You are on page 1of 1

Os Lusadas, de Lus de Cames

Plural 9 Lisboa Editora

Compreenso do texto (p. 170)


1. Aquiles o protagonista da Ilada, Ulisses o da Odisseia e Eneias o da Eneida. 2. Estes heris pertencem a uma alta estirpe social pois Aquiles era filho da deusa Ttis, Ulisses era o Rei de taca e Eneias era filho da deusa Vnus. 3. H um momento de narrao retrospetiva, por exemplo, na Odisseia, quando Ulisses conta ao Rei dos Feaces, Alcinoo, as aventuras em que se viu envolvido durante cerca de dez anos: desde a sua partida de Troia at chegada ilha de Calipso. Na Eneida, h uma profecia feita por Jpiter que anuncia a Vnus que Eneias e os seus descendentes tero um futuro glorioso. Iro estar na origem de Roma, que um deles ir governar. 4. No quebra a unidade de ao porque, durante o seu percurso a caminho do local onde se fixar, o heri para em Cartago e a que, a pedido da Rainha, conta esse episdio j passado. 5. Na Ilada h, por exemplo, interveno do deus Apolo que, a pedido do seu sacerdote, Crises, lana a peste sobre os Gregos. Na Odisseia os deuses renem-se em conslio e decidem obrigar Calipso a deixar partir Ulisses, para que este possa prosseguir a sua viagem de regresso a taca. Na Eneida, Jpiter ordena a Eneias, atravs do seu mensageiro, Mercrio, que parta de Cartago pois tem uma misso a cumprir.

Compreenso do texto (p. 175)


O culto pela Antiguidade greco-latina, bem como a crena nas possibilidades do Homem, aspetos caractersticos do Renascimento, leva a que, no plano literrio, a epopeia seja considerada a expresso mais alta da poesia. O gnero pico, cultivado na Antiguidade, permite o engrandecimento e a glorificao do Heri. Ora, as viagens de descobertas martimas feitas pelos portugueses eram, nessa perspetiva, um tema pico por excelncia. Permitiam mostrar as possibilidades imensas do Homem e simultaneamente prestavam-se a fazer renascer a epopeia segundo os modelos da Antiguidade, particularmente de Homero e Virglio. Tudo isto mostra que o contexto histrico e cultural era favorvel ao aparecimento de uma epopeia que glorificasse os feitos heroicos dos navegadores portugueses.

Outras atividades (p. 175)


1. Sim, porque esse ttulo mostra que h alguns dados conhecidos da vida de Cames que permitem elaborar a sua biografia, mas que h tambm muitos outros sobre os quais no h certezas, pelo que, uma biografia completa e fundamentada do poeta, impossvel de se fazer com os dados histricos que existem. No se sabe, por exemplo, com exatido, onde e quando nasceu ou que estudos fez. Sabe-se, no entanto, que combateu no Norte de Africa e que esteve quase vinte anos no Oriente. 2. O primeiro texto, a biografia de Cames, tem por objetivo dar as informaes possveis sobre a vida do poeta. O segundo tambm apresenta algumas informaes como - "De Cames, em pura verdade, muito pouco sabemos." Diz-nos tambm que esteve em Ceuta como soldado, que esteve na ndia, que viveu sempre com muitas dificuldades financeiras. Mas o objetivo essencial do texto "Cames e as Altas Torres" no o de informar. O objetivo mostrar a "riqueza" que ele deixou lngua e cultura portuguesas. A forma como o autor transmite esta ideia , alis, bastante expressiva e potica como se pode confirmar por estes exemplos: "...foi Cames que deu nossa lngua este aprumo de vime branco, este juvenil ressoar de abelhas, esta graa sbita e felina, esta modulao de vagas sucessivas e altas, este mel corrosivo da melancolia" ou "...estava destinado a consolidar a Hierarquia com o seu Canto - o supremo ressoar das guas de todos os nossos mares e de todos os nossos olhos.".

You might also like