You are on page 1of 57

PROCESSO PENAL III Prova: procedimentos, priso, competncia, nulidade, recurso e sentena Professor: Rafael Boldt E-mail: rafaelboldt@hotmail.

com 1o BIMESTRE A finalidade do processo penal tutelar / efetivar direitos e garantir, por meio de limites do poder punitivo do Estado (juiz, promotor, etc.). Leitura do texto: O utilitarismo processual.

UNIDADE I SENTENA PENAL 1.1. CLASSIFICAO


A classificao varivel, depende do autor. Essa apresentada a majoritria: Atos Jurisdicionais Decises ou Sentena lato sensu Despachos de mero expediente

Sentenas Definitivas de Absolvio ou Condenao

Decises interlocutrias

Interlocutrias simples Mistas terminativas

Interlocutrias Mistas Mistas no terminativas

DECISES OU SENTENA LATO SENSU. Qual a diferena:

Sentenas definitivas de condenao ou absolvio: So chamadas sentenas stricto sensu. Decises interlocutrias: Podem ser simples (absolvio sumria art. 397 e art. 415) ou mistas. As mistas podem ser terminativas decises definitivas (impronncia) ou no terminativas decises com fora de definitivas (pronncia).

DESPACHOES DE MERO EXPEDIENTE. So atos ou provimentos sem contedo decisrio, se houver contedo decisrio ser mnimo. Serve para ordenar as etapas do procedimento. Questo: Qual a importncia da classificao? Est na escolha do recurso a ser interposto diante uma deciso. A) QUANTO AO TIPO DE DECISO DESPACHOS. Pronunciamentos jurisdicionais desprovidos de grande relevncia, que no tm cunho decisrio (gravame s partes) e, portanto, so irrecorrveis. Ele vai to somente impulsionar o processo. Embora haja a regra da irrecorribilidade, em caso de error in procedendo h a correio parcial, um instrumento utilizado para se insurgir contra o despacho quando o mesmo gerar inverso tumulturia (tumulto no processo), alguma desordem no processo. Questo: Assim, a correio um recurso? A doutrina majoritria entende que no recurso, tendo natureza apenas administrativa.

DECISES INTERLOCUTRIAS. Podem ser impugnadas, geralmente, pelo recurso em sentido estrito (RESE ou RSE). Podem ser divididas em:

Interlocutria simples: uma deciso que no acarreta a extino do processo (deciso). So as maiorias dentro do processo penal, devendo ser observadas de maneira residual. Exemplo. Decises acerca das prises como relaxamento ou revogao, bem como a deciso de desclassificao no Jri A rigor, essas decises so irrecorrveis, no ataca-se por RSE (conforme taxatividade do art. 581), mas sim por aes autnomas de impugnao, como HC, MS, etc.

Interlocutria mista: extingue o processo sem a resoluo de mrito ou extingue uma fase do procedimento. Elas se subdividem em mistas terminativas e mistas no-terminativas: o Mistas terminativas: extinguem o processo ou o procedimento. Exemplo. Impronuncia, desclassificao, absolvio sumria, para quem defende que interlocutria o Mistas no-terminativas: extinguem etapa do procedimento Exemplo. deciso de pronncia RECAPITULANDO: MP oferece a denuncia e o magistrado pode: rejeitar a inicial (395) ou receber a denuncia (399). Somente aps o recebimento abre espao para a resposta denuncia. Vale destacar que a defesa preliminar est antes do recebimento da denuncia, enquanto a defesa prvia (resposta denuncia) em momento posterior ao recebimento da denuncia. A rejeio da inicial uma deciso interlocutria, devendo ser atacada por RSE.

SENTENAS DEFINITICAS DE CONDENAO OU ABSOLVIO. Essas subdividem-se em:

Sentena condenatria Sentena absolutria: pode ser: o Absolutria imprpria: ocorre uma absolvio, mas com imposio de uma medida de segurana, ou seja, o juiz no acolhe pretenso punitiva, mas reconhece a prtica de uma infrao penal. Vale lembrar que h uma grande divergncia hoje em dia no que tange absolvio sumria (art. 397 do CPP) que s pode ser pedido antes da instruo e no no final da instruo, momento esse que deve ser solicitado o art. 386 do CPP a ver: Questo: Qual a classificao da deciso de absolvio sumria? So 3 correntes: 1 corrente (Pacheco): defende que seria uma sentena; 2 corrente (Avena): defende que seria uma deciso interlocutria mista, uma vez que ocorre incidentalmente no processo; 3 corrente (Pacelli e Jurisprudncia): defende que uma deciso sui generis., pois trata-se de uma sentena de absolvio antecipada. Essa divergncia gera confuso no momento de escolher qual o recurso que deve ser utilizado, mas a regra de que seja a apelao (fungibilidade recursal). o Absolutria prpria: ocorre a absolvio de maneira plena (art. 386 do CPP)

B) QUANTO AO RGO PROLATOR DA SENTENA As sentenas pode ser classificadas quanto ao rgo prolator da sentena, da seguinte forma: SENTELA SUBJETIVAMENTE SIMPLES. aquela proferida por uma pessoa singular ou Monocrtico Exemplo: juiz singular, deciso do relator, etc. SENTENA SUBJETIVAMENTE PLRIMAS. So proferidas por rgos colegiados e Homogneos Exemplo: cmara, turma, etc. SENTENA SUBJETIVAMENTE COMPLEXA. proferida por rgo colegiado e heterogneo Exemplo: jri, a saber a composio pelo conselho de sentena e o juiz, que elaborar a sentena. Para Nucci, a sentena pode ser conceituada como a deciso terminativa do processo e definitiva quanto ao mrito, abordando a questo relativa pretenso punitiva do Estado, para julgar procedente ou improcedente a imputao.

1.2 REQUISITOS FORMAIS DAS SENTENAS


O art. 381 e seguintes tratam desses requisitos. A ausncia de um dos mesmos ir gerar vcio, que pode gerar uma irregularidade at a inexistncia da sentena. Art. 381. A sentena conter: I - os nomes das partes ou, quando no possvel, as indicaes necessrias para identific-las; II - a exposio sucinta da acusao e da defesa; A) RELATRIO: Sua ausncia gera a nulidade da sentena. A exceo para essa regra a de que nos Juizados Especiais Criminais, onde o relatrio pode ser dispensado (art. 81 da Lei 9.099). III - a indicao dos motivos de fato e de direito em que se fundar a deciso; IV - a indicao dos artigos de lei aplicados; B) MOTIVAO OU FUNDAMENTAO: Um dos mais importantes requisitos formais da sentena. A prpria CR (art. 93, IX) exige que as decises judiciais sejam motivadas, e, por isso, sua ausncia enseja nulidade absoluta. A fundamentao muito resumida se torna praticamente ausncia, fato este que prejudica o contraditrio do acusado. A fundamentao, no caso se sentena condenatria, nunca poder ser genrica, resumida. Devem-se informar quais as provas que levaram o magistrado condenao do acusado. J no caso das sentenas absolutrias, pode-se fundamentar de forma genrica. Observao: A ausncia de fundamentao no Jri leva a uma dificuldade de recorrer, eis que os pares no conseguem observar o motivo que levou a deciso de condenao do ru. Observao: O juiz no est adstrito a apreciar todos os pedidos do ru para condenar ou absolver. Explicitao dos motivos de fato e de direito (anlise do conjunto probatrio, teses de defesa e acusao). Exposio da razo de decidir (ratio decidendi).

Motivao ad relationem: o juiz vai usar argumentao proveniente de terceiro. Isso licito, mas necessrio que haja um bom senso para que tudo seja copiado de outra pessoa. Ademais, ele deve citar o terceiro. Sentena vazia: sentena sem motivao.

Sentena citra petita: juiz no analisa todos os fatos narrados, fica quem do que foi exposto. Se no se manifestar obscuridade embargos de declarao. Sentena ultra petita: o juiz vai alm do pedido. Ex: denncia por roubo, mas a condenao foi pelos crimes de roubo e furto. Essa sentena ser nula para a parte que extrapolar os fatos narrados, isso ocorre porque no foi oportunizado ao ru o direito de ele se defender quanto ao crime de furto (vedao do principio da correlao). Sentena extra petita: o juiz julga fora do pedido que foi feito, ento ela ser totalmente invlida.

V - o dispositivo; C) DISPOSITIVO OU CONCLUSO: a parte da sentena em que o juiz faz a dosimetria da pena, decide o regime de cumprimento de pena, se haver substituio por pena alternativa ou aplicao do sursis. Se a sentena for condenatria, o juiz deve esclarecer quais artigos, tipos penais que a pessoa est sendo julgada. Se a sentena for absolutria, deve-se atentar para as hipteses do art. 386. SENTENA SUICIDA. aquela em que a concluso contradiz a fundamentao. Est sujeita a nulidade. Exemplo. Juiz fundamenta no sentido de absolver, mas condena o ru. VI - a data e a assinatura do juiz. D) AUTENTICAO: A autenticao a data e assinatura do juiz. Vide art. 381, VI. Existem duas posies quanto conseqncia de uma sentena sem assinatura: 1 corrente: a primeira vai dizer que seria mera irregularidade, desde que seja possvel para o juiz opor a sua assinatura posteriormente; Se no puder recolher a assinatura do juiz (morte), a sentena tornar-se- inexistente. 2 corrente: enquanto a outra defende que ser inexistente a sentena.

1.3 SENTENA PENAL ABSOLUTRIA (ART. 386)


No se trata de absolvio sumria, mas sim de uma sentena penal de absolvio do ru. Art. 386. O juiz absolver o ru, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconhea: I - estar provada a inexistncia do fato; Quando o fato no tiver existido. Neste caso h o afastamento da possibilidade de reparao por danos na esfera cvel. II - no haver prova da existncia do fato; diferente do primeiro, porque aqui a acusao no conseguiu provar a existncia do fato, enquanto que naquele o fato comprovadamente no ocorreu. possvel se comprovar a existncia no juzo cvel e receber indenizao pelas perdas e danos. III - no constituir o fato infrao penal; O fato no considerado crime para a legislao penal. Passvel de indenizao na esfera cvel, podendo o caso ser ilcito cvel. IV estar provado que o ru no concorreu para a infrao penal; A acusao no provou que o ru participou da conduta. Nesse caso, no possvel receber indenizao civil. V no existir prova de ter o ru concorrido para a infrao penal;

No afasta a indenizao cvel, uma vez que se pode conseguir provas depois que comprovem a conduta no juzo cvel. VI existirem circunstncias que excluam o crime ou isentem o ru de pena (arts. 20, 21, 22, 23, 26 e 1 o do art. 28, todos do Cdigo Penal), ou mesmo se houver fundada dvida sobre sua existncia; Exemplo: excludentes de ilicitude, como estado de necessidade, legtima defesa, etc. Em regra, afasta-se a possibilidade de indenizao civil, contudo, no prejudica direito de 3 o inocente, de boa-f, ou seja, quando um ato praticado prejudicar uma outra pessoa inocente, ela ter direito a reparao. Exemplo: Em uma tentativa de roubo, eu utilizo a legitima defesa e ao atirar no agressor, eu atinjo uma terceira pessoa que estava de boa-f, ento essa pessoa pode me demandar em juzo pelos danos por mim causados. Mas eu poderia ajuizar ao regressiva em face da pessoa que tentou me assaltar, pois eu s causei o dano em razo da conduta desta outra pessoa. VII no existir prova suficiente para a condenao. Trata-se da aplicao do princpio do in dubio pro reo. possvel a reparao de danos no juzo cvel.

1.3.1 EFEITOS DA SENTENA PENAL ABSOLUTRIA


Art. 386, Pargrafo nico. Na sentena absolutria, o juiz: I - mandar, se for o caso, pr o ru em liberdade; II ordenar a cessao das medidas cautelares e provisoriamente aplicadas; III - aplicar medida de segurana, se cabvel. O efeito principal da absolvio o juiz por o ru em liberdade, alm dos efeitos demais como a cessao da cautelares e aplicao da medida de segurana, se cabvel.

1.4 SENTENA PENAL CONDENATRIA (art. 387)


Art. 387. O juiz, ao proferir sentena condenatria: Na sentena penal condenatria, o juiz dever: I - mencionar as circunstncias agravantes ou atenuantes definidas no Cdigo Penal, e cuja existncia reconhecer; II - mencionar as outras circunstncias apuradas e tudo o mais que deva ser levado em conta na aplicao da pena, de acordo com o disposto nos arts. 59 e 60 do Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal; III - aplicar as penas de acordo com essas concluses; a fixao da pena. IV - fixar valor mnimo para reparao dos danos causados pela infrao, considerando os prejuzos sofridos pelo ofendido; No inciso IV, dever observar os casos de ao de execuo ex delicto (art. 63, CP). O juiz, na sentena, deve fixar um valor mnimo para ser utilizado como base numa execuo cvel . Tal valor poder ser discutido na esfera. Ateno: Na queixa-crime (advogado) ou denuncia (MP) devem pedir na inicial que seja declarado o valor mnimo conforme orientao do art. 387, IV do CPP. Observao: Existe entendimento do TJSP que o magistrado no deve aplicar o art. 387, IV do CPP para os valores indenizatrios de danos morais, decorrentes de injria, calnia, etc.

V - atender, quanto aplicao provisria de interdies de direitos e medidas de segurana, ao disposto no Ttulo Xl deste Livro; VI - determinar se a sentena dever ser publicada na ntegra ou em resumo e designar o jornal em que ser feita a publicao (art. 73, 1o, do Cdigo Penal). Pargrafo nico. O juiz decidir, fundamentadamente, sobre a manuteno ou, se for o caso, imposio de priso preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuzo do conhecimento da apelao que vier a ser interposta. O nico do art. 387 diz que a fuga do ru no torna deserta a apelao que poderia ser interposta pelo mesmo, coisa que ocorria anteriormente. O juiz pode manter ou decretar a priso preventiva caso os motivos para isso restem comprovados e fundamentados. Ateno: A priso aqui no ser definitiva, mas sim cautelar durante o trnsito em julgado. Questo: constitucional a execuo provisria da pena? Em regra inconstitucional, todavia h quem defende a constitucionalidade em prol do regime de progresso entre outros.

1.4.1 EFEITOS DA SENTENA PENAL CONDENATRIA


A) EFEITOS PENAIS PRINCIPAIS OU PRIMRIOS:

A imposio de pena privativa de liberdade; restritiva de direito ou multa: o Penas no privativas de liberdade: trata-se da pena restritiva de direitos ou multa. Imposta a pena, enquanto no houver trnsito em julgado da sentena penal condenatria, fica suspensa a aplicao da mesma. Pena privativa de liberdade (art. 393, I): se o juiz condena, segundo tal artigo, um efeito da sentena recorrvel (que ainda no transitou em julgado) ser o de que ele deveria ser mantido preso. No entanto, no deve ser aplicado tal artigo em razo do que diz o principio da presuno de inocncia. (REVOGADO). Resta aqui, a manuteno da pena preventiva ou execuo provisria da pena, casos j vistos anteriormente

Incluso do nome do ru no rol dos culpados (art. 393, II) : segue a mesma lgica acima, este no pode ser um efeito da sentena recorrvel, ento ele deve ser mitigado pelo principio da presuno de inocncia e tal efeito somente deveria ocorrer aps o transito em julgado. (REVOGADO).

B) EFEITOS PENAIS SECUNDRIOS: So aqueles que, produzidos em um determinado processo, refletem em relao jurdica distinta. Ou seja, quando uma sentena proferida gera efeitos em uma outra relao jurdica. So chamados de efeitos penais reflexos, vez que reproduzem direitos em relao jurdica distinta, ainda dentro da penal. Exemplo: uma reincidncia gerar a agravante em outro processo, uma condenao de um processo B levar o cancelamento da progresso de regime do processo A, etc. C) EFEITOS EXTRA PENAIS GENRICOS (art. 91, CP, c/c art. 63 e 387, IV, do CPP): Art. 91 - So efeitos da condenao: So efeitos automticos vez que recaem sobre todos os crime. I - tornar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime;

Obrigao de reparar o dano (art. 91, I, CP + 387, IV): a sentena penal condenatria vincula o juzo cvel, ento se a pessoa condenada na esfera penal, a vtima poder pleitear indenizao cvel. II - a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito; Perda em favor da Unio dos instrumentos do crime (art. 91, II, a, CP): os instrumentos so utilizados para praticar o crime. Somente vai ser confiscada pela Unio quando o porte, a fabricao do instrumento for ilcita. Quando no for, ele dever ser restitudo ao acusado. Exemplo: uma impressora prpria utilizada para a fabricao de documentos. Ela ser restituda ao criminoso. Exemplo: um carro roubado foi utilizado no assassinato de um terceiro. O veculo no vai ser confiscado pela Unio, mas sim restitudo ao verdadeiro proprietrio. Questo: E se for uma arma de fogo devidamente registrada? Essa arma poder ou no ser confiscada, a ver a 1 corrente do Capez que orienta que o art. 25 do Estatuto do Desarmamento dever prevalecer sobre o art. 91, II CP. Todavia, uma 2 corrente entender que apenas dever ser confiscada a arma que ilegal, devendo ser restitudas as demais legalizadas. II - a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso. Perda dos bens adquiridos com produto do crime (art. 91, II, b, CP): o bem aquele produto adquirido com a prtica criminosa. Tambm ser confiscado pela Unio, ressalvado o direito de terceiro. D) EFEITOS EXTRA PENAIS ESPECFICOS (art. 92, CP): Art. 92 - So tambm efeitos da condenao: I - a perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo: a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica; b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos. II - a incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado; III - a inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso. Pargrafo nico - Os efeitos de que trata este artigo no so automticos, devendo ser motivadamente declarados na sentena. S ocorrem em crimes especficos.

1.8 SENTENA PENAL


Inicialmente vale dizer a independncia do juiz para julgar (art. 385): Art. 385. Nos crimes de ao pblica, o juiz poder proferir sentena condenatria, ainda que o Ministrio Pblico tenha opinado pela absolvio, bem como reconhecer agravantes, embora nenhuma tenha sido alegada. A) POSSIBILIDADE DE O JUIZ PROFERIR SENTENA CONDENATRIO, MESMO COM PEDIDO DE ABSOLVIO: A primeira parte da norma dispe que, mesmo que o MP pea a absolvio, o juiz tem a independncia de, no momento do seus julgamento, entender pela condenao do acusado. H uma critica de uma parte minoritria da doutrina de que, se o MP, que o autor da ao penal, entende que no caso de condenao, o juiz deveria acatar isso. Observao: o art. 385 no ser aplicado em caso de ao penal privada. B) RECONHECIMENTO DAS AGRAVANTES DE OFCIO PELO JUIZ: No que tange s agravantes

genricas previstas na parte geral do CP, possvel que o juiz as reconhea de oficio, sem que tenha havido a narrao e o pedido de aplicao das mesmas pelo MP. No Brasil, segundo Nucci, vige a tese da pena mnima, ou postula-se pela condenao ou pela absolvio, de modo que no necessrio que as partes peam um quantum especfico de pena. Sendo assim, no precisa se classificar as circunstncias agravantes e o juiz pode reconheclas de ofcio. Essa tese se aplica s aes penais pblicas, quanto ao penal privada existe divergncia: 1a corrente: no caso de ao penal privada, ela no aplicvel, ento se entende que o querelante precisa pedir a condenao pelas agravantes. 2a corrente: defende de que a tese da pena mnima tambm aplicada nas aes penais privadas, ou seja, o juiz poderia aplicar as agravantes de ofcio, quando da dosimetria da pena.

1.8.1 SISTEMA TRIFSICO (ART. 68, CP)


Art. 68 - A pena-base ser fixada atendendo-se ao critrio do art. 59 deste Cdigo ( 1 fase); em seguida sero consideradas as circunstncias atenuantes e agravantes ( 2 fase); por ltimo, as causas de diminuio e de aumento (3 fase). Importante, pois, se o juiz no verificar cada uma das etapas, a sentena ser nula.

