You are on page 1of 63

A FACE DA MORTE

Por Mark ReinHagen e Sam Chupp


Diretor de Arte: Richard Thomas Design Grfico: Michelle Prahler com Kathleen Ryan Artistas: John Cobb, Darryl Elliott, Doug Alexander Gregory, Larry MacDougall, George Pratt, E.A. Smith, Drew Tucker Mscara da Capa: Henry Gordon Higgenbotham

dio, dio, contra os moribundos da luz No v gentil para dentro da boa noite. -Dylan Thomas

A FACE DA MORTE
Ol, este foi um projeto relmpago de traduo. Obviamente The Face of Death no muito extenso; porm, pelo seu contedo potico e abstrato, tornou-se uma traduo difcil de ser feita. Espero que o revisor faa seu trabalho com muita cautela, pois admito que em alguns pontos eu pequei e, infelizmente, no fiz uma traduo muito exemplar. Porm, ao meu ponto de vista, esse um trabalho sobre iniciativa, e espero que o mesmo seja publicado pelos movimentos de tradues livres, afinal, este livro mostra algumas das abstraes do cenrio de Apario: O Esquecimento. Espero tambm muita cautela do leitor, pois este livro contm uma alta dose de morbidez, e necessrio distino do mesmo ao ler tais coisas. Eu recomendo que menores de 18 anos e/ou pessoas que no tenham tido muito contato com o cenrio de Apario: O Esquecimento ou at mesmo com jogos de Rpg no leiam esse trabalho logo de incio. Mesmo sabendo que os temas abordados so totalmente fictcios, acredito que sempre um aviso a mais no far mal a nenhuma pessoa. Caso, quando voc estiver lendo, passar mal ou at mesmo ver que est absorvendo isso como um contedo "realstico" e no fictcio, apague essa obra imediatamente de seu computador e procure ajuda profissional. No que o livro seja to forte assim, mas novamente, um aviso a mais no far mal a nenhuma pessoa. Aos extremistas, que vem o RPG com outros olhos, e acreditam que ele algo "sobrenatural"(ou qualquer coisa do tipo). Por favor procurem ajuda profissional, pois infelizmente seu ponto de vista est completamente errado, e possivelmente voc possui algum distrbio mental, s por acreditar nisso. Sem mais, espero que tenham gostado da obra, e novamente AJUDEM NOSSO HOBBIE. V0rt3X

Agradecimentos:
A todos os fs de Wraith: The Oblivion do Brasil, que acreditam na Dictum apesar de nossos atrasos; A Ideos por ter diagramado esse livro to rapidamente e com esse nvel de qualidade, [Parabns cara e novamente obrigado]; A GothMate pela iniciativa de criao dessa comunidade. A Todas as comunidades de traduo livre do Brasil, que se esforam para que fs de RPG Brasileiros possam ler material que nunca chegou as prateleiras (e devido a contratos e at mesmo a hipocrisia de algumas editoras nunca chegar). Fao referncia a algumas: Movimento Anarquista, Rogue Council e Nao Garou. Desculpe pelas outras no referenciadas e pelos subgrupos que ficaram de fora. E obrigado a todos por lerem o livro e espero que possamos contar com vocs para nos ajudar. Abraos provindos do outro lado da Mortalha pra vocs, ansioso para que essa obra recupere um pouco de meu Pathos. At breve... Ttulo Original: The Face of Death Traduo: V0rt3X Reviso: Leonardo Carvalho e Ideos Diagramao, Capa e Contracapa: Ideos www.dictummortuum.multiply.com

A FACE DA MORTE

an
Morte: O que ? Qual mscara ela veste? O que devemos dizer sobre isso? O que pode ser dito com certeza? Por que a morte alimenta essa ltima fascinao? Existem muitas questes, e at ento poucas respostas. O que poderia ser mais misterioso? Qual assunto mais incompreensvel? Como falar sobre aquilo que no pode ser compartilhado?

Os vivos so to superficiais quanto insensatos. Eles fazem as perguntas, mas no querem as respostas.

atose

Eles esto to ligados mentira quanto esto verdade. Mas em breve este no estar mais ligado por nenhum deles.

Motivados por nada que possam nomear, esses assassinos fizeram suas vontades. Mas os demnios fugiram, e agora as marionetes esto confusas.

Quo fcil o nascimento para morte, se comparado ao nascimento para a vida. Primeiro existe a dor, ento no existe mais nada. Agonia, tortura, alvio. Acabou. Graas a Caronte que eu estou aqui a tempo.

Sempre fico admirado o quo esto desamparados como bebs recm nascidos pelo olhar em suas faces, quando eles observam pela primeira vez a concha em que a tanto tempo eles residiram. Bem, voc tinha sede pelo conhecimento, e agora voc tem a verdade sobre ele. Realmente no to desconcertante; voc apenas tinha de levar as coisas ...

