You are on page 1of 7

Galvanizao

O PROCESSO DE ZINCAGEM POR IMERSO A QUENTE


Definio
A zincagem por imerso a quente um processo de revestimento de peas de ao ou ferro fundido, de qualquer tamanho, peso, forma e complexidade, visando sua proteo contra a corroso.

Preparao da superfcie do metal-base


Aps o desengraxamento necessrio para remover leos e graxas, as peas so decapadas geralmente em cido clordrico ou sulfrico. Os inibidores podem ser adicionados ao cido , de maneira que se removam somente a ferrugem e as escamas (ou carepas) de xidos e o metal-base seja pouco atacado. O jato abrasivo muito usado na limpeza de peas fundidas e em peas de ao laminado, para eliminar salpicos de solda, ferrugem, carepas ou tinta, para tornar spera a superfcie da pea ou para melhorar a ancoragem. Nesse caso, apenas uma rpida decapagem suficiente para remover os xidos de ferro.

Fluxagem
A funo da fluxagem remover qualquer impureza remanescente na superfcie do metal-base, melhorar a molhabilidade pelo zinco fundido e evitar a oxidao das peas. Dois mtodos de fluxagem so usados: No mtodo a seco, a pea decapada enxaguada em gua corrente, mergulhada em tanque de fluxo e secada. Pode-se tambm aspergir, aps a decapagem, sais de fluxo sobre as peas e sec-las antes da imerso no zinco fundido. No mtodo mido, a pea retirada do tanque de enxaguamento, indo direto para o banho de zinco fundido que tem uma camada de fluxo slido e glicerina sobrenadante na sua superfcie. A escolha do mtodo de fluxagem varia com o tipo de pea e com o zincador, mas no altera a espessura e o valor da proteo final.

Zincagem por imerso a quente


Quando imersos na cuba de zincagem, o ferro e o ao so imediatamente molhados pelo zinco. Ao se retirar as peas do banho, uma quantidade de zinco fundido arrastada sobre as camadas de liga e, ao se solidificar, transforma-se na camada externa de zinco praticamente puro. O resultado um recobrimento formado por uma camada externa de zinco e vrias camadas de liga Fe-Zn que esto unidas metalurgicamente ao metalbase. A temperatura normal de zincagem de 445 a 455C; a velocidade da reao muito rpida a princpio, formando-se durante esse perodo inicial a maior parte da espessura da camada. Em seguida, a reao passa a ser mais lenta e a espessura no aumenta muito, mesmo que a pea permanea imersa por longo perodo. Observando-se a micrografia do revestimento, ampliada 200 vezes, (ver figura ao lado) vem-se as vrias camadas de liga Fe-Zn formadas durante o processo.

Assim, a primeira camada GAMA (prxima do ao) possui de 21 a 28% de ferro. A Segunda camada DELTA contm de 7 a 12% de ferro. A terceira camada ZETA apresenta de 5,8 a 6,2% de ferro. Finalizando, a Quarta camada ETA formada praticamente de zinco. Dependendo da composio qumica do metal-base e da aspereza da superfcie, podem-se obter espessuras de revestimento maiores do que o especificado. Conseqentemente, como a vida de um revestimento proporcional sua espessura, no so poucos os produtos zincados por imerso a quente que duram muito mais do que o calculado pelo revestimento mnimo especificado. Com chapas ainda no trabalhadas, que podem ser conformadas aps a zincagem, o crescimento da camadaliga deliberadamente suprimido, adicionando-se alumnio ao banho de zinco, para a obteno de maior durabilidade do revestimento, com sacrifcio da espessura. Essa prtica normalmente empregada nas usinas siderrgicas enquanto a chapa est em contnuo processamento. A pureza do zinco utilizado no crtica. Zincos com 98,0% de pureza, contendo pouco mais de 1,0% de chumbo e pequenos teores de outros metais como cdmio, ferro, estanho e cobre, so satisfatrios. O alumnio s vezes adicionado em pequenas quantidades (cerca de 0,005%) para aumentar o brilho da pea e deixar o revestimento mais liso. Durante o processo de zincagem por imerso a quente, dois resduos aparecem e podem contaminar o banho: a borra, uma massa pastosa constituda de liga Fe-Zn (5,0% + 95,0%), mais pesada do que o zinco fundido, que se concentra no fundo do tanque; e cinza ou escria de xido de zinco que ser forma na superfcie do banho. Aps a zincagem, a superfcie pode ficar brilhante, cinza-fosco ou floreada, dependendo de vrios fatores. A presena ou ausncia de brilho ou as vrias tonalidades do cinza no tm qualquer efeito sobre a eficcia do revestimento.