1 FASE: FIXAO DA PENA BASE (art. 59)


Art. 59 - O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime: I - as penas aplicveis dentre as cominadas; II - a quantidade de pena aplicvel, dentro dos limites previstos; III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade; IV - a substituio da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espcie de pena, se cabvel. Faz-se a anlise das circunstncias judiciais, essa anlise deve ser individualizada, uma a uma. Nessa 1a fase, no se pode extrapolar o mximo e nem fixar um valor abaixo do mnimo. Parte da doutrina entende que, caso hajam circunstancias que prejudiquem, deve-se colocar uma pena com um valor acima da mdia, uma vez que ainda viro mais duas fases. Em Caso uma circunstncia no possa ser analisada, o juiz deve mencionar isso. Ex.: Ante a falta de informaes nos autos, deixo de analisar a circunstncia X. Ateno: No possvel usar como agravante o fato de a pessoa j ter cometido crime anteriormente, pois a reincidncia agravante, ento, ocorreria bis in idem, ou seja, a utilizao de um mesmo fato para elevao da pena duas vezes. Ordem do bis in idem: 1 qualificadora e privilgios; 2 causas de diminuio e aumento; 3 agravantes e atenuantes; 4 circunstancias judiciais. Ateno: Se o crime for qualificado ou privilegiado, isso ser sopesado na 1 fase. Questo: E quando incide um concurso de qualificadoras? So duas formas de aplicao: 1 forma: uma qualificadora usada para alterar a pena base e a segunda usada nas circunstncias judiciais. 2 forma (Boldt): usa-se uma qualificadora para alterar o mnimo e mximo na pena-base, e a outra qualificadora deve ser analisada nas agravantes (2 fase), lembrando que o rol das agravantes taxativo. Ateno: Vale lembrar que o rol de agravantes taxativo, logo se no se enquadrar nas agravantes, aplica-se como circunstncias judiciais na formao da pena base

2a FASE: AGRAVANTES E ATENUANTES (arts. 61, 62, 65 e 66) 8

Circunstncias agravantes Art. 61 - So circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime: I - a reincidncia; II - ter o agente cometido o crime: a) por motivo ftil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) traio, de emboscada, ou mediante dissimulao, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossvel a defesa do ofendido; d) com emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum; e) contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge; f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade, ou com violncia contra a mulher na forma da lei especfica; g) com abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso; h) contra criana, maior de 60 (sessenta) anos, enfermo ou mulher grvida; i) quando o ofendido estava sob a imediata proteo da autoridade; j) em ocasio de incndio, naufrgio, inundao ou qualquer calamidade pblica, ou de desgraa particular do ofendido; l) em estado de embriaguez preordenada. Agravantes no caso de concurso de pessoas Art. 62 - A pena ser ainda agravada em relao ao agente que: I - promove, ou organiza a cooperao no crime ou dirige a atividade dos demais agentes; II - coage ou induz outrem execuo material do crime; III - instiga ou determina a cometer o crime algum sujeito sua autoridade ou no-punvel em virtude de condio ou qualidade pessoal; IV - executa o crime, ou nele participa, mediante paga ou promessa de recompensa. Circunstncias atenuantes Art. 65 - So circunstncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentena; II - o desconhecimento da lei; III - ter o agente: a) cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral; b) procurado, por sua espontnea vontade e com eficincia, logo aps o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqncias, ou ter, antes do julgamento, reparado o dano; c) cometido o crime sob coao a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima; d) confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime; e) cometido o crime sob a influncia de multido em tumulto, se no o provocou. Aps fixada a pena base de acordo com as circunstancias judiciais, vem para 2 fase e vai-se analisar primeiro as agravantes e depois as atenuantes, incidindo sobre a pena-base. No h valor previsto em lei, ento um dos entendimentos doutrinrios de que na hora de agravar ou atenuar, no se deve ultrapassar o valor de 1/6 (um sexto) da pena-base. Convm destacar que ao analisar as agravantes e atenuantes e fixar o valor sob a pena base, no se pode ficar alm nem aqum da pena em abstrato, conforme orientao do STJ: Smula 231 do STJ. A incidncia da circunstncia atenuante no pode conduzir reduo da pena abaixo do mnimo legal. Todavia, o Greco entende que na 2 fase a pena poder ficar menor ou maior que a pena mnima ou mxima do tipo penal. ATENUANTE INONIMADA (ART. 66). uma atenuante que tem uma relevncia para o caso concreto, mostrando que aquela conduta criminosa foi devido a uma influencia sofrida anteriormente, uma possibilidade de reduzir a pena do individuo.

Art. 66 - A pena poder ser ainda atenuada em razo de circunstncia relevante, anterior ou posterior ao crime, embora no prevista expressamente em lei. Concurso de circunstncias agravantes e atenuantes Art. 67 - No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidncia. No caso de concurso de agravantes e atenuantes atenua-se ou agrava-se uma nica vez (no juros sobre juros). Deve-se verificar qual fator ir preponderar. No se pode agravar e atenuar, somente pode agravar ou atenuar uma s vez. Ex: tem uma agravante e uma atenuante, a analisa a preponderncia para ver qual das duas vai se utilizar, mas se tem trs agravantes e duas atenuantes, no precisa nem preponderar, claro que vai agravar, usando as trs agravantes. Pode usar mais de uma agravante ou mais de uma atenuante. O que no pode usar agravante e atenuante juntas. O mais importante aqui fundamentao para chegar no montante. Ateno: O STF entende como preponderante a menoridade relativa (entre 18 e 21 anos), indo de encontro ao que orienta o art. 67 do CP. Entendimentos importantes: Sumula 444 do STJ. vedada a utilizao de inquritos policiais e aes penais em curso para agravar a penabase. Essa smula vai de encontro ao estudado. Sumula 241 do STJ. A reincidncia penal no pode ser considerada como circunstncia agravante e, simultaneamente, como circunstncia judicial. Essa smula vai de encontro ao estudado. Smula 231 do STJ. A incidncia da circunstncia atenuante no pode conduzir reduo da pena abaixo do mnimo legal. J falado. Smula 442 do STJ. inadmissvel aplicar, no furto qualificado, pelo concurso de agentes, a majorante do roubo. Smula 443 do STJ. O aumento na terceira fase de aplicao da pena no crime de roubo circunstanciado exige fundamentao concreta, no sendo suficiente para a sua exasperao a mera indicao do nmero de majorantes. Todas as majorantes devem ser fundamentadas.

3a FASE: CAUSAS DE AUMENTO E DE DIMINUIO


Esto na Parte Geral e Parte Especial. Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Pena de tentativa Pargrafo nico - Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. Desistncia voluntria e arrependimento eficaz Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza,

10

s responde pelos atos j praticados. Arrependimento posterior Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Elas esto previstas tanto na parte geral quanto na parte especial. Primeiro aumenta e depois diminui, mesmo que o art. 68 preveja o contrrio, a prtica jurisprudencial e doutrinria aplica dessa forma. As penas devem ser aplicadas em efeito cascata, como se fossem juros sobre juros. Questo: E em caso de concurso de causas de aumentos e diminuio? Segue a seguinte regra:

Todas as que esto previstas na parte geral devero ser aplicadas. No entanto, para a parte especial, o art. 68, nico diz que, havendo concurso de causas de aumento e de causas de diminuio, o juiz pode se limitar a um s aumento, ou uma s diminuio, devendo prevalecer a causa que mais aumente ou mais diminua, aquela causa que imponha valor maior.

Assim, nessa fase, pode-se ultrapassar a pena mxima, ou ficar aqum da pena mnima. Observao: no caso da causa de diminuio tentativa (art. 14, II), quanto mais se aproximar da consumao do crime, menos a pena vai ser reduzida. Questo: No caso de tentativa, como escolher o redutor de 1/3 a 2/3? Pelos atos decorrentes, em que numa tentativa de homicdio a pessoa no sofreu nenhum arranho, pugna-se pela maior reduo, diferente de uma tentativa que lesionou a pessoa, que pugna-se pela menor reduo. Questo: E em caso de crime qualificado e privilegiado? A qualificadora vem na pena base e o privilgio trata-se de uma causa de diminuio, a qual incidir na 3 fase. Questo: Para reincidncia vale as contravenes? Bem: 1 para contraveno: a contraveno anterior vale como reincidncia; 2 para contraveno: o crime anterior vale como reincidncia; Art. 7 da LCP (Dec-Lei n 3.688/41) Verifica-se a reincidncia quando o agente pratica uma contraveno depois de passar em julgado a sentena que o tenha condenado, no Brasil ou no estrangeiro, por qualquer crime, ou, no Brasil, por motivo de contraveno. 3 para crime: o crime anterior vale como reincidncia; 4 para crime: a contraveno anterior NO vale como reincidncia. Art. 63 do CP. Verifica-se a reincidncia quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no Pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. Cuidado com bis in idem! Segue a seqncia: 1 qualificadora, 2 causa de aumento, 3 agravante e 4 circunstncias judiciais

RESULTADO
Ser a fixao da pena final aplicada para aquele individuo. Depois fixa o regime inicial e possibilidade de substituio da pena. FIXAO DE REGIMES (art. 33, 2, do CP) 1) Deteno: - s inicia-se em regime semi-aberto e aberto; - nunca inicia-se em regime fechado; - + 4 anos (reincidente ou no): s inicia em semi-aberto;

11

- qualquer pena (reincidente): s inicia em semi-aberto; - at 4 anos (no reincidente): semi-aberto ou aberto (ver art. 59 do CP) 2) Recluso: - + 8 anos: regime fechado; - + 4 anos (reincidente): regime fechado; - + 4 anos (no reincidente): regime semi-aberto ou fechado; - at 4 anos (reincidente): regime semi-aberto ou fechado; - at 4 anos (no reincidente): regime fechado, semi-aberto ou aberto. FATORES MODIFICADORES DA PENHA AUMENTAM A PENA Qualificadora; Causa de aumento; Agravantes so fatores que menos alteram as penas DIMINUEM A PENA Privilgios; Causa de diminuio fatores intermedirios, geralmente em fraes, ou mltiplos; Atenuantes

1.9. EXERCCIOS DOSIMETRIA DA PENA


1.91. Imagine todas as circunstncias judiciais sejam favorveis a ADRIANO BOAMORTE e que este, empunhando uma arma de fogo, v ao encontro de JOS ANTONIO e, dolosamente, comece a atirar em sua direo com o desejo de mat-lo. Logo aps os dois disparos iniciais que no atingem a vtima, ressalta-se ADRIANO BOAMORTE impedido de prosseguir na execuo em razo de interveno de JULIANO SALVADOR, que o agarra e o joga no cho. Neste caso: a) indique qual o crime praticado por ADRIANO BOAMORTE. R.: ADRIANO BOAMORTE praticou uma tentativa de homicdio contra JOS ANTONIO, previsto no art. 121, caput, na forma do art. 14, II, do CP. b) faa a dosimetria da pena, supondo que inexistem atenuantes a serem consideradas na situao hipottica e que ADRIANO BOAMORTE seja reincidente. Considerando a tipificao supra descrita temos que o crime de homicdio simples tem como limites de pena 6 a 20 anos de recluso. b.1) pena base Para formao da pena base, partirei da faixa inicial supra destacada em que trabalharei conforme as circunstncias judiciais que, aps uma anlise dos autos, encontram-se todas favorveis ao ru, logo fixo a pena base em 6 anos. b.2) atenuantes e agravantes Formada a pena base, passo a averiguar a incidncia de atenuantes e agravantes. Pelas provas colhidas, no vislumbro nenhuma atenuante a ser aplicada ao presente caso, apenas a incidncia da agravante de reincidncia, a qual majoro a pena em 1/6 avos, cumulando a pena em 7 anos de recluso , em funo de acreditar que a reincidncia no pode ser tolerada. b.3) causas de aumento e diminuio Aps a anlise das agravantes e atenuantes, esse juzo deve observar a incidncia de causas de aumento e diminuio decorrentes da conduta do ru. Logo, pela no consumao do crime em funo de interveno de JULIANO SALVADOR, o que denota-se que o crime fora tentado, devendo incidir a causa de diminuio prevista no art. 14, II, nico, do CP, que orienta numa diminuio de 2/3 sobre a pena, em funo de como os disparos no terem atingido a vtima. Por esse prisma, a pena cumulada passa a ser de 2 anos e 4 meses de recluso.

12

b.4) existncia de concurso de crimes No houve concurso de crimes, logo permanece a pena. b.5) definio do regime de pena Em razo do crime praticado por ADRIANO BOAMORTE ter pena de 2 anos e 4 meses, com regime do tipo penal de recluso e com a condio de reincidncia, fixo o regime SEMI-ABERTO, em atendimento smula 269 do STJ, que admissvel a adoo do regime prisional semi-aberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos se favorveis as circunstncias judiciais. Assim, pelas circunstncias serem favorveis e ainda pela reincidncia, no podemos colocar o ru em condio pior, mas sim num regime mais compatvel as suas circunstncia, logo deve ser aplicado o regime semi-aberto, conforme o art. 33 2 alnea b, ao ru, a ser cumprido nas regras do art. 33 1 alnea b na forma do art. 35, todos do CP. b.6) possibilidade de aplicar a substituio da pena Com base no art. 44, I, do CP, no aplico a substituio de pena por pena restritiva de direito , devido a reincidncia do ru em crime doloso e ter acontecido a violncia ou grave ameaa a pessoa, apenas de sua pena ser inferior a 4 anos, condies cumulativas e essenciais para concesso da substituio. b.7) aplicao do sursis No presente caso incabvel o SURSIS, eis que a pena superior a 2 anos, condio base de aplicao do suspenso da pena, conforme orienta o art. 77, caput, do CP. Por fim, condeno o ADRIANO BOAMORTE pelo crime de homicdio tentado, art. 121, caput, na forma do art. 14, II, ambos do CP, a pena privativa de liberdade de 2 anos e 4 ms de recluso, a ser cumprido inicialmente em regime semi-aberto. 1.9.2.) JOAO DA SILVA, nascido em 15/11/1988, natural de Vitria ES, pedreiro, no dia 23/03/2009, aproximadamente s 19h, invadiu uma casa localizada na Praia do Canto, municpio de Vitria ES, e subtraiu os seguintes objetos; dois aparelhos de DVD, uma TV LCD, jias, cinco pares de tnis, trs celulares e algumas camisas, das quais uma extremamente valiosa: a camisa usada por Scrates em sua despedida do Corinthians. Ressalta-se que JOAO DA SILVA utilizou um tnel para entrar na residncia e fugir com os objetos subtrados. No obstante a consumao do delito em apreo e a posterior priso de JOAO DA SILVA, este confessou a autoria e se disse arrependido, pois, at ento, nunca havia se envolvido com atividades ilcitas, o que restou comprovado posteriormente. Durante o processo, verificou-se que JOAO DA SILVA uma pessoa tranqila, muito querida em seu trabalho e em seu bairro. Cumpre salientar ainda que, segundo depoimentos de vrias testemunhas, JOAO DA SILVA s praticou o crime em tela para obter dinheiro que seria empregado na compra de medicamentos para sua me, uma senhora de 78 anos, diabtica e atualmente internada. a) indique qual o crime praticado por JOAO DA SILVA. R.: JOAO DA SILVA praticou um furto qualificado previsto no art. 155, 4, I, do CP. b) faa a dosimetria da pena, supondo que inexistem atenuantes a serem consideradas na situao hipottica e que JOAO DA SILVA seja reincidente. Considerando a tipificao supra descrita temos que o crime de homicdio simples tem como limites de pena 2 a 8 anos de recluso. b.1) pena base Para formao da Pena Base, parto da faixa inicial supra destacada em que trabalharei conforme as circunstncias judiciais que, aps uma anlise dos autos, encontram-se todas favorveis ao ru, entretanto o valor do montante furtado foi considervel, o que fixo a pena base em 3 anos. b.2) atenuantes e agravantes

13

Formada a pena base, passo a averiguar a incidncia de atenuantes e agravantes. Pelas provas colhidas, vislumbro as seguintes atenuantes: o agente ser menor de 21 anos na poca do crime (art. 65, I), confisso de autoria antes do julgamento (art. 65, III, d), cometido o crime por motivo de relevante valor moral que a converso do proveito do crime para emprego na sade de sua me, idosa, diabtica e internada no SUS (art. 65, III, a); assim atenuo a penas pelo teto de 1/6 avos, resultando em uma pena cumulada em 2 anos e 6 meses de recluso. Lembre que no pode incidir as atenuantes e agravantes a menor ou maior que a faixa da pena. b.3) causas de aumento e diminuio Aps a anlise das agravantes e atenuantes, esse juzo deve observar a incidncia de causas de aumento e diminuio decorrentes da conduta do ru. Assim, observando que apesar de o furto ter sido praticado aps as 19h, perodo esse no pode ser considerado repouso noturno, pois naquela regio esse perodo no pode assim ser entendido, em funo de que as pessoas tem costume de retornar aps esse horrios para seus lares, logo, mantenho a pena em 2 anos e 6 meses de recluso. O professor entende que o repouso noturno dever ser observado a regionalidade, convm destacar ainda que o 1 para aplicar ao caput b.4) existncia de concurso de crimes No houve concurso de crimes, logo permanece a pena. b.5) definio do regime da pena Em razo do crime praticado por JOAO DA SILVA ter pena cumulada aqui de 2 anos e 6 meses e sua condio de ru primrio (sem reincidncia), fixo o regime ABERTO, conforme o art. 33 2 alnea c, ao ru, a ser cumprido nas regras do art. 33 1 alnea c na forma do art. 36, todos do CP. b.6) possibilidade de aplicao da substituio da pena Com base no art. 44, I, do CP, aplico a substituio de pena por pena restritiva de direito, devido a condio primria do ru em crime doloso e de sua pena ser inferior a 4 anos, condies cumulativas e essenciais para concesso da substituio. Assim, considerando que a pena base de 3 anos e que equivale-se a 1095 dias, o que equivale a 1095 horas de PSC, logo substituo a pena privativa de liberdade em pena restritiva de direito de prestao de servio comunitrio de 1095 horas, podendo ser cumprido em at 2 horas dirias em entidade pblica ou assistenciais a ser definida pelo juzo de execuo. b.7) aplicao do sursis Diante a substituio de pena acima determinada, fica prejudicado o cabimento do SURSIS. Por fim, condeno o JOAO DA SILVA pelo crime de furto qualificado, art. 155, 4, I, atenuado pelo art. 65, I, III, a e d, condenando a uma pena cumulada em 2 anos e 6 meses, a ser cumprido por prestao de servio comunitrio no montante de 1095 horas, podendo ser cumprido at 2 horas dirias, em entidade a ser estabelecida pelo juzo executante. 1.9.3. FIRMINO RODRIGUES, nascido em 18/05/1980, natural de Vila Velha ES, mecnico, no dia 04/02/2009, aproximadamente s 18h, em um sinal de trnsito na Avenida Champagnat, municpio de Vila Velha ES, abordou RAMON FERNANDES, nascido em 13/08/1945, comerciante, no momento em que este encontrava-se em seu veculo Kombi, utilizado pela vtima em seu trabalho, ou seja, no transporte de frutas e verduras. Ao se aproximar de RAMON FERNANDES, FIRMINO RODRIGUES, empunhando arma de fogo, ordenou que a vtima ficasse quieta e lhe entregasse o carro. Nervoso, FIRMINO passou a desferir vrios socos na vtima para que ela sasse logo do carro. Embora a vtima tenha colaborado durante toda a ao criminosa, FIRMINO continuou a agredi-la, causando-lhe leses corporais leves, conforme laudo da fl. 32. Aps a priso de FIRMINO no municpio de Colatina ES, constatou-se que o veculo fora subtrado para ser transportado at a Bahia, onde seria vendido na cidade de Ilhus BA, visando aquisio de dinheiro para o pagamento de dvidas relativas a drogas. No decorrer da instruo, verificou-se que FIRMINO trata-se de criminoso contumaz, com inmeros inquritos instaurados e

14

condenaes com trnsito em julgado por crimes de homicdio, roubo e extorso. Ressalta-se que a ltima condenao de FIRMINO transitou em julgado h dois anos, aps ter sido julgado e condenado pelo crime previsto no art. 157 do CP. FIRMINO tambm conhecido em seu bairro por ser uma pessoa extremamente violenta, avesso ao trabalho e famlia, inclusive, abandonado a esposa e os trs filhos h cerca de trs anos em razo do envolvimento com substncias ilcitas. a) tipifique a conduta de FIRMINO RODRIGUES? R.: Inicialmente vale destacar que a leso corporal praticada contra a vtima fora leve, condio essa que absorvida pelo crime supra tipificado pela condio violncia a pessoa. Ainda importa aclarar esse juzo que apesar de o crime ter sido praticado contra idoso (64 anos na poca do crime), no aplico as penas previstas pelo estatuto do idoso, eis que a finalidade do ru no foi especificamente contra um idoso, mas poderia ser contra qualquer um da sociedade. Assim, buscando uma coerncia na aplicao de pena ao ru, considerarei a essa circunstncia em agravante, na segunda etapa da formao da pena. Logo, FIRMINO RODRIGUES praticou um furto qualificado previsto no art. 157, 2, I, do CP. O cara foi pego em Colatina ES, logo no se aplica a qualificadora pela inteno do agente. b) faa a dosimetria da pena e indique o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade e a possibilidade de substituio da pena. Considerando a tipificao supra descrita temos que o crime de homicdio simples tem como limites de pena 4 a 10 anos de recluso. b.1) pena base Favorveis Culpabilidade Antecedentes Conduta Social Personalidade Motivo Circunstncias Conseqncias Comportamento da Vtima Contrrios X X X X X X X X

Analisando as circunstncias judiciais, de se observar pelas provas elencadas no processo que: a) ficou demonstrada a culpabilidade exclusiva do autor; b) o ru possui como antecedentes os vrios inquritos ainda abertos bem com as condenaes transitado em julgado pelos crimes de homicdio e extorso; c) a conduta social do ru no boa pelas observaes do convvio social, sendo avesso ao trabalho e a famlia; d) a personalidade do ru no o ajuda eis a sua condio de extremamente violenta conforme depoimentos colhidos em seu bairro, bem como pelo abandono de sua famlia; e) os motivos para o crime foram repugnantes considerando o resultado do crime para pagamento de dvidas de drogas; f) as circunstncias do crime foram ruins em surpreender um trabalhador no fim de seu turno; g) as conseqncias do crime fora prejudiciais ao ru em decorrncia de o trabalhador perder o seu meio de conduo e transporte para o seu comrcio; e h) o comportamento da vtima no incentivou a prtica do crime, muito pelo contrrio, mostrou-se uma postura da vtima sempre de ateno para evitar um resultado mais gravoso. Por tudo isso exposto, fixo a pena base em 8 anos. b.2) atenuantes e agravantes Formada a pena base, passo a averiguar a incidncia de atenuantes e agravantes. Pelas provas colhidas, no vislumbro nenhuma atenuante a ser aplicada ao presente caso, apenas a incidncia das agravantes: i) a reincidncia pela prtica da condenao transitada em julgado h dois anos pelo mesmo dispositivo aqui processado (art. 61, I, do CP); e ii) a vtima ter mais de 60 anos no momento do crime (art.61, II, h, do CP); condies essas que majoro a pena em 1/6 meses, que resultaria em pena de 10 anos e 6 meses, mas como esse juzo no pode ultrapassar os limites, a pena fica em 10 anos de recluso.

