You are on page 1of 18

Object 1

Jogos Online Grtis. + de 10.000 Jogos! Jogos de Meninas, Jogos de Ao, Jogos de Aventura e Muito Mais... Clica aqui!

ociao Acadmica da Universidade Internacional - Lisboa

eito do Urbanismo e do Ambiente

oria Geral da Relao Jurdica-1

oduo ao Estudo do Direito

eito Internacional Pblico

eito das Obrigaes-1

eito Penal-3

eito Comercial

eito Processual Penal-2

eito Comunitrio-1

eitos Reais

eito Fiscal-1

oria Geral da Relao Jurdica-2

o Livre-2

eito Processual Civil-1

eito das Sucesses

eito Constitucional-1

o Livre-1

tria do Direito Portugus

eito Administrativo-1

onomia Poltica

eito Administrativo-2

ncia Poltica

eito Constitucional-2

eito Penal-2

eito Fiscal-2

eito Internacional Privado

eito dos Contratos

eito Penal-1

eito das Obrigaes-2

eito Comunitrio-2

tria do Direito Romano

eito Processual Civil-2

anas Pblicas

eito da Famlia

eito do Trabalho

eito Processual Penal-1

R-Mediao Conciliao e Arbitragem

eito das Sociedades

iveres apontamentos e quiseres partilhar, por favor contacta a AAUI. Obrigado

oria Geral da Relao Jurdica-1

a Teoria Geral do Direito Civil dar o Direito Civil. Este pertence ao Direito Privado e rege relaes estabelecidas fundamentalmente entre ticulares e o Estado, quando este est destitudo do seu poder de mando (iuris imperi). -se como Direito Privado Comum, porque engloba todas as relaes privadas no sujeitas ao regime especfico amos de Direito Privado. Civil, para alm de regular o estabelecimento de relaes privadas, funciona tambm como subsidirio do belecido no Direito Comercial ou no Direito do Trabalho. Ou seja o sistema recorre s normas do Direito Civil tar essas omisses. Civil constitui o ncleo fundamental de todo o Direito Privado. Em suma, o Direito Civil engloba todas as Direito Privado, com excepo das do Direito do Trabalho e Comercial. os gerais do Direito Civil so aqueles que esto contidos na generalidade das normas do Ttulo I do Cdigo gus. que o Direito Civil um Direito Privado Comum e por sua vez subsidirio de outros ramos de Direitos vis.

Direito Civil Portugus clssicas de Direito: a disposio imperativa e geral de criao estadual que emanada do rgos estaduais competentes segundo a o da Repblica Portuguesa art. 1 CC. s, do Tribunal pleno, estes assentos so proferidos em recurso para o mesmo Tribunal, ou seja, quando h dois o Supremo Tribunal de Justia, que relativamente mesma questo de Direito tenham estabelecido relaes ente opostas e se tais acrdos foram proferidos no domnio da mesma legislao, ento uma das partes que no e pode recorrer para o Tribunal Pleno para que este emita um assento, art. 2 CC. (revogado pelo acrdo do onstitucional 810/93 de 7 de Dezembro em que declarou inconstitucional a emisso de doutrina com fora geral.). ele refere o art. 3 CC., s valem quando a Lei o determinar. Por si s no so fonte de Direito Civil. e, segundo o art. 4 CC., podem ainda os tribunais decidir os casos que lhe sejam presentes segundo o princpio e (igualdade). A equidade s tambm admitida quando haja uma disposio legal que o permita e quando rtes assim o convencionarem. te exclusiva do Direito Civil portugus.

formulaes legais. A adoptada pelo Cdigo Civil o Civil pode corresponder a modelos diversos, sob o ponto de vista do tipo de formulao legal adoptada. Um o distingue trs tipos de formulaes legais: o tipo casusta, o tipo dos conceitos gerais e abstractos e o tipo de ectivas. ormulao casusta, traduz-se na emisso de normas jurdicas que prevem o maior nmero possvel de a vida, descritas com todas as particularidades e tentando fazer corresponder a essa discrio uma ao extremamente minuciosa. ormulaes, que recorre a conceitos gerais e abstractos, consiste na elaborao de tipos de situaes da vida onceitos claramente definidos, (fixos e determinados) aos quais o juiz deve subsumir as situaes que lhe eve tambm encontrar neles as situaes respectivas. Este tipo assenta na conscincia da impossibilidade de s as hipteses geradas na vida social e na necessidade ou, pelo menos, convenincia de reconhecer o carcter orativo no apenas passivo e mecnico de interveno do juiz ao aplicar a lei. razes, mais acentuadas ainda, podem levar a optar pelo tipo de formulao que recorre s meras directivas, o imita-se a indicar linhas de orientao, que fornece ao juiz, formulando conceitos extremamente maleveis nos sequer uma zona segura e portanto consideram-se conceitos indeterminados. digo Civil, adopta a formulao de conceitos gerais e abstractos. No entanto o legislador introduziu clusulas eja, critrios valorativos de apreciao e por vezes recorreu tambm ele a conceitos indeterminados.

Direito

ar determinados valores: do Direito; na da vida dos Homens; lidade das solues. zer que as normas jurdicas civis so um conjunto desordenado ou avulso de preceitos desprovidos em si de uma o. E so princpios fundamentais do Direito Civil que formam a espinal-medula deste, ostentando todas as e vem depois desenvolver esses princpios gerais que tm o valor de fundamentos e sustentam as normas que ente desenvolvem.

PIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CIVIL

mas aplicveis s relaes de Direito Civil. Direito Civil e Direito Constitucional. Aplicao de normas nais s relaes entre particulares de Direito Civil esto fundamentalmente contidas no Cdigo Civil Portugus de 1966, revisto em 1977. mas de Direito Civil podem encontrar a sua soluo numa norma que no de Direito Civil, mas de Direito nal. o contm, na verdade, uma fora geradora de Direito Privado. As suas normas no so meras directivas cas de carcter indicativo, mas normas vinculativas que devem ser acatadas pelo legislador, pelo juiz e demais duais. r deve emitir normas de Direito Civil no contrrias Constituio; o juiz e os rgos administrativos no car normas inconstitucionais. constitucionais, designadamente as que reconhecem Direitos Fundamentais, tm tambm, eficcia no domnio s entre particulares, impondo-se, por exemplo, vontade dos sujeitos jurdico-privados nas suas convenes. imento e tutela destes direitos fundamentais e princpios valorativos constitucionais no domnio das relaes de vado processa-se mediante os meios de produo prprios deste ramo de direito, nulidade, por ser contra a ica (art. 280 CC). o das normas constitucionais actividade privada faz-se: de normas de Direito Privado que reproduzem o seu contedo, por ex. o art. 72 CC e art. 26 CRP; de clusulas gerais e conceitos indeterminados, cujo o contedo preenchido com valores constitucionalmente s; s absolutamente excepcionais, por no existir clusula geral ou conceito indeterminado adequado a uma norma nal reconhecedora de um direito fundamental aplica-se independentemente da mediao de uma regra de vado. enuao a vida juridico-privada, para alm das incertezas derivadas do carcter muito genrico dos preceitos nais, conheceria uma estrema rigidez, inautenticidade e irrealismo, de todo o ponto indesejveis. s constitucionais na sua aplicao s relaes de Direito Privado no podem aspirar a uma considerao rgida, elo contrrio, conciliar o seu alcance com o de certos princpios fundamentais do Direito Privado eles prprios Constituio. da igualdade que caracteriza, em termos gerais, a posio dos particulares em face do Estado, no pode, no s convenes entre particulares, sobrepor-se liberdade contratual, salvo se o tratamento desigual implica um direito de personalidade de outrem, como acontece se assenta discriminaes raciais, religiosas, etc.

