicos. Ou seja, pode encaminhar sua investigao para os fatores reais do poder que regem uma comunidade, para as bases econmicas e sua repercusso na vida sociopoltica, para um levantamento dos valores que informam a ordem constitucional, para uma crtica ideolgica, sem preocupar-se em criar condies para a deciso constitucional dos conflitos mximos da comunidade. Esse descompromissamento com a soluo de conflitos torna a investigao infinita, liberando-a para a especulao.3
2 3

Op. cit., p. 41. Trcio Sampaio Ferraz Jr. Op. cit., p. 44.

b) Disciplinas dogmticas So disciplinas que partem de dogmas/premissas que no podem ser tidos como verdadeiros ou falsos, mas que em razo da dvida, algum acaba fixando-os na sociedade e impondo sua obrigatoriedade. Peguemos o exemplo de um fato social que pode ou no ser caracterizado como crime. O fato de casar-se j sendo casado, ou seja, casar-se pela segunda vez, considerado crime pela nossa legislao. A lei que caracteriza (tipifica) tal conduta como crime uma deciso fixada por uma autoridade que impe sua obrigatoriedade. Mas percebam que, uma vez existente a lei, o estudo dogmtico no mais indagar se tal lei ou no justa, qual seu papel social, quais suas conseqncias em determinadas regies do pas. O estudo dogmtico se preocupar com os detalhes da regra, no negando sua existncia. O fato de considerarmos a poligamia como crime indica que escolhemos esse dogma, essa opinio, como correta. A partir desse momento, no se discuto, no enfoque dogmtico, se tal regra justa ou no, se a poligamia foi permitida em alguns momentos da histria, etc, pois isso cabe ao enfoque zettico do problema, da questo. No se pode, portanto, negar certos pontos de partida no estudo dogmtico, sob pena de no se chegar a resultado prtico nenhum (lembrem-se da anedota de Scrates sobre o policial que perseguia um ladro). Trata-se do princpio da inegabilidade dos pontos de partida. No direito brasileiro, o ponto de partida que nunca se nega o texto legal. No se questiona a existncia ou no do texto, mas sim quais devem ser suas conseqncias jurdicas (e no sociais) no cotidiano. Assim, todas as disciplinas que partem dos campos sociais preenchidos pelo legislador so disciplinas dogmticas: direito constitucional, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito empresarial, direito penal, direito administrativo, direito previdencirio, direito do consumidor, direito eleitoral etc. Nos ocupamos, numa faculdade de direito, muito mais das matrias dogmticas do que das zetticas. Isso tem explicao: a preocupao formar profissionais que lidaro com problemas concretos. Sero juzes, promotores, advogados. Porm, o excesso no enfoque dogmtico sempre atrapalha o jurista, pois antes de jurista necessrio que seja humano, o que s possvel mediante um paritrio enfoque zettico da cincia do direito.

You might also like