15

b.3) causas de aumento e diminuio Aps a anlise das agravantes e atenuantes, esse juzo deve observar a incidncia de causas de aumento e diminuio decorrentes da conduta do ru. Assim, debruando sobre os autos esse juzo observa claramente a incidncias das causas de aumento: i) a aplicao de arma de fogo para praticar o crime ( 2, I, do art. 157 do CP), causa essa que aumento a pena em 1/3 avos. Por esse prisma, a pena cumulada passa a ser de 13 anos e 4 meses de recluso. b.4) existncia do concurso de crimes No houve concurso de crimes, logo permanece a pena. b.5) definio do regime da pena Em razo do crime praticado por FIRMINO RODRIGUES ter pena de 12 anos e 6 meses, com regime do tipo penal de recluso e com a condio de reincidncia, fixo o regime FECHADO, conforme o art. 33 2 alnea a, ao ru, a ser cumprido nas regras do art. 33 1 alnea a na forma do art. 34, todos do CP. b.6) possibilidade de aplicar a substituio da pena Com base no art. 44, I, do CP, no aplico a substituio de pena por pena restritiva de direito , devido a reincidncia do ru em crime doloso e de sua pena ser superior a 4 anos, condies cumulativas e essenciais para concesso da substituio. b.7) aplicao do sursis No presente caso incabvel o SURSIS, eis que a pena superior a 2 anos, condio base de aplicao do suspenso da pena, conforme orienta o art. 77, caput, do CP. Por fim, condeno o FIRMINO RODRIGUES pelo crime de furto qualificado, art. 157, 2, I, na forma do art. 61, I, h, todos do CP, a pena privativa de liberdade de 13 anos e 4 meses de recluso, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

1.10 EMENDATIO LIBELLI E MUTATIO LIBELLI


A) ABORDAGEM Reconhecimento do sistema acusatrio na Constituio, a partir dos princpios nela consignados. Assim, deve ser feita uma releitura dos artigos em referncia (art. 383 e 384 do CPP) desde uma perspectiva hermenutica que reclama pelo sistema acusatrio. B) SISTEMAS MODELARES INQUISITIVO. Fundamenta-se no princpio da autoridade: quanto maior o poder conferido ao inquisidor, melhor a verdade ser acertada (Paolo Tonini). Outrossim, a iniciativa total do juiz desde a introduo dos fatos direo do processo passando pela recolha e reunio de provas at o sancionamento do culpado. (Mouraz Lopes) ACUSATRIO. Fundamenta-se do princpio dialtico: a verdade melhor acertada se as funes processuais forem distribudas entre os sujeitos com interesses contrapostos. (Paolo Tonini). Outrossim, a entidade julgadora despida da funo de acusar pode apenas investigar ou julgar dentro dos limites que lhe so postos por uma acusao fundamentada e deduzida por rgo diferenciado. (Figueiredo Dias) C) PRINCPIOS PRINCPIO DA CONGRUNCIA. a correlao da deciso do magistrado com aquilo que foi pedido pelas partes. o exerccio da pretenso acusatria, em que a acusao demarca os limites da deciso, em que a partir de um objeto (fato enquadrvel em um tipo penal) a deciso ser adstrita aos fatos narrados durante do processo. Assim, temos uma regra geral: imutabilidade do objeto do processo penal.

16

Pelo exposto, o juzo ser um espectador, julgando a acusao dentro de seus limites. Claro que toda regra tem suas excees, como aqui a mutatio e emendatio libelli. O princpio da correlao est intimamente ligado aos princpios da ampla defesa e contraditrio. Questo: O MP narra e acusa pelo art. 157, caput, do CP. Durante a instruo, o magistrado observada que o roubo era qualificado, logo condenou sobre o roubo qualificado, isso viola quais princpios? notrio que houve violao ao princpio da ampla defesa e do contraditrio eis que a defesa do acusado fora produzida frente a acusao do caput, no versando nada sobre a forma qualificada que o juiz entendeu. Essa sentena nula. Questo: E se uma acusao de narra um roubo e qualifica como furto, o juiz pode condenar pelo roubo? Sim, aqui lcito o magistrado condenar no roubo, eis que os fatos defensivos foram pautados na acusao e a defesa se defende dos fatos (princpio da consubstanciao). Aqui no haver prejuzo para a defesa. Questo: nosso modelo realmente acusatrio? No, o neo-acusatrio e no misto, como alguns defendem. A resoluo do neo-acusatrio advm da possibilidade de o juiz poder produzir provas, que no tarefa do juiz. Isso alegado pelos magistrados em busca da verdade real. Art. 385. Nos crimes de ao pblica, o juiz poder proferir sentena condenatria, ainda que o Ministrio Pblico tenha opinado pela absolvio, bem como reconhecer agravantes, embora nenhuma tenha sido alegada. Questo: Diante de uma ao penal pblica condicionada ou incondicionada, o juiz poder condenar o ru ainda que o MP pea a absolvio, no distante reconhecer as agravantes, conforme orienta do art. 385 do CPP. Isso constitucional (recepcionado)? Analisando o princpio da congruncia, ampla defesa e contraditrio, uma vez que quando o MP pede a absolvio, mudando o pedido da acusao, o magistrado dever estar alinhado ao novo limite da acusao, que de absolver. O art. 385 diz exatamente o contrrio de liberalidade do juiz de julgar de forma diversa. Assim, temos 2 correntes: 1 corrente (majoritria): aplica-se o art. 385 do CPP 2 corrente (Senna e Bed): no aplica-se o art. 385 do CPP, pois no fora recepcionado o instituto. Ateno: O Charles Francisco entende que dever ser aplicada uma sada para deixar de aplicar do art. 385 do CCP a remessa ao PGJ, prevista no art. 28, por analogia. Outrossim, o art. 385 do CPP contraditrio ao art. 41 do CPP, pois obrigao do MP narrar os todos os fatos. Art. 41. A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas. PRINCPIO DA CORRELAO OU DA CONGRUNCIA. Deve haver uma correlao entre a acusao e a sentena. A defesa deve poder se defender dos fatos, ento se no houver essa correlao, a sentena ser nula. O liame para o juiz so os fatos narrados na denncia. Exemplo: denuncia oferecida que narra fatos de um crime de furto, durante a instruo o juiz acaba verificando que se tratava de um crime de roubo (agregou elementares grave ameaa ou violncia fsica aos fatos narrados). Isso no seria possvel pelo principio da correlao que o juiz condenasse pelo crime de roubo, violaria a ampla defesa e o contraditrio. PRINCPIO DA CONSUBSTANCIAO OU DA LIVRE DICO DO DIREITO (JURA NOVIT CURIA). o ru defende-se dos fatos, e ano da capitulao do crime: o juiz vai formar o seu convencimento de acordo com os fatos. O juiz conhece o direito, ou seja, no importa a capitulao, a classificao, pois o ru se defende dos fatos e o magistrado deve se basear neles para proferir a sentena .

1.10.1. EMENDATIO LIBELLI


Art. 383. O juiz, sem modificar a descrio do fato contida na denncia ou queixa, poder atribuir-lhe definio jurdica diversa, ainda que, em conseqncia, tenha de aplicar pena mais grave.

17

um instituto mais simples, em que o juiz no modifica o fato narrado, apenas a tipificao feita pela acusao. Exemplo: Narrado art. 168 do CP e tipificado no art. 312 do CP. Assim, o juiz apenas ajustar a tipificao na sentena feita erroneamente pelo MP na denncia. CONCEITO. Correo feita pelo juiz na fase da sentena condenatria ou deciso de pronncia a respeito da classificao legal do fato delituoso descrito na inicial acusatria. O juiz no vai alterar a situao ftica que consta na denncia ou na queixa, mas pode conferir uma nova definio jurdica . A maior parte da doutrina no aceita a emendatio na ocasio do recebimento da exordial acusatria. A emendatio pode ocorrer tanto na ao penal pblica quanto na ao penal privada. Para a aplicao de pena mais grave tambm possvel. FORMAS DE EMENDATIO LIBELLI.

Por defeito de capitulao : quando a narrativa indica um crime, mas a tipificao feita para outro crime. Por supresso de circunstncia: uma circunstncia ser retirada, ento uma modificao ftica ir ocorrer na forma de supresso de retirada. Uma parte da doutrina no aceita isso como emendatio , mas a jurisprudncia (STF e STJ) e a doutrina majoritria aceitam.

SITUAES DE CABIMENTO.

possvel que a emendatio gere uma modificao de competncia (art. 383, 2 o). A deciso que determina isso passvel de impugnao. Para uma parte da doutrina deveria ser usada a apelao e outra defende que deve ser o recurso em sentido estrito (RESE). Para fazer com que o acusado tenha direito suspenso condicional do processo , conforme o art. 383, 1o. Quem faz a proposta de suspenso o MP e o ru pode aceitar ou no. possvel que a emendatio seja feita em 2a Instancia. No entanto, deve-se ficar atenta ao princpio da vedao da reformatio in pejus , ou seja, se o recurso for exclusivo da defesa, pode ocorrer a emendatio, desde que no seja para piorar a situao do ru . No caso de recurso feito pela acusao, sendo que nele no foi argida essa questo, ao Tribunal tambm fica vedada a aplicao da emendatio que seja para prejudicar o condenado.

Questo: Qual o momento processual que deve ser aplicado a emendatio libelli? So 1 corrente (majoritria): deve ser realizado no momento da sentena; 2 corrente (Senna e Bed): no vale a pena ser apenas na sentena, deve ser feito no ato do recebimento da denncia ou queixa, para dar direito a ampla defesa e contraditrio. No distante, se o fizer dever abrir vistas ao MP no final e no no incio. So duas formas de EMENDATIO LIBELLI:

Por defeito de capitulao: erro de tipificao simples. Por supresso de circunstncia: erro na tipificao por uma circunstncia do fato. uma reduo da imputao. Exemplo: Narrado e tipificado pelo art. 312 do CP (peculato). O juiz pelos autos emenda para uma condenao pelo art. 168 (apropriao).

A diferena da Emendatio Libelli por supresso de circunstncia para a Mutatio Libelli est em que a primeira existe uma reduo da imputao, enquanto na segunda h um aumento da imputao. Questo: E o Tribunal poder fazer emendatio libelli? Sim, mas no poder aumentar a pena, com base no non reformatio in pejus. Importa dizer que o TJ poder realizar a capitulao diversa, todavia esse rgo recursal no poder, por meio de um recurso do ru, aumentar a pena. Entretanto, se o recurso for decorrente do MP, aqui o magistrado poder sim

18

aumentar a pena do ru. Questo: O juiz poder fazer a emendatio para a suspenso condicional do processo? Sim, com base Art. 383, 1o Se, em conseqncia de definio jurdica diversa, houver possibilidade de proposta de suspenso condicional do processo, o juiz proceder de acordo com o disposto na lei. Exceo: a smula 696 do STF, em que o MP no acate a posio do juiz de suspenso, e o magistrado assim aplica tal smula para aplicao analgica do art. 28. Smula 696 do STF. Reunidos os pressupostos legais permissivos da suspenso condicional do processo, mas se recusando o Promotor de Justia a prop-la, o Juiz, dissentindo, remeter a questo ao Procurador-Geral, aplicando-se por analogia o art. 28 do Cdigo de Processo Penal. Existem doutrinadores que entendem que essa aplicao da Smula 696 o STF uma forada de barra do juzo ao MP em propor a suspenso do processo. Ponto outro que existem condies que no ocorreram erro na tipificao por parte do MP, mas o juiz pela narrativa dos fatos observa que o crime outro. Se o outro crime for de competncia de outro juzo, a esse dever ser enviado os autos. Art. 383, 2o Tratando-se de infrao da competncia de outro juzo, a este sero encaminhados os autos. Por derradeiro, que a emendatio libelli no d direito ao contraditrio, apenas as partes tomam cincia no ato da publicao da sentena.

1.10.2. MUTATIO LIBELLI (ART. 384)


Art. 384. Encerrada a instruo probatria, se entender cabvel nova definio jurdica do fato, em conseqncia de prova existente nos autos de elemento ou circunstncia da infrao penal no contida na acusao, o Ministrio Pblico dever aditar a denncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias, se em virtude desta houver sido instaurado o processo em crime de ao pblica, reduzindo-se a termo o aditamento, quando feito oralmente. Tambm ocorre atravs de mudana, sendo que esta na ocorrer atravs da supresso, mas sim atravs de acrscimo de circunstncias ou elementos antes no referidos. No h somente mudana na imputao ftica, mas tambm ocorre mudana na classificao. A mutatio ocorre atravs do aditamento da pea acusatria. CONCEITO. a situao em que o juiz atribui ao fato narrado na denncia ou na queixa uma nova definio jurdica mediante o acrscimo de circunstncias ou elementos antes no mencionados. Assim, os autos so remetidos ao MP para realizar a alterao dos fatos e da tipificao, em que o juiz observa pelas provas colhidas que o crime foi narrado e denunciado diversamente pelo MP, cabendo a mutatio libelli. PROCEDIMENTO.

19

Exemplo: Um sujeito narrou os fatos pelo furto simples ocorreu s 17h, assim o MP denunciou pelo furto simples. Todavia pelas provas o evento ocorreu por volta das 24h, sendo assim um furto qualificado. Logo o magistrado dever remeter ao MP para que seja mudada a denuncia, por meio de aditamento do MP, para a condenao do juiz. Assim, toda vez que houver causa de aumento que no constar na denncia, bem como tiver ausncia de elementar qualificadora, caber a mutatio libelli. Com relao notificao da defesa, servir para que ela se manifeste com relao a tudo, testemunhas, novas provas, etc. A mutatio libelli pode ser feita oralmente ou por escrito, para aes penais pblica e privada subsidiria da pblica. Questo: No caso de ao penal privada subsidiria da pblica quem aditar? A doutrina majoritria entende que no haver mutatio libelli. Questo: O juiz pode tomar por iniciativa adiantar-se espontaneamente ao MP pedindo para aditar a acusao? A princpio no pode, todavia pelo dispositivo abaixo, possvel. Art. 384. 1o No procedendo o rgo do Ministrio Pblico ao aditamento, aplica-se o art. 28 deste Cdigo. Ateno: Cuidado com o art. 384, 4o que prev que so 5 (cinco) dias para o MP e 15 (quinze) dias para manifesto da defesa, mas no h mais prazo para testemunha. Art. 384, 4o Havendo aditamento, cada parte poder arrolar at 3 (trs) testemunhas, no prazo de 5 (cinco) dias, ficando o juiz, na sentena, adstrito aos termos do aditamento.

A iniciativa do juiz em determinar vista dos autos ao MP : h uma crtica por parte da doutrina com relao a isso, pois o juiz no deveria ajudar o MP dessa forma, haveria uma violao ao sistema acusatrio do MP. A deciso do juiz que determina vista dos autos irrecorrvel , pois no h sucumbncia, no ha prejuzo a nenhuma das partes.

Questo: possvel a condenao do ru, uma vez aditada a denncia, de acordo com a narrativa original? A doutrina majoritria diz que sim, pois no h violao da ampla defesa e do contraditrio uma vez que o acusado se defendeu das duas condutas. Mas, ainda h uma parcela que defende que no, tendo em vista que o 4 o do art. 384 prev que o juiz deve ficar adstrito aos termos do aditamento.

20

possvel, para grande parte da doutrina, a mutatio na ao penal privada exclusiva . S que a norma no traz o procedimento para a ao penal privada, e por isso autores defendem que no existe. Aqueles que defendem que existe, dizem que se deve usar analogicamente o procedimento da ao penal pblica e quem teria legitimidade para aditar seria o querelante.

Importante: No h mutatio libelli em 2o grau em razo do art. 617 e da smula 453 do STF. Art. 617. O tribunal, cmara ou turma atender nas suas decises ao disposto nos arts. 383, 386 e 387, no que for aplicvel, no podendo, porm, ser agravada a pena, quando somente o ru houver apelado da sentena. Pela omisso legislativa, o art. 384 no se aplica no 2 grau. Smula 453 do STF. No se aplicam segunda instncia o Art. 384 e pargrafo nico do Cdigo de Processo Penal, que possibilitam dar nova definio jurdica ao fato delituoso, em virtude de circunstncia elementar no contida, explcita ou implicitamente, na denncia ou queixa. O entendimento que haveria a supresso de instncia, em que o Tribunal no passaria sobre analise do juiz de primeiro grau. Questo: E a o que faz? No se pode anular a sentena (no tem vcio a sentena), nem aplicar a mutatio libelli (art. 617 e smula acima), restando apenas a absolvio. Caso do edifcio Palace no Rio de Janeiro : O ru foi denunciado por dolo eventual na receptao, no entanto, no TJ visualizou-se que a receptao haveria sido culposa ( culpa consciente) e no dolosa. A soluo residual nessa hiptese absolver o ru, pois no h nenhuma outra sada. O Denlson Feitosa Pacheco defende que se deve anular a deciso do juiz e os autos sero remetidos novamente ao juzo de piso para que seja proferida nova deciso. Tal entendimento e minoritarssimo, pois no tem como anular uma sentena que no possui nulidade ou vicio.

1.11. COISA JULGADA


CONCEITO. uma qualidade da deciso judicial, que confere imutabilidade aos efeitos da sentena penal transitada em julgado. Impede a reapreciao dos fatos. A coisa julgada no absoluta, pode ser mitigada. Finalidades conferir segurana jurdica soluo de conflitos, exercida pelo Estado atravs do Judicirio; instrumento de controle do poder punitivo estatal. ATUA EM DUPLA DIMENSO.

Processual: no sentido de precluso, de imutabilidade da deciso judicial; Constitucional: uma garantia de todo e qualquer cidado, pois vai impedir que a pessoa seja julgada duas vezes pelo mesmo fato.

VEDAO DA REVISO CRIMINAL PRO SOCIETATE: Diante de uma sentena absolutria, no se pode flexibilizar a coisa julgada, ou seja, no h a reviso criminal pro societate. No entanto, se se tratar de uma sentena penal condenatria, pode-se flexibilizar a coisa julgada e fazer uma reviso pro reo. A coisa julgada na sentena absolutria visa favorecer o cidado e evitar que o Estado abuse do seu poder e julgue o mesmo vrias vezes pelo mesmo fato. COISA JULGADA FORMAL E COISA JULGADA MATERIAL: Para distingui-las pode-se analisar se os efeitos so produzidos dentro ou fora do mesmo processo. Quando os efeitos da deciso proferida se limitarem e surgirem somente dentro do processo mesmo, dentro de uma mesma relao jurdica, se trata de coisa julgada formal. No entanto, quando os efeitos se irradiam para todo e qualquer processo futuro, aquela deciso produzir coisa julgada material.

21

Outro critrio diferenciador: toda vez que a deciso for de mrito, forma-se coisa julgada material; e quando for deciso processual, tem-se a coisa julgada material. LIMITES DA COISA JULGADA PENAL:

Subjetivos: ficam circunscritos identidade da pessoa do ru. Objetivos: a coisa julgada recai sobre o fato natural, ento no interessa qual foi a classificao que se deu aquela conduta, pois ela recair sobre o fato como ele efetivamente ocorreu. Chamado pelo Pacceli de realidade histrica e pelo Vicente Greco Filho de ncleo da conduta.

