You are on page 1of 33

204

ANO C

DOMINGO II DO TEMPO COMUM

rms e irmos: Oremos a Deus nosso Pai, que nos chamou, por meio do Evangelho, a tomar parte na glria de Nosso Senhor Jesus Cristo, e digamos (ou: e cantemos):
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Concedei-nos, Senhor, a vossa graa. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa splica. 1. 2. 3. 4. 5. Para que o nosso Bispo N. e o seu presbitrio sirvam todos os homens santamente e se alegrem com os dons de cada um, oremos, irmos. Para que o Senhor nos livre do pecado, nos faa experimentar a vida do Esprito e nos ensine a ser amigos uns dos outros, oremos, irmos. Para que os homens do saber e do trabalho, num esforo comum, sempre renovado, procurem dar-se as mos e crescer juntos, oremos, irmos. Para que os casais jovens da nossa Diocese sintam junto deles a presena da Me de Jesus e descubram, em Deus, a fonte de toda a alegria, oremos, irmos. Para que as crianas que hoje vo nascer sejam acolhidas com amor e, como ns, venham a conhecer a Deus, seu Pai, oremos, irmos. (Outras intenes: grandes problemas mundiais; nossos familiares defuntos ...).

enhor,nosso Deus, que dais o vosso Esprito, sem medida, aos homens e s mulheres que Vos procuram e trabalham para o bem comum de todos, ensinai-nos a escutar e a seguir as suas inspiraes. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

205

DOMINGO III DO TEMPO COMUM

rmos e irms: Oremos a Deus Pai todo-poderoso, para que a Palavra revelada e o trabalho de cada dia se tornem, para todos os homens, fonte de salvao, e peamos (ou: e cantemos), confiadamente:
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Senhor, ns temos confiana em Vs. Ou: Senhor, vinde em nosso auxlio. 1. 2. 3. 4. 5. Pela Igreja catlica e por todas as comunidades separadas, para que tenham verdadeiro desejo da unidade e respeitem as riquezas espirituais umas das outras, oremos ao Senhor. Pela nossa Ptria e por todas as naes, para que progridam na paz e na justia, em liberdade, respeito mtuo e concrdia, oremos ao Senhor. Por aqueles que anunciam o Evangelho, para que o Esprito os ensine a falar como Jesus, ao explicar a Palavra na sinagoga de Nazar, oremos ao Senhor. Por todos os que sofrem e desanimam, para que Deus venha em sua ajuda e os confirme na esperana e na alegria, oremos ao Senhor. Por todos ns aqui reunidos no Senhor, para que hoje se cumpra tambm em ns a passagem da Escritura que escutmos, oremos ao Senhor. (Outras intenes: Oitavrio pela unidade dos cristos; fiis defuntos ...).

oncedei, Senhor, vossa Igreja a graa de saber anunciar, com fidelidade, a Boa Nova que o vosso Filho Jesus Cristo proclamou na sinagoga de Nazar. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

206

ANO C

DOMINGO IV DO TEMPO COMUM

arssimos irmos e irms: Com f e confiana na bondade do Senhor, faamos subir at Ele as nossas splicas pelo bem da santa Igreja e de todos os homens, dizendo (ou: cantando), com alegria:
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa orao. Ou: Concedei-nos, Senhor, a vossa graa. 1. 2. 3. 4. 5. Para que os fiis e os catecmenos da Igreja sejam solidrios com os homens que mais sofrem e os ajudem em suas carncias e tristezas, oremos, irmos. Para que os ministros do Evangelho e todos os cristos perseguidos por causa da f sintam que Deus est com eles e lhes d fora, oremos, irmos. Para que os povos ainda no evangelizados possam ouvir o anncio da Palavra e glorifiquem connosco a Jesus Cristo, oremos, irmos. Para que os esposos separados pela discrdia voltem a descobrir o sentido cristo da vida e a bondade do nosso Pai, que est nos Cus, oremos, irmos. Para que todos ns aqui reunidos na casa de Deus, reconhecendo as graas que o Senhor nos d, cresamos cada vez mais em caridade, oremos, irmos. (Outras intenes: escolas, estudantes e professores; leprosos; fiis defuntos ...).

azei-nos experimentar, Senhor, o vosso amor e o vosso perdo, porque a vossa bondade no tem fim e a vossa misericrdia maior do que o nosso corao. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

207

DOMINGO V DO TEMPO COMUM

arssimos fiis: Oremos ao Senhor do universo, para que d aos que escutam os apstolos deste tempo um corao aberto sua mensagem, e peamos (ou: e cantemos) fervorosamente:
R. Escutai, Senhor, a orao do vosso povo. Ou: Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor. Ou: Pela vossa misericrdia, ouvi-nos Senhor. 1. 2. 3. 4. 5. Pelos bispos e pelos procos do mundo inteiro, pelas Igrejas particulares e parquias a que presidem e pelos fiis que com eles trabalham mais de perto, oremos ao Senhor. Pelos responsveis no governo das naes, pelos que promovem a prosperidade dos povos e pelos que defendem os direitos dos homens, oremos ao Senhor. Pelos leigos que vivem em matrimnio, pelos jovens que se preparam para o casamento e pelos lares que j no tm amor, oremos ao Senhor. Pelas irms religiosas de clausura, pelas jovens consagradas ao Senhor e pelas crianas que gostam de Jesus, oremos ao Senhor. Pelos membros da nossa assembleia dominical, pelos outros cristos desta Parquia e pelos homens e mulheres que no tm f, oremos ao Senhor. (Outras intenes: vocaes ao ministrio ordenado; nossos defuntos ...).

scutai, Senhor, as nossas oraes e enchei-nos da vossa graa, para proclamarmos que s Vs sois Santo e nos colocarmos inteiramente ao servio do Evangelho. Por Cristo, nosso Senhor.