pios fundamentais de Direito ve princpios base para as normas do Direito Civil (sete no manual): ficao jurdica do Homem; ecimento do Direitos de personalidade; de dos Homens perante a lei; ecimento da famlia como instrumento fundamental; lidade colectiva; mia privada; sabilidade civil; dade privada; ecimento do fenmeno sucessrio.

o da personificao jurdica do homem

a figura central de todo o direito. No Direito Civil h uma tendncia humanista e a o Homem e os seus nstituem o ponto mais importante do tratamento dos conflitos de interesse que so regidos pelo Direito Civil

omens so iguais perante a lei. A Personalidade Jurdica do Homem imposta ao Direito como um conjunto de os de vria ordem, como sendo um valor irrecusvel. O art. 1 da CRP quem reconhece este princpio. No art. tambm frisado. Este princpio ganha mais importncia quando no art. 16/2 CRP diz que os preceitos nais e legais relativos aos direitos fundamentais devem ser interpretados e integrados de harmonia com a Universal dos Direitos do Homem. O art. 66 CC diz que, a personalidade adquire-se no momento do completo e com vida. A prpria Personalidade Jurdica indispensvel. No art. 69, ningum pode renunciar, em parte, sua Capacidade Jurdica. A Personalidade Jurdica uma qualidade imposta ao Direito e que ojeco na dignidade humana.

o do reconhecimento dos direitos de personalidade mento de um crculo fundamental de direitos de personalidade. Tm um contedo til e de total proteco para o

r o Homem envolve um conjunto mximo de direitos de contedo no patrimonial.

o da igualdade dos homens perante a lei da Igualdade dos Homens Perante a Lei encontra-se na Constituio no seu art. 13. No se deixa de referir na o o princpio de tratar desigual aquilo que desigual. titucional probe todas as formas de discriminao.

io do reconhecimento da famlia como instrumento fundamental o reconhece a famlia como elemento fundamental da sociedade. Esta qualidade pressuposto da proteco dade e o Estado devem famlia. O art. 67/1 CRP diz que a Famlia, como elemento fundamental da tem direito proteco da sociedade e do Estado e efectivao de todas as condies que permitam a pessoal dos seus membros. assegurada famlia pela Constituio, assente num conjunto de linhas fundamentais: cimento da famlia como elemento fundamental da sociedade com a inerente consagrao do direito de todos os contrarem casamento e a constiturem famlia, conforme o art. 36/1 CRP; o da liberdade de constituir famlia sem dependncia do casamento. Princpio da igualdade de tratamento da stituda deste modo ou por via do casamento; o do carcter essencialmente laico do casamento e a possibilidade de dissoluo do mesmo por divrcio, temente da forma de celebrao (art. 36/2 CRP); nidade e paternidade constituem valores sociais imanentes, art. 68/2 CRP; cimento do carcter insubstituvel dos progenitores em relao pessoa dos seus filhos no que toca sua lizao como homens, arts. 68/2, 36/5/6 CRP.

io da personalidade colectiva Colectivas jurdicas criadas pelo efeito do Direito demarcam-se das pessoas jurdicas singulares, embora tambm com centros autnomos de imputao de direitos e deveres, art. 12/2 CRP, as Pessoas Colectivas ireitos e esto sujeitas aos deveres compatveis com a sua natureza. Este artigo reconhece uma individualidade Pessoas Colectivas quando afirma que elas gozam de direitos que so compatveis sua natureza.

io da autonomia privada s se produzem na medida em que o Direito os admite ou prev. Isto porque so fenmenos criados pelo

pio est directamente ligado ao princpio da liberdade contratual, segundo o qual, lcito tudo o que no este princpio contrape-se o princpio da competncia. Segundo este, s lcito aquilo que permitido.

io da responsabilidade civil undamento no princpio da liberdade do Homem. Esta ideia assentava na imputao psicolgica do acto do

uo das relaes comerciais passou a surgir um conceito de responsabilidade objectiva. J no tem a ver com gente mas sim com o risco que acompanha toda a actividade humana.

io da propriedade privada nstitucional da propriedade privada est expressamente consagrada no art. 62/1 CRP, segundo o qual a todos direito propriedade privada e sua transmisso em vida ou em morte, nos termos da constituio, bem como e 88 CRP, relativos tutela da iniciativa e da propriedade privadas. Civil, no define o direito de propriedade, mas o art. 1305 caracteriza-o, dizendo que o proprietrio goza de o e exclusivo dos direitos de uso, fruio e disposio das coisas que lhe pertencem, dentro dos limites da lei e vncia das restries por ela impostas. blico: bens e unidades de produo pertencentes ao Estado ou a outras entidades pblicas, art. 82/2 CRP; vado: pertencem os meios de produo da propriedade e gesto privada que no se enquadre no sector pblico operativo, art. 82/3 CRP; operativo: o sector cooperativo refere-se aos meios de produo possudos e geridos pelas cooperativas, em aos princpios cooperativos; aos meios de produo comunitrios, possudos e geridos por comunidades locais; de produo objecto de explorao colectiva por trabalhadores, art. 82/4 CRP.

pio sucessrio rdica portuguesa reconhece o fenmeno da sucesso mortis causa. No nosso sistema jurdico, este princpio corolrio lgico do reconhecimento da propriedade privada, art. 62/1 CRP. a transmissibilidade da generalidade dos bens patrimoniais, ex. vi legis: arts. 2024, 2025, 2156 (quota el). sponvel, o titular dos bens tem uma ampla liberdade para testar. Por este efeito pode afastar da sucesso um e familiares que no estejam includos no conceito de pequena famlia. A sucesso legitimria, funciona sempre herdeiros legitimrios: cnjuge, descendentes ascendentes.

O JURDICA

to de Direito. Personalidade e Capacidade Jurdica de Direito so os entes susceptveis de serem titulares de direito e obrigaes, de serem titulares de relaes o sujeitos de direito as pessoas, singulares e colectivas. idade Jurdica traduz-se precisamente na susceptibilidade de ser titular de direitos e se estar adstrito a s, art. 66/1 CC. idade Jurdica inerente a Capacidade Jurdica ou a Capacidade de Gozo de direitos (art. 67 CC). s, de personalidade para exprimir a qualidade ou condio jurdica do ente em causa ente que pode ter ou no lidade. Fala-se de Capacidade Jurdica para exprimir a aptido para ser titular de um crculo, com mais ou ries, de relaes jurdicas pode por isso ter-se uma medida maior ou menor de capacidade, segundo certas ou situaes, sendo-se sempre pessoa, seja qual for a medida da capacidade.

