You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM INSTITUTO DE EDUCAO, AGRICULTURA E AMBIENTAL-IEAA CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA

FERNANDO RIBEIRO PINTO JOO BOSCO FERREIRA DE SOUZA JNIOR LUCLIA RODRIGUES DOS SANTOS MANUEL JNIOR ALMEIDA BARBOSA ROSILDO BRASIL PINTO WANICELLE GALDINO DE SOUZA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NA ESCOLA OSWALDO CRUZ

HUMAIT-AM 2012

FERNANDO RIBEIRO PINTO JOO BOSCO FERREIRA DE SOUZA JNIOR LUCLIA RODRIGUES DOS SANTOS MANUEL JNIOR ALMEIDA BARBOSA ROSILDO BRASIL PINTO WANICELLE GALDINO DE SOUZA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NA ESCOLA OSWALDO CRUZ

Projeto de pesquisa solicitado pela professora Katiuscia Alexandre Rios para obteno de nota parcial na disciplina de Prtica Curricular III.

HUMAIT - AM 2012

SUMRIO

1. INTRODUO.................................................................................................................04 2. OBJETIVO GERAL..........................................................................................................04 3. OBJETIVOS ESPECFICOS............................................................................................05 4. JUSTIFICATIVA..............................................................................................................05 5. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE


BIOLOGIA..........................................................................................................................05

6. METODOLOGIA..............................................................................................................07 7. CRONOGRAMA E ORAMENTO.................................................................................08 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...............................................................................09

1. INTRODUO

O ensino de Biologia para muitos alunos pode ser de fcil compreenso, para outros, dificuldades na disciplina no faltam. E desta forma, para solucion-los necessrio verificar em que pontos se encontram as dificuldades. No ensino mdio, a disciplina de biologia exige que se desenvolvam certas habilidades de conhecimento, dentre as quais a assimilao essencial para os alunos ao longo de um processo acumulativo de informaes. Mas para desenvolv-las necessrio que estejam preparados e dispostos a enfrentar as dificuldades que encontraro nos contedos de biologia, estas que so inevitveis em qualquer disciplina no mbito escolar. Sabe-se que os contedos que sero trabalhados pelos professores apresentaro graus de complexidade que devero ser tratados com maior nfase, visto que, as dificuldades em entender os contedos da disciplina prejudicam e trazem grandes consequncias, como o baixo rendimento no nvel de aprendizado. Assim, so vrios os fatores que implicam para que haja tantas dificuldades na aprendizagem dessa disciplina, onde a dinmica do professor, os mtodos utilizados, o interesse dos alunos e participao da famlia, contribuem para um bom rendimento dos estudantes, pois segundo Krasilchik (2004) esse processo deve ter ligao direta com a realidade do aluno, enfatizando que o trabalho escolar na maioria das vezes acontece dissociado do cotidiano do aluno e se apresenta ineficiente no objetivo de promover uma educao cientfica. Sob essa perspectiva David Ausubel e colaboradores (1980) defendem a idia de que toda aprendizagem deve ser significativa, isto , que o estudante relacione a nova informao a ser aprendida com o que j sabe ou vivencia, dando-lhe um lugar dentro de um todo mais amplo. S assim, o estudante seria capaz de aplicar o que foi aprendido em determinada situao a uma variedade de situaes semelhantes, alcanando melhores resultados quanto ao processo de ensino-aprendizagem, especificamente na disciplina de biologia, pois trata de assuntos diretamente relacionados com a vida e a realidade dos alunos.

2. OBJETIVO GERAL

Investigar as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Biologia da 2 srie do Ensino Mdio da Escola Estadual Oswaldo Cruz.

3. OBJETIVOS ESPECFICOS:

Debater com os alunos quais so os contedos de biologia que apresentam maiores dificuldades;

Apontar quais os principais fatores que implicam nas dificuldades apresentadas pelos alunos;

Verificar o nvel de conhecimento dos alunos na disciplina de biologia, enfocando as dificuldades apresentadas nos contedos;

Identificar quais os contedos de maior dificuldade de aprendizagem aos alunos em questo;

Encontrar e analisar teoricamente as principais dificuldades que implicam no ensino e aprendizado.

4. JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa trar uma relevante contribuio ao evidenciar quais os desafios enfrentados pelos alunos da escola em questo. O Ensino de Biologia visto, na maioria das vezes, pelos alunos, como prazeroso e interessante. No entanto, existem alguns assuntos que dificultam a aprendizagem e compreenso dos discentes, para solucionar esses problemas necessrio descobrir onde se localizam os problemas, e reconhec-los, para ento construir uma base slida e consistente no campo do saber.

5. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Para o estudo da biologia deve-se considerar o fato de que o processo ensinoaprendizagem constitui um grande desafio entre alunos e professores. Para compreender este processo Krasilchik (2005) destaca que a Biologia pode ser uma das disciplinas mais relevantes e merecedoras da ateno dos alunos, ou uma das mais insignificantes, dependendo

do que for ensinado e de como isso for feito. Com isso o autor deixa claro que o aprender biologia depende de vrios fatores, principalmente do interesse por parte do aluno e do professor, visto que dependendo do meio utilizado para ensinar os estudantes podem sentir-se tanto instigados quanto desmotivados ao estudo da disciplina. Estas influncias tornam fundamentais e essenciais para a biologia, o chamar e motivar os alunos. Porm outro importante fator consiste na complexidade dos contedos ministrados, os quais implicam nos mtodos de aprendizagem do educador, dificultando assim o ensino, pois a experincia como docente permite afirmar que os estudantes tm formas diferentes de se relacionar com o estudo dos contedos. Muitos preocupam-se apenas com as notas obtidas e no simples passar de ano, mas existem aqueles que buscam mais, esto interessados em aprender realmente para ter uma viso mais ampla do conhecimento. A prtica da pesquisa na sala de aula, com nfase na grande importncia que isto traz ao professor e principalmente sua prtica pedaggica, de extrema e importncia, pois so elas que possibilitam o aluno a fazer entre o conhecimento assimilado na escola com a sua realidade cotidiana.

A experimentao inter-relaciona o aprendiz e os objetos de seu conhecimento, a teoria e a prtica, ou seja, une a interpretao do sujeito aos fenmenos e processos naturais observados, pautados no apenas pelo conhecimento cientfico j estabelecido, mas pelos saberes e hipteses levantadas pelos estudantes, diante de situaes desafiadoras (POSSOBOM ET AL, 2002, p. 115).

O conhecimento cientfico, ou Educao Cientfica, so grandes aliados para o sucesso da aprendizagem, pois apresenta objetivos indispensveis para um bom desempenho em sala de aula.

Ensinar Cincia e Tcnica de modo significativo e interessante a todos; colocar a prtica social como ponto de partida e de chegada da educao cientfica tomando o contexto para determinao dos contedos; criar condies para formao do esprito cientfico para alm do senso comum das pessoas; ter a capacidade de avaliar de forma crtica os conhecimentos em funo das necessidades sociais; permitir a formao de um educando questionador. (VALE, 1998. p. 5)

Dessa forma, Educao Pblica e popular e Educao Cientfica demonstram a importncia de se pensar uma educao escolar que realize a sntese da quantidade com a

qualidade, pois de acordo com Vigotsky (2000, p. 269) os conceitos cientficos no so assimilados, decorados, nem memorizados, eles surgem e se constituem por meio de uma imensa tenso de toda a atividade do prprio pensamento. Por isso, possvel dizer que os conceitos cientficos que se formam no processo de aprendizagem, esto direta ou indiretamente ligados s experincias dos alunos, onde a contextualizao implica positivamente para esse aprendizado. A formao dos conceitos cientficos apenas comea no momento em que se assimila pela primeira vez um significado novo. Este significado age como veculo do conceito cientfico.