208

ANO C

DOMINGO VI DO TEMPO COMUM

rmos e irms carssimos: Invoquemos Jesus Cristo, que prometeu a bem-aventurana aos que tm fome e sede de justia, e digamos (ou: e cantemos), confiantes:
R. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Ou: Jesus Cristo, ouvi-nos. Ou: Ouvi-nos, Rei da eterna glria. 1. 2. 3. Pelo nosso Bispo N. e pelos presbteros e diconos, para que, no fervor da f e do testemunho, anunciem que Jesus ressuscitou dos mortos, oremos, irmos. Pelos pobres, para que o Senhor lhes d esperana, e pelos ricos, para que lhes converta o corao e lhes d gosto de repartir com quem no tem, oremos, irmos. Pelos que tm fome, para que encontrem o po de cada dia, e pelos que vivem na abundncia, para que tenham fome de Deus e da sua justia, oremos, irmos.

4. Pelos que choram enquanto vivem neste mundo, para que o Senhor os console no seu amor, e pelos que riem, para que lhes purifique os sentimentos, oremos, irmos. 5. Pelos que so rejeitados e insultados, para que Jesus os una sua Paixo, e lhes revele o mistrio da sua Cruz gloriosa, oremos, irmos. (Outras intenes: crianas que vo comungar este ano pela primeira vez ...).

enhor Jesus Cristo, que quisestes experimentar a perseguio e a pobreza, a fome, a incompreenso e a dor, dai-nos a graa de sentir a fora da vossa ressurreio e ensinai-nos a falar da felicidade que a todos prometeis. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.

TEMPO COMUM

209

DOMINGO VII DO TEMPO COMUM

remos, irmos e irms, ao Pai do Cu, que misericordioso para com todos, e abramos o nosso corao s dimenses daquela orao que Jesus nos ensinou, suplicando (ou: cantando), humildemente:
R. Abenoai, Senhor, o vosso povo. Ou: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. Ou: Pela vossa misericrdia, ouvi-nos, Senhor. 1. 2. 3. 4. 5. Pela santa Igreja que se estende pelo mundo inteiro, para que, vencendo a tentao de julgar e condenar, manifeste sempre e em tudo a misericrdia de Jesus, oremos ao Senhor. Pelos crentes de todas as religies da terra, para que amem aqueles que os no amam e perdoem queles que os perseguem, oremos ao Senhor. Pelos povos e pases mais pobres, para que as naes mais poderosas deste mundo respeitem os seus direitos e destinos, oremos ao Senhor. Pelos homens violentos, como Saul, e pelos pacficos, como David, para que no se deixem dominar pela vingana, oremos ao Senhor. Pelos membros da nossa assembleia, para que, por palavras e por obras, perdoem e faam o bem que agrada a Deus, oremos ao Senhor. (Outras intenes: grupos cristos da comunidade paroquial; defuntos ...).

enhor,nosso Deus, ensinai-nos a compreender as palavras do vosso Filho e a seguir o seu exemplo, para que o vosso amor em ns acolha todos os homens como irmos. Por Cristo, nosso Senhor.

210

ANO C

DOMINGO VIII DO TEMPO COMUM

arssimos irmos e irms: Oremos, com toda a confiana, a Deus Pai, que nos oferece a vitria sobre a morte em Jesus Cristo, seu Filho e Senhor nosso, e supliquemos, dizendo (ou: cantando):
R. Deus omnipotente, vinde em nosso auxlio. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Ouvi, Senhor, o vosso povo. 1. 2. 3. 4. 5. Pela nossa Diocese e cada uma das suas parquias, pelos seus fiis, catecmenos e crianas e por todos os pais cristos e seus filhos, oremos, irmos. Pelas virgens e monges de vida contemplativa, pelos religiosos e religiosas de vida activa e pelos aclitos, leitores e catequistas, oremos, irmos. Pelos homens condutores de outros homens, pelos que se dedicam s artes e comunicao oral ou escrita e pelos que tomam as grandes decises, oremos, irmos. Pelos que nasceram cegos e tm f, pelos que vem bem, mas no acreditam, e pelos que vem mal os seus defeitos, oremos, irmos. Pelos membros da nossa assembleia celebrante, pelos que do seu corao s tiram bem e pelos que sentem prazer em fazer mal, oremos, irmos. (Outras intenes: trabalhadores do campo e frutos da terra ...).

enhor,nosso Deus, curai o corao de todos os homens, para que o seu olhar seja perfeito, a sua palavra, verdadeira, e as suas aces, dignas e rectas. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

211

DOMINGO IX DO TEMPO COMUM

levemos, irmos e irms, a Deus Pai todo-poderoso, uma orao verdadeira e universal, para que as splicas de todos os homens encontrem expresso nas palavras da nossa f, dizendo (ou: cantando), com sincera piedade:
R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericrdia. Ou: Abenoai, Senhor, o vosso povo. Ou: Ouvi, Senhor, a orao da vossa Igreja. 1. 2. 3. 4. 5. Pelo Papa N. e pelos bispos do mundo inteiro, para que anunciem fielmente o nico Evangelho de Cristo e acolham com esperana os apelos dos no crentes, oremos ao Senhor. Pelos cristos que abandonam a santa Igreja e pelos que se encontram perturbados na sua f, para que a palavra de So Paulo os ilumine, oremos ao Senhor. Pelos fiis de outras religies e pelos que manifestam a sua f em gestos e atitudes, para que procurem e encontrem o Deus verdadeiro, oremos ao Senhor. Pelos doentes que tm quem os trate e por aqueles de quem j ningum se lembra, para que saibam que Jesus no os esquece, oremos ao Senhor. Pela nossa comunidade (paroquial) e por esta assembleia, para que no nos fechemos em ns mesmos, mas olhemos cada pessoa com os olhos de Cristo, oremos ao Senhor. (Outras intenes: famlias crists; leigos da nossa parquia; fiis defuntos ...).

enhor,nosso Deus, estendei a vossa mo humanidade fatigada e oprimida e concedei, aos fiis da santa Igreja, uma f viva e audaz ao servio do reino que vosso Filho veio inaugurar entre ns. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

212

ANO C

DOMINGO X DO TEMPO COMUM

I Peamos ao Senhor que nos levante do pecado


Ou: Ouvi-nos, Senhor.

rmos e irms em Cristo:

e nos ensine a viver na sua graa, dizendo (ou: cantando):


R. Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo. Ou: Tende compaixo de ns, Senhor. 1. 2. 3. 4. 5. Para que o nosso Bispo N., os presbteros e diconos, sejam servidores fiis do Evangelho de Cristo, dos seus sacramentos e da sua caridade, oremos, irmos. Para que os cristos de todas as Igrejas e comunidades testemunhem a sua f na vida eterna e peam a salvao uns para os outros, oremos, irmos. Para que os rfos, as vivas e os abandonados sintam a presena de Jesus Cristo perto de si e a Ele se entreguem de todo o corao, oremos, irmos. Para que todos os baptizados da nossa Parquia reconheam o Senhor que visita o seu povo e est no meio de ns reunidos em assembleia, oremos, irmos. Para que Deus d a bem-aventurana eterna aos nossos familiares e amigos que partiram deste mundo e enxugue as lgrimas de todos os que os choram, oremos, irmos. (Outras intenes: os que foram confirmados com o sinal do Esprito Santo ...).

enhor,Deus da vida e da alegria, escutai as nossas oraes e dai-nos a graa de poder louvar-Vos, porque nos salvais do pecado e nos ressuscitais da morte. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

213

DOMINGO XI DO TEMPO COMUM

arssimos cristos: Ns, que no podemos salvar-nos a ns mesmos e nada podemos sem Deus, peamos-Lhe a graa do seu perdo, dizendo (ou: cantando), humildemente:
R. Atendei, Senhor, a nossa prece. Ou: Escutai, Senhor, a nossa orao. Ou: Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo. 1. 2. 3. 4. 5. Pela santa Igreja, que acredita em Jesus Cristo, pelos seus filhos renascidos pela graa e por todos os que vivem em pecado, oremos ao Senhor. Pelos que morrem s mos de outros homens, pelas vtimas da perseguio dos poderosos e pelos casais destrudos pela infidelidade, oremos ao Senhor. Pelo mundo, mais pronto a condenar que a perdoar, pelos juzes a quem foi confiada a justia e pelos rus que por eles vo ser julgados, oremos ao Senhor. Pelas mulheres pecadoras que se arrependem, pelos homens que foram causa do seu pecado e por aqueles que sentem Cristo vivo dentro de si, oremos ao Senhor. Por todos ns, pecadores, pelos que no pem a confiana nos seus mritos, mas tudo esperam da misericrdia de Deus, oremos ao Senhor. (Outras intenes: presbteros que celebram o aniversrio da sua ordenao ...).

eus eterno e omnipotente, que muito perdoais a quem muito ama, ns Vos louvamos pela vossa infinita misericrdia e nos confiamos vossa graa, para obter o perdo das nossas culpas. Por Cristo, nosso Senhor.

214

ANO C

DOMINGO XII DO TEMPO COMUM

rms e irmos carssimos: Peamos ao Senhor, nosso Deus, que faa chegar a toda a humanidade a gua que jorrou do corao de Cristo, dizendo (ou: cantando), com humildade:
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Senhor, ns temos confiana em Vs. Ou: Senhor, vinde em nosso auxlio. 1. 2. Pela nossa Diocese, suas parquias e fiis, para que aceitem perder a prpria vida, semelhana de Cristo, que Se entregou por ns, oremos, irmos. Por este mundo de discrdia e violncia, para que as armas de guerra e de morte se transformem em instrumentos de amizade, oremos, irmos.

3. Pelos que tratam dos doentes profundos, para que o faam com dedicao e amor e os ajudem a renascer para a esperana, oremos, irmos. 4. Pelos catecmenos das nossas comunidades (paroquiais), para que o modo como vivem os fiis os ajude a descobrir a luz de Cristo, oremos, irmos. 5. Por todos ns aqui reunidos no dia do Senhor, para que a nossa sede de Deus seja um dia plenamente saciada, oremos, irmos. (Outras intenes: defuntos que amaram o Senhor servindo o prximo ...).

enhor,Deus omnipotente, que nos ensinastes, pela boca de Jesus, que no fazeis acepo de pessoas, levai-nos a crescer na unidade e a respeitar em cada ser humano a vossa imagem. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

215

DOMINGO XIII DO TEMPO COMUM

remos, irms e irmos, ao Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que nos chama verdadeira liberdade, e supliquemos confiadamente, dizendo (ou: cantando):
R. Concedei-nos, Senhor, a vossa graa. Ou: Pela vossa misericrdia, ouvi-nos, Senhor. Ou: Ouvi, Senhor, as nossas splicas. 1. 2. 3. Para que o Papa N. e os bispos a ele unidos exeram com alegria o seu ministrio de profetas, em favor do povo santo de Deus, oremos ao Senhor. Para que Deus guie os governantes na sua misso, lhes d um esprito de tolerncia e de concrdia, no respeito pela natureza e pela vida, oremos ao Senhor. Para que os homens empenhados em causas nobres permaneam fortes e humanos, ao servio da libertao dos outros homens, oremos ao Senhor.

4. Para que os cidados que abandonam os seus pases encontrem comunidades que os acolham e os ajudem a refazer as suas vidas, oremos ao Senhor. 5. Para que Deus nos faa entender o sentido da liberdade, nos d a todos o gosto de servir e aos defuntos a vida feliz no Paraso, oremos ao Senhor. (Outras intenes: factos relevantes da vida paroquial; emigrantes ...).

oncedei, Senhor, a todos os fiis a graa de se deixarem conduzir pela luz do vosso Esprito, para que se mantenham tolerantes e pacficos e sigam a Cristo com alegria, desprendimento e confiana. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

216

ANO C

DOMINGO XIV DO TEMPO COMUM

arssimos irmos e irms: Oremos a Deus Pai por todas as necessidades do mundo e, particularmente, pelos homens e mulheres que no tm paz, dizendo (ou: cantando):
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa orao. Ou: Senhor, venha a ns o vosso reino. 1. 2. 3. 4. 5. Pelo nosso Bispo N., pelos presbteros e diconos, pelos trabalhadores que o Pai envia para a sua seara e por aqueles de que a nossa Igreja de N. precisa, oremos, irmos. Por todas as naes e seus governos, pelos homens que promovem o bem comum e pelos que lutam sem descanso pela paz, oremos, irmos. Pelos que ainda no conhecem Jesus Cristo, pelos que recebem os mensageiros do Evangelho e por aqueles que recusam escut-los, oremos, irmos. Pelos idosos da nossa comunidade (paroquial), pelos jovens que estudam ou trabalham e pelas crianas deficientes e seus pais, oremos, irmos. Pelos cristos que se gloriam na cruz de Cristo, por aqueles para quem ela um escndalo e pelos defuntos que a abraaram com amor, oremos, irmos. (Outras intenes: os que fizeram a primeira Comunho; catequistas ...).

