You are on page 1of 4

Processo de refinao da Celulose

Refinao tambm um tratamento mecnico, efetuado sobre a polpa, com as fibras j completamente separadas e que tem por finalidade efetuar mudanas na estrutura dessas fibras que compem a polpa. O tratamento afeta propriedades estruturais, morfolgicas e interativas das fibras e aumenta o potencial de ligao entre fibras, devido a alteraes nas fibras e suas paredes celulares, o que aumenta a conformabilidade das fibras, resultando numa consolidao da estrutura do papel. A refinao da celulose geralmente eleva a resistncia fsica e reduz as propriedades propriedades opticas das folhas. resultados desse processo:

A necessidade do refino da celulose era j conhecida dos antigos chineses inventores do papel. Ao umedecer as cascas de arroz, eles utilizavam-se de pedras para amassar as fibras, produzindo uma massa de fibras soltas em gua. Ao passar a massa por uma fina peneira de seda, as fibras eram separadas da gua formando uma manta que era ento seca ao ar livre. Podemos dizer que , apesar de todas as inovaes surgidas a fabricao do papel segue os mesmos processos bsicos das primeiras folhas produzidas pelos chineses: Obteno da fibra, limpeza, refinao, drenagem e secagem.

Mas, o que realmente acontece com as fibras, e porque a refinao to importante?


As fibras de celulose, sejam elas de que procedncia forem, so constitudas de vrias camadas de polmeros orgnicos como se fossem pequenos tubos multi-camadas. A madeira de onde a celulose extraida constituida de fibras e de lignina, uma resina que as mantm unidas como uma cola. No processo de obteno de celulose no entanto, a lignina retirada por meios qumicos deixando as fibras soltas em uma suspenso de gua. Colocadas lado a lado, no h praticamente nada que faa as fibras se ligarem umas s outras para produzir uma folha com alguma resistncia mecnica. a que entra a ao da refinao de celulose, abrindo as paredes da fibra de modo a romper as cadeias de polmeros, deixando-as abertas, fazendo com que busquem outras cadeias abertas para se unirem em ligaes por pontes de hidrognio. Desta maneira a parede "danificada" de uma fibra ir se unir a outra, fechando a ligao, formando assim uma rede de fibras com resistncia mecnica suficiente para formar uma folha de papel. Essas ligaes no entanto so quebradas na presena de meio aquoso, ou seja, quando o papel exposto gua a ligao se quebra e o papel se desfaz. Papis resistentes

umidade possuem aditivos qumicos que impedem a quebra dessas ligaes.

Como dito anteriormente, alm da fibrilao que promove a ligao entre fibras, a refinao tambm causa o corte das fibras, reduzindo o seu comprimento, o que pode ser benfico para uma boa formao da folha de papel ou prejudicial, pois pode reduzir a resistncia da folha por ser esta formada por fibras muito curtas O terceiro efeito, a hidratao, a absoro de gua atravs das fissuras causadas pela fibrilao. Normalmente um efeito desejado pois melhora a maciez e flexibilidade da folha de papel.

You might also like