... a uma perspectiva. Bem vindo realidade, Larva. Leva apenas um pouco de tempo para se acostumar, vendo a morte nas coisas. Vendo a verdadeira forma da vida.

acula Negra
A morte nos rodeia, constantemente nos a m e a a n d o e , eventualmente, nos estupefazendo. Ela no pode ser ignorada ou esquecida. O fedor da morte macula todas as coisas que ns dizemos ou fazemos. O sofrimento da condio humana descrito pelo desespero do propsito e a angstia da i n d i s p o s i o espiritual. A vida , geralmente, desprovida de sentido ou significncia. A vida no faz nada durar muito; apenas uma fagulha na morta noite negra. Saudando-nosao trmino da vida, a morte espera sempre paciente. A morte um renascer. um passo a frente, uma passagem pela mortalha. No um fim, mas um comeo. um rito de passagem, o fim de uma jornada e o comeo de outra. O medo, o dio, o terror, a paz, a salvao, o xtase, a dor e o esquecimento. Isso a morte. A morte tudo e ela o nada.

No deixe seu medo domin-lo. No existe nada que eu possa fazer se voc deixar sua Sombra dominar voc. Se voc escorregar atravs das fendas, eu no posso iar voc de volta para cima.

Ah!, h muito peso sobre voc, criana negra, e o Esquecimento no pode ser atrasado. O pesadelo lhe arrastar para baixo...

para a Tempestade. Isso um redemoinho s margens da realidade, um mar de maldies irritadio e odioso. Esse o vazio, e nada real aqui. Saiba que aqui a imaginao criasua prpria forma.

Onde est voc agora, garoto? Voc encontrar seu caminho?

O caminho estar barrado? Voc sabe sobre a transcendncia, mas voc no est pronto para isso. O guardio bloqueia o caminho. seu toque rubro tem barrado outros.

Espectros. Criaturas deterioradas. Eles carregam consigo o fedor do Esquecimento. Eles so os mais baixos dos rastejantes e alimentam-se dos perdidos.

Eles esto conhecendo voc. Eles abraam seus pesadelos e os alimentam. Eles acordam a Sombra dormente dentro de voc. Eles buscam te conquistar e te consumir.

Mas eu no irei permitir isso. Eu tenho necessitado de voc. E, se precisar, eu pagarei o preo

A taxa do carrasco. Esse Vulto Condenado pode ser comprado; ele me deve isso. Para trs, cria demonaca, de agora em diante clamo essa alma como minha. Agora venha comigo.

Bem vindo s Terras Sombrias. Olhe ao redor de voc saiba que voc ir residir neste lugar, mas sempre parte dele. Ns existimos apenas como sussurros aqui. Mesmo assim...

... voc deve tomar cuidado onde pisa. Eles no vem voc, e voc ainda muito ingnuo e fraco para agentar tais desincorporaes. Fique onde eles no iro atropel-lo...

Ns estamos perdidos nessas multides, sem rosto. Mesmo a morte no um blsamo para a necessidade de pacincia, de espera. Existem muitos aqui que no tem pavios a serem queimados. Mas a morte no necessita de ser vazia de satisfao.

Ns temos nossos pequenos prazeres. Os desordeiros nunca se cansam de esportes. Desperdcio de mortos mimados pela vida, sem passado e sem futuro, o que podemos fazer por eles? Nada alm de sentir pena. Vamos seguir este aqui. Meu Arcanos ir nos camuflar.

Danar, contorcer, gritar para a noite negra. Isso no ir salv-los, mas ir trazer consolao, ou ao menos o que eles pensam.

Veja o infeliz roubando da pele sem alegria. Os vivos possuem tal vigor, tal poder amenizador. Atuao uma coisa, titerismo outra -use e abuse da mesma forma. O cdigo de Caronte significa pouco para esses desordeiros renegados.

Ah!, sim, todos ns sempre somos atrados para esse doce momento de certeza. E em tempos amargos, o momento chega sempre mais freqentemente . Ele ir pular? E isso importa? A morte ir clamar ele cedo ou tarde.

Mas tenha calma, velho homem, existem alguns que esto lhe esperando logo abaixo. Esse salto no ser o fim do passeio.

Esses rostos plsticos, nas caixas, com quem eles falam? No a mim, nem para os da minha raa. Ns temos nossos prprios demagogos, nossos prprios proselitistas - ns apenas compartilhamo s canais.

... de fato, ns costumvamos viver com impunidade, para chegar onde ns necessitvam os ir...

... e para receber a vitalidade que ns requeramos. Ns estamos presos entre nosso vu da morte e a necessidade pela vida. Existem aqueles que fazem amor com os moribundos apenas para livr-los de suas luxrias e vend-los para a perdio

Existem muitos lugares que ns batizamos, mas alguns locais assombrados pulsam mais que outros. Alguns abenoam a tempestade da noite com sua fria poderosa. Essesso lares para ns.