enhor,nosso Deus, fazei que toda a terra vos aclame e, porque a vossa bondade sem limites, dignai-Vos inscrever no livro da vida os nomes de todos os vossos fiis. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

217

DOMINGO XV DO TEMPO COMUM

arssimos irmos e irms: Alarguemos os horizontes da nossa orao a todos os filhos de Deus e a todos os homens que procuram respostas para as suas dvidas e peamos fervorosamente (cantando):
R. Escutai, Senhor, a orao do vosso povo. Ou: Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor. Ou: Deus omnipotente, vinde em nosso auxlio. 1. 2. 3. 4. 5. Pelas Igrejas do Oriente e do Ocidente, para que descubram a plenitude do amor de Deus e sejam fiis misso que Jesus lhes confiou, oremos ao Senhor. Pelos que no crem em Deus, para que, pela rectido e sinceridade das suas vidas, cheguem ao conhecimento do Senhor que os ama, oremos ao Senhor. Pelos que so roubados, espancados e maltratados, e por todas as pessoas feridas em acidentes, para que encontrem um bom samaritano no seu caminho, oremos ao Senhor. Pelos homens e mulheres agonizantes, para que, unidos Paixo redentora de Cristo, cheguem purificados diante de Deus, oremos ao Senhor. Por ns mesmos que celebramos a Eucaristia, para que o Senhor nos d a graa de O procurar e de cantarmos eternamente os seus louvores, oremos ao Senhor. (Outras intenes: enfermos que receberam a santa Uno; vocaes ...).

enhor,Pai santo, dai-nos a graa de cumprir os mandamentos que imprimistes no corao humano e no deixeis que jamais nos esqueamos de ver em cada homem o nosso prximo. Por Cristo, nosso Senhor.

218

ANO C

DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM

arssimos fiis: Como Maria, irm de Lzaro, sentada aos ps de Jesus, instrudos pelo que aprendemos, faamos subir ao Cu as nossas splicas, dizendo (ou: cantando), confiantes:
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Pela vossa misericrdia, salvai-nos, Senhor. Ou: Senhor, nosso refgio, ouvi-nos. 1. 2. 3. 4. 5. Para que nas dioceses e parquias de todo o mundo os anunciadores do Evangelho deixem Cristo falar nas suas palavras, oremos, irmos. Para que sejam vencidas em toda a parte a ignorncia, a discriminao e as desigualdades, e se fortalea a cultura, a concrdia e a amizade, oremos, irmos. Para que os homens saibam acolher, como Abrao, os que vm at eles com fome e sede e acreditem que o Senhor Se esconde em cada pobre, oremos, irmos. Para que Deus proteja os que viajam, reconduza ao seu lar os emigrantes, alivie o sofrimento dos enfermos e salve os moribundos, oremos, irmos. Para que o Esprito Santo nos faa compreender o que completar em ns prprios o que falta Paixo de Jesus Cristo, oremos, irmos. (Outras intenes: os que vo ter frias e os que nunca as tiveram; os nossos defuntos ...).

oncedei, Senhor, a cada homem a graa de Vos servir nos mais pobres e fazei que os cristos do mundo inteiro, semelhana de Maria, irm de Marta, saibam escutar a palavra de Jesus. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

TEMPO COMUM

219

DOMINGO XVII DO TEMPO COMUM

rms e irmos: Supliquemos a Deus Pai todo-poderoso que inspire a nossa orao, para Lhe pedirmos o que convm, e digamos (ou: e cantemos), com humildade:
R. Abenoai, Senhor, o vosso povo. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa orao. Ou: Pela vossa misericrdia, ouvi-nos, Senhor. 1. 2. 3. 4. 5. Pelo Santo Padre, o Papa N., pelos bispos e ministros sagrados e por todo o povo redimido por Cristo, oremos ao Senhor. Pelos que tomam a defesa dos mais fracos, pelos que crem na misericrdia de Deus, pelos justos e por todos os pecadores, oremos ao Senhor. Pelas mulheres a quem roubaram a dignidade, por todos os homens a quem negam os seus direitos e pelos que sofrem pelo nome de Jesus, oremos ao Senhor. Pelos que batem porta dos amigos, pelos que pem a esperana s em Deus e por aqueles que no encontram quem os ajude, oremos ao Senhor. Por todos ns aqui presentes em assembleia, pelos baptizados da nossa Diocese e pelos defuntos da nossa comunidade (paroquial), oremos ao Senhor. (Outras intenes: emigrantes e famlias em frias; defuntos ...).

uba at Vs, Senhor, a orao universal dos vossos filhos pelas necessidades de todos os homens, e desa sobre ns a vossa bno e a graa da eterna salvao. Por Cristo, nosso Senhor.

220

ANO C

DOMINGO XVIII DO TEMPO COMUM

rmos e irms em Cristo: Ns, que andamos muito ocupados com a vida e com os bens deste mundo, elevemos os olhos para o Pai do Cu e supliquemos, dizendo (ou: cantando):
R. Deus omnipotente, vinde em nosso auxlio. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Ouvi, Senhor, o vosso povo. 1. 2. 3. 4. 5. Por todos os bispos, presbteros e diconos, e pelos que exercem algum ministrio na Igreja, para que imitem a Cristo, que Se fez servo, oremos, irmos. Pelos homens do trabalho e da cincia, para que descubram que sem Deus tudo vaidade e nada valem os cuidados e as fadigas, oremos, irmos. Por todos aqueles que possuem muitos bens, para que no prendam a eles o corao, mas se tornem ricos aos olhos de Deus, oremos, irmos. Por aqueles a quem Cristo revestiu do homem novo, para que faam morrer em si tudo o que velho e aspirem sempre aos bens do alto, oremos, irmos. Pela nossa comunidade e por esta assembleia, para que sejamos abertos e acolhedores para com todos, sem distino de raa, nacionalidade ou religio, oremos, irmos. (Outras intenes: lares onde o amor desapareceu; nossos fiis defuntos ...).