COISA JULGADA E DOCUMENTO FALSO: O STF j se manifestou no sentido de que, no caso de extino de punibilidade com base em documento falso, possvel relativizar a coisa julgada e processar novamente a pessoa, uma vez que no se pode beneficiar em virtude de uma conduta ilcita.

1.12. PUBLICAO DA SENTENA


CONCEITO: Ato obrigatrio. Nucci diz que se trata da transformao do ato individual do juiz sem valor jurdico, pois o veredicto passa a ser de conhecimento geral. REGISTRO: Tem-se um livro especifico para o registro das sentenas. Como regra, uma vez publicada a sentena, ela se torna inaltervel. No entanto, existem duas formas que permitem que o juiz altere a sentena: atravs dos embargos de declarao e a correo de erro material. INTIMAO DAS PARTES DA SENTENA:

MP - pessoalmente Acusao Regras de intimao (art. 392) Querelante e assistente pessoalmente ou por advogado Sentena absolutria ru intimado pessoalmente por meio de defensor ou edital (se eles no forem encontrados) Sentena condenatria

Defesa

Ru solto: pessoalmente; advogado ou edital (se no tiver advogado)

Ru preso: s pessoalmente

1.13. EXERCCIO: Responda com base no texto Motivao das decises judiciais
1.13.1. Quais as principais funes da motivao das decises judiciais? R.: As principais funes da motivao das decises judiciais so: controle da eficcia do contraditrio e do direito de defesa; avaliar se a racionalidade da deciso predominou sobre o poder; condicionar a validade das decises; controle da racionalidade da deciso judicial; analisar se o poder ultrapassou o saber.

1.13.2. De que forma a sacralizao da razo e a separao abissal entre racionalidade e emoo se tornam obstculos efetivao dos direitos e garantias fundamentais? R.: O autor diz que a razo fica sacralizada frente a emoo, mas no existe a razo sem emoo. Uma vez perdida

22

a emoo, teremos um juiz tcnico sem a incorporao de valores e sentimentos sociais. A separao da racionalidade e da emoo cria obstculos grande e constitucional em no reconhecer alguns princpios como da dignidade da pessoa humana entre outros, o que fere diretamente os direitos e garantias fundamentais, pois o juiz analisa o caso como sendo um nmero e no como uma pessoa que errou outrora frente a regras positivadas. 1.13.3. O que funo endoprocedimental dos atos de investigao preliminar? Qual a importncia do seu reconhecimento para se efetivar a garantia da jurisdio e evitar a contaminao do juiz? R.: Funo endoprocedimental o descarte dos atos de investigao preliminar, eis que no geraram o contraditrio e ampla defesa, servindo como base para acusao, sem entrar como prova processual, assim entende o autor. Ele assim entende que para evitar a contaminao do juiz e garantir a garantia da jurisdio. 1.13.4. em que consiste o mito da verdade real? R.: O autor considera a busca da verdade real um mito pois impossvel o magistrado conseguir atingir a verdade real do processo, sendo que a verdade real est no meio das provas do processo, que se do de forma diferenciada sobre os fato, ou seja, verses distintas sobre os fatos, alm do tempo ser um atos contrrios a reproduo fiel do fato histrico. 2 BIMESTRE

2. NULIDADES 2.1 CONCEITO


Finalidade de exercer um controle sobre o poder punitivo do Estado. Ato praticado em desconformidade legal que trouxe prejuzo. Para Nestor Tvora uma sano estabelecida judicialmente em virtude de desatendimento de norma processual que evidencie prejuzo a direito das partes ou dos interessados no processo. PRESSUPOSTO. Um dos pontos-chaves para a incrementao/obstruo da acusatoriedade no sistema processual brasileiro encontra-se no sistema de nulidades. CPP. Baixo nvel de conformidade constitucional e a falta de sistemtica legal do cdigo de processo penal. JURISPRUDNCIA BRASILEIRA. catica nesta matria. SUPERFICIALIZAO DA T. G. DO PROCESSO. No se pode entender o processo penal atravs de uma teoria nica do processo.

2.2 NATUREZA JURDICA


So trs correntes: 1 corrente (majoritria, como Pacelli, Aury, etc.): a nulidade possui natureza jurdica de sano. 2 corrente (Capez): h uma outra corrente que defende que a nulidade o vcio decorrente da inobservncia do ato processual e a sano deveria vir aps isso (Capez). 3 corrente (Mirabete): entende que ela a soma do vicio e sano (Mirabete).

2.3 A CONSTNCIA DO INQUISITRIO


O sistema processual penal brasileiro possui matriz inquisitiva, em que o juiz produz provas, etc. Isso por que existe uma repercusso no sistema de nulidade processuais penais, pois a caracterstica peculiar do modelo inquisitivo: o formalismo. O rito formalizado ao extremo cria um mito de poder dentro das salas de audincia, assim o formalismo representa a sacralizao do procedimento (colocar o procedimento como sagrado).

23

O exerccio do poder excessivo (prejuzo do formalismo o uso do poder para exerc-lo). Logo, o discurso formalista instrumentaliza os Estados autoritrios: afastamento entre a burocracia judicial e os subordinados. A formatao autoritria do Estado quando da elaborao do CPP produziu reflexos no mbito das nulidades. Na prtica, ocorrer uma alternncia entre os discursos de cumprimento do rito e de flexibilizao das frmulas legais e constitucionais, quais sejam: 1 discurso (cumprimento do rito): apego exagerado ao rito inquisitrio 2 discurso (flexibilizao das frmulas legais e constitucionais): artifcio retrico para o exerccio e o abuso do poder. O formalismo passa assim a ter uma dupla face, sendo a modalidade de exerccio /abuso do poder.

2.4 NULIDADE TPICAS E ATPICAS:


NULIDADES TPICAS. Previstas expressamente no CPP. NULIDADES ATPICAS. No esto previstas no Cdigo. Isso possvel visto que o rol fornecido pelo legislador meramente exemplificativo.

2.5 SISTEMAS
Visam orientar o aplicador do direito. FORMALISTA. Indica que o meio predomina sobre o fim, ou seja, ainda que um ato tenha alcanado sua finalidade, se ele no estiver sido praticado com observncia das normas, ser nulo. INSTRUMENTAL (tambm chamado de instrumentalidade das formas). Sistema adotado pelo nosso ordenamento jurdico (art. 563) e entende que a finalidade deve prevalecer sobre o meio. Ainda que o ato no tenha atendido aos ditames legais, se ele atinge a sua finalidade, no se deve invalid-lo.

2.6 PRINCPIOS
PAS DE NULLIT SANS GRIEF (PREJUIZO). H a necessidade de prejuzo para que o ato seja declarado nulo. Art. 563. Nenhum ato ser declarado nulo, se da nulidade no resultar prejuzo para a acusao ou para a defesa. Se estiver diante de uma nulidade absoluta, o prejuzo presumido. Ex: o ru foi interrogado sem a presena de advogado, o prejuzo do mesmo no precisa ser provado, h uma presuno. Paulo Rangel entende que o prejuzo presumido, mas, na prtica, ele tem que ter ocorrido, seno permite que a parte contrria pode provar que o mesmo no ocorreu. No caso das nulidades relativas o prejuzo precisa ser provado por aquele que as alegou. PRINCPIO DO INTERESSE. tal princpio se refere s nulidades relativas. No se pode argir nulidade caso no se tenha o menor interesse na questo. Art. 565. Nenhuma das partes poder argir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido, ou referente a formalidade cuja observncia s parte contrria interesse. Questo: E o MP? Ele no poderia alegar a nulidade mesmo que a mesma beneficie somente o ru? Considerando que o MP, alm de parte, exerce tambm a funo de fiscal da lei, ele tem total interesse que o titulo executivo judicial seja vlido, exeqvel e que garanta a correta aplicao da lei. PRINCPIO DA LEALDADE. Se a pessoa deu causa para a nulidade, no pode querer argi-la. No pode se beneficiar da prpria torpeza. Art. 565. Nenhuma das partes poder argir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido , ou

24

referente a formalidade cuja observncia s parte contrria interesse. No pode alegar nulidade que eu der causa. PRINCPIO DA CONVALIDAO. Permite que o ato se torne novamente apto e eficaz. S se aplica as nulidades relativas, uma vez que elas so as nicas sanveis. O art. 571 traz o momento oportuno para essa convalidao. Art. 571. As nulidades devero ser argidas: I - as da instruo criminal dos processos da competncia do jri, nos prazos a que se refere o art. 406; II - as da instruo criminal dos processos de competncia do juiz singular e dos processos especiais, salvo os dos Captulos V e Vll do Ttulo II do Livro II, nos prazos a que se refere o art. 500; III - as do processo sumrio, no prazo a que se refere o art. 537, ou, se verificadas depois desse prazo, logo depois de aberta a audincia e apregoadas as partes; IV - as do processo regulado no Captulo VII do Ttulo II do Livro II, logo depois de aberta a audincia; V - as ocorridas posteriormente pronncia, logo depois de anunciado o julgamento e apregoadas as partes (art. 447); VI - as de instruo criminal dos processos de competncia do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais de Apelao, nos prazos a que se refere o art. 500; VII - se verificadas aps a deciso da primeira instncia, nas razes de recurso ou logo depois de anunciado o julgamento do recurso e apregoadas as partes; VIII - as do julgamento em plenrio, em audincia ou em sesso do tribunal, logo depois de ocorrerem. Vai ser de suma importncia para o advogado, mas este deve ficar atento a esses momentos. Observao: a nulidade absoluta jamais ser convalidada, mas pode ser argida em qualquer momento do processo. PRINCPIO DA CAUSALIDADE (CONTAMINAO OU CONTAGIOSIDDE). Toda vez que um ato for decretado nulo, todos os demais atos que decorram ou que sejam consequentes a ele esto contaminados. Ateno: Toda vez que houver a nulidade de um ato da fase postulatria, ela se propaga (queixa, denncia, etc.). Nulidade de ato da fase instrutria, normalmente, no se propaga (audincias). Art. 573. Os atos, cuja nulidade no tiver sido sanada, na forma dos artigos anteriores, sero renovados ou retificados. 1. A nulidade de um ato, uma vez declarada, causar a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam consequncia.

2.7 CLASSIFICAO DOS VCIOS


Inicialmente temos que ressalvar que: Art. 563. Nenhum ato ser declarado nulo, se da nulidade no resultar prejuzo para a acusao ou para a defesa. o princpio do prejuzo, em que no existe nulidade se no resultar prejuzo as partes, ligado direto ao princpio da instrumentalidade das formas. INEXISTNCIA (OU ATO INEXISTENTE). um no ato. H a inexistncia material e a jurdica . um vcio mais grave, pois o ato no poderia profuzir efeitos. A primeira se caracteriza pela falta do prprio ato, que no foi produzido (ex: ausncia de prolao de sentena); j a segunda seria a inexistncia de produo de efeitos de um ato praticado de forma irregular (ex: uma denncia assinada somente pelo estagirio, e no pelo promotor). desnecessrio o pronunciamento judicial. Reconhecida a inexistncia do ato, excluir-se todos os atos aps tal ato inexistente. uma construo doutrinria e jurisprudencial, assemelhando-se a nulidade absoluta.

25

Questo: E uma sentena sem assinatura? Duas correntes: 1 corrente: se o juiz puder assinar, convalida-se; 2 corrente: no podendo o juiz assinar, cassa-se o ato. NULIDADE ABSOLUTA. Normalmente est ligada a violao de princpios ou normas constitucionais, matrias de ordem pblica. Requer pronunciamento judicial, sendo que o juiz pode declar-la de oficio ou a requerimento das partes. Ela insanvel, no est sujeita a convalidao. Necessrio se faz comentar acerca da presuno de prejuzo ou no atingimento dos fins do ato nulo. Smula 160, STF: nula a deciso do tribunal que acolhe, contra o ru, nulidade no argida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de ofcio. Tal smula trata da vedao da reformatio in pejus, ou seja, se a acusao no argir a nulidade no recurso, o Tribunal no pode declar-la de oficio. Diferentemente se o ru for condenado e em recurso a defesa no alega a nulidade, a sim poder o Juiz de ofcio assim decret-la, pois seria uma reformatio in melius. O que vem sendo aplicado constantemente que se provado o no prejuzo, relativiza-se a nulidade ainda que absoluta. Questo: A relativizao das nulidades absolutas configuram uma fraude processual a servio do punitivismo? para refletir. Smula 523, STF: No processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficincia s anular se houver prova de prejuzo para o ru. Esta smula fala que se houver ausncia da defesa, a nulidade absoluta, mas que a defesa insuficiente ou deficiente relativa. Exemplo: Quando um juiz assina de frias e morre antes de retornar. No tem como convalidar. Art. 564. A nulidade ocorrer nos seguintes casos: I - por incompetncia, suspeio ou suborno do juiz; II - por ilegitimidade de parte; III - por falta das frmulas ou dos termos seguintes: a) a denncia ou a queixa e a representao e, nos processos de contravenes penais, a portaria ou o auto de priso em flagrante; b) o exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, ressalvado o disposto no Art. 167; c) a nomeao de defensor ao ru presente, que o no tiver, ou ao ausente, e de curador ao menor de 21 anos; d) a interveno do Ministrio Pblico em todos os termos da ao por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ao pblica; e) a citao do ru para ver-se processar, o seu interrogatrio, quando presente, e os prazos concedidos acusao e defesa; f) a sentena de pronncia, o libelo e a entrega da respectiva cpia, com o rol de testemunhas, nos processos perante o Tribunal do Jri; g) a intimao do ru para a sesso de julgamento, pelo Tribunal do Jri, quando a lei no permitir o julgamento revelia; h) a intimao das testemunhas arroladas no libelo e na contrariedade, nos termos estabelecidos pela lei; i) a presena pelo menos de 15 jurados para a constituio do jri; j) o sorteio dos jurados do conselho de sentena em nmero legal e sua incomunicabilidade; k) os quesitos e as respectivas respostas; l) a acusao e a defesa, na sesso de julgamento; m) a sentena; n) o recurso de oficio, nos casos em que a lei o tenha estabelecido; o) a intimao, nas condies estabelecidas pela lei, para cincia de sentenas e despachos de que caiba recurso; p) no Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais de Apelao, o quorum legal para o julgamento; IV - por omisso de formalidade que constitua elemento essencial do ato.

26

Pargrafo nico. Ocorrer ainda a nulidade, por deficincia dos quesitos ou das suas respostas, e contradio entre estas. NULIDADE RELATIVA. Requer pronunciamento judicial para que seja declarada a nulidade do ato. Ela sanvel, est sujeita ao principio da convalidao. Ademais, o prejuzo deve ser comprovado. No pode ser reconhecido de ofcio pelo juiz, cabendo apenas a parte sob pena de precluso. Art. 571. As nulidades devero ser argidas: I - as da instruo criminal dos processos da competncia do jri, nos prazos a que se refere o art. 406; II - as da instruo criminal dos processos de competncia do juiz singular e dos processos especiais, salvo os dos Captulos V e Vll do Ttulo II do Livro II, nos prazos a que se refere o art. 500; III - as do processo sumrio, no prazo a que se refere o art. 537, ou, se verificadas depois desse prazo, logo depois de aberta a audincia e apregoadas as partes; IV - as do processo regulado no Captulo VII do Ttulo II do Livro II, logo depois de aberta a audincia; V - as ocorridas posteriormente pronncia, logo depois de anunciado o julgamento e apregoadas as partes (art. 447); VI - as de instruo criminal dos processos de competncia do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais de Apelao, nos prazos a que se refere o art. 500; VII - se verificadas aps a deciso da primeira instncia, nas razes de recurso ou logo depois de anunciado o julgamento do recurso e apregoadas as partes; VIII - as do julgamento em plenrio, em audincia ou em sesso do tribunal, logo depois de ocorrerem. Vale destacar que o art. 571 no foi reformado, bem como para no acontecer a precluso, no primeiro momento deve ser argido. MERA IRREGULARIDADE. So os vcios menos grave, na realidade, elas no causam prejuzos s partes, no afronta a CF, nem mesmo a matria de ordem pblica. Exemplo: Errou o nome do ru ou o endereo do mesmo. Quando um juiz que est de frias assina uma sentena, pois pode ser convalidado. O juiz no precisa se manifestar sobre essa mera irregularidade. Trata-se de uma violao de norma infraconstitucional, que dize respeito apenas aos atos acidentais do ato jurdico, mas jamais aos atos essenciais. Ateno: Convm destacar que existem meras irregularidades que podem posteriormente gerar problemas srios, como prender um irmo com nome parecido no lugar do outro, por um erro de grafia. QUESTES IMPORTANTES: - o problema do prejuzo: impreciso conceitual - negao de eficcia aos princpios constitucionais e garantias - uma inverso de sinais: no pode ser interpretada a CF a luz do CPP, mas sim o contrrio - o juiz deve ser o garantidor da eficcia do sistema de garantias - a eficcia das regras do devido processo penal est atrelado ao sistema de nulidades - o sistema de nulidades est a servio do ru (Aury Lopes) - estrutura do poder: para punir deve-se garantir QUESTO DE PROVA: PROBLEMA DA SMULA 523 DO STF Smula 523, STF: No processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficincia s anular se houver prova de prejuzo para o ru. - falta de defesa nulidade de absoluta, enquanto a defesa for insuficiente ou deficiente nulidade relativa. Isso um paradoxo trazido pela smula 523 do STF, eis que o contrrio de ampla defesa a defesa deficiente, logo a ausncia ou a deficincia deveria ser nulidade absoluta; Art. 565. Nenhuma das partes poder argir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido, ou

27

referente a formalidade cuja observncia s parte contrria interesse. Esse o caso de o ru observar que o seu advogado estava piorando a sua situao, pede e destituio e o novo advogado poder argir tal condio.

2.8 NULIDADE EM INQUERITO POLICIAL


O inqurito policial um procedimento administrativo , ento, considerando que as nulidades s sero cabidas em processo judicial, NO cabe nulidade em inqurito policial. Caso a prova produzida irregularmente seja utilizada no processo, naquele momento haver a decretao da nulidade, mas nunca o inqurito ser declarado nulo. O Aury Lopes Meireles alega que tem dois pesos e duas medidas, em que o magistrado poder condenar um ru com base no inqurito pelo art. 155, tendo o inqurito utilizado como elemento de convico do juiz, logo um contexto tenebroso, uma vez que apesar de o juiz ser obrigado a desentranhar as provas nulas, ele j foi contaminado.

2.9 NULIDADES EM ESPCIE


O rol do art. 564 meramente exemplificativo . So as nulidades tpicas ou cominadas, pois esto previstas no Cdigo. As atpicas no esto previstas no Cdigo. Art. 564. A nulidade ocorrer nos seguintes casos: I - por incompetncia, suspeio ou suborno do juiz; A) INCOMPETNCIA DO JUIZO (art. 564, I). Pode ser: Incompetncia ratione materiae (nulidade absoluta). Incompetncia ratione personae: tambm absoluta, e em razo da pessoa. Incompetncia ratione loci: relativa, e est sujeita a convalidao.

CONSEQNCIAS. Uma vez reconhecida a nulidade em razo da incompetncia pessoal ou incompetncia material, o processo dever ser todo anulado; no caso da nulidade relativa, necessrio que os autos sejam remetidos ao juzo competente e se pode aproveitar os atos instrutrios. O prazo para argir a incompetncia (exceo de incompetncia) no prazo de resposta 10 dias. Questo: Nas nulidades absolutas possvel aproveitar a denuncia ou queixa no juzo competente? Sim, o entendimento majoritrio. No que tange denncia, tanto no caso de nulidade absoluta quanto relativa, o STF entende que se pode aproveitar a denncia, mas a deciso de recebimento no (no h a necessidade de anular tudo). B) SUSPEIO DO JUIZ (art. 564, I). O CPP no menciona nada sobre o impedimento, somente sobre suspeio. Trata-se de uma nulidade absoluta. Art. 254. O juiz dar-se- por suspeito, e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes: I - se for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer deles; II - se ele, seu cnjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia; III - se ele, seu cnjuge, ou parente, consangneo, ou afim, at o terceiro grau, inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes; IV - se tiver aconselhado qualquer das partes; V - se for credor ou devedor, tutor ou curador, de qualquer das partes; Vl - se for scio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo. Ateno: A doutrina construiu o entendimento de, no caso de impedimento, haveria a inexistncia (mais grave) dos atos e no a nulidade. Neste caso, deve ser produzido tudo novamente.