Para preservar nossas memrias, nossa sanidade, e nossas almas, ns andamos entre eles, seguimos eles, observamos eles, e usamos eles. Aos mortos no permitido se separar dos vivos: existe muito a ser ganho deles...

... ainda assim, ns estamos separados. Ns devemos simplesmente observar. Apesar de outros esconderem-se aqui e clamarem mortais como suas presas. Com os amaldioados no cultivamos esperanas. Seu pai matou o nosso.

Ns fomos notados e devemos ir. Existe outro lado para ser visto, outro grupo para testemunhar. Venha comigo, criana; esse lugar ficou mais frio. Vamos embora.

... rituais de castigo e punio. Alguns compram drones para brutalizar, para alivi-los da misria infligida sobre outros. Esteja feliz que voc no um deles...

brao Frgido
Quando chegada a morte, todos ns possumos um desmantelado de esperana, f, medo, desejo e negao. Nossas mentes conjuram uma viso nica, imagens aparecem do folclore antigo, cultura cinfila pop e dos anais da experincia pessoal. A mscara da morte qualquer coisa que ns a fazemos ser. Como a beleza, a morte reside no olho do observador. Mas chame do que voc quiser, a verdade no pode ser negada, apenas no pode ser dissuadida. Para alguns, a morte to horrvel quanto inegvel.- um castigo e um demnio. Para outros menos aterrorizante e mais agradvel irritante, porm irrelevante. Para alguns um deus benevolente - uma entidade para ser entendida e respeitada. Para muitos, a morte se torna antropomorfizada, no mais do que um conceito e uma ferramenta. Alguns de ns fingem que no importa, mas no fim apenas um relacionamento que ns possumos que no morre. A morte est sempre conosco.

Esses infelizes iro tirar o que podem de voc. Eles iro roubar todas as Relquias que voc trouxe com voc e at o ltimo Lucan em sua bolsa. Eles tm seu prprio cdigo cruel aqui...

Eles guerreiam aqui embaixo - Legio e Hospedeiro, gangue e corte, culto e faco. Batalhas terrveis, lutadas por ambos, blefe e manobra. Mquinas roubadas de pilhas de lixo, remendadas com cordas e oraes. Medonho, no entanto.

Eles lutam por lugares assombrados e Relquias, insultos e honra. E especialmente pelos novos mortos. Larvas como voc so o corao desse comrcio terrvel.

Mscaras que protegem. Mscaras que ocultam. Mscaras que escondem. Eu me pergunto... quem est sendo mais ludibriado? Mas chega de iluses. Que tal uma dose da verdade?

... porm at mesmo seus lderes so dificilmente o que eles vem. Eles so muito fracos, e usam mscaras...

Esse o corao do ninho da Hierarquia, o lugar onde os condenados devem permanecer.

Desembarc-los rudemente ou gentilmente; no importa. A maioria dever ser rebocada para os poos de Estgia

Seus guerreiros so os mortos de muitas guerras. Eles no tem medo de nada.

Lutar eles devem, mas esses servos no podem insistir. Eles sero julgados hoje.

Para os vivos essa velha corte judicial um museu, mas para os mortos ainda utilizada para seus propsitos originais.

Alguns j esto julgados rejeitados, os servos mendigos.

V aquele l encima? Ele no parece familiar? Pense novamente naquelas velhas e granuladas fotografias de lbum de famlia. Aquele o pai do seu pai, quatro geraes atrs. Ele seu sangue; ele est por trs de tudo isso. Se ele apenas soubesse que voc estava aqui.

Voc pode ver sua misericrdia.

Negao da Morte
As milhares de coisas no feitas, os milhes de estradas no viajadas, as saudades e arrependimentos: eles no morrem com o corpo. Pelo contrrio, eles prolongam-se e ganham suas prprias vidas. Eles se tornam fantasmas. Algumas vezes arrependimentos so to profundos que sua essncia permanece presa entre esse mundo e o prximo, deixado pra trs por misria e dor. Isso a negao da morte. A nica coisa que nos segura o medo - medo de que ns no estamos prontos, de que ns no iremos sobreviver a viagem, medo do desconhecido. Ns todos rezamos para que a angstia da vida no exista ps morte, mas ao mesmo tempo ns temos medo do desconhecido. Esquecimento. Nosso medo da morte pode transformar a vida em um pesadelo. Ns falhamos em aproveitar a vida por causa do nosso medo da morte. Ns observamos nossos sonhos deslizarem para longe de ns, e nossa covardia nos assombra para o fim de nossos dias e alm. O toque gelado do medo repousa em nossos ombros, mas raramente percebemos o que ns tememos. Pois a morte esconde ela mesma bem. O ciclo do medo no acaba quando ns morremos; apenas comea tudo novamente. A dor no para, e nenhuma resposta dada. A angstia mortal substituda pela imortal. As rodas sempre giram. A carne do corpo se foi, refeio de vermes em uma cova vazia, mas a essncia permanece. O esprito se adere ao passado, nunca deixando de acreditar e forte o bastante para deixar ir. Isso o caminho para a transcendncia. Uma vez que as tarefas sem fim so completadas e os Grilhes so realmente desprendidos, pode-se seguir adiante.
E voc pode ver seu julgamento e como ligeiro.