dade jurdica de direitos e vinculaes de que uma pessoa susceptvel, art. 67 CC, traduzindo esta inerncia, estabelece soas podem ser sujeitos de quaisquer relaes jurdicas, salvo disposio legal em contrrio: nisto consiste na dade Jurdica. ade divide-se em Capacidade de Gozo, a medida de direitos e vinculaes de que uma pessoa pode ser titular e estar adstrita. Capacidade de Exerccio, consiste na medida de direitos e de vinculaes que uma pessoa pode si s pessoal e livremente. a Capacidade de Gozo esta coloca-se no plano abstracto da titularidade de situaes jurdicas, na Capacidade de stamos j no plano concreto de averiguar em que medida certa pessoa pode exercer os direitos ou cumprir as que na verdade lhe podem caber enquanto sujeito. Pode haver Capacidade de Gozo e no haver Capacidade de

ade Genrica quando a generalidade dos direitos e das vinculaes reconhecidas pela ordem jurdica. (art. 67 pacidade Especfica, a capacidade das pessoas num mbito mais restrito de apenas abranger certas categorias e s de direito, ex. Pessoas Colectivas, art. 160/1 CC. existe a Incapacidade Jurdica, que a medida de direitos e vinculaes de que uma pessoa no susceptvel. que so titulares da Capacidade de Gozo, mas no de exerccio. Pode-se ter Capacidade de Gozo genrica e a Capacidade de Exerccio genrica, ex. menores.

dade de Gozo no admite suprimento, enquanto que a Capacidade de Exerccio suprvel. dade de Gozo reporta-se titularidade de direitos e vinculaes de que uma pessoa pode gozar. Neste campo l suprir uma incapacidade. idade de Exerccio est em causa a impossibilidade de certa pessoa que titular de um determinado direito, essoalmente. No entanto, j vivel a outra pessoa que venha a exercer esse mesmo direito em conjunto com o em substituio deste. A ideia de suprimento sempre inerente ideia de Capacidade de Exerccio.

de suprimento da incapacidade os de actuao estabelecidos pelo Direito, tendo em vista o efectivo exerccio dos direitos e o cumprimento das do incapaz. Implicam sempre a interveno de terceiros. as formas de suprimento: a representao e a assistncia. tao, quando o incapaz no admitido a exercer os seus direitos pessoalmente. Para suprir a sua incapacidade recer outra pessoa que actue em lugar do incapaz. (art. 258 CC, efeitos de representao). Os actos praticados tra pessoa um acto juridicamente, tido pelo Direito como se fosse um acto praticado pelo incapaz. ia, situaes em que certas pessoas so admitidas a exercer livremente os seus direitos. Nestes casos, o incapaz, mas no sozinho. Ou seja, o suprimento da incapacidade impe nica e simplesmente que outra pessoa actue com o incapaz. Para que os actos sejam vlidos, necessrio que haja um concurso de vontade do incapaz e do H sempre um fenmeno de conjugao de vontades, isto porque o incapaz pode agir pessoalmente mas no

dades da assistncia estir de trs modalidades: (1) a autorizao; (2) a comparticipao; (3) a ratificao. lidades verificam-se quanto ao modo pelo qual se opera essa conjugao de vontades do incapaz e do A conjugao destas modalidades baseia-se no momento logicamente anterior ao acto do incapaz. o, quando a vontade do assistente se manifesta no momento logicamente anterior ao acto do incapaz, art. urador actua como assistente e a prtica de actos jurdicos pelo inabilitado est dependente da autorizao deste. uma entidade a quem cabe apenas, em princpio, autorizar o inabilitado a alienar bens por actos entre vivos, a nvenes antenupciais ou quaisquer outros negcios jurdicos que tenham sido especificados na sentena de o. cipao, verifica-se se a vontade do assistente se manifesta no prprio acto, no qual o assistente deve tambm

o, diz-se que h ratificao ou aprovao quando a manifestao de vontade do assistente posterior o de vontade do incapaz. a pessoa que sofre de incapacidade genrica ou de incapacidade especfica que abranja um nmero o de direitos e vinculaes no campo pessoal ou patrimonial. A legitimidade, a susceptibilidade de certa rcer um direito ou cumprir uma vinculao, resultante de uma relao existente entre essa pessoa e o direito ou Para o prof. Castro Mendes, a susceptibilidade ou insusceptibilidade de uma certa pessoa exercer um direito uma vinculao, resultante no das qualidades ou situaes jurdicas da pessoa, mas das relaes entre ela e o brigaes em causa. rdica, o conjunto de direitos e vinculaes que certa pessoa est adstrita em determinado momento. Comporta rios distintos: o patrimonial e o no patrimonial ou pessoal.

nio lo que se mostra susceptvel de ser avaliado em dinheiro. io patrimonial da esfera jurdica, o conjunto de direitos e vinculaes pertencentes a certa pessoa em o momento e que susceptvel de avaliao em dinheiro. io no patrimonial da esfera jurdica, constitudo pelos demais direitos e vinculaes do sujeito.

s do patrimnio ado no seu sentido jurdico, identifica-se com o hemisfrio patrimonial. o conjunto de direito e obrigaes s a certa pessoa e que so susceptveis de avaliao em dinheiro. Ex., direito de propriedade sobre um prdio m sentido material, entende-se por patrimnio o conjunto de bens pertencentes a certa pessoa em determinado valiveis em dinheiro, ex., prdio urbano em si mesmo.

s do patrimnio io tem uma funo externa, em que o patrimnio do devedor a garantia comum dos credores do seu titular. aparece a actuar em relao a pessoas diversas do seu titular. A garantia comum dos credores faz-se pela via or efeito de uma aco executiva (penhora). io a garantia comum dos credores, mas tem dois desvios: to da garantia, traduz-se numa quebra do princpio da igualdade dos credores, mediante a alguns deles de uma is favorvel em relao ao patrimnio do devedor. da garantia, pode ser de ordem legal ou convencional. Limitao da garantia legal, os vrios casos de bilidade previstos na lei. Limitaes de garantia convencional, resultam da vontade dos prprios interessados.

as previstas no Cdigo Civil para a conservao do patrimnio atro garantias e com elas visa-se a manuteno tanto quanto possvel do patrimnio do devedor, que em termos ir a recair uma aco do credor, sempre que este necessite de obter a satisfao do seu crdito, as quatro o: o de nulidade: possibilita que o credor obtenha a declarao de nulidade de actos praticados pelo devedor s se projectem desfavoravelmente sobre a garantia patrimonial, art. 605 CC; ub-rogatria: s possvel quando seja essencial para satisfao do credor ou para sua garantia, arts. 606 a 609

o pauliana: respeita indistintamente a actos vlidos e invlidos praticados pelo devedor, desde que tenham atrimonial e envolvem diminuio e garantia patrimonial, arts. 610 a 618; consiste numa apreenso judicial de bens do devedor para o efeito de conservao da garantia patrimonial, redor tenha um justo receio de ver essa garantia ameaada por um acto do devedor. Trata-se de acautelar a o dos bens a que respeita o tal receio do credor, colocando esses bens guarda do Tribunal, para que eles stejam em condies de poder ser penhorados quando o credor esteja em condies de exercer efectivamente o em execuo parcial, arts. 619 e seguintes do CC.