Pode-se dizer que a assimilao dos conceitos cientficos se baseia igualmente nos conceitos elaborados no processo da prpria experincia da criana, como no estudo de uma lngua estrangeira se baseia na semntica da lngua materna [...]; de igual maneira, a assimilao do sistema de conhecimentos cientficos tambm no possvel seno atravs dessa relao imediata com o mundo dos objetos, seno atravs de outros conceitos anteriormente elaborados (VIGOTSKY, 2000, p. 269).

O resultado da compreenso que se d em sala de aula sobre os contedos trabalhados est vinculado grande rede de relaes e inter-relaes que o estudante capaz de estabelecer com o seu mundo. Portanto, abordar os contedos de maneira multidisciplinar essencial na prxis docente, neste caso, na disciplina de Biologia.

6. METODOLOGIA

A pesquisa ser realizada com os alunos da 2 srie A e B do ensino mdio na escola estadual Oswaldo Cruz na cidade de Humait-AM.

Para a realizao desta pesquisa utilizaremos de trs mtodos especficos:

1. Dividiremos a equipe de pesquisa em dois grupos, para acompanhar uma aula de biologia com durao de 45 minutos, no qual cada equipe ficar responsvel em observar o comportamento dos alunos, a dinmica da aula e a interao que h entre aluno-professor.

2. Em outro momento a equipe de pesquisa selecionar 5 alunos de cada turma para participar de uma entrevista grupal, onde lanaremos questes a respeito das dificuldades e problemas que surgem no aprendizado de biologia.

3. Por fim, aplicaremos com todos os alunos, questionrios tericos.

Aps a coleta desses dados, ser feita a anlise de todos os resultados obtidos.

7. CRONOGRAMA E ORAMENTO

TAREFAS Elaborao do projeto Aplicao da pesquisa observativa Entrevista grupal Aplicao dos questionrios tericos Anlise dos dados Apresentao do trabalho

1 sem. X

2 sem. X

3 sem. X

4 sem. X

5 sem. X

6 sem.

7 sem.

8 9 Sem. Sem.

X X X X X

Material Cpias dos questionrios Resma de Papel Pesquisas (Internet) Canetas esferogrficas Outros

Quantidade 90 1 6

Custo unitrio (R$) 0,10 13,00 0,75

Total (R$) 9,00 13,00 10,00 4,50 15,00 51,50

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H.Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana,1980. JNIOR, S. N. A & Jane Rangel Alves BARBOSA, A. R. J., Artigo: Repensando o ensino de cincias e de biologia na educao bsica: o caminho para a construo do conhecimento cientfico e biotecnolgico, 2009. KRASILCHIK, M. Prtica de ensino de biologia. 4 ed.ver.e amp., 1 reimp. - So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2005. POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E. S. Atividades prticas de laboratrio no ensino de biologia e de cincias: relato de uma experincia. Peridico da Universidade Estadual Paulista, 2002. ROSSASI, L. B. & POLINARSKI, C. A.; Artigo: Reflexes sobre metodologias para o ensino de biologia: uma perspectiva a partir da prtica docente, 2008. VALE, J. M. F. Educao cientfica e sociedade. In NARDI, R. (org.). Questes atuais no ensino de cincias. So Paulo: Escrituras Editora, 1998. VIGOTSKY, L. S. A construo do pensamento e da linguagem. Traduo: Paulo Bezerra. - So Paulo: Martins Fontes, 2000. VILELA, P. M. O. L.; VIEIRA, E. B.; MAXIMIANO, E. S.; FERREIRA; M. V.; MINUCCI, L. V. Avaliao do ensino de biologia nas escolas da rede pblica de Ituiutaba-MG. In: X SEMABIO Semana da Biologia: Impactos ambientais X Solues, 2009, Ituiutaba-MG. Anais... Ituiutaba-MG: FEIT/UEMG, 2009.

You might also like