2.9.1. EXERCCIOS DE NULIDADES

28

CASO A. Jos foi denunciado pelo MP por ter praticado o crime previsto no art. 129, caput, do CP, ao sair de uma boate na Serra. No obstante a ausncia de representao, o juiz do 1 JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL de Vitria recebeu a inicial acusatria. Durante a audincia de instruo e julgamento, o juiz observou a ausncia da prova pericial, ocasio em que o MP sustentou ter sido esta suprida pela confisso do ru na fase pr-processual. Ressalte-se que ao ser interrogado, o ru estava desacompanhado de seu advogado, uma vez que este no fora intimado. O juiz optou por realizar a audincia sem a presena do defensor, pois sustentou que a presena do MP supriria tal ausncia e, ao final, dispensou o relatrio na sentena e condenou o ru na pena do art. 129, caput, do CP. CASO B. Mario viajava de avio do Rio de Janeiro para Vitria no ms de agosto de 2011 quando, na aproximao da capital, passou a importunar Julia, chegando a praticar vias de fato. Em virtude disso, ao desembarcar, foi lavrado termo circunstanciado referente ao art. 21 da Lei de Contravenes Penais. Os fatos ocorreram a bordo da aeronave e, assim, entendeu-se por processar Mario perante a Justia Federal. Mario foi citado pessoalmente, porm, no lhe foi entregue a contra-f do mandado de citao. Durante a audincia de instruo e julgamento, verificou-se a ausncia do MP, no obstante este tenha sido intimado. No final da audincia, o juiz substituiu as alegaes finais orais por memoriais, dado as partes por intimadas. Aps o decurso do prazo de trs dias concedidos pelo magistrado, este absolveu o ru, seu sobrinho, sem os memoriais, tendo em vista que o advogado simplesmente deixara de apresent-los. Tendo por base os casos acima, responda: Quais os vcios presente na situaes em tela? b) classifique os atos invlidos encontrados nos problemas apontando eventuais divergncias doutrinrias e jurisprudenciais? c) h vcios sujeitos convalidao? Qual seria o momento oportuno para argir as nulidades em questo? Problema 1 (ao penal pblica condicionada a representao) ausncia do exame de corpo de delito (art. 564, III, b) ABSOLUTA ausncia da representao (art. 564, III, a) ABSOLUTA incompetncia do juzo (art. 564, I) RELATIVA (por meio de exceo de incompetncia art. 95 no prazo de resposta 10 dias) ausncia de intimao do advogado na fase processual (art. 564, III, c) ABSOLUTA Art. 133. O advogado indispensvel administrao da justia, sendo inviolvel por seus atos e manifestaes no exerccio da profisso, nos limites da lei. Sumula 523 do STF. ausncia de oferecimento das medidas despenalizadoras (art. 61 da Lei n 9.099/95) (art. 564, IV) cerceamento de defesa ABSOLUTA ausncia das alegaes finais orais (art. 564, IIII, e ou art. 564, IV) RELATIVA condenao com base apenas na prova pr-processual (art. 155 c/c ) ABSOLUTA

Problema 2 (ao penal pblica incondicionada) incompetncia material do juzo federal (art. 109, IX da CF c/c art. 564, I), que no temos crime, mas sim uma contraveno penal. ABSOLUTA falta de contra-f no mandado de citao (art. 564, III, e) impedimento do magistrado (art. 252 c/c art. 564, III, m), hipteses de inexistncia e no de nulidade. Logo essa sentena no existe. A sentena inexistente no precisa pronunciar-se, a no ser que ele venha fazer efeitos. prazo menor para apresentar memoriais (art. 564, III, e) RELATIVA pois no houve prejuzo.

Art. 403. No havendo requerimento de diligncias, ou sendo indeferido, sero oferecidas alegaes finais orais por 20 (vinte) minutos, respectivamente, pela acusao e pela defesa, prorrogveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentena. 3o O juiz poder, considerada a complexidade do caso ou o nmero de acusados, conceder s partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentao de memoriais. Nesse caso, ter o prazo de 10 (dez) dias para

29

proferir a sentena. ausncia do MP na audincia, ainda que fora intimado (art. 564, III, d) RELATIVA, uma vez que fora intimado e no justificou a sua ausncia.

Observao: A nulidade que fala sobre o art. 564, IV, ser por ausncia de uma determinada formalidade. Convm destacar que o art. 572 fala sobre a relatividade de algumas nulidades abarcadas no art. 564. Nulidade causustico. Nas hipteses de se reconhecer eventual nulidade absoluta em virtude de incompetncia absoluta possvel que a denncia oferecida pelo MP seja aproveitada pelo juiz competente? R.: ... No problema 1, poderia o MP alegar nulidade referente ausncia do defensor? Explique. R.: ... Alm de suscitar eventuais nulidades, poderia a defesa postular a absolvio do ru no problema 1? R.: Sim, possvel absolver o ru com base na ausncia de provas, com base no art. 386 do CPP. Art. 386. O juiz absolver o ru, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconhea: II - no haver prova da existncia do fato; Mas, no caso do exame de corpo de delito para comprovar a materialidade (art. 158 do CPP) Art. 158. Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado. Todavia, o art. 167 garante a supresso do exame de corpo de delito pela testemunha. Art. 167. No sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta. Convm destacar, que no teve testemunha, mas sim confisso que no pode suprir a ausncia do corpo de delito, logo nulidade absoluta. Art. 564. A nulidade ocorrer nos seguintes casos: III - por falta das frmulas ou dos termos seguintes: b) o exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, ressalvado o disposto no Art. 167; A ausncia de advogado por ocasio do interrogatrio presidido pela autoridade policial no curso do IP causa de nulidade? R.: So duas correntes. C) SUBORNO (art. 564, I). uma nulidade absoluta. II - por ilegitimidade de parte; D) ILEGITIMIDADE DA PARTE (art. 564, II). O CPP no fez distino entre ilegitimidade ad causam e ad processum. Na primeira, a nulidade ter natureza absoluta; enquanto que na segunda ser relativa. III - por falta das frmulas ou dos termos seguintes: a) a denncia ou a queixa e a representao e, nos processos de contravenes penais, a portaria ou o auto de priso em flagrante;

30

E) FALTA DE DENNCIA, QUEIXA CRIME OU REPRESENTAO (art. 564, III, a). A segunda parte da alnea a no foi recepcionada pela CF. A regra defendida pela maioria da doutrina de que se trata de nulidade absoluta em razo da ausncia material, mas, quando houver a falta de um dos requisitos nessas peas, deve-se aplicar o art. 564, IV (inexistncia jurdica). Mas a doutrina divergente entende que tal falta de denncia, queixa crime ou representao se refere inexistncia jurdica. Ou seja, uma parte da doutrina entende que o art. 546, III, a diz respeito ausncia material. A segunda corrente entende que o artigo 546, III, a aplicado ausncia de elemento acidental, e o inciso IV seria aplicado ausncia de elemento essencial (a primeira corrente entende que a ausncia de elemento acidental seria mera irregularidade). Ex: Denncia sem narrativa dos fatos: de acordo com a primeira corrente, esse caso se encaixaria ao inciso IV. Houve denncia, processo, mas faltou a representao, esse processo nulo! b) o exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, ressalvado o disposto no Art. 167; F) FALTA DE EXAME DE CORPO DE DELITO (art. 564, III, b). A falta do exame do corpo de delito (direto ou indireto) pode ser suprido, mas, se no for gera nulidade absoluta. No s a falta do exame em si, como tambm a observncia das formalidades previstas em lei. Nesse caso, h uma discordncia na doutrina, se esta nulidade absoluta ou relativa, mas, a maioria das decises so no sentido de que se trata de nulidade absoluta. c) a nomeao de defensor ao ru presente, que o no tiver, ou ao ausente, e de curador ao menor de 21 anos; G) AUSNCIA DE DEFENSOR (art. 564, III, c). A segunda parte no tem mais aplicabilidade, pois no h mais curador para menores de 21 anos. Trata-se de nulidade absoluta! O Artigo 133 da CF diz que o advogado imprescindvel. Isso se consolidou ainda mais com a reforma de 2008, pois se o ru no tiver advogado, o juiz deve nomear um defensor, e se isso no ocorrer haver nulidade absoluta. Smula 523, STF: No processo penal, a falta de defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficincia s anular se houver prova de prejuzo para ru. Crticas a essa smula: falta de defesa diferente de defesa insuficiente. A insuficincia da defesa s poder ser analisada no caso concreto. A falta de defesa gera nulidade absoluta, agora a defesa insuficiente gera nulidade relativa. Questo: Nos casos de defesa insuficiente, como o advogado vai enxergar que ele mesmo atuou de maneira deficiente? Lembrando que o juiz no pode alegar nulidade relativa de oficio. Por isso, para alguns autores essa smula deve ser cancelada, mas na prtica essa smula plenamente aplicada. Defensor Durante Interrogatrio (I.P.): a falta de defensor no IP no gera nulidade. d) a interveno do Ministrio Pblico em todos os termos da ao por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ao pblica; H) FALTA DE NOTIFICAO DO MP PARA INTERVIR (art. 564, III, d). Quando o MP no notificado para intervir nos processos de ao penal pblica o CPP trata como nulidade relativa, mas a doutrina e a jurisprudncia entendem como sendo nulidade absoluta. Quando o MP no intervm nas Aes Penais Privadas Subsidirias da Pblica, bem como nas Aes Penais Privadas h nulidade relativa (nos casos de privada, o CPP silente, mas h essa construo doutrinria). e) a citao do ru para ver-se processar, o seu interrogatrio, quando presente, e os prazos concedidos acusao e defesa;

31

I) FALTA DE CITAO DO RU PARA SE VER PROCESSAR, FALTA DE INTERROGATRIO E NO ABERTURA DOS PRAZOS LEGAIS (art. 564, III, e). Falta de citao gera, em regra, nulidade absoluta. Mas, ainda assim, deve se demonstrar o prejuzo, pois caso o ru seja absolvido, no h necessidade de argir a nulidade. Embora seja uma nulidade absoluta, em alguns casos, h a possibilidade de convalidao, abrindo o prazo, para apresentar resposta. Falta de interrogatrio: grande parte da doutrina e jurisprudncia entende que nulidade relativa, embora o CPP trate como nulidade absoluta. Falta dos prazos, como regra, enseja nulidade relativa. Mas a jurisprudncia entende que causa de nulidade absoluta. f) a sentena de pronncia, o libelo e a entrega da respectiva cpia, com o rol de testemunhas, nos processos perante o Tribunal do Jri; l) a acusao e a defesa, na sesso de julgamento; J) NULIDADES NO PROCEDIMENTO DO JURI (art. 564, III, f a l). Falta ou invalidade da deciso de pronncia (art. 564, III, f) da deciso que encerra a primeira fase do procedimento gera Nulidade absoluta. K) DEMAIS NULIDADES g) a intimao do ru para a sesso de julgamento, pelo Tribunal do Jri, quando a lei no permitir o julgamento revelia; h) a intimao das testemunhas arroladas no libelo e na contrariedade, nos termos estabelecidos pela lei; i) a presena pelo menos de 15 jurados para a constituio do jri; j) o sorteio dos jurados do conselho de sentena em nmero legal e sua incomunicabilidade; k) os quesitos e as respectivas respostas; m) a sentena; n) o recurso de oficio, nos casos em que a lei o tenha estabelecido; o) a intimao, nas condies estabelecidas pela lei, para cincia de sentenas e despachos de que caiba recurso; p) no Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais de Apelao, o quorum legal para o julgamento; IV - por omisso de formalidade que constitua elemento essencial do ato. Pargrafo nico. Ocorrer ainda a nulidade, por deficincia dos quesitos ou das suas respostas, e contradio entre estas.

UNIDADE III RECURSOS 3.1 CONCEITO


Vem da palavra em latim recursus, que significa fazer voltar ou retomar o curso. Entende-se assim, a partir da etimologia da palavra, que no se tem um novo curso, mas sim retoma-se aquele que j existia antes. o meio voluntrio destinado a impugnao das decises, afigurando-se como remdio de combate a determinado provimento, dentro da mesma relao jurdica processual, propiciando-se a sua reanlise. Meio processual atravs do qual a parte que sofreu o gravame solicita a modificao, no todo ou em parte, ou a anulao, de uma deciso judicial ainda no transitada em julgado, no mesmo processo em que ela foi proferida. Trata-se de um juzo particular que tem por objeto outro juzo, isto , o juzo (sentido amplo de julgamento) sobre o juzo.

3.2. FUNDAMENTO
um mecanismo que permite o controle da atividade estatal na figura do juiz. Tambm tem como finalidade otimizar os provimentos jurisdicionais. Um fundamento importante do recurso a falibilidade humana, sendo que todas as pessoas esto sujeitas a erro. Ademais, h tambm o inconformismo de que est ciente da falibilidade humana. FUNDAMENTO MAIOR ALMEJADO. instrumento de fiscalizao democrtica do ato jurisdicional,

32

controlando a racionalidade da deciso judicial, que passvel de falibilidade do julgador e inconformidade do recorrente.

3.3. NATUREZA JURDICA


Questo: Qual a natureza jurdica dos recursos? So duas correntes: 1 corrente (majoritrio): Uma parte da doutrina entende que desdobramento do direito de ao (nova fase) e no necessariamente uma nova ao. 2 corrente: Outra corrente defende que seria uma nova ao. 3 corrente: Por fim, uma terceira corrente diz que o recurso qualquer meio destinado a obter a reforma de uma deciso. Esta deve ser refutada, porque seno dever-se-ia inserir nessa categoria as aes autnomas de impugnao (HC, MS e reviso criminal).

3.4. ELEMENTOS COMUNS A TODOS OS RECURSOS


ATO DE PARTE. Trata-se de um ato de iniciativa de uma das partes, no sendo uma atividade de ofcio do juiz (um mero reexame, dispensvel). Questo: E o reexame necessrio? So entendimentos: 1 corrente (doutrinria): isso no foi recepcionado pelo CF/88; 2 corrente (majoritria e jurisprudencial) : est previsto em lei e deve ser aplicado sob pena de nulidade (art. 564, III, n). Art. 574. Os recursos sero voluntrios, excetuando-se os seguintes casos, em que devero ser interpostos, de ofcio, pelo juiz: I - da sentena que conceder habeas corpus; II - da que absolver desde logo o ru com fundamento na existncia de circunstncia que exclua o crime ou isente o ru de pena, nos termos do art. 411. No distante aquele entendimento majoritrio, deve ser observada a Smula 423 do STF, in verbis: Smula 423 do STF. No transita em julgado a sentena por haver omitido o recurso "ex-oficio", que se considera interposto "ex-lege". GRAVAME. necessria a existncia de prejuzo, de gravame para a parte que est recorrendo. DIREITO EXERCICIO NO MESMO PROCESSO. Mesmo que em momentos diferentes, o recurso acontece no mesmo processo. DECISO RECORRVEL. A deciso deve ser passvel de recurso, logo transitado em julgado perdeu o momento recursal. JULGAMENTO SOBRE JULGAMENTO. Expresso usada pelo Carnelutti, que diz que existe um juzo sobre o juzo. Trata-se de uma anlise sobre os fundamentos do julgamento que foi feito anteriomente. Se no tem fundamentao cerceamento de defesa, por isso que as sentenas devem ter fundamentao para contrapor a motivao do juzo. MODIFICAO DA DECISO POR OUTRO RGO JURISDICIONAL. Via de regra, a alterao (de qualquer natureza) deve ocorrer em juzo diferente do prolator, normalmente ser o juzo superior, anulando ou reformando a deciso anterior, no todo ou em parte.

3.5 PANORAMA CONTEMPORNEO DO DIREITO E DO PROCESSO PENAL PS CF/88


Fazer uma atualizao decorrente da mudana de paradigma econmico, depois da proeminncia do neoliberalismo. Assim, surgiu um discurso da eficincia, manipulando pelo critrio do custo benefcio do processo, colocando como motivador a celeridade processual.

33

O crime faz parte do custo pas, logo a eficincia tende agora ser medida por resultados economicamente mais vantajosos. Assim, os indivduos representam mercadorias de consumo do processo penal espetculo (colocar o nome do ru na lama). Hodiernamente, a flexibilizao do processo com informalizao, eficincia e imediata reduo de custos, o que pode ser verificada pela restrio recursal. Vale dizer que essa restrio recursal deve ser tratada com cautela por ter sua linha tnue com o princpio constitucional da presuno de inocncia. Outrossim, vale dizer a nova funo garantista do sistema de impugnaes no EDD, indispensvel o resgate e a manuteno dos direitos humanos, clusula ptrea constitucional pelo princpio da dignidade da pessoa humana. Assim, o magistrado dever realizar uma reinterpretao do direito penal luz da CF/88, fazendo surgir uma nova criao dogmtica. Isso uma proposta garantista, de matriz iluminista, que visa um sistema jurdico com garantias legitimas de um modelo de poltica criminal de mnima interveno (direito penal mnimo), visando a menor aflitividade possvel maioria dos desviados e a mxima seguridade possvel maioria dos no-desviados. Logo, tem-se as 3 acepes do garantismo penal: 1 acepo: garantismo como Estado de Direito; 2 acepo: garantismo como teoria do direito e crtica do direito; 3 acepo: garantismo como filosofia do direito e como filosofia poltica; PREMISSA MXIMA. aceitar a CF como lei suprema do processo penal e o devido processo legal como instrumento efetivo de garantias. PROPOSTAS. Discutir o fundamento do sistema de impugnaes diante do paradoxo processual contemporneo: efetividade X garantismo; O sistema de impugnaes como exerccio de cidadania e de manuteno das liberdade pblicas;

3.6 CLASSIFICAO
QUANTO A OBRIGATORIEDADE. Sero voluntrio ou necessrio (ofcio). A maioria absoluta da doutrina entende ser cabvel essa classificao, mas Ada Pelegrini no concorda com isso, vez que para ela no existe recurso necessrio, todos seriam voluntrios, ento ela desconsidera o recurso de ofcio, eis que trata-se de um resqucio do sistema penal inquisitivo. QUANTO S FONTES INFORMATIVAS. Sero constitucionais ou legais. Os constitucionais so aqueles que tm suas hipteses de cabimento previstas na CF, sem prejuzo de lei infraconstitucional, p.e. recurso especial (RESP), extraordinrio (RE), ordinrio constitucional (ROC) . J os legais, esto previstos na lei, de forma geral, p.e. apelao, recurso especial em sentido estrito (RESE), etc. QUANTO A SUA MOTIVAO. Sero ordinrios ou extraordinrios. Os primeiros no exigem requisitos especficos de admissibilidade, bastando os requisitos normais para o seu reconhecimento, como um mero inconformismo da parte. J os segundos demandam requisitos especficos, p.e. pr-questionamento, repercusso geral, etc. QUANTO A EXTENSO DA MATERIA IMPUGNADA. Sero totais ou parciais. Os recursos totais so aqueles em que a parte impugna toda a deciso, enquanto nos parciais a parte quer alterar somente uma parte da deciso.

34

3.7 PRINCPIOS
So tambm regras que norteiam a atividade do juiz no mbito recursal: DUPLO GRAU. Apesar de no estar previsto expressamente na CF/88, os tratados e organizao do judicirio traz esse direito recursal, sendo na verdade uma garantia individual, que pode ser interpretada como um princpio. Questo: Existe duplo grau em instncias como STF, isso uma mitigao do princpio do duplo grau? No, a doutrina orienta que como a prpria CF traz esse sentido, no existe problema nessa mitigao prevista pelo constituinte originrio. VOLUNTARIEDADE. O CPP em seu art. 574 aduz que os recursos sero voluntrios, excepcionando-se aqueles necessrios. Assim, traz uma idia de voluntariedade aos recursos. Art. 574. Os recursos sero voluntrios, excetuando-se os seguintes casos, em que devero ser interpostos, de ofcio, pelo juiz: I - da sentena que conceder habeas corpus; II - da que absolver desde logo o ru com fundamento na existncia de circunstncia que exclua o crime ou isente o ru de pena, nos termos do art. 411. TAXATIVIDADE. No h nas regras legais do CPP exceo a recursos no previstos em lei, logo o rol dos recursos est previsto em lei e taxativo. Questo: E se no tiver recurso para o caso? Impetra-se uma ao autnoma de impugnao, como HC, MS, etc. UNIRRECORRIBILIDADE. Para cada deciso cabe apenas um recurso e cabe a parte, de acordo com o caso concreto, identificar aquele cabvel. Questo: Existe exceo? Sim, uma impetrao de um RESP e RE, bem como a impetrao de um EMBARGOS INFRINGENTES e RESP. FUNGIBILIDADE DOS RECURSOS. O recurso equivocado pode ser interposto, mas ele tambm pode ser aproveitado. Isso no pode ser feito de qualquer forma. Art. 579. Salvo a hiptese de m-f, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro. Pargrafo nico. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandar process-lo de acordo com o rito do recurso cabvel. Segundo o art. 579, no caso de m-f essa fungibilidade no deve ser aplicada. Questo: O que a m-f ou como depreende-se a m-f no processo? Trata-se de uma questo muito subjetiva. Os Tribunais superiores tentaram estabelecer alguns critrios para determinar a m-f: Prazo: tempestividade fundamental, logo o recurso errado deve estar dentro do prazo do recurso certo. o O Aury monta uma crtica sobre o caso em que se o advogado tinha veemncia sobre a validade do recurso errado, essa validade do prazo no caberia para configurar a m-f.