A ironia que a morte, at mesmo em morte, no pode escapar. E nem mesmo o medo pode. Ento lide com isso.

Essa a grande escapatria.

Onde est o Muro das Lamentaes? Eles lamentam em direo a um cu insensvel. Mas os cus no oferecem nenhuma recompensa aqui.

Eles renascem aqui - Voc o reconhece? Da TV?

Esses Hereges esto em xtase. Eles acreditam em suas prprias promessas.

Arrependei-vos, pecadores - Uma Necrpole de mortos, ainda com medo de morrer.

Voc pode parar e olhar o que voc uma vez foi? Para olhar nos olhos daqueles que voc deixou para trs? Voc pode parar e retornar para casa?

os olhos de nossas irms revelam muito... ela sabe mais do que qualquer criana deveria saber... e ela est alm de sua ajuda agora. A irm dela a mantm acordada...

s Inquietos
Aparies so gritadores, presos por seus prprios passados, por suas prprias memrias, por suas prprias conscincias. Eles so, ento, suas sensaes. Eles permanecem por que eles devem, por que eles no podem deixar para trs. Eles tm uma quantidade de propsitos deixadas para realizar, expressar, extirpar. Eles ainda tem algo a dizer. Existem muitas razes pelas quais eles permanecem, tantas quanto lugares que eles tem para ir. Toda existncia uma forma de expresso, e todos os mortos so poetas, esfomeados o bastante por propsitos para sobreviver. Eles so atados por um senso trgico de uma vida no completada, por palavras no ditas, quebrando seus coraes - por uma vida encurtada pelo destino. Alguns so movidos pela amargura e dio; outros, por idealizarem sua vitria aps o tmulo. Alguns ainda buscam um sentido e satisfao sempre negados a eles em vida. Muitos so produtos de mortes violentas, cruis e imprevistas. O fim vem como uma surpresa, levando as chances para resolver uma vida inteira ou metade das histrias contadas. Eles esto atados suas vidas perdidas, e esto satisfeitos em permanecer nas sombras por muito tempo. Eles no devero descansar.

Ela experiente no que faz, o bastante para atrair uma audincia. Em sua rea de trabalho ela nunca ficou sem dinheiro.

Querida Me. Ela ainda no largou o hbito. Essas so as pessoas que voc deixou para trs. Voc est orgulhoso delas? Voc est angustiado? No pense que esta jornada est terminada. Ns temos mais paradas e ainda mais dor para colher.

... na Cidade dos Mortos. O penitente fez seu salto e recebeu sua orao. Apenas ele recebeu mais do que ele perguntou. Os carniceiros sempre encontram os mortos; esse seu propsito.

Esse deve ser seu bando, e esse seu local assombrado. Ns estamos mais que em casa em tais lugares esquecidos; aqui ns no nos chocamos com eles.

Voc no v como a morte faz uma zombaria com nossos corpos? Ns nos tornamos to retorcidos exteriormente quanto ns somos por dentro. E ainda ns nos apegamos a essas sombras,

naquilo que mais fcil para nos levar a nossa exalao no viva. Ns negamos o Esquecimento e sua necessidade, e mesmo assim falhamos em viver com o que sobra de ns.

Voc deve aprender a ser um deles; abrace suas maneiras. Olhe atravs de suas faces, pois suas faces so apenas mscaras.

Algumas mscaras so mais grotescas que outras. No julgue os inquietos por sua aparncia. Elas so circunstanciais. Eles no so privilegiados, mas iro lhe proteger e te prover com um lar. Agora venha... deixe lhe mostrar a mais baixa das castas...

Esse o beijo da Morte. Voc v agora quem sou eu? Eu sou a Encarnao da Morte - Um barqueiro, mas tambm um Ceifador. Eu escolhi voc. Algum dia voc dever carregar meu fardo e manusear esta foice.

Est na hora de dizer adeus. Seus amigos esto aqui para lhe mandar embora, com no menos que um funeral Viking. Melhor ser enterrado com sua embarcao do que sem ela.

Adeus, meu amado, minha criana. Voc tem muito a ver. Sua jornada em morte apenas comeou.

You might also like