You are on page 1of 3

Educao Jesutica no Perodo Colonial

- Histria
A Companhia de Jesus foi fundada por Incio de Loiola e um pequeno grupo de discpulos em Paris, em 1534, com objetivos de catequizar e expandir as doutrinas catlicas, em funo da Reforma Protestante e a expanso do luteranismo na Europa. No Brasil os jesutas se dedicaram a pregao da f catlica e ao trabalho educativo.Todas as escolas jesutas eram regulamentadas por um documento, escrito por Incio de Loiola. os jesutas desejavam convertlos ao cristianismo e aos valores europeus; os colonos estavam interessados em uslos como escravos. Os jesutas ento pensaram em afastar os ndios dos interesses dos colonizadores e criaram as redues ou misses, no interior do territrio. Nestas Misses, os ndios, alm de passarem pelo processo de catequizao, tambm so orientados ao trabalho agrcola, que garantiam aos jesutas uma de suas fontes de renda. As Misses acabaram por transformar os ndios nmades em sedentrios, o que contribuiu decisivamente para facilitar a captura deles pelos colonos, que conseguem, s vezes, capturar tribos inteiras nestas Misses. Os jesutas permaneceram como mentores da educao brasileira durante duzentos e dez anos, at 1759, quando foram expulsos de todas as colnias portuguesas por deciso de Sebastio Jos de Carvalho, o marqus de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777.

Cronologia
1549- Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesutas, chefiados por Manuel de Nbrega,
marcando o incio da Histria da Educao no Brasil (nos moldes europeus). - Quinze dias aps a chegada fundam, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.

1556 - Comea a vigorar as "Constituies da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do


canto, da msica instrumental e o estudo profissional agrcola.

1570 - O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro, Ilhus, So Vicente, Esprito
Santo e So Paulo de Piratininga) e trs colgios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).

1689 - resolvida a "Questo dos Moos Pardos", surgida com a proibio, por parte dos jesutas, da
matrcula e da freqncia dos mestios. Como as escolas eram pblicas, para no perderem os subsdios que recebiam, so obrigados a readmitlos.

1722 - Os oficiais da Cmara queixam-se ao Rei, contra alguns religiosos, sobre a questo do ensino. 1759 - Duzentos e dez anos aps a chegada e de serem os nicos responsveis pela educao no
Brasil, deixam a colnia cerca de Quinhentos padres jesutas, expulsos pelo Marqus de Pombal, Ministro de D. Jos I, paralisando 17 colgios, 36 misses, seminrios menores e escolas elementares. O Alvar de 28 de julho determina a instituio de aulas de gramtica latina, aulas de grego e de retrica, alm de criar o cargo de "Diretor de Estudos". Medidas incuas para um sistema de ensino fragmentado.

- Objetivo:
Desde que chegaram ao Brasil os jesutas desenvolveram escolas e comearam a ensinar a ler e escrever para tornar os indivduos futuros missionrios, porem esta escola era destinado a poucos apenas aos ndios e os filhos deles, sempre no intuito de alfabetizar os ndios. Esta atitude era pra organizar uma sociedade, tratando-se de um ato cultural. Os filhos dos ndios iriam de tornar advogados ou padres, ocupando cargos pblicos no sentido de reproduzirem isto a sociedade. A sociedade portuguesa era muito rgida em relao a religio por isto vemos um colgio jesutico nas terras brasileiras, e este colgio preservava a cultura portuguesa. A vida cotidiana era cheia de guerras e lutas devido as terras, mais isto no abalava a educao na escola, e os jesutas faziam com que os ndios prestassem servios aos portugueses. Implantavam um formalismo pedaggico que correspondia aos comportamentos da sociedade. Havia pecadores de carne e pela escravido. O colgio desempenhava um papel para que os estudantes desempenhassem no futuro o papel de vigilantes da cultura, em funo da linguagem religiosa. O propsito da pedagogia era retirar os indivduos dos males e vcios, para que fugissem das mentiras e dos pecados. Para os jesutas os portugueses se comportam mal, com suas crueldades por este fator quer-se implantar esta cultura neles. Os jesutas gastam quase 2 sculos para enfim tornar um novo brasileiro. A sociedade de transforma culturalmente, e a centralizao do poder, o castigo, a inferioridade continuam como meios culturais, onde os colgios jesutas permanecem formando letrados. O discurso era de que eles tinham o objetivo de catequizar o novo mundo, e de servir aos interesses da colnia e da Igreja Catlica. Dentro desses espaos delimitados, o grande objetivo, mesmo a nvel educacional, era a converso dos gentios e a difuso da lngua e da cultura portuguesa.

Verdadeiros Objetivos..
De Acordo com a atual situao da Europa, sendo rondando pelo esprito crtico e pelos fatos recentes, ocorridos na Europa com a reforma protestante e Luterana. O Governo Portugus, juntamente com a igreja catlica encontrou na educao uma forma de submisso e dominao, que funcionava em interesses comuns aos dois, primeiramente Igreja Catlica que queria expandir seu domnio pelas Amricas, porque na Europa ela estava sendo ameaada pelas reformas protestante e luterana , o que ameaou grandemente a hegemonia da igreja catlica, e por outro lado, ao governo portugus que confiou e apoiou ao Companhia de Jesus devido a famosa superioridade de suas grandes escolas, afim de ter como principal interesse, explorar e defender suas colnias.

Consideraes Finais
Como vimos, os interesses religiosos e polticos da Companhia de Jesus, sem dvida, moveram a ao educativa desses padres, que encontraram no ensino, um meio eficaz de submisso e domnio. O sentido da educao, portanto, na dominao das almas, parece-nos bastante evidente, referindo-se a um sentido de educao basicamente elitista. Isso porque esse tipo de educao no visava formao do indivduo, mas privilegiava, mediante um contedo clssico, a ascenso social de um pequeno grupo dominante. Portanto, fundamental compreender que, As desigualdades econmicas e sociais se refletem no sistema educacional. Assim, ao lado de uma elite bem educada, formada em boas escolas, encontra-se uma populao analfabeta ou semi-analfabeta que no conseguiu ingressar no sistema escolar ou foi dele excluda precocemente. Entretanto, a grande perspectiva que devemos ter a de poder examinar criticamente o que h nas entrelinhas da histria da nossa educao, no sentido de entender que tipo de democracia ns podemos, eventualmente, construir como perspectiva futura.

You might also like