You are on page 1of 7

Medidas de Tendncia Central

Introduo A maioria dos dados apresenta uma tendncia de se concentrarem em torno de um ponto central. As medidas de tendncia central so valores que, de certa forma, e de maneira condensada, trazem consigo informaes contidas nos dados estatsticos. Elas funcionam como uma espcie de medidas -resumo, pois nos passam a ideia do comportamento geral das observaes estudadas. Podemos dizer ainda que elas so como valores de referncia, em torno dos quais, os outros se distribuem. Nesse contexto, salienta-se a necessidade de abordar a diferena entre dois termos bastante utilizados no estudo de medidas de tendncia central, os parmetros e as estatsticas. Parmetros: Os dados recebem este esta nomenclatura quando esto associados aos dados populacionais. Estatsticas: Estes dados recebem essa nomenclatura Quando so calculados a partir de amostras. Dados obtidos atravs de uma pesquisa realizada em todo o mundo se tratam de parmetros. Entretanto, se realizarmos a pesquisa apenas no Brasil, tem-se dados estatsticos, pois, o Brasil representa uma amostra de todo o mundo. Tipos de Medidas de tendncia Central Existem vrios tipos de medidas utilizadas como medidas de tendncia central. Todavia, abordaremos as mais utilizadas: Mdia; Moda e; Mediana.

71

MDIA Mdia Aritmtica, ou simplesmente mdia, uma medida que funciona como o ponto de equilbrio de um conjunto de dados, representada pela letra grega , quando seu clculo feito a partir de todos os valores de uma populao. Se usarmos dados amostrais para obt-la, a mesma referida como (ler-se Xis barra). 1 Caso: Para dados isolados ou no tabelados A mdia a soma de todos os valores analisados, dividida pela quantidade de valores analisados. Ex: Suponha que suas notas em uma seleo para um curso de aperfeioamento foram 5,6; 4,8; 8,0; 8,6; 6,8; 9,4. Ento, se todas tm o mesmo peso, sua mdia ser: Observe que para calcular a mdia ns somamos todos os valores e dividimos pela quantidade desses valores.

2 Caso: Para dados organizados em uma tabela de frequncias. Pontuao( )


4 6 8 9 10 Total

Frequncia( )
6 8 5 5 3 27 24 48 40 45 30 187

72

Neste caso, a mdia dada da seguinte forma:

Observe que para calcular a mdia, ns multiplicamos a pontuao pela sua respectiva frequncia. Para o Clculo da mdia, somam-se essas multiplicaes e divide pelo somatrio das frequncias.

3 Caso: Para dados agrupados em intervalos de classe. Na tabela abaixo, pode-se observar trs intervalos de classe. Cada intervalo possui uma frequncia e um ponto mdio. O ponto mdio obtido atravs da soma do limite superior com o limite inferior, dividida por dois. Para classe 1 tem-se:

Onde 4 e 6 correspondem, respectivamente, ao limite inferior e superior da primeira classe. Pontuao (Mdias) 4 6 6 8 8 10 Somatrios

Frequncia( ) 6 8 13 27

Ponto Mdio( ) 5 7 9 ---30 56 117 203

Nesta situao, a mdia dada como:

73

Observao: A mdia afetada por valores extremos. O que isso quer dizer? Para calcular a mdia, necessrio somarmos todos os dados da srie, ou seja, essa medida leva em conta todas as observaes. Por isso, quando temos uma situao em que aparecem alguns valores, ou muito baixo, ou muito alto, se comparados com os demais elementos da srie, a mdia inuenciada por eles.

MEDIANA Mediana ( ) denida como o valor que ocupa a posio central em um conjunto de dados ordenados. A mediana no inuenciada por valores extremos, visto que ela uma medida essencialmente vinculada posio que ocupa no conjunto ordenado. Para encontrar a mediana em um conjunto qualquer de dados estatsticos, precisamos conhecer a posio que ela ocupa em relao aos elementos ordenados desse conjunto. Para tal, devemos considerar duas situaes para as quais adotaremos distintos procedimentos.