Dvida doutrinria: numa dvida doutrinria sobre qual o recurso correto para o caso, o caso de apresentao e excludente como Erro Grosseiro.

Exemplos: Impetra-se um RESE enquanto era cabvel uma apelao, etc. VEDAO DA REFORMATIO IN PEJUS (ART. 617, 2a PARTE). Ela ocorre tanto qualitativamente, quanto quantitativamente. Art. 617. O tribunal, cmara ou turma atender nas suas decises ao disposto nos arts. 383, 386 e 387, no que for aplicvel, no podendo, porm, ser agravada a pena, quando somente o ru houver apelado da sentena.

35

Smula 160 do STF. nula a deciso do tribunal que acolhe, contra o ru, nulidade no argida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de ofcio. Essa a vedao da reformatio in pejus. A reformatio in pejus no pode acontecer nem quantitativa nem qualitativamente. Questo: Um sujeito foi condenado a 4 anos de regime fechado. Assim, apenas a defesa apela para o regime aberto. Pode o tribunal agravar a situao do ru quanto ao tempo? No, pela reformatio in pejus direta. Recurso da Defesa: No caso de somente a defesa recorrer, a pena no poder ser agravada. Ela vai impedir que o ru que apelou tenha a sua situao piorada. o Reformatio in pejus direta: trata-se da reforma propriamente dita da deciso. Exemplo: no se pode agravar a pena. o Reformatio in pejus indireta: ocorre quando o Tribunal cassa a deciso proferida e os autos sero remetidos de volta para que o juiz promova outra deciso, sendo que essa nova deciso no poder ultrapassar o limite da deciso anterior.

Questo: Neste caso o juiz poder dar uma pena maior ao ru? A doutrina diverge: 1 corrente (Majoritria): o magistrado no pode agravar a deciso que ele havia proferido antes, corroborando com boa parte da jurisprudncia. 2 corrente (Ada Pelegrini): critica bastante essa impossibilidade imposta ao juiz, pois trata-se de um novo julgamento. 3 corrente (alguns entendimentos do STJ) : Vale destacar que nos casos de anulao da sentena por incompetncia absoluta, o STJ vem se manifestando que poder o novo magistrado ultrapassar os limites da sentena anterior. Questo: E essa reformatio in pejus indireta aplica-se no tribunal do jri? A doutrina novamente diverge: 1 corrente (majoritria): entende que a mesma no se aplica s hipteses do Tribunal do Jri, em razo da soberania dos vereditos, vez que no se poderia limitar um novo julgamento e atuao do conselho de sentena. 2 corrente: entende ser possvel a aplicao da reformatio in pejus. Recurso de Acusao: se a acusao recorrer, no h impedimento de agravamento da deciso.

Questo: E nesse recurso da acusao, pode ocorrer a reformatio in mellius? So duas correntes: 1 corrente majoritria: entende que permitida a melhora da situao do condenado. 2 corrente: paridade de armas, princpio da igualdade, em que se no pode aplicar a reformatio in pejus no recurso da defesa, no pode aplicar a reformatio in mellius no recurso da acusao. DISPONIBILIDADE. Existe algumas maneira de dispor do direito de recorrer, a saber: Renncia: ocorre antes da interposio do recurso; e Desistncia: acontece depois.

Questo: O MP pode renunciar ou desistir do recurso? No, pois a lei o veda. Todavia, a renncia no pode ocorrer explicitamente, mas tacitamente acontece por deixar transcorrer in albis o prazo, como se ele renunciasse tacitamente. Mas a desistncia no tem como, pois somente caberia por manifestao expressa, o que vedado pelo art. 576 do CPP. Art. 576. O Ministrio Pblico no poder desistir de recurso que haja interposto.

36

Questo: E o advogado poder renunciar ou desistir do recurso? Sim. Questo: Mas quando ocorre um conflito de vontades entre o ru e o seu defensor? divergente: 1 corrente (STJ): prevalece a vontade do advogado pois esse detm o entendimento tcnico e os riscos do processo. 2 corrente: entende deve prevalecer a vontade do ru que quiser recorrer para privilegiar a aplicao da ampla defesa. 3 corrente (STF): a smula 705 do STF entende que deve reinar a amplitude da defesa, podendo ser qualquer das partes para reinar o mximo de defesa ao ru, ficando essa discusso a ser sanada pelo magistrado, entende que a vontade de quem queira recorrer. Smula 705 do STF: A renncia do ru ao direito de apelao, manifestada sem a assistncia do defensor, no impede o conhecimento da apelao por este interposta.

3.8 EFEITOS
So os efeitos dos recursos: DEVOLUTIVO. Devolver ao Tribunal ad quem o conhecimento da matria impugnada. SUSPENSIVO. Nem todo recurso tem efeito suspensivo, ele excepcional. necessrio que haja previso legal. Em regra nas hipteses de decises condenatrias, em regra ser produzido efeito suspensivo para que o ru recorra em liberdade, em prol do princpio da inocncia. No caso de absolvio, o recurso no ter, primariamente, o efeito suspensivo, vez que o ru j se encontra em liberdade. Questo: O MP pode recorrer de uma sentena de absolvio, pedindo a sua priso? Sim, com base no entendimento da smula 267 do STJ. Smula 267 do STJ. A interposio de recurso, sem efeito suspensivo, contra deciso condenatria no obsta a expedio de mandado de priso. REGRESSIVO. Diz respeito ao juzo de retratao, ou seja, permitida ao prprio juiz que proferiu a sentena a retratao da deciso. uma faculdade e uma devoluo do efeito devolutivo. Existe entendimento que um efeito autnomo. EXTENSIVO. Primeiramente, deve haver concurso de agentes e somente um deles interps o recurso . Ademais, a deciso do recurso no pode ser pautada em razes que sejam exclusivamente pessoais. Assim sendo, caso esses requisitos estejam presentes, a deciso atingir tambm o coautor. Exemplo: no caso de atipicidade, todos os rus devem ser atingidos, pois matria comum a todos os rus. Outro exemplo a prescrio, atinge a todos. Art. 580. No caso de concurso de agentes (Cdigo Penal, art. 25), a deciso do recurso interposto por um dos rus, se fundado em motivos que no sejam de carter exclusivamente pessoal, aproveitar aos outros. J nas escusas absolutrias (art. 183) no estende-se aos demais, pois caso pessoal e no aos demais.

3.9. IMPEDIMENTOS AO PROCESSAMENTO OU CONHECIMENTO DOS RECURSOS


So fatores impeditivos ou extintivos. So alheios aos pressupostos processuais que sero analisados depois. DESISTNCIA. Ocorre posteriormente interposio do recurso . Tudo dito acima (no princpio da disponibilidade) vale para c.

37

RENNCIA. Dar-se- antes da interposio do recurso . Tudo dito acima (no princpio da disponibilidade) vale para c. DESERO. Trata-se da ausncia de preparo do recurso , que gerar o no conhecimento do mesmo. Ocorre no caso de ao penal privada (art. 806, 2o).

3.10. JUZO DE ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS


Os recursos inauguram uma nova fase procedimental e, nesta, devero ser respeitadas duas etapas diferentes. Primeiramente deve se realizar o juzo de admissibilidade, que se trata da anlise dos pressupostos processuais, e aps deve-se realizar o juzo de mrito no qual se vai analisar os pedidos feitos. O juzo de admissibilidade requer a anlise dos seguintes pressupostos (a doutrina no unnime na diviso e classificao dos pressupostos, mas este o posicionamento majoritrio): REQUISITOS OBJETIVOS DOS RECURSOS Cabimento: diz respeito a prpria previso legal de recurso para aquela deciso, ou seja, se a deciso recorrvel (previso legal). Ateno: O Aury Lopes Junior vai dizer que, alm do cabimento, deve haver tambm a inexistncia de uma deciso que tenha transitado em julgado. Questo: E se no existir previsibilidade de recurso, como feito? Impetra-se as aes autnomas de impugnao, como suscednio recursal (MS, HC, Reviso Criminal). Adequao: o recurso deve ser adequado deciso que ser recorrida, conforme previso legal, para ajustar o recurso mais adequado para aquele caso em concreto. Exemplo: para uma sentena, interpe-se uma apelao. O princpio da fungibilidade flexibiliza tal pressuposto. Ateno: Existem situaes em que no cabe recurso, mas a apresentao do prprio procedimento de defesa, como uma resposta acusao, etc. do rito processual. Tempestividade: diz respeito ao prazo para interposio do recurso, vez que cada um deles possui um prazo previsto em lei. Tal prazo fatal e deve ser respeitado . Tanto o que at mesmo o prprio ru pode interpor recurso. Ateno: o Aury Lopes Junior entende que alem desses trs, haveria tambm o preparo como pressuposto objetivo, mas ele aplicado somente ao penal privada. REQUISITOS SUBJETIVOS DOS RECURSOS

Interesse da parte (prejuzo) : alguns autores dizem que a idia de interesse que importada do processo civil, que vem da prpria ao, no interessante para o processo penal. ( UTILIDADE + NECESSIDADE) Por isso se considera na verdade o prejuzo, que seria na realidade a sucumbncia, embora o interesse esteja ligado a um gravame, prejuzo que a parte sofreu. Questo: O ru pode recorrer da sentena absolutria? possvel quando se deseja: o o No caso de absolvio prpria, alterar os fundamentos e motivos da deciso , para, por exemplo, afastar a possibilidade de indenizao no juzo cvel. Tambm, no caso de absolvio imprpria, quando se pretende afastar a medida de segurana imposta.

38

Toda sentena absolutria, mesmo que por falta de provas forma a coisa julgada, ento nesse caso no h interesse em recorrer. Questo: E o MP pode recorrer a favor do ru? So duas correntes: 1 corrente (Frederico Marx - minoritria): entende que no, pois o MP parte de acusao, uma contradio em termos dizer parte imparcial, se o que ele quer a condenao do ru no h como falar em prejuzo para o MP, no haveria interesse, mas uma doutrina antiga. 2 corrente (Paulo Rangel - majoritria): entende possvel, mas que o MP quando tem interesse em recorrer, no a favor do ru, mas para zelar pela correta aplicao do ordenamento jurdico, j que ele no somente parte, mas tambm fiscal do OJ. 3 corrente (Denlson Feitosa): faz uma analogia e entende que o recurso do MP de fato a favor do ru, pois se ele pode pleitear a absolvio do ru, porque no poderia recorrer ao seu favor.

Legitimidade para interposio do recurso (art. 577): MP, querelante ou pelo ru procurador (advogado constitudo pelo ru) ou defensor. Ateno: O ru pode interpor recurso, mas no tem capacidade postulatria para apresentar as razes. Art. 577. O recurso poder ser interposto pelo Ministrio Pblico, ou pelo querelante, ou pelo ru, seu procurador ou seu defensor. Pargrafo nico. No se admitir, entretanto, recurso da parte que no tiver interesse na reforma ou modificao da deciso. Questo: Qual a legitimidade do assistente de acusao? Essa legitimidade restrita e subsidiria. Assim, tem legitimidade para recorrer se o ente no recorre, sendo tambm restritas aos casos previstos em lei.

3.11. RECURSOS EM ESPCIE A) RECURSO EM SENTIDO ESTRITO RESE (ART. 581 A 592)
Equivale ao agravo no processo civil, em regra usado para impugnar decises interlocutrias. Questo: O rol taxativo? Sim, todavia o STF vem entendendo que pode ser utilizada a interpretao extensiva. Art. 581. Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena: Questo: Cabe RESE para despacho? No. Ateno: Os incisos XII, XVII, XIX, XX, XXI, XXII e XXIII do Art. 581 traz condies de decises no so mais impugnadas por RESE, agora cabe agravo de execuo, pois a Lei de Execuo Penal, que veio depois, traz esse recurso que cabvel para impugnar decises do juiz de execuo. Art. 581: XII - que conceder, negar ou revogar livramento condicional; XVII - que decidir sobre a unificao de penas; XIX - que decretar medida de segurana, depois de transitar a sentena em julgado; XX - que impuser medida de segurana por transgresso de outra; XXI - que mantiver ou substituir a medida de segurana, nos casos do art. 774; XXII - que revogar a medida de segurana; XXIII - que deixar de revogar a medida de segurana, nos casos em que a lei admita a revogao; Art. 197 da LEP. Das decises proferidas pelo Juiz caber recurso de agravo, sem efeito suspensivo. Questo: possvel interpor o RESE porque o juiz converteu a pena de multa em uma privativa de liberdade (Art. 581, XXIV)? Segundo o Art. 51 do CP, no possvel essa converso porque a multa dvida de valor, mas se eventualmente o juiz converter, o que deve ser feito impetrar um HC , porque a coao se torna ilegal, por

39

isso esse inciso est prejudicado. Multa dvida civil. No cabe pedido liminar no RESE. Art. 581, XXIV - que converter a multa em deteno ou em priso simples. Art. 51 do CP - Transitada em julgado a sentena condenatria, a multa ser considerada dvida de valor, aplicando-se-lhes as normas da legislao relativa dvida ativa da Fazenda Pblica, inclusive no que concerne s causas interruptivas e suspensivas da prescrio. EXCEO AO RESE. O JECRIM em seu art. 82 (Lei n 9.099/95), nos casos de juizados especiais criminais o recurso cabvel a apelao por previso legal especfica, em 10 dias. Art. 82. Da deciso de rejeio da denncia ou queixa e da sentena caber apelao, que poder ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado. HIPTESES DE CABIMENTO (ART. 581): esse rol taxativo, embora o STF admita interpretao extensiva em alguns casos, com previso em legislaes especiais. I - que no receber a denncia ou a queixa;

Deciso que no receber a denncia ou queixa : quando h rejeio liminar, com base na anlise do art. 395. Questo: E se o juiz proferir uma deciso recebendo a denncia? HC ou MS, pois no h previso legal de recurso para essa deciso. Questo: Mas qual? De acordo com a Smula 693 do STF se houver no tipo penal cominado apenas pena pecuniria ou de multa s se usa o MS e se houver previso de pena privativa de liberdade, se usa o HC. Smula 693, STF: No cabe habeas corpus contra deciso condenatria a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infrao penal a que a pena pecuniria seja a nica cominada. No se usa HC quanto estiver pena privativa de liberdade, caso contrrio impetra-se um MS.

II - que concluir pela incompetncia do juzo;

Concluir pela incompetncia do juzo : para os casos em que ele concluir pela competncia, geralmente, em incompetncia absoluta, que ele pode reconhecer de ofcio. Aqui para os casos do art. 109 do CPP. Art. 109. Se em qualquer fase do processo o juiz reconhecer motivo que o torne incompetente, declarlo- nos autos, haja ou no alegao da parte, prosseguindo-se na forma do artigo anterior. Questo: Caso o juiz conclua pela competncia? A pessoa no pode ajuizar RESE, mas to somente se manifestar atravs de HC / MS. Ateno: No caso de desclassificao do crime no jri pela mudana de competncia, uma condio de incompetncia, cabendo RESE.

III - que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio;

Deciso que julgar procedentes as excees, salvo suspeio : se a parte alegar a incompetncia, atravs de exceo, e o juiz a reconhecer, o recurso dever ser baseado neste inciso, e no no acima. Aqui para os casos do art. 95 do CPP.

40

Art. 95. Podero ser opostas as excees de: I - suspeio; II - incompetncia de juzo; III - litispendncia; IV - ilegitimidade de parte; V - coisa julgada. Caso o magistrado rejeite as excees, dever a parte se manifestar por HC ou MS. Questo: Por que a suspeio no cabe aqui? devido ao procedimento de recurso diferente, devendo o recurso ser impetrado no TJ. Art. 96. A argio de suspeio preceder a qualquer outra, salvo quando fundada em motivo superveniente. Art. 97. O juiz que espontaneamente afirmar suspeio dever faz-lo por escrito, declarando o motivo legal, e remeter imediatamente o processo ao seu substituto, intimadas as partes. Art. 98. Quando qualquer das partes pretender recusar o juiz, dever faz-lo em petio assinada por ela prpria ou por procurador com poderes especiais, aduzindo as suas razes acompanhadas de prova documental ou do rol de testemunhas. Art. 99. Se reconhecer a suspeio, o juiz sustar a marcha do processo, mandar juntar aos autos a petio do recusante com os documentos que a instruam, e por despacho se declarar suspeito, ordenando a remessa dos autos ao substituto. Art. 100. No aceitando a suspeio, o juiz mandar autuar em apartado a petio, dar sua resposta dentro em trs dias, podendo instru-la e oferecer testemunhas, e, em seguida, determinar sejam os autos da exceo remetidos, dentro em 24 vinte e quatro horas, ao juiz ou tribunal a quem competir o julgamento. IV que pronunciar o ru;

Deciso que pronunciar o ru: essa deciso pode ser atacada via RESE. Ele ter efeito suspensivo (essa no a regra de tal recurso), para impedir que o ru seja submetido ao julgamento no jri. A deciso de impronncia no recorrvel em sentido estrito, deve-se utilizar a apelao . Art. 416. Contra a sentena de impronncia ou de absolvio sumria caber apelao.

V - que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante;

(1a parte) Conceder, arbitrar, negar, cassar, julgar, inidnea a fiana : tal regra no se aplica ao delegado, sendo possvel, no caso deste realizar qualquer uma dessas aes, utilizar uma ao autnoma (exceto quando no h a privao). A concesso deciso do juiz que, presentes os requisitos legais, concede liberdade provisria mediante o pagamento de fiana ao preso em flagrante. Aqui para a negativa da deciso do juiz que nega a liberdade provisria mediante o pagamento de fiana. O arbitramento o valor fixado a ttulo de fiana que deve observar os critrios do artigo 325 do CPP. Devem-se conjugar dois fatores: a pena mxima atribuda ao delito e a capacidade econmica do acusado. A cassao ocorre quando o juiz constata ser incabvel a fixao da fiana. Exemplo: vedada expressamente em lei, como no caso de crimes hediondos. A fiana inidnea quando, exigido o reforo (valor complementar), o afianado omite-se na prestao.

41

A nova lei de priso trouxe as MEDIDAS CAUTELARES diversas da priso, colocando com preferncia priso. (art. 319 e 320 do CPP). As decises que esto sujeita a essas medidas cautelares so cabveis o RESE.

(2a parte) Indefere requerimento ou revoga a preventiva, relaxa o flagrante e concede liberdade provisria: o relaxamento do flagrante ocorre quando ele tiver sido ilegal; a priso preventiva ser revogada quando no estiverem presentes os requisitos; a liberdade provisria ocorre quando o flagrante tiver sido legal, mas no estiverem presentes os requisitos da priso. Todas as situaes elencadas no dispositivo legal so para decises contrrias a acusao, o que cabvel o RESE. Quando ele decreta preventiva e indefere a revogao, quando o juiz nega a liberdade provisria, quando ele negar o relaxamento do flagrante, no h recurso previsto para estes casos, ento deve-se utilizar o HC. Nesses casos, o RESE no tem efeito suspensivo, mas o MP costuma ajuizar o recurso e impetrar MS para que seja concedido tal efeito, j que ele quer que o acusado no seja posto em liberdade. Nos casos de deciso contrria ao ru, no cabe RESE cabendo diretamente o HC ou Revogao da Priso. Ateno (OAB): Existem entendimentos no TJES em que primeiro deve ser impetrado a Revogao da Priso Temporria ou Preventiva (juzo criminal) para no ocorrer a supresso de instncia, para se negado impetrar o HC. Priso temporria: revogao. Priso preventiva: revogao (7.960/89) Priso flagrante: relaxamento / liberdade provisria.

VII - que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor;

Deciso que julga quebrada a fiana ou perdido o seu valor : a fiana quebrada ocorre quando o beneficiado no cumprir as condies impostas para usufruir da liberdade provisria (artigos 327 e 328); o perdimento ocorre quando o valor no se apresenta aps a sentena penal condenatria. Art. 327. A fiana tomada por termo obrigar o afianado a comparecer perante a autoridade, todas as vezes que for intimado para atos do inqurito e da instruo criminal e para o julgamento. Quando o ru no comparecer, a fiana ser havida como quebrada. Art. 328. O ru afianado no poder, sob pena de quebramento da fiana, mudar de residncia, sem prvia permisso da autoridade processante, ou ausentar-se por mais de 8 (oito) dias de sua residncia, sem comunicar quela autoridade o lugar onde ser encontrado. Art. 341. Julgar-se- quebrada a fiana quando o acusado: I - regularmente intimado para ato do processo, deixar de comparecer, sem motivo justo; II - deliberadamente praticar ato de obstruo ao andamento do processo; III - descumprir medida cautelar imposta cumulativamente com a fiana; IV - resistir injustificadamente a ordem judicial; V - praticar nova infrao penal dolosa. Na prtica os advogados utilizam o HC e no o RESE, pois o habeas corpus comporta o pedido liminar, que no possvel no RESE.