enhor,Deus do universo, concedei aos homens e s mulheres de toda a terra a graa de no se deixarem dominar pelo desejo imoderado das riquezas, a fim de caminharem para Vs, nico bem verdadeiro. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

221

DOMINGO XIX DO TEMPO COMUM

arssimos cristos: Oremos, em nome de toda a humanidade, ao Senhor, nosso Deus e nosso Pai, dizendo (ou: cantando), com toda a confiana:
R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericrdia. Ou: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. Ou: Ouvi, Senhor, a orao do vosso povo. 1. 2. 3. 4. 5. Pela santa Igreja catlica, pequeno rebanho de Cristo, para que o Senhor a proteja em toda a terra e a mantenha pobre, vigilante e servidora, oremos, irmos. Pelos homens que governam as naes, para que estejam ao servio dos mais pobres a quem falta o po de cada dia, oremos, irmos. Pelos Judeus, Muulmanos e Cristos, para que a f que professam no Deus nico os ensine a ser bons e a perdoar, oremos, irmos. Pelos que trabalham no campo e dele vivem, para que o Senhor lhes d tempos favorveis, colheitas abundantes e o dom da paz, oremos, irmos. Por todos ns aqui presentes em assembleia, para que Deus nos converta sua Palavra e nos perdoe todos os pecados, oremos, irmos.

(Outras intenes: os que proclamam os direitos de Deus e dos homens ...).

enhor,nosso Deus, que nos mandais esperar a vossa vinda ocupados em ser bons administradores, no permitais que os nossos coraes se afastem da riqueza verdadeira que sois Vs. Por Cristo, nosso Senhor.

222

ANO C

DOMINGO XX DO TEMPO COMUM

rms e irmos em Cristo: Iluminados pela palavra de Deus que escutmos, alimento da nossa esperana e fermento de fraternidade, elevemos a nossa orao ao Pai do Cu, dizendo (ou: cantando):
R. Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Tende compaixo de ns, Senhor. 1. 2. 3. 4. 5. Por todas as Igrejas particulares e suas parquias, pelos que a do testemunho da sua f e pelos que sofrem por causa do Evangelho, oremos, irmos. Pelos governantes de todas as naes, pelos cidados perseguidos e humilhados e pelas vtimas da violncia dos poderosos, oremos, irmos. Pelas famlias divididas e sem paz, pelos filhos abandonados por seus pais e pelos pais a quem os filhos esqueceram, oremos, irmos. Pelos homens e mulheres de vida contemplativa, pelos religiosos, religiosas e lares cristos e por todos os que Deus chama ao seu servio, oremos, irmos. Por ns prprios que escutmos a Palavra, pela nossa converso sua mensagem e pelos nossos amigos e vizinhos, oremos, irmos. (Outras intenes: os que promovem o dilogo entre as grandes religies ...).

bri, Senhor, os nossos ouvidos mensagem da Palavra que escutmos e que Jesus trouxe terra como um fogo, para corrermos, com perseverana, para a vitria de que a Cruz o sinal. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

223

DOMINGO XXI DO TEMPO COMUM

rmos e irms: Oremos por ns e por todos os homens, pedindo ao Pai, que aqui nos reuniu, a graa de escutarmos as palavras de Jesus, e digamos (ou: e cantemos), humildemente:
R. Atendei, Senhor, a nossa prece. Ou: No nos abandoneis, Senhor. Ou: Pela vossa misericrdia, ouvi-nos, Senhor. 1. 2. 3. 4. 5. Pela Igreja santa que vive na nossa Diocese, para que nos chame a contemplar a glria de Deus e esteja atenta aos sinais de vocao entre os mais jovens, oremos, irmos. Pelos responsveis dos estados e dos governos, para que Deus lhes conceda o feliz exerccio dos seus mandatos e a fora de assegurarem aos cidados o po do corpo e do esprito, oremos, irmos. Pelos fiis de todas as confisses crists, para que vivam a verdade da f em suas obras e no se fechem nas suas tradies, oremos, irmos. Por aqueles que, nos quatro cantos da terra, so considerados os ltimos de todos, para que sejam os primeiros a sentar-se mesa no reino dos Cus, oremos, irmos. Por ns aqui presentes, a quem Deus trata como filhos, e pelos ausentes que esto em maior dor ou aflio, para que todos respondamos ao apelo da palavra de Jesus, oremos, irmos. (Outras intenes: acontecimentos nacionais importantes; fiis defuntos ...).

enhor,nosso Deus e nosso Pai, escutai a orao do vosso povo, para que os nossos coraes possam tornar-se sinal dAquele que, na cruz, abriu a seus irmos o caminho da Vida. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

224

ANO C

DOMINGO XXII DO TEMPO COMUM

arssimos irmos e irms: Supliquemos com humildade ao Pai do Cu, que nos manda interceder por todos os homens, pedindo-Lhe que escute a nossa orao universal, dizendo (ou: cantando):
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Senhor, ns temos confiana em Vs. Ou: Senhor, vinde em nosso auxlio. 1. 2. 3. 4. 5. Para que a Igreja santa de Deus tenha a sabedoria de ensinar os homens de hoje como Jesus o fazia em suas parbolas, oremos, irmos. Para que os responsveis do Pas, a qualquer nvel, se preocupem com os cidados mais esquecidos e se coloquem sem descanso ao seu servio, oremos, irmos. Para que as vivas, os rfos e os pobres, os humilhados, os prisioneiros e os desterrados, sintam que a Boa Nova do Reino para eles, oremos, irmos. Para que todos os religiosos e religiosas sirvam a Deus de corao sincero, em total fidelidade aos seus votos, oremos, irmos. Para que os membros da nossa assembleia sintam que esto na presena do Deus vivo e de Jesus, o Senhor ressuscitado, oremos, irmos. (Outras intenes: factos relevantes da vida paroquial; defuntos das nossas famlias ...).

