You are on page 1of 4

Fundio em Molde Metlico por Gravidade.

A fundio em molde permanente por gravidade aquela em que o molde metlico enchido unicamente pela ao da gravidade. Neste caso, geralmente a matriz e aberta e fechada manualmente, o mesmo acontecendo com a movimentao dos machos metlicos. No entanto e possvel, em alguns casos, a mecanizao total ou parcial da abertura e do fechamento das matrizes, assim como a movimentao dos machos metlicos. A vida til de um molde metlico permite a fundio de ate 100 mil peas. A utilizao dos moldes metlicos esta restrita aos metais com temperatura de fuso mais baixas do que o ferro e o ao. Esses metais so representados pelas ligas com chumbo, zinco alumnio, magnsio, certos bronze e, excepcionalmente, o ferro fundido. O motivo dessa restrio e que as altas temperaturas necessrias a fuso do ao, por exemplo, danificam os moldes de metal.

Figura 1 Conquilha para fundio por gravidade. Na parte superior representa-se a pea terminada, que corresponde neste caso base de um medidor de lubrificantes. Na parte inferior representou-se uma das partes laterais da conquilha , a tampa e os machos a, b e c com os quais se obtm os orifcios A, B e C respectivamente da pea.

Aquecimento das conquilhas e recobrimento para as mesmas As conquilhas (moldes metlicos) so aquecidas antes de comear a fundir. Este aquecimento e geralmente efetuado em duas etapas. Na primeira etapa eleva-se sua temperatura a mais ou menos 150 C e aplicado o recobrimento que serve para conseguir o melhor preenchimento das mesmas, para facilitar a desmontagem e obter um melhor acabamento.O recobrimento isolante impede o rpido resfriamento da pea, ideal para peas finas e para evitar contrao no interior do molde. O recobrimento condutor ideal para paredes mais grossas que convm resfriar com rapidez, por ter propriedades lubrificantes so empregados nas paredes de machos e peas deslizantes. Aps o recobrimento a pea e aquecida a 350 C momento em que se pode comear a fundir.

Figura 2 Acima - Moldes permanentes que recebe o metal lquido manualmente Abaixo - feito por dispositivos mecnicos movidos por conjuntos hidrulicos, que comandam o ciclo de abertura e fechamento dos moldes.

Fundio semi-permanente Pode-se operar com molde externo metlico e machos de areia , ou ainda com meio molde em areia e meio em metal, este caso e chamado de fundio semipermanente. Ex: fundio de alguns tipos de pistes de alumnio, de cilindros laminadores em ferro fundido e de rodas conquilhadas em ferro fundido. Estas conquilhas mistas apresentam uma srie de dificuldades derivadas do comportamento diferente das paredes metlicas do molde exterior e da parede de areia do macho. Se no forem muito bem projetadas surge uma tendncia de produo de rechupos na zona interna devido o resfriamento rpido da parte exterior que fica em contato com o ar e a parte interior ficar isolada pelo macho.

Figura 3 Conquilhas para fundio por gravidade Indica-se a disposio para fundir em conquilha um mbolo de alumnio utilizando uma conquilha mista, isto , com molde metlico exterior e macho de areia, ou conquilha completa, em que a parte interior tambm moldada por um macho metlico, que desmontvel a fim de poder ser retirado depois da fundio da pea. Note-se o sistema de construo do macho desmontvel bem como o ncleo ou cunha central que mantm em posio as diversas partes de que consta o macho.

Fundio em molde permanente com solidificao incompleta Neste processo s existe o molde externo, sendo desnecessrio o emprego de machos. usado na obteno de artigos de baixo preo, como: brinquedos, estatuetas, bicos de alumnio para chaleira etc.

Processo Cothias Vaza-se determinado volume de metal na cavidade da matriz que dar os contornos externos da pea, em seguida o macho introduzido na matriz obrigando o metal lquido a ocupar o volume restante da cavidade. Modernamente este processo adquiriu um interesse especial recebendo o nome de processo por compresso, em que o metal liquido e vazado em uma cavidade, sendo prensado durante a solidificao, o que permite a obteno de peas de maior complexibilidade. Vantagens a) permite melhor acabamento superficial b) para a mesma espessura de parede permite a obteno de peas isentas de vazios, em virtude da maior velocidade de esfriamento. c) melhora as caractersticas mecnicas do metal fundido pois permite a obteno de cristalizao muito mais fina. d) o emprego dos moldes permanentes permite diminuir a usinagem das peas fundidas e assim os custos. Aplicabilidade da fundio em molde permanente por gravidade a)Quando o nmero de peas for relativamente pequeno, abaixo de 5000. Acima desse nmero poder ser mais econmico a fundio sob presso. b) Quando a espessura da pea for de 10 a 12 milmetros ou mais. c) Quando a rea da pea a ser fundida for relativamente grande. d) Quando a massa for grande (geralmente no passa de 25 Kg, mas pode chegar a 200 Kg). e) Quando no se quer inverter capital em equipamentos e em ferramentas (por serem caros).

You might also like