VIII - que decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade;

Deciso que julga extinta a punibilidade: importante falar que a prescrio, prevista no prprio inciso, j se trata de causa que extingue a punibilidade, ento sua meno se torna desnecessria. Art. 397. Aps o cumprimento do disposto no art. 396-A, e pargrafos, deste Cdigo, o juiz dever

42

absolver sumariamente o acusado quando verificar: IV - extinta a punibilidade do agente. Questo: Qual o recurso em regra para recorrer a absolvio sumria? a apelao. Mas o art. 581 no fala que RESE para extino de punibilidade? So 2 correntes: 1 corrente (Capez, Aury): a deciso declaratria de punibilidade, sendo RESE, que vem de plano no CPP. 2 corrente (Pacelli, Ada): a absolvio sumria analisa-se o mrito, logo APELAO, aplicado pela lei posterior de 2008. Questo: Diante a divergncia como proceder? Aplicao da fungibilidade. Questo: Se a extino da punibilidade for dada pelo Juiz da Vara de Execuo? No deve ser usado RESE, mas sim o AGRAVO DE EXECUO (recurso cabvel contra as decises deste juiz desta Vara). Aqui para deciso contra a Acusao. IX - que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrio ou de outra causa extintiva da punibilidade;

Indefere decretao da extino da punibilidade : neste caso a defesa pediu que fosse julgada extinta a punibilidade e o juiz indefere esse pedido. Tambm se admite a substituio do RESE pelo HC. Aqui para deciso contra a Defesa

X - que conceder ou negar a ordem de habeas corpus;

Deciso que conceder ou denegar o HC: o RESE s cabe quando o juiz de 1o grau proferir tal deciso. Questo: Caso essa denegao ocorra em sede de Tribunal? Caber o ROC (recurso ordinrio constitucional), pois no tem RESE em 2 instncia. Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: II - julgar, em recurso ordinrio: a) o "habeas-corpus", o mandado de segurana, o "habeas-data" e o mandado de injuno decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso; Questo: Se o HC for negado, pode-se impetrar outro HC? Sim, no est previsto no Cdigo, mas a jurisprudncia admite. Questo: O delegado a autoridade coatora e o juiz por meio de um HC concede a liberdade, o que mais deve o juiz fazer? Fazer o recurso de ofcio. Art. 574. Os recursos sero voluntrios, excetuando-se os seguintes casos, em que devero ser interpostos, de ofcio, pelo juiz: I - da sentena que conceder habeas corpus;

XI - que conceder, negar ou revogar a suspenso condicional da pena;

Deciso que conceder, negar ou revogar o sursis : h um prejuzo a aplicao deste inciso, atualmente, uma vez que o juiz atuar concedendo ou negando o sursis no momento de prolao da sentena, logo no se aplica o RESE, mas sim a apelao. Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: I - das sentenas definitivas de condenao ou absolvio proferidas por juiz singular; Se h o recurso cabvel para impugnar sentena, qual seja, a apelao, o RESE no ser utilizado.

43

Assim, orienta o 4 do art. 593: Art. 593, 4o Quando cabvel a apelao, no poder ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da deciso se recorra. Outrossim, na revogao que ocorrer apenas na fase executiva, que tambm no poder ser usado o RESE, porque existe o agravo em execuo que deve ser o recurso para impugnar decises proferidas pelo Juiz da Vara de execues. Art. 197 da LEP. Das decises proferidas pelo Juiz caber recurso de agravo, sem efeito suspensivo. Questo: Mas ento para que serve o RESE? Aplicando extensivamente na Lei do Juizado Especial, mais precisamente no SURSIS PROCESSUAL. Assim entende o STF, STJ e a doutrina ao dar interpretao extensiva para que o RESE seja usado no caso de concesso, negao ou revogao da suspenso condicional do processo (previsto no art. 89 da lei 9.099/95). Art. 89. Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena (art. 77 do Cdigo Penal). XIII - que anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte;

Deciso que anular o processo total ou parcialmente: Questo: E quando o juzo rejeitar o seu pedido e se negar a anular? A opo cabvel a impetrao de HC ou MS, para pedir a anulao do processo. Smula 693, STF: No cabe habeas corpus contra deciso condenatria a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infrao penal a que a pena pecuniria seja a nica cominada. Outra soluo ser argido preliminarmente em apelao no tribunal.

XIV - que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir;

Deciso que exclui ou inclui jurado na lista geral : a lista geral aquela da qual se retiraro os 25 jurados primrios. Art. 425. Anualmente, sero alistados pelo presidente do Tribunal do Jri de 800 (oitocentos) a 1.500 (um mil e quinhentos) jurados nas comarcas de mais de 1.000.000 (um milho) de habitantes, de 300 (trezentos) a 700 (setecentos) nas comarcas de mais de 100.000 (cem mil) habitantes e de 80 (oitenta) a 400 (quatrocentos) nas comarcas de menor populao. Art. 426. A lista geral dos jurados, com indicao das respectivas profisses, ser publicada pela imprensa at o dia 10 de outubro de cada ano e divulgada em editais afixados porta do Tribunal do Jri. 1o A lista poder ser alterada, de ofcio ou mediante reclamao de qualquer do povo ao juiz presidente at o dia 10 de novembro, data de sua publicao definitiva. Questo: Qual o problema aqui? que no h processo, mas o recurso ainda assim ser manejado no obstante isso, com algumas diferenas. o Prazo: neste caso, de 20 dias. Art. 586, Pargrafo nico. No caso do art. 581, XIV, o prazo ser de vinte dias, contado da data da publicao definitiva da lista de jurados. o Julgamento: pelo desembargador-presidente, o que normalmente endereado a Turma.

44

XV - que denegar a apelao ou a julgar deserta;

Deciso que denegar a apelao ou julg-la deserta: (PEGADINHA) ser concedido efeito suspensivo, j que se visa que a sentena no produza seus efeitos logo, mas sim que aguarde a deciso do RESE. Art. 584. Os recursos tero efeito suspensivo nos casos de perda da fiana, de concesso de livramento condicional e dos ns. XV, XVII e XXIV do art. 581. Questo: E se for denegado o recurso em sentido estrito, qual o recurso cabvel? a carta testemunhvel. Art. 639. Dar-se- carta testemunhvel: I - da deciso que denegar o recurso; Essa carta testemunhvel endereada: Art. 640. A carta testemunhvel ser requerida ao escrivo, ou ao secretrio do tribunal, conforme o caso, nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o recurso, indicando o requerente as peas do processo que devero ser trasladadas. o Prazo: 48 horas Art. 644. O tribunal, cmara ou turma a que competir o julgamento da carta, se desta tomar conhecimento, mandar processar o recurso, ou, se estiver suficientemente instruda, decidir logo, de meritis.

XVI - que ordenar a suspenso do processo, em virtude de questo prejudicial;

Deciso que ordena a suspenso do processo em virtude de questo prejudicial : a questo prejudicial diz respeito a matria extra penal que incidir na causa penal Exemplo: julgamento do crime de bigamia depende de casamento vlido e anterior ao fato. O processo ento suspenso, e para se insurgir contra essa deciso se usa o RESE. Art. 91. Quando incerta e no se determinar de acordo com as normas estabelecidas nos arts. 89 e 90, a competncia se firmar pela preveno. Art. 92. Se a deciso sobre a existncia da infrao depender da soluo de controvrsia, que o juiz repute sria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ao penal ficar suspenso at que no juzo cvel seja a controvrsia dirimida por sentena passada em julgado, sem prejuzo, entretanto, da inquirio das testemunhas e de outras provas de natureza urgente. Pargrafo nico. Se for o crime de ao pblica, o Ministrio Pblico, quando necessrio, promover a ao civil ou prosseguir na que tiver sido iniciada, com a citao dos interessados. Art. 93. Se o reconhecimento da existncia da infrao penal depender de deciso sobre questo diversa da prevista no artigo anterior, da competncia do juzo cvel, e se neste houver sido proposta ao para resolv-la, o juiz criminal poder, desde que essa questo seja de difcil soluo e no verse sobre direito cuja prova a lei civil limite, suspender o curso do processo, aps a inquirio das testemunhas e realizao das outras provas de natureza urgente. 1o O juiz marcar o prazo da suspenso, que poder ser razoavelmente prorrogado, se a demora no for imputvel parte. Expirado o prazo, sem que o juiz cvel tenha proferido deciso, o juiz criminal far prosseguir o processo, retomando sua competncia para resolver, de fato e de direito, toda a matria da acusao ou da defesa. 2o Do despacho que denegar a suspenso no caber recurso. 3o Suspenso o processo, e tratando-se de crime de ao pblica, incumbir ao Ministrio Pblico intervir imediatamente na causa cvel, para o fim de promover-lhe o rpido andamento. Art. 94. A suspenso do curso da ao penal, nos casos dos artigos anteriores, ser decretada pelo juiz, de ofcio ou a requerimento das partes.

45

XVIII - que decidir o incidente de falsidade;

Deciso que julga o incidente de falsidade : este incidente gera autos apartados e no caso de julgar, entende-se que pode ser pelo deferimento ou indeferimento. Art. 145. Argida, por escrito, a falsidade de documento constante dos autos, o juiz observar o seguinte processo: I - mandar autuar em apartado a impugnao, e em seguida ouvir a parte contrria, que, no prazo de 48 horas, oferecer resposta; II - assinar o prazo de trs dias, sucessivamente, a cada uma das partes, para prova de suas alegaes; III - conclusos os autos, poder ordenar as diligncias que entender necessrias; IV - se reconhecida a falsidade por deciso irrecorrvel, mandar desentranhar o documento e remet-lo, com os autos do processo incidente, ao Ministrio Pblico. Art. 146. A argio de falsidade, feita por procurador, exige poderes especiais. Art. 147. O juiz poder, de ofcio, proceder verificao da falsidade. Art. 148. Qualquer que seja a deciso, no far coisa julgada em prejuzo de ulterior processo penal ou civil. Vale dizer que o verbo julgar quer dizer procedente ou improcedente. Questo: E quando o juzo nega a instaurao do incidente de falsidade? No tem recurso, mas apenas aes impugnativas.

PRAZO DO RESE. , em regra, de 5 dias (art. 586). Tal prazo fatal. Art. 586. O recurso voluntrio poder ser interposto no prazo de cinco dias. A exceo o prazo de 20 dias, no caso do inciso XIV. Art. 586, Pargrafo nico. No caso do art. 581, XIV, o prazo ser de vinte dias, contado da data da publicao definitiva da lista de jurados. O prazo para as razes e contrarrazes de 2 dias. Art. 588. Dentro de dois dias, contados da interposio do recurso, ou do dia em que o escrivo, extrado o traslado, o fizer com vista ao recorrente, este oferecer as razes e, em seguida, ser aberta vista ao recorrido por igual prazo. Pargrafo nico. Se o recorrido for o ru, ser intimado do prazo na pessoa do defensor. EFEITOS DO RESE.

Devolutivo: devolver ao Tribunal ad quem o conhecimento da matria impugnada. Regressivo: est previsto no 589 e prev a possibilidade de retratao do recurso. Caso o juiz no entenda por se retratar o recurso ser encaminhado ao 2o grau. Art. 589. Com a resposta do recorrido ou sem ela, ser o recurso concluso ao juiz, que, dentro de dois dias, reformar ou sustentar o seu despacho, mandando instruir o recurso com os traslados que Ihe parecerem necessrios.

Suspensivo: em regra ele no apresenta esse efeito, mas as suas excees esto previstas no art. 584.

COMPETNCIA. Interposio: Juiz Razes: TJ, endereada a Cmara ou Turma Ateno: No cabe RESE em 2 grau.

46

B) APELAO (ART. 593 A 606)


CONCEITO. Apelao trata-se de recurso contra decises definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou no o mrito, devolvendo ao Tribunal Superior amplo conhecimento da matria. (NUCCI) O rol do art. 593 no taxativo. Todavia a orientao que: 1: verifique se da deciso cabe RESE (em funo do art. 593, II); 2: no cabendo, pode ser que caiba APELAO; CARACTERSTICAS.

Recurso amplo: devolve o conhecimento pleno da matria impugnada, ou seja, no h limitao quanto ao objeto de cognio, alm de ser de fundamentao livre. Recuso residual: em relao ao RESE, mas possui primazia em relao a ele (593, 4o). Isso quer dizer que, caber apelao quando no for caso de RESE, mas quando os dois puderem ser usados, a apelao deve ser prioritria.

Art. 593. 4o Quando cabvel a apelao, no poder ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da deciso se recorra. Observao: o inciso II do art. 593 quer dizer que o rol do RESE taxativo. HIPOTESES DE CABIMENTO (ART. 593). Inicialmente vale dizer que o prazo de 5 dias. No distante importante destacar que a fundamentao livre. Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: I - das sentenas definitivas de condenao ou absolvio proferidas por juiz singular;

Sentenas definitivas de condenao ou absolvio : Condenatria, absolutria, absolutria imprpria, absolvio sumria do jri. Absolvio sumria (art. 397): a deciso que extingue a punibilidade no uma absolvio, propriamente dita, mas sim uma deciso declaratria de extino. Neste caso, ser utilizado o RESE. Tal entendimento no pacifico, mas majoritrio. Pelo princpio da unirrecorribilidade quanto couber o RESE e APELAO, dever ser interposta a APELAO.

II - das decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no Captulo anterior;

Das decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no captulo anterior: o caso de deciso interlocutria mista. O captulo anterior o que trata acerca do RESE. Nesse caso, a apelao subsidiria em relao ao RESE, visto que remete ao captulo anterior. Esse inciso uma contrariedade ao inciso I, em que ocorre a primazia da apelao em face do RESE. Exemplo: impronncia, improcedncia do pedido de seqestro, ... Aqui a apelao residual ao RESE

III - das decises do Tribunal do Jri, quando:

Apelao das decises do jri: a fundamentao do recurso vinculada, ou seja, deve-se indicar as alneas nas quais voc est embasando o seu recurso.

47

Smula 713, STF: O efeito devolutivo da apelao contra decises do jri adstrito aos fundamentos da sua interposio. Aqui a fundamentao vinculada e no livre Neste sentido, os advogados fazem uma manobra processual colocando como fundamentos do recurso todos os itens desse inciso III. Hipteses que ensejam apelao: a) ocorrer nulidade posterior pronncia; Quando a nulidade posterior pronncia : Tal nulidade deve se relativa, porque as absolutas no esto sujeitas a precluso. A conseqncia do provimento deste recurso a realizao de um novo jri, no entanto, o jurado que participou do 1o jri no poder participar do 2o (vide smula 206, STF) Smula 206 do STF. nulo o julgamento ulterior pelo jri com a participao de jurado que funcionou em julgamento anterior do mesmo processo. Se o Tribunal der provimento no novo jri, novos jurados devero formar o corpo do jri. b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; Sentena do juiz presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados : a conseqncia vai ser a retificao / correo daquele deciso, que ser feita pelo Tribunal. Art. 593, 1o Se a sentena do juiz-presidente for contrria lei expressa ou divergir das respostas dos jurados aos quesitos, o tribunal ad quem far a devida retificao. Ateno: quase impossvel observar / argir tal tipo de nulidade. c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; Erro ou injustia na aplicao da pena: o erro objetivo, uma situao visvel. No entanto, a injustia muito subjetiva, portanto depende de argumentao e tambm da razoabilidade do apelante. Art. 593, 2o Interposta a apelao com fundamento no no III, c, deste artigo, o tribunal ad quem, se Ihe der provimento, retificar a aplicao da pena ou da medida de segurana. d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos. Deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos : vai-se atacar a deciso do conselho de sentena, ento esta-se se ferindo a soberania dos vereditos. A deciso manifestamente contraria aquela que no encontra nenhum subsdio no respaldo probatrio. Se o Tribunal entender que a deciso for realmente contrria, um novo jri vai ser feito, no entanto, no ser admitida uma nova apelao pelo mesmo motivo. Art. 593, 3o Se a apelao se fundar no no III, d, deste artigo, e o tribunal ad quem se convencer de que a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos, dar-lhe- provimento para sujeitar o ru a novo julgamento; no se admite, porm, pelo mesmo motivo, segunda apelao. S se admite apelar com base neste inciso uma nica vez. Questo: Essa apelao nica para as duas partes? So 2 correntes: 1 corrente (majoritria): sim, apenas 1 vez para qualquer das partes, no importa qual seja;

48

2 corrente (minoritria): no, 1 vez para cada uma das partes. PRAZO E FORMA DA APELAO. A apelao deve ser apresentada em 05 dias , conforme o art. 593. Pode ser apresentada em petio ou termo (na audincia). Todavia, aps a interposio, a parte em o prazo para arrazoar de 08 dias, contados a partir da interposio da pea do recurso. Art. 600. Assinado o termo de apelao, o apelante e, depois dele, o apelado tero o prazo de oito dias cada um para oferecer razes, salvo nos processos de contraveno, em que o prazo ser de trs dias. 1o Se houver assistente, este arrazoar, no prazo de trs dias, aps o Ministrio Pblico. 2o Se a ao penal for movida pela parte ofendida, o Ministrio Pblico ter vista dos autos, no prazo do pargrafo anterior. 3o Quando forem dois ou mais os apelantes ou apelados, os prazos sero comuns. 4o Se o apelante declarar, na petio ou no termo, ao interpor a apelao, que deseja arrazoar na superior instncia sero os autos remetidos ao tribunal ad quem onde ser aberta vista s partes, observados os prazos legais, notificadas as partes pela publicao oficial. Ateno: Essa situao no possvel no Jecrim, devendo apresentar as razes junto com o recurso, sendo que o prazo de apelao de 10 dias, sendo tudo de uma nica vez. EFEITOS. So devolutivo, suspensivo (depende da natureza da deciso, pois se a sentena for absolutria no ter esse efeitos, mas se for condenatrio, ter sim) e extensivo. Art. 596. A apelao da sentena absolutria no impedir que o ru seja posto imediatamente em liberdade. Pargrafo nico. A apelao no suspender a execuo da medida de segurana aplicada provisoriamente. Art. 597. A apelao de sentena condenatria ter efeito suspensivo, salvo o disposto no art. 393, a aplicao provisria de interdies de direitos e de medidas de segurana (arts. 374 e 378), e o caso de suspenso condicional de pena. No tem efeito regressivo (retratao). No caso de o ru apelar contra uma sentena condenatria, os efeitos da mesma no comeam a ser produzidos, vez que opera o efeito suspensivo. a regra. Questo: Acusao interpe MS para ter efeito suspensivo no caso de sentena absolutria? H o entendimento de que isto no cabvel. Questo: Fuga do ru e a desero da apelao? Hiptese de que, se o indivduo foge, a apelao ser julgada deserta. Isso no mais aplicado.

C) AGRAVO EM EXECUO
CABIMENTO. Tem natureza jurdica de recurso, previsto na Lei de Execues Penal (LEP) em seu art. 197, cabvel em decises proferidas pelo juiz de execuo . Art. 197. Das decises proferidas pelo Juiz caber recurso de agravo, sem efeito suspensivo. PRAZO E FORMA. A LEP s fala em cabimento, no traz prazo nem forma. De um lado a doutrina defende que diante dessa omisso, o agravo a execuo deveria seguir o rito do agravo no CPC, mas o entendimento majoritrio dos Tribunais entende que o procedimento a ser observado do Recurso em Sentido Estrito, podendo ser por meio de petio ou feito oralmente e reduzido a termo. Prazo de 5 dias O procedimento tambm ser o mesmo do RESE LEGITIMIDADE. O MP, sentenciado e o advogado (art. 195, LEP). No entanto, costuma-se dizer que o sentenciado pode interpor esse recurso porque ele tem capacidade postulatria na execuo, mas isso uma

49

falcia, pois do ponto de vista atual esse recurso carente de aplicabilidade, pois a maioria dos nossos presos no tem condies de contratar advogado e no tem capacidade para conhecer o instituto jurdico e a defensoria insuficiente. Art. 195. O procedimento judicial iniciar-se- de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico, do interessado, de quem o represente, de seu cnjuge, parente ou descendente, mediante proposta do Conselho Penitencirio, ou, ainda, da autoridade administrativa. utilizado o art. 195 analogicamente para definir a legitimidade. A interposio ampla, mas a legitimidade para apresentar as razes restrita. COMPETNCIA. A interposio perante o juiz de execuo e as razes so endereadas ao Tribunal. EFEITOS DO AGRAVO EM EXECUO.

Devolutivo: devolve ao Tribunal a apreciao da matria decidida. Regressivo: possvel juzo de retratao. (art. 589) Art. 589. Com a resposta do recorrido ou sem ela, ser o recurso concluso ao juiz, que, dentro de dois dias, reformar ou sustentar o seu despacho, mandando instruir o recurso com os traslados que Ihe parecerem necessrios. Suspensivo: Esse recurso no tem efeito suspensivo. Na prtica usado o MS para que seja conferido efeito suspensivo ao agravo.