azei, Senhor, que, pela fora do vosso Esprito, os nossos ouvidos escutem o que ensinais, e o nosso corao o ponha em prtica, para nos tornarmos ricos da sabedoria de Deus. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

225

DOMINGO XXIII DO TEMPO COMUM

rms e irmos: Como no conhecemos os planos do Senhor, mas acreditamos que Ele nos escuta, faamos subir at Ele a nossa orao universal, pedindo (ou: cantando), confiadamente:
R. Concedei-nos, Senhor, a vossa graa. Ou: Senhor, misericrdia. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa splica. 1. 2. 3. 4. 5. Pela santa Igreja catlica e por todos os seus filhos, pelos que procuram a Cristo noutras comunidades e por todos os homens sinceros que ainda O no conhecem, oremos, irmos. Pelos presbteros ao servio do povo cristo, pelos fiis que desejam imitar Jesus em pobreza e castidade e pelos que tomam a sua cruz e O seguem, oremos, irmos. Pelos homens preocupados com a justia, pelos que se consagram investigao da verdade e pelos que tm de fazer escolhas decisivas, oremos, irmos. Pelos que vivem sobrecarregados de trabalho, pelos que procuram um amigo que os acolha e pelos casais cristos em dificuldade, oremos, irmos. Pelos que, entre ns, esto mais tristes, por ns prprios e pelas nossas famlias e pelos que mais precisam da nossa orao, oremos, irmos. (Outras intenes: os que acompanham os moribundos; nossos irmos defuntos ...).

enhor,nosso Deus e nosso Pai, para quem se dirigem os nossos passos, ajudai-nos a olhar para o vosso Filho, que, levando a sua Cruz, nos abriu j o caminho da Vida. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

226

ANO C

DOMINGO XXIV DO TEMPO COMUM

arssimos fiis: Como Moiss, intercedendo pelo povo de Deus, como Paulo, dando graas por ter alcanado misericrdia, e como Jesus, procura da ovelha perdida, oremos (ou: cantemos), dizendo:
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa orao. Ou: Senhor, venha a ns o vosso reino. 1. 2. 3. 4. 5. Pelos baptizados da nossa Diocese e suas parquias, para que no fabriquem para si falsos dolos, nem se desviem dos caminhos de Deus, oremos ao Senhor. Pelos responsveis dos pases com maiores dificuldades, para que no percam a coragem de lutar nem desanimem no esforo de as vencer, oremos ao Senhor. Pelos excludos de todas as sociedades, para que encontrem quem os queira reintegrar e quem os julgue dignos de confiana, oremos ao Senhor. Por todos os filhos prdigos que abandonaram os seus lares, para que seus pais no percam a esperana de os ver regressar a casa sos e salvos, oremos ao Senhor. Por aqueles que invocando as suas razes, deixaram vago o seu lugar nesta assembleia, para que aprendam de novo a louvar e a dar graas, oremos ao Senhor. (Outras intenes: acontecimentos nacionais; desempregados ...).

enhor Jesus Cristo, que nos procurais e nos chamais, nos acolheis e convidais para a vossa mesa, ensinai-nos a reconhecer todos os dias que o vosso amor supera o nosso pecado. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.

TEMPO COMUM

227

DOMINGO XXV DO TEMPO COMUM

rms e irmos: Ergamos o nosso esprito para o Cu e faamos subir at Deus as nossas preces e splicas por todos os homens, pedindo (ou: cantando), fervorosamente:
R. Escutai, Senhor, a orao do vosso povo. Ou: Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa orao. 1. 2. 3. 4. 5. Para que o Papa N. e os bispos da Igreja ensinem aos homens todo o Evangelho e lhes mostrem o rosto de Jesus, oremos ao Senhor. Para que os chefes de estado e de governo sejam bons administradores das coisas pblicas e sirvam honestamente os cidados, oremos ao Senhor. Para que os homens da riqueza e do poder no comprem os necessitados por dinheiro nem os indigentes por um par de sandlias, oremos ao Senhor. Para que, segundo a vontade de Deus, todos os homens e mulheres possam salvar-se e chegar ao conhecimento da verdade, oremos ao Senhor. Para que todos ns aqui reunidos na casa da Igreja, tenhamos presente no nosso corao que ningum pode servir a Deus e ao dinheiro, oremos ao Senhor. (Outras intenes: os que vo iniciar este novo ano escolar; as iniciativas pastorais da nossa diocese ...).

enhor,nosso Deus, livrai-nos do desejo imoderado das riquezas, e, com a ajuda da vossa misericrdia, fazei que levantemos do p o indigente e tiremos o pobre da misria. Por Cristo, nosso Senhor.

228

ANO C

DOMINGO XXVI DO TEMPO COMUM

rms e irmos carssimos: Invoquemos o Senhor Jesus Cristo, que ama todos os homens e a todos chama felicidade eterna, dizendo (ou: cantando), confiantes:
R. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Ou: Jesus Cristo, ouvi-nos. Ou: Ouvi-nos, Rei da eterna glria. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Pelo nosso Bispo N., dado por Deus sua Igreja, pelos presbteros ao servio do Evangelho e pelos diconos, servidores da caridade, oremos ao Senhor. Pelos homens com responsabilidades mundiais, pelos que tomam a defesa dos mais pobres e pelos profetas que Deus nos envia, oremos ao Senhor. Pelos que so humilhados como Lzaro, pelos que so atormentados como o rico e pelos que seguem a Cristo, luz do mundo, oremos ao Senhor. Pelos emigrantes em busca de trabalho, por todos os excludos deste mundo e por aqueles que foram vtimas de acidentes, oremos ao Senhor. Pelos professores e alunos de todas as escolas, pelos que vo entrar no ltimo ano de estudos e pelos que j terminaram, mas no trabalham, oremos ao Senhor. Por ns prprios que escutmos Jesus Cristo, pelos que guardam no corao a sua mensagem e por aqueles que depressa a vo esquecer, oremos ao Senhor. (Outras intenes: leigos da nossa diocese; grandes problemas mundiais ...).

enhor Jesus Cristo, que no cessais de nos interpelar pela Palavra, abri os ouvidos do nosso corao voz daqueles que nos chamam a servi-los nas suas necessidades e problemas. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.