1 Situao: Dados agrupados ou tabelados Inicialmente, precisamos construir o rol, ou seja, os valores do conjunto de forma ordenada. Esta ordenao pode ser em ordem crescente ou decrescente. Em seguida, devemos calcular o elemento mediano ( ). O a posio que a mediana ocupa no conjunto ordenado.

Para obtermos a mediana, precisamos primeiramente analisar o nmero de elementos do conjunto ( ), identificando se este nmero par ou mpar. A seguir veremos como proceder em cada situao. Se for mpar: mpar haver apenas um valor central no conjunto ordenado, cuja

Quando

posio calculada pela frmula:

74

A mediana que representamos por ser exatamente o valor que est nessa posio, considerando-se os valores ordenados. Ex: Para o seguinte conjunto de dados 4; 5;7;1;5, encontrar a mediana. Primeiramente precisamos construir o rol, ou seja, ordenar os valores. Desse modo, tem-se: 1; 4; 5; 5;7 Como vimos, para encontrarmos o elemento mediano utiliza-se a seguinte frmula: . Para este conjunto, o valor de n igual a cinco, logo, . Com isso ns encontramos que utilizando a frmula, obtm-se:

a mediana ocupa a terceira posio desse conjunto, logo, a media igual a 5. 1; 4; 5; 5;7

Fique ATENTO !!! O elemento mediano ( ) nos informa apenas a posio da mediana na srie ordenada. Ele no o valor dessa medida. Assim, somente aps calcul-lo, podemos localizar tal posio no conjunto de dados ordenados.

Se

for par:

Nesse caso, haver dois valores centrais, os quais se encontram nas posies:

A mediana em tais situaes denida como a mdia aritmtica desses dois valores centrais. Ex: Para o conjunto dado, encontrar a mediana. 9; 1; 4; 6; 12; 2 Primeiramente constri-se o rol: 1; 2; 4; 6; 9; 12 Neste caso, . Logo, usaremos as duas frmulas ( ) para encontrar

o elemento mediano. , no conjunto, tem-se os seguintes elementos : 1; 2; 4; 6; 9; 12

75

A mdia desses valores nos dar a mediana. Desse modo tem-se:

Logo, a mediana desse conjunto igual a 5.

MODA Por denio, a moda de um conjunto de dados o valor que aparece mais vezes, ou seja, aquele que apresenta a maior frequncia. Pode ocorrer de dois ou mais valores apresentarem a mesma frequncia, nestes casos, teremos distribuies bimodais (duas modas), trimodais ou multimodais. Tambm possvel acontecer que todos os elementos tenham apresentado exatamente o mesmo nmero de ocorrncias. Isso signica que no h moda, pois nenhum dado se destacou. Dessa forma, o conjunto , ento, chamado amodal. Dentre as trs medidas de tendncia central, a moda a nica que pode ser usada quando as variveis so qualitativas nominais. Ex.: Se distribussemos os alunos de engenharia por sexo e obtivssemos que 70% so meninos, poderamos dizer que a moda o sexo masculino, pois essa categoria apresentou a maior frequncia. Para obtermos a moda ( repeties dos valores. ) faremos uma simples inspeo em relao s

No caso das tabelas, observaremos as frequncias absolutas simples ( ). Procuramos, ento, qual(is) o(s) valor(es) que apresenta(m) o maior nmero de ocorrncias (repeties). Este(s) valor(es) (so) denominado(s) moda.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SALSA, I. da S.; Moreira, J. A.; Pereira, M.G.. Matemtica e Realidade. Medidas de tendncia central: mdia, mediana e moda. Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2005. Disponvel em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/22932771/2143145043/name/4426477Matematica-e-Realidade-Aula-08-551.pdf>. Acesso em: 28 de abr. de 2012. world_globe.JPEG - Altura: 380 pixels. Largura 380 pixels. Resoluo 300 dpi. 52KB. Formato JPEG. Disponvel em: <http://apenasmais1.blogspot.com.br/2011/07/os-12-paises-recordistas.html> Acesso em: 30 abr. 2012.

76

brasil_2525_1.PNG - Altura: 318 pixels. Largura 320 pixels. Intensidade de bits:32. 53KB. Formato PNG. Disponvel em: <http://3.bp.blogspot.com> Acesso em: 30 abr. 2012.

77

You might also like