Observar o artigo 581 do CPP, ou seja, quando no couber RESE possvel AGRAVO DE EXECUO.

D) REVISO CRIMINAL
CONCEITO. uma ao penal de competncia originria dos Tribunais, que tem por objetivo a desconstituio da deciso judicial condenatria transitada em julgado. Seria uma espcie de ao penal rescisria. NATUREZA JURDICA. no recurso, uma ao autnoma de impugnao. FINALIDADE. visa desconstituir uma sentena condenatria que transitou em julgado, alm de restabelecer a liberdade e a dignidade do condenado, porque se houver uma condenao equivocada existe sempre a possibilidade pro ru, que pode at j ter cumprido a pena e falecido, de se pode propor uma reviso para restabelecer a sua dignidade. PRESSUPOSTOS. a) Deciso Judicial Condenatria: porque ser sempre pro reo, nunca poder ser pro societate, ento se for sentena absolutria no haver reviso criminal. b) Trnsito em julgado: se no houver trnsito em julgado a impugnao cabvel ser o recurso. CABIMENTO (art.621): tem hipteses taxativas por ser excepcional: Art. 621. A reviso dos processos findos ser admitida: I - quando a sentena condenatria for contrria ao texto expresso da lei penal ou evidncia dos autos;

Sentena contrria ao texto expresso da lei ou evidncia dos autos : o primeiro caso uma espcie de conflito hermenutico, em que o juiz interpreta e aplica a lei de maneira incorreta. Exemplo. utilizar analogia em prejuzo do ru. O segundo caso quando a sentena contrria a evidencia dos autos, diz respeito ao conjunto probatrio.

50

Exemplo. condena exclusivamente com base em uma confisso obtida na esfera policial. Observao. No poder haver reviso criminal em razo de divergncia jurisprudencial com tribunais superiores, possvel apenas quando contrariar smula vinculante. II - quando a sentena condenatria se fundar em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos;

Sentena que se fundar em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos : com a expresso se fundar o legislador quer dizer que esses documentos falsos foram usados para fundamentar a deciso, mesmo que existam falsidades no caber reviso se essas provas falsas no forem utilizadas; Questo: Na reviso criminal no dilao probatria, no tem instruo, ento como ser feito para comprovar a falsidade? A doutrina minoritria entende que a regra seja que no haja instruo, mas que no faz sentido impedir a comprovao dessa falsidade no bojo na ao revisional, mas a doutrina majoritria entende que essa comprovao deve se dar antes, necessria a prova pr-constituda, com, por exemplo, sentena declaratria de falsidade no cvel, ou um prprio processo criminal de falsidade ideolgica, etc. Observao. no caso de ser usado prova ilcita pode haver reviso criminal, mas o fundamento a ser usado o inciso I, sentena contrria ao texto legal.

III - quando, aps a sentena, se descobrirem novas provas de inocncia do condenado ou de circunstncia que determine ou autorize diminuio especial da pena.

Novas provas de inocncia ou circunstncias que autorize diminuio da pena : so provas substancialmente novas, mas que no necessariamente no existiam na poca do processo, so provas que no foram objeto de anlise por ocasio da sentena ou do processo que demonstrem a inocncia do sentenciado ou que autorize diminuio de pena. Observao. art. 630 do CPP diz caber indenizao na esfera cvel por parte do Estado nesses casos.

LEGITIMIDADE. defensor pblico, ru, MP, cnjuge (inclui companheiro e companheira por interpretao da constituio), ascendente, descendente e irmo. Questo: Segundo o art. 623 do CPP o MP tem legitimidade? So duas correntes: 1 corrente (majoritria): defende que se o MP poderia pedir a absolvio com muito mais razo poderia propor reviso. 2 corrente (minoritria): entende que o MP no tem legitimidade porque no tem interesse, isso iria ferir a dialtica processual. Art. 623. A reviso poder ser pedida pelo prprio ru ou por procurador legalmente habilitado ou, no caso de morte do ru, pelo cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. Quanto ao ru, a OAB entendia que ele no tinha legitimidade por causa do seu estatuto que veio depois do CPP e entende que o ru no tem capacidade postulatria, mas isso no se aplica, uma corrente minoritria. O MP no tem legitimidade expressa no art. 623 do CPP : uma corrente defende que se o MP poderia pedir a absolvio com muito mais razo poderia propor reviso, mas a corrente minoritria entende que o MP no tem legitimidade porque no tem interesse, isso iria ferir a dialtica processual. Observao: O STF entende que o MP no teria legitimidade. DECISES POSSVEIS (ART. 626). Art. 626. Julgando procedente a reviso, o tribunal poder alterar a classificao da infrao, absolver o ru, modificar a pena ou anular o processo. Pargrafo nico. De qualquer maneira, no poder ser agravada a pena imposta pela deciso revista.

51

A reviso criminal poder:

Alterar a classificao da pena Reduzir a pena; pois sempre pro reo Absolver o ru Anular o processo; para anular o processo alguns autores entendiam que o instrumento ideal seria o HC, mas no faz sentido porque tem previso expressa

REVISO x JECRIM. No h obstculo nenhum, logo cabvel reviso criminal em deciso do JECRIM , a nica discusso a cerca da competncia: para uma corrente seria perante o TJ ou o TRF dependendo do JECRIM, pois a competncia originria dos tribunais, mas o STJ e a doutrina majoritria entendem que seria para uma turma recursal. REVISO x TRIBUNAL DO JUR. possvel porque a soberania dos veredictos no pode ser um obstculo para modificar uma deciso injusta; a discusso acerca do tema com relao a conseqncia da procedncia, de acordo com o STJ havendo procedncia da reviso, o processo seria mandando para um novo julgamento , para harmonizar a soberania dos vereditos com a reviso. COMPETNCIA. So as competncias:

STF: art. 102, I, j, CF; o STF e o STJ tm competncia para julgar das suas prprias decises; STJ: art. 105, I, e, CF; TJ e TRF (art. 108, I, b, CF): o TJ e o TRF tm competncia para julgar a reviso dos seus prprios julgados e dos juzes de primeiro grau vinculados a sua jurisdio.

E) HABEAS CORPUS
A sua finalidade assegurar a liberdade do indivduo no tendo prazo para ser impetrado, podendo ser esse: a) Repressivo / Liberatrio. Depois de acontecer a priso. Aqui dever ser solicitado o alvar de soltura. b) Preventivo. Antes de acontecer, possvel, previsvel. Aqui a parte dever solicitar um salvo-conduto. c) Suspensivo. para aquele que tem uma ordem de priso e essa no se consumou. Essa a concepo de LFG, mas isso abarcado pelo preventivo. Qualquer pessoa pode impetrar o HC, ainda que o beneficirio seja outro. Assim, vale dizer que temos as seguintes partes: Impetrante Paciente Coator, fundamental para saber para quem dever ser endereado o HC.

Art. 647. Dar-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar na iminncia de sofrer violncia ou coao ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punio disciplinar. S pode impetrar o HC para com a legalidade, no discutindo o mrito da punio disciplinar. Questo: O que coao ilegal? Est exemplificado no art. 647, a ver: Art. 648. A coao considerar-se- ilegal: I - quando no houver justa causa; A justa causa a prova da existncia e materialidade do crime. II - quando algum estiver preso por mais tempo do que determina a lei; A priso que tem tempo so as temporrias.

52

III - quando quem ordenar a coao no tiver competncia para faz-lo; aquela priso de quem no tem competncia para tanto. IV - quando houver cessado o motivo que autorizou a coao; No exemplo no caso de priso por convenincia da instruo e acabada a instruo motivo de impetrar o HC. V - quando no for algum admitido a prestar fiana, nos casos em que a lei a autoriza; Aqui para pedir o arbitramento da fiana no intuito de pagar a fiana e conceder e liberdade pela fiana. VI - quando o processo for manifestamente nulo; Quando o processo achar-se nulo. VII - quando extinta a punibilidade. ... Enfim, possvel impetrar HC antes, durante e depois do processo. COMPETNCIA. Para voc verificar a competncia vendo quem a autoridade coatora. - Coator particular juiz estadual Ex: famlia resolve internar o parente em uma clnica e no tem dinheiro para pagar para ir embora. E prende a pessoa nesse recinto. - Autoridade coatora delegado estadual justia estadual - Autoridade coatora delegado federal justia federal - Autoridade coatora promotor de justia - TJ - Autoridade coatora procurador da repblica - TRF - Autoridade coatora juiz estadual TJ - Autoridade coatora juiz federal TRF - Autoridade coatora STJ, TST, TSE, STM STF - Autoridade coatora TJ/TRF STJ - Autoridade coatora juiz (JECRIM) Turma recursal Prova: so 2 discursivas o resto objetiva

4. RESUMO DOS TEXTOS 4.1 MOTIVAO DAS DECISES JUDICIAIS (Aury Lopes Jr.)
O controle da racionalidade das decises e legitimao do poder do-se por: Controle da eficcia do contraditrio e da ampla defesa; Avaliao da racionalidade da deciso predominou sobre o poder; A motivao ser para o controle da racionalidade da deciso judicial; O saber que legitima o poder e no o contrrio; No existe racionalidade sem sentimento, emoo, da a importncia da subjetividade e de todo o sentire do ato decisrio; O poder judicial somente est legitimado enquanto amparado por argumentos cognoscitivos e vlidos; A fundamentao instrumento de controle da racionalidade do juiz;

A nica verdade admitida a processual, em funo de: a eficcia das provas produzidas no curso da investigao deve limitar-se apenas aos fins investigatrios; a investigao apenas serve para pedir a autorizao do juiz para castigar; as sentenas condenatrias s pode ter fundamento a prova validamente produzida no processo; no pode ser aceito condenaes com base unicamente na investigao;

53

assim, defende o autor a excluso fsica dos autos do inquritos de dentro do processo; a produo da prova deve ser dentro do processo. Funo ENDOPROCEDIMENTAL; busca-se a no contaminao do julgador pelos atos da investigao;

A verdade real um mito, criado pelo sistema inquisitivo para: justificar o substancialismo penal e o decisionismo processual; a verdade real inalcanvel; o juiz um ignorante eis que ignora os fatos e necessita de algum que tenha conhecimento; o crime histria, passado, e como tal, depende exclusivamente da memria de quem narra; a imaginao colore a memria com outros resduos; a verdade real usada para justificar os atos abusivos do Estado;

A fundamentao das decises : um limitador dos juzos morais; uma legitimadora quando calcada na prova produzida no processo; uma manuteno posicional do juiz, enquanto espectador, imparcial; o livre convencimento muito mais limitado do que livre.

4.2. APLICAO DA PENA (Alexandre Morais da Rosa)


As circunstncias judiciais utilizada de maneira anti-garantista; No julgamento analisa-se a conduta e no a pessoa do acusado; Os antecedentes se cosntituem como ficha de pecados do acusado; O condenado jamais se livra da sano, servindo para sempre; H um imbricamento entre culpabilidade e periculosidade, um sintoma de uma personalidade perigosa; Na dvida, consulta-se os antecedentes se existirem; A condio homem mdio, no sabe o que significa isso, serve para majorar a sano; O criminoso um doente moral, julgado arbitrariamente; Qualquer acontecimento com o acusado pescado para justificar a majorao da pena; Agravao pela reincidncia no compatvel com os princpios do direito penal garantista; O duplo gravame da reincidncia antigarantista, sendo, evidncia, incompatvel com EDD; As conotaes em branco convida o juiz a preencher para mitigar a severidade da pena;

4.3. NULIDADES (Aury Lopes Jr.)


As meras irreguralidades so defeitos de mnima relevncia para o processo, que em nada afetam a validade do ato, no comprometendo a eficcia do princpio do devido processo legal. A inexistncia a falta de elemento essencial para o ato, que sequer permite que ele ingresse no mundo jurdico, ou ainda, o suporte ftico insuficiente para que ele ingresse no mundo jurdico. A nulidade absoluta uma violao a uma norma cogente ou a princpio constitucional, onde o prejuzo presumvel (no precisa de prova), sendo portanto insanvel. A nulidade relativa aquela que tem uma violao mas no to grade, eis que gera convalidao do ato que provou ter prejuzo (precisa de prova), sendo a precluso uma convalidao tcita de aceitao da nulidade. Mas o problema que: A nulidade no um ato automtico, uma mera adequao legal; No tem como ser pensado em nulidade desconectado com as garantais constitucionais; Partem de uma suposta verdade real para legitimar um ato defeituoso; A relativizao implica numa negao de eficcia de princpios constitucionais; Exige da parte prejudicada uma prova um engano;

54

A luz do sistema de garantias, a prova do prejuzo no deve recair sobre o ru, mas sim do juiz demonstrar o motivo que inexiste prejuzo; O rol tem pouca clareza e at confuso de conceitos; As nulidades relativas no podem ser reconhecidas de ofcio um engano; Essas devem ser declaradas pelo juiz, eis o dever / poder de zelar com a forma e garantia processual; O processo penal um termmetro dos elementos autoritrios ou democrticos da CF; A forma processual ao mesmo tempo limite de poder e garantia para o ru; Logo, o sistema de nulidades est a servio do ru, logo no deve recair a prova sobre ele; Ainda, o sistema est a disposio do imputado e da defesa e no no MP; Nulidade no uma sano, mas sim uma reao ao comportamento vedado pelo OJ, portanto um efeito; De nada serve uma sistema constitucional de garantias se, no processo penal, no se d a tutela devida aos princpios constitucionais, signifa dizer, a eficcia da proteo depende diretamente do sistema de nulidades; A observncia dessas formas no um fim, mas um meio para assegurar o cumprimento dos princpios; O sistema de invalidades processuais deve ser erguido a partir da CF; Assim, um ato que no foi feito, no pode ser desfeito; O que foi feito com defeito, e exite, logo deve ser refeito; Assim: na dvida opera-se pr ru; no havendo dvida, fundamenta a deciso; Defeito sanvel: pode ser refeito sem defeito; Defeito insanvel: no possvel ser refeito; Assim, a nulidade ser quando tiver defeito insanvel, caso contrrio saneia-se o defeito. O que nulo deve ser desentranhado dos autos; A nulidade uma medida extrema, ultima ratio da defesa; Diante do defeito do IP deve ser esse retirado do processo, bem como tudo por ele refletido;

4.4. NULIDADES (Saulo de Carvalho)


Sistema processual penal possui matriz nitidamente inquisitiva; Utiliza o processo como administrador e potencializador do poder punitivo. SACRALIZAO DO PROCEDIMENTO. Centralizao da prova no juiz remanescente do processo inquisitivo, em que garante ao juiz investigar e produzir provas; Advm do inquisitivo cannico; Legitima-se de preposies vazias com vestes pseudojurdicas, impregnadas pelo repressivismo; Manuteno do rito como fim em si mesmo Burocracia obstaculiza a plena efetivao das garantias constitucionais; 404 acrdos analisados por pleito de nulidades: 397 recursos da defesa: 18% de sucesso 29 recursos do MP: 655 de sucesso Nulidades argidas: Violao a preceito constitucional: Descumprimento da prescrio legal: Inverso procedimental: Procedimento sem previses: Cerceamento de defesa: Respostas: Violao inexistente: 35,3% Insignificncia de violao formal: 19,1% Violao formal com ausncia de prejuzo: 13,6% Precluso do vcio: 7,4% Nulidade declarada: 24,3% A tutela do ru contra o abuso estatal a perspectiva a partir da qual devem ser lidas todas as regras processuais penais; A primazia das funes efetivas da forma processual deve superar a sacralizao do trmite;

55

O prisma do processo: a proteo do acusado; Assim pela teoria garantista, o saneamento tem papel importante como salvaguarda dos princpios; O saneamento deve ser o ponto central do sistema de reparao dos atos invlidos; No mbito das garantias do ru, no h espao para convalidaes ou precluso; O imputado em funo da sua condio de debilidade possui menos condies materiais de provar o prejuzo, logo no pode ser incumbido a esse a nus da prova do prejuzo;

4.5 RECURSO (Alexandre Wunderlich)


Manuteno dos direitos e garantias dos direitos humanos, visa a eliminao do arbtrio do exerccio dos poderes pblicos; Poder judicirio vinculado a CF e a democracia; A legalidade deve ser o nervo estrutural tendo a sua natureza instrumental e efetivadora de garantias, no intuito de minimizar violncia e de maximizar liberdade; A eticizao da conduta do Estado est vinculada diretamente a interpretao normativa a luz da CF, para garantir a segurana de todos sem prejuzo da segurana de cada um; O processo como instrumento a servio da ordem constitucional, garantidos pelo: EXERCCIO RECURSAL e as AES IMPUGNATIVAS; Muitos recursos servem aos interesses protelatrios, logo o legislador tem limitado a possibilidade de interposio recursal, o que traz prejuzo constitucional da ampla defesa; O recurso possui natureza jurdica de ao constitutiva autnoma; um meio destinado a obter a reforma de uma sentena ou deciso; Um desdobramento da relao jurdico-processual; Tem previso CF e nos tratados internacionais; um instrumento de garantias, o remdio contra a arbitrariedade e o abuso judicial; Funda-se: FALIBILIDADE DO JULGADOR e da NECESSIDADE PSICOLGICA DO RECORRENTE; Gera uma possibilidade concreta de verificao pela sociedade da aceitabilidade da deciso ou no; Possibilita o pleno exerccio da cidadania; No sistema de garantias ao h mais espao para a manuteno do recurso ex-officio, pois sempre est na condio de desfavorecimento do ru, como espcie de prejuzo da ordem social; Ora, se na viso constitucional o recurso remdio contra arbitrariedade, o recurso obrigatrio no se encaixa na estrutura processual contempornea; O recurso instrumento de defesa; Logo, o sistema de impugnaes do atual paradigma exige o abandono total dos instrumentos que serviram ao paradigma inquisitorial, como o recurso ex-officio.

EXERCCIOS
CASO 1. Joo Borges foi condenado por apropriao indbita porque, como marceneiro, recebera antecipadamente a importncia de seu cliente, Antonio Aparecido, como pagamento adiantado pelos servios que prestaria em sua residncia. Entendeu o magistrado que Joo cometera o crime porque ficou com o valor recebido, no executando os trabalhos para os quais foi contratado. Ele e seu advogado foram intimados da sentena condenatria hoje. Elabore a pea apta a resolver a situao de Joo. a) Qual pea: apelao (art. 593, I do CPP) b) Qual a competncia: Interposio perante o Juiz Estadual Criminal e as Razes Cmara Criminal do Tribunal de Justia c) Quais as teses: Falta de justa causa por o Fato ser atpico (art. 386, III, do CPP), eis que o no adimplemento contratual deve ser resolvido por outra seara, sendo o D. Penal da ultima ratio, bem como no tem tipicidade para o inadimplemento contratual cvel; Alm disso, em funo de que a os fatos narrados na pelo magistrado, logo perseguido pelo magistrado, vo de encontro com a tipificao imposta a Joo, uma vez que apropriar-se de coisa alheia ou mvel diferente do tipo de receber um valor para um servio e no realizar o

56

servio. d) Quais os pedidos: Recebida as razes; e Absolvio pela atipicidade dos fatos

CASO 2. Jos de Almeida, brasileiro, casado, nascido em 20/11/1975, natural de Linhares ES, proprietrio da empresa JAKD, localizada no Municpio de Vitria ES, foi condenado pela prtica do delito previsto no art. 168-A do CP por ter, no perodo de Janeiro a Julho de 2008, descontado a contribuio previdenciria de seus funcionrios sem o respectivo repasse ao INSS. Interrogado em juzo sem a presena de seu advogado, Jos esclareceu que o repasse deixou de ser efetuado em razo da grave dificuldade financeira pela qual a empresa passava a sua empresa e chegou a afirmar que preferia pagar os funcionrios a repassar a contribuio ao INSS. Jos foi intimado da sentena condenatria no dia 16 de fevereiro e o advogado foi intimado no dia 17 de fevereiro de 2011. a) Qual pea: apelao (art. 593, I do CPP) b) Qual a competncia: Interposio perante o Juiz Federal Criminal de Vitria ES e as Razes no TRF Competente c) Quais as teses: Nulidade pela ausncia da presena do advogado (art. 564, l, do CPP) Inexibilidade de conduta diversa, que causa a excluso da culpabilidade, logo exclui-se o crime pela Teoria Tripartida. Estado de necessidade (art. 23, I e art. 24 do CP), excluindo a ilicitude do fato, logo no h crime.

d) Quais os pedidos: Recebida as razes; e Declarar a nulidade da sentena e dos atos at o interrogatrio, pela ausncia da presena do advogado; Absolvio na inexigibilidade de conduta diversa e pelo estado de necessidade;

57

You might also like