nio colectivo imonial que pertena por mais de uma pessoa. Na titularidade de cada uma dessas pessoas, o que existe o m conjunto patrimonial na globalidade. Os titulares do direito no caso do patrimnio colectivo, s tem o direito a de liquidao desse patrimnio quando ocorrer a diviso do patrimnio colectivo. Este caracteriza-se tambm ar afecto a um determinado fim, que o fim que visa prosseguir. rsticas do patrimnio colectivo s deste tipo de patrimnio, s se podem fazer pagar pelo valor dessa massa patrimonial que est em conjunto e rmente que podem chamar os bens pessoais das pessoas contitulares do patrimnio colectivo, caso aquele no tivesse suficiente para a satisfao do crdito dos credores. Os credores pessoais dos membros do grupo ntitulares do patrimnio, no se podem fazer pagar pelo bens deste patrimnio colectivo, e s aps a diviso mnio que lhes ser possvel incidir o seu direito no sobre o patrimnio colectivo, mas sobre bens desse que lhe foram atribudos ao seu devedor na diviso

pessoal e estado civil essoal, a qualidade da pessoa, quando essa relevante na fixao da capacidade dessa pessoa e da qual nvestidura automtica de um conjunto de direitos e vinculaes. tambm uma qualidade fundamental na vida evante na determinao da sua capacidade e que depende de uma massa pr-determinada de direitos e s. ivil, so as posies fundamentais da pessoa na vida jurdica, posies essas que dada sua importncia devem conhecimento pela generalidade dos cidados.

ualizao e identificao das pessoas mas expeditos que promovem a identificao da pessoa, atravs do apuramento de um conjunto de caracteres, prios das pessoas e que constituem a identidade. A pessoa aps o nascimento imediatamente inscrita no vil, este registo obrigatrio (art. 1-a CRC). alizao uma operao abstracta que conduz a um resultado concreto, ou seja, fixao da identidade jurdica ue se trata, o desenhar de um com que retracto jurdico privativo do individualizado, o que assegura a suas jurdica.

tos da individualizao elementos naturais ou intrnseco, ou elementos circunstncias ou externos. naturais ou intrnsecos, existem pela natureza da pessoa (ex. sexo); circunstanciais ou exteriores, so o resultado da aco do homem, ou de circunstanciais relacionadas de modo m a pessoa e a que a lei d relevncia jurdica. Nos elementos circunstanciais encontramos a, Naturalidade, que ue liga a pessoa ao seu local de nascimento; o Nome Civil, tem a ver com o nascimento da pessoa, o nome essoa que faz o registo e a composio do nome : dois nomes prprios, e quatro apelidos.

cao te em apurar qual o indivduo concreto que corresponde aos caracteres determinados pela individualizao. mo meio de identificao, o conhecimento da identidade da pessoa pelo seu interlocutor ou por um terceiro; o da pessoa com meios que ele tem, nos quais se encontra descrita a sua identidade.

SINGULARES

singulares e comeo da personalidade da pessoa singular prpria do homem. No que toca personalidade, o Ordenamento Jurdico portugus, a Constituio, no art. 13/2, no admite qualquer desigualdade ou privilgio em razo de nenhum dos aspectos

idade, nos termos do art. 66/1 CC, adquire-se no momento do nascimento completo e com vida. ito Portugus adquire-se Personalidade Jurdica quando h vida, independentemente do tempo que se est vivo. ade no tem importncia para a Personalidade Jurdica, geralmente, o ponto de referncia para o comeo da ade Jurdica a constatao da existncia de respirao. Isto porque a respirao vem significar o comeo de

o jurdica dos nascituros guesa parece atribuir direitos a pessoas ainda no nascidas os nascituros. Isto quer para os nascituros j , como para os ainda no concebidos os concepturos. te que se faam doaes aos nascituros concebidos ou no concebidos (art. 952 CC) e se defiram sucesses er restrio, quanto aos concebidos (art. 2033/1 CC) e apenas testamentria e contratualmente, quando aos no (art. 2033/2 CC). e ainda o reconhecimento dos filhos concebidos fora do matrimnio (arts. 1847, 1854, 1855 CC). , o art. 66/2, estabelece que os direitos reconhecidos por lei aos nascituros dependem do seu nascimento.

da personalidade jurdica os termos do art. 68/1 CC, a personalidade cessa com a morte. No momento da morte, a pessoa perde, assim, e deveres da sua esfera jurdica, extinguindo-se os de natureza pessoal e transmitindo-se para seus sucessores a os de natureza patrimonial. Mas, os direitos de personalidade gozam igualmente de proteco depois da morte vo titular (art. 71/1 CC). o de comorincia: nos termos do art. 68/2 CC, quando certo efeito jurdico depender da sobrevivncia de uma a, presume-se em caso de dvida, que uma e outra falecem ao mesmo tempo. Consagra-se, neste nmero, uma de comorincia (isto , mortes simultneas) susceptvel de prova em contrrio presuno iuris tantum. arecimento da pessoa (art. 68/3): tem-se por falecida a pessoa cujo cadver no foi encontrado ou o, quando o desaparecimento se tiver dado em circunstncias que no permitam duvidar da morte dela. Parece licar as regras de morte presumida (arts. 114 seg. CC).

s de personalidade por esta frmula um certo nmero de poderes jurdicos pertencentes a todas as pessoas, por fora do seu . soa jurdica efectivamente, titular de alguns direitos e obrigaes. Mesmo que, no domnio patrimonial lhe no por hiptese quaisquer direitos o que praticamente inconcebvel sempre a pessoa titular de um certo direitos absolutos, que se impem ao respeito de todos os outros, incidindo sobre os vrios modos de ser fsicos da sua personalidade. So chamados direitos de personalidade (art. 70 seg. CC). So direitos gerais, extra s e absolutos. tos, porque gizam de proteco perante todos os outros cidados; so no patrimoniais, porque so direitos

eis de avaliao em dinheiro; so indisponveis, porque no se pode renunciar ao direito de personalidade, se ontade nula, nos termos do art. 81/1 CC; so intransmissveis, quer por vida, quer por morte, estes direitos o mnimo necessrio e imprescindvel do contedo da personalidade. stro Mendes faz uma diviso de direitos de personalidade: direitos referentes a elementos internos, que so o prprio titular destes direitos, e so: (a) direitos do prprio corpo; (b) direitos da prpria vida; (c) direitos de d) direito sade; (e) direito educao. Faz tambm referencia a elementos externos do indivduo e que se om a posio do homem em relao sociedade: (a) direito honra; (b) direito intimidade privada; (c) direito (d)direito ao ambiente; (e) direito ao trabalho. Depois faz referencia a elementos instrumentais, que se conexos com bens de personalidade, o direito habitao. E direitos referentes a elementos perifricos, art. 75

adoptada s componentes dos direitos relativos personalidade: relativos a bens da personalidade fsica do homem, arts. 24, 25 CRP; relativos a bens da personalidade moral do homem, arts. 25, 26/1, 27/1, 34 CRP; arts. 76, 79, 80 CC; relativos a bens da Personalidade Jurdica, arts 12/1, 26/1 CRP; e art. 72 CC.

dade jurdica idade Jurdica inerente a Capacidade Jurdica ou Capacidade de Gozo de direitos. O art. 67 CC, traduzindo cia, estabelece que as pessoas podem ser sujeitas de quaisquer relaes jurdicas, salvo disposio em nisto consiste a sua Capacidade Jurdica. ade de Exerccio, a idoneidade para actuar juridicamente, exercendo direitos ou cumprindo deveres, direitos ou assumindo obrigaes, por acto prprio e exclusivo ou mediante um representante voluntrio ou , isto , um representante escolhido pelo prprio representado. A pessoa, dotada da Capacidade de Exerccio de e pessoalmente, isto , no carece de ser substituda, na prtica dos actos que movimentam a sua esfera jurdica, resentante legal, e age autonomamente, isto , no carece de consentimento, anterior ou posterior ao acto, de

a capacidade de actuar pessoalmente e autonomamente falta, estamos perante a Incapacidade de Exerccio de ta pode ser especfica ou genrica. dade de Exerccio genrica, quando uma pessoa no pode praticar todos os actos. dade de Exerccio especfica, quando uma pessoa no pode praticar alguns actos.