Tratamentos posteriores zincagem por imerso a quente


essencial que as peas seja passivadas aps a zincagem, a fim de preserv-las contra a corroso branca. Alguns materiais podem apresentar crescimento das camadas intermedirias, devido sua composio qumica, e conseqente formao de manchas cinza-escuro. Nesse caso deve-se acelerar a velocidade de resfriamento do material num banho de passivao.

Obteno de camadas espessas de revestimento


Quando a pea deve ter longa vida, camadas espessas de revestimento so desejveis, uma vez que a durabilidade do mesmo proporcional sua espessura. O jato abrasivo prvio na superfcie da pea permite que a espessura do revestimento seja aumentada, sem alterar a tcnica de zincagem. A espessura do revestimento varia de acordo com a composio qumica do ao, composio do banho de zinco, temperatura e tempo de imerso. s vezes, essas camadas espessas podem Ter uma aparncia cinzaescuro quando as camadas da liga Fe-Zn se estendem at a superfcie externa. O zincador deve ser consultado antes da especificao de revestimentos mais espessos do que os comumente usados.

Especificao do sistema de proteo


O sistema tem de ser especificado de acordo com as normas tcnicas usuais, em que se consideram a qualidade do revestimento, os tratamentos prvios da superfcie (jato abrasivo, decapagem, desengraxamento, fluxagem) e a necessidade de inspeo de qualidade rigorosa

HISTRICO Pesquisas demonstram que a corroso a principal responsvel pela grande perda de ferro no mundo. Entre os processos de proteo j desenvolvidos, um dos mais antigos e bem sucedidos a zincagem por imerso a quente, ou , como mais conhecida, Galvanizao a fogo. Em 1741, o qumico francs Melouin descobriu que o recobrimento de zinco poderia proteger o ao da corroso. Em 1837, o engenheiro Sorel patenteou a galvanizao a fogo utilizando o termo galvanizao (do nome de Luigi Galvani, 1737-1798, um dos primeiros cientistas interessados na eletricidade) porque a corrente galvnica que protege o ao. Ela se denomina desta maneira porque quando o ao e o zinco entram em contato em um meio mido criada uma diferena de potencial eltrico entre os metais. Assim, o principal objetivo da galvanizao a Fogo impedir o contato do material base, o ao (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo. Como o zinco mais andico do que o elemento ferro na srie galvnica, ele que se corri, originando a proteo catdica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro (vide tabela).

Srie Galvnica dos Metais


METAL Magnsio Alumnio Zinco Cromo MENOS NOBRES Ferro Cdmio Nquel Estanho Chumbo Cobre MAIS NOBRES Prata Ouro POT.ELETRODO -2,340 -1,670 -0,762 -0,710 -0,440 -0,402 -0,250 -0,135 -0,126 +0,345 +0,800 +1,680 CATDICOS ANDICOS

Mesmo que um pequena rea fique exposta, o metal base no sofre os efeitos da corroso, pois , sendo o zinco andico ele aumentar sua taxa de corroso protegendo catdicamente a rea descoberta.

Processo A zincagem por imerso a quente tem seu processo perfeitamente definido, sendo basicamente o mesmo para qualquer produto, podendo variar na espessura de camada dependendo da geometria da pea, composio qumica do material base (ao).

Fluxograma

Etapas Limpeza superficial Para se obter um acabamento perfeito da zincagem necessrio que as peas estejam completamente limpas, tornando-se necessrio a eliminao de leos, graxas, xidos, cascas de cola, tintas ou qualquer outro tipo de substncia do metal base. Para isso utiliza-se: No desengraxamento: desengraxante alcalino em soluo aquosa, a quente ou a frio, para remoo de materiais orgnicos (leos, graxas, etc). Na decapagem: cido clordrico, a temperatura ambiente, ou sulfrico, a quente, para remoo de

xido de ferro. Na fluxagem: ZnCl2. 3NH4Cl a temperatura de 60 a 80C, para dissolver os resduos salinos que restam na superfcie da pea e formar uma camada de recristalizao do sal, a qual impede a reoxidao no banho de zinco fundido. Na lavagem: gua corrente com controle de Ph para remoo de resduos entre operaes, a fim de que um banho no contamine o outro. Zincagem Aps realizada esta primeira etapa, inicia-se a fase de zincagem, que consiste na imerso da pea em uma cuba com zinco fundido temperatura entre 445 e 460C, onde o ferro vai reagir como zinco iniciando-se a formao de quatro camadas que vo formar o revestimento protetivo.