TEMPO COMUM

229

DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM

rmos e irms: Com o ardor da f que o Senhor nos deu e que capaz de fazer milagres, vamos pedir-Lhe pela Igreja e pelo mundo, dizendo (ou: cantando), humildemente:
R. Abenoai, Senhor, o vosso povo. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa orao. Ou: Pela vossa misericrdia, ouvi-nos, Senhor. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Pela Igreja santa de Deus, para que anuncie a f que leva salvao e revele aos homens os mistrios do Reino, oremos ao Senhor. Por aqueles que receberam o Esprito Santo, o Dom de Deus que foi dado aos Apstolos, para que dem bom testemunho de Jesus, oremos ao Senhor. Pelos justos que clamam ao Senhor contra toda a violncia e opresso, para que a sua voz seja escutada, oremos ao Senhor. Pelos homens e mulheres do mundo inteiro que no so respeitados na sua dignidade, para que encontrem quem defenda os seus direitos, oremos ao Senhor. Pelos estudantes que iniciaram um novo ano, para que em cada professor tenham um mestre e nos pais os seus maiores amigos, oremos ao Senhor. Pelos membros da nossa assembleia de orao, para que sirvam a Deus com alegria, em casa, no trabalho e em toda a parte, oremos ao Senhor. (Outras intenes: escolas crists, professores, catequistas; defuntos ...).

enhor,nosso Deus e nosso Pai, que enviastes o vosso Filho Jesus Cristo como servidor ao meio dos homens, dai-nos o seu Esprito e aumentai a nossa f, para sermos fiis no vosso servio. Por Cristo, nosso Senhor.

230

ANO C

DOMINGO XXVIII DO TEMPO COMUM

arssimos irmos e irms: Elevemos as nossas splicas a Deus Pai, que quer salvar todos os homens, mesmo aqueles que O no invocam nem adoram, e supliquemos, dizendo (ou: cantando):
R. Deus omnipotente, vinde em nosso auxlio. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Ouvi, Senhor, o vosso povo. 1. 2. 3. 4. 5. Para que o nosso Bispo N., os presbteros e os diconos acolham sem distines nem preconceitos os mais rejeitados que deles se aproximam, oremos ao Senhor. Para que os mdicos, capeles e enfermeiros, que assistem aos doentes que perderam toda a esperana, recebam como prmio a vida eterna, oremos ao Senhor. Para que os leprosos e doentes incurveis encontrem em cada homem que os serve um irmo, uma irm e a prpria me, oremos ao Senhor. Para que Jesus, que sofre nos doentes, os pacifique com a graa da sua presena e lhes d a fidelidade at ao fim, oremos ao Senhor. Para que cada um de ns, quando estiver doente, saiba mostrar-se reconhecido com quem o trata e dar graas a Deus, fonte de todos os bens, oremos ao Senhor. (Outras intenes: religiosos e religiosas; fiis defuntos ...).

eus, nosso Pai, que enviastes o vosso Filho muito amado para nos curar de todo o mal, dai-nos um corao agradecido que saiba dar-Vos louvor e glria. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

231

DOMINGO XXIX DO TEMPO COMUM

rms e irmos: Oremos ao Pai do Cu pelos que proclamam a Palavra, pelas diversas vocaes na santa Igreja e pelo testemunho de santidade dos cristos, dizendo (ou: cantando), com sincera piedade:
R. Ouvi, Senhor, a orao do vosso povo. Ou: Senhor, venha a ns o vosso reino. Ou: Escutai, Senhor, a nossa orao. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Pelas Igrejas h pouco implantadas, pelo Papa N., que as confirma na f, e por aqueles que lhes anunciam a Palavra, oremos ao Senhor. Pelos que proclamam sem desnimo o Evangelho, pelos que falam de Cristo com a vida e pelos fiis que no esquecem a orao, oremos ao Senhor. Pelos juzes a quem compete fazer justia, pelos que prestam ateno aos mais pequenos e pelas vivas e pessoas sem defesa, oremos ao Senhor. Pelos monges que oram dia e noite, pelas Ordens de vida activa e contemplativa e pelos pais que rezam com os filhos, oremos ao Senhor. Por todos os pases de misso, pelos missionrios que levam ao longe a Boa Nova e pelos cristos que oram sem desnimo, oremos ao Senhor. Pela nossa assembleia aqui reunida, pelos fiis que permanecem firmes na esperana e pelos que praticam com alegria a caridade, oremos ao Senhor. (Outras intenes: os que do testemunho de Cristo na sua vida ...).

ornai-nos activos, Senhor, no campo da misso e, para que todos os homens Vos conheam, fazei-nos orar em esprito e verdade, permanecer firmes no que aprendemos e aceitmos e dar testemunho da nossa f em Jesus Cristo. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

232

ANO C

DOMINGO XXX DO TEMPO COMUM

arssimos cristos: Peamos ao Senhor que nos d um corao capaz de fazer subir at Ele splicas e oraes por todos os homens, dizendo (ou: cantando), com humildade:
R. Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Tende compaixo de ns, Senhor. 1. 2. 3. 4. 5. Pelo nosso Bispo N. e por todos os presbteros, para que saibam acolher os pecadores com bondade e sem discriminao, oremos ao Senhor. Pelos povos que sofrem fome e esto em guerra e pelos que vivem na anarquia e na violncia, para que Deus lhes conceda, sem demora, po e paz, oremos ao Senhor. Pelos que anunciam o Evangelho de Jesus e pelos que, pela idade, j esto esgotados, para que o amor de Deus os reanime, oremos ao Senhor. Pelos doentes do corpo ou do esprito e pelos idosos, os marginais e os rejeitados, para que encontrem amigos que os escutem, oremos ao Senhor. Pelos membros desta nossa assembleia, para que, orando a Deus com humildade, possam voltar justificados a suas casas, oremos ao Senhor. (Outras intenes: misses da terra inteira; fiis defuntos ...).

enhor,que inspirais as nossas splicas, atendei s oraes dos vossos fiis, que Vos pedem, com sincera humildade, por todos os homens a quem quereis salvar, e tende compaixo de todos eles. Por Cristo, nosso Senhor.