dade negocial reporta-se referncia das noes mais genricas, de Capacidade Jurdica e de capacidade para o exerccio dos domnio dos negcios jurdicos. nio dos negcios jurdicos que assumem particular importncia as noes de capacidade e incapacidade. dade negocial de gozo, provoca a nulidade dos negcios jurdicos respectivos e insuprvel, isto , os negcios ere no podem ser concludos por outra pessoa em nome do incapaz, nem por este com autorizao de outra

dade negocial de exerccio, provoca a anulabilidade dos negcios jurdicos respectivos e suprvel, no negcios a que se refere ser realizados pelo incapaz ou por seu procurador, mas podendo s-lo atravs dos nados justamente ao suprimento da incapacidade. Estes meios destinados justamente ao suprimento da de de Exerccio so: o instituto da representao legal (ex. art. 124, 125/2, 139 CC) e o instituto da assistncia 3 CC).

inao da capacidade negocial de exerccio a Pessoas Colectivas, tem plena capacidade negocial de exerccio. S sofrer restries quando lmente, estiverem privadas dos seus rgos, agindo outras entidades em seu nome e no seu interesse, ou ra dados efeitos, seja necessria a autorizao de certas entidades alheias Pessoa Colectiva (art. 160 CC). a pessoas singulares, em princpio todas as pessoas singulares tm Capacidade de Exerccio de direitos. Tal a, no do art. 67 CC, que se refere Capacidade de Gozo ou Capacidade Jurdica, mas dos arts. 130 (efeitos ade), 133 (efeitos de emancipao) CC.

dade dade dos menores comea com o seu nascimento e cessa aos dezoito anos (sistema genrico).

genrico divide-se em: sistema genrico rgido, em que a idade funciona como uma fronteira inelutvel entre a e a incapacidade. genrico gradativo, em que h uma ideia de evoluo progressiva. Diminuio da incapacidade com a do tempo. A pessoa vai-se tornando mais capaz. que vigora em Portugal um sistema fixo ou rgido, no entanto o legislador portugus introduziu elementos de dessa rigidez. rque se atribuiu uma idade (18 anos), no entanto h trs momentos fundamentais que envolvem uma grande o jurdica do menor. to, aos sete anos: h a partir daqui um termo de presuno de imputabilidade do menor (art. 488/2 CC); to, aos quatorze anos: a partir desta idade tende a se intender vontade do menor na resoluo dos assuntos do se (art. 1901/2 CC). to, aos dezasseis anos: verifica-se o alargamento da Capacidade de Gozo e de exerccio do menor (arts. 1850. /1-a CC). nto da Capacidade de Exerccio verifica-se, pois a partir do momento em que o menor pode casar. nto da Incapacidade de Exerccio verifica-se no art. 1878/2 CC, os pais tm de ter em considerao os dos menores. Devem ainda ter em conta a maturidade do filho. de atinge-se aos dezoito anos (art. 122, 130 CC). dade do menor tambm pode cessar atravs da emancipao, esta faz cessar a incapacidade mas no a condio arts. 133, 1649 CC). Em Portugal a emancipao s feita atravs do casamento (arts. 132, 1601 CC).

no plano da incapacidade de gozo e de exerccio m Capacidade de Gozo genrica (art. 67 CC), mas no entanto sofre algumas limitaes. Capacidade de Gozo: (1) at aos 16 anos no lhe so reconhecidos os direitos de casar e de perfilhar; (2) ireito de testar at emancipao; (3) afecta o poder paternal. ncapacidade de Exerccio: (1) art. 123 CC, regime da incapacidade exerccio genrica, no absoluta porque do art. 127 CC, prev vrias excepes; (2) art. 268 CC, capacidade de entender e querer; (3) pode perfilhar s, pode exercer o poder paternal em tudo o que no envolva a representao dos filhos e Administrao de bens s (arts. 1850 e 1913 CC - interpretao contrario - arts 1878, 1881 CC).

dos actos praticados pelos menores midade com a ressalva feita no art. 123 CC, existem excepes incapacidade. Assim, os menores podem os de Administrao ou disposio dos bens que o menor haja adquirido por seu trabalho (art. 127-a CC); so negcios jurdicos prprios da vida corrente do menor, que, estando ao alcance da sua capacidade natural, s despesas, ou disposies de bens, de pequena importncia (art. 127-b CC); so vlidos os negcios relativos rte ou ofcio que o menor tenha sido autorizado a exercer, ou praticados no exerccio dessa profisso, arte ou 127-c CC); podem contrair validamente casamento, desde que tenham idade superior a dezasseis anos (art.

s jurdicos praticados pelo menor contrariamente proibio em que se cifra a incapacidade esto feridos de de (art. 125 CC). As pessoas com legitimidade para arguir essa anulabilidade so o representante do menor m ano a contar do conhecimento do acto impugnado, o prprio menor dentro de um ano a contar da cessao da de ou qualquer herdeiro igualmente dentro de um ano a contar da morte, se o hereditando morreu antes de ter prazo em que podia ele prprio requerer a anulao (art. 125 CC). invocar a anulabilidade precludido pelo comportamento malicioso do menor, no caso de este ter usado de f a fim de se fazer passar por maior ou emancipado (art. 126 CC), entende-se assim que ficam inibidos de nulabilidade, no s o menor mas tambm os herdeiros ou representantes.

de suprimento da incapacidade do menor elo instituto da representao. Os meios de suprimento so em primeira linha, o poder paternal, e mente a tutela (art. 124 CC). claro que s suprvel a incapacidade dos menores, na media em que haja uma acidade de Exerccio. Quando se trata de uma Incapacidade de Gozo esta insuprvel. Nos domnios em que a ao menor Capacidade de Exerccio, este admitido a agir por si mesmo.

r paternal est regulado no art. 1878/1 CC. respeita a diversos planos (pessoal e patrimonial). No plano pessoal (art. 1878 CC) deve zelar pela segurana

dirigir a educao dos filhos (arts. 1875, 1876 CC), no plano patrimonial, abrange o poder geral de o dos filhos (art. 1881 CC), o dever de Administrao geral dos bens dos filhos (arts. 1878/1, 1888 CC), o stentar os filhos (arts. 1879, 1880 CC). ternal pertence, aos pais, no distinguindo a lei poderes especiais da me ou do pai, em virtude da igualdade CC).