Na imerso da pea em zinco fundido (zincagem), existem alguns fatores que vo influenciar na formao do revestimento: Material base que compe a pea: existem alguns metalides na composio do ao que so elementos aceleradores na reao FeZn.O silcio o maior ativador na gerao das fazes Fe-Zn, proporcionando rapidamente cristais longos e espessos. Quando o teor deste elemento superior a 0,12% j se observa seu efeito com o crescimento da fase Zeta at a superfcie, do recobrimento acinzentado e/ou spero. A espessura do revestimento ser maior que o especificado, podendo ser 2x maior.

Estado da superfcie: Quanto maior rugosa a superfcie, mais espessa a camada de zinco, isto explicado pelo fato de se ter maior superfcie exposta reao entre o Zn e o F, trazendo maior ancoragem mecnica da ltima camada que fica por arraste durante a remoo da pea. Velocidade de imerso e remoo: A imerso deve ser a mais rpida possvel a fim de que a camada tenha o mesmo tempo de formao em toda a pea. A velocidade recomendada varia entre 6 e 7m/min. A remoo deve ser mais lenta e constante para proporcionar um revestimento mais uniforme. A ltima camada (Eta) formada por arraste de material da superfcie do banho durante a remoo.

A velocidade recomendada por volta de 1,5m/min. A temperatura do banho: a temperatura de fuso do zinco por volta de 419C. A temperatura d trabalho est entre 430 e 460C. Temperatura mais elevada acelera a reao F-Zn, gerando cristalizaes grosseiras e frgeis com uma aparncia externa irregular, alm de afetar seriamente a vida til da cuba, pois acima de 470C, a reao do zinco com as paredes da cuba se torna mais intensa. Tempo de imerso: A camada cresce com o tempo de imerso. At aproximadamente 1 minuto ela cresce rapidamente: a partir da, ela lenta. O tempo mnimo permitido de imerso aquele necessrio para que toda a pea esteja na mesma temperatura do zinco fundido.
Espessura (um) Sem jateamento 33 52 60 82 110 130 Com jateamento 80 110 130 180 220 240

Tempo de Imerso 15 s 30 s 60 s 2 min. 3 min. 4 min.

Composio do banho: Entre os elementos encontrados ou adicionados ao banho de zinco, o alumnio o nico que exerce uma ao marcante. Quantidade abaixo de 0,006% abrilhanta a superfcie de liga. Quantidades acima reduzem ou suprimem a reao entre o ferro e o zinco. Estes fatores determinantes na formao da camada de zinco devem ser bem controlados, pois verifica-se que o tempo de vida do revestimento depende da massa ou peso da cama de zinco.

GALVANIZAO-ESPESSURA MNIMA ESPECIFICADA (um)

Tempo para a primeira manuteno em locais tpicos e espessura do zinco adequada. Galvanizao - especificao peso mnimo (g/m)

Resfriamento e passivao da camada de zinco: Com o intuito de que o revestimento de zinco adquira logo em sua superfcie uma capa protetora, procede-se a passivao em solues cromatizantes a base de cido crmico e bicromato. Esta passivao d ao produto zincado um aspecto amarelado. Acabamento A ultima etapa deste processo o acabamento que pode ser feito atravs de metalizao (deposio de zinco por asperso trmica) ou tinta com alto teor de zinco (maior que 90%). Espessura do revestimento de Zinco exigido pela norma ABNT NBR 6323

MATERIAL
Fundidos Conformados mecanicamente e < 1,0mm 1,0 mm < e < 3,0 mm 3,0 mm < e < 6,0 mm e > 6,0

Massa mnima por unidade de rea (g/m) Amostra individual 660 Mdia das amostras 600

Espessura mnima equivalente do revestimento (um) Amostra individual 77 Mdia das amostras 85

300 350 450 530

350 400 500 600

42 49 63 74

49 56 70 84

You might also like