TEMPO COMUM

233

DOMINGO XXXI DO TEMPO COMUM

arssimos fiis: Oremos pela Igreja e por aqueles que mais precisam, sabendo que o Pai conhece tudo, mesmo o que ainda no saiu dos nossos lbios, e digamos (ou: e cantemos), humildemente:
R. Atendei, Senhor, a nossa prece. Ou: Escutai, Senhor, a nossa orao. Ou: Pela vossa misericrdia, salvai-nos, Senhor. 1. 2. 3. 4. 5. Para que a Igreja de Deus e os que a servem estejam prontos a acolher os pecadores e a ajud-los a converter o corao, oremos ao Senhor. Para que os rejeitados e malvistos por algum encontrem sempre quem os acolha como irmos e os ajude a refazer as suas vidas, oremos ao Senhor. Para que todos os que se deixam perturbar pelo pensamento do fim do mundo ou da morte reencontrem a serenidade e a paz, oremos ao Senhor. Para que as famlias da nossa comunidade (paroquial) saibam acolher com a alegria de Zaqueu os estrangeiros, os que esto de passagem e os mais pobres, oremos ao Senhor. Para que todos os nossos defuntos, a quem Deus concedeu o dom da f, recebam no Cu a eterna recompensa, oremos ao Senhor. (Outras intenes: ministros leigos da liturgia; fiis defuntos das nossas famlias ...).

eus Pai, que em vosso Filho procurastes hospedagem em casa de um grande pecador, fazei-Vos convidado de cada homem, dai a todos a paz do corao e a graa de Vos acolherem com alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

234

ANO C

DOMINGO XXXII DO TEMPO COMUM

rms e irmos em Cristo: Apresentemos a Deus as nossas splicas por ns prprios e pela Igreja e em favor de todos os homens, dizendo (ou: cantando), com humildade:
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Senhor, ns temos confiana em Vs. Ou: Senhor, vinde em nosso auxlio. 1. 2. 3. 4. 5. Pela nossa Diocese de N. e suas comunidades, pelos fiis que crem na ressurreio e pelos que tm plena confiana no Senhor, oremos, irmos. Pelos que trabalham pela concrdia entre as naes, pelos que sofrem por amor da lei de Deus e pelos que no tm liberdade religiosa, oremos, irmos. Pelas vtimas da violncia e da guerra, pelos que sentem a solido e a tristeza e pelos que crem na fidelidade do Senhor, oremos, irmos. Pelos esposos que se amam um ao outro, pelos que deixaram morrer o seu amor e pelos jovens que escolheram o celibato, oremos, irmos. Pelos que entre ns sabem aceitar os outros, pelos que cumprem os mandamentos do Senhor e pelos que amam a Cristo nos mais pobres, oremos, irmos. (Outras intenes: Seminrios; educadores da f; fiis defuntos ...).

enhor,que inspirastes aos sete irmos Macabeus uma to grande f na vida eterna, concedei aos fiis da santa Igreja a graa de testemunharem, neste mundo, a ressurreio de vosso Filho Jesus Cristo. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

TEMPO COMUM

235

DOMINGO XXXIII DO TEMPO COMUM

rms e irmos: Voltemos o nosso olhar para o Senhor e, como j recebemos em herana a f no mundo que h-de vir, peamos-Lhe (ou: cantemos-Lhe), confiadamente:
R. Concedei-nos, Senhor, a vossa graa. Ou: Pela vossa misericrdia, ouvi-nos, Senhor. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa splica. 1. 2. 3. 4. 5. Pelos pastores e fiis da santa Igreja, perseguidos por causa do nome de Jesus, para que o Esprito lhes d palavras de sabedoria, oremos ao Senhor. Pelos que sofrem a injustia de outros homens e pelas vtimas de flagelos naturais, para que Deus os ampare na provao, oremos ao Senhor. Pelos que trabalham dia e noite com esforo e por todos os que esto desempregados, para que a ningum falte o po de cada dia, oremos ao Senhor. Pelos homens angustiados pelo futuro ou tentados pelos muitos messianismos, para que Jesus Se lhes revele e lhes d paz, oremos ao Senhor. Por todos os cristos desta Parquia e pelos que se renem cada domingo em assembleia, para que o Esprito lhes renove os coraes, oremos ao Senhor. (Outras intenes: Seminrios; educadores da f; fiis defuntos ...).

enhor,Pai Santo, concedei a todos os homens e mulheres a graa de saberem que so vossos filhos e de construrem na terra as suas vidas, na esperana de Vos contemplar no Cu. Por Cristo, nosso Senhor.

236

ANO C

Domingo XXXIV e ltimo NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

rmos e irms: Unidos a todos os cristos do Oriente e do Ocidente, voltemo-nos para Deus com humildade e peamos pela Igreja e pelo mundo, dizendo (ou: cantando):
R. Senhor, venha a ns o vosso reino. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Ouvi, Senhor, a nossa orao. 1. 2. 3. 4. 5. Pela santa Igreja e pelos seus pastores, pelos cristos de todos os continentes e naes e pelos Judeus, Muulmanos e descrentes, oremos ao Senhor. Por todos os homens pelos quais Cristo morreu, por aqueles que O insultam e desprezam e por todos os que na cruz chamam por Ele, oremos ao Senhor. Pelos que detm autoridade neste mundo, pelos homens que esto em guerra e passam fome e pelas vtimas do dio e da violncia, oremos ao Senhor. Por aqueles que vivem longe de Deus e pelos que abrem o corao voz de Cristo, que lhes promete o perdo e o Paraso, oremos ao Senhor. Por ns mesmos e pelas nossas famlias, pelos que servem a Cristo nos mais pobres e pelos que j partiram para o Reino, oremos ao Senhor. (Outras intenes: grandes problemas mundiais; acontecimentos nacionais importantes; factos relevantes da vida paroquial ...).

eus, amigo dos homens, que, em Jesus, nos dais a conhecer o nosso Rei, fazei-nos escolher, como Ele, o amor como fora invencvel e o servio como nica grandeza. Por Cristo, nosso Senhor.

You might also like