o da titularidade de exerccio do poder paternal morte de um dos progenitores, o poder paternal concentra-se no cnjuge sobrevivo. O poder paternal s se om a morte dos dois progenitores (art. 1904 CC). Quando ocorre o divrcio, neste caso a titularidade do poder o afectada, contnua a ser de ambos os cnjuges, o exerccio do poder paternal que regulado, tem de haver do poder paternal. er paternal ser atribudo que seguir determinadas regras. O poder paternal pode ser regulado por mtuo acordo omologado pelo Tribunal. Tem de ser feito tendo em conta os interesses do menor. O menor pode ficar guarda cnjuges, de uma terceira pessoa ou de uma entidade/instituio de educao ou assistncia. menor confiado a instituies ou terceiros limitaes no exerccio do poder paternal at ao limite que lhe pelos deveres inerentes ao desempenho da sua funo (arts. 1904; 1908; 1913/1, inibio de pleno direito; bio legal parcial do CC). ternal cessa quando o menor morre; pela maioridade do filho, sem prejuzo do disposto no art. 131 CC; por mbos os cnjuges. A cessao implica imediatamente a necessidade do Tribunal suprir a incapacidade do menor nstituto da tutela.

ubsidirio ou sucedneo de suprir a incapacidade do menor nos casos em que o poder paternal no pode em r exercido. Portanto, o meio normal de suprimento do poder paternal. Deve ser instaurado sempre que se gumas das situaes previstas no art. 1921 CC. Esto nela integradas o tutor, protutor, o conselho de famlia e o de controlo e vigilncia, o Tribunal de menores.

o que a tutela instituda? regula a instituio da tutela. t obrigatoriamente sujeito tutela nos seguintes casos: is houverem falecido; erem inibidos do poder paternal quanto regncia da pessoa do filho; rem mais de seis meses impedidos de facto de exercer o poder paternal; m incgnitos. o de uma tutela, depende sempre da deciso judicial e o Tribunal pode agir oficiosamente ou no, art. 1923/1

stabelece restries aos poderes do tutor (este, o rgo executivo da tutela, tem poderes de representao o, em princpio, tal como os do pai, a generalidade da esfera jurdica do menor, mas o poder do tutor, todavia, ido que o poder paternal - arts. 1937 e 1938 CC -, e estabelece medidas destinadas a assegurar uma boa gesto ses e proteco do menor). a tutela e dos seus rgos a do art. 1935/1 CC.

os da tutela vm referidos no art. 1924/1 CC. tutor e o conselho de famlia, este um rgo consultivo e fiscalizador da tutela, constitudo por dois vogais e elo Ministrio Pblico, art. 1951 CC; este rene esporadicamente, mas necessrio um rgo carcter e o protutor, art. 1955, 1956-a) b) CC. rgo com competncia para a fixao do tutor o Tribunal de famlia.

ha do tutor er feita pelos pais ou pelo Tribunal. utor indicado pelos pais, feito por testamento chamada escolha testamentria. eita pelo Tribunal, chama-se escolha dativa. antes de designar o tutor tem de ouvir previamente o conselho de famlia e ouvir o menor caso este j tenha o 14 anos, art. 1931/2 CC.

amplos poderes e deve escolher o tutor de entre os parentes ou afins do menor, art. 1931/1 CC. obrigatrio, no podendo ningum recusar-se ao cargo, exceptuando o previsto na lei (art. 1926 CC), o art. e quem no pode ser tutor, e o art. 1934 define as condies de escusa de tutela. O tutor tambm pode ser rts. 1948 e 1949 CC. O tutor tambm pode ser exonerado, por sua iniciativa, por fundamento em escusa.

es aos poderes do tutor e ao tutor a prtica dos actos que vm enumerados no art. 1937 CC. O tutor carece de autorizao do Tribunal ca de o maior nmero de actos que os pais arts. 1938 e 1889 CC. CC regula a responsabilidade do tutor pelos danos que da sua actuao, resultem para o menor. dados ao tutor so nulos (art. 1939 CC), a nulidade no pode ser invocada pelo tutor, actos por este cometidos ao judicial, quando esta era necessria. vocados no art. 1938 e 1940 CC, so anulveis.

strao de bens o da Administrao de bens, como meio de suprimento da incapacidade do menor ter lugar, coexistindo com a om o poder paternal, nos termos do art. 1922 CC: (a) quando os pais, mantendo a regncia da pessoa do filho, udos, inibidos ou suspensos da Administrao de todos os bens do menor ou de alguns deles; (b) quando a mpetente para designar o tutor confie a outrem, no todo ou em parte, a Administrao dos bens do menor.

o dade resultante de interdio aplicvel apenas a maiores, pois os menores, embora dementes, surdos-mudos ou o protegidos pela incapacidade por menoridade. A lei permite, todavia, o requerimento e o decretamento da dentro de um ano anterior maioridade. A interdio resulta sempre de uma deciso judicial, art. 138/2 CC. mento da interdio as situaes de anomalia psquica, surdez-mudez ou cegueira, quando pela sua gravidade terditando incapaz de reger a sua pessoa e bens (art. 138 CC). Quando a anomalia psquica no vai ao ponto de mente inapto para a prtica de todos os negcios jurdicos, ou quando os reflexos de surdez-mudez ou na bre o discernimento do surdo-mudo ou do cego no excluem totalmente a sua aptido para gerir os seus o incapaz ser inabilitado. Tribunal decrete a interdio por via destas causas, so necessrios os seguintes requisitos: r incapacitantes;

tes. o que em cada uma das causas se verifiquem estes trs requisitos. O processo judicial de interdio que conduz o, vem regulado do Cdigo de Processo Civil (CPC), art. 944 e seg. o: a aco de interdio s pode ser intentada a maiores, excepto, se uma aco de interdio for intentada ores no ano anterior maioridade, podendo a sentena ser proferida durante a menoridade, mas os seus efeitos zem aps ele ter a maioridade. o: o art. 141 CC, enumera as pessoas que podem intentar a aco de interdio: (1) o cnjuge; (2) qualquer essvel; (3) ministrio pblico. o: a lei regula basicamente o processo de interdio para o caso de anomalia psquica e manda que as demais nterdio seja aplicado o mesmo regime, arts. 944 e 958 CPC. o: a interdio e a tutela do interdito ficam sujeitas a registo, faz-se a inscrio desse registo no assento de por averbamento. a incapacidade por interdio idntico ao da incapacidade por menoridade, quer quanto ao valor dos actos em contraveno da proibio em que ela cifra, quer quanto aos meios de suprir a incapacidade, art. 139 CC.

da interdio na capacidade de gozo es que decorrem desta interdio podem repartir-se em dois grupos, consoante as causas que esto na origem da

Interdies que resultem de anomalias psquicas, aqui os interditos no podem: (1) casar, art. 1601-b CC; (2) rt. 1850/1 CC; (3) testar, art. 2189-b CC; (4) exercer o pleno exerccio do poder paternal, art. 1913/1-b. Quando resultam de quaisquer outras causas: (1) no que toca ao poder paternal a interdio apenas parcial, art. C; (2) no entanto nenhum interdito, qualquer que seja a causa da sua incapacidade, pode ser tutor, art. 1933/1-a o podem ser vogais do conselho de famlia, art. 1953 CC (1933, 1934 CC); (4) no podem ser dores, art. 1970 CC.

da interdio na capacidade de exerccio dos interditos ao interdito as disposies que regulam a incapacidade do menor prevista no art. 123 (e art. 139). O regime os idntico ao dos menores, tendo no entanto algumas particularidades em relao a este, o interdito carece de genrica de exerccio. capacitante do interdito pode gerar alguns casos de inimputabilidade pelo facto no momento da prtica do acto nterdito se encontrar incapacitado de entender e querer, como melhor resulta o art. 488/1 CC.

os actos praticados pelo interdito egal, aplicvel generalidade dos negcios jurdicos, obriga-nos a distinguir trs perodos, que vm s nos arts. 148 a 150 CC. s actos praticados pelo interdito no perodo anterior preposio da aco de interdio. O valor destes actos art. 148 CC que diz que os actos so anulveis, e do art. 150 CC, que manda aplicar o regime da incapacidade art. 157 CC). ndncia do processo de interdio. Se o acto foi praticado depois de publicados os anncios da proposio da idos no art. 945 CPC, e a interdio vem a ser decretada, haver lugar anulabilidade, desde que se mostre cio jurdico causou prejuzo ao interdito, art. 149 CC. Os negcios jurdicos praticados pelo interdicendo, na a do processo de interdio, s sero anulveis, se forem considerados prejudiciais numa apreciao reportada o da pratica do acto, no se tomando em conta eventualidades ulteriores, que tornariam agora vantajoso no ser

aticados pelo interdito posteriormente ao registo da sentena, art. 148 CC, so anulveis. or invocar a anulabilidade do acto, quanto ao prazo resulta da remisso para o art. 287 CC, segundo este artigo, iferente consoante o acto esteja ou no cumprido. Se a anulao depende do prazo, esse prazo de um ano a nhecimento do tutor e nunca comea a correr antes da data do registo da sentena, art. 149/2 CC. comea a desempenhar as suas funes depois do registo da sentena.

ento da incapacidade dos interditos dade suprida mediante o instituto da representao legal. Estabelece-se uma tutela regulada pelas mesmas e regulam a dos menores, no funcionamento da representao legal dos menores definida, no que se refere de dos interditos, ao Tribunal Comum, art. 140 CC. de interdio definitiva deve ser registada, sob pena de no poder ser invocada contra terceiros de boa f, art.

o da interdio ecretada por durao indeterminada, mas no ilimitada, o interdito pode recuperar da deficincia que o afecta e o manter a incapacidade. A cessao da interdio pode ser requerida pelo interdito ou pelas pessoas referidas CC. r termo, exige-se uma deciso judicial mediante nova sentena, que substitua o regime da interdio pelo nabilitao, que um regime de incapacidade menos grave.

ao al como as interdies de uma deciso judicial. Mas menos grave que a interdio. o resulta de deficincias de ordem psquica ou fsica e de certos hbitos de vida (arts. 152 a 156 CC). ubsidirio tambm o regime da menoridade e isso resulta do combinado dos arts. 156 e 139 CC. sujeitas a inabilitao esto indicadas no art. 152 CC, indivduos cuja anomalia psquica, surdez-mudez ou mbora de carcter permanente, no seja to grave que justifique a interdio; indivduos que se revelem de reger o seu patrimnio por habitual prodigalidade ou pelo abuso de bebidas alcolicas ou estupefacientes. categoria, anomalias psquicas, surdez-mudez ou cegueira que provoquem uma mera fraqueza de esprito e no naptido do incapaz. categoria habitual prodigalidade abrange os indivduos que praticam habitualmente actos de delapidao (por ex. viciados no jogo). categoria abuso de bebidas alcolicas ou de estupefacientes representa uma inovao do Cdigo Civil, pois nte tais pessoas no podiam ser declaradas incapazes, salvo quando as repercusses psquicas daqueles vcios os extremos fundamentais da interdio por demncia. zer que a fronteira entre a interdio e a inabilitao consiste na gravidade maior ou menor dessas condutas. O

PC, permite ao juiz fixar a interdio ou a inabilitao.

ao e determinao judicial da inabilitao dade dos inabilitados no existe pelo simples facto da existncia das circunstncias referidas no art. 152. Tornaia uma sentena de inabilitao, no termo de um processo judicial, tal como acontece com as interdies. A ode determinar uma extenso maior ou menor da incapacidade. o abranger os actos de disposio de bens entre vivos e os que forem especficos na sentena, dadas as ias do caso (art. 153 CC). Pode todavia, a prpria Administrao do patrimnio do inabilitado ser-lhe retirada ao curador (art. 154 CC).

da inabilitao na capacidade de gozo imitados, mas no entanto: m ser nomeados tutores, art. 1933/1-a CC; m ser vogais do conselho de famlia, art. 1953/1 CC; m ser administradores de bens, art. 1973 CC. dos que o sejam sem ser por anomalia psquica, alm das limitaes gerais, sofrem ainda de uma inibio legal exerccio do poder paternal, art. 1913 CC. dos por anomalia psquica, alm das limitaes gerais, sofrem ainda da limitao decorrente do art. 1601-b impedem de casar, e esto inibidos do exerccio do poder paternal. dos por prodigalidade tm o regime mais atenuado da inabilitao. A lei diz que estes podem ser nomeados s coloca algumas excepes: edidos de administrar os bens do pupilo, art. 1933/2 CC; m, como protutores, praticar actos abrangidos por esta matria, art. 1956-a), b) CC; m ser administradores de bens, art. 1970-a CC.

da inabilitao da capacidade de exerccio sposio de bens entre vivos. Os inabilitados s os podem praticar com autorizao do curador, art. 153/1 CC. bordinar ao curador todos os actos que em ateno s circunstncias de cada caso forem especificadas na

os actos ficam subordinados ao regime da assistncia. O juiz, pode no entanto, subordinar a prtica dos actos tado no ao regime da assistncia mas da representao (art. 154 CC). ento da incapacidade no caso da inabilitao dade dos inabilitados suprida, em princpio, pelo instituto da assistncia, pois esto sujeitos a autorizao do actos de disposio entre vivos, bem como os especificados na sentena (art. 153 CC). Pode todavia, -se que a Administrao do patrimnio do inabilitado seja entregue pelo Tribunal ao curador (art. 154/1 CC). funciona, como forma de suprimento da incapacidade, o instituto da representao. A pessoa encarregada de apacidade dos inabilitados designada pela lei por curador. Mas a lei no estabelece qual a forma de nomeao por efeito do art. 156 CC, temos que recorrer figura do regime subsidirio do tutor. or no der a autorizao para qualquer acto que o inabilitado entenda que deve praticar, o prprio inabilitado rer ao juiz o suprimento judicial do curador nessa situao

o da inabilitao dade s deixa de existir quando for levantada a inabilitao. CC, contm, acerca do levantamento da inabilitao, um regime particular. Estabelece-se que, quando a o tiver por causa a prodigalidade ou o abuso de bebidas alcolicas ou de estupefacientes, o seu levantamento ndies seguintes: cessao daquelas causas de inabilitao; de um prazo de cinco anos sobre o trnsito em julgado da sentena inabilitao ou da sentena que desatendeu anterior de levantamento. de Processo Civil, no seu art. 968, regula as causa inabilitao por inabilitao psquica, surdez-mudez,

CPC, regula o cerimonial das situaes no previstas acima. No entanto, se as causas de inabilitao se transformam-se em interdio. Caso contrrio, se as causas de inabilitao forem cessando, passa-se do regime o para o da assistncia.

idades acidentais digo no inclui regulamentao da incapacidade acidental (art. 257 CC) na seco relativa s incapacidades, njuntamente com as vrias hipteses de falta ou vcios de vontade na declarao negocial. ptese do art. 257 CC? dos os casos em que a declarao negocial feita por quem, devido a qualquer causa (embriaguez, estado ntoxicao, delrio, ira, etc.), estiver transitoriamente incapacitado de se representar o sentido dela ou no tenha cio de vontade. feridos so anulveis desde que o facto seja notrio ou conhecido do declaratrio. A anulao est sujeita ao al das anulabilidades (arts 287 seg.), pois no se prescreve qualquer regime especial.

os negcios jurdicos indevidamente realizados pelos incapazes e de uma Incapacidade Jurdica (ou de gozo de direitos), os negcios so nulos. iz de uma forma genrica, mas essa a soluo geralmente definida e a que se impe, dada a natureza dos que determinaram as incapacidades de gozo. Poder encontrar-se-lhe fundamento legal no art. 294 CC, do qual a anulabilidade uma forma de invalidade excepcional. e de incapacidades de exerccio, tem lugar a anulabilidade dos actos praticados pelos incapazes. idade dos menores, dos interditos ou dos inabilitados, a anulabilidade tem as caractersticas enumeradas no art. plicvel por fora dos arts. 139 e 156 CC.

ncia e falncia provocam a incapacidade dos autores de Direito. aes, esto relacionadas com a sua situao patrimonial. Impossibilidade dessas pessoas cumprirem as suas

ma certa inaptidade de gesto do patrimnio por parte de uma pessoa.

clio das pessoas de Domiclio voluntrio geral, nos fornecido pelo art. 82 CC, e coincide com o lugar da residncia habitual. a do local onde a pessoa se encontra em cada momento, isto , no coincide com o paradeiro, cuja noo se rtinar no art. 82/2 CC. pessoa pode ter mais que uma residncia habitual? stro Mendes, discorda. Diz que se houver mais do que um domiclio habitual e voluntrio, ambos contam como

, no art. 82/1 CC, diz que a pessoa que residir alternadamente em diversos lugares, tem-se por domiciliada em eles. Assim uma pessoa pode ter mais de um domiclio, se tem duas ou mais residncias habituais. a pode ser ocasional se a pessoa vive com alguma permanncia, mas temporria, ou ocasionalmente, num certo idncia ocasional, no faz surgir um domiclio, embora na falta de domiclio de uma pessoa, funcione como seu (art. 82/2 CC). o estabelecimento do domiclio, bem como o seu termo, resultam de um acto voluntrio. Este acto voluntrio m, um negcio jurdico, mas sim um simples acto jurdico, verificando-se a produo, por fora da lei, dos dicos respectivos, mesmo que a pessoa em causa no os tivesse em mente ou at os quisesse impedir. domiclio voluntrio geral, a lei reconhece um domiclio profissional e um domiclio electivo.

lio profissional, domiclio electivo e domiclio legal o profissional (art. 83 CC), verifica-se para as pessoas que exercem uma profisso e relevante para as relaes referem, localizando-se no lugar onde a profisso exercida. o electivo (art. 84 CC), um domiclio particular, estipulado, por escrito, para determinados negcios jurdicos. onvencionam que, para todos os efeitos jurdicos, se tm por domiciliadas ou em certo local, diferente do seu eral ou profissional. o legal ou necessrio, um domiclio fixado por lei, portanto independentemente da vontade da pessoa. de distino entre domiclio voluntrio e o legal ou necessrio, so: (1) a vontade do indivduo; (2) quando ele oluntrio, quando no escolhe legal ou necessrio.

lio legal dos menores e inabilitados lo art. 85 CC.:

ais sejam casados, o menor tem domiclio no lugar de residncia da famlia (art. 85/1 - art. 1673 CC, de famlia); ais no sejam casados (juntos), o menor tem domiclio na residncia comum dos pais; exista residncia de famlia, o menor tem domiclio, o do progenitor a cuja a guarda estiver (art. 85/1 CC); enor esteja entregue a terceira pessoa ou a estabelecimento de educao ou assistncia, o menor tem como do progenitor que exerce o poder paternal (art. 85/2 CC); utela, o menor tem como domiclio o do tutor (art. 85/3 CC); e interdito, o domiclio o do tutor (art. 85/3). 5 CC, h uma lacuna, pois diz que estas disposies acima expostas s valem para o domiclio no territrio o entanto no se refere qual o regime para o domiclio no estrangeiro. Por analogia aplica-se o art. 82 CC, Geral Voluntrio.

ncia do domiclio como critrio geral de competncia para a prtica de actos jurdicos; como ponto legal de contacto no pessoal: vatria competente para a prtica de certos actos jurdicos; mento de obrigaes, arts 772 e 774 CC. o Tribunal competente para a propositura da aco local para a abertura da sucesso, art. 2031 CC.

o da ausncia o termo ausncia para significar o facto de certa pessoa se no encontrar na sua residncia habitual. O sentido oroso, de ausncia, traduzido num desaparecimento sem notcias, ou nos termos da lei, do desaparecimento sem que dele de saiba parte (art. 89/1 CC), que o termo ausncia tomado, para o efeito de providenciar da pessoa ausente, carecidos de Administrao, em virtude de no ter deixado representante legal ou voluntrio r). ito este facto s preocupante quando ele determina a impossibilidade ou a dificuldade de actuao jurdica do seu relacionamento com matrias que exigem a interveno dessa pessoa. Nomeadamente quando essa ausncia a impossibilidade do ausente gerir o seu prprio patrimnio, fala-se em ausncia simples ou ausncia .

uncias da ausncia a de um cnjuge, por um perodo no inferior a trs anos, d direito ao outro cnjuge pedir o divrcio litigioso CC, alterado pelo DL 47/98). a de um cnjuge, admite ao outro o poder administrar os bens prprios do ausente. a de um dos progenitores, causa de concentrao do exerccio paternal no outro cnjuge. a de ambos os cnjuges, pode determinar a aplicao do regime da tutela, se essa ausncia for superior a seis

a de uma pessoa, pode dar lugar a aplicao de medidas cautelares ou conservatoriais dos seus bens. a dos membros, do rgo de gesto de uma sociedade, pode constituir fundamento para ser requerida falncia presa. verifique a ausncia necessria uma deciso judicial.

tos que integram o conceito de ausncia qualificada ena da pessoa; minado lugar, lugar este de residncia habitual; ia geral do seu paradeiro por parte das pessoas com quem o ausente mantm contactos sociais mais prximos. ncia tem como consequncia a impossibilidade de contactar essa pessoa, para obter certas providncias no gesto dos seus bens. ve do regime da ausncia, a de estabelecer meios destinados a assegurar a Administrao do ausente, dado ossvel contactar com ele para providenciar tal respeito.

ia presumida ou curadoria provisria ostos de que a lei faz depender a nomeao de um curador provisrio, so o desaparecimento de algum sem ecessidade de prover acerca da Administrao dos seus bens e a falta de representante legal ou de procurador C).

o da lei, nesta fase, de um possvel regresso do ausente; tanto o Ministrio Pblico como qualquer , tm legitimidade para requerer a curadoria provisria e as providncias cautelares indispensveis (art. 91 deve ser definida a uma das seguintes pessoas: (1) cnjuge; (2) algum ou alguns dos herdeiros presumidos; (3) os interessados na conservao dos bens (art. 92 CC). O curador funciona como um simples administrador C), devendo prestar cauo (art. 93 CC) e apresentar anualmente ou quando o Tribunal o exigir (art. 95 CC).

Object 3

Site Grtis!

Create your Free Website!

Denunciar este site | Publicidade | Sites Grtis